O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Discussão geral] Super Nintendo x Neo Geo

Status
Não está aberto para novas respostas.

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.000
Reações
63.775
Pontos
554
Se acumular pontos é travado? Comfãs?
Floode até acumular cinco pontos, em curto período de tempo, de preferência invocando o @DarkShade a cada flood:kjoinha

Floodar diretamente na moderação é especialmente recomendado.

É tiro e queda, não tem erro:kcool

Falo por experiência própria:obrigue
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ok, o Byuu quem descobriu e programou o MSU-1 está errado e o tal de Bryan que nunca ouvir falar na vida está certo, qualquer um pode ter cadastro em fórum de emulação, torcer o nariz não vai mudar a realidade.

Mais fontes com o MSU-1 devidamente documentado por quem programou. http://helmet.kafuka.org/msu1.htm
MSU-1 não é Snes.

Cadê uma documentação ou reprodução do Snes em 44khz sem ele?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Tive a boa vontade de ler o link que trouxe. Aí me pergunto se você leu:
http://helmet.kafuka.org/msu1.htm

What the MSU1 can do
The MSU1 expansion chip offers up to four gigabytes of data storage in a single stream, which can be used to store, for example, full motion video data. More popularly, it offers CD-quality music playback, leaving the SNES’ own SPC700 sound chip free to do better sound effects and jingles. Another neat trick is to store program data on it, copy this data into the SNES’ main RAM and execute it from there.
 
Ultima Edição:

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Como assim cara? Não existe nenhum jogo em toda biblioteca de games de luta do SNES que supere esse mísero fatal fury do neo geo, com simplorios 55 mega. Então não tem nada a ver com port mal feito.
Olha aqui mais um cenário que segundo os caras aqui o SNes não faria igual pela contagem de cor em tela.
2eknnzc.png

Perde feio em contagem pro Dkc do SNes...... claro que tem cenários em DKc que tem menas cores também , no entanto existem cenários que batem as 400 cores ou seja muito acima da contagem desse cenário ai que segundo vcs seria impossível o SNes reproduzir......
2w57m9k.png


Sobre o port mau feito , Gundam é um jogo nativo do SNes E DESTRÓI QUALQUER UM DESSE PORTS LIXO AI.
 
Ultima Edição:

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
Mas do que li como sei o que o está falando de cor e salteado, só para esclarecimento tinha enviado a fonte pra quem deseja aprender a programar no MSU-1 tempos antes de postar aqui.

kF1zJop.png


4774f14b-91c6-412b-947c-9422555d188e

MSU-1, SDD-1, SPC700 são chips compressores de dados, amostras de música (formato WAV) são enormes para o SNes reproduzir (o limite máximo de uma ROM é de 128MB usando 4 ROM's de 32MB).

Mas é tão leigo que não sabe que o chip sonoro do SNes fica livre por não precisar armazenar na memoria sonora de 64KB músicas comprimidas por se tratarem de formato sem compressão sonora. São musicas tocadas direto do cartucho usando os canais ADPCM.
 


Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
Precisa de expansão, não estou negando isso, até porque sem aumentar o cartucho não tem como o SNes reproduzir formato WAV pelo tamanho máximo de 128MB da ROM.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Precisa de expansão, não estou negando isso, até porque sem aumentar o cartucho não tem como o SNes reproduzir formato WAV.
Isso prova o que eu venho dizendo a tempos , o problema em reproduzir áudio em alta qualidade era o espaço minúsculo do cartucho.
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Precisa de expansão, não estou negando isso, até porque sem aumentar o cartucho não tem como o SNes reproduzir formato WAV pelo tamanho máximo de 128MB da ROM.
Vc tá querendo dizer que a limitação no storage é o único empecilho técnico que inviabiliza o SNES tocar a 44Khz usando o chip nativo?
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
O SNES tinha qualidade de CD quando quase ninguém tinha CD.

