O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Death Magnetic & Metallica[Analise?]

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Acabei de ouvir Death Magnetic, novo album do Metallica lançado em... bom, ele ainda não foi lançado, baixei no torresmo pois já não aguentava mais esperar:lol

Antes de mais nada, é dificil escrever uma analise sobre algo assim, por isso nem tentarei.

Sabem aquelas coisas que acontecem na música em intervalos de muitos anos? Pois é... é Death Magnetic.

Esperei 17 anos para ouvir um lançamento assim do Metallica. 17 anos desde que ouvi pela primeira véz o então recém lançado Black Album.

"Mas por que isso Jugula? Quer dizer que o Black Album era o melhor album de todos os tempos até o lançamento de Death Magnetic?"

Não... Death Magnetic como album não é tudo isso. Alias, se fosse lançado por outra banda passaria pouco percebido e teria seu valor e conteudo plenamente subestimado.

"Ah ta... quer dizer então que só pq é do Metallica ele pode ser superestimado?"

Nem de perto. Alias, justamente por ser um album do Metallica digamos que será um dos albuns mais injustiçados de TODA A HISTÓRIA DA MUSICA.

"Porra Jugula... mas que exagero cara."

Exagero não. Vamos olhar as coisas como elas realmente são.

Vocês sabem que algumas bandas atingem um estado de importancia tão grande para seus tantos fãs que deixam de ser "apenas" um conjunto de musicos para se tornar uma instituição. Uma força transformadora. Um ponto de referencia. Bom... o Metallica é tudo isso. Provavelmente ele é a maior instituição dentro do Metal e talvéz dentro do Rock e de outros estilos também.

Vejamos como as coisas funcionam para o Metallica:

1 - Eles criaram um estilo musical (Thrash Metal) logo em seu album de estreia (Kill´em All de 1983).

2 - Eles na sequencia foram além de sua propria criação e lançaram um album que assimilava elementos de um estilo praticamente antagonico (o Metal Tradicional, que por sinal abominava o Thrash assim como o Metal abmina o Nu-Metal hoje em dia) e ainda ousou colocar uma "balada" (Fade To Black) em seu album, o que era antes muito mal visto dentro dos estilos mais extremos, como seu proprio Thrash Metal. Assim sendo Ride the Lightning de 1984 foi um album que rompeu dois paradigmas que hoje são totalmente desconhecidos pelos novos metaleiros: A) Aproximou o Thrash de todo o resto do Metal; B) Fez uma "balada" tão boa que mostrou "que quando bem feito pode", e todo mundo começou a fazer musicas assim sem medo.

3 - Com seu terceiro album (Master of Puppets) não inovaram em nada musicalmente. Foi apenas uma compilação de tudo que eles já tinham feito com tudo que era feito no estilo no ano de seu lançamento (1986). Mas ai o Metallica provou que de fato era uma instituição. Hoje pode parecer banal ou as pessoas não percebem a proporção do que acontecia, mas o Metallica se tornou a banda de Metal mais prestigiada do mundo exatamente na turne do Master.

"Ok, Jugula... Bela m**** pois não acho o Metallica tudo isso e prefiro muito mais BandaX ou AlbumY."

Bom... não é uma questão de preferencia. Peguem qualquer registro daquela época e verão que não sou eu que estou falando. Qualquer publicação endeusava o Metallica.

Mas isso não é exatamente o que quero colocar, pois de fato varias bandas (como Judas, Iron, Helloween, etc) em algum momento ou por alguém já foram ou são consideradas as maiores do mundo. Mas o fato é que o Metallica chegou la de uma maneira totalmente peculiar, nunca antes imitada e até hoje inigualada e que se tornou uma nova maneira de encarar a carreira de artista, fato que por si só revolucionou a música e talvéz seja o maior feito do Metallica ou de qualquer outra banda de rock/metal:

ELES CHEGARAM LA APENAS NOS OMBROS DE SEUS MAIS FIÉIS FÃS, que não eram poucos (na verdade eram muitos... talvéz mais que qualquer outra banda já tenha tido no Metal). O Metallica até então não teve nenhum clipe na MTV, não teve nenhuma musica divulgada nas programações regulares das radios profissionais (que TODAS cobravam pelo espaço) sendo muito menos difundido na grande midia que qualquer bandinha de metal vagabunda em inicio de carreira. Então a unica fonte de divulgação da banda foi o famoso "fita-K7 para fita-k7"... um embrião do que temos hoje com os P2P de internet, com a grande diferença é que um fã tinha que gravar para outro. Ou então o famoso "orelha em orelha".

Vejam bem. Antes do Metallica nenhuma banda grande conseguiu chegar aonde estava apenas pela força de vontade de seus fãs. E até hoje nenhuma foi tão longe dessa maneira quanto o Metallica. Mérito? Isso foi uma conquista unica e inigualavel.

4 - Em 1991 com seu Black Album conseguiram quebrar mais uma série de tabus.

A) Pela primeira véz a grande midia começou a ver o Metal com olhos sérios. A banda (e consequentemente o estilo) ganharam muito mais fãs com apenas esse disco (que foi aonde muuuuuuuita gente começou a ouvir Metal com gosto pela coisa) que provavelmente aconteceu com qualquer outro disco de qualquer outra banda.

