O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Centro de Artes Outer Space (C.A.O.S.) 2.0 [ Os artistas do 3º milênio ]

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.146
Reações
63.979
Pontos
1.253
Mais ou menos... Tem todo um esquema por trás da aquisição dessas bases de dado, sabia? Grandes empresas usam empresas com fins de acadêmicos e que tem autorização de acessar essas bancos e alimentam suas IAs assim. Essa história vai ser longa ainda e eu acho que a única proteção vai ser por esses meios, não alimentando a base de dado das IAs e outras proteções do tipo.

Se a IA começar a fazer com precisão o que é programa pra fazer, seria justamente o motivo de pq ela poder eliminar uma quantidade gigantesca da massa de trabalho dos artistas e não o motivo pelo qual eles não devem se preocupar. Maioria dos artistas profissionais vendem serviço e não simplesmente arte autoral, é isso que estou explicando. Mesmo quando o trabalho é autoral, ele parte de um pedido do cliente.
Por exemplo, tenho um amigo que faz capas de CD pra bandas indie, camisetas e rótulos pra produtos que tenham essa pegada mais independente. O trabalho dele é bem autoral, mas tendo essa tecnologia da IA evoluida talvez o cliente pode escolher não pagar os milhares de reais que ele pode cobrar num serviço e simplesmente alimentar a IA com as artes dele e replicar o estilo, ou unir o estilo dele com de outros artistas que curte, etc.

Artistas profissionais dentro da industria do entretenimento já estão se movendo nesse sentido protecionista contra a IA, essa história tem muito pano pra manga ainda, mas acredite, não é uma ferramenta inofensiva pro campo.
Algumas das bases de dados oferecem pacotes que podem ser comprados, que são livres de direitos autorais.
Acredito que esses serão utilizados pelas grandes empresas.

No momento a precisão já apresenta bons sinais para as IAs, mas ainda requerem muitos ajustes manuais, porque como elas são feitas na base do liquidificador, acabam gerando imagens que não tem características próprias o suficiente para se tornarem únicas.
Por esse motivo, no caso das capas para CD indie igual você falou, o que pode acontecer é de pedirem para o artista fazer apenas um esboço inicial e logo em seguida utilizarem a IA pra finalizar essa capa.
Entretanto, existe um problema : o artista pode cobrar por esse acabamento da IA.
Porque a base da arte será dele, então ele tem o direito de estabelecer um custo adicional no contrato.

Caso contrário, se simplesmente tentarem replicar o conteúdo do artista, ele poderá alegar plágio e no mínimo vai pegar muito mal para a banda, que vai sofrer boicote.
O único caminho possível legalmente, e sem o uso de qualquer outro artista, seria ela utilizar fotos tiradas e artes feitas pela própria banda, e fazer com que a IA pegue tudo isso e misture.

Creio eu que é um meio termo, a IA tem sim utilidade para auxiliar no processo, mas ao mesmo tempo tem surgido uma grande repulsa por isso, tanto por parte dos artistas como dos apreciadores.

No fim das contas, tem que esperar para ver no que vai dar essa história.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.374
Reações
47.010
Pontos
1.454
Algumas das bases de dados oferecem pacotes que podem ser comprados, que são livres de direitos autorais.
Acredito que esses serão utilizados pelas grandes empresas.

No momento a precisão já apresenta bons sinais para as IAs, mas ainda requerem muitos ajustes manuais, porque como elas são feitas na base do liquidificador, acabam gerando imagens que não tem características próprias o suficiente para se tornarem únicas.
Por esse motivo, no caso das capas para CD indie igual você falou, o que pode acontecer é de pedirem para o artista fazer apenas um esboço inicial e logo em seguida utilizarem a IA pra finalizar essa capa.
Entretanto, existe um problema : o artista pode cobrar por esse acabamento da IA.
Porque a base da arte será dele, então ele tem o direito de estabelecer um custo adicional no contrato.

Caso contrário, se simplesmente tentarem replicar o conteúdo do artista, ele poderá alegar plágio e no mínimo vai pegar muito mal para a banda, que vai sofrer boicote.
O único caminho possível legalmente, e sem o uso de qualquer outro artista, seria ela utilizar fotos tiradas e artes feitas pela própria banda, e fazer com que a IA pegue tudo isso e misture.

Creio eu que é um meio termo, a IA tem sim utilidade para auxiliar no processo, mas ao mesmo tempo tem surgido uma grande repulsa por isso, tanto por parte dos artistas como dos apreciadores.