So long
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
Formatos de músicas em qualidade de CD não cabem em 64KB, apenas formatos de áudio super comprimidos.
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Formatos de músicas em qualidade de CD não cabem em 64KB, apenas formatos de áudio super comprimidos.
Meio segundo em 16-bit a 44.1Khz daria 44.1KB de dados. Tá me falando que a SPU nativa do SNES consegue tocar isso a 44.1Khz?
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.183
Reações
8.727
Pontos
969
Por que, ao invés de só escrever (que é muito fácil), vocês não criam um tech demo PROVANDO que o SNES é superior ao Neo Geo?
É só pegar um jogo (ou abertura, cutscene, trecho de fase, how to play, QUALQUER COISA) que já exista no NG e fazer ele rodar ainda melhor no SNES. Simples assim.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
Meio segundo em 16-bit a 44.1Khz daria 44.1KB de dados. Tá me falando que a SPU nativa do SNES consegue tocar isso a 44.1Khz?

Bro, ele consegue porque um um sinal de até 22.050 KHz pode ser gravado por um A/D e depois reproduzido com a mesma qualidade em 44 KHz por um D/A. Melhor dizendo,por conversores digitais analógicos/DAC.
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Bro, ele consegue porque um um sinal de até 22KHz pode ser gravado por um A/D e depois reproduzido com a mesma qualidade em 44 KHz por um D/A. Melhor dizendo,por conversores digitais analógicos/DAC.
O DAC do SNES está limitado a cuspir a 32Khz. SNES não cospe 44.1Khz nem fudeno, meu amigo. Não sem hardware adicional.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.366
Reações
175.967
Pontos
2.234
O problema é que muita gente acha que o MSU-1 "existe".
Ele não é um chip, é uma especificação derivada.
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Por isso que eu disse que 22.050KHz podem ser convertidos em 44.1KHz sem perca sonora.
Esse não é o ponto da discussão. O ponto é: O SNES é capaz de produzir áudio a 44.1Khz nativamente? A resposta é: NÃO!
16 bit x 44.1Khz x 2 canais = qualidade de CD
Teve gente falando que SNES consegue cuspir áudio em qualidade de CD. Não consegue. Esse é o ponto aqui, sacou?
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
O problema é que muita gente acha que o MSU-1 "existe".
Ele não é um chip, é uma especificação derivada.
Até onde eu sei, esse "chip" só foi implementado via "software" (em alguns emuladores de SNES) e realmente não foi implementado em hardware (FPGA).
 

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
Por isso que eu disse que 22.050KHz podem ser convertidos em 44.1KHz sem perca sonora.

Falei q tinha q olhar o teorema de nyquist... vc precisa sempre do dobro de amostragens do seu sinal pra não haver perdas. 44.1 é impossivel pro snes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.183
Reações
8.727
Pontos
969
O problema é que muita gente acha que o MSU-1 "existe".
Ele não é um chip, é uma especificação derivada.
Mas o byuu originalmente descreve sua criação como um chip, sim (isso aí não tá mais no ar, peguei do archive.org):

S-MSU1: SNES-Media Streaming Unit

msu1.png


Projects that use MSU1
Development guide

In a nutshell
MSU1 is a special enhancement chip for the SNES that grants a full 4GB of additional storage space, and allows for the playback of full motion video at 240x144x256 colors @ 30fps and lossless 44.1KHz 16-bit stereo PCM audio.

Software support
bsnes v060+ — SNES emulator by byuu

Hardware support
sd2snes — flash cartridge by ikari_01
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Mas o byuu originalmente descreve sua criação como um chip, sim:

S-MSU1: SNES-Media Streaming Unit
msu1.png


Projects that use MSU1
Development guide

In a nutshell
MSU1 is a special enhancement chip for the SNES that grants a full 4GB of additional storage space, and allows for the playback of full motion video at 240x144x256 colors @ 30fps and lossless 44.1KHz 16-bit stereo PCM audio.