B) Um novo padrão de qualidade foi "imposto" ao estilo. Rob Rock e o Metallica conseguiram gravar um album tão caprichado em todos os aspéctos tecnicos e artisticos que até hoje quase nada em nenhum genero se iguala ao que foi feito ali... mas mesmo assim trouxeram idéias que revolucionaram a maneira com que albuns de Metal (e Rock tb) passaram a ser feitos... pois pelo menos no Metal ficou vergonhoso tentar em seus albuns reproduzir todas as "sutilezas" de uma garagem.

C) A pluralidade de estilos, idéias e energias impresso nas composições do Black album talvéz seja o maior legado desse album. Hoje pode parecer comum uma banda de Metal ou Rock Pesado ter num mesmo disco musicas com identidades tão contrastantes. Obvio que não foi o primeiro album feito com tal alma plural... mas foi o que mostrou para todas as bandas que o "monoestilismo caricato" (ou ditadura do obvio) dos anos 80 era ridiculo e que a qualidade sempre foi o mais importante. E espero que os músicos em atividade NUNCA esqueçam dessa lição.

5 - Em 1996 o Metallica choca o mundo do Metal. Aparecem na midia de logo trocado, com cabelos cortados, roupas de cafetões... e sim, tocando algo totalmente diferente do que fizeram antes. Lembro até hoje de uma amiga chorando quando viu e ouviu pela primeira véz o Load em uma loja. O sonho havia acabado?

Discussões de qualidade a parte, hoje é muito facil esquecer de 1996. Hoje é facil dizer que gostamos de Load e Reload. Mas na época não. E é aqui que vamos finalmente começar a história de Death Magnetic. A DOZE anos atras quando o Metallica passou de Grande Herói do Metal aos maiores trairas e bandidos do estilo. Se hoje podemos discutir abertamente a qualidade da fase que se passou do lançamento de Load a até um dia antes de qualquer um ouvir Death Magnetic uma coisa é plenamente indiscutivel: O Metallica pós-Load era apenas um "gemeo deformado e leproso" do Metallica que todos aprendemos a amar (sim... quase nenhuma banda tem esse previlégio... apenas outra amostra da magnitude dessa instituição) e que nos magoou profundamente quando "nos traiu".

DEATH MAGNETIC

Aqui chegamos. 12 anos depois do "Dia da Infamia" dentro do mundo do Metal. A Guerra mais longa que já vivemos. Por quase metade da existencia do Metallica eles viveram como grandes bandidos do estilo. Mas nunca foram esquecidos. Por que?

Simples... por que são o Metallica e não qualquer uma dessas merdinhas passageiras que os mais desavisados costumam mitificar. Eles NUNCA, nem em sua fase mais negra, deixaram de ser quatro musicos de Metal tentando fazer seu melhor, mesmo que esse "melhor" muitas vezes não tenha sido o que as pessoas queriam ou esperavam.

É importante demais antes de escutar Death Magnetic que você esteja totalmente familiarizado com o Metallica. Com sua história e com tudo que a banda representa.

Quando falo sobre o que a "banda representa" estou simplesmente tentando dizer que eles são a genese da maneira com que a maioria de nós encara Metal e até mesmo Rock. Que se não fosse por eles as coisas seriam muito diferentes. Que, ao contrario de quase todas as outras, eles são uma banda que se não existisse faria falta e que existindo sempre fez toda a diferença por mais ou menos que você considere a magnitude de seus feitos.

Como eu estava dizendo no comecinho do meu texto (que agradeço muito por vc ter lido até aqui, espero não ter te desapontado) fazem 17 anos que espero por esse album... simplesmente pq ainda aguardava uma sequencia natural do Black Album la por meados de 1991 exatamente como acontece com um adolescente que ouve um disco que muda sua vida (ou parte importante dela) e simplesmente quer mais.

Também não pensem que simplesmente despreso a fase de Load a St Anger. Essa fase é importantissima por três motivos:

A) Trouxe muitas idéias novas e permitiu que o Metallica fizesse experimentos que hoje visivelmente amadureceram sua maneira de "ser o Metallica".

B) Trouxe muito material que é passivel de apreciação sincera e satisfatória, ou vão ser vcs sunitas a ponto de simplesmente cuspir em TUDO que a banda fez nesses albuns? Injusto, apenas.

C) Depois de 12 anos desde o lançamento de Load, depois de 21 anos que conheço e sou fã de Metallica percebo que passei mais da metade de "meu turno como fã" da banda desapontado ou não plenamente satisfeito com a mesma... e mesmo assim continuo fã o suficiente para ter acompanhado cada lançamento com entusiasmo, degustado cada musica com carinho, ido em todos os shows que pude, ter ficado puto cada véz que falavam mal da banda mesmo quando certos, ter me preocupado com cada revéz de bastidor noticiado pela banda e rezado muitas vezes pelo bem de seus integrates.

Sim, sou um grande fã de Metallica. Cada dia que passa percebo que mesmo não dizendo isso nenhuma banda ou artista DE FATO me influenciou tanto positivamente quanto eles. Até em minha banda atual (Vadden) e em todas as que tive sempre tentei me inspirar por tudo de bom que vejo eles fazendo e sendo como se fossem verdadeiros messias da música. E com certeza não sou o unico, apenas pouquissimos admitem isso.

Death Magnetic, por sua véz (até que enfim) é um album que pode ser sintetizado depois desse texto todo apenas com as palavras ditas durante os ultimos dias pelos integrantes da banda:

"Death Magnetic não é pra ser melhor que nenhum album anterior que fizemos. Ele apenas É, com certeza, o melhor que poderiamos fazer hoje."

