O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
@lfaller ..... não faço questão de contador de surtos e não preciso de proteção na linha de telefone (não tenho telefone) e cabo coaxial.
Não se protege a linha telefônica pelo telefone em si. Só se faz isso se e somente se por essa linha telefônica, sobre a mesma, circular a informação de internet. Nesse caso a rede telefônica poderia captar indução derivada de raios e via modem/router (passando por cima dele) atingir seu PC. O mesmo vale para o cabo da TV a cabo.
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
@lfaller....já que não faço questão de contador de surtos e não preciso de proteção na linha de telefone (não tenho telefone) e cabo coaxial.
Fico na dúvida de como é que é a chegada da internet ai na sua casa?
- Via ADSL suportado pela linha telefônica;
- Suportado pela cabo da TV a cabo;
- Via fibra ótica;
- Via rádio.

E como é a comunicação entre o modem da internet e seu PC
- Via cabo lan;
- Via WiFi.
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Fico na dúvida de como é que é a chegada da internet ai na sua casa?
- Via ADSL suportado pela linha telefônica;
- Suportado pela cabo da TV a cabo;
- Via fibra ótica;
- Via rádio.

E como é a comunicação entre o modem da internet e seu PC
- Via cabo lan;
- Via WiFi.

Meu provedor é NET, fibra na rua, coaxial do poste até o modem. A conexão chega por Wi-Fi no meu desktop e eu não tenho telefone nem TV a cabo, ou seja, o modem não está conectado ao computador de nenhuma forma.

Pelo o que eu vi a proteção do "Clamper Multi Proteção 8 com Contador de Surtos" é diferente do "Clamper Energia 8" e "Clamper Multi Proteção 8" (ignorando a proteção para telefone e cabo coaxial) apesar da ficha mostrar as especificações idênticas na linha de energia, pelo menos é o que eu notei ao comparar as fotos dos três modelos com a caixa transparente, posso estar errado, mas foi a impressão que eu tive.

lfaller eu tenho uma dúvida, você que é entendido no assunto se puder responder fico muito agradecido. Meu computador divide parede com um fogão elétrico que fica do outro lado, toda vez que alguém aciona o acendedor de centelha, acontece algumas anormalidades aqui, como a TV perder o sinal digital. No meu computador em si não acontece nada, mas já liguei outros computadores que possuem as famosas fontes de R$50 para fazer manutenção e os mesmos chegavam até a desligar o mouse e teclado. O fogão é novo e sua tomada possui seu próprio disjuntor, sua fase não está ligada no mesmo barramento do disjuntor das tomadas do meu quarto. Você acha que isso é simplesmente EMI se propagando pelo ar? Fico receoso com isso, porque a minha fonte é uma SeaSonic M12II 520, em uma dessas vezes que ligaram o acendedor a minha fonte simplesmente explodiu (foi um dos capacitores X/Y de entrada, e nessa época eu estava com o filtro APC P6B). A mesma coisa tinha acontecido a uns 3 meses atrás com uma Corsair CX430 com os mesmos capacitores de entrada. Estou novamente com uma SeaSonic M12II 520 nova por confiar na marca.
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
Por partes. Com essa topologia de entrada de internet não necessitas te preocupar muito com a proteção do cabo que a trás. Teu pequeno risco se concentra do poste até em casa, mas logo é eliminado pela conexão WiFi entre modem e PC ou note..

O filtro de linha da Clamper com contador de surtos parece sim. por fotos isso fica claro, ter uma etapa de filtragem mais eficiente, pois usa uma topologia LC (indutor capacitor) enquanto seus irmãos, todos de 8 tomadas, usam somente capacitor.
Isso pouco ou nada muda no tocante a proteção, só melhora a etapa de filtragem.

O acendedor do fogão consegue fazer duas coisas, pelo menos, além de acender o fogo.
- Sujar a rede elétrica;
- Emitir energia sob a forma de EMI.

