Ecos 8 - Tópico oficial [Lançamento e download da mostra]

Discussão em 'Literatura & HQ' iniciada por JUGULADOR, 5 Dezembro 2016.


  1. JoeFather

    JoeFather Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Março 2002
    Mensagens:
    1,286
    Curtir recebidos:
    1,030
    Pontos de Troféu:
    254
    Meus amigos como vão!
    Meus caros, talvez eu não tenha me expressado bem: este lance que eu citei de "não ter o dom de escrever as coisas que o povo quer ler da forma que o povo quer ler" não foi no sentido de achar que eu não sou capaz, de fato concordo plenamente com os amigos, com a aplicação certa, envolvimento, estudo, creio que eu posso chegar muito longe como escritor de ficção. Quem tiver dúvida, leia o começo do meu livro que está lá no Wattpad, sinceramente, pela minha experiência, eu creio que está ficando muito legal, preciso inclusive criar vergonha na cara e encerrar aquela história... :viraolho
    Tenho como melhorar, temos como melhorar? Sempre tem como, sempre haverá alguém com uma capacidade de visão diferenciada que nos dará um norte fantástico para nossos trabalhos. Eu trabalho com planejamento e desenvolvimento, em muitos aspectos, se alguém me dá uma ideia, eu desenvolvo. Na escrita, uso do mesmo artifício.
    O que eu quis dizer naquele meu comentário lá acima é que não é que eu não tenho o dom de escrever, mas me reservo ao direito de não fazê-lo e sim optar por escrever da forma que entendo ser mais apreciável para mim, de uma forma que tenha mais a minha cara, sem pensar em comercialização e tal.
    Cara, essas discussões são da hora!
    Abs.,
     
  2. San Fierro

    San Fierro Bam-bam-bam

    Afiliado:
    3 Fevereiro 2005
    Mensagens:
    2,732
    Curtir recebidos:
    1,932
    Pontos de Troféu:
    244
    Li mais alguns contos aqui.

    Começar pelo do @Guastinha , A festa

    Esse é o conto mais engraçado da Ecos! Você escreve comédia com naturalidade, devia explorar mais esse humor em seus contos. E não só nas partes da caganeira, desde o início o conto é engraçado. Curti muito a parte da festa em que ele e a velha ficam comendo carne, o trecho da cantoria, em que você já percebe que vai dar merda, as partes em que ele começa a agir como bêbado meio alheio às outras pessoas da festa, hehe...
    Não tem nem o que criticar nesse conto, a proposta é simples e você foi muito bem sucedido. Só fico torcendo para que no próximo conto você tente abordar uma história um pouco mais complexa com esse humor todo...

    Parabéns!
    ps: e @fsaraujo , posta aí a arte que fiz para o conto dele, melhor arte já feita pra Ecos

    :coolface

    Sobre o conto "Arte", do Daniel Germann

    Um bom conto... Muito bem escrito e com uma ideia interessante. Acho que faltou um pouco mais de desenvolvimento, para dar mais embasamento para essa obsessão do protagonista. De certa forma, até que faz sentido, porque todo "artista" tem uma obsessão meio inexplicável, mas talvez isso ajudaria a deixar o personagem um pouco menos raso. O final do conto é perfeito...

    Li também "A matança do porco", do Renato Silva

    Bichos, que conto pesado... A narração mostra a eficácia dos caras que matam o porco, que o fazem com uma objetividade rotineira, de alguém escovando os dentes ou fazendo uma coisa parecida... Achei isso genial, mas é um conto que te deixa com um gosto amargo na boca. O final é excelente e passa uma mensagem interessante para um conto tão pequeno. Na verdade, o conto é cheio dessas passagens que geram reflexão, como o trecho dos meninos que assistem à morte do porco como parte de um ritual para "virar homem", a forma como todas as partes do porco são aproveitadas, as memórias dos sons que acompanham os meninos pela vida inteira, a diferença entre a morte do porco e a do homem, que por sua vez é acompanhada pelo silêncio... Conto foda!
     
    Guastinha, Agito e fsaraujo aprovam isto.
  3. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Guastinha e San Fierro curtiram isto.
  4. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
  5. Guastinha

    Guastinha Bam-bam-bam

    Afiliado:
    27 Janeiro 2006
    Mensagens:
    16,934
    Curtir recebidos:
    8,075
    Pontos de Troféu:
    489
    Muito obrigado pela leitura e comentário do meu texto, e por ainda mais, pelo incentivo, pela paciência, pelas dicas, pelas correções, pela espera, pela motivação e pela oportunidade de poder expor o meu trabalho junto com os seus.