No fim das contas, tem que esperar para ver no que vai dar essa história.
Parte da repulsa é da maneira com que ela está sendo usada e incentivada, ao invés de virar uma ferramenta, ela está sendo utilizada para "roubar" conteúdos e copiar artístas, além de ser associada ao pessoal das cryptomoedas que são outros mil problemas.

imagina um artísta usando AI para gerar uns milhares de conceitos em alguns minutos e pegar o que mais curtiu e trabalhar em cima? Isso seria uma boa forma de utilizar ela.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.146
Reações
63.979
Pontos
1.253
Parte da repulsa é da maneira com que ela está sendo usada e incentivada, ao invés de virar uma ferramenta, ela está sendo utilizada para "roubar" conteúdos e copiar artístas, além de ser associada ao pessoal das cryptomoedas que são outros mil problemas.

imagina um artísta usando AI para gerar uns milhares de conceitos em alguns minutos e pegar o que mais curtiu e trabalhar em cima? Isso seria uma boa forma de utilizar ela.
E tu não viu nada...
Um carinha no Twitter pegou a live de um artista e tirou screenshot, depois postou como se a arte fosse dele.
O meliante ainda teve a coragem de denunciar o artista original de plágio:
1665660144450717.jpg

Ao menos o pessoal foi esperto e logo logo desbancaram o plagiador:
1665611672688116.png
De quebra, dá pra reparar bem que a arte original é bem mais autêntica e não tem umas bizarrices tipo aquela mão ali com lado invertido.

Mas sobre o resto, sim, IA tem benefícios se bem utilizada.
Infelizmente o pessoal prefere ir pelo caminho mais fácil e roubado possível.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.374
Reações
47.010
Pontos
1.454
E tu não viu nada...
Um carinha no Twitter pegou a live de um artista e tirou screenshot, depois postou como se a arte fosse dele.
O meliante ainda teve a coragem de denunciar o artista original de plágio:
Visualizar anexo 283775

Ao menos o pessoal foi esperto e logo logo desbancaram o plagiador:
Visualizar anexo 283773
De quebra, dá pra reparar bem que a arte original é bem mais autêntica e não tem umas bizarrices tipo aquela mão ali com lado invertido.

Mas sobre o resto, sim, IA tem benefícios se bem utilizada.
Infelizmente o pessoal prefere ir pelo caminho mais fácil e roubado possível.
Já tinha visto essa :/
realmente vai dar muito processo isso kkk
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354
Já tinha visto essa :/
realmente vai dar muito processo isso kkk
O cara ali foi bem otario, pois o artista original fez uma live de 11 horas do zero ao fim com essa arte.
Esse ladrão parece ser um retardado mental ou muito burro pra acusar de roubo, muito pnc.
Enquanto o artista já estava com 6 horas de live, o ladrão postou essa arte roubada, então quer dizer que o artista original tinha acesso ao PSD do meliante e começou a copiar antes mesmo do meliante postar?
Vai ser burro assim lá na pqp.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.256
Reações
24.360
Pontos
1.419
Algumas das bases de dados oferecem pacotes que podem ser comprados, que são livres de direitos autorais.
Acredito que esses serão utilizados pelas grandes empresas.

No momento a precisão já apresenta bons sinais para as IAs, mas ainda requerem muitos ajustes manuais, porque como elas são feitas na base do liquidificador, acabam gerando imagens que não tem características próprias o suficiente para se tornarem únicas.
Por esse motivo, no caso das capas para CD indie igual você falou, o que pode acontecer é de pedirem para o artista fazer apenas um esboço inicial e logo em seguida utilizarem a IA pra finalizar essa capa.
Entretanto, existe um problema : o artista pode cobrar por esse acabamento da IA.
Porque a base da arte será dele, então ele tem o direito de estabelecer um custo adicional no contrato.

Caso contrário, se simplesmente tentarem replicar o conteúdo do artista, ele poderá alegar plágio e no mínimo vai pegar muito mal para a banda, que vai sofrer boicote.
O único caminho possível legalmente, e sem o uso de qualquer outro artista, seria ela utilizar fotos tiradas e artes feitas pela própria banda, e fazer com que a IA pegue tudo isso e misture.

Creio eu que é um meio termo, a IA tem sim utilidade para auxiliar no processo, mas ao mesmo tempo tem surgido uma grande repulsa por isso, tanto por parte dos artistas como dos apreciadores.

No fim das contas, tem que esperar para ver no que vai dar essa história.

Não existe plágio de estilo até onde eu sei, só de uma arte finalizada. E como estou falando desde o principio, a intenção dessas IA não é ser uma ferramenta, é entregar uma imagem finalizada. Inclusive a cada dia que passa eles tem mais e mais material pra otimizar a entrega dessas IA, baseando-se no que as pessoas estão colocando nos prompts... Eles tem basicamente milhões de pessoas treinando os programas de graça, se parar pra pensar.

O cara ali foi bem otario, pois o artista original fez uma live de 11 horas do zero ao fim com essa arte.
Esse ladrão parece ser um retardado mental ou muito burro pra acusar de roubo, muito pnc.
Enquanto o artista já estava com 6 horas de live, o ladrão postou essa arte roubada, então quer dizer que o artista original tinha acesso ao PSD do meliante e começou a copiar antes mesmo do meliante postar?
Vai ser burro assim lá na pqp.