Ambas podem estar provocando efeitos na TV, podem até mesmo atrapalhar seu modem, isso é físico.. Os primeiros rádio transmissores funcionavam a base de geração de chispas, veja ai uma topologia típica:
esquema_spark.gif

Note que lá na etapa final existia o spark gap, responsável pela emissão de chispas.
Olhe a topologia mínima típica de um transmissor e verás que não difere muito do acendedor de fogão. (uma alta tensão irrompendo o ar e uma bobina).
Sparktrans2.png


Você tem um mini transmissor ai no seu fogão sem muita chance de mudar a coisa. Outros detalhes tais como o aterramento estar presente ou não em sua instalação ou no próprio fogão podem mudar o efeito e/ou reduzir seu campo de atuação. Só testando mesmo para saber.
A inserção de sujeira na rede elétrica essa pode ser minimizada, não na origem (tarefa do fabricante do fogão que não dá a mínima para o caso), mas sim na entrada dos equipamentos mais sensíveis. Isso pode ser feito com bons filtros e na própria fonte que se boa já tem filtros capazes de não deixar entrar essa sujeira bem como não deixar sair a sujeira que ela mesmo gera.

Se esse acendedor pode danificar uma fonte???? Pode sim, na verdade indiretamente. Gerando faíscas acaba inserindo surtos de tensão na rede que podem, ao adentrar a fonte, ultrapassar a tensão máxima dos capacitores de filtro e dos semicondutores na entrada das fontes. Ultrapassando a máxima tensão alí tolerada, mesmo por micro segundos podem romper a isolação desses componentes. Sem isolação agora, ou com sua isolação furada, a energia 110 ou 220 acaba seguindo caminhos proibidos na fonte e isso é o que basta para fazê-la explodir, pegar fogo ou simplesmente parar de funcionar.

O surto entra como causador e a consequência é encadeada pela própria energia corrente mesmo que completamente normal, com tensão nominal etc e tal. Sabe da história que um furo na barragem dágua da dimensão de um dedo pode potencialmente por abaixo a mesma. O furinho do tamanho do dedo é o surto de tensão que só prepara o desastre..
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
@lfaller, estou dando uma olhada em alguns projetos de filtro de linha na internet, principalmente no tópico do CDH.

Na maioria dos componentes está descrito de forma rápida a sua função (filtragem, absorção, etc), porém em alguns não diz exatamente no que suas diferentes especificações influenciam, e isso me deixou curioso.

1 - Sobre o varistor MOV, porque para ligação N-T é recomendado um varistor para absorver energia de exceção tão inferior ao da rede comparado ao da ligação F-N e F-T (com preferência pelo de menor tensão de serviço)? As recomendações foram por volta dos 14 V a 30 V.

2 - Sobre os capacitores, colocar dois capacitores de poliéster em paralelo irão dobrar a capacitância, manter a tensão de isolação e reduzir a frequência de corte, aumentar essa capacitância ao ligá-los em paralelo não irá mudar em nada a eficiência da filtragem, me permitindo facilmente adotar um capacitor de 100 nF x 1600 V?

3 - Existe outra razão para a escolha de capacitores cerâmicos para filtragem entre F-T e N-T além da sua elevada tensão de isolação, e no que a sua capacitância influencia nessa filtragem uma vez que podemos encontrá-los até na ordem de pF?
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
Resposta 1: Porque, dentro da normalidade, sequer deveria existir diferença de potencial entre Neutro e aterramento, mas com o passar do tempo isso pode vira a acontecer, por oxidação etc. Desse modo existem os que preferem colocar varistores de baixa tensão ai nesse caso..

Resposta 2: Muda sim, pois baixa a frequ6encia de corte. Tanto mais baixa essa frequ6encia mais esse filtro passa baixa se aproxima dos 60 Hz, que deveria deixar passar tudo e acima nada..

Resposta 3: A tecnologia empregada na elaboração do capacitor define muitas variáveis tais como seu tamanho, sua faixa possível de capacitância, seu volume, as tensões de isolação que ele pode trabalhar etc..
Não importa se um capacitor for feito em tecnologia A, B ou C, de poliéster, cerâmica ou extrato de cocô de elefante, se ele cumprir a capacitância necessária, se ele atender as exigências de tensão máxima de trabalho, volume adequado etc ele vai ter um desempenho em um filtro desse tipo exatamente igual independente da sua tecnologia de fabricação..

Em usos mais críticos, como em RF por exemplo, até podes te preocupar em colocar capacitor cerâmico plate (com chapas planas) em detrimento a chapas enroladas, pelo residual indutivo que esse último apresenta. Mas para filtros em geral nada mudará...