Software support
bsnes v060+ — SNES emulator by byuu

Hardware support
sd2snes — flash cartridge by ikari_01

Se tá no SD2SNES, retiro o que disse: foi implementado em hardware sim (FPGA). Delícia!
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.235
Reações
4.644
Pontos
453
Esse não é o ponto da discussão. O ponto é: O SNES é capaz de produzir áudio a 44.1Khz nativamente? A resposta é: NÃO!
16 bit x 44.1Khz x 2 canais = qualidade de CD
Teve gente falando que SNES consegue cuspir áudio em qualidade de CD. Não consegue. Esse é o ponto aqui, sacou?
!6 Bits x 22.050Khz convertidos em 44.1Khz pelo DAC x 2 canais = qualidade de CD, da na mesma.
Falei q tinha q olhar o teorema de nyquist... vc precisa sempre do dobro de amostragens do seu sinal pra não haver perdas. 44.1 é impossivel pro snes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O sinal obtido deste processo de reconstrução não pode ter frequências maiores do que metade da frequência de amostragem. De acordo com o teorema, o sinal reconstruído será equivalente ao sinal original, respeitando-se a condição de que o sinal original não contenha frequências sobre, ou acima deste limite.
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
!6 Bits x 22.050Khz convertidos em 44.1Khz pelo DAC x 2 canais = qualidade de CD, da na mesma.


O sinal obtido deste processo de reconstrução não pode ter frequências maiores do que metade da frequência de amostragem. De acordo com o teorema, o sinal reconstruído será equivalente ao sinal original, respeitando-se a condição de que o sinal original não contenha frequências sobre, ou acima deste limite.
Conversão de cu é rola mano! O SNES não consegue converter porra nenhuma pra 44.1Khz.
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
@Kernell32dll sabe se os tons gerados pelos jogos estão a 16Khz? Isso pois o DAC do SNES faria o upsample deles pra 32Khz sem custo, ou seja, melior gerar e/ou armazenar em 16Khz que em 32Khz nativos, certo?
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.844
Reações
11.588
Pontos
1.344
Acabei de descobrir que o SD2SNES implementa em FPGA sim! Coisa linda! Sabem se existem outras implementações em hardware além do SD2SNES?
Que eu saiba só o sd2snes usa o msu1, eu tenho um sd2snes aqui, funciona bem até o msu1, mas não curto muito alterar a trilha sonora original do jogo, então básicamente eu só uso ele para road blaster, rock'n'roll racing, e o mega man x3 com a trilha do ps1/sat.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.366
Reações
175.967
Pontos
2.234
Mas o byuu originalmente descreve sua criação como um chip, sim (isso aí não tá mais no ar, peguei do archive.org):

S-MSU1: SNES-Media Streaming Unit

msu1.png


Projects that use MSU1
Development guide

In a nutshell
MSU1 is a special enhancement chip for the SNES that grants a full 4GB of additional storage space, and allows for the playback of full motion video at 240x144x256 colors @ 30fps and lossless 44.1KHz 16-bit stereo PCM audio.

Software support
bsnes v060+ — SNES emulator by byuu

Hardware support
sd2snes — flash cartridge by ikari_01

Sim, eu acho que grande parte da culpa na confusão é dele. Mas o MSU-1 não existe como produto, ele é só uma ideia baseada no que o byuu conhece das possibilidades do SNES. O barramento pra esse áudio 44.1 tava lá. O pass pelo SPC700 era possível. Aí ele escreveu uma especificação que funciona e é isso. Não é um "chip", nunca foi.

Acabei de descobrir que o SD2SNES implementa em FPGA sim! Coisa linda! Sabem se existem outras implementações em hardware além do SD2SNES?

Não, só nele mesmo, infelizmente.
Pena porque ele custa um rim. Foda.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.844
Reações
11.588
Pontos
1.344
Sim, eu acho que grande parte da culpa na confusão é dele. Mas o MSU-1 não existe como produto, ele é só uma ideia baseada no que o byuu conhece das possibilidades do SNES. O barramento pra esse áudio 44.1 tava lá. O pass pelo SPC700 era possível. Aí ele escreveu uma especificação que funciona e é isso. Não é um "chip", nunca foi.



Não, só nele mesmo, infelizmente.
Pena porque ele custa um rim. Foda.
Acho que no Ali da para conseguir um por 380 ~ 400 conto, e funciona bem eu já tive um, e outros pessoas aqui do fórum também tem, e vendi ele caro no ml porque eu queria testar o montado pelo krikzz, e ambos funcionam igual.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Até que rendeu uma boa quantidade de infos nesta página. Muito interessante essa questão do msu-1.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.107
Reações
63.860
Pontos
1.253
Até que rendeu uma boa quantidade de infos nesta página. Muito interessante essa questão do msu-1.
Foi só o Tubaína sair que o tópico deu uma melhorada .
Tô acompanhando a discussão pra ver mais informações.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo