O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Livin' in Paraguay [Relato]

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Tá certinho, no seu lugar também iria. Continue postando relatos aqui, fotos pra ilustrar seria ótimo.

Engraçado que o Paraguai pela descrição parece um semi ancapistão da américa latina, deve ser muito louco.
 

shokao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.201
Reações
826
Pontos
574
Opa, eu sou Foz do Iguaçu, meu pai trabalhou por 25 anos no Paraguai como empresário dos quais eu trabalhei 4 com ele. Tenho documento e meu primeiro carro foi com placa do Paraguai. Qualquer dia desses bora tomar uma breja.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.062
Reações
15.594
Pontos
1.139
Opa, eu sou Foz do Iguaçu, meu pai trabalhou por 25 anos no Paraguai como empresário dos quais eu trabalhei 4 com ele. Tenho documento e meu primeiro carro foi com placa do Paraguai. Qualquer dia desses bora tomar uma breja.
Opa, só bora! Tô por Foz meio diretão!
 


Space-Ghost

Bam-bam-bam
Mensagens
8.747
Reações
480
Pontos
324
Muito legal o relato. Espero que dê tudo certo para voce por aí.
Ganhando bem e com estadia paga, vai dar para voce fazer um belo pé de meia!

E questão de família e amigos, tem sentido falta?
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.294
Reações
22.714
Pontos
1.324
Passando pra constatar, estive lá em Setembro e em cada loja era uma paixão diferente. Todas potrancas e todas maquiadas para o crime.
Quando fui lá com a minha esposa , até ela veio me falar de tanto de mulher bonita que tinha nas lojas. São umas morenas de cabelos liso até a cintura. E com os traços bem finos.

Realmente são belezas diferenciadas

Deixo TB a lembrança da Fernanda Tavassi a infliencer da Atacado Games




Enviado de meu 2107113SG usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.062
Reações
15.594
Pontos
1.139
Muito legal o relato. Espero que dê tudo certo para voce por aí.
Ganhando bem e com estadia paga, vai dar para voce fazer um belo pé de meia!

E questão de família e amigos, tem sentido falta?
O foda é que como estou em constante mudança desde 2018, chegou num momento em que, de tanto mudar, não criei raízes em lugar nenhum, e começa a fazer falta... os amigos estão sempre longe, família, etc. Mas arrumei uma pitanga aqui e as coisas estão dando certo com ela, deu uma boa amenizada nisso.

Quando fui lá com a minha esposa , até ela veio me falar de tanto de mulher bonita que tinha nas lojas. São umas morenas de cabelos liso até a cintura. E com os traços bem finos.

Realmente são belezas diferenciadas

Enviado de meu 2107113SG usando o Tapatalk
A maioria da população local é descendente de indígenas (foi literalmente "o que sobrou" depois da Guerra do Paraguai). Esses traços que você descreveu são por conta disso. E elas se maquiam de uma forma diferente, deixando ainda mais em destaque esses traços e tal. Tem umas que exageram muito na mão, mas quando acertam, mds <3
 

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Mensagens
2.970
Reações
19.495
Pontos
453
Da América latina, o Chile parece ser o melhor lugar. Alguém já visitou?

Já.

Santiago impressiona pela riqueza aparente, arquitetura moderna e qualidade do transporte público e da rede comercial no geral (shoppings, restaurantes, etc)

O Chile teve uma política de livre mercado na época do Pinochet que fez o país enriquecer bastante e também permitiu a entrada de muita marca estrangeira lá.

Porém, eles tem leis bastante protecionistas. Por ex, pra contratar você, brasileiro, a empresa chilena precisa provar que é muito difícil achar um chileno disponível para a função no mercado de trabalho local.

Aqui nos países sudacas eu recomendo o Uruguai, lá é bem tranquilo o esquema pra BR (você só precisa de visto depois de cinco anos morando e trabalhando) e a qualidade de vida é alta. Só o custo de vida que é meio salgado, mas se você mora em uma grande capital BR não irá sentir diferença.
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.893
Reações
4.119
Pontos
453
Li tudo OP, parabéns e sucesso na sua empreitada meu vô literalmente vivia com muambas do paraguay pegava rádio de carro etc.... em um freteiro e vendia para cidades vizinha morava no interior de SP pegava várias regiões do Paraná e SP.

Pretendo sair do HUEZIL ano que vem no máximo, destino Chile, Canadá ou EUA o que me aceitar to dentro!

Melhor escolha que você fez foi ganhar em dolinha!
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.867
Reações
8.230
Pontos
1.094
Poooooo mano. Bom demais!!!!!

Desejo muito sucesso mesmo!!!
Se vc está se sentindo bem no local já é meio caminho andando!


Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.319
Reações
13.229
Pontos
364
Show, já conheci uma galera que foram morar no paraguai e todos falaram bem. Essa área de agro é muita grana mesmo, aproveita a época pq não sei até quando vai isso.

Só acho melhor vc parar de dar muitos detalhes sobre vc, seu emprego e sua vida na internet, eu não me sentiria nada seguro.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.062
Reações
15.594
Pontos
1.139
Show, já conheci uma galera que foram morar no paraguai e todos falaram bem. Essa área de agro é muita grana mesmo, aproveita a época pq não sei até quando vai isso.

Só acho melhor vc parar de dar muitos detalhes sobre vc, seu emprego e sua vida na internet, eu não me sentiria nada seguro.
Já fui mais paranoico com isso... mas acho que estou longe de ser "material que vale a pena fazer alguma coisa" hahahaha
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.062
Reações
15.594
Pontos
1.139
Microsoft e Sony devem subsidiar no Brasil. A cotação do dólar está complicada, mesmo que ele de uma queda ainda vai ser difícil deixar no 0 a 0 pra Microsoft.
Posso estar enganado, mas não são fabricados no Brasil, na zona franca de Manaus? Porque aqui no PY é 100% importação dos EUA
 

Horg888

Bam-bam-bam
Mensagens
2.439
Reações
1.808
Pontos
253
Bora vender alguns Marantz para a galera do fórum


aqui no Brasil tá impossível de comprar.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.770
Reações
8.992
Pontos
1.209
Eae tetas, falei em alguns tópicos que mudei recentemente para Ciudad del Este, e estou passando por alguns perrengues e algumas dúvidas aqui. E o @Piga deu a ideia de criar esse tópico, vou contar um pouco do meu relato, e se vocês tiverem alguma dúvida sobre como é a vida aqui, podem perguntar que eu tento responder.


Pseudim, como caraleos alados macedônicos você foi parar no Paraguai?

Vou fazer uma versão resumida: tudo começou em 2016, quando eu trabalhava em uma empresa de software voltado para o segmento agro, e vim pra cá para atender uma empresa desse segmento, que estava a avaliar um sistema de CRM. O filho do dono começou a me seguir no LinkedIn, Insta e Facebook (saímos tomar umas brejas juntos na ocasião, o cara era bem parceiro), e seguiu acompanhando o que eu compartilhava sobre o meu trabalho.

Lá por agosto do ano passado ele me ligou, falou que estava gostando do que eu estava fazendo na empresa nova, e que estava pensando em adotar uma pegada semelhante à minha na comunicação da empresa que ele estava inaugurando com o pai, e pediu para conversarmos. Vim até aqui, ele já me apresentou como gerente de marketing pra todo mundo hahah a proposta foi muito boa, em dólar, e convertendo pra reais dava quase 4x o que eu ganhava no Brasil (ainda fiz um corpo mole falando que tinha imóvel no BR e que não pagava aluguel, eles se propuseram a pagar meu aluguel também).

Proposta irrecusável, aceitei, pedi até novembro pra encerrar tudo na empresa em que eu estava, ele aceitou. Em novembro juntei minhas trouxas e vim.


Você comprou tudo novo ou trouxe suas coisas de Cascavel?

Trouxe tudo. Cascavel, pra quem não sabe, fica a 150km da fronteira, então é relativamente perto. Paguei R$ 1.900,00 para um paraguaio - registrado na aduana paraguaia como "freteiro de mudança" - ir buscar minha mudança, desmontar tudo lá, carregar, trazer até aqui, fazer o trâmite nas aduanas (já explico) e montar tudo aqui em Ciudad del Este. Fiz várias contas, meus móveis em Cascavel eram novos, eu ia ter muita perda em vendê-los usados e comprar novo aqui. Segundo meus cálculos, valeu muito a pena.

Como é o trâmite aduaneiro: você faz uma relação dos seus itens que está carregando na mudança, para na aduana brasileira, o fiscal da Receita Federal confere tudo e libera. Aqui é necessário o dono da mudança estar presencialmente. Depois, na aduana paraguaia, é necessário pagar um imposto de G$ 600.000 (mais ou menos R$ 485,00) para poder entrar com seus itens. Aqui não é necessário estar presencialmente, e esse valor já estava incluso nos R$ 1.900 cobrados na mudança.

Aqui no Paraguai precisei comprar alguns transformadores, pois a energia é 220v, e as minhas coisas eram todas 110v. Mas isso é bem barato aqui.


Como é o custo de vida de se morar no Paraguai?

Morando em Ciudad del Este eu tenho o melhor dos dois mundos. Foz do Iguaçu está a uma ponte de distância, então eu tenho acesso muito fácil ao Brasil quando necessário. Contudo, durante a semana, atravessar a ponte de carro é bem difícil, podendo levar até duas horas a depender do horário. Eu tento sempre atravessar antes das 07:00 ou depois das 19:30. No sábado é preciso atravessar ainda mais cedo pro lado brasileiro, senão pode ter certeza que vai ficar pelo menos uma horinha preso. No domingo é "suave", praticamente nada de movimento. Então, a depender da necessidade, eu sempre peso o que vale mais a pena, e me programo conforme isso.

Eletrônicos, em geral, são mais baratos no Paraguai. O imposto de importação aqui é de 10%, e no Brasil, a depender do item, pode chegar a 100%. Se eu não encontro algo pra vender aqui, posso facilmente usar o eBay ou a Amazon.com pra fazer a compra, e através de um serviço de courier, recebo a encomenda aqui no PY, pagando uma merreca de frete e imposto. Isso está sendo uma maravilha. Uma coisa "exótica" é que aqui não existe endereço. Esquece CEP, esquece número de casa, isso é uma zona hahahaha resolvi isso recebendo as encomendas na empresa, mas tem gente que paga por uma caixa postal. Vou fazer isso logo logo, é super barato, coisa de R$ 30,00/mês.

Gasolina está, em média, R$ 4,60 o litro aqui em Ciudad del Este, e a qualidade da gasolina é superior, então eu sempre, sempre, sempre abasteço meu carro aqui. Ciudad del Este, além de Foz do Iguaçu, faz fronteira também com Puerto Iguazú (Argentina), e lá na Argentina a gasolina é ainda mais barata, custando em média R$ 3,30 o litro. Mas o processo pra entrar na Argentina é muito burocrático e eu tenho ranço de argentino, então prefiro pagar mais caro e ficar por aqui hahahah.

Mercado é mais barato no Brasil. O guarani (moeda oficial do Paraguai) se valorizou muito nos últimos anos em relação ao real, e isso fez com que valha MUITO a pena atravessar a ponte e fazer o mercado, principalmente em atacadistas (onde posso comprar grande volume, pra me abastecer por 15 dias ou um mês). Geralmente faço isso no domingo a tarde, onde não existe fila nenhuma na Ponte da Amizade. Inclusive, se tem alguém de Foz do Iguaçu lendo, não vai me deixar mentir: é mais comum ver paraguaio na fila do caixa do mercado do que brasileiro. Deixo pra ir no mercado aqui no Paraguai quando preciso comprar apenas alguns itens, ou pra comprar frutas/verduras (aqui é até um pouco mais caro, mas a qualidade é melhor).

Aluguéis em Ciudad del Este estão inflacionados por conta da grande quantidade de brasileiros fazendo medicina. Inclusive, sempre que percebem que eu sou brasileiro, perguntam se eu vim fazer medicina. Eu sinceramente estou cagando pra isso porque a empresa se prontificou a pagar meu aluguel, mas estou num apto de 3 quartos, com sacada, 75m², pagando G$ 3.500.000,00 (R$ 2.850,00 +-), já inclusos água e condomínio. O prédio tem porteiro 24h, piscina aquecida e jacuzzi coletiva (não tenho coragem de usar hahahaha). Não achei caro comparando com a realidade brasileira, mas todos dizem que há três ou quatro anos esse valor cairia pela metade facilmente.

Energia elétrica é muito, muito barata. A Itaipu Binacional fica a apenas alguns km daqui, e pra quem não sabe, ela é suficiente pra abastecer a demanda de energia elétrica de toda a região e ainda sobra energia pra vender pro BR. Eu tive um consumo de 500 kW/h no meu primeiro mês de Paraguai, e meu custo foi de G$ 180.000,00, ou R$ 140,00. Inclusive estou estudando a ideia de começar a brincar de minerar cripto aqui, TEM MUITA GENTE QUE FAZ ISSO AQUI.


E a qualidade de vida, como é?

Eu tinha um preconceito gigantesco antes de vir pra cá. Conhecia pouca coisa do Paraguai fora a área comercial de Ciudad del Este, e aquele lugar é um nojo do caraleo. Um bando de gente imunda (e não estou falando dos paraguaios não, a maioria dos imundos é brasileiro) com comportamento mais imundo ainda, uma sensação constante de perigo, e eu meio que achava que o país todo seria assim. Não poderia estar mais enganado.

