O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Erros de Português mais irritantes.

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
Lembrei aqui de um erro que me arrepia os pelos da bunda...

Quando carioca troca o S pelo X :coolface
outro dia tava vendo aquela cecília malan falando no jornal. a mulher foi falar "os riscos" e mandou um """"""""""o shishcoshs"""""""""""
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.981
Pontos
453
Eu me irritava muito com erros, até q comecei a usar a internet...
 


Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.440
Pontos
354
Mega Driver.

Sega-Mega-Drive-JP-Mk1-Console-Set.png


giphy.gif
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Lembrei de uma coisa que me irrita, eu não me importo com os erros de escrita mas os de interpretações são fodas, quantas vezes acompanhei discussões que ambos estavam discutindo sob a mesma perspectiva só que de formas diferentes e por isso não se entendiam, interpretação e um caso sério, inclusive eu já comentei que os 8 primeiros anos da escola deveriam ser dedicados somente a interpretação e tabuada, não é possível que ainda assim fosse tão sofrível. haha

E eu sei que o certo é boceta mas eu digo b*ceta, boceta parece coisa de gente lacradora.
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.584
Pontos
353
Odeio quando o cara escreve no futuro eventos no passado.
Ex. Em fez de escrever 'compraram' escreve 'comprarão'.
 

fusca0km

Bam-bam-bam
Mensagens
5.329
Reações
6.613
Pontos
389
Odeio quando o cara escreve no futuro eventos no passado.
Ex. Em fez de escrever 'compraram' escreve 'comprarão'.

Eu ia comentar justo isso. Pra mim esse é o pior ! :facepalm:kkk

E dá mais agonia ainda quando usam verbos que nem existem como "iram", "estaram" ou "vierão".
Que vontade de socar a pessoa quando faz isso. :klol
 

Vade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
980
Reações
2.482
Pontos
683
Um erro que realmente me irrita é quando usam "estar" quando na verdade querem dizer "está".

Tenho uma tia que tem essa mania. Ela digita, por exemplo:

"Você ESTAR linda amiga!"

Odeio isso!
Olar!
Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 

Musashi Miyamoto

Habitué da casa
Mensagens
191
Reações
189
Pontos
68
Quando no facebook vejo alguns erros que são clássicos, mas que me irritam.

Os clássico
- "Mais" no lugar de "Mas"

Agora estou notando usarem
"Des de" no lugar de "Desde"

Usam o "eim" ou "em" no lugar do "heim"

Deixem os que vcs já viram. Conforme eu for vendo vou adicionando.
Também me incomodo com estes e diversos outros erros ''absurdos''. Infelizmente, se deparar com essas atrocidades é uma situação muito corriqueira no dia à dia.
 

(_Shadow_)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.929
Reações
9.138
Pontos
1.074
Corrão, reflitão... Mas na internet relevo.

O que me irrita é quando eu falo na boa com uns colegas de trabalho, pra corrigir algo errado, e a pessoa fica put*. E olha que ainda falo reservadamente.
Se eu cometo um erro gramatical e alguém me corrige eu até agradeço, falo que não sabia e tals. Na maioria das vezes, quando você corrige alguém, te acham (achão, hue) o metido a esperto, rsrs. Por isso deixo quieto quase sempre.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
São muitos, inúmeros mesmo.

Mas vou apontar pessoas que trocam sinal de exclamação (!) por sinal de interrogação (?).

Aí a pessoa quer indicar na escrita uma ênfase emocional motivada por elogio, indignação, surpresa, etc... e vai lá e taca um monte de interrogação no final da frase. :facepalm:

Que absurdo?????

Como você tá linda?????

Queria muito entender como pessoas assim raciocinam. Onde que isso está exclamando algo se não apenas indagando? Não se alcança sequer uma afirmação. A diferenciação entre os dois sinais gráficos é uma das coisas mais básicas do alfabetizado. Aprendi na 1ª série e nunca mais esqueci de tão simples e lógico. A própria entonação e intenção presentes na fala indicam se a forma escrita usará (!) ou (?)

E também não venham com essa:

Que absurdo??!!!

Como você tá linda!!??!?

Porque no caso só estará fazendo uma pergunta mais enfática, com maior ênfase na entonação indagativa.

É como aquelas anunciantes de ofertas em lojas de varejo ou informantes de estações de Metrô [em geral do sexo feminino] que tentam fazer afirmações ou solicitações usando entonação vocálica de pergunta ou indagação:

"Senhores usuários, este trem está inoperante...??"

"Senhor proprietário do carro de placas xxxx, queira comparecer ao balcão de informações??"

O primeiro seria uma afirmação e o segundo uma solicitação, mas não sei que diabos têm que usar essa entonação tentando parecer polido ou sei lá, mas fica só forçado e clichê mesmo, além de incorreto.
 
Ultima Edição:

Don Corleone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.695
Reações
808
Pontos
234
Quando usam "sequer" de maneira errada, o que é cerca de 99% das vezes. Sequer significa "ao menos", que é outra expressão que também usam muito errado.

