O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena instalar Linux? Se sim, como instalá-lo?

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
Por que as pessoas não costumam usar um arquivo de swap ao invés de uma partição só pra isso?

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk

Porque você pode colocar em um sistema de arquivos "mais veloz". A melhora é marginal perto da troca por um SSD. Mas principalmente em HDs antigos, dava alguma diferença.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
Pessoal, como que eu faço pra, no instalador do Linux Mint/Ubuntu, deixar a /, swap e uma partição para dados?

Uma ext4 normal mesmo, como "backup", sem ser /home (não quero ficar guardando nada das instalações anteriores numa futura formatação). É possível? O que eu devo fazer com ela na hora de instalar, criar sem mount point?

É possível, mas não sei dizer o passo a passo de cabeça. Se eu entendi sua dúvida eu já fiz isso. Entrei em um live CD, usei o Gparted pra preparar as partições do jeito que queria, e depois instalei normal escolhendo a partição correta para /, swap, /home e tinha uma outra livre NTFS que eu compartilhava com o Windows. Na hora de instalar o ubuntu tem como você escolher uma opção que decide o que é o que.
 

Vitao20

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.832
Reações
885
Pontos
589
É possível, mas não sei dizer o passo a passo de cabeça. Se eu entendi sua dúvida eu já fiz isso. Entrei em um live CD, usei o Gparted pra preparar as partições do jeito que queria, e depois instalei normal escolhendo a partição correta para /, swap, /home e tinha uma outra livre NTFS que eu compartilhava com o Windows. Na hora de instalar o ubuntu tem como você escolher uma opção que decide o que é o que.
Eu consegui aqui! :kkong

Fiz assim: / (root) com 100GB, swap com 4GB e o resto como uma partição ext4 sem mount point. Ao instalar, ele me alertou sobre o fato da partição 3 não ter nenhum mount point: prossegui mesmo assim.

Iniciei o sistema agora e, ao ir no file manager, notei a partição 3 com o ícone cinza (imagino que estava desmontada). Porém, bastou clicar nela que o sistema montou ela automaticamente!
Pensei que ia ter que aplicar os procedimentos descritos aqui, mas pelo visto não vai ser preciso.

Outra coisa: o Linux Mint XFCE realmente é tudo o que falaram aqui, show de bola!!! :kjoinha
Acho que sosseguei, é a distro perfeita pro meu note: interface polida e parecida com a do Windows (sem duas taskbar como no Mate), apps exclusivos do time do Mint, e além de tudo leve...
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.915
Reações
51.057
Pontos
1.003
O Linux é tranquilo pra me conectar com dispositivos na minha rede?
O notebook da casa está realmente muito fudido e eu tava querendo mudar o sistema, mas preciso saber disso pq é assim que eu transfiro os jogos pro Raspberry Pi

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.164
Reações
47.891
Pontos
2.009
O Linux é tranquilo pra me conectar com dispositivos na minha rede?
O notebook da casa está realmente muito fudido e eu tava querendo mudar o sistema, mas preciso saber disso pq é assim que eu transfiro os jogos pro Raspberry Pi

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

Sim.

Ele tem o samba/cfis, que é compatível com tudo. Fora isso tem NFS, que você pode montar outros shares unix (linux, freebsd,etc).

Eu prefiro usar o samba pra tudo. A rede tem tudo aqui. Raspberry pi, freebsd, mac, linux..tudo se enxergando normalmente.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.319
Reações
13.229
Pontos
364
Saudades usar linux, queria ter dois PCs pra usar linux em um e Windows no outro.
Não gosto dessa coisas de dualboot ou ficar desligando hds (como eu tava fazendo antes)
Tbm não gosto.
Recentemente comprei um raspberry pi, to usando uma distribuição do debian nele e to matando a saudade do linux, da pra fazer o diabo nesse aparelhinho. Imagine só a união de um "hardware livre" com um software livre.

Montei minha própria cloud (adeus google drive e drop box), montei meu servidor de mídia (agora aqui em casa qualquer coisa que tenha uma tela e esteja conectado a internet eu posso ver meus filmes e seriados), estou montando agora um acesso VPN com ele.

Enfim... se tiver uns 200 conto ao pra comprar um brinquedinho esses eu aconselho muito.
 


Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.164
Reações
47.891
Pontos
2.009
Tbm não gosto.
Recentemente comprei um raspberry pi, to usando uma distribuição do debian nele e to matando a saudade do linux, da pra fazer o diabo nesse aparelhinho. Imagine só a união de um "hardware livre" com um software livre.

