O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena instalar Linux? Se sim, como instalá-lo?

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Só instalar o Linux depois do Windows, o sistema já configura o dual boot pô.
E a diferença entre as 3 é a interface, eu recomendo tu ver vídeos sobre as 3 interfaces, e baixar com a que mais te atrai, mas mesmo se não fizer, dá pra trocar depois a interface, sem problemas.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
o contrario cara, pro Linux configurar o dual boot, voce deve instalar o Windows primeiro.

Comecei a usar o Elementary OS. Estou achando bem menos bugado que o Ubuntu. Estou gostando.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.869
Reações
10.549
Pontos
1.069
Vocês testaram o Ubuntu 17.10 com GNOME? A beta já está disponível. Eu achei sensacional, combinou bem com o estilo do Ubuntu:

 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.869
Reações
10.549
Pontos
1.069
Estou muito animado com os desenvolvimentos no Wine, jogos utilizando Vulkan rodam no Wine praticamente perfeitos! E por conta da grande semelhança entre DX12 e Vulkan é possível que jogos que usam DX12 cheguem ao mesmo nível se conseguirem desenvolver uma camada de tradução de DX12 para Vulkan. Suporte para DX11 está andando a passos largos, se chegar ao mesmo nível do DX9 vamos ter uma boa biblioteca de games no Linux.

Doom 2016 rodando quase perfeitamente no Linux:

 
Ultima Edição:

FullShinobi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
780
Reações
407
Pontos
769
Estou muito animado com os desenvolvimentos no Wine, jogos utilizando Vulkan rodam no Wine praticamente perfeitos! E por conta da grande semelhança entre DX12 e Vulkan é possível que jogos que usam DX12 cheguem ao mesmo nível se conseguirem desenvolver uma camada de tradução de DX12 para Vulkan. Suporte para DX11 está andando a passos largos, se chegar ao mesmo nível do DX9 vamos ter uma boa biblioteca de games no Linux.

Doom 2016 rodando quase perfeitamente no Linux:



Linux (interface gráfica em si) melhorou muito esses anos!
Ontem também estava testendo o cemu (emulador de wiiu) no ubuntu, se tivesse rodado o cemuhook (um adicional para o cemu) o jogo teria rodado liso!
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Estou muito animado com os desenvolvimentos no Wine, jogos utilizando Vulkan rodam no Wine praticamente perfeitos! E por conta da grande semelhança entre DX12 e Vulkan é possível que jogos que usam DX12 cheguem ao mesmo nível se conseguirem desenvolver uma camada de tradução de DX12 para Vulkan. Suporte para DX11 está andando a passos largos, se chegar ao mesmo nível do DX9 vamos ter uma boa biblioteca de games no Linux.

Doom 2016 rodando quase perfeitamente no Linux:



Tem que lembrar de umas coisas:

DirectX quanto mais novo mais chato tá pra se rodar no Wine. Não vejo muitos relatos da comunidade, mas jogos novos DX-Only não tem aparecido com tanta frequência.

O caso do Doom é que ele possui Vulkan nativamente, se não me engano. Aí já facilita bastante porque a instrução de renderização não precisa de tradução nem nada. Mesmo caso do CEMU que roda muito bem no Wine porque usa OpenGL.

Mas a situação tá melhorando muito, se as produtoras continuarem dando suporte ao Vulkan, nem versão nativa precisam se preocupar em fazer.
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.869
Reações
10.549
Pontos
1.069
Tem que lembrar de umas coisas:

DirectX quanto mais novo mais chato tá pra se rodar no Wine. Não vejo muitos relatos da comunidade, mas jogos novos DX-Only não tem aparecido com tanta frequência.

O caso do Doom é que ele possui Vulkan nativamente, se não me engano. Aí já facilita bastante porque a instrução de renderização não precisa de tradução nem nada. Mesmo caso do CEMU que roda muito bem no Wine porque usa OpenGL.

Mas a situação tá melhorando muito, se as produtoras continuarem dando suporte ao Vulkan, nem versão nativa precisam se preocupar em fazer.
Suporte para DX está melhorando muito, DX9 já roda muita coisa, DX10 e 11 estão fazendo grande progresso, já existem vários jogos DX only recentes que já rodam e alguns já são jogáveis, apesar de alguns bugs:

The Witcher 3:


Fallout 4:


Overwatch:


GTA V:


