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20 anos após a Endeavour, americanos começam a construir nova nave espacial tripulada

San Andreas

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Pratt & Whitney RS-25D (SSME --- Space Shuttle Main Engine)


Space_Shuttle_Main_Engine_by_John_Marsden.jpg
 

San Andreas

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Foguete Antares da Orbital Sciences Corporation faz voo de estreia


http://en.wikipedia.org/wiki/Orbital_Sciences_Corporation


A empresa Orbital Sciences Corporation juntou-se à SpaceX no time que empresas que a NASA selecionou no processo de privatização dos voos espaciais norte-americanos.

A Orbital lançou com sucesso, neste domingo, seu primeiro foguete Antares, desenvolvido com U$275 milhões repassados pela NASA.

O foguete de 40 metros de altura entrou em órbita levando uma carga simulada, equivalente à nave Cygnus, que a empresa pretende colocar no espaço no segundo voo do Antares, que deverá ocorrer nos próximos meses.

Se tudo der certo, a empresa receberá uma encomenda de U$1,9 bilhão da NASA para oito voos para levar cargas e suprimentos para a Estação Espacial Internacional.


http://en.wikipedia.org/wiki/Antares_(rocket)



orbital-antares.jpg


1280px-Antares_110_rocket_for_A-ONE_mission.jpg


Antares_A-ONE_launch.2.jpg




A Orbital Sciences Corporation projeta e fabrica satelites

DAWN_test_high.jpg
 

fusca0km

Bam-bam-bam
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O projeto mas dahora que já vi foi o chamado DC-X ou Delta Clipper.

Eu vi no Google o nome e os detalhes sobre o projeto, mas o pesquisei justamente porque eu tava me lembrando da euforia que era nas reportagens que passavam sobre esse foguete no começo dos anos 90.

O aparelho decolava normal como um foguete só que ele podia fazer manobras no ar e ainda pousar por conta própria !!
Black_Day_White_Sands_MAIN_AUG2010.jpg



0.jpg


Delta-Clipper01-DC-X-in-werkhalle.jpg




É difícil achar uns vídeos bons, mas esse aqui mostra como o negócio tinha futuro



Tem muita informação sobre esse foguete nessa página:
http://www.astronautix.com/lvs/dcx.htm


Parece que a idéia dele era só pra testes de reentrada na atmosfera e testar a possibilidade de manobras em futuros foguetes para o pouso em locais determinados. O protótipo não tinha nenhuma intenção de ser usado para chegar a órbita, apenas até a subórbita onde os testes seriam feitos.

Aparentemente o projeto era muito bem sucedido e cogitava-se criar modelos maiores que fossem mais alto ainda, mas infelizmente houve um acidente em 1996, o único de todo o projeto, o que causou a destruição do protótipo e daí pra frente houve um monte de implicância e o projeto nem foi mais pra frente.

Edit:>
Adicionei um modo Spoiler pra cooperar com os colegas que não possuem um acesso muito rápido.
 

Maximu's

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c***lh0, meu not ate deu um grito para rodar o topico de tao pesado. :klolz
 

milh0use

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Queria saber como anda o projeto espacial brasileiro... Alguma novidade sobre o VLS?
 


San Andreas

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A NASA vem testando um motor de foguete híbrido, que usa combustível sólido (como nos SRBs), mas ao contrario dos SRBs este combustível depende de oxigênio externo, armazenado na forma liquida em um tanque separado.

Este combustível sólido é nada mais nada menos que parafina (usada em velas). A parafina fica dentro da câmara de combustão (como nos SRBs) e a queima ocorre na superfície da parafina. O oxigênio é bombeado para dentro da câmara de combustão através de turbo-bombas centrifugas, válvulas e tubulações, como um motor de foguete de combustível liquido.

A vantagem desse motor é que ele pode ser desligado e religado (bastar desligar a turbo-bomba de oxigênio) e a parafina é um combustível mais estável e seguro, já que ela não queima sem a presença de oxigênio externo, ao contrario do combustível do SRB ou pólvora.


http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2003/28jan_envirorocket/



Candle.jpg




74508main_First_fire.jpg


74512main_0101637.JPG


74510main_01016326.JPG


74514main_greg1.jpg


74515main_hcffacility.jpg
 

San Andreas

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Novo foguete europeu dá show de versatilidade


O segundo voo do novo foguete VEGA, da ESA (Agência Espacial Europeia) foi um sucesso, completando uma missão tríplice, que colocou três satélites em três órbitas diferentes.