    Quanto ao conto, eu sempre quis escrever comédia, mas nunca encontrava uma historia boa. E também, acho comédia um dos gêneros mais difíceis de escrever. Não só ter a historia engraçada para contar, mas principalmente a forma engraçada de conta-la. Alguns amigos dizem que sou bom para contar historias engraçadas, e que eu deveria fazer aquelas comédias stand ups, pois sei contar historias normais de forma engraçada. Só que eu não vejo isso, se eu tentar fazer isso, fico péssimo, forçado e envergonhado, tem que ser algo natural. E este texto foi algo bem natural, pois contava um episodio verdadeiro, ( claro que coloquei algumas mudanças) mas foi como se eu estivesse contando uma historia para alguém.

    Espero sim, quem sabe, um dia, escrever algo mais complexo, mas acho que perderia um pouco da espontaneidade e conseguentemente da "veia cômica" do texto. Talvez explorar isso em personagens.

    Valeu pelas dicas.
    Que bom que gostou.


    EDiT:
    Muito obrigado pela arte!!
    Gostei muito, ficou muito bom com a ideia visual de toda a Mostra.
    Parabéns pelo trabalho de comunicação visual.

    Posso usar no meu Wattpad?
    :ksafado
     
    San Fierro e JoeFather curtiram isto.
  6. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    San Fierro e JoeFather curtiram isto.
  7. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Li A festa do @Guastinha

    E que merda hein...
    :coolface

    Falando sério, acho que este foi um dos contos mais engraçados da história da OS, muitos dos contos que já tivemos tiveram ótimos momentos de humor, mas este foi bem humorado do início ao fim.
    As situações foram bem boladas, a arrogância e puxasaquismo da tia foram sobrepostos muito bem, e o melhor, por uma bela de uma cagada!:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol
    Já tem um tempo, que se não me engano, era você que sempre comentava que um dos temas de uma Ecos futura poderia ser humor. Infelizmente escrever assim não é pra todos, mas pra você acho que caiu bem.
    Talvez devesse tentar algo assim num próximo conto.
    Talvez escreva algo like Perdido em marte, quem sabe?:ksafado

    E aqui tem uma coisinha a mais pra tu:
     
    San Fierro e Guastinha curtiram isto.
  8. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Tendo em vista que fui imitado pelo @Agito :klingua2 vou contar agora a história da minha história.
    Se é que ainda me lembro de alguma coisa...:kpensa

    A criação do conto foi de um desafio do conto da semana, o @San Fierro queria escrever um conto mas precisava de algum apoio moral pra isso:viraolho, daí chamou a galera para que entregássemos uma história para ser compartilhada em uma semana.
    Na época acho que participaram o sammie o @Guastinha, adivinhem só qual era o conto dele:ksafado, e eu. Espero que o guasta conte sobre isso depois.:kjoinha
    Eu tava sem ideias pra escrever esse conto, ainda mais que eu tinha poucos dias pra fazer isso, aliás em se tratando de ideias pra escrita 2016 foi uma grande bosta, parece que do fim do ano pra cá que tem melhorado.
    Dai um dia eu estava procurando uns vídeos no YT e apareceu um nas sugestões, o clip de uma música que eu não tinha visto, mesmo eu já conhecendo a música há alguns anos, o sammie vive fazendo bule por conta da banda...
    Eu vi o clip e tive uma ideia, ela era bem diferente do que o conto acabou se tornando. O importante é que eu o escrevi em menos de 2 horas, não lembro mais o tempo exato que gastei... Só sei que o sammie fica possesso todas as vezes que comento isso:viraolho
    Escrevi apresentei o conto pra galera e deixei ele engavetado.
    Daí chegou a ecos 8, ao mesmo tempo em que se aproximava o mês de novembro, mês do nanowrimo, eu queria participar do nano, mas sabia que além de não ter tempo, eu não conseguiria ter uma ideia pra ecos 8, pela escassez que foi 2016 neste campo.
    Revisei o conto e mandei pra mostra, e é isso que temos hoje na ecos 8 meninas e meninos.:kfeliz
     
    Snaggletooth e Agito curtiram isto.
  9. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Li Arte do Daniel Cerato:

    Gostei do conto bem curto, mas acho que foi na medida certa pra ele. O autor segue com sua história escondendo o que de fato o protagonista esta fazendo, podemos pensar em uma porção de coisas antes de termos a revelação final.
    Notei um trecho em que a obsessão do cara fica muito clara, quando ele comenta que caso ele arranhe a pele do sujeito ou faça um corte o seu trabalho, sua arte estaria perdida.
    Não tive paciencia de acompanhar a série Dexter, meio que vi um pedaço de um episódio, mas no meu achismo acho que tem um pouco da pegada da série, o cara se esconde em um disfarce para atender a sua obcessão.
    Ótimo conto.
     