Há áreas de Ciudad del Este muito boas de se morar, como os arredores do Lago de la Republica (que é onde eu moro), ou o Paraná Country Club. E nessas áreas existem opções de lazer - principalmente gastronomia - surpreendentemente maravilhosas. Restaurantes italianos, árabes, japoneses, bistrôs, tudo num capricho muito grande. Ciudad del Este tem uma escola famosa de chefs, e acredito que por conta disso muitos ficaram e montaram seus estabelecimentos. Digo pra vocês sem medo nenhum que tem restaurante em Ciudad del Este que dá de 10x0 em muito restaurante famosão de SP, onde você gasta 1/4 menos comendo muito melhor.

Nível de segurança nas ruas, fora da muvuca da área comercial fronteiriça, não difere muito do Brasil: não ande com seu celular à mostra, não deixe sua carteira no bolso de trás, e você provavelmente não vai ter problema nenhum. Nos lugares citados acima, principalmente o Country Club - que é um condomínio fechado - você pode andar com um maço de dólares na mão que ninguém vai te incomodar.

Sobre saúde, dizem que há hospitais muito bons. Mas eu, talvez por preconceito, prefiro me consultar em Foz do Iguaçu. Por segurança, mantive pagando minha Unimed no Brasil, e a empresa está me pagando Unimed aqui do Paraguai, talvez mais pra frente eu dê uma chance ao sistema de saúde particular daqui. Tudo o que é do governo aqui é muito, muito, muito, muito suspeito. 100000000x mais do que no Brasil.

Propina come solta em tudo. Quando eu mudei, todo mundo que descobria que eu era novo conhecia algum policial com maracutaia pra tirar documentação paraguaia, "baratinho e rápido". Eu fui pelas vias legais corretas, e ainda estou aguardando minha documentação de residente paraguaio. Se você andar com um veículo de placa brasileira aqui, dentro da cidade é ok (desde que você não faça parte de um acidente... os caras cercam brasileiro mesmo quando ele tinha razão, pra querer linchar, fazer pressão, etc.), mas se você for pegar a estrada, pode separar a grana do cafezinho pros guardas, o "regalito". Avistando placa brasileira eles vão te parar, te incomodar até você oferecer propina pra eles. Eu estaria mentindo se dissesse que isso acontece 100% das vezes, mas seria bem realista dizendo que acontece em 99%. A exceção é se você dirige um carro muito "de rico", aí não te incomodam.

Eu estou tendo um problema sério com isso, pois arrumei uma paraguaia de Santa Rita, que fica a uns 40 min de distância de Ciudad del Este, e toda vez que vou ver a nega, sou agraciado pela boa vontade dos guardas em querer garantir que tudo no meu carro está funcionando, que eu tenho todos os itens de segurança, até mesmo os não obrigatórios. Ou seja, sempre acabo morrendo com G$ 40.000,00 ou G$ 50.000,00. Depois de ter sido parado umas 5x eu já aprendi, deixo até fácil no painel a grana da propina.


TL;DR: Balanço Geral

Estou bem contente aqui. Estou ganhando muito bem, quando eu converto meu salário em Reais eu quase choro de emoção. Vou ter condições de viver bem aqui no Paraguai, sem precisar me privar de sair comer alguma coisa, pegar um cineminha, fazer uma viagem, e ainda guardar uma graninha considerável. E quando preciso de algo "padrão brasileiro", atravesso a ponte e estamos ali.

Futuramente eu vou atualizando o tópico conforme vou conhecendo as outras cidades e as atrações turísticas do Paraguai.

Perguntas?
caraca tu e vizinho agora
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.062
Reações
15.594
Pontos
1.139
Coveirando o tópico aqui... 10 meses se passaram desde a minha mudança, tenho muito mais material e conhecimento pra compartilhar sobre o país.


GASTRONOMIA

Rapaziada, eu como bem demais aqui. Vou trazer alguns pratos que acredito que mereçam ser provados se algum dia você estiver passando por aqui:


MBEYU (diz-se "m-bediú")

mbeju-mestizo_700x466.jpg


Os mineiros vão ficar putos comigo por dizer um sacrilégio desses, mas o Mbeyu é uma versão melhorada do pão de queijo. Feito com mandioca e queijo, é um prato bem comum na mesa do paraguaio para o café da manhã. E é muito, muito bom. Sua consistência lembra muito a tapioca, mas o sabor é bastante diferente (como disse, é mais puxado para o pão de queijo o sabor). Recomendo demais da conta, principalmente se acompanhado de um "Cocido" (a seguir).


