Segue o Tuto tirado do Clube do OUYA (méritos ao
Fábio Silva e
André Luis) -
http://clubedoouya.blogspot.com/p/como-configurar-bezels-bordas-no.html
Pack com as Benzels
Descompacte o arquivo “Overlays Retroarch - 1920 x 1080.rar” para a raiz de sua unidade de armazenamento;
Inicie o Retroarch. selecione o Core (emulador) que deseja configurar as Benzels (no exemplo será o Super Nintendo).
No Retroarch selecione o Core em “Main Menu” com a opção “Load Core”;
Selecione o Core que deseja configurar, no caso, o “SNES/Super Famicon (Snes9x)” será usado neste exemplo;
Retorne para a tela inicial do Retroarch e agora vá até a guia “Settings tab”;
Selecione a opção “Input”;
Selecione “Input Hotkey Binds”;
Selecione “Quit Retroarch”;
Nesse momento, aperte o botão L3 no controle do OUYA. Essa configuração servirá para que seja possível sair do emulador utilizando o click do botão L3;
Retorne para a tela inicial de “Settings tab”;
Selecione “Vídeo”;
Vá até a opção “HW Bilinear Filtering” e desabilite essa opção utilizando o botão “A”. Essa configuração desabilita o tratamento tosco que remove os “serrilhados” nos gráficos do jogo. É como se fosse um “Anti-Aliasing” nos games de PC. Mas, fica a critério de cada um manter ou não a opção ativada. Eu preferencialmente, gosto do visual “pixelado” nos games retrôs;
Retorne para a tela inicial de “Settings tab”;
Selecione a opção “Directory”;
Selecione a opção “Overlay Dir”;
Siga esse caminho para setar o diretório onde estão as Bezels:
Exemplo do caminho caso tenha salvo no seu Pendrive / HD externo: /usbdrive/Overlays Retroarch - 1920 x 1080
Após encontrar o diretório, salve esse diretório selecionando “<Use this directory>”;
Obs: Você deve estar DENTRO do diretório “Overlays Retroarch - 1920 x 1080” para defini-lo como caminho das Bezels!
Retorne para a tela inicial de “Settings tab”;
Selecione a opção “Onscreen Overlay”;
Selecione "Overlay Preset";
Procure pela Bezel de Super Nintendo e confirme a escolha;
O Retroarh retornará para a tela inicial de “Settings tab”;
Vá novamente para a opção “Onscreen Overlay”;
Configure a opção “Overlay Opacity” em “1.00”;
Retorne para a tela inicial de “Setting tabs” e em seguida vá até a guia “Main Menu”;
Em “Main Menu”, vá até “Save Current Config” e salve as configurações realizadas até o momento para o sistema de Super Nintendo;
Obs: Não confunda com “Save New Config”!
Nesse momento, no diretório /storage/sdcard0/Android/data/com.retroarch/files, temos um arquivo “retroarch.cfg” com todas as configurações salvas para Super Nintendo. Iremos utilizar esse arquivo a seguir para que o Nostalgia reconheça essas configurações.
Saia do Retroarch utilizando a opção “Quit Retroarch” ou o click do botão L3 que configuramos;
Agora, instale o Nostalgia e configure emulador SNES/Super Famicon (Snes9x);
Após configura-lo, saia do aplicativo. Nesse momento, a pasta "Nostalgia" já foi criada dentro dos diretórios do sistema;
Execute o aplicativo FilePwn;
Acesse o seguinte diretório:
/storage/sdcard0/Android/data/com.retroarch/files
Vá até o arquivo “retroarch.cfg” e o copie utilizando o menu de manipulação de arquivos;
Agora iremos inserir esse arquivo no diretório de pastas do Nostalgia.
Para tal, acesse o seguinte diretório:
/storage/sdcard0/Nostalgia/SNES
Utilizando o menu de manipulação de arquivos, cole o arquivo nesse diretório descrito acima;
Dê OK para todas as telas seguintes que surgirem. Após esse procedimento, o Nostalgia passará a reconhecer todas as configurações realizadas no Retroarch.
Pronto! Agora é só executar o Nostalgia, abrir seus jogos de Super Nintendo e visualizar as Bezels em funcionamento!
Configuração de Bezels para consoles portáteis
Cada console portátil utiliza uma configuração de tamanho e relação X Y relacionados à posição da tela devido às resoluções particulares de cada um.
Para configurar, dentro do Retroarch vá até "Settings tab > Video"
Para configurar, utilizaremos as opções "Aspect Ratio Index, Custom Viewport X, Custom Viewport Y, Custom Viewport Width, Custom Viewport Height e Integer Scale", conforme a imagem abaixo mostra:
Essa imagem ilustra as configurações para o console Neo Geo Pocket e Neo Geo Pocket Color.
Abaixo, temos as coordenadas e resoluções de tela para cada console portátil:
Atari Lynx
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 455
Custom Viewport Y: 222
Custom Viewport Width: 1014
Custom Viewport Height: 647
Bandai Wonderswan
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 488
Custom Viewport Y: 222
Custom Viewport Width: 967
Custom Viewport Height: 612
Bandai Wonderswan Color
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 488
Custom Viewport Y: 222
Custom Viewport Width: 967
Custom Viewport Height: 612
Nintendo Game Boy
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 606
Custom Viewport Y: 217
Custom Viewport Width: 711
Custom Viewport Height: 648
Nintendo Game Boy Color
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 600
Custom Viewport Y: 219
Custom Viewport Width: 722
Custom Viewport Height: 645
Nintendo Game Boy Advance
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 455
Custom Viewport Y: 210
Custom Viewport Width: 1013
Custom Viewport Height: 661
Nintendo Virtual Boy
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 405
Custom Viewport Y: 212
Custom Viewport Width: 1114
Custom Viewport Height: 702
Sega Game Gear
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 616
Custom Viewport Y: 232
Custom Viewport Width: 694
Custom Viewport Height: 593
SNK Neo Geo Pocket
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 611
Custom Viewport Y: 218
Custom Viewport Width: 692
Custom Viewport Height: 644
SNK Neo Geo Pocket Color
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 611
Custom Viewport Y: 218
Custom Viewport Width: 692
Custom Viewport Height: 644
Sony PSP
Aspect Ratio Index: Custom
Custom Viewport X: 387
Custom Viewport Y: 180
Custom Viewport Width: 1144
Custom Viewport Height: 655
Obs¹: Para a configuração de TODOS os consoles, utilize a opção "Aspect Ratio Index" em "Custom". Caso contrário, as configurações NÃO irão funcionar!
Obs²: Ative a opção "Integer Scale" para aproximar os valores de resolução (Custom Viewport Width e Custom Viewport Height) de cada console portátil. Após aproximado o valor, desative essa opção e finalize-os utilizando o analógico esquerdo ou as setas do D Pad do controle.
Salve as configurações conforme já foi explicado. Após salvar, o procedimento é o mesmo utilizado no exemplo do Super Nintendo.
put* trabalho bem feito dos caras e para quem tem Facebook, existe a comunidade deles lá, onde o pessoal é bem ativo e sempre estão postando novos conteúdos como lojas Chinesas onde é possível baixar jogos "jack" para o OUYA que não existem na loja dele (como por exemplo Final Fantasy IV, GTA San Andreas e por ai vai".