    San Fierro aprova isto.
  10. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Li A matança do Porco
    @San Fierro e @JoeFather mesmo depois de nossas leituras, deixamos passar dois erros neste conto, um de sob/sobre e outro havia/haviam.
    Mas de boa, acho que nessa mostra inteira deve ser o primeiro ou segundo caso.

    Esse é o segundo conto que achei comparável aos contos do @Ronin Ogun
    Uma história rápida com coisas do dia a dia, não exatamente o nosso dia a dia, vou comentar depois sobre isso, mas com comparações muito boas e profundas.
    O autor trata com cuidado de toda a matança do animal, da questão do crescimento e amadurecimento dos meninos que estão se tornando homens, como o sammie comentou, para no final fazer a comparação do valor de uma vida humana...

    Sobre a questão do dia a dia, talvez a maioria de vocês não vá pegar o que vou comentar por não ter tido a vivência que eu tive. Minha mãe e minha avó viveram em fazenda por muitos anos de suas vidas, mesmo o meu pai que nasceu e cresceu em cidade, o fez no interior do Brazilzão. Então há coisas que podem ser comparadas, quando me refiro a essas vivências tenham em mente o período de tempo entre os anos 30 e os 70. Nascimento dos meus avós, nascimento e crescimento dos meus pais.
    Muitos de vocês tem gerações de familiares nascendo e crescendo em cidades, talvez por isso este conto e do capim braquiara conversem diferente comigo.
    O que eu quero dizer com isso, essa questão de criação de animais, de matá-los para a alimentação da família, dos cortes e preparo das carnes e por aí vai, é algo que vira e mexe eu escuto na minha casa no meu dia a dia, meio que a parte da morte do porco é familiar pra mim, mesmo eu nunca tendo presenciado a cena.
    Minha mãe dizia que era o meu avô que matava os porcos que eles criavam enquanto viveram em fazenda. Minha mãe viveu em fazenda até o início da adolescência. Vi que muitos detalhes da matança batem com o que sempre ouvi, outros nem tanto, como por exemplo o golpe para matar o animal, segundo minha mãe, meu avô tinha um punhal longo que enviava baixo da pata dianteira do porco diretamente no coração, o animal morria rapidamente. Como os porcos tem pelos grossos, minhã mãe conta que pegavam palha seca de alguma palmeira queimavam e passavam no porco, "sapecavam" o animal para queimar os pelos. Depois disso o abriam e faziam os cortes, se fosse um capado de banha já separavam a gordura e diziam que dava tantas latas, se fosse um capado pra carne, dava pouca banha e eles preparavam os cortes, muitas vezes fritavam a carne a própria banha e faziam carne de lata, que já comeu sabe como é...
    Era um outro tempo, uma forma diferente de se viver...
     
    Guastinha, San Fierro e JoeFather aprovam isto.
  11. San Fierro

    San Fierro Bam-bam-bam

    Afiliado:
    3 Fevereiro 2005
    Mensagens:
    2,732
    Curtir recebidos:
    1,932
    Pontos de Troféu:
    244
    Li A Oração do Ceifador, do @Biruts

    Como nunca terminei chrono trigger, não entendi quase nenhuma das referências... Conheço os personagens e tal, mas na época em que joguei isso meu inglês não era bom o suficiente para entender a história.

    O conto é muito bem escrito e tem muita emoção no relato do narrador. Dá pra sentir o ódio na escrita do personagem. Lendo pela segunda vez, eu consegui captar alguns detalhes do plot, mas o conto não funciona muito bem como um material separado do jogo. Talvez a história do game seja muito complexa, pq fiquei perdido no meio daquelas citações sobre o assassinato de um Deus, do pai e de um amigo, que nem sei quem são, hehe... O conto ficaria muito melhor (para quem não conhece o jogo, pelo menos) se você conseguisse inserir explicações bem vagas sobre os fatos narrados, como você faz naquele parágrafo que começa com "Durante anos, anos e anos", em que você fala sobre o passado do narrador e mostra algumas de suas motivações.