COCIDO (diz-se "cossído")

117-image_web.jpg


Se alguém me falasse que pegar a erva-mate moída, misturar com açúcar e jogar um carvão aceso em cima, misturar isso tudo e coar fosse dar uma bebida boa, eu chamaria essa pessoa de doida. Mas eu provei, e é bom pra caraleo. Paraguaio é chegado na erva-mate, e esse é um substituto pro nosso tradicional cafézinho. Obviamente é doce, mas até eu que sou do time "café preto sem açúcar" achei bem gostoso. Se você toma café com açúcar então, é garantia que vai curtir demais.

Um cocido com um mbeyu feito na hora, minha nossa sinhora, minha boca começou até a salivar aqui. Recomendo D-E-M-A-I-S que conheçam.


CHIPA GUAZÚ (diz-se "tipa guassú")

chipa-guaz%C3%BA_700x464.jpg


Tá aí a minha comida paraguaia preferida. Feita a partir do milho, a chipa gazú lembra muito a torta salgada brasileira, mas sem aquele monte de frufru (frango, azeitona, ervilha, etc.), é milho e queijo. E meua migo, é bom demais da conta, especialmente se servida quentinha. Uma excelente pedida para o almoço ou pra quando bate aquela fome a tarde.


SOPA PARAGUAYA

sopa-paraguaia.jpg.webp


A sopa paraguaia é sólida. Reza a lenda que foi feita em uma visita do imperador Dom Pedro II ao Paraguai, e quando a cozinheira do Carlos Antonio López (primeiro presidente do Paraguai) viu que a comitiva que estava chegando era maior do que ela havia imaginado, resolveu jogar um pouco de farinha de milho para "engrossar" a sopa, e acabou virando muito sem querer, o que solidificou a parada. Sem tempo pra fazer outra, ela resolveu fazer um poker face e entregar assim mesmo, e a comitiva inteira adorou.

Também é uma boa pedida para beliscar a tarde quando aquela fome bate... é muito boa, mas entre chipa guazú e ela, eu fico com a primeira.


CHIPA (diz-se "típa")

yips.jpg


Acredito que esse é o prato mais famoso do Paraguai, e é o que você encontra vendendo em cada esquina. Esqueça a chipa que você compra na padaria da esquina da sua casa, é completamente diferente o sabor. Tradicionalmente ela é mais durinha e sem recheio, e por ser bem "massenta", uma chipa te enche demais, apesar do tamanho diminuto dela. Mas tem versões recheadas bem boas também.

Ouvi muito a piada "chipa feita nas coxas das paraguaias" e, sim, tem lugar que isso acontece. Eu particularmente acho meio anti-higiênico hahahaha então eu prefiro pedir elas em restaurantes e em lugares em que elas são a atração principal, como as "Chiperias". Ali eles seguem padrões de higienes normais hahahah.

Tem uma versão também que é feita diretamente no fogo, usando um pedaço de madeira, chamada "Chipa Kavuré", que eu confesso que não gostei muito, não por ser ruim, mas por ser dura demais.


VORI VORI (diz-se "vorí vorí")

vori-vori-tipico-paraguayo.jpg


Uma sopa de caldo bastante grosso, com "bolinhas" feitas de mandioca, que lembram muito o famoso nhoque, mas o tempero é diferente e o resultado fica bem saboroso e muito à parte do nhoque que conhecemos. Normalmente a sopa é cozida com carne bovina ou de frango (eu prefiro a versão com carne bovina). Se você comer isso aqui num bom restaurante, meua migo, você vai querer mudar pro Paraguai só pra comer isso todo dia. A versão xexelenta em restaurantes xexelentos é ruim pacas.


No próximo post eu vou escrever sobre as regiões. Em 10 meses consegui rodar boa parte do Paraguai por conta do meu trabalho, e estou muito impressionado com o que eu conheci.
 

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
509
Reações
967
Pontos
293
Cara, eu sou de Cvel também :klol

Desde pequeno vou ao Paraguai (Ciudad del lest e Salto del guaira), aproveitei muito aquela fase do dólar a R$1,45~2,00, vendi muito Vg pelo mercado livre.

Em 2011, fui com um grupo de amigos comprar alguns eletrônicos e fomos assaltados, logo que saímos da aduana Brasileira, em foz (No Paraguai não tivemos problemas nenhum).