Eu vi esse caso no 4chan e a teoria é de que o artista fraudou esse caso todo pra alavancar discurso de agenda protecionista. Mas é um caso completamente possível de acontecer, inclusive com quem posta esboços. (milhares de artistas)
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.146
Reações
63.979
Pontos
1.253
Não existe plágio de estilo até onde eu sei, só de uma arte finalizada. E como estou falando desde o principio, a intenção dessas IA não é ser uma ferramenta, é entregar uma imagem finalizada. Inclusive a cada dia que passa eles tem mais e mais material pra otimizar a entrega dessas IA, baseando-se no que as pessoas estão colocando nos prompts... Eles tem basicamente milhões de pessoas treinando os programas de graça, se parar pra pensar.



Eu vi esse caso no 4chan e a teoria é de que o artista fraudou esse caso todo pra alavancar discurso de agenda protecionista. Mas é um caso completamente possível de acontecer, inclusive com quem posta esboços. (milhares de artistas)
A IA vai utilizar as artes daquele artista para formar uma nova.
Sem essa base de dados não tem como ela operar (isso é dito na própria documentação das IAs).
Então continua sendo plágio, e o artista tem direito de se posicionar contra isso através de contratos anteriores.
Caso ele não tenha feito nenhum tipo de contrato que estabeleça o uso das artes dele, porém, isso torna as coisas mais complicadas.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354
Não existe plágio de estilo até onde eu sei, só de uma arte finalizada. E como estou falando desde o principio, a intenção dessas IA não é ser uma ferramenta, é entregar uma imagem finalizada. Inclusive a cada dia que passa eles tem mais e mais material pra otimizar a entrega dessas IA, baseando-se no que as pessoas estão colocando nos prompts... Eles tem basicamente milhões de pessoas treinando os programas de graça, se parar pra pensar.



Eu vi esse caso no 4chan e a teoria é de que o artista fraudou esse caso todo pra alavancar discurso de agenda protecionista. Mas é um caso completamente possível de acontecer, inclusive com quem posta esboços. (milhares de artistas)
Teoria é foda amigo, só trabalho com fatos.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.256
Reações
24.360
Pontos
1.419
A IA vai utilizar as artes daquele artista para formar uma nova.
Sem essa base de dados não tem como ela operar (isso é dito na própria documentação das IAs).
Então continua sendo plágio, e o artista tem direito de se posicionar contra isso através de contratos anteriores.
Caso ele não tenha feito nenhum tipo de contrato que estabeleça o uso das artes dele, porém, isso torna as coisas mais complicadas.

Cara, mas como afirmar qual a base utlizada? Já existe uma enorme dificuldade de fazer essa engenharia reversa nas imagens atuais pq ela não simplesmente copia e cola pedaços juntos.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.256
Reações
24.360
Pontos
1.419
Teoria é foda amigo, só trabalho com fatos.

O tópico já foi pro brejo acho, mas a desconfiança era pelo tempo de criação de conta, quantidade de tuítes e coisas do tipo. Só divulguei aqui, eu acho totalmente possível algum random pegar um esboço de um artista e finaliza-lo antes do mesmo numa IA.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354
O tópico já foi pro brejo acho, mas a desconfiança era pelo tempo de criação de conta, quantidade de tuítes e coisas do tipo. Só divulguei aqui, eu acho totalmente possível algum random pegar um esboço de um artista e finaliza-lo antes do mesmo numa IA.
Poderia ser um troll, pq o artista não parou a live em nenhum momento.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.146
Reações
63.979
Pontos
1.253
Cara, mas como afirmar qual a base utlizada? Já existe uma enorme dificuldade de fazer essa engenharia reversa nas imagens atuais pq ela não simplesmente copia e cola pedaços juntos.
Pelo que sei, quem tem acesso a essas IAs pode modificar a base de onde as imagens são tiradas.
Se, por exemplo, tiverem acesso a todas as artes desse artista, e utilizarem isso como base, a IA vai formar algo a partir daí, dando margem para ser acusada de plágio.

Claro que isso não vale caso apenas utilizarem uma base de dados diferente, mas aí vai ser mais difícil de gerar uma arte com estilo semelhante a desse artista que você citou.

O tópico já foi pro brejo acho, mas a desconfiança era pelo tempo de criação de conta, quantidade de tuítes e coisas do tipo. Só divulguei aqui, eu acho totalmente possível algum random pegar um esboço de um artista e finaliza-lo antes do mesmo numa IA.
Complicado pra saber.
Lá no 4chan, apesar de ter muitas verdades, frequentemente também inventam algumas mentiras e rumores que não tem nada a ver.
Então é difícil de acreditar.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.256
Reações
24.360
Pontos
1.419
Pelo que sei, quem tem acesso a essas IAs pode modificar a base de onde as imagens são tiradas.
Se, por exemplo, tiverem acesso a todas as artes desse artista, e utilizarem isso como base, a IA vai formar algo a partir daí, dando margem para ser acusada de plágio.