O mais importante é garantir suporte de DX11 para trás porque DX12 está perdendo muito mercado para o Vulkan, provavelmente DX12 vai ficar mais limitado para os jogos da Microsoft. Vulkan vai rodar muito bem no Linux, o Wine só vai precisar de umas bibliotecas do .net framework, sem precisar de uma camada de tradução para API. Ou seja, o futuro da jogatina no Linux é promissor.
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Pessoal, abri recentemente um negócio aqui na minha cidade e decidimos (eu e meu sócio) que iremos abraçar a causa do software livre. Trabalhamos com livros artesanais utilizando papéis especiais, e tudo será feito no Linux, scribus, gimp, Inkscape e o excelente gravit designer, que apesar de nao ter código aberto é gratuito. Nada de pirataria e nem ser escravo pagando mensalidade pra Adobe.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.678
Reações
22.090
Pontos
1.774
Pessoal, abri recentemente um negócio aqui na minha cidade e decidimos (eu e meu sócio) que iremos abraçar a causa do software livre. Trabalhamos com livros artesanais utilizando papéis especiais, e tudo será feito no Linux, scribus, gimp, Inkscape e o excelente gravit designer, que apesar de nao ter código aberto é gratuito. Nada de pirataria e nem ser escravo pagando mensalidade pra Adobe.
Boa iniciativa mesmo.
Lá no Diolinux (canal do Youtube) ele entrevistou também a dona de uma gráfica que diz usar 100% software livre há alguns anos e também sem problemas. Rodando tudo numa boa.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
Pessoal, abri recentemente um negócio aqui na minha cidade e decidimos (eu e meu sócio) que iremos abraçar a causa do software livre. Trabalhamos com livros artesanais utilizando papéis especiais, e tudo será feito no Linux, scribus, gimp, Inkscape e o excelente gravit designer, que apesar de nao ter código aberto é gratuito. Nada de pirataria e nem ser escravo pagando mensalidade pra Adobe.

Vão diagramar os livros também?
Se sim LaTeX é uma ferramenta muito boa.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
Essa não conheço, vou dar uma olhada! vlw
LaTeX é uma "linguagem de programação", um conjunto de macros na verdade, que quando você manda compilar, o compilador gera um documento. É tipo um HTML para documentos. Foi concebido para gerar documentos acadêmicos com perfeição, mas pode ser utilizado para muita coisa. Você se preocupa com o conteúdo do texto, se o documento LaTeX for bem configurado, não precisa esquentar com o layout que fica perfeito. Existem ferramentas online para gerar documentos em LaTeX como o Sharelatex e o Overleaf.
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Latex é vida. Hoje em dia, até acho o Word bem mais chato de usar do que LaTeX.

Sent from my ZTE Blade Z using Tapatalk
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.702
Reações
15.340
Pontos
1.659
Só não uso pq o programa que utilizo para trabalho é em SQL e compatível com Windows.

Apesar de eu nunca ter testado ele no Linux, deve ter uma forma de roda-lo no Wine.
 
Ultima Edição:

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
LaTeX é uma "linguagem de programação", um conjunto de macros na verdade, que quando você manda compilar, o compilador gera um documento. É tipo um HTML para documentos. Foi concebido para gerar documentos acadêmicos com perfeição, mas pode ser utilizado para muita coisa. Você se preocupa com o conteúdo do texto, se o documento LaTeX for bem configurado, não precisa esquentar com o layout que fica perfeito. Existem ferramentas online para gerar documentos em LaTeX como o Sharelatex e o Overleaf.
Saquei, mas creio que para o que eu faço o esquema WYSIWYG é melhor, não trabalho com tanta massa de texto, e sim muitas imagens com muitos elementos gráficos... tô me adaptando bem ao scribus, apesar de ser muito duro (indesign tem muuuuuita coisa mais automatizada, o que te economiza muito tempo), mas é aquela, né?! não tô afim de piratear e nem pagar mensalidade pra Adobe...
 

codeblocks

Bam-bam-bam
Mensagens
236
Reações
414
Pontos
498
17.04 em um netbook Atom N270, 2gb de Ram e uma Intel 945, pode ver que é BEM fraquinho o aparelho e por incrivel que pareça esta rodando melhor que qualquer outro Windows que ja rodei nele XP, 7, engraçado que todas versões do Mint que coloquei nele o desempenho era um pouco sofrivel enquanto nesse aqui consigo rodar até videos em 720p e Mame sem probleas nenhum

Bugs ate agora nao achei nada ou pelo menos nao notei mas tambem nao sou expert no sistema entao pode ser que tenha algo mas pra mim seja normal, vou testar essa Slack sim até final do mês, as unicas coisa que me perco ainda no Linux é em relação as partições pra criar ja que todo tutorial que vejo sempre mudam, Swap, Root e essas coisas mas do resto estou pegando o jeito
Tenho um netbook desse e estou tentando ressucitar o mesmo, com mint xfce ficou muito lento, vou tentar o manjaro XFCE, qual navegador você usa? Com firefox fica slideshow o youtube mesmo em 360p, o chrome não instala porque não tem suporte a SO 32 bits kkkk. Nunca vi pc tão lento.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.164
Reações
47.896
Pontos
2.009
Tenho um netbook desse e estou tentando ressucitar o mesmo, com mint xfce ficou muito lento, vou tentar o manjaro XFCE, qual navegador você usa? Com firefox fica slideshow o youtube mesmo em 360p, o chrome não instala porque não tem suporte a SO 32 bits kkkk. Nunca vi pc tão lento.