    Não posso falar mais do que isso pq não conseguiria justificar nenhuma das minhas opiniões. É um bom conto, mas deve agradar muito mais os fãs do jogo... Pelo menos me deu vontade de jogar de novo :klingua

    Parabéns!

    @fsaraujo , esse conto é cheio de trechinhos da hora. Alguns:
    "Aqui, do alto do castelo, tudo igual. Morena lua, sem estrelas. No fim, só sobrará um estranho de capa. E o mundo cheio de cretinos continuará igual."

    "Matarei-o, com minhas próprias mãos. Após isso, ceifarei a vida de seus amigos, tudo o que seria de mais valioso para ele. Sim! A minha vingança! Percebo minha nova valia, meu novo objetivo! Serei o câncer daquele que roubou minha vingança."

    "Engraçado como sinto ele cada vez mais perto. Até me dá uma certa vontade de ser derrotado por ele, acabar com essa vida sem vida. Um gran finale! A besta, tornada herói, à frente de seu outrora algoz; eu, o arrogante menino ranhento, filho de rainha, feito monstro pelos homens e pela magia de Deus! Ora, muito hilário. É realmente muito engraçado. Irônico! Gargalharei. Um brinde à seleção natural..."

    "Sentisse minhas artes mágicas antes, queres sentir minha foice agora? Já não te basta ter matado o Criador da magia? Por que essa necessidade de vingança? Não te basta ter salvo o mundo? Ah! Passos! Vens vindo! Sim, há tempo para uma última oração. Uma cantiga de ninar para sua ida ao túmulo. Onde darás boas-vindas ao seu morto amigo."



    Claro, pode usar! E obrigado pelos elogios!

    Temos que fazer mais um daqueles desafios da escrita semanal, saiu muita ideia boa de lá...
     
    fsaraujo, JoeFather e Biruts aprovam isto.
  12. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
  13. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    @Biruts @San Fierro @Agito @JUGULADOR @Guastinha @JoeFather
    espalhem a notícia.
    Sexta feira, haverá o lançamento de mais um conto. Vai ser o conto dos biruts, não estou chamando vocês por conta disso... :p
    Novamente a versão definitiva do conto dele é no wp. Leiam o conto dele por lá, vai valer muito a pena, com o que eu fiz ficou altamente épico.
    Até sexta senhores.

    Ps: se o conto não for lançado a culpa é do sammie.:ksafado
     
    Guastinha e San Fierro curtiram isto.
  14. San Fierro

    San Fierro Bam-bam-bam

    Afiliado:
    3 Fevereiro 2005
    Mensagens:
    2,732
    Curtir recebidos:
    1,932
    Pontos de Troféu:
    244
    Conto do @Biruts lançado! A Oração do Ceifador...

    https://www.wattpad.com/341702510-ecos-8-a-oração-do-ceifador

    Vejam o bom trabalho do Fabiano, que além de formatar o texto, ainda inseriu no corpo do texto vídeos para transportar o leitor para o universo do jogo... Muito bom!

    [​IMG]

    Não deu pra fazer uma arte personalizada, foi uma correria dos infernos essa semana =(...
     
    Biruts e fsaraujo curtiram isto.
  15. Guastinha

    Guastinha Bam-bam-bam

    Afiliado:
    27 Janeiro 2006
    Mensagens:
    16,934
    Curtir recebidos:
    8,075
    Pontos de Troféu:
    489
    Valeu Fabiano, por ter lido e comentado o meu texto.
    Aproveito para agradecer também pelo incentivo, pelas dicas, seu interesse e disponibilidade em ajudar.

    Que bom que gostou. A proposta era essa mesma, escrever um texto divertido, engraçado não somente nas situações mas nas próprias palavras que compõe o texto. Já passando para o leitor todo o clima de descontração. Que bom que consegui atingir esse sentimento em você.

    Gosto de escrever dentro de temas, me sinto mais motivado e direcionado e escrever uma comédia era um grande desafio para mim. Como já disse em outros comentários, eu levo jeito, mas tem que ser algo espontâneo, se eu forçar a barra fico extremamente sem graça. ( pelo menos eu acho). Aqui, pelos comentários que tive, consegui me sair bem.

    Ainda não tenho ideia nenhuma para um próximo conto, mas quem sabe isso não venha do nada. A maioria dos textos que escrevi as historias surgiram na minha cabeça, de repente.


    Valeu pela divulgação no Wattpad e pela imagem!
     
    fsaraujo e San Fierro curtiram isto.
  16. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Já tem um tempo que antes de eu escrever alguma coisa, eu busco temas de filmes e jogos, tem dias que eu gosto de ouvir edith piaf emNon, Je Ne Regrette Rien. Tem dias que eu tô afim de ouvir o tema de O clã das adagas voadoras, tem dias que tô afim de chrono trigger, da primeira vez que ouvi o trabalho dos caras desse canal, eu já sabia qual era o conto do biruts, daí como já tinhamos feito isso antes, achei que seria legal repetir, e não é que ficou legal mesmo?:kluv
    E bom trabalho sammie:kpisca

    @Biruts
    O seu conto ficou absurdamente épico com essa trilha sonora, depois leio e opino com calma.:kjoinha
    Agora mesmo estou ouvindo as faixas, gostei muito do trabalho dos caras daquele canal. Todas ficaram demais, mas o tema do Frogg...:kgozo
    @JUGULADOR depois comente o que achou do trabalho dos caras.:kjoinha
     
    San Fierro aprova isto.
  17. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Por nada guasta, nós temos que ir no caminho em que acreditamos que poderemos fazer mais:kjoinha, talvez esse seja o seu, eu cada vez estou me vendo mais no caminho da FC, mas vira e mexe eu sinto vontade de escrever fantasia, espero que o @Marcos Melo não veja isso...:klingua
     
    San Fierro e Guastinha curtiram isto.
  18. JUGULADOR

    JUGULADOR Mil pontos, LOL!

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    49,776
    Curtir recebidos:
    34,075
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Achei umas bostas.

    Zuas... nem li e nem lerei.

    Zuas... entrei de férias essa semana, to colocando as leitura em dia... começando pelas coisas boas e deixando a bosta de Ecos pro final:kdiabo
     
  19. JoeFather

    JoeFather Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Março 2002
    Mensagens:
    1,286
    Curtir recebidos:
    1,030
    Pontos de Troféu:
    254
      • Fala galera, Bom dia. Aproveito pra desejar as melhores festas aí para todos vocês, para todos seus familiares, que o fim de ano seja Fantástico. Abraços para todos, curtam bastante, bebam pouco, abracem bastante as pessoas que são importantes, que em 2017 com a graça do bom Deus, será o melhor ano de todos.
     
    Agito, Ronin Ogun, fsaraujo e 2 outros curtiram isto.
  20. Biruts

    Biruts Supra-sumo

    Afiliado:
    26 Março 2009
    Mensagens:
    2,449
    Curtir recebidos:
    763
    Pontos de Troféu:
    199
    Rapaziada feliz natal pra todo mundo aí!
     
  21. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Guastinha, San Fierro e Agito aprovam isto.
  22. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    San Fierro e Agito curtiram isto.
  23. Agito

    Agito Bam-bam-bam

    Afiliado:
    19 Novembro 2014
    Mensagens:
    3,680
    Curtir recebidos:
    14,008
    Pontos de Troféu:
    303
    fsaraujo e San Fierro curtiram isto.
  24. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Tá vendo @San Fierro como o agito gostou. kkkk
     
    Agito aprova isto.
  25. Agito

    Agito Bam-bam-bam

    Afiliado:
    19 Novembro 2014
    Mensagens:
    3,680
    Curtir recebidos:
    14,008
    Pontos de Troféu:
    303
    Pode postar o conto na minha conta do Watt Pad?
     
  26. fsaraujo

    fsaraujo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    4 Julho 2010
    Mensagens:
    2,030
    Curtir recebidos:
    1,696
    Pontos de Troféu:
    209
    Não postou ainda?
    :ksafado

    Um dia depois do lançamento do conto no perfil da ecos vc já pode fazer a postagem na sua própria conta.:kjoinha
    Temos que ir acostumando com isso, pois vai que até o final do ano a ecos tenha alguns milhares de seguidores, com isso ela tem que ter exclusividade de pelo menos um dia.:viraolho
     
    Agito aprova isto.
  27. Agito

    Agito Bam-bam-bam

    Afiliado:
    19 Novembro 2014
    Mensagens:
    3,680
    Curtir recebidos:
    14,008
    Pontos de Troféu:
    303
    Aproveitando, cadê os reviews fuderosos do meu conto? :ksafado
     
    fsaraujo aprova isto.
  28. JoeFather

    JoeFather Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Março 2002
    Mensagens:
    1,286
    Curtir recebidos:
    1,030
    Pontos de Troféu:
    254
    Camaradas como vão!
    Sobrou um tempo na frente do PC, então cá estou eu!
    Esqueci de perguntar para o @fsaraujo, @San Fierro e @JUGULADOR se veio gente "nova" (de fora da OS) para esta edição.
    Meus caros, @Ronin Ogun escreveu uma história mágica e que nos transporta (ao menos a mim, que sou transportado facilmente pela minha mente sonhadora) para aqueles tempos de colégio, onde tudo era novidade e (verdadeiramente) tudo podia acontecer...
    Adorei a dinâmica da narrativa utilizada, numa escrita que não cansa e diverte a todo momento, já desde o primeiro parágrafo:
    "Além do físico pouco avantajado, foi a aposentadoria precoce no mundo das brigas escolares que me permitiu presenciar com bons olhos e todos os dentes a luta das classes do Antônio Fernandes Gonçalves, o AFG (o famigerado colégio do aluno fedendo à gambá)."
    Vi muitos colegas escolares assim, muitas vezes descompromissados com o ensino, mas totalmente engrenados na aventura de farrear na escola. Eu sempre segui outra linha, meu receio não era briga de escola, minha mãe tinha a mão pesada e a seriedade inabalável, vivia para os livros, sonhos de olhos abertos, então para mim era mais fácil observar. Lógico que ganhei alguns hematomas pelo árduo caminho do estudo, mas foi sempre na tentativa de evitar conflitos e ficar na minha.
    "Sua estratégia era muito simples: propagar boatos e falácias que serviam como estopim para as pelejas entre os machinhos que mal sabiam limpar a bunda, mas já se sentiam extremamente briosos pelos primeiros pelos púbicos."
    Esse esquema do Quebinho sempre foi infalível, quando se queria atiçar uma encrenca. Conheci na vida também muitos outros "grandinhos" em empresas que se utilizavam deste artifício para propagar entraves, creio que ainda estão empenhados nisso até a data de hoje.
    "O duelo tinha previsão de três minutos. De um lado, o invicto Jé Buscapé, pesando uns 50 quilos de pura energia, representante do estilo das ruas da Vila Bela. Era como um ronin, um samurai sem mestre. Do outro, Régis, com uma envergadura pouco superior à do adversário."
    Aqui fica evidenciado que o autor do texto, nosso amigo @Ronin Ogun, chegou a participar de algumas pelejas ou ao menos teve o desejo... :viraolho
    "Com o gelo quebrado, Jé abriu-me o sorriso exibindo apenas alguns dentes. Raciocinei que, no bailinho da vida, ele parecia levar um baile daqueles. Pobre diabo."
    Quando li esta cena, me veio à mente diversas passagens de filmes onde aquele personagem "bunitão" reaparece mais feio que "briga com a mãe por causa de mistura!" :klol
    "Aqueles olhos cheios de confiança espelhavam apenas a decepção, a tristeza típica dos fantasmas que parecem ter saudades de uma vida que não volta mais. Apesar de todos os pesares, éramos felizes com o muito pouco que o Fernandão nos proporcionava."
    Cara, de tudo que a gente viveu no colégio, sejam decepções, incertezas, o que for, o que mais nos resta é a saudade, aquele desejo incontrolável de que alguém invente logo uma máquina do tempo para podermos retornar e repetir, sem sombra de dúvidas, cada cena novamente...
    No mais conto perfeito, excelente, de muito bom gosto, parabéns ao escritor!
    Abs.,
     
  29. JUGULADOR

    JUGULADOR Mil pontos, LOL!

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    49,776
    Curtir recebidos:
    34,075
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Comecei hoje a ler... indo pela ordem e só os dos bros do forum (pq os outros nem adianta):

    A Luta de Classes - @Ronin Ogun

    Está muito bem escrito e apesar de achar que faltou mais movimentação nas cenas (soou tudo como um tabloide ou comadre fofocando) o texto acabou me levando até certo ponto. Alias, algo que pessoalmente não gosto nos seus contos é que é tudo caricato demais e a narração sempre muito bem humorada (num estilo mais bozó... tipo novela da Globo ou programa do Adnet). Mesmo quando vc dá um final mais emocional como esse eu não consigo sentir empatia, pois parece um bro tentando contar uma piada, não um relato de algo realmente emocionante.

