O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.896
Reações
63.096
Pontos
1.253
Está por fora, pois o @Papangu criou o CRT Royale 1080p, fico tão bom quanto a versão 4K. Só uso ela agora.

KgJKcco.png


Visualizar anexo 376327
Baixarei mais tarde, tenho que atualizar os shaders aqui.
Esse aí da pra aplicar curvatura?
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.101
Pontos
1.054
Isso me deu uma ideia de que eu tenho que criar um tópico sobre como emular corretamente os gráficos do Mega Drive (não existe um único jeito correto).

Nem o próprio console tem um jeito correto, já que cada modelo (até os q ainda usam o hardware oficial) tem até um jeito diferente de mostrar o dithering. Só comparar a imagem do Mega Drive 3 de 93/94/95/96 com do Mega Drive 3 de 97/98/99/00 (último lançado) e veja a magia. :klol
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Nem o próprio console tem um jeito correto, já que cada modelo (até os q ainda usam o hardware oficial) tem até um jeito diferente de mostrar o dithering. Só comparar a imagem do Mega Drive 3 de 93/94/95/96 com do Mega Drive 3 de 97/98/99/00 (último lançado) e veja a magia. :klol
Justamente por isso que falei que não tinha um jeito correto. Por exemplo, o efeito Rainbow (Arco-Íris) que muitos seguistas (americanos) lembram de ver na cachoeira do Sonic, só acontecia mais no Genesis Model 1 rodando em NTSC, ou seja, só os americanos viram isso de fato. Eu mesmo tive um mega e nunca tinha visto esse arco-íris, mas meu Mega Drive era PAL-M. Os europeus também não viram, eles também tinha sistema PAL.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.738
Pontos
283
Isso me deu uma ideia de que eu tenho que criar um tópico sobre como emular corretamente os gráficos do Mega Drive (não existe um único jeito correto).

Eu já testei uns que criam o efeito de transparência, inclusive os que vc postou. Mas eu acho muito embaçado, acabo preferindo a nitidez do Royale, apesar de perder o efeito de transparência via dithering.

Castlevania - Bloodlines (USA)-240131-215010.png

Mas é 8 ou 80, visto que em outras cenas, a transparência sai correta:

Castlevania - Bloodlines (USA)-240131-215143.png
 


Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.738
Pontos
283
Mas "quebra" o galho? Faz a cachoeira do Sonic parecer cachoeira mesmo, por exemplo?

Sim quebra o galho. A cachoeira não fica 100% precisa, como mencionaram acima, o mega é meio complicado de lidar, então dá para deixar algo parecido, sem ajustes finos.

Mas já tiram o efeito pixelizado da imagem. Peguei uns exemplos aleatórios na internet, já que não estou no meu PC de jogos.

CRT Easymode

fqayr5d7qhha1.png


CRT-Pi

cdec4762-035f-41e4-810d-d64f09cd0ae0.jpg
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Você acha isso aqui embaçado?

01-Sonic-The-Hedgehog-2-World-Rev-A-240207-182620.png



Aproveito para dizer que atualizei vários shaders no repositório oficinal do Retroarch: https://github.com/libretro/slang-shaders/tree/master/crt

Fiz uma grande mudança lá. Tem novos presets que servem para o Mega Drive: crt-hyllian-ntsc, crt-hyllian-ntsc-rainbow, crt-hyllian-sinc-composite. Também tem uns outros interessantes: crt-hyllian-rgb-trinitron e crt-hyllian-rgb-slotmask. O primeiro é simulando um Sony Wega, inclusive com a curvatura cilíndrica dela. O segundo é uma slotmak, representando as outras TVs com curvatuda bolha/esférica e máscara slot característica. Pra atualizar no Retroarch é só usar o Update Online dele.
 
Ultima Edição:

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.738
Pontos
283
Você acha isso aqui embaçado?

01-Sonic-The-Hedgehog-2-World-Rev-A-240207-182620.png



Aproveito para dizer que atualizei vários shaders no repositório oficinal do Retroarch: https://github.com/libretro/slang-shaders/tree/master/crt

Fiz uma grande mudança lá. Tem novos presets que servem para o Mega Drive: crt-hyllian-ntsc, crt-hyllian-ntsc-rainbow, crt-hyllian-sinc-composite. Também tem uns outros interessantes: crt-hyllian-rgb-trinitron e crt-hyllian-rgb-slotmask. O primeiro é simulando um Sony Wega, inclusive com a curvatura cilíndrica dela. O segundo é uma slotmak, representando as outras TVs com curvatuda bolha/esférica e máscara slot característica. Pra atualizar no Retroarch é só usar o Update Online dele.

Vou testar depois na TV. Aqui no monitor parece muito boa a imagem.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Vou testar depois na TV. Aqui no monitor parece muito boa a imagem.
Qual é a sua TV. Tem que ver qual o esquema de subpixels dela. Pode ser que ela seja BGR em vez de RGB. Nos shaders eu coloquei uma opção nos parâmetros que está setada para RGB (maioria dos monitores LCD). Mas as TVs LCD geralmente são BGR e, por isso, o parâmatro deve ser alterado para BGR.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Gosto da união dos dois mundos, os efeitos gerados pelo cabo rf e composto e a nítidez dos 240p RGB.


Alien-Soldier-Japan-Region-Un-locked-Copia-GG-240205-153035.png

Não deixa de ser uma boa opção. Eu já pensei exatamente assim, até quando fazia o sgenpt-mix. Tentava a todo custo manter a nitidez inicial. Mas como todo algoritmo, tem falhas. Nessa imagem acima eu já vejo diversos Stray Pixels que escaparam do algoritmo. Isso causa uma inconsistência na imagem como um todo, onde umas partes estão bem suaves e outras mudam radicalmente para super nítido. Claro, não é algo que incomode todo mundo, mas a imagem é um pouco inconsistente quando se compara aos algoritmos que "pintam" a imagem completa como um todo, mantendo uma suavidade mais uniforme.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.738
Pontos
283
Qual é a sua TV. Tem que ver qual o esquema de subpixels dela. Pode ser que ela seja BGR em vez de RGB. Nos shaders eu coloquei uma opção nos parâmetros que está setada para RGB (maioria dos monitores LCD). Mas as TVs LCD geralmente são BGR e, por isso, o parâmatro deve ser alterado para BGR.

É uma LED da Samsung UN40D5000, antiguinha já.

Fiz uns testes rápidos aqui, o preset usado ainda é o de 30-01:

Sonic the Hedgehog na cachoeira:

crt-royale-smooth
X4bHAp2.png


crt-hyllian-composite-rainbow-effect
c0I9Zbw.png


crt-hyllian-composite-sharp-rainbow-effect
Zbjkmym.png

Bare Knuckle 2, no bar, com o efeito de luz:

crt-hyllian-composite-sharp.slangp
QhPZH6e.png


crt-hyllian-composite
m5Ak00f.png


crt-guest-advanced-composite
4gobvrP.png


crt-retro-crisis-megadrive
p72dXwb.png

Varia demais para jogos. No Sonic, eu não gostei dos modos composite, mas no Bare Knuckle 2 eu gostei. Vou definir por biblioteca.

Estou limpando a biblioteca do mega drive, faltam só 30 jogos :klol
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Esse Sonic com Rainbow Effect é justamente o que acontecia no Genesis Model 1 americano rodando em NTSC. E isso era um bug. Saída composta mal feita da primeira geração do Mega americano. Depois eles consertaram no Model 2 e a melhor saída ficou com o Model 3. As versões PAL não tinham isso. Confesso que acho bonito o Arco-Íris no Sonic, mas é só essa parte que os americanos ficam idolatrando. No resto do jogo o efeito é mais deletério que qualquer coisa. Eu prefiro o composto puro, sem rainbow.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.896
Reações
63.096
Pontos
1.253
Não deixa de ser uma boa opção. Eu já pensei exatamente assim, até quando fazia o sgenpt-mix. Tentava a todo custo manter a nitidez inicial. Mas como todo algoritmo, tem falhas. Nessa imagem acima eu já vejo diversos Stray Pixels que escaparam do algoritmo. Isso causa uma inconsistência na imagem como um todo, onde umas partes estão bem suaves e outras mudam radicalmente para super nítido. Claro, não é algo que incomode todo mundo, mas a imagem é um pouco inconsistente quando se compara aos algoritmos que "pintam" a imagem completa como um todo, mantendo uma suavidade mais uniforme.
Papangu, duas perguntas :
1 - Qual é esse CRT Royale específico pra 1080p?
2 - É possível usar em conjunto com os Mega Bezel shaders?
Acho top os seus filtros, contudo gostaria de usar aquela borda dos Mega Bezel pois achei imersiva demais.
Ou se já tiver algum preset do Mega Bezel com um de seus shaders, já ajudaria.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.208
Reações
2.208
Pontos
964
Papangu, duas perguntas :
1 - Qual é esse CRT Royale específico pra 1080p?
2 - É possível usar em conjunto com os Mega Bezel shaders?
Acho top os seus filtros, contudo gostaria de usar aquela borda dos Mega Bezel pois achei imersiva demais.
Ou se já tiver algum preset do Mega Bezel com um de seus shaders, já ajudaria.
Os presets modificados do crt-royale tem os links nos últimos posts lá do meu tópico aqui na OS. Procure o hspack.

Nenhum funciona no MegaBezel. O cara que monta o MegaBezel escolhe os shaders e monta os presets dele. Tem uns shaders meus lá, mas são os super-xbr. Ele usa os crt-guest-advance e outros lá.
 

Gamer_3007

Novato
Mensagens
7
Reações
9
Pontos
13
No discord surgiu um papo que o projeto está no mesmo pé que o Final Fight, estão tentando liberação da licença pela SNK.
Se for isso aí o cara podia pelo menos surgir nas redes sociais e dizer. Maluco sumiu já faz dois meses e não deu nenhuma explicação do motivo. Poderia ter dito que era sobre isso de liberação ou explicar realmente o que aconteceu. Palhaçada ter sumido do nada.
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
Mas o jogo não ai ter uma versão Lite primeiro? Com menos personagens, só se com a licença só vai sair quando estiver completo.
Pelo que entendi é justamente a versão lite, parece que tem que esperar aprovação.

Não sei se a Tec Toy ou outra empresa entrou na jogada pra conseguir a licença e lançar como mídia física, mera especulação.

E o Rheo não pode falar nada sobre o assunto...
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.652
Pontos
453
Pelo que entendi é justamente a versão lite, parece que tem que esperar aprovação.

Não sei se a Tec Toy ou outra empresa entrou na jogada pra conseguir a licença e lançar como mídia física, mera especulação.

E o Rheo não pode falar nada sobre o assunto...
Uma das coisas positivas disso seria que teriam que ser um pouco mais fiéis ao jogo original. Mauro do FF comentou isso para o jogo dele. Então talvez não vão mais colocar cenários de outros jogos, Sonic, personagens, bandeira do Brasil e tantas outras coisas aleatórias nos cenários.

Mas sempre tem o risco... Tem projetos que algumas empresas abraçaram mas tem bem mais projetos cancelados depois que tentaram isso. Aquele MK1 em HD que estavam fazendo foi meio que um balde de água fria depois que contactaram a NR e tentaram comercializar. No primeiro momento aceitaram, contrataram pessoal pra refazer a engine e depois foi cancelado Anos de trabalho jogado fora e a única coisa que sobrou foi uma demo vazada.

Espero que dê tudo certo se for isso mesmo, o jogo estava ficando muito bom.
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
Uma das coisas positivas disso seria que teriam que ser um pouco mais fiéis ao jogo original. Mauro do FF comentou isso para o jogo dele. Então talvez não vão mais colocar cenários de outros jogos, Sonic, personagens, bandeira do Brasil e tantas outras coisas aleatórias nos cenários.

Mas sempre tem o risco... Tem projetos que algumas empresas abraçaram mas tem bem mais projetos cancelados depois que tentaram isso. Aquele MK1 em HD que estavam fazendo foi meio que um balde de água fria depois que contactaram a NR e tentaram comercializar. No primeiro momento aceitaram, contrataram pessoal pra refazer a engine e depois foi cancelado Anos de trabalho jogado fora e a única coisa que sobrou foi uma demo vazada.

Espero que dê tudo certo se for isso mesmo, o jogo estava ficando muito bom.
Sim, e o Rheo comentou que o lance de terceiros venderem cartuchos com o jogo pode acarretar em sérios problemas pra eles.

Se entrou alguém na jogada querendo licenciar, só nos resta esperar pra ver no que vai dar.
 

rheo

Veterano
Mensagens
166
Reações
710
Pontos
128
Sim, e o Rheo comentou que o lance de terceiros venderem cartuchos com o jogo pode acarretar em sérios problemas pra eles.

Se entrou alguém na jogada querendo licenciar, só nos resta esperar pra ver no que vai dar.
Eu não posso nem falar a respeito na verdade, infelizmente é ter um pouquinho de paciencia, tanto eu quanto a rapazeada da comunidade.
Nem tenho postado nada no twitter e nem no youtube, por esses 2 meses.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.248
Reações
104.760
Pontos
1.299
Eu não posso nem falar a respeito na verdade, infelizmente é ter um pouquinho de paciencia, tanto eu quanto a rapazeada da comunidade.
Nem tenho postado nada no twitter e nem no youtube, por esses 2 meses.

Por mim tranquilíssimo, eu acho que pelo trampo vocês merecem colher os méritos, mas que tem uma galera ansiosa para um kct :kaperto

Só queria que vocês soltassem mais alguma coisa do Marvel x Capcom :kvergonha
 
Ultima Edição:

rheo

Veterano
Mensagens
166
Reações
710
Pontos
128
Por mim tranquilíssimo, eu acho que pelo trampo vocês merecem colher os méritos, mas que tem uma galera ansiosa para um kct :kaperto

Só queria que vocês soltassem mais alguma coisa do Marvel x Capcom :kvergonha
to um tempão sem mexer nele, pra não dizer que não fiz nada, só trabalhei em 2 cenários.
Eu to trabalhando em um game que uma empresa tem os direitos dele, ela me pediu uma demo, e se ficar boa a demo, vai lançar oficialmente.

O game é de luta, e é um dos ultimos da vida do neogeo, lançado em 2002.

Meu foco tá todo aqui ultimamente.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.101
Pontos
1.054
to um tempão sem mexer nele, pra não dizer que não fiz nada, só trabalhei em 2 cenários.
Eu to trabalhando em um game que uma empresa tem os direitos dele, ela me pediu uma demo, e se ficar boa a demo, vai lançar oficialmente.

O game é de luta, e é um dos ultimos da vida do neogeo, lançado em 2002.

Meu foco tá todo aqui ultimamente.

Perai, tu tá trabalhando na versão dos consoles atuais que foi anunciado há num sei quanto tempo e não saiu ainda ou num port pro Mega?

Pq se for um port pro Mega, te dou um beijo. :kgay
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
658
Reações
958
Pontos
193
to um tempão sem mexer nele, pra não dizer que não fiz nada, só trabalhei em 2 cenários.
Eu to trabalhando em um game que uma empresa tem os direitos dele, ela me pediu uma demo, e se ficar boa a demo, vai lançar oficialmente.

O game é de luta, e é um dos ultimos da vida do neogeo, lançado em 2002.

Meu foco tá todo aqui ultimamente.
Chutaria Rage of Dragons, até porque a Dev, Evoga, é mexicana.
 

rheo

Veterano
Mensagens
166
Reações
710
Pontos
128
Chutaria Rage of Dragons, até porque a Dev, Evoga, é mexicana.
esta sendo desafiador.
Tem especial em duplas, onde seus 2 personagens batem ao mesmo tempo no oponente.
3 personagens na tela já seria um desafio por si só em uma mega drive, ainda tem a questão de só ter 4 paletas disponíveis.
Desafio é bem maior que o realbout tb nos cenários.
A evoga utilizou fotos reais digitalizadas paras algumas partes dos cenários, com mais de 500 cores em alguns casos.
portar pra uma paleta dedicada de 16 cores, e mais umas 6 da paleta do hud está sendo dificil.

Tenho 2 cenários prontos e 2 personagens, Cassandra e Abubo.
 
Topo Fundo