Bom. Com certeza esse "melhor que podemos fazer hoje" significa que a banda caprichou tudo que eles sabem caprichar, inventou tudo que pode ser inventado, tocou tudo que pode ser tocado... e foram tão Metallica quanto se pode ser Metallica.

Isso é o Death Magnetic.

Eles novamente não fizeram nada igual ao que fizeram antes. Mas tudo bem. Muita gente prefere o Black Album, outros o Ride, muitos o Master... enfim, tem até quem goste mais de algum dos três ultimos albuns que de qualquer outro.

Em 1987 uma prima trouxe de sua viagem aos EUA o Ride e o Master... me "forçou" a sentar num canto do quarto dela e ouvir ambos os discos inteiros (sim... morram de inveja, seus bastardos sujos:D) e na época eu adorei aquilo mesmo sem entender muito e sequer me envolvendo.

Em 1991 meu pai comprou nosso primeiro CD player e resolveu me dar de presente um CD de minha escolha. Escolhi o tal do "Capa Preta" que alguns amigos tanto falavam. Paixão à primeira vista pois foi ai (e com alguns bolachas que meu velho tem do Sabbath) que finalmente me tornei "metaleiro". Amo aquele album e curti demais (ainda curto) cada umas das milhares de vezes que ouvi cada uma de suas musicas.

E hoje em 2008 acabei de baixar o ultimo album deles (o tal do Death Magnetic) e já estou indo pra minha terceira audição dele. Já tirei uns trechos dele no baixo (que ta no meu colo agora revezando com meu teclado a atenção de minhas mãos), a vizinha já mandou um "fí di put* baixar a desgrama do som" (aproveitei e baixei o som tb). Estou curtindo esse album e até agora não ouvi nenhuma notinha nele que não esteja perfeita.

Se você esperou 17 anos para que o Metallica fizesse outro album igual a qualquer coisa que já tivessem feito espero que vc aprenda uma valiosa lição com Death Magnetic: Que genios não se repetem.

Agora termino (finalmente) esse texto aqui. Deixo para quem tem "tempo" escrever suas minuciosas resenhas faixa a faixa ou seus maniféstos de como o Metallica não é mais o mesmo e que poderia ter feito melhor.

Minha resenha será no proximo show do Vadden tocando qualquer musica desse album... e ai lembrarei de uma velha letra que faz 10 anos e ainda é mais real que praticamente todas as porcarias que pseudo letristas ousam escrever... é mais ou menos assim:

And can't the band play on?
Just listen, they play my song
Ash to ash, dust to dust, fade to black

Mirror vain
Gone insane
But the memory remains
 

indiota

Habitué da casa
Mensagens
3.013
Reações
19
Pontos
61
caraleow, 5:39, acabei de ler, e tipo, lendo tudo, sei que não pude passar por nada disso, já que conheci o Metallica com 9 anos, em 98, vendo Whiplash ao vivo na MTV, e meu, também foi um amor à primeira ouvida.

depois disso, demorou pra eu criar vergonha na cara e comprar um disco deles, mas comprei, tenho até o St. Anger original (é sério, tirarei uma foto minha com esta belezura).

também não vou escrever resenhas do disco, muito menos música por música, já que escrevo mal pra c***lho e não sei expressar bem o que acho das coisas, mas tudo bem, só digo uma coisa...

ESSE DISCO ESTÁ MUITO FODA!!!

beijos.
 

The Trooper

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
12.109
Reações
9.629
Pontos
1.554
Por muito tempo minhas bandas preferidas foram Iron Maiden, Metallica e Black Sabbath. Porém, com o tempo, meu "amor" pelo Metallica foi diminuindo. Não sei bem o motivo, já que adoro o Load e gosto razoalmente do Reload. Talvez meu "afastamento" da banda tenha se dado por causa do St Anger, um disco que escutei apenas uma única vez na minha vida e ali, eu achei que o Metallica tinha acabado.

5 anos depois do St Anger, eis que eu me vejo novamente super ansioso por um disco do Metallica. Mais uma vez correndo o risco de ter uma decepção tão grande quanto em 2003. Mas dessa vez, ao invés de decepção, eu senti que recebi um verdadeiro presente do Metallica, por todos os anos de apoio à banda antes do St. Anger.

Death Magnetic talvez não seja o melhor disco do Metallica, mas como eles bem disseram, é o melhor que eles podiam ter feito atualmente. E isso não é pouca coisa. Não é pouca coisa MESMO!

Dia 12 de setembro comprarei minha cópia original, pois um retorno desses merece.
 

hellraditz

Veterano
Mensagens
987
Reações
5
Pontos
119
Ouço o Metallica desde 1988. Conheci a banda pelo Justice, depois ouvi o Black Album e só depois conheci o Ride The Lightning.

Quando ouvi o Ride pela primeira vez, foi um choque muito, muito grande....aquilo para mim definiu de uma vez por todas o que era Heavy Metal e daí para frente o Metallica passou de uma banda legal para um nome que eu admirava e reverenciava em tudo.

Deixei o cabelo crescer, fiz uma tatuagem dos caras, comecei a tocar baixo por causa dos caras, virei um colecionador de itens da banda (tenho mais de 1.000 bootlegs só do Metallica), VHSs, CDs em versões especiais, Vinis, DVDs, Bonequinhos, Camisetas e todos os badulaques possíveis.