Montei minha própria cloud (adeus google drive e drop box), montei meu servidor de mídia (agora aqui em casa qualquer coisa que tenha uma tela e esteja conectado a internet eu posso ver meus filmes e seriados), estou montando agora um acesso VPN com ele.

Enfim... se tiver uns 200 conto ao pra comprar um brinquedinho esses eu aconselho muito.

Detalha aí pra galera o que tu usou. Foi tudo no pi ?

Eu usei o FreeNAS pra montar uma cloud privada. As pastas são compartilhadas pelo samba. Como eu tenho um aparelho media player de rede, não foi preciso instalar servidor de mídia (tipo plex, etc).. ele lê os compartilhamentos cfis ou nfs.

Meu próximo passo vai ser montar um roteador/firewall baseado em freebsd, o Pfsense.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.164
Reações
47.891
Pontos
2.009
Vou falar uma coisa, eu sempre usei linux no trabalho, mas uso ele apenas como um sistema operacional administrativo empresarial e nada mais, Desktop para mim realmente é Windows, o linux uso apenas para administração de servidores, desenvolvimento de scripts para instalações ou implantações de sistemas e coisas mais empresarial mesmo.

Por isso em casa sempre irei de windows mesmo. :-)

Ponto de vista interessante. Se bem que da forma que tu usa é basicamente shell puro né? E as máquinas que vocês usam como estação lá rodam o que ? Vcs devem se conectar no servidor por ssh né?

E tu prefere o windows por qual motivo? Jogos?




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Os sistemas Linux já evoluíram e estão evoluindo bastante em termo de facilidade de uso, mas não acho que já esteja no nível pro usuário comum usar diariamente.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.677
Reações
22.090
Pontos
1.774
Os sistemas Linux já evoluíram e estão evoluindo bastante em termo de facilidade de uso, mas não acho que já esteja no nível pro usuário comum usar diariamente.
Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
Então...meu pai e minha mãe usam...os 2 tem mais de 60 anos e NENHUMA familiaridade com nenhum sistema.
Meu pai mal sabe anexar um arquivo no email, e minha mãe...bem menos do que isso até.
Eles nem sabem o que é Linux e o que é Windows...

Mas instalei Linux mint, meu pai sabe acessar o email dele (pelo gmail) e aprendeu a usar os sistemas online da empresa que ele trabalha, e de quebra ensinei ele a abrir e preencher uma planilha no WPS office.
Minha mãe consegue acessar internet banking e pagar os boletos dela também pelo Linux Mint...

Ai você poderia perguntar "mas eles não poderiam fazer isso no Windows" ?
Claro que poderiam...do mesmo jeito até.
Só que no Windows os emails que eles recebem não estariam seguros. Principalmente aqueles BAIT de "clique aqui, depositei dinheiro na sua conta hoje, veja o comprovante" e etc que chega nos emails.
Com o Linux Mint fico tranquilo se eles clicarem que não vai abrir mesmo....
Até porque nenhum dos 2 tem a senha de root...aliás nem sabem o que é root.

Mas estão utilizando há mais de 1 ano, e até agora ZERO problemas.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
Os sistemas Linux já evoluíram e estão evoluindo bastante em termo de facilidade de uso, mas não acho que já esteja no nível pro usuário comum usar diariamente.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
Na verdade já está até mais fácil que o Windows para uso do dia a dia apenas. O problema não é aprender o linux, o problema é trocar o windows. A maioria das pessoas tem "preguiça" de reaprender algo.
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Então...meu pai e minha mãe usam...os 2 tem mais de 60 anos e NENHUMA familiaridade com nenhum sistema.
Meu pai mal sabe anexar um arquivo no email, e minha mãe...bem menos do que isso até.
Eles nem sabem o que é Linux e o que é Windows...

Mas instalei Linux mint, meu pai sabe acessar o email dele (pelo gmail) e aprendeu a usar os sistemas online da empresa que ele trabalha, e de quebra ensinei ele a abrir e preencher uma planilha no WPS office.
Minha mãe consegue acessar internet banking e pagar os boletos dela também pelo Linux Mint...

Ai você poderia perguntar "mas eles não poderiam fazer isso no Windows" ?
Claro que poderiam...do mesmo jeito até.
Só que no Windows os emails que eles recebem não estariam seguros. Principalmente aqueles BAIT de "clique aqui, depositei dinheiro na sua conta hoje, veja o comprovante" e etc que chega nos emails.
Com o Linux Mint fico tranquilo se eles clicarem que não vai abrir mesmo....
Até porque nenhum dos 2 tem a senha de root...aliás nem sabem o que é root.