EDIT: Só pra deixar claro, na esperança de não mais ver essa b*sta de erro aqui no fórum :klolz
1) A pessoa não fez nem o mínimo que se esperava dela:
a) "Ela nem sequer retornou o contato."
b) "Ela nem ao menos retornou o contato."

2) A pessoa fez o mínimo, apesar de não ter cumprido as expectativas:
a) "Ela ao menos ligou para ele" (isso quer dizer que pelo menos ela ligou; não significa que ela não ligou).
 
Ultima Edição:

blackjew

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.916
Reações
7.350
Pontos
1.229
"Mais" no lugar de "mas" e "descente" no lugar de "decente" são os que mais me irritam.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.476
Reações
42.334
Pontos
1.074
Uma vez estava jogando vôlei no condomínio com umas amigas, só que a parede da quadra dava para um colégio particular, chamado CPMI, mais conhecido como colégio para menores infratores. No meio do jogo, vejo dois seres pulando o muro e dizendo: não cagoeta não, hein? A gente sabe quem tu são hein, nois vai voltar!

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
São muitos, inúmeros mesmo.

Mas vou apontar pessoas que trocam sinal de exclamação (!) por sinal de interrogação (?).

Aí a pessoa quer indicar na escrita uma ênfase emocional motivada por elogio, indignação, surpresa, etc... e vai lá e taca um monte de interrogação no final da frase. :facepalm:

Que absurdo?????

Como você tá linda?????

Queria muito entender como pessoas assim raciocinam. Onde que isso está exclamando algo se não apenas indagando? Não se alcança sequer uma afirmação. A diferenciação entre os dois sinais gráficos é uma das coisas mais básicas do alfabetizado. Aprendi na 1ª série e nunca mais esqueci de tão simples e lógico. A própria entonação e intenção presentes na fala indicam se a forma escrita usará (!) ou (?)

E também não venham com essa:

Que absurdo??!!!

Como você tá linda!!??!?

Porque no caso só estará fazendo uma pergunta mais enfática, com maior ênfase na entonação indagativa.

É como aquelas anunciantes de ofertas em lojas de varejo ou informantes de estações de Metrô [em geral do sexo feminino] que tentam fazer afirmações ou solicitações usando entonação vocálica de pergunta ou indagação:

"Senhores usuários, este trem está inoperante...??"

"Senhor proprietário do carro de placas xxxx, queira comparecer ao balcão de informações??"

O primeiro seria uma afirmação e o segundo uma solicitação, mas não sei que diabos têm que usar essa entonação tentando parecer polido ou sei lá, mas fica só forçado e clichê mesmo, além de incorreto.
Depois da ausência de virgulas, essa é a coisa que me deixa mais irritado.
Na verdade, qualquer erro que altere a semântica de um enunciado me deixa irritado.
 

barba_da_floresta

Bam-bam-bam
Mensagens
371
Reações
698
Pontos
278
Não que isso seja alguma coisa, mas vou me apresentar
Estou me formando em Letras, atualmente sou prof de francês mas também sou habilitado a dar aulas de português.

Esses erros meramente ortográficos, dos quais vocês ficam "irritadinhos", não dizem sobre as pessoas. Elas não são burras, ignorantes ou "não sabem falar português". O que seria falar português? Se vocês estão entendendo eles, bom, então todos falamos português.

Isso chama-se preconceito linguístico e não, não é uma noção "dos esquerdistas mimimi" (mesmo pq não dou de esquerda).
Essa noção é pautada em dados empíricos e fruto de estudos científicos.

O essencial é que as línguas mudam, variam, estão vivas. O jeito que você fala hoje é similar ao jeito que seus avós falam/falavam?
O português falado no sul do país é igualzinho ao português falado no norte?
O português do jovem é igual ao português das pessoas na terceira idade?
Se mesmo assim estiver difícil de refletir sobre essas perguntas, vamos pensar um pouquinho em outras línguas.
O inglês americano é similar ao britânico?

A resposta pra todas as perguntas acima é: não.

Sabendo que as linguas variam, concluimos que elas não são estáticas.
A noção de normal culta/gramatical tradicional não tem bases científicas e pode ser entendida como um instrumento político para "segurar a língua". No entanto, esse esforço é muito falho, pois é impossível "segurar" uma língua, ela vai naturalmente mudar com o tempo.

Muitos erros, meramente ortográficos, que são considerados "crachos" hoje em dia, foram ditos e escritos por grandes escritores da língua portuguesa.
Um bom exemplo está na obra canônica "Os Lusíadas", de Camões.
"Ingrês", "pranta", " frecha" - palavras que hoje seriam objeto de zombaria por parte de alguns falantes foram escritas pelo "fundador da língua portuguesa".
Engraçado, não?