Foram lançados dois satélites de observação da terra, o Proba-V, da ESA e o VNREDSat-1A, do Vietnam.

A seguir, foi lançado o primeiro satélite científico da Estônia, o inovador ESTCube-1, que vai testar uma nova tecnologia de propulsão espacial, chamada vela solar-elétrica.


Foguete multiuso


Essa missão múltipla exigiu cinco acionamentos dos motores do foguete.

Depois da queima dos dois primeiros estágios de combustível sólido, o Proba-V foi liberado em uma órbita circular a uma altitude de 820 km, na costa oeste da Austrália, 55 minutos após o início do voo.

O principal objetivo da missão é monitorar a cobertura vegetal do Planeta Terra.

Depois de liberar o Proba-V, o módulo superior fez uma terceira queima, após o que a parte superior do Vega, em forma de ovo, foi ejetada.

Depois de uma quarta queima, em uma órbita a uma altitude de 704 km, o VNREDSat-1A foi liberado 1 hora e 57 minutos depois do lançamento.

O ESTCube-1 foi ejetado três minutos mais tarde.

Uma quinta e última queima pôs o foguete em uma trajetória que garante sua reentrada na atmosfera, de acordo com a nova regulamentação do lixo espacial.

O lançamento marcou o início da transição da ESA para a Arianespace como operador de lançamento do Vega. A Arianespace fez a análise do voo, a preparação e as operações, e o marketing que permitiu que o lançamento contasse com uma carga comercial.


http://www.inovacaotecnologica.com....rtigo=novo-foguete-europeu-show-versatilidade


fly_vega_h,0.jpg



Vega%27s+four+stages.jpg




Teste do Segundo Estagio

Vega+second+stage+firing+test.jpg




Vega's AVUM fourth stage

Vega%27s+AVUM+fourth+stage.jpg
 

Ch4polin

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Acho que só conseguiremos atingir nível razoavelmente próximo de uma nave como a de filmes de ficção se for utilizado um motor de energia nuclear (problema é dominar uma técnica um tanto segura para tal), porque a quantidade necessária de combustível sólido ou líquido ainda é extremamente grande e ainda para viagens relativamente curtas. A raça humana ainda vai demorar milênios para atingir a tecnologia dessas que vemos em discos voadores.
 

Merovíngio

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Acho que só conseguiremos atingir nível razoavelmente próximo de uma nave como a de filmes de ficção se for utilizado um motor de energia nuclear (problema é dominar uma técnica um tanto segura para tal), porque a quantidade necessária de combustível sólido ou líquido ainda é extremamente grande e ainda para viagens relativamente curtas. A raça humana ainda vai demorar milênios para atingir a tecnologia dessas que vemos em discos voadores.

lolwut.jpg
 

tonyr2d2

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Acho que só conseguiremos atingir nível razoavelmente próximo de uma nave como a de filmes de ficção se for utilizado um motor de energia nuclear (problema é dominar uma técnica um tanto segura para tal), porque a quantidade necessária de combustível sólido ou líquido ainda é extremamente grande e ainda para viagens relativamente curtas. A raça humana ainda vai demorar milênios para atingir a tecnologia dessas que vemos em discos voadores.

Realmente, as sondas Voyager, o robô Curiosity e outros satélites funcionam movidos a corda...
 

Geo

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Acho que só conseguiremos atingir nível razoavelmente próximo de uma nave como a de filmes de ficção se for utilizado um motor de energia nuclear (problema é dominar uma técnica um tanto segura para tal), porque a quantidade necessária de combustível sólido ou líquido ainda é extremamente grande e ainda para viagens relativamente curtas. A raça humana ainda vai demorar milênios para atingir a tecnologia dessas que vemos em discos voadores.
Nunca iremos longe com foguetes químicos mesmo. Mas para lançar satélites funciona direitinho e como a tecnologia está madura, dá pouco problema.
 

