11# Rise of the Tomb Raider (XONE) - 05/12/2015
Não tem muito segredo em explicar como funciona esse jogo, basta perguntar: ''curte Uncharted''?Se sim, então Rise of the Tomb Raider é um prato de pedreiro, tem tudo pra agradar. Enquanto Larinha sai pelas montanhas da Sibéria em busca da tal fonte da vida eterna, ela encara várias adversidades da forma mais cinematográfica possível com direito a muitas explosões, desmoronamentos, pulos arriscados, armadilhas, escaladas e sequências de tiroteio contra inimigos ou mesmo animais selvagens. Tudo muito bem feito e engrandecido pelos ricos e belos cenários do jogo, além de bons personagens e uma trama que não surpreende, mas é eficiente.
Porém, o jogo não é pirotecnia do início ao fim, há uma contrabalançada com a presença de puzzles vez ou outra pro jogador dar uma respirada e há muitos elementos de exploração, podendo-se retornar a cenários anteriores para atingir determinado local que não era possível antes graças a alguma nova habilidade adquirida; e tem bastante coisa escondida como artefatos, moedas para comprar armas na loja, baús com armas novas ou elementos de armas, gravações que complementam o enredo do jogo e até mesmo escritas em idiomas como russo ou mongol para que Lara aumente seu conhecimentos nas línguas e assim possa achar novos itens. Existem também as tumbas escondidas (os extras mais legais), que são pequenas masmorras com algum tipo de puzzle, que ao ser resolvido, possibilita que Lara chegue até um tipo de altar que contém uma habilidade extra.
Enfim, tem muito treco, mas eu diria que apesar dos cenários funcionarem muito bem nas sequências de ação, acaba sendo tudo um pouco trabalhoso demais ao partir para exploração em buscas de todos esses extras (talvez pelos cenários com terreno bastante acidentados e cheios de elementos), e eu particularmente acho que não vale o suor, pois acaba tendo pouco efeito pra quem está interessado em somente chegar ao fim da estória. Não é como em um Metroid por exemplo, onde adquirir um tanque de energia extra faz muita diferença. No entanto, tem muita gente que curte bancar o acumulador, e talvez esses extras agradem certa parte do público.
Concluindo, Rise of the Tomb Raider na minha modesta opinião foi um dos melhores lançamentos de 2015, muito melhor que ditos Game of the Year como MGS V, mas o fato de ter sido lançado próximo a blockbusters como Halo 5 e Fallout 4 foi um tiro no pé, e infelizmente o jogo vai acabar ficando esquecido. Quem tiver a oportunidade, pegue que vale a pena.
NOTA 9