O que não se pode fazer, muitas vezes, é colocar um eletrolítico no lugar de um de poliéster em função do eletrolítico ser um capacitor polarizado..
 


Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Percebi que tudo que está ligado na tomada aqui tem uma fonte full range 90 VAC - 240 VAC, apesar da ligação ser 127 V.

Como meus equipamentos conseguem gerenciar tensões na rede de até 240 VAC, achei mais inteligente usar varistores que passam atuar acima disso.

Li no Adrenaline um usuário afirmando que "os maiores fabricantes de filtro de linha no Brasil e a NBR" definiram que o varistor apropriado para absorver energia de exceção na rede de 220 V é o de no mínimo 270 VAC, isso está certo ou foi invenção? No meu ver, como as fontes full range suportam até 240 VAC, eu escolheria um varistor de 250 VAC.

Certamente o de 270 VAC teria vida útil maior olhando pelo lado dos fabricantes, mas prejudicaria o usuário deixando passar mais do que o 250 VAC.

Estou certo ou a minha lógica está furada?
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
Essa questão da tensão de ruptura de um varistor é pouco relevante. Pela própria tecnologia de fabricação dos mesmos não raramente essa tensão de ruptura tem uma tolerância de +-10% em seus valores, portanto um varistor de 270 Volts por exemplo bem pode assumir qualquer valor entre 243 até 297 Volts. Já um varistor classificado como nominalmente 250 Volts bem pode assumir valores de 225 Volts até 275 Volts.
Imagine que a energia em sua casa esteja apenas 5% acima de seu valor nominal, ou seja 220 +5% = 231 Volts, que é considerado completamente normal, isso já poderia fazer romper um varistor de 250 Volts mas que efetivamente estivesse dentro de sua tolerância com tensão de 225 Volts..
 

Mioni

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
9.884
Pontos
704
Uma coisa qual a diferença do iclamper 5 para o 8? só o numero de tomadas mesmo ou o iclamper8 tem proteção melhor?
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
É impressão minha ou a Clamper "emgraceu" as suas proteções?

http://www.lojaclamper.com.br/clamper-energia-8

Vejam o modelo de acrílico, tem apenas o básico na placa e os varistores ainda foram reduzidos de tamanho.

E o preço continua o mesmo.

O modelo com contador de surtos que era o mais robusto simplesmente desapareceu do mercado tem quase 1 ano.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.175
Reações
80.822
Pontos
1.559
O modelo com contador de surtos que era o mais robusto simplesmente desapareceu do mercado tem quase 1 ano.

Ainda tem esse modelo de contador de surtos no Guerra Digital. Acabei de encomendar a minha.

Enviado do meu Lumia 532
 
Ultima Edição:

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.175
Reações
80.822
Pontos
1.559
Ainda tem esse modelo de contador de surtos no Guerra Digital. Acabei de encomendar a minha.

Enviado do meu Lumia 532

Acabei comprando essa belezinha para substituir meu Filtro de Linha Clean Energy da SMS e já estou usando:

file_192_65.jpg


Comprei ele devido a essa explicação aqui:
http://www.clubedohardware.com.br/f...-entre-e-veja/?do=findComment&comment=5513725
e dessa aqui:
http://www.clubedohardware.com.br/f...tro-não-entre-e-veja/?page=23#comment-5523737

Como moro em prédio, e ainda por cima antigo, só faltou o aterramento para uma proteção completa.
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Acabei pegando o iClamper Energia 5 na promoção, leve 3 e pague 2. Vou passar um para um colega por R$100 e ficar com os outros dois.

De início estava pensando em substituir os varistores de 14mm dele por 20mm, mas vou deixar assim mesmo, quando eles pipocarem eu troco.

A única coisa que falta neles é o toroide para filtrar EMI/RFI, mas isso só o caríssimo Multiproteção 8 com contador de surtos tem. Ele aparentemente saiu de linha porque a gente não encontra mais na página da Clamper, só achei ele no Guerra Digital e alguns outros poucos sites com um pequeno estoque.

Filtro para cabo coaxial e telefone não me faz falta.