Na época da faculdade, eu fui com um grupo de amigos em um jogos universitários em Foz e nossa estadia foi no ap de uma amiga que fazia Medicina no py, cara e realmente o que você descreveu na 1º página, quando sai ali da zona franca é um "novo" mundo.

Ela morava próximo ao antigo aeroporto no prédio dela tinha segurança 24h parado na frente com uma 12 :klol a rua dela não tinha muito asfalto e todos os prédios pareciam de luxo. Ela mostrou essa escola de gastronomia para nos, mas Lembro que provei todos aqueles lanches caros do mc donalds pq era uma mixaria ai no py e também aquele famoso assalto a um banco algo assim que tem ai.

Para ir para festa a PRF estava fazendo fiscalização na ponte, desta maneira, eu e um amigo atravessamos a ponte as 2h da manha a pé pois nós estávamos em seis dentro do carro, no meu cool não passava nem wifi a todo momento eu pensava que iria aparecer alguém e me jogar da ponte.

No mais hoje em dia prefiro ir a Guaíra para fazer compras, porém Foz do Iguaçu SEMPRE é uma aventura.
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.062
Reações
15.594
Pontos
1.139
ALGUMAS CIDADES DIGNAS DE NOTA QUE CONHECI NO PY

CIUDAD DEL ESTE, ALTO PARANÁ


Como disse no post original, mudei para Ciudad del Este. CDE é conhecida demais no Brasil pelo seu "microcentro", ou seja, as lojas de muamba. Lá é um lugar imundo, cheio de gente querendo te passar golpe, te vendendo bugigangas chinesas dos mais variados tipos e muitos produtos falsificados. Sinceramente, eu piso no microcentro só em casos de extrema necessidade, e normalmente vou até o Shopping Paris, que tem estacionamento, ar condicionado e é bem menos movimentado.

Saindo do microcentro, a cidade é impressionantemente diferente. É muito arborizada, tem muitos, muitos parques. Ouvi dizer que todo loteamento é obrigado a ter um parque, e isso explicaria bastante, pois sem exagero, uma cidade de 300.000 habitantes ter mais de 80 parques é inacreditável hahahah. A gastronomia em CDE, como disse em outro post, é maravilhosa. Alguns restaurantes que eu recomendo que conheçam:

Emiliano: um restaurante "gourmet", que não deixa nada a desejar para os mais finos restaurantes de SP/RJ. O risoto ao molho funghi deles é desgraçadamente bom. Você vai gastar uns G$ 250.000,00 para comer em dois lá (uns R$ 200).

Bel-Sit: um restaurante italiano, cujo ambiente é muito legal. Como todo bom restaurante italiano, as massas são o carro-chefe do lugar. Não importa a massa que você pedir, vai estar excelente. A focaccia é a melhor pedida pra entrada, eu sinceramente nunca comi uma focaccia tão boa quanto a de lá (e sou descendente de italianos roots). O valor é bem semelhante ao do Emiliano.

Sakura: um restaurante japonês. O sushi deles não tem nada de anormal. É bom, mas não é nada "uau". O que vale a pena lá é o Ramen. Até eu que nunca gostei disso apaixonei pelo Ramen de lá. É muito bem servido, até para os padrões de gordão da OS um é mais do que suficiente. O ramen lá custa uns R$ 70,00.

Halal's: um restaurante árabe. Ambiente muito legal, principalmente a parte externa. Um rolê bem barato pros padrões de CDE (em dois nós costumamos gastar uns R$ 100) e o "lomito árabe" - como se chama o chawarma aqui - é a melhor pedida, com certeza.

Tem muitos outros aqui (ouvi muito de um lugar chamado Dazzler), mas ainda não os conheci. Atualizo no futuro com minhas percepções destes lugares novos.

Além de restaurantes, CDE tem algumas atrações turísticas:

O Lago da República

GIPGC752N5GZLKNZKYPVNLO3JU.jpeg


Não que valha vir pra cá conhecer um lago hahahah mas é um ótimo lugar pra caminhar pela manhã ou no fim da tarde, sentar e tomar um tererezinho maroto, e ver las bellas paraguayas caminharem/correrem de calça justa :kluv. Uma curiosidade: tem um jacaré solto nesse lago. Nunca deu nada, mas tem placas espalhadas pelo lugar inteiro pra não deixar crianças e pets sem supervisão hahahah.