Mas estão utilizando há mais de 1 ano, e até agora ZERO problemas.
Quando o ambiente já tá do jeito que se vai usar, o sistema é ótimo, o problema é deixar tudo do modo como se deseja. Uma das coisas que me deixa mais irritado é ter que ficar abrindo terminal pra instalar certos aplicativos, pior ainda quando só tem um arquivo .tar.gz e tem que se virar com aquilo. O bom é que a minoria dos aplicativos é assim, geralmente tem as centrais de aplicativos ou instalar o pacote diretamente de um repositório.

Na verdade já está até mais fácil que o Windows para uso do dia a dia apenas. O problema não é aprender o linux, o problema é trocar o windows. A maioria das pessoas tem "preguiça" de reaprender algo.
Mais fácil não concordo que esteja, mas concordo que o maior problema é a pouca vontade de se adaptar a outro sistema.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
Mais fácil não concordo que esteja, mas concordo que o maior problema é a pouca vontade de se adaptar a outro sistema.

Windows até hoje não tem uma loja de app que presta, só para aqueles apps lixos que ninguem usa. Tem que achar o site, baixar o instalador ainda e executar.
Linux você vai na loja da sua distribuição e baixa com todas as dependências.

Para o usuário leigo isso é um mundo de diferença.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.319
Reações
13.229
Pontos
364
Detalha aí pra galera o que tu usou. Foi tudo no pi ?

Eu usei o FreeNAS pra montar uma cloud privada. As pastas são compartilhadas pelo samba. Como eu tenho um aparelho media player de rede, não foi preciso instalar servidor de mídia (tipo plex, etc).. ele lê os compartilhamentos cfis ou nfs.

Meu próximo passo vai ser montar um roteador/firewall baseado em freebsd, o Pfsense.
Não usei nada, conectei o PI na rede aqui e um abraço, segui uns tutoriais na internet.
 

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Caramba, esse tópico tá me deixando com uma vontade de voltar a usar o Linux Mint :(
 

kiyow

Supra-sumo
Mensagens
675
Reações
744
Pontos
153
Windows até hoje não tem uma loja de app que presta, só para aqueles apps lixos que ninguem usa. Tem que achar o site, baixar o instalador ainda e executar.
Linux você vai na loja da sua distribuição e baixa com todas as dependências.

Para o usuário leigo isso é um mundo de diferença.

Mas isso é só para softwares com código open-source. Aqui pra instalar o Chrome e Firefox (oficial, não o Chrominium ou Iceweasel), Spotify, drivers Nvidia entre outras coisas o procedimento é mais complicado. Uma das coisas que falta para o Linux ganhar mais adeptos é abraçar melhor o closed source.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.670
Reações
30.569
Pontos
1.253
Mas isso é só para softwares com código open-source. Aqui pra instalar o Chrome e Firefox (oficial, não o Chrominium ou Iceweasel), Spotify, drivers Nvidia entre outras coisas o procedimento é mais complicado. Uma das coisas que falta para o Linux ganhar mais adeptos é abraçar melhor o closed source.
https://download.mozilla.org/?product=firefox-54.0.1-SSL&os=linux64&lang=pt-BR
https://www.spotify.com/br/download/linux/
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-Google-Chrome-no-Ubuntu-1604-64-bits

????
 

kiyow

Supra-sumo
Mensagens
675
Reações
744
Pontos
153
Eu sei como instalá-los, eu os uso... estou falando o que foi quotado, da loja do Linux que é bem melhor que a do Windows, mas que para instalar você AINDA precisa acessar o site do fabricante do software para instalar quando o caso é closed-source (exatamente o que você teve que fazer).
 

kiyow

Supra-sumo
Mensagens
675
Reações
744
Pontos
153
Bom, o Firefox ou já vem na distribuição ou existe nas lojas sim (eu sei, essa loja do Mint é feinha, mas vão atualizar ela em breve).

Visualizar anexo 36624

Bom, quanto ao Chrome, é só ir no site e baixar igual ao Windows. Ao invés de exe, você baixa um deb ou rpm e executa. No arch se eu não me engano, é só procurar pelo chrome que ele está nos repositórios.

Spotify eu verifiquei aqui e ele tá na loja também. Mas também é possível baixar o deb do site.

Visualizar anexo 36625

Quanto aos drivers, todos que são opcionais aparecem para vc escolher no Gerenciador de Drivers. Eu só uso o da Nvidia mesmo para usar em aceleração de video no SMplayer. Não jogo no linux, então não preciso ter o driver mais atualizado.