Claro que isso não vale caso apenas utilizarem uma base de dados diferente, mas aí vai ser mais difícil de gerar uma arte com estilo semelhante a desse artista que você citou.


Complicado pra saber.
Lá no 4chan, apesar de ter muitas verdades, frequentemente também inventam algumas mentiras e rumores que não tem nada a ver.
Então é difícil de acreditar.

Eu já acho um grande problema estarem usando tudo que é imagem para treinar essas IA, mas como falei, grandes corporações fazem uso escuso de instituições com fins acadêmicos pra conseguir esses bancos.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.585
Pontos
453
Faz muito tempo que não passo no tópico e, putz, estou de boca aberta com as artes e o progresso artístico dos users aqui. Parabéns a todos!

Aproveitando, deixo uma pergunta: Como vocês lhe dão com a sua confiança em relação aos seus trabalhos? São muito perfeccionistas ou se orgulham do seus desenhos?

Eu confesso que sou perfeccionista ao extremo e que isso tem me impede muito de terminar meus desenhos. Minha galerias no DA e Artstation estão totalmente jogadas as baratas por causa disso. :kforever
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.259
Reações
107.369
Pontos
1.824
Faz muito tempo que não passo no tópico e, putz, estou de boca aberta com as artes e o progresso artístico dos users aqui. Parabéns a todos!

Aproveitando, deixo uma pergunta: Como vocês lhe dão com a sua confiança em relação aos seus trabalhos? São muito perfeccionistas ou se orgulham do seus desenhos?

Eu confesso que sou perfeccionista ao extremo e que isso tem me impede muito de terminar meus desenhos. Minha galerias no DA e Artstation estão totalmente jogadas as baratas por causa disso. :kforever



Estou fazendo um curso, meio que estou no momento impedido de praticar.
Mas estou nesse seu mesmo dilema, demoro demais pra finalizar um desenho e meu "portfólio" a todo momento é criado do zero.
DA eu abandonei e o Artstation estou criando coragem pra postar alho lá.
Até agora, só tenho um desenho no Twitter, mas sem muitas inspirações.
Mas assim que terminar essa pendência (curso), irei retornar aos drawings.

 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.259
Reações
107.369
Pontos
1.824
Tava sem nada pra fazer, desenhei um novo avatar, rsrs

Visualizar anexo 296257



Gamei na fada.
dragons-crown-vanillaware.gif


 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.440
Reações
7.585
Pontos
453
Estou fazendo um curso, meio que estou no momento impedido de praticar.
Mas estou nesse seu mesmo dilema, demoro demais pra finalizar um desenho e meu "portfólio" a todo momento é criado do zero.
DA eu abandonei e o Artstation estou criando coragem pra postar alho lá.
Até agora, só tenho um desenho no Twitter, mas sem muitas inspirações.
Mas assim que terminar essa pendência (curso), irei retornar aos drawings.
Mesma coisa aqui. Quando penso que finalmente vou ter confiança e encher uma galeria, paro no começo ou no meio do caminho e recomeço tudo de novo. Minha exigência comigo mesma é muito grande.:kforeverTambém estou fazendo curso, porém, ironicamente, esse é um onde preciso estar sempre desenhando algo: Criação de Jogos. Estou como solodev, fazendo programação, spritework e ilustrações.

Engraçado que sinto mais naturalidade em mostrar o que estou fazendo para o meu professor do que postar em sites. Por algum motivo, sinto menos pressão.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.146
Reações
63.979
Pontos
1.253
Estou fazendo um curso, meio que estou no momento impedido de praticar.
Mas estou nesse seu mesmo dilema, demoro demais pra finalizar um desenho e meu "portfólio" a todo momento é criado do zero.
DA eu abandonei e o Artstation estou criando coragem pra postar alho lá.
Até agora, só tenho um desenho no Twitter, mas sem muitas inspirações.
Mas assim que terminar essa pendência (curso), irei retornar aos drawings.
Hmm, curso que impede de praticar, sei

Aposto que é um curso feito num templo budista

Passam-se 2 semanas e tá lá o Alberon postando umas artes fodonas no Artstation

:coolface
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.259
Reações
107.369
Pontos
1.824
Hmm, curso que impede de praticar, sei

Aposto que é um curso feito num templo budista

Passam-se 2 semanas e tá lá o Alberon postando umas artes fodonas no Artstation

:coolface



Quem me dera. :ktriste2

Healmente tô parado mesmo e com um desenho pendente.
O lado bom é que depois da prova, vai ficar mais tranquilo e vou poder fazer como eu gostaria (no Krita :kluv) depois de tirar a ferrugem, claro.