Talvez eu acabe abrindo ele para adicionar os toroides (se tiver espaço), filtro EMI/RFI pelo menos para mim é uma necessidade real aqui.
 
Ultima Edição:

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Mais vantagem você mesmo fazer isso se tem capacidade de fazer.
A única coisa que vai mudar é a capacidade de absorção, os de 14mm vai suportar menos surtos que os de 20mm. Vou deixar eles acabarem a vida útil para pode trocar, junto vão os fusíveis térmicos também porque na realidade eles vão abrir antes dos varistores explodirem.

Meu maior problema aqui nem é surto, e sim EMI/RFI. Ainda busco uma solução para isso que não seja um filtro de R$230, nem que eu tenha que enrolar um toroide do tamanho de uma bola de basquete.
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Meu tio vai me dar um filtro,quando contei a ele sobre o estabilizador que uso ele recomendou jogar fora também
Quando pegar com ele posto o modelo pra saber se vale a pena com vocês
Não moro sozinho,o pessoal aqui é chato e escuta qualquer tecnico meia boca daqui da cidade e acham que vai explodir a casa caso retire esse tijolo daqui
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
A única coisa que vai mudar é a capacidade de absorção, os de 14mm vai suportar menos surtos que os de 20mm. Vou deixar eles acabarem a vida útil para pode trocar, junto vão os fusíveis térmicos também porque na realidade eles vão abrir antes dos varistores explodirem.

Meu maior problema aqui nem é surto, e sim EMI/RFI. Ainda busco uma solução para isso que não seja um filtro de R$230, nem que eu tenha que enrolar um toroide do tamanho de uma bola de basquete.
Não é bem assim não..
Varistores tem um tempo de atuação da ordem de 10 nano segundos. Olha ai o que são 10 nano segundos ==> 0,000000010 segundos. Fusíveis térmicos se baseiam na fusão de um fio, cabelinho, e esses dai nem é quando passa grande corrente que se fundem, mas sim quando o calor, externo a ele, faz derreter aquela liga metálica. São bem lentos até podendo chegar a segundos.
O varistor portanto chega a ser 100 milhões de vezes mais rápido que um fusível térmico na hora de abrir..

Fusível térmico tem a função de extinguir a possibilidade de abrir fogo ai na sua proteção, depois da explosão dos varistores...
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
O tal filtro que citei é esse aqui da clone:
O modelo é f4/f6...Não entendo nada mas olhando assim não parece muito bom,porem,se ele servir pra estourar no lugar da fonte do pc já tá valendo,pois tenho estabilizador só por esse motivo.
Alguém pode me dizer se é confiavel?IMG_20161231_201026.jpg
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
O tal filtro que citei é esse aqui da clone:
O modelo é f4/f6...Não entendo nada mas olhando assim não parece muito bom,porem,se ele servir pra estourar no lugar da fonte do pc já tá valendo,pois tenho estabilizador só por esse motivo.
Alguém pode me dizer se é confiavel?Visualizar anexo 29331

Cara, não tenho certeza, mas acho que esse modelo é o único da Clone que presta, ou é o f11? Sei que tem um único modelo deles que vale à pena nesse mundo, mas, obviamente, já foi descontinuado. O Faller responderá para você assim que aparecer no tópico, pois ele fez uma abertura desse filtro à época.
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Cara, não tenho certeza, mas acho que esse modelo é o único da Clone que presta, ou é o f11? Sei que tem um único modelo deles que vale à pena nesse mundo, mas, obviamente, já foi descontinuado. O Faller responderá para você assim que aparecer no tópico, pois ele fez uma abertura desse filtro à época.
Eu vi um post dele sobre o f4,que eu creio que seja esse filtro que postei,falando que não passa de uma extensão com nome de filtro... Mas quero ter certeza.
Se for isso mesmo acho que é melhor continuar com a bomba do estabilizador e comprar um outro filtro melhor
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Eu vi um post dele sobre o f4,que eu creio que seja esse filtro que postei,falando que não passa de uma extensão com nome de filtro... Mas quero ter certeza.
Se for isso mesmo acho que é melhor continuar com a bomba do estabilizador e comprar um outro filtro melhor

Uma coisa te garanto, mesmo o filtro sendo o pior do mundo é melhor do que estabilizador.
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
Pode ser... aqui não dá muita queda de energia também,então acredito que seja melhor esse ''filtro''.
O faller online e não me responde :(
Fica fácil de se perceber, por dedução, que o F4 da Clone não vai ser muito diferente do F6 da mesma Clone, que tem uma análise em meu tópico e aonde se vê essas tristes imagens de um nada imenso:
http://www.clubedohardware.com.br/f...-entre-e-veja/?do=findComment&comment=4750848

Uma régua com um fusível e um led.... Nada mais..
 