Eu tenho um netbook lixoso que roda legalzinho com Lubuntu.

Edit: correção.. L ubuntu.






Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Tenho um netbook desse e estou tentando ressucitar o mesmo, com mint xfce ficou muito lento, vou tentar o manjaro XFCE, qual navegador você usa? Com firefox fica slideshow o youtube mesmo em 360p, o chrome não instala porque não tem suporte a SO 32 bits kkkk. Nunca vi pc tão lento.

Cara estou usando o Lubuntu nesse netbook rodando via pendrive e a performance esta muito boa, eu uso o Opera e não tenho do que reclamar, antes que eu tinha instalado o Lubuntu no HD desse netbook a performance era excelente

Estou pra testar o Manjaro essa semana nesse aparelho e dependendo do resultado volto a instalar no HD, tenta o Opera ja que é o mais leve perante ao FF e o CHrome
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.678
Reações
22.090
Pontos
1.774
Tenho um netbook desse e estou tentando ressucitar o mesmo, com mint xfce ficou muito lento, vou tentar o manjaro XFCE, qual navegador você usa? Com firefox fica slideshow o youtube mesmo em 360p, o chrome não instala porque não tem suporte a SO 32 bits kkkk. Nunca vi pc tão lento.
Cara estou usando o Lubuntu nesse netbook rodando via pendrive e a performance esta muito boa, eu uso o Opera e não tenho do que reclamar, antes que eu tinha instalado o Lubuntu no HD desse netbook a performance era excelente

Estou pra testar o Manjaro essa semana nesse aparelho e dependendo do resultado volto a instalar no HD, tenta o Opera ja que é o mais leve perante ao FF e o CHrome

Aqui uma possível solução para PCS BEM fracos.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Aqui uma possível solução para PCS BEM fracos.


Nao conhecia esse Ubuntu Minimal do video, de curioso como nao tenho nada pra fazer vou fazer um teste nele hoje a noite e depois disso o que achei :kjoinha

Gostei tambem desse canal do Diolinux, me pareceu ser bem explicativo e depois dou mais uma olhada nos outros videos
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
LaTeX é puro amor.

O sr está maluco.

Tô apanhando mais do que o Corinthians no segundo turno desse negócio, o bagulho é de lua pra c***lh0. Mas ainda é melhor do que o Word pra formatação acadêmica, então fazer o que. :klolz
 

codeblocks

Bam-bam-bam
Mensagens
236
Reações
414
Pontos
498
Instalei o Lubuntu e ficou mais leve que o Mint com XFCE, a máquina é tão ruim que até xfce fica um pouco pesado, mas achei o lubuntu muito bugado, vou procurar algo mais polido.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.678
Reações
22.090
Pontos
1.774
Instalei o Lubuntu e ficou mais leve que o Mint com XFCE, a máquina é tão ruim que até xfce fica um pouco pesado, mas achei o lubuntu muito bugado, vou procurar algo mais polido.
Então tem várias distros que podem lhe atender, assista o vídeo que postei sobre o Ubuntu Minimal.


Além dele tem outras distribuições BEM LEVES por ai, no vídeo ele cita algumas outras.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
O sr está maluco.

Tô apanhando mais do que o Corinthians no segundo turno desse negócio, o bagulho é de lua pra c***lh0. Mas ainda é melhor do que o Word pra formatação acadêmica, então fazer o que. :klolz

Se precisar de ajuda pode perguntar que as vezes posso ajudar.
Mas já posso falar que se não está usando ou o overleaf ou o sharelatex e tá usando um ambiente nativo que você teve de instalar no Linux ou Windows começou errado.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Se precisar de ajuda pode perguntar que as vezes posso ajudar.
Mas já posso falar que se não está usando ou o overleaf ou o sharelatex e tá usando um ambiente nativo que você teve de instalar no Linux ou Windows começou errado.

Pior é que esses bangs online não funcionam com o que preciso, que é o modelo de dissertação da faculdade, onde até adicionar funções no LaTeX original foi preciso.