A Costaneira de Hernandarias

nova-costanera-hernandarias-foto-radio-concierto-e1643228375709.jpeg


A costaneira não é bem em CDE, tecnicamente fica em Hernandarias, mas na prática é tudo grudado hahaha. É um lugar mantido pela Itaipu Binacional, e é muito, muito bonito. Lá se tem uma visão bem bonita para a hidrelétrica, que é uma das maiores do mundo. Eles fazem um trabalho muito legal de conservação nesse lugar, então você vê espécies de tudo que é tipo livres e tranquilonas por lá.



SANTA RITA, ALTO PARANÁ

Santa Rita é uma colônia de brasileiros dentro do Paraguai, que chegaram nas décadas de 70 e 80 e se instalaram por lá. Ali a massiva maioria da população fala português fluentemente, e você inclusive pode fazer transações em Reais sem nenhum problema. A minha patroa é de lá, e toda vez que eu vou pra lá, me sinto dentro do Brasil de novo (sinceramente não sei se isso é bom ou ruim hahahah).

Aqui inclusive ficou famoso um outdoor recentemente de um candidato à deputado federal que diz "você tem amigos e parentes no Brasil? Peça pra eles votarem no fulano". Os paraguaios roots ficaram MUITO pistolas, e com toda razão. Eu acho bizarro isso, e sinceramente deveria ser crime uma parada dessas, mas enfim.

Santa Rita é pequena, tem +- 30.000 habitantes, mas é uma cidade muito rica, pois a grande maioria dos habitantes daqui vive do agronegócio. Se você passar por Santa Rita, não deixe de conhecer o Rooster, um dos restaurantes mais legais que conheci no Paraguai, e o chef lá é gente finíssima, o atendimento é sensacional e a comida é maravilhosa.

img_1522979573.jpg


Em Santa Rita temos esse túnel de árvores, que meu sogro diz ser assombrado. Quando você pergunta por que é assombrado, ele diz "é porque tem muita sombra". Ou seja, tem piada de tio do pavê aqui no Paraguai também.


BELLA VISTA, ITAPUÁ

Bella Vista a principal cidade de uma região chamada "Colônias Unidas", onde a cultura estrangeira é massivamente maioria. Alemães, ucranianos, russos e estadunidenses vieram para essa região no pós-guerra procurar por terras férteis, e se estabeleceram ali. É uma região onde é forte a cultura Menonita, uma religião que lembra muito os Amish, em que eles renunciam muito da vida moderna em prol de uma vida mais tradicional. Mas, com os menonitas, a exceção é o agro: eles não têm um celular que presta, mas a colheitadeira no galpão deles dá inveja para o mais moderno fazendeiro dos EUA.

Bella Vista se intitula "A Capital da Erva-Mate", pois é a principal cultura dos campos da região, e lá tem uma excelente Oktoberfest, que pretendo prestigiar esse ano.

YGL42K6N4FGBLKJIHMAV6LIGSQ


O mais raro aqui é você encontrar paraguaio, ou alguém falando espanhol.


ENCARNACIÓN, ITAPUÁ

Acredito que este seja o destino turístico mais famoso do país. Eles têm uma festa muito forte de carnaval, e toda a produção que a cidade tem com esse evento rivaliza bem legal com os tradicionais carnavais do Brasil. No réveillon a cidade fica EXTREMAMENTE lotada também, impossível achar hotel, AirBNB ou hostel, mas cidade inteira vira uma festa muito massa. Chamam de "Ibiza da América do Sul", e juro que não é à toa.

Quando eu fui, fiquei hospedado no Awa Resort, e gostei muito. Recomendo! A cidade é parte da fronteira do Paraguai com a Argentina, e do lado argentino o forte é a gastronomia, com restaurantes e casas de vinho excelentes. Essa sim é uma viagem que vale fazer à turismo apenas.

1024px-avenida_costanera_playa_san_jos_encarncin.jpg



CHACO PARAGUAIO

Voltei de lá essa semana, de uma viagem à trabalho. Meus amigos, aquele lugar parece OUTRO PLANETA. É uma região desértica, que eu não sei como algum alemão teve a ideia de chegar lá e pensar "nossa, vou fazer uma colônia aqui". Mas fizeram, e impressionantemente eles tiveram muito sucesso com isso. A terra no Chaco é muito barata até hoje, então é muito comum você encontrar fazendas com 30.000, 50.000 ha. E o processo de captação de água da chuva, de irrigação com esse recurso, de fertilização do solo através da rotação de culturas, caras, é um trabalho digno de tirar o chapéu.

145448.jpg


Acreditem, o cenário predominante é exatamente assim como o da foto. E os caras conseguem plantar soja, milho, pastagem para gado (o forte da economia local), algodão e batatas. Eles se embasaram muito nas técnicas agrícolas utilizadas na Austrália.