 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.146
Reações
63.979
Pontos
1.253
Quem me dera. :ktriste2

Healmente tô parado mesmo e com um desenho pendente.
O lado bom é que depois da prova, vai ficar mais tranquilo e vou poder fazer como eu gostaria (no Krita :kluv) depois de tirar a ferrugem, claro.
Boa sorte nessa prova, espero que dê tudo certo.
 

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.830
Reações
12.300
Pontos
999
Pessoa, uma pergunta: Só agora descobri este tópico. Eu amo artes e sou artista, mas sou fotógrafo e meu negócios são retratos. Acho minha edição bem artística e gostava de saber se eu poderia compartilhar aqui, ou se aqui é mais para desenhistas e pintores.

Abraços!
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.337
Reações
11.034
Pontos
453
Pessoa, uma pergunta: Só agora descobri este tópico. Eu amo artes e sou artista, mas sou fotógrafo e meu negócios são retratos. Acho minha edição bem artística e gostava de saber se eu poderia compartilhar aqui, ou se aqui é mais para desenhistas e pintores.

Abraços!
posta ai pra nois vê ;)
 
Ultima Edição:

Raposaroxa

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.384
Reações
11.642
Pontos
1.064
Pessoa, uma pergunta: Só agora descobri este tópico. Eu amo artes e sou artista, mas sou fotógrafo e meu negócios são retratos. Acho minha edição bem artística e gostava de saber se eu poderia compartilhar aqui, ou se aqui é mais para desenhistas e pintores.

Abraços!
Abigo, existe um tópico só sobre fotografia aqui no Vale Tudo, talvez seja interessante você dar uma olhada e postar la também.

Aqui ta aberto pra tudo que é arte, quem sabe suas fotografias inspiram a galera aqui.:datena
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
18.004
Reações
31.306
Pontos
1.753
AI é foda mesmo. nem preciso mais saber desenhar pra fazer oq eu quero.
aqui uns exemplos de desenhos ruins velhos e rascunhos meus desse tópico e suas versões refeitas por AI

mai.jpg


mai2.jpg


sonc.jpg

sonc2.jpg

blush.png

voces não tem noção de como ta perfeito esse. é exatamente oq eu iria querer desenhar como proximo keyframe se eu tivesse skill infinito. n consigo acreditar na qualidade desse cabelo, com iluminação perfeita e refletindo o cenario difusamente até. da pra ver as lampadas fluorescentes apagadas refletidas no cabelo, assim como uma viga estrutural do teto fazendo sombra com a luz (presumidamente de uma janela), pqp! e tudo com uma distorção radial por causa do formato da cabeça. perfeição. desenho com raytracing! sem contar que a personagem esta 100% in-model e muito fofinha. da vontade de apertar as bochechas dela até. tudo em cima de um rascunho q fiz em 1 minuto como placeholder pra visual novel.

contexto na visual novel: ela falou brincando que gostava do outro personagem no dia anterior e sonhou com ele respondendo que gostava dela também, acordou morrendo de vergonha do sonho e de encarar ele nesse dia, mesmo ele sabendo q ela nao tava falando sério. aí ela ta se escondendo debaixo da coberta e tendo um monologo interno se arrependendo de fazer a brincadeira de ontem e sem saber oq fazer.
blush2.pngflinch.jpg

flinch2.jpg


qdo eu boto a AI pra fazer os desenhos eu tenho q me forçar a parar ela pq eu poderia passar o dia inteiro só vendo os resultados. e sai um a cada tipo 10 segundos. bom demais. e o melhor é que nem precisa fazer um desenho completo, até esses rascunhos são exagero. vc consegue "domar" a AI praticamente só com stick figure colorido e palavras.

meu avatar novo foi feito assim também. finalmente uma imagem decente do meu personagem homonimo que existe faz 20 anos e nunca consegui desenhar bom o suficiente pra nada.
graveuypo.png

se eu voltar a desenhar eu vou usar e abusar disso, não só pra fazer desenhos bacanas com esforço menor, mas pra me auto-inspirar e usar a AI como um tutor / cheat code pra aprender oq eu to fazendo de errado com meus terríveis desenhos que eu odeio ver mas nunca consigo praticar suficiente pra ficarem bons sem referencia (com ref até que sai uns legais)

Mesma coisa aqui. Quando penso que finalmente vou ter confiança e encher uma galeria, paro no começo ou no meio do caminho e recomeço tudo de novo. Minha exigência comigo mesma é muito grande.
:kforever
Também estou fazendo curso, porém, ironicamente, esse é um onde preciso estar sempre desenhando algo: Criação de Jogos. Estou como solodev, fazendo programação, spritework e ilustrações.