Ch4polin

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Realmente, as sondas Voyager, o robô Curiosity e outros satélites funcionam movidos a corda...
O que eu quis dizer é mais ou menos assim: Porque será que ainda não houveram foguetes, ônibus, qualquer coisa espacial TRIPULADA com propulsão nuclear?
 

fusca0km

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O que eu quis dizer é mais ou menos assim: Porque será que ainda não houveram foguetes, ônibus, qualquer coisa espacial TRIPULADA com propulsão nuclear?

Que propulsão nuclear ???
O que existe de propulsão nuclear em teoria é o uso de bombas atômicas que empurrariam a nave com as explosões.

Esse negócio de reator nuclear que o povo tá comentando só serve pra gerar energia/eletricidade e não tem segredo, só aquece um líquido que faz girar uma turbina dentro de si que acaba gerando eletricidade ... faz o mesmo que uma usina de carvão, só que usando urânio ou outro elemento radioativo.


Agora sobre propulsão mesmo, não se preocupe porque tem sido desenvolvido motores novos sim e um deles é o motor de íons.
Dá uma pesquisada que é bem interessante.

Esse motor já foi testado no espaço e talvez futuras versões mais poderosas venham das mãos dos russos.
Ai seria o caso de usar reator nuclear, pois um motor desses de íon demandaria mais eletricidade conforma a potência.

newds1.jpg


Essa sonda ai chegou a usar o motor iônico.


Como em todos os projetos de NASA ou qualquer outra agência são feitos para durar décadas, talvez tenhamos de esperar outra década de testes com esses motores pra cismarem de colocar em alguma nave tripulada.

Se colocarem talvez dê pra cortar na metade o tempo de uma viagem a Marte
 

tonyr2d2

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Medo da Boeing. Seu novo avião tá dando vários problemas, imagino uma cápsula espacial...
 

thiago_rariz

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a boeing está com vários problemas pq a produção dos componentes é chinesa. A Boeing só monta o avião, mais ou menos como faz a Embraer no BR. E, se você compra da China sem o devido controle de qualidade, você sempre se ferra.
 

San Andreas

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a boeing está com vários problemas pq a produção dos componentes é chinesa. A Boeing só monta o avião, mais ou menos como faz a Embraer no BR. E, se você compra da China sem o devido controle de qualidade, você sempre se ferra.


As baterias (que vem da China) é que estão dando problema nos 787.

A maioria dos componentes do 787, principalmente os mais importantes, vem dos EUA, Canada, Europa, Japão e Coreia do Sul




Cidade e Pais de onde vem os componentes do 787

104664-Boeing_787_DreamLiner-1.gif





92FE0BEC-A16E-4D52-8F73-B271B402892E_mw1024_n_s.jpg






787-dreamliner.jpg
 

San Andreas

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Mais uma empresa privada obtém sucesso em teste de foguete para Nasa

O Antares, da Orbital Sciences, é o primeiro projeto bem-sucedido depois do Falcon da SpaceX



Depois da SpaceX, corporação que já está executando um contrato de US$ 1,6 bilhão pra enviar suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS), outra empresa privada, a Orbital Sciences, finalmente obteve sucesso no teste de um veículo lançador privado, o foguete Antares, construído dentro da política de privatização do acesso à órbita terrestre lançado pelo presidente Barack Obama ainda no início de seu primeiro mandato.

O Antares lançou um modelo da cápsula Cygnus, criada pela Orbital para transportar carga para a ISS. Dentro de alguns meses a empresa terá de realizar o lançamento real de uma Cygnus para, no fim do ano, finalmente usar a cápsula numa missão completa de reabastecimento da Estação Espacial, iniciando o cumprimento de um contrato de US$ 1,9 bilhão com a agência espacial. Esse contrato prevê o envio de oito missões até 2016.

A cápsula Dragon, da SpaceX, já realizou três viagens bem-sucedidas à ISS, até agora.