Dcnautamarvete

Supra-sumo
Mensagens
790
Reações
1.227
Pontos
183
Filtros de linha, réguas e/ou extensões são "mesmo que fósforo" para causar incêndios em apartamentos? Usei a expressão de um eletricista que me atendeu, porque minha TV precisava de extensão com fusível (onde também estão ligados DVD, receptor, etc)?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
Filtros de linha, réguas e/ou extensões são "mesmo que fósforo" para causar incêndios em apartamentos? Usei a expressão de um eletricista que me atendeu, porque minha TV precisava de extensão com fusível (onde também estão ligados DVD, receptor, etc)?

que bobagem.

réguas e aqueles "tês" que o povo usa muito podem não ser seguros quando se ultrapassa um certo limite de corrente, mas o filtro de linha de verdade já é preparado para fornecer a corrente e tem o circuito de proteção.
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
que bobagem.

réguas e aqueles "tês" que o povo usa muito podem não ser seguros quando se ultrapassa um certo limite de corrente, mas o filtro de linha de verdade já é preparado para fornecer a corrente e tem o circuito de proteção.
Ai depende.. Os filtros de linha ruins de fato, que de filtro não tem nada e de proteção muito menos, que custam ai pelos R$ 20,00, esses podem atrapalhar sua vida por ruim que são, por risco que oferecem de romper os fios internamente, por lhe trazer transtornos derivados da baixa qualidade do pouco material empregado..

Os filtros meia boca, que chegam a incorporar varistores e não incorporam fusíveis térmicos para proteção dos mesmos esses sim podem botar fogo em seu ap.
Veja ai como um varistor se comporta com fusível e sem fusível. E eu apregoo que melhor ainda é usar fusível térmico acoplado ao varistor. Cuido com esse tipo de proteção meia boca..

Quando um varistor vem acompanhado da supervisão de um fusível térmico a coisa fica muito, mas muito mais segura..
Os bons, os decentes filtros de linha tem essa topologia, varistores supervisionados por fusíveis térmicos acoplados, quer numa solução pronta de fábrica onde o fusível térmico é acoplado ao varistor em sua fabricação, como se vê nos exemplos abaixo:

images

images

pl2066732-tmov_thermally_protected_varistor_25d_for_inverters_epcos_etfv25k275e4_analogue.jpg

Diameter-14mm-Thermal-Varistor.jpg

images


Ou quando são mecanicamente acoplado aos varistores como se vê ai:
07PanamaxPM8-EXplacaimpressalado-1.jpg


Ou

08ProtetorBelkinVaristores471e201.jpg


ou

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedofusveltrmicovaristorF-N.jpg


ou
ProteodaAPC.jpg~original


Portanto, filtro de linha sem varistor não protege contra surtos e aqueles que tem varistores, que sim protegem contra surtos de tensão, sem supervisão de fusíveis térmicos podem sim por em risco seu ap, que pode pegar fogo aberto pelo varistor...
 
Ultima Edição:

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Fica fácil de se perceber, por dedução, que o F4 da Clone não vai ser muito diferente do F6 da mesma Clone, que tem uma análise em meu tópico e aonde se vê essas tristes imagens de um nada imenso:
http://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?do=findComment&comment=4750848

Uma régua com um fusível e um led.... Nada mais..
Mesmo sendo de baixa qualidade é melhor ligar o f4 do que um estabilizador?
 

lfaller

Habitué da casa
Mensagens
391
Reações
193
Pontos
94
Mesmo sendo de baixa qualidade é melhor ligar o f4 do que um estabilizador?
Disso não se tem a menor dúvida. A razão é que um filtro, nesse caso nem filtro é mas sim uma extensão de tomadas, não atrapalha a fonte tanto quanto um estabilizador o faz.
Estabilizador só presta mesmo é para estressar as fontes e encurtar a vida delas. Sua ação no sentido de estabilizar é pífia e completamente desnecessária além de atrapalhar e muito as fontes em geral.
 