Engraçado que sinto mais naturalidade em mostrar o que estou fazendo para o meu professor do que postar em sites. Por algum motivo, sinto menos pressão.
eu também. a cada X anos eu pratico um pouqinho, enjoo e desaprendo tudo e volto pra estaca zero. eu também sempre tive o problema de ficar polindo b*sta até parecer menos ruim, mas se a base é ruim nao adianta nada fazer isso. esse tópico foi a primeira vez que eu tinha falado f**a-se e postava tudo que eu fazia, inclusive os 95% de lixos que eu jamais teria coragem de mostrar pra ninguem de tao ruins e provavelmente nem salvaria, e tudo na fase de rascunho pra não me dar a oportunidade de polir cocô. só ligar o f**a-se, o pessoal aqui é muito amigavel e só fazem criticas construtivas, ninguem vai te xingar por desenhar mal, pelo contrario, vão encontrar qualidades positivas que voce não consegue por causa do viés de artista de só enxergar defeitos na propria obra e ser cego para as qualidades. recomendo demais postar aqui.

eu meio que ja desisti de saber desenhar bem a nivel decente usavel, mto menos profissional. bom que agora nao preciso mais, entao ta ok :X
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.146
Reações
63.979
Pontos
1.253
AI é foda mesmo. nem preciso mais saber desenhar pra fazer oq eu quero.
aqui uns exemplos de desenhos ruins velhos e rascunhos meus desse tópico e suas versões refeitas por AI

Visualizar anexo 302852


Visualizar anexo 302853


Visualizar anexo 302854

Visualizar anexo 302855

Visualizar anexo 302856

voces não tem noção de como ta perfeito esse. é exatamente oq eu iria querer desenhar como proximo keyframe se eu tivesse skill infinito. n consigo acreditar na qualidade desse cabelo, com iluminação perfeita e refletindo o cenario difusamente até. da pra ver as lampadas fluorescentes apagadas refletidas no cabelo, assim como uma viga estrutural do teto fazendo sombra com a luz (presumidamente de uma janela), pqp! e tudo com uma distorção radial por causa do formato da cabeça. perfeição. desenho com raytracing! sem contar que a personagem esta 100% in-model e muito fofinha. da vontade de apertar as bochechas dela até. tudo em cima de um rascunho q fiz em 1 minuto como placeholder pra visual novel.

contexto na visual novel: ela falou brincando que gostava do outro personagem no dia anterior e sonhou com ele respondendo que gostava dela também, acordou morrendo de vergonha do sonho e de encarar ele nesse dia, mesmo ele sabendo q ela nao tava falando sério. aí ela ta se escondendo debaixo da coberta e tendo um monologo interno se arrependendo de fazer a brincadeira de ontem e sem saber oq fazer.
Visualizar anexo 302857Visualizar anexo 302858

Visualizar anexo 302859


qdo eu boto a AI pra fazer os desenhos eu tenho q me forçar a parar ela pq eu poderia passar o dia inteiro só vendo os resultados. e sai um a cada tipo 10 segundos. bom demais. e o melhor é que nem precisa fazer um desenho completo, até esses rascunhos são exagero. vc consegue "domar" a AI praticamente só com stick figure colorido e palavras.

meu avatar novo foi feito assim também. finalmente uma imagem decente do meu personagem homonimo que existe faz 20 anos e nunca consegui desenhar bom o suficiente pra nada.
Visualizar anexo 302865

se eu voltar a desenhar eu vou usar e abusar disso, não só pra fazer desenhos bacanas com esforço menor, mas pra me auto-inspirar e usar a AI como um tutor / cheat code pra aprender oq eu to fazendo de errado com meus terríveis desenhos que eu odeio ver mas nunca consigo praticar suficiente pra ficarem bons sem referencia (com ref até que sai uns legais)


eu também. a cada X anos eu pratico um pouqinho, enjoo e desaprendo tudo e volto pra estaca zero. eu também sempre tive o problema de ficar polindo b*sta até parecer menos ruim, mas se a base é ruim nao adianta nada fazer isso. esse tópico foi a primeira vez que eu tinha falado f**a-se e postava tudo que eu fazia, inclusive os 95% de lixos que eu jamais teria coragem de mostrar pra ninguem de tao ruins e provavelmente nem salvaria, e tudo na fase de rascunho pra não me dar a oportunidade de polir cocô. só ligar o f**a-se, o pessoal aqui é muito amigavel e só fazem criticas construtivas, ninguem vai te xingar por desenhar mal. recomendo postar aqui.

eu meio que ja desisti de saber desenhar bem a nivel decente usavel, mto menos profissional. bom que agora nao preciso mais, entao ta ok :X
Essas IAs novas podem ser muito boas como ferramentas pra treino.
Só tem que tomar cuidado com alguns detalhes porque você pode aprender alguns fundamentos da forma errada, se você tem isso como preocupação.