A Orbital pretende oferecer os serviços do foguete Antares para outros clientes comerciais, além do governo americano. A empresa diz que seu veículo servirá a cargas que porte médio, “que não requerem os veículos lançadores maiores e mais caros da indústria”. O foguete foi projetado para levar até 7 toneladas à órbita baixa da Terra, “ou cargas mais leves a órbitas de maior energia”.


http://www.inovacao.unicamp.br/nota...a-obtem-sucesso-em-teste-de-foguete-para-nasa





09/01/2014


Orbital Science adia para hoje (9) a primeira missão à ISS


http://noticias.rbc1.com.br/tecnolo...dia-para-hoje-(9-a-primeira-missao-a-iss.html





orbital-sciences-cygnus-antares-130916a-02.jpg


minotaurv.jpg


Aerojet-Rocketdyne-AJ26-rocket-engine-Wallops-Flight-Facility-Mid.png


IMG_9721_1a_Antares_Ken-Kremer.jpg


2-antares+rocket.jpg


IMG_9744_1a_Antares-3_Ken-Kremer.jpg


antares-payload-fairing-installed.jpg


IMG_0290_2a_Antares-Orb-2_Ken-Kremer.jpg


news-121213a-lg.jpg


CYGNUS-ANTARES-Rocket.jpg


NASA_Antares_A-One_April2013_low.jpg
 

tonycat77

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Que propulsão nuclear ???
O que existe de propulsão nuclear em teoria é o uso de bombas atômicas que empurrariam a nave com as explosões.

Esse negócio de reator nuclear que o povo tá comentando só serve pra gerar energia/eletricidade e não tem segredo, só aquece um líquido que faz girar uma turbina dentro de si que acaba gerando eletricidade ... faz o mesmo que uma usina de carvão, só que usando urânio ou outro elemento radioativo.


Agora sobre propulsão mesmo, não se preocupe porque tem sido desenvolvido motores novos sim e um deles é o motor de íons.
Dá uma pesquisada que é bem interessante.

Esse motor já foi testado no espaço e talvez futuras versões mais poderosas venham das mãos dos russos.
Ai seria o caso de usar reator nuclear, pois um motor desses de íon demandaria mais eletricidade conforma a potência.

newds1.jpg


Essa sonda ai chegou a usar o motor iônico.


Como em todos os projetos de NASA ou qualquer outra agência são feitos para durar décadas, talvez tenhamos de esperar outra década de testes com esses motores pra cismarem de colocar em alguma nave tripulada.

Se colocarem talvez dê pra cortar na metade o tempo de uma viagem a Marte

Tem o NERVA
ele usa sim um reator direto nos foguetes

Nerva_-_nuclear_rocket_engine.jpg


Infelizmente depois dos gastos do programa apollo,as missões nucleares para bases na lua e em marte foram canceladas,e o motor foi junto,mas a nasa ainda tem a capacidade de produzir esse motor.

p107.jpg
 

fusca0km

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Tem o NERVA
ele usa sim um reator direto nos foguetes

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Infelizmente depois dos gastos do programa apollo,as missões nucleares para bases na lua e em marte foram canceladas,e o motor foi junto,mas a nasa ainda tem a capacidade de produzir esse motor.

p107.jpg

Que legal. Dessa eu não sabia. Valeu pela informação.

Sobre os motores a íon, acrescento que os soviéticos já tinham a tecnologia desde a década de 70 e as usavam em seus satélites e sondas.

Só depois com o fim da URSS que a NASA teve acesso a essa tecnologia e agora começou a investir pra aplicar em seus equipamentos também.

Então não é uma tecnologia tão nova.
 

tonyr2d2

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Pra quem acha que a NASA tá "dormindo"...

http://www.tecmundo.com.br/nave-espacial/57801-veja-enterprise-vida-real-desenvolvida-nasa.htm