    Eu gostaria muito de ver vc escrevendo uma história mais sóbria e pretensiosa. Não que vc tenha que abrir mão do humor, mas acho que vc consegue ter uma visão bem peculiar (no bom sentido) das coisas e observar/pensar em aspectos mais mundanos (tb no bom sentido), que dão muita vida a seus textos... mas ai o tom deles e total falta de ação (não que vc precise escrever umas sequencias de luta mais elaborada, tiroteio e essas coisas... maaaaassssss, seria bom um melhor sentimento de movimentação, não apenas de fatos, impressões, opiniões e tiradinhas). Mas a total falta de pretensão é o que mata seus textos pra mim. Se você fosse um cara sem futuro nesse negócio de escrita eu nem criticaria essas coisas... mas eu gostaria de ver como você se sai fazendo uma história mais elaborada e séria... acho que seria do caralho. Talvez o formato de contos não ajude, mas já vi muita história na Ecos que consegue ter essa pretensão e cumprir suas aspirações... enfim, no seu caso vale a pena arriscar.
     
  30. JUGULADOR

    JUGULADOR Mil pontos, LOL!

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    49,776
    Curtir recebidos:
    34,075
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Sim... todos que coloquei na lista dos primeiros posts que estão sem nick do forum são caras de fora.
     
    fsaraujo e JoeFather curtiram isto.
  31. Ronin Ogun

    Ronin Ogun Bam-bam-bam

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    7,420
    Curtir recebidos:
    4,019
    Pontos de Troféu:
    464
    Jugulinha, o livro novo tá cheio de histórias assim. Como o projeto tem fotografia, pude abusar de personagens mais sérios. Escrevi suspense, escrevi sobre melancolia e também escrevi de forma menos cômica. Também acabei de vez com os textos pessoais, bitch. Espero que goste e apareça no lançamento para eu te dar aquela encoxada marota.
     
  32. JUGULADOR

    JUGULADOR Mil pontos, LOL!

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    49,776
    Curtir recebidos:
    34,075
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Só chamar, drag. Dessa vez vamos ver se organizamos melhor o pessoal da OS pra chegarmos mais juntos e podermos fazer uma hora lá, já que vc não da atenção alguma:kdiabo:kkiss
     
    JoeFather aprova isto.
  33. JUGULADOR

    JUGULADOR Mil pontos, LOL!

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    49,776
    Curtir recebidos:
    34,075
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Mais três lidos:

    Galinha - @San Fierro

    Só reiterando o que já te disse antes, na leitura beta: Cara, vc precisa fazer personagens mais felizes, gente mais de bem com a vida, mais encaixados nos padrões sociais burgueses... e ai sim pode descarregar toda miséria do mundo em cima deles... mesmo assim seria muito foda vc contrastar essas desgraceiras todas com (de preferência bem diluídas dentro de) coisas mais bonitas.

    Assim... se vc coloca um monte de desgraça num ambiente desgraçado a gente começa a idealizar esse chorume todo como sendo o padrão... ai nada impressiona. Mas basta um pouquinho de caos dentro de um mundo de comercial de margarina pra chocar as pessoas. Nem questão de tocar seus valores e sim de contraste mesmo. Quando sai no Datena que policiais e traficantes trocaram tiros dentro de uma favela quase ninguém se choca... mas mostra um menino "de bem" roubado (e hospitalizado... precisa nem matar) num bairro chique pra causar uma puta comoção nas pessoas (até pobre de favela se sente sensibilizado por isso). É a porra do contraste misturado com as expectativas... coisa feia a gente espera acontecer em lugar feio... assim como o inverso também funciona... pega o Central do Brasil como exemplo, é algumas pequenas coisas bonitas acontecendo no meio de "gente feita" num lugar deteriorado... comoveu o mundo inteiro.

    Mas no seu caso acho mais válido tentar por serpentes no paraíso que luz nas trevas, pois é o que se distanciará mais do que está fazendo. De qualquer jeito, pare de colocar tanta desgraça junta... seus contos chegaram no ponto que meu lado ruim começa a se divertir (no melhor sentido) e eu leio eles dando risada com as coisas que imagino em cima do que vc escreve... e nem uso drogas pra ler seus textos:klolz

    O Fotógrafo - @fsaraujo

    Achei esse conto uma boa evolução de seu trabalho. A história é bonita. Achei o final meio apelativo... não o final em si, mas vc encheu de elementos que tentavam dizer a mesma coisa... poderia ser mais sutil e deixar pro leitor o trabalho de entender. Alias, isso é outro problema dos seus contos... vc telegrafa demais e tb explica muito. Esse conto eu acho que vc resolveria em menos texto. Não precisava criar tanto clima pra passar a situação da Emília, que achei uma personagem totalmente desinteressante pelo tão chatinha que ela é... a mulher é um adorno... muito desinteressante para uma protagonista.