As cidades que conheci do Chaco são Loma Plata, Filadelfia e Neuland, sendo essa última MUITO bonitinha, toda com arquitetura no estilo germânico. Essa cidade é um lugar encantador, e juro que moraria lá tranquilamente. Parece uma cidade tirada de um comercial de margarina.

5EBYILIMRFDDPFWOB4HIWWZ2DU


(Sim, essa foto é de lá)
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.062
Reações
15.594
Pontos
1.139
E vou dedicar um post apenas pra dizer que:

ASUNCIÓN É UMA MERDA E EU ODEIO AQUELE LUGAR COM TODAS AS FORÇAS DO MEU SER. QUASE TANTO EU ODEIO LEGIÃO URBANA.

Se um dia o mundo for acabar e a única chance de salvação é você ir à Asunción, escute o Pseudim: não vá.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.247
Reações
23.356
Pontos
1.619
@Pseudim, se estiverem precisando de um reles técnico em informática e radiodifusão, podem me chamar que estou precisando de emprego e moradia pra mim, leoa e filhote!
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.756
Reações
7.116
Pontos
734
Cara, tenho uma dúvida mais sobre muamba. To querendo ano que vem ir comprar uma camera digital no paraguai, durante uma viagem pra foz.
Qual a melhor forma de pagar a essas lojas? Pensei em comprar dolar pela wise, mas não sei se passa o cartão direto em dolar ou se vai converter de guarani....

Outra coisa é sobre a aduana, a camera passa da cota permitida, sabe se eles estão parando muito?
 

Pseudim

Doutrinador Escandinavo
Mensagens
11.062
Reações
15.594
Pontos
1.139
@Pseudim, se estiverem precisando de um reles técnico em informática e radiodifusão, podem me chamar que estou precisando de emprego e moradia pra mim, leoa e filhote!
Bah man, pior que na empresa em que eu trabalho não há vagas assim :ksnif eu trabalho numa empresa que vende máquinas agrícolas, e a informática é terceirizada. Mas vou ficar de olho, vagas de tecnologia em geral são sempre difíceis de serem preenchidas por paraguaios, a galera aqui aparentemente não gosta muito dessa área hahahah. Te recomendo dar uma olhada também no site www.jobs.com.py, é da agência de empregos mais famosinha aqui do PY.

Se você achar uma vaga lá, me deve uma cerveja hahahahah

Cara, tenho uma dúvida mais sobre muamba. To querendo ano que vem ir comprar uma camera digital no paraguai, durante uma viagem pra foz.
Qual a melhor forma de pagar a essas lojas? Pensei em comprar dolar pela wise, mas não sei se passa o cartão direto em dolar ou se vai converter de guarani....

Outra coisa é sobre a aduana, a camera passa da cota permitida, sabe se eles estão parando muito?
Olha, eu te recomendo já trocar de Real pra Dólar aí no Brasil mesmo e vir com dólar em espécie. Vai te poupar muuuuuuuita dor de cabeça, tem lugar que é fácil de conseguir esse lance de cartão, tem lugar que embaça... eu recomendo sempre vir com grana. É só não sair acenando a grana na rua que você está seguro, como o microcentro vive de comércio, eles são bastante intolerantes com bandidinho (e por intolerantes leia-se "espancam e dão tiro").

Sobre a cota, se for uma única câmera, passa de boa. É só você tirar ela da caixa, compra uma bolsinha pra ela (te recomendo a loja Nissei pra esse tipo de equipamento), tira umas fotos aqui e GG, passa como se fosse item de uso pessoal.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.247
Reações
23.356
Pontos
1.619
Bah man, pior que na empresa em que eu trabalho não há vagas assim :ksnif eu trabalho numa empresa que vende máquinas agrícolas, e a informática é terceirizada. Mas vou ficar de olho, vagas de tecnologia em geral são sempre difíceis de serem preenchidas por paraguaios, a galera aqui aparentemente não gosta muito dessa área hahahah. Te recomendo dar uma olhada também no site www.jobs.com.py, é da agência de empregos mais famosinha aqui do PY.

Se você achar uma vaga lá, me deve uma cerveja hahahahah
Te pago uma caixa e ainda na hora que estivermos tirando uns rounds em jogos de luta!!!

E outra, máquinas agrícolas? Eu MORO num estado que prioriza o Agronegócio (Goiás) e a única coisa que eu não sei fazer é fazer manutenção em motores de máquinas fora de estrada.... Vender isso é simples! :ksafado
 
Ultima Edição:
Topo Fundo