Hoje, a maioria dos textos que já escrevi, falam sobre a banda. Um dos texto mais lido da história do Whiplash! é o especial Metal Up Your Ass que escrevi sobre eles.

Concordo com tudo que o Jugulador escreveu (não era fácil falar que se gostava do Load em 1996, lembro bem disso) e aguardo com ansiedade a data oficial do lançamento do Death!
 

The Trooper

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
12.109
Reações
9.629
Pontos
1.554
Já escutou o disco, hellraditz? Ou vai fazer questão de esperar o lançamento oficial pra ouvir? Hehe.
 


hellraditz

Veterano
Mensagens
987
Reações
5
Pontos
119
The Trooper;3537869 disse:
Já escutou o disco, hellraditz? Ou vai fazer questão de esperar o lançamento oficial pra ouvir? Hehe.

Cara, sou o tipo de fã chato....eu vou esperar o lançamento oficial, mas já ouvi as músicas novas que o site oficial disponibilizou e gostei de todas.
 

G-zus Rocker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.634
Reações
3.312
Pontos
559
Porra, cara! Eu juro por Deus que quando tava ouvindo All Nightmare Long, quase me escorreram lágrimas. Eu não podia acreditar que pela primeira vez desde que nasci o Metallica lançou um álbum verdadeiramente Thrash! Esse dia vai ficar marcado na história!! :-( :-( :-(
 

The Trooper

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
12.109
Reações
9.629
Pontos
1.554
hellraditz;3538590 disse:
Cara, sou o tipo de fã chato....eu vou esperar o lançamento oficial, mas já ouvi as músicas novas que o site oficial disponibilizou e gostei de todas.
Hahaha, sei como é, eu também faço isso com os discos do Maiden. É que esse do Metallica eu não consegui aguentar, tive que baixar, haha, até porque eu queria ter certeza de que valeria a pena o dinheiro investido.

:D
 

Dethvir

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.651
Reações
3.532
Pontos
989
The Trooper;3538840 disse:
Hahaha, sei como é, eu também faço isso com os discos do Maiden. É que esse do Metallica eu não consegui aguentar, tive que baixar, haha, até porque eu queria ter certeza de que valeria a pena o dinheiro investido.

:D


EU to aqui me mordendo pra chegar em casa e dar o DL de uma vez, mas tmbm faço isso hahha , sempre pego o torresmo e compro original se me deixar empolgado
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
indiota;3537467 disse:
caraleow, 5:39, acabei de ler, e tipo, lendo tudo, sei que não pude passar por nada disso, já que conheci o Metallica com 9 anos, em 98, vendo Whiplash ao vivo na MTV, e meu, também foi um amor à primeira ouvida.

depois disso, demorou pra eu criar vergonha na cara e comprar um disco deles, mas comprei, tenho até o St. Anger original (é sério, tirarei uma foto minha com esta belezura).

também não vou escrever resenhas do disco, muito menos música por música, já que escrevo mal pra c***lho e não sei expressar bem o que acho das coisas, mas tudo bem, só digo uma coisa...

ESSE DISCO ESTÁ MUITO FODA!!!

beijos.
Não tem problema a pessoa não ter vivido a coisa... é só ela saber a história.

O que importa é que eles lançaram um album perfeito... mais um[:king]:rox

hellraditz;3537847 disse:
(tenho mais de 1.000 bootlegs só do Metallica
Pow... vc tem mais de 1.000 discos piratas e não quer ouvir antecipadamente o disco novo?:-D

Sério cara... faz um favor a vc mesmo e baixa pra ouvir... tem cópias de 192Kbps que não devem nada em audio para o CD... depois vc também compra o original;D

G-zus Rocker;3538604 disse:
Porra, cara! Eu juro por Deus que quando tava ouvindo All Nightmare Long, quase me escorreram lágrimas. Eu não podia acreditar que pela primeira vez desde que nasci o Metallica lançou um álbum verdadeiramente Thrash! Esse dia vai ficar marcado na história!! :-( :-( :-(
Cara... quase me escorrem lagrimas no album inteiro... se eu não fosse tão macho já tinha chorado de alegria. To parecendo criança... e já to na oitava audição dele... seguida (contando as três de ontem)[:king]:rox

Sabe quantas vezes eu ouvi atentamente um album cinco vezes seguida? NUNCA...

Na verdade eu nunca escuto o mesmo disco duas vezes seguidas prestando atenção... e mesmo casualmente eu nunca ouvi algo mais de duas ou três vezes... imagina então oito sem perder a atenção.

Uma coisa posso garantir a vcs... é um album perfeito... todas as musicas foram trabalhadas de uma forma extremamente caprichada. Não sei dizer se é meu album favorito (nem mesmo dentre os do Metallica)... mas posso garantir que é meu novo parametro de qualidade em todos os aspéctos.

FALOW
U
I
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
1 - Eles criaram um estilo musical (Thrash Metal) logo em seu album de estreia (Kill´em All de 1983).