    Então acho que tenho uma boa ideia para tornar seus textos mais legais (considerando toda a notável evolução que vc está tendo): Pense no texto de maneira mais linear. Pense em alguém interessante, por algum motivo, a ponto de merecer que vc fale a respeito. Vc não fica falando sobre o mendigo, a não ser por desdem, mas fala bem do bro esforçado que virou médico, do carismático que é músico famoso, do honrado que escolheu dar aula na periferia ao invés de ir para um colégio particular... enfim... pessoas interessantes. E essas pessoas fazem também coisas interessantes, como um puta show pra onde todo mundo foi, um mochilão pela Ásia, uma grande ajuda que deram a alguém... enfim... novamente... coisas interessantes. E tente juntar essas duas coisas em seus textos... e faça isso construindo uma história central interessante.

    Geralmente vc não consegue, mas nesse conto sua história central é interessante pra caralho, por trocentos motivos. Vc conseguiu pegar algo universal, jogar uma boa carga de "fantástico" e isso acabou tocando e ajudando muito na qualidade geral. Mas ai o que que fode? Que gastou isso para falar de uma mulher desinteressante. A filha da puta é uma inerte que só prestou pra parir filho pra um cara quase tão desinteressante quanto (pq ele pelo menos não era inerte... e ainda aguentava voltar pra casa e encontrar essa samambaia fazendo nada que seja digno de nota... e vc tomou nota e me fez gastar tempo lendo sobre ela... valeu, bicha!) e ficar o dia inteiro pintando quadros totalmente desinteressantes sobre algo igualmente bucólico e irrelevante que a maldita passou o dia inteiro fazendo.

    A única coisa interessante que vc poderia ter feito com ela é contado uma história de amor com aquele romancezinho que teve antes do casório... talvez ali mostrasse um lado dela que convencesse a gente de que ela ao menos era fodedeira, fogosa, pilantrona ou algo que o valha um conto.

    Como texto vc mandou bem. Tem uns muitos trechos que poderiam ser melhor escritos (pq já te vi escrevendo melhor), mas no geral é uma bela evolução e está bem decente nesse quesito. O que matou mesmo foram seus personagens totalmente desinteressantes... não na forma como os trabalhou no texto e sim como os concebeu. Levantou um estádio padrão FIFA pra times da terceirona de Roraima jogarem nele.

    EDIT: Quase esqueço de falar: Para com essas porra de plot-twist. Se vc pensar em pessoas interessantes fazendo coisas interessantes não precisará surpreender o leitor com guinadas na história, só de o conduzir ao adequado desfecho (que obviamente não precisa ser previsível... mas não precisa torcer a história pra ele acontecer). Cultive a ideia. E, sim, o plot-twist que usou foi bem suave... provavelmente ele seria do caralho se a personagem fosse interessante e, com isso, a narrativa fosse mais imersiva.

    EDIT 2: Ela perguntou, "no Céu tem janela... e" PUTA QUE PARIU, VC É O DIDI MOCÓ, CARALHO!?!?!?!?!

    A Festa - @Guastinha

    E aqui, crianças, temos o ponto mais alto dessa Ecos. Não preciso nem ler os outros contos pra saber que nada superará esse. O conto é tão bom que minha voz de leitor (aquela que fica na minha cabeça lendo o texto) começou normal e com o passar foi primeiro ficando alcoolizada pra, depois, se desfazer em agonia naquele banheiro.

    Quem nunca? Cada parágrafo que li fui lembrando de trocentos bafões pelos quais passei. Nunca nada tão escatológico, mas não menos embaraçosos. E, não, não os transformarei em conto.

    E aprendam a ouvir suas mulheres quando elas disserem para vcs não pagarem mico.

    PS: Eu sei que ça poha é baseada em fatos reais (pq vc mesmo me contou).
     
    Last edited: 28 Dezembro 2016
  34. Agito

    Agito Bam-bam-bam

    Afiliado:
    19 Novembro 2014
    Mensagens:
    3,680
    Curtir recebidos:
    14,008
    Pontos de Troféu:
    303
    Eu sabia :lolwtf
     
    San Fierro e JUGULADOR curtiram isto.
  35. JUGULADOR

    JUGULADOR Mil pontos, LOL!

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    49,776
    Curtir recebidos:
    34,075
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Eu imaginei quando comecei a ler a versão "beta" (que tava bem finalizada, acho)... ai ele confirmou depois.
     
    Agito aprova isto.

Compartilhe essa página