Veja como será a Enterprise da vida real desenvolvida pela NASA

Em 2012, o físico da NASA Harold “Sonny” White revelou que ele e sua equipe estavam trabalhando no design de umaespaçonave mais rápida que a velocidade da luz, que usaria um motor de dobra real para alcançar esse feito. Agora, o cientista colaborou com um artista para criar um novo modelo, mais realista, de como seria esse veículo espacial na realidade.
As fotos mostram exatamente como deve parecer a nave que vai levar a humanidade a locais nunca antes visitados – e são capazes de fazer qualquer fã de Star Trek gritar como uma pequena garotinha Klingon. O artista Mark Rademaker, da Concept 3D, afirmou que trabalhou “com White para criar o modelo atualizado, que inclui o veículo elegante aninhado no centro de dois enormes anéis, usados para criar a bolha de dobra”.
A versão mais atual é a que você pode ver no início deste texto, bastante diferente do conceito original. De acordo com White, o modelo antigo foi renderizado pela Rademaker e é baseado em uma ideia de Matthew Jeffries, o homem responsável pelo “visual familiar de Star Trek”. Esta é a aparência da variação anterior da espaçonave de dobra:
11120320377209.jpg

Tudo conforme as regras

Habituado a trabalhar com soluções futuras de propulsão para viagens interplanetárias no futuro próximo, como propulsores de íons e plasma, White desenvolveu um trabalho teórico inédito que resolveu os problemas do conceito do motor de Alcubierre. Desenvolvida pelo físico Miguel Alcubierre, a tese permite viagens mais rápidas que a luz baseadas nas equações de campo de Einstein em relatividade geral.
Uma espaçonave equipada com um motor de dobra seria capaz de ultrapassar a velocidade da luz ao dobrar o espaço ao seu redor, encurtando as distâncias. No nível local, no entanto, o veículo não estaria se movendo mais rápido que a luz, o que significa que o motor de dobra não viola a “primeira lei” de Einstein, que diz que nada pode se mover mais rápido que a luz.
Na galeria a seguir, você pode conferir mais algumas imagens do modelo atual da nave e da IXS Enterprise, o conceito que White desenvolveu com a Rademaker, em sua fase de construção. “Talvez conseguirmos ter uma experiência similar a Star Trek ainda dentro do nosso tempo de vida não seja uma possibilidade tão remota assim”, diz o cientista.
11120414275212.jpg

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Veja como será a Enterprise da vida real desenvolvida pela NASA

Está acontecendo agora

Embora a nave propriamente dita ainda não passe de um conceito, isso não significa que ele foi feito simplesmente com base na crença de que um motor de dobra é teoricamente possível. Na realidade, a equipe de White que trabalha na Liderança Temática de Propulsão Avançada da Diretoria de Engenharia da NASA já começou a trabalhar na criação de uma versão real do motor.
Os pesquisadores iniciaram uma “plataforma de experimentação para interferômetro que vai tentar gerar e detectar uma instância microscópica de bolha de dobra”, usando um instrumento chamado Interferômetro de Campo de Dobra White-Judy. Embora isso possa parecer um feito pequeno agora, a principal implicação desse teste seria o surgimento de uma “prova de existência” – uma confirmação de que os estudos passam de teorias no papel.
“Em dezembro de 1942 nós vimos a primeira demonstração de uma reação nuclear controlada que gerou um ‘assombroso’ meio watt de energia. Essa prova de existência foi seguida pela ativação de um reator de quatro megawatts em novembro de 1943. A prova de existência para a aplicação prática de uma ideia científica por ser o ponto de transborda que impulsiona o desenvolvimento tecnológico”, explicou White.

No vídeo acima, você pode ver a apresentação de Harold White na conferência SpaceVision de 2013.
Dando um pulinho logo ali

Caso seu trabalho seja bem sucedido, o pesquisador afirma que seria capaz de criar um motor que nos levaria até Alpha Centauri “em duas semanas medidas pelos relógios aqui da Terra”. O tempo levado na viagem seria o mesmo que passaria aqui no nosso planeta e ele diz que não haveriam “forças avassaladoras ou problemas indevidos dentro da bolha e a aceleração sentida será zero. Quando o campo for ligado, ninguém será arremessado contra as paredes”.
Por mais que essas palavras sejam capazes de fazer qualquer fã de ficção científica sorrir de orelha a orelha, nos resta apenas esperar para vê-las em prática. E aí, ansiosos para ver até onde a humanidade vai conseguir ir nos próximos anos? Já está pensando na sua marmita interplanetária? Deixe sua opinião nos comentários.
 