Po Jugula, falou bestera hein véio. Slayer é muito mais "pai" do thrash do que Metallica, isso sem falar no Exodus.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
quem criou o thrash foi o black sabbath.... Só ouvir symthom of the universe
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Eduardo Furlan;3539238 disse:
Se for assim, quem criou o black metal foi Robert Johnson.:p
Nada a ver, o caso é que symthom of the universe é uma música de thrash, já o Robert Johnson, embora tenha desencadeado os eventos para o futuro black metal, não tinha nenhuma música do estilo [kcool]
 

hanneman

Veterano
Mensagens
1.590
Reações
90
Pontos
144
Ok, Metallica é uma grande banda, tem grandes albums, mas procure não impor suas preferências pessoais como sendo fatos.
A "melhor banda do mundo" vai de gosto pessoal, e ironicamente, isso não tem muito o que discutir.
Metallica pode ser a mais "mainstream" (sem conotação pejorativa) do Metal, mas ser a melhor ou maior banda do mundo, vai de gosto de cada um.
Eu, por exemplo, acho Slayer, Iron Maiden e outras bandas melhores que o Metallica.
Ah, só para corrigir, o Metallica não inventou o Thrash Metal.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Eduardo Furlan;3539187 disse:
Po Jugula, falou bestera hein véio. Slayer é muito mais "pai" do thrash do que Metallica, isso sem falar no Exodus.
Falei não... o Kill´em All (25 de julho de 1983) saiu antes de Show No Mercy do Slayer (Dezembro de 1983) e do Bounded by Blood do Exodus (1985).

O que a galéra faz confusão são sobre as datas de fundação dessas bandas e até mesmo sobre seus estilos.

Primeiro, temos que definir o que é Thrash Metal.

A definição que uso é baseada num grupo de ouvintes (definição que uso para qualquer definição de estilo ou movimento musical por ser historiograficamente mais aceitavel), que no caso eram os jovens periféricos da Bay Area (Los Angeles) que curtiam bandas de Metal com forte influencia de Punk Rock... assim sendo que tocavam muito aceleradas com letras de cunho anarquico/violento.

Por essa definição o Slayer já esta fora pois eles tem muito mais influencia do Black Metal praticado pelo Venon e tb visavam esse publico. Eles só são incluidos no "Big 4" por questões geograficas somadas ao fato de serem gigantes. É a mesma coisa que dizer que Sound Garden e Pearl Jam eram bandas Grungie só por terem algumas semenhanças com o estilo e por serem da mesma região foco do estilo.

No caso do Exodus o que aconteceu é que eles foram fundados um ano antes do Metallica (1980, e o Metallica 1981), e lançaram uma demo em 1982 que também tinha muito mais haver com o Black Metal do Venon que com o que se tornaria o Thrash.

E tb é conhecido em varios registros (entrevistas com membros tanto do Slayer quanto do Exodus) que essas bandas viriam a ser influenciadas pelas performances do Metallica ao vivo que antecediam o Kill´em All. Assim mesmo apenas o Exodus seguiu de perto os passos do Metallica já que o Slayer veio a fundir o Black Metal com o Thrash inventendo ali o Death Metal, ou pelo menos parte do que viria a ser esse estilo.

Assim sendo o Metallica esta para o Thrash assim como o Iron Maiden esta para a NWOBHM.

FALOW
U
I
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
hanneman;3539463 disse:
Ok, Metallica é uma grande banda, tem grandes albums, mas procure não impor suas preferências pessoais como sendo fatos.
A "melhor banda do mundo" vai de gosto pessoal, e ironicamente, isso não tem muito o que discutir.
Metallica pode ser a mais "mainstream" (sem conotação pejorativa) do Metal, mas ser a melhor ou maior banda do mundo, vai de gosto de cada um.
Eu, por exemplo, acho Slayer, Iron Maiden e outras bandas melhores que o Metallica.
Ah, só para corrigir, o Metallica não inventou o Thrash Metal.
Eu não impus gosto pessoal. Até deixei claro que eles não são minha banda favorita. Apenas coloquei que são a banda mais influente... e isso não tem mesmo o que questionar.

Sobre o Thrash expliquei melhor no meu post ao Furlan (quando dei reply vc ainda não tinha postado).

De fato não é justo atribuir a criação de qualquer genero a apenas uma ou outra banda... mas o Metallica com certeza encabeçou (como expliquei la) e definiu o que seria Thrash Metal... isso é fato, não sou nem eu que conclui, e sim os musicos que viveram naquela época... registros que provam isso não faltam (sim... é o Jugula Historiador falando... eu só afirmo essas coisas baseado em "documentos"... vc nunca verá eu opinando sobre algo sério, apenas coloco os fatos que encontro em minhas pesquisas).

FALOW
U
I
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Gattuso;3539503 disse:
Jugulador, olhe essa música de thrash metal, feita antes da fundação do metallica

http://www.youtube.com/watch?v=f-SMOsXCc0c
Mermão... vc ta de sacanagem comigo, né?
kong_nascimento.gif


Lê minha explicação sobre Thrash Metal e sobre como definir generos. Não vou ficar me repetindo:p:D

FALOW
U
I
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
JUGULADOR;3539546 disse:
Mermão... vc ta de sacanagem comigo, né?
kong_nascimento.gif


Lê minha explicação sobre Thrash Metal e sobre como definir generos. Não vou ficar me repetindo:p:D

FALOW
U
I
Ta, só me responde uma coisa: se o mettalica que tivesse criado "ogre battle", no final da década de 80, exatamente como ela é, só trocando os vocais, você iria a considerar uma música de thrash metal?
 

hanneman

Veterano
Mensagens
1.590
Reações
90
Pontos
144
JUGULADOR;3539483 disse:
Eu não impus gosto pessoal. Até deixei claro que eles não são minha banda favorita. Apenas coloquei que são a banda mais influente... e isso não tem mesmo o que questionar.