Por exemplo, nessa andróide que você desenhou, achei interessante o jogo de luz que vem de baixo, que joga as sombras pra cima do nariz e testa.
O que a IA fez foi ok em termos de polimento, mas ela desconsiderou o jogo de luz que você configurou.
Também mudou a posição dos olhos, que ficou desconexo em relação à mão, e a própria mão ficou com dedos na posição trocada (repare na posição do polegar).
De forma geral achei o seu esboço até mais interessante.

Então tem que ter um pouco de objetivo e selecionar bem o que você usa pra treinar, senão você pode até mesmo desenvolver maus hábitos.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
18.004
Reações
31.306
Pontos
1.753
Essas IAs novas podem ser muito boas como ferramentas pra treino.
Só tem que tomar cuidado com alguns detalhes porque você pode aprender alguns fundamentos da forma errada, se você tem isso como preocupação.

Por exemplo, nessa andróide que você desenhou, achei interessante o jogo de luz que vem de baixo, que joga as sombras pra cima do nariz e testa.
O que a IA fez foi ok em termos de polimento, mas ela desconsiderou o jogo de luz que você configurou.
Também mudou a posição dos olhos, que ficou desconexo em relação à mão, e a própria mão ficou com dedos na posição trocada (repare na posição do polegar).
De forma geral achei o seu esboço até mais interessante.

Então tem que ter um pouco de objetivo e selecionar bem o que você usa pra treinar, senão você pode até mesmo desenvolver maus hábitos.
sim, sim. se eu fosse usar as imagens eu ia gerar mais até sair uma melhor e depois ainda ia polir todos os defeitos. essa eu só gerei umas 10 e peguei a que achei mais legal com defeito e tudo. A AI nem seguiu o estilo mais chibi do desenho pra começo de conversa. ainda falta flexibilidade, ia ter que treinar um modelo melhor que o que eu usei pra isso. o que mais gostei ali (que fiz descrição) eu ja gerei umas 40 pra escolher a melhor. tinha varias boas, mas essa era a unica com o cabelo foda assim e a mais in-model de todas. foi a ultima que gerei, parei na hora q vi pq era exatamente oq eu queria.

mas tudo isso é questão de tempo. imagina como vai estar daqui a 2, 5 anos. ou 10, ou 20. não só os modelos vão ser muito melhores, mas vc vai gerar varias por segundo. provavelmente com consistencia temporal, em resolução maior... vai dar pra fazer animação caseira literalmente só com o script. alias nem isso vai precisar pq vc se quiser vai poder gerar um script via AI também (mas aí perde a graça também).

e mais, se vc desenha bem, e voce obviamente desenha bastante, e tendo bastante desenho voce pode treinar um modelo no SEU estilo. é muito legal isso como ferramenta.

pra aprender meu problema é mais por no papel. identificar problema de anatomia, perspectiva e etc eu sou mto bom. a mão que não consegue acompanhar a imaginação só.
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.337
Reações
11.034
Pontos
453
AI é foda mesmo. nem preciso mais saber desenhar pra fazer oq eu quero.
aqui uns exemplos de desenhos ruins velhos e rascunhos meus desse tópico e suas versões refeitas por AI

Visualizar anexo 302852


Visualizar anexo 302853


Visualizar anexo 302854

Visualizar anexo 302855

Visualizar anexo 302856

voces não tem noção de como ta perfeito esse. é exatamente oq eu iria querer desenhar como proximo keyframe se eu tivesse skill infinito. n consigo acreditar na qualidade desse cabelo, com iluminação perfeita e refletindo o cenario difusamente até. da pra ver as lampadas fluorescentes apagadas refletidas no cabelo, assim como uma viga estrutural do teto fazendo sombra com a luz (presumidamente de uma janela), pqp! e tudo com uma distorção radial por causa do formato da cabeça. perfeição. desenho com raytracing! sem contar que a personagem esta 100% in-model e muito fofinha. da vontade de apertar as bochechas dela até. tudo em cima de um rascunho q fiz em 1 minuto como placeholder pra visual novel.

contexto na visual novel: ela falou brincando que gostava do outro personagem no dia anterior e sonhou com ele respondendo que gostava dela também, acordou morrendo de vergonha do sonho e de encarar ele nesse dia, mesmo ele sabendo q ela nao tava falando sério. aí ela ta se escondendo debaixo da coberta e tendo um monologo interno se arrependendo de fazer a brincadeira de ontem e sem saber oq fazer.
Visualizar anexo 302857Visualizar anexo 302858

Visualizar anexo 302859


qdo eu boto a AI pra fazer os desenhos eu tenho q me forçar a parar ela pq eu poderia passar o dia inteiro só vendo os resultados. e sai um a cada tipo 10 segundos. bom demais. e o melhor é que nem precisa fazer um desenho completo, até esses rascunhos são exagero. vc consegue "domar" a AI praticamente só com stick figure colorido e palavras.

