Se eu fosse comparar com um jogo profissional, dessas grandes empresas e nomes famosos, eu ia ver um jogo muito ruim. Porque parece um jogo de testes, desde os gráficos e sons até toda a construção mesmo. É tudo básico, texturas simples, cheio de repetição óbvia, animações bem simples, menu cru, sons simples, nenhuma sequência cinematográfica trabalhada, sem história cheia de detalhes, sem levels muito bem feitos com detalhes, uma progressão bem simplesinha. Comparado com o Trepang2 por exemplo, a qualidade dos levels e inimigos no Trepang2 é bem mais avançada com ambientação bem detalhada.
Mas seria muito injusto com um jogo de uma pessoa só e com poucos recursos. Esse projeto é bem o que daria uma vaga numa empresa. Quem quer trabalhar com jogos tem que fazer algo assim. A questão não é fazer um jogo super bem trabalhado como o Trepang2, um Prodeus que é todo retrô ou esses mods famosos do Half Life e Source engine que são projetos de baixo orçamento e bem longe da grandiosidade dos jogos AAA. Tem música, tem inimigos funcionais, tem objetivos por level, tem armas funcionais, tem menu funcional, tem história e é um jogo completo. O que uma empresa quer ver num candidato é isso mesmo. Não querem saber se você é um prodígio que faz um jogo revolucionário ou um sucesso viral.
Tem uma defesa da Palestina embutida no jogo. Mas pra mim isso tá mais para um escárnio contra Israel do que uma propaganda política. Porque o jogo é bem simples. Não tem todo um romance e um roteiro de cinema tipo o filme "Senhor das armas". É mais uma zoação mesmo do jeito que tá no remake com os soldados usando fraldas e correndo se cagando. Se tivesse um roteiro de cinema com cenas polêmicas como bombardeio em hospitais, crianças queimadas, famílias inteiras sendo fuziladas, aí é que rolaria banimento mesmo. Nem missão de terrorismo tem, então que diabos de propaganda terrorista?
Comentários técnicos:
- Se tivesse uma animação específica para escalar ar-condicionado, janelas e muros ajudaria muito. Os pulos e cambalhotas na frente de uma janela ou muro deixam o gameplay muito travado e confuso.
- A colisão nas janelas, portas, carros, tá muito estranha. Engasga em todo lugar.
- No remake está muito incontrolável essa corrida na parede e cambalhotas no ar. Tá difícil e artificial sair correndo e dar um pulo gigantesco que parece que o personagem é um super-herói para pular tão alto e longe
- Um carro ou tanque pegando fogo deixa um glare tão forte na tela que ofusca tudo
- A IA também fica presa em vários problemas de colisão
- O reload manual foi motivo de eu morrer muitas vezes
- A mira está meio fora de eixo, desalinhada. No clássico está pior. No remake melhor. Mas por causa do ângulo da terceira pessoa, muitas vezes você está num canto, parece ter linha de tiro livre, mas não dá para atirar, fica travado em alguma colisão invisível ou é o ângulo que está enganando
- O level design está bem basicão e cru. Os inimigos parecem estar dispostos sem critério nenhum, simplesmente jogados pra lá e pra cá. Os objetivos tem marcadores, mas é tão confuso o level. Não tem nada de rotas, cores. Parece uma arena quadrada povoada com um monte de objetos, estruturas, casas, corredores, sem muito objetivo em mente.
- Talvez exista um nicho de mercado de FPS cômico. Quem sabe um jogo desse com tema político, mas com uma temática cômica fosse até menos censurado. Não me parece nada a ver com antissemitismo esse jogo.
Mano, primeiramente obrigado por comprar meu jogo!
Segundo, sim, você percebeu que esse meu jogo é mais uma zueira contra Israel do que "propaganda política" propriamente dita kkkkk. Imagina um Postal das Arábias hehehe.
Esse update "Israel Diapers Forces", fiz na zueira mesmo hahaha. Eu estou trabalhando em mais uma missao do Remake e outros updates em seguida, aí vou tirar as fraldas, quem sabe no futuro crie um modo opcional.
Realmente, isso foi o melhor que eu consegui desenvolver sozinho e com poucos recursos. O Remake está um pouco melhor que a versão Clássica, porque eu migrei para a Unreal Engine 4 (a versao classica roda na UE3).