Sobre o Thrash expliquei melhor no meu post ao Furlan (quando dei reply vc ainda não tinha postado).

De fato não é justo atribuir a criação de qualquer genero a apenas uma ou outra banda... mas o Metallica com certeza encabeçou (como expliquei la) e definiu o que seria Thrash Metal... isso é fato, não sou nem eu que conclui, e sim os musicos que viveram naquela época... registros que provam isso não faltam (sim... é o Jugula Historiador falando... eu só afirmo essas coisas baseado em "documentos"... vc nunca verá eu opinando sobre algo sério, apenas coloco os fatos que encontro em minhas pesquisas).

FALOW
U
I
Se o critério de influência for baseado em influências de artistas e bandas, Iron Maiden e Sabbath ganham. Sé que existe parâmetro pra isso.
Sobre o Thrash Metal, eu tb digo baseado em documentos, já li resenhas do Ace of Spades do Motorhead, em revistas de 1980, que o termo Thrash Metal já era usado, logo o Metallica não pode ter criado o estilo.
Eles, junto com as bandas da época, consagraram o estilo, o que aconteceu depois foi que o Metallica se tornou mais visível, quando caiu nas graças da MTV e da mídia em geral, mas hoje quando falam de Thrash Metal se há referências ao Metallica, é "Metallica Antigo" e não apenas Metallica, o que não ocorre com Testament, Exodus, Slayer e outras bandas.
Até porque, das bandas de Thrash Metal da época, eles eram a mais acessível para tocar em rádios e TV, pois vc não ouvia um cara falando "Satan" no meio da música hehe.
 

hellraditz

Veterano
Mensagens
987
Reações
5
Pontos
119
JUGULADOR;3539483 disse:
Eu não impus gosto pessoal. Até deixei claro que eles não são minha banda favorita. Apenas coloquei que são a banda mais influente... e isso não tem mesmo o que questionar.

Sobre o Thrash expliquei melhor no meu post ao Furlan (quando dei reply vc ainda não tinha postado).

De fato não é justo atribuir a criação de qualquer genero a apenas uma ou outra banda... mas o Metallica com certeza encabeçou (como expliquei la) e definiu o que seria Thrash Metal... isso é fato, não sou nem eu que conclui, e sim os musicos que viveram naquela época... registros que provam isso não faltam (sim... é o Jugula Historiador falando... eu só afirmo essas coisas baseado em "documentos"... vc nunca verá eu opinando sobre algo sério, apenas coloco os fatos que encontro em minhas pesquisas).

FALOW
U
I

Jugulador, só uma pequena correçãozinha...a Bay Area é en San Francisco, não em Los Angeles. O Metallica também era uma banda de Los Angeles mas eles se mudaram para San Francisco e concentraram os shows lá por 2 fatores:

1) Cliff não queria se mudar para Los Angeles para entrar na banda;

2) Los Angeles estava vivendo o auge da onda Glam e o "cenário" era muito mais favorável em San Francisco que já contava com muitas casas de show próprias para bandas de Metal e público para isso.

Sobre a criação do Thrash, Lars fala que o Venom foi o responsável pela criação do estilo com o Welcome To Hell de 1981, mas o Cronos já rebateu dizendo que o Venom era predominantemente uma banda da NWOBHM com temática satânica e que o Metallica foi o pioneiro da coisa mesmo.

Sobre Metallica X Slayer, o grande ponto é que os "especialistas" não consideram o lançamento do Show No Mercy e do Kill ´Em All como marco zero. O marco zero seria a demo do Metallica, No Life Til Leather, de 1982, que tinha as mesmas músicas do Kill ´Em All e muitos juram que a produção era melhor do que no lançamento oficial.

Espero ter ajudado um pouco.... :smile

Falows
 

soloucuraman

Supra-sumo
Mensagens
5.127
Reações
3
Pontos
179
Porra muito bom esse tópico, li todos os posts inteiros...
Conheci o Metallica pelo Ride em 94, 95 e pirei no disco, dai para fã da banda foi um pulo...
Sobre a história da criação de estilos não posso falar muito, pois não sou de acompanhar historicamente os fatos, leio algumas coisas aqui e ali....se o Metallica criou ou não o estilo eu não sei, mas que ele foi o que mais difundiu o estilo e hoje muito do que o rock/metal é foi devido a essa banda...
No mais estou muito feliz com o Death, pois foi o primeiro album deles que acompanhei desde o rumores de gravação até o lançamento e não me decepcionei, muito foda com ctz um dos melhores discos de já lançados por eles...
E tbm me emocionei ouvindo as músicas, muito foda ver os caras arregaçando nos riffs de novo....
 

super-vergonha

Habitué da casa
Mensagens
3.376
Reações
27
Pontos
76
Comecei a curtir rock ouvindo Iron Maiden, Nirvana e Metallica, que são as unícas bandas mais "pesadas" que tocam nas rádios. (sei que nirvana não é Metal, mas comparada a nx zero é ultra pesada)
Nunca curti Iron Maiden, basicamente pelos vocais, até curto nirvana, mas a preferida sempre foi metallica.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Gattuso;3539579 disse:
Ta, só me responde uma coisa: se o mettalica que tivesse criado "ogre battle", no final da década de 80, exatamente como ela é, só trocando os vocais, você iria a considerar uma música de thrash metal?
Bom... primeiro que eles NUNCA teriam criado essa musica pois não tem nada haver com qualquer coisa que eles tenham feito. E segundo ela seria uma ovelha desgarrada justamente pelo primeiro motivo que apontei.