meu avatar novo foi feito assim também. finalmente uma imagem decente do meu personagem homonimo que existe faz 20 anos e nunca consegui desenhar bom o suficiente pra nada.
Visualizar anexo 302865

se eu voltar a desenhar eu vou usar e abusar disso, não só pra fazer desenhos bacanas com esforço menor, mas pra me auto-inspirar e usar a AI como um tutor / cheat code pra aprender oq eu to fazendo de errado com meus terríveis desenhos que eu odeio ver mas nunca consigo praticar suficiente pra ficarem bons sem referencia (com ref até que sai uns legais)


eu também. a cada X anos eu pratico um pouqinho, enjoo e desaprendo tudo e volto pra estaca zero. eu também sempre tive o problema de ficar polindo b*sta até parecer menos ruim, mas se a base é ruim nao adianta nada fazer isso. esse tópico foi a primeira vez que eu tinha falado f**a-se e postava tudo que eu fazia, inclusive os 95% de lixos que eu jamais teria coragem de mostrar pra ninguem de tao ruins e provavelmente nem salvaria, e tudo na fase de rascunho pra não me dar a oportunidade de polir cocô. só ligar o f**a-se, o pessoal aqui é muito amigavel e só fazem criticas construtivas, ninguem vai te xingar por desenhar mal, pelo contrario, vão encontrar qualidades positivas que voce não consegue por causa do viés de artista de só enxergar defeitos na propria obra e ser cego para as qualidades. recomendo demais postar aqui.

eu meio que ja desisti de saber desenhar bem a nivel decente usavel, mto menos profissional. bom que agora nao preciso mais, entao ta ok :X
Prefiro os seus desenhos, os da IA não tem alma..
Voce ve a diferença, somos seres humanos quando desenhamos, mesmo que seja uma mistura de referencias cruzadas na nossa cabeça, ainda colocamos algo nosso no desenho. Não precisa ficar perfeito, precisa ser algo seu, e expressar oq a historia tem a dizer.
Oq detesto em desenho de IA é que eles são muito genéricos, dá pra pegar alguns insights, mas fazer por TUDO por IA, pra mim não rola.

Sobre desenhar a nível profissional, ou desenhar bem, tudo é uma questão de prática e de direcionamento. Já falei varias vezes aqui no tópico que depois que fiz um curso bom de desenho com mentoria, evolui muito mais rápido do que quando ia sozinho via revista/livro/tutorial youtube.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
18.004
Reações
31.306
Pontos
1.753
Prefiro os seus desenhos, os da IA não tem alma..
Voce ve a diferença, somos seres humanos quando desenhamos, mesmo que seja uma mistura de referencias cruzadas na nossa cabeça, ainda colocamos algo nosso no desenho. Não precisa ficar perfeito, precisa ser algo seu, e expressar oq a historia tem a dizer.
Oq detesto em desenho de IA é que eles são muito genéricos, dá pra pegar alguns insights, mas fazer por TUDO por IA, pra mim não rola.

Sobre desenhar a nível profissional, ou desenhar bem, tudo é uma questão de prática e de direcionamento. Já falei varias vezes aqui no tópico que depois que fiz um curso bom de desenho com mentoria, evolui muito mais rápido do que quando ia sozinho via revista/livro/tutorial youtube.
agradeço, mas se a AI não tem alma, eu não tenho técnica e experiencia suficiente (e nem disposição pra arrumar isso). e discordo sobre o desenho da AI nao ter alma. São exemplos ruins esses acimas, mas tem desenho que sai muito vivo. O problema é só inflexibilidade de estilo.

quanto aos meus, nao consigo gostar dos meus desenhos que faço de cabeça sem referencia.
com ref... bom sai algo assim. não muito detalhado, mas não é ofensivamente ruim
1675087291001.png
 
Ultima Edição:

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.855
Reações
9.607
Pontos
1.094
agradeço, mas se a AI não tem alma, eu não tenho técnica. e discordo sobre o desenho da AI nao ter alma. São exemplos ruins esses acimas, mas tem desenho que sai muito vivo. O problema é só inflexibilidade de estilo.

quanto aos meus, nao consigo gostar dos meus desenhos que faço de cabeça sem referencia.
com ref... bom sai algo assim. não muito detalhado, mas não é ofensivamente ruim
Visualizar anexo 302918
Esquece esse negócio de querer fazer tudo de cabeça, não vale a pena e nem todo profissional faz isso
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.855
Reações
9.607
Pontos
1.094
mas eu queria poder estar num restaurante e desenhar uma obra de arte num guardanapo em 40 segundos :(
Eu também, e quando me dei conta de que não serei capaz tão cedo, a ficha caiu e hoje eu sou mais feliz :klolz

Esses caras desenhistas pros conseguem isso porque já fizeram os mesmos desenhos por décadas, até ativar o modo automático
Enquanto não acumularmos experiência, não dá pra fazer isso direito
 
Topo Fundo