Eu usei um framework de IA da UE4 (AI Behaviour Kit) pra versao Remake e fiz os soldados israelenses propositalmente agir como covardes kkkk, tipo, eles saem correndo fugindo sempre do jogador.
Concordo que o meu jogo Fursan al-Aqsa náo é para qualquer gamer, é mais para um nicho de gamer que curte jogos com muita zueira, estilo Postal.
Mas infelizmente eu vou ter que dar uma pausa no desenvolvimento do meu jogo. Eu só vou lançar mais uma Missão do Remake junto com outros updates (Trading Cards, Badges, Emoticons), suporte para controle gamepad, mais opções de configuração dos controles, mais algumas conquistas steam, etc. Depois disso eu vou pausar pelo menos por uns 2 anos esse projeto.
Eu já assinei o curso do Estratégia Concursos, para estudar para o próximo concurso publico para Auditor Fiscal (Receita Federal, Estadual ou Municipal). Eu pensei muito na minha vida, já estou chegando nos 40 anos e percebi que a opção mais segura de ter uma estabilidade financeira é ir para o caminho do concurso publico. Sou formado em Matemática e sempre tive a cabeça boa para os estudos.
Meu game na Steam, em 2 anos já faturou R$ 108.000,00 (lucro liquido tirando as taxas e impostos), o que dá um salário de aproximadamente R$ 4.500,00 por mês. Foi muito bom, graças a Allah (Deus), mas o problema é que isso não é estável. Nos últimos 3 meses, desde a escalada do conflito na Palestina, as vendas do meu game bombaram, mas esse mes por exemplo, foi um dos mais fracos, não vai chegar a 50 copias (apesar de que o mês ainda não terminou).
Ou seja, eu não vou conseguir projetar, planejar o futuro da minha familia (tenho mulher, filha, irmaos pequenos, meu pai, pessoas que dependem de mim) com as vendas do meu jogo na Steam.
Eu trabalho tbm com Web Design e Marketing Digital, e faço alguns bicos (freelance) de animação e programação para alguns estúdios de games gringos (indies), tiro uns 100 dolares aqui, 200 ali, até 500 dolares já faturei em um projeto. Ou seja, eu "me viro nos trinta".
Eu gosto muito dessa área de games, design e tecnologia, mas, pensando para daqui uns 20 anos para a frente, não vejo um futuro estável para mim nessa área. Por isso que eu me decidi a seguir o caminho do concurso publico para realmente garantir um futuro melhor para mim e minha familia.
Aqui no Brasil, o salário médio de um game dev (programador ou animador) não ultrapassa os R$ 5.000,00 (até menos, depende do estudio). E a gente sabe que isso nunca é garantido, as vezes um estúdio vai a falencia quando um game não faz sucesso, e a equipe fica "a ver navios".
Essa é a grande vantagem do concurso público, se voce passar, garante a estabilidade financeira para o resto da tua vida, apesar de que eu estarei fazendo isso unicamente pelo salário, sendo que eu nunca tive o "sonho" de ser funcionário público. Farei isso por uma questão de necessidade, necessidade de garantir um futuro melhor para a minha família.
Sim, meu jogo Fursan al-Aqsa pode não ser o jogo indie mais top do mercado, realmente, está muito aquém do Trepang2, por exemplo, e outros jogos indies na Steam. Mas isso é uma coisa que eu sempre quis fazer, um sonho meu desde moleque, esse jogo é uma realização pessoal e profissional para mim, é parte da minha trajetória de vida. Eu tinha que fazer esse jogo, era uma coisa minha mesmo, sempre eu quis ter um jogo de FPS para jogar como um Guerrilheiro Palestino. Eu fiz isso, uma realização pessoal. Mas agora as minhas prioridades mudaram, meu foco agora mudou.
Eu não sei se vou voltar para o desenvolvimento desse jogo (Fursan al-Aqsa) depois que eu passar no concurso (in sha Allah, se Deus quiser), mas uma coisa eu sei é que eu vou continuar desenvolvendo games, nem que seja por hobby nas minhas horas vagas do meu futuro cargo de Auditor Fiscal.
Valeu pessoal por me acompanharem nessa longa jornada durante esses anos aqui.
Tamo junto!!!