Dcnautamarvete

Supra-sumo
Mensagens
790
Reações
1.227
Pontos
183
Ai depende.. Os filtros de linha ruins de fato, que de filtro não tem nada e de proteção muito menos, que custam ai pelos R$ 20,00, esses podem atrapalhar sua vida por ruim que são, por risco que oferecem de romper os fios internamente, por lhe trazer transtornos derivados da baixa qualidade do pouco material empregado..

Os filtros meia boca, que chegam a incorporar varistores e não incorporam fusíveis térmicos para proteção dos mesmos esses sim podem botar fogo em seu ap.
Veja ai como um varistor se comporta com fusível e sem fusível. E eu apregoo que melhor ainda é usar fusível térmico acoplado ao varistor. Cuido com esse tipo de proteção meia boca..

Quando um varistor vem acompanhado da supervisão de um fusível térmico a coisa fica muito, mas muito mais segura..
Os bons, os decentes filtros de linha tem essa topologia, varistores supervisionados por fusíveis térmicos acoplados, quer numa solução pronta de fábrica onde o fusível térmico é acoplado ao varistor em sua fabricação, como se vê nos exemplos abaixo:

images

images

pl2066732-tmov_thermally_protected_varistor_25d_for_inverters_epcos_etfv25k275e4_analogue.jpg

Diameter-14mm-Thermal-Varistor.jpg

images


Ou quando são mecanicamente acoplado aos varistores como se vê ai:
07PanamaxPM8-EXplacaimpressalado-1.jpg


Ou

08ProtetorBelkinVaristores471e201.jpg


ou

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedofusveltrmicovaristorF-N.jpg


ou
ProteodaAPC.jpg~original


Portanto, filtro de linha sem varistor não protege contra surtos e aqueles que tem varistores, que sim protegem contra surtos de tensão, sem supervisão de fusíveis térmicos podem sim por em risco seu ap, que pode pegar fogo aberto pelo varistor...


Então uma mera régua/extensão com fusível não implica em risco acentuado de incêndio, certo? O defeito delas é a falta de proteção contra surtos, correto?
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Comprei 3 iClamper Energia 5 nessa promoção do leve 3 pague 2.

Resolveu meu problema com interferência na rede elétrica, quando mexiam nas coisas na cozinha desligava tudo aqui, agora fica sossegado aqui.

Aproveitei para trocar a tomada da parede para o novo padrão, obedecendo a polaridade certinha.

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg


Mas eu tenho uma dúvida, testando com o multímetro as tensões e etc (tenho um True RMS), quando estava testando a continuidade dos terminais da tomada com a fiação elétrica eu notei que o terra dá continuidade com o neutro aqui na minha rede, isso está certo? Alguma coisa me diz que isso não deveria acontecer :kduvida
 
Ultima Edição:

J_Z

Bam-bam-bam
Mensagens
2.712
Reações
2.588
Pontos
314
Comprei 3 iClamper Energia 5 nessa promoção do leve 3 pague 2.

Resolveu meu problema com interferência na rede elétrica, quando mexiam nas coisas na cozinha desligava tudo aqui, agora fica sossegado aqui.

Aproveitei para trocar a tomada da parede para o novo padrão, obedecendo a polaridade certinha.

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg


Mas eu tenho uma dúvida, testando com o multímetro as tensões e etc (tenho um True RMS), quando estava testando a continuidade dos terminais da tomada com a fiação elétrica eu notei que o terra dá continuidade com o neutro aqui na minha rede, isso está certo? Alguma coisa me diz que isso não deveria acontecer :kduvida

Aqui no Brasil as companhias de energia aterram o neutro na entrada do poste, por isso da continuidade.
 

J_Z

Bam-bam-bam
Mensagens
2.712
Reações
2.588
Pontos
314
Ué, achava que inclusive era crime fazer isso, usar o neutro como aterramento.

Usar neutro intensionalmente como aterramento não pode, mas as pessoas fazem isso justamente pelo fato de ele ser aterrado, aqui tem um vídeo que explica isso em partes:

 
Topo Fundo