San Andreas

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O motor (SSME) do Onibus Espacial queima Hidrogenio e Oxigenio para lançar vapor dagua em alta velocidade. Tem Isp (Impulso Especifico) de 452 segundos (4.4 km/s)

O motor nuclear Nerva não queima hidrogenio para lançar vapor dagua em alta velocidade. Ele usa um reator nuclear para aquecer e lançar hidrogenio em alta velocidade. Tem Isp (Impulso Especifico) de 850 segundos (8,3 km / s)

Tanto no SSME quanto no NERVA, o hidrogenio liquido a - 263 ºC é usado para resfriar a camara de combustão e a tubeira

A carga de combustivel de um foguete com motor NERVA seria menor, pois não haveria oxigenio liquido

O NERVA tem o dobro da eficiencia do SSME, mas em caso de falha do motor e /ou foguete, poderia espalhar radioatividade no mar ou na atmosfera

O risco não compensa para ter apenas um pouco mais de eficiencia




999px-NERVAFlowDiagram.jpg
 

San Andreas

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28/07/2014


Último ATV pronto para ir ao espaço


ATV Georges Lemaitre


Está previsto para esta terça-feira (29) o lançamento do quinto e último Veículo de Transferência Automatizado, a nave europeia não-tripulada que vem sendo usada para abastecer a Estação Espacial Internacional.

O quinto ATV foi batizado com o nome do pai da Teoria do Big Bang, o cientista belga Georges Lemaitre.

Apesar de não ter sido projetado para transportar astronautas, o ATV é pressurizado, servindo como um espaço adicional para trabalhar e guardar material enquanto está acoplado à Estação. O grande espaço destinado à propulsão explica-se porque a nave é usada para acelerar e manter a altitude da Estação.

A nave deverá ficar acoplada à Estação durante seis meses, sendo carregada de lixo. Ao final da missão, ela deverá queimar na reentrada na atmosfera terrestre.


Base para novas naves


O ATV é a nave mais complexa já construída pela Agência Espacial Europeia (ESA), com capacidade de aproximação e acoplagem automatizadas, ao contrário das naves norte-americanas mais recentes, que são capturadas pelo braço robótico da Estação.

Com o final dos ATVs, a ESA passa a apostar suas fichas no desenvolvimento da nave autônoma IXV.

Mas o projeto não será inteiramente abandonado, já que o ATV será a base da nave Órion da NASA. A ESA irá fornecer dois módulos para a Órion: um para o voo inaugural em 2017, outro para a primeira missão operacional, em 2021.


Alvos não-cooperativos


Além de materiais de uso da Estação Espacial, o ATV-5 Georges Lemaitre levará a bordo equipamentos para ajudar na preparação de transportes espaciais do futuro.

Uma das experiências é o LIRIS - sensor experimental de imagem a laser infravermelho - para o desenvolvimento de orientação, navegação e sistemas de controle para acoplagens com "alvos não-cooperativos", tais como o lixo espacial ou asteroides.

A expectativa da ESA é que a tecnologia do ATV possa ser usada para outras finalidade, como o recolhimento de amostras do espaço, operações de reboque espacial e reparações orbitais.


http://www.inovacaotecnologica.com....p?artigo=atv-georges-lemaitre&id=010130140728


Apesar de não ter sido projetado para transportar astronautas, o ATV é pressurizado, servindo como um espaço adicional para trabalhar e guardar material enquanto está acoplado à Estação.

010130140728-atv-5-1.jpg
 

San Andreas

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O brutal teste do motor Merlin, que tem um empuxo de apenas 75 toneladas :eek: :eek: :eek:


[video=youtube;Ejx3jTRD_ME]

[video=youtube;yb603UbBh0s]



SpaceX_Testing_Merlin_1D_Engine_In_Texas.jpg


1051px-SpaceX_factory_Merlin_engine.jpg


20130423-232832.jpg


1280px-Merlin_1D_engines_and_octaweb_harness.jpg
 

conrado_bh

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Tópico FODA!
Fica ainda mais sensacional se lido com essa trilha sonora:

 
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