Não adianta... vc ta ouvindo riffs batedeira e achando que isso é Thrash... esta negligenciando tudo mais que envolve um estilo como sua cultura e area de influencia.

hanneman;3539600 disse:
Se o critério de influência for baseado em influências de artistas e bandas, Iron Maiden e Sabbath ganham. Sé que existe parâmetro pra isso.
Sobre o Thrash Metal, eu tb digo baseado em documentos, já li resenhas do Ace of Spades do Motorhead, em revistas de 1980, que o termo Thrash Metal já era usado, logo o Metallica não pode ter criado o estilo.
Eles, junto com as bandas da época, consagraram o estilo, o que aconteceu depois foi que o Metallica se tornou mais visível, quando caiu nas graças da MTV e da mídia em geral.
Até porque, das bandas de Thrash Metal da época, eles eram a mais acessível para tocar em rádios e TV, pois vc não ouvia um cara falando "Satan" no meio da música hehe.
Não estou me baseando em influencias artisticas. Estou me baseando na cultura criada pela comunidade de ouvintes que formam a base de qualquer estilo ou movimento musical, seja pagode, reage, ska, polka e até mesmo thrash metal.

Acho que vc viu errado pois o Motörhead não era chamado de Thrash em lugar nenhum até as bandas da Bay Area formarem o MOVIMENTO MUSICAL conhecido como Thrash Metal.

E essa parada de só ganhar força quando caiu nas graças da midia em geral não tem nada haver pro Metallica. Como eu disse eles chegaram no topo sozinhos. Pega os cartazes da turne do Master e olha quem abria os shows deles... Sabbath, Judas, Maiden, Kiss, AC/DC, Slayer, Ozzy... poxa... dizer que eles não estavam no topo ali não me entra na cabeça... e o fizeram apenas com a força de seus fãs, algo até hoje unico. O Metallica só começou a tocar em radio e TV depois do lançamento do Justice... vc dizer o contrario é desconhecer a história dos caras.

FALOW
U
I
 

Brisaa loka

Ser evoluído
Mensagens
211
Reações
0
Pontos
21
Li o texto inteiro do jugula e concordo em cada palavra!

Não tenho nem palavras pra dizer como é bom ter o Metallica de volta, ainda mais pra um fã de carteirinha como eu sou, q ouvi o load/reload e ainda consigui gostar dessas musicas :rox

Qualquer porra q o metallica faz eu gosto, se o metallica fizer um pagode eu vo escuta com certeza :lol

Eu preciso baixar esse cd! *-*
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Salvo engano o metallica já fez um cover do queen [kviraolho]

E do jeito que você fala, parece que só tem banda de thrash na costa oeste dos EUA
 

soloucuraman

Supra-sumo
Mensagens
5.127
Reações
3
Pontos
179
Brisaa loka;3539720 disse:
Li o texto inteiro do jugula e concordo em cada palavra!

Não tenho nem palavras pra dizer como é bom ter o Metallica de volta, ainda mais pra um fã de carteirinha como eu sou, q ouvi o load/reload e ainda consigui gostar dessas musicas :rox

Qualquer porra q o metallica faz eu gosto, se o metallica fizer um pagode eu vo escuta com certeza :lol

Eu preciso baixar esse cd! *-*

Cara, isso que é levar o nick a sério...:-D
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
hellraditz;3539617 disse:
Jugulador, só uma pequena correçãozinha...a Bay Area é en San Francisco, não em Los Angeles. O Metallica também era uma banda de Los Angeles mas eles se mudaram para San Francisco e concentraram os shows lá por 2 fatores:

1) Cliff não queria se mudar para Los Angeles para entrar na banda;

2) Los Angeles estava vivendo o auge da onda Glam e o "cenário" era muito mais favorável em San Francisco que já contava com muitas casas de show próprias para bandas de Metal e público para isso.

Sobre a criação do Thrash, Lars fala que o Venom foi o responsável pela criação do estilo com o Welcome To Hell de 1981, mas o Cronos já rebateu dizendo que o Venom era predominantemente uma banda da NWOBHM com temática satânica e que o Metallica foi o pioneiro da coisa mesmo.

Sobre Metallica X Slayer, o grande ponto é que os "especialistas" não consideram o lançamento do Show No Mercy e do Kill ´Em All como marco zero. O marco zero seria a demo do Metallica, No Life Til Leather, de 1982, que tinha as mesmas músicas do Kill ´Em All e muitos juram que a produção era melhor do que no lançamento oficial.

Espero ter ajudado um pouco.... :smile

Falows
Verdade... troquei os nomes... eu sabia de toda essa história com o Cliff. Valeu por corrigir;D

Sobre as definições que lançam por ai vou concordar com a do Cronos pois querendo ou não é a unica que pode ser enquadrada num contexto mais sério.

O grande problema é que a maioria dos textos sobre Metal é escrito ou por entusiastas ou por jornalistas de baixo nivel que não conhecem o minimo de Historiografia. E sim... estudar todo esse processo é função de historiador.