Esse fenômeno não é aleatório. Há uma explicação científica para isso, que se dá no nível fonético e fonológico da língua.
Chamamos a passagem de "l" pra "r" de rotacismo. Isso acontece porque esses dois fonemas são muito próximos em seu ponto de articulação. Ambos são consoantes alveolares vozeadas, se diferenciam pelo seu modo de articulação, o "l" é lateral e o "r" é tepe.
O rotacismo encontra-se também diversas outras línguas, assim como muitos outros processos fonológicos que são considerados "errados" pelos falantes de português.
Um exemplo é o que ocorre em: "paia", "fia", "óia" etc. Chamamos isso de despalatalização, pois é um fenômeno que atinge os fonemas que são palatais (em seu ponto de articulação, tocam no palato, o céu da boca).
Isso ocorre/ocorreu também na língua francesa, por exemplo. Só que ao contrário dos falantes de português, isso não é considerado um erro, é corrente na língua, hoje é o "jeito certo" de pronunciar. Exemplo:
"Fille" (filha ou menina) é pronunciado como "fiie". "Paille" (palha) é pronunciado "paiie".
Ainda há muitos outros exemplos, em outras línguas, mas não vem ao caso.

No entanto vou dar o exemplo de mais processo que acontece no nível sintático da língua, a concordância.
Em português, devemos concordar todos os elementos da frase em número é gênero.
"Os meninos são bonitos"

Mas em inglês isso não é preciso. Então os falantes de inglês estão errados?
"The boys are handsome"

E em francês, que na escrita concordamos, mas na fala ninguém concorda. E quando digo ninguém é ninguém mesmo, nem o presidente, nem o "Pasquale" da França.
"Les garçons sont beaux"
Pronunciando:
"le garçon son bô"

Isso acontece em muitas outras línguas. Como então é "errado" não fazer a concordância?
É mais burro aquele que fala "Os homi bonitu" do que aquele que fala "Os homens bonitos"?
Muito pelo contrário, o primeiro é inteligente, pois usa o princípio de economia da língua, ao determinar o artigo, o resto da frase já terá a ideia de plural.

Por fim, devemos então deixar todo mundo falar desse jeito, tudo "errado", agora que não tem mais "certo"?

Obviamente não. No entanto devemos mudar o paradigma. O "certo" deve considerado como "adequado a determinada situação".
De fato seria uma bagunça, por exemplo, em redações de vestibular se não houvesse essa "norma" de ser de acordo com a norma culta.
Seria estranho também um palestrante não utilizar uma linguagem mais "adequada" ao contexto de palestras. A maioria das pessoas ali tem que entendê-lo.

O meu ponto não é abolir totalmente a normal culta. Ela tem seu papel. Todavia, é necessário que haja um maior esclarecimento sobre o preconceito linguístico.
Julgar alguém pela maneira de escrever no Facebook, Whatsapp e afins é muito "burro".
A pessoa não tá escrevendo uma redação ou um livro. Não há necessidade de estar "certo". A mensagem precisa ser passada, simples assim.
Se passada "certo" ou "serto" não importa, se o outro lado tá entendendo, e não vamos ser hipócritas de dizer que não entendemos o significado de "serto", não tem problema.

É isso aí. Caso alguém tenha alguma questão ou maior curiosidade sobre esses processos linguísticos é variação linguística, é só falar.
Valeu!

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk
 

Tpsy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
2.301
Pontos
703
São muitos, inúmeros mesmo.

Mas vou apontar pessoas que trocam sinal de exclamação (!) por sinal de interrogação (?).

Aí a pessoa quer indicar na escrita uma ênfase emocional motivada por elogio, indignação, surpresa, etc... e vai lá e taca um monte de interrogação no final da frase. :facepalm:

Que absurdo?????

Como você tá linda?????

Queria muito entender como pessoas assim raciocinam. Onde que isso está exclamando algo se não apenas indagando? Não se alcança sequer uma afirmação. A diferenciação entre os dois sinais gráficos é uma das coisas mais básicas do alfabetizado. Aprendi na 1ª série e nunca mais esqueci de tão simples e lógico. A própria entonação e intenção presentes na fala indicam se a forma escrita usará (!) ou (?)

E também não venham com essa:

Que absurdo??!!!

Como você tá linda!!??!?

Porque no caso só estará fazendo uma pergunta mais enfática, com maior ênfase na entonação indagativa.

É como aquelas anunciantes de ofertas em lojas de varejo ou informantes de estações de Metrô [em geral do sexo feminino] que tentam fazer afirmações ou solicitações usando entonação vocálica de pergunta ou indagação:

"Senhores usuários, este trem está inoperante...??"

"Senhor proprietário do carro de placas xxxx, queira comparecer ao balcão de informações??"

O primeiro seria uma afirmação e o segundo uma solicitação, mas não sei que diabos têm que usar essa entonação tentando parecer polido ou sei lá, mas fica só forçado e clichê mesmo, além de incorreto.
Infelizmente esse erro não acontece só no Brasil. Nos países de língua inglesa isso é muito comum, na Califórnia isso é extremamente irritante.
 

WangTang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
7.406
Pontos
1.309
"Eu espero que esse jogo seja DESCENTE"

Eu leio isso praticamente todos os dias aqui.
 
Topo Fundo