É um verdadeiro saco.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
Pior é que esses bangs online não funcionam com o que preciso, que é o modelo de dissertação da faculdade, onde até adicionar funções no LaTeX original foi preciso.

É um verdadeiro saco.

Mas eu já fiz mais de uma dissertação assim. Nas duas vezes usei os modelos fornecidos pela universidade. Acho difícil não ter como adicionar as alterações nesses serviços online.
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
O sr está maluco.

Tô apanhando mais do que o Corinthians no segundo turno desse negócio, o bagulho é de lua pra c***lh0. Mas ainda é melhor do que o Word pra formatação acadêmica, então fazer o que. :klolz

Latex lindo!
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
Se precisar de ajuda pode perguntar que as vezes posso ajudar.
Mas já posso falar que se não está usando ou o overleaf ou o sharelatex e tá usando um ambiente nativo que você teve de instalar no Linux ou Windows começou errado.

Eu uso o MikTex normal. Não instalei nenhum ambiente, mas já uso LaTeX há mais de 6 anos.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Uso latex com linux (texlive) a um tempo.
Depois de usar isso, não tem como voltar pra word e powerpoint.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Mas eu já fiz mais de uma dissertação assim. Nas duas vezes usei os modelos fornecidos pela universidade. Acho difícil não ter como adicionar as alterações nesses serviços online.

Cara, pode ser que eu peça ajuda. Por ora tá indo mas se eu precisar migrar fodeu.

O seus modelos mudavam a compilação também? O meu tem que colar umas paradas na pasta de instalação do Tex (sim).
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
Eu uso o MikTex normal. Não instalei nenhum ambiente, mas já uso LaTeX há mais de 6 anos.

Usei por muito tempo o MikTex tambem, mas toda vez que estava em um computador novo tinha que ajustar o ambiente para o LaTeX funcionar perfeitamente. Nunca tive de fazer isso com Sharelatex além de ter o meu projeto em qualquer navergador web e uma interface de programação muito mais amigável que a maioria gos GUIs de LaTeX padrão que as pessoas usam com o MikTeX.

Cara, pode ser que eu peça ajuda. Por ora tá indo mas se eu precisar migrar fodeu.

O seus modelos mudavam a compilação também? O meu tem que colar umas paradas na pasta de instalação do Tex (sim).

Ambos usavam aquela classe abnTeX que altera várias configurações base. Se a configuração é mais chata do que por um modelo abnTeX pra funcionar, quem criou esse seu modelo aí fez bobagem.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Ambos usavam aquela classe abnTeX que altera várias configurações base. Se a configuração é mais chata do que por um modelo abnTeX pra funcionar, quem criou esse seu modelo aí fez bobagem.

Fez e fez muita. O modelo aceito até ano passado funcionava com o ShareLatex lindamente, esse ano que resolveram criar uma norma própria e cagaram.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.869
Reações
10.549
Pontos
1.069
O Librem 5, smartphone que roda Linux, atingiu a meta de U$1,5 mi em financiamento coletivo.

Esse telefone promete, ele é diferente do Ubuntu Phone, que era muito fechado dentro da Canonical. De fábrica ele já vem com uma distro baseado no debian com gnome mas é totalmente aberto para se instalar a distribuição que você quiser, até mesmo Android.

A vantagem é que os drivers serão open source, então não existirão problemas com compatibilidade de drivers, o que ocorre muito nos smartphones android com custom firmware.

A principal característica do telefone é que ele tem interruptores para desligar fisicamente a baseband (GSM, WIFI e GPS), microfone e câmera, dessa maneira o celular pode realmente entrar em modo privativo.


activitiescall-1024x670.png


https://puri.sm/shop/librem-5/
 
Ultima Edição:

codeblocks

Bam-bam-bam
Mensagens
236
Reações
414
Pontos
498
Então tem várias distros que podem lhe atender, assista o vídeo que postei sobre o Ubuntu Minimal.


Além dele tem outras distribuições BEM LEVES por ai, no vídeo ele cita algumas outras.

Acho bugado o ubuntu, acabei colocando Debian com LXDE, ficou melhor que o Windows XP que estava na máquina, mais ligeiro e seguro, este netbook da minha mãe vai ser só para navegação e "word". Obrigado pela dica.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.869
Reações
10.549
Pontos
1.069
Acho bugado o ubuntu, acabei colocando Debian com LXDE, ficou melhor que o Windows XP que estava na máquina, mais ligeiro e seguro, este netbook da minha mãe vai ser só para navegação e "word". Obrigado pela dica.
Debian é a distribuição mais estável e é também bem mais segura que o Ubuntu, os repositórios só aceitam aplicativos open source e o root é separado do sudo.


Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Topo Fundo