Quando vamos estudar academicamente História da Arte ou História Cultural (principalmente essa ultima que é aonde melhor se encaixa um estudo sobre Metal) temos que analizar um estilo/vertente/movimento baseado no publico alvo daquela obra. E o Thrash Metal não é simplesmente um amontoado de tecnicas... é a representação de toda uma cultura. Cultura que foi sim encabeçada pelo trabalho do Metallica e que pouquissimo teve haver com Motörhead, Venon ou Slayer pois cada uma dessas bandas teve seu trabalho construido sobre uma cultura distinta como os Rockers/Motoqueiros (Hell Angels) com o Motörhead, os Metal/Satanista com Venon e posteriormente Slayer que também captou uma boa parte do Thrash, mas não como elemento primario de seu trabalho.

E eu também não considero o lançamento de Kill´em All e Show no Mercy como Marco Zero. Ambas as bandas já tinham nomes construidos sobre palcos e suas musicas já eram conhecidas antes de lançadas (incluindo as demos e coletaneas que ambas as bandas registraram antes de seus albuns oficiais). Considero como Marco Zero exatamente essas demos, sendo que as primeiras publicações em fanzines comentando sobre os shows das bandas (que aconteceu antes das Demos) completa os registros existentes sobre os primordios do Thrash Metal.

É claro... elementos do Thrash já existiam... mas quando analizamos um movimento artistico devemos sempre trabalhar a partir de sua genese e usar suas influencias apenas como uma referencia com intuito de apenas entendermos melhor sua construção e nada mais que isso.

soloucuraman;3539667 disse:
Porra muito bom esse tópico, li todos os posts inteiros...
Conheci o Metallica pelo Ride em 94, 95 e pirei no disco, dai para fã da banda foi um pulo...
Sobre a história da criação de estilos não posso falar muito, pois não sou de acompanhar historicamente os fatos, leio algumas coisas aqui e ali....se o Metallica criou ou não o estilo eu não sei, mas que ele foi o que mais difundiu o estilo e hoje muito do que o rock/metal é foi devido a essa banda...
No mais estou muito feliz com o Death, pois foi o primeiro album deles que acompanhei desde o rumores de gravação até o lançamento e não me decepcionei, muito foda com ctz um dos melhores discos de já lançados por eles...
E tbm me emocionei ouvindo as músicas, muito foda ver os caras arregaçando nos riffs de novo....
Isso que vc falou é muito mais relevante mesmo. Ironicamente o fato do Metallica ter criado o Thrash não é seu maior feito. Diria até que eles deixaram de ser Thrash logo no Ride (apesar de manter muitos elementos tecnicos... mas elemento tecnico por si só não faz genero) e transenderam sua propria criação.

E é isso que os torna mais especiais. A maioria dos artistas que criam um genero se amarram a ele até o fim, e isso não é só na musica. Pouquissimos são os artistas que ultrapassam sua propria criação... e o Metallica é talvéz a unica banda de Metal que fez isso (O Helloween tb fez, mas muito se discute seus méritos pois ao contrarios do Metallica que melhorou muito depois do Kill´em All a maioria dos fãs acha que o Helloween piorou depois do Keepers 2)... e seu maior feito não foi a criação de um genero, e sim a maneira com que eles fizeram o Metal evoluir.

Eles fizeram varias coisas que inovaram muito o estilo. Independente das pessoas gostarem ou não dessas inovações elas estão la... TODAS permanecem até hoje... algumas banais como cabelos curtos (hoje é normal banda assim... mas antes de 1996 a geral olhava feio pra banda que não fosse só de cabeludo ou "skinhead") e outras mais substanciais como ecleticidade ou simples qualidade de gravação.

super-vergonha;3539691 disse:
Comecei a curtir rock ouvindo Iron Maiden, Nirvana e Metallica, que são as unícas bandas mais "pesadas" que tocam nas rádios. (sei que nirvana não é Metal, mas comparada a nx zero é ultra pesada)
Nunca curti Iron Maiden, basicamente pelos vocais, até curto nirvana, mas a preferida sempre foi metallica.
Pois é... a maioria dos metaleiros começou a curtir metal com Metallica... só uma amostra do poder dessa banda.

FALOW
U
I
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Brisaa loka;3539720 disse:
Li o texto inteiro do jugula e concordo em cada palavra!

Não tenho nem palavras pra dizer como é bom ter o Metallica de volta, ainda mais pra um fã de carteirinha como eu sou, q ouvi o load/reload e ainda consigui gostar dessas musicas :rox

Qualquer porra q o metallica faz eu gosto, se o metallica fizer um pagode eu vo escuta com certeza :lol

Eu preciso baixar esse cd! *-*
Eu tb sou assim com varias bandas... alias, adorei quando o Megadeth fez o Risk:lol

Gattuso;3539747 disse:
Salvo engano o metallica já fez um cover do queen [kviraolho]

E do jeito que você fala, parece que só tem banda de thrash na costa oeste dos EUA
Sim... eles tocaram muito a Stone Cold Crazy... mas mesmo assim é diferente vc fazer um cover e ser do estilo de sua cover. A propria Vadden toca tanto Metallica da fase Kill´em All e não é Thrash assim como também tocamos Chico Buarque e nem por isso somos MBP:lol

FALOW
U
I
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Opa, quero um mp3 das versões chico buarque da vadden

E quando vcs vem aqui? [kgay] (juiz de fora)
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Gattuso;3539900 disse:
Opa, quero um mp3 das versões chico buarque da vadden

E quando vcs vem aqui? [kgay] (juiz de fora)
Acho que vamos ainda esse ano... pelo menos eu espero:D

FALOW
U
I
 
Topo Fundo