Visualizar anexo 36626

Porém, curiosamente fui atrás de ver como era a instalação de um driver mais recente e vi que bastava eu adicionar um repositório e assim ele me dava os drivers mais recentes:

Visualizar anexo 36627
Verdade, sempre esqueço que Mint faz parte das distros que estão incluindo itens closed source no gerenciador. Da ultima vez que instalei o mint tinha percebido mesmo que era bem mais fácil que outras distros.
 

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Não sei quanto a vocês, mas a minha parte preferida em mexer com o Linux é o pós-instalação, hora de customizar e instalar aplicativos. É muito bom ficar adaptando o sistema de acordo com as suas vontades.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.677
Reações
22.090
Pontos
1.774
O Deepin é mais descarado. Ele já vem com Chrome e até uns programas pagos como o Crossover.:klol
O Deepin tem até Winrar (que não existe pra Linux) incluso :kkk...
Lembrando que não tem o WINRAR pra Linux, mas tem outros tantos que fazem exatamente a mesma funcionalidade.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.344
Reações
29.527
Pontos
1.424
Mas isso é só para softwares com código open-source. Aqui pra instalar o Chrome e Firefox (oficial, não o Chrominium ou Iceweasel), Spotify, drivers Nvidia entre outras coisas o procedimento é mais complicado. Uma das coisas que falta para o Linux ganhar mais adeptos é abraçar melhor o closed source.

Isso depende muito da distribuição. Em Debian você vai ter iceweasel e não firefox por exemplo, em outras chromium e não o chrome.
Mas nas distribuições mais populares, estes softwares fechados populares já estão nas lojas.
E na pior das hipóteses é baixar o instalador e executar, igual é no windows.

Sobre os drivers, para o usuário leigo, que era a quem eu me referia, não faz diferença nenhuma para ele usar um driver open source ou um fechado da nvidia. E de todo jeito, ativar o driver proprietário da Nvidia também não é complicado.
O problema é se a placa dele for AMD :kzangado:kzangado:kzangado:kzangado:kzangado . Aí sim é agradecer qqer driver open source que funcionar pra ele já tá muito bom.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.061
Reações
17.780
Pontos
1.094
Galera quero usar Linux Mint+Windows 10 em dual boot,mas não sei fazer isso,qual o primeiro passo?

Uso Win 8 e meu HD de 1TB é dividido entre 200Gb pro sistema e 730GB numa partição pra eu guardar minhas coisas

Quero usar o MINT mas não sei a diferença entre as opções Cinammon,MATE, KDE e XFCE
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Galera quero usar Linux Mint+Windows 10 em dual boot,mas não sei fazer isso,qual o primeiro passo?

Uso Win 8 e meu HD de 1TB é dividido entre 200Gb pro sistema e 730GB numa partição pra eu guardar minhas coisas

Quero usar o MINT mas não sei a diferença entre as opções Cinammon,MATE, KDE e XFCE
Só instalar o Linux depois do Windows, o sistema já configura o dual boot pô.
E a diferença entre as 3 é a interface, eu recomendo tu ver vídeos sobre as 3 interfaces, e baixar com a que mais te atrai, mas mesmo se não fizer, dá pra trocar depois a interface, sem problemas.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.677
Reações
22.090
Pontos
1.774
Isso depende muito da distribuição. Em Debian você vai ter iceweasel e não firefox por exemplo, em outras chromium e não o chrome.
O novo Debian já vem com Firefox e não mais com icewwasel...
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Linux para mim é hobby pelo desafio. Quando estou muito acomodado com o Windows eu pego um distro um pouco mais cabreira (a da vez foi Slackware) e instalo até deixar redonda. Depois me perde o appeal. Como tenho jogado bastante nessas férias não muito para que sair do Windows. Mas agora começarão novamente as aulas e talvez eu consiga trabalhar satisfatoriamente no meu Slackware com XFCE. Por mais que se tivesse tempo eu instalaria o MATE, falam bem dele.
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Pra instalar drivers automaticamente e ter praticamente todos programas na central, recomendo o Manjaro. Eita distro porreta de boa!
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Precisei ligar o windows 10 aqui, pediu uma atualização... foi uma atualização pesada, demorou horrores... quando reiniciou, fodeu o meu grub!!! que m**** essa microsoft fazendo essas cagadas em nossos PCs.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.677
Reações
22.090
Pontos
1.774
Precisei ligar o windows 10 aqui, pediu uma atualização... foi uma atualização pesada, demorou horrores... quando reiniciou, fodeu o meu grub!!! que m**** essa microsoft fazendo essas cagadas em nossos PCs.
Pois é...teve uma dessas que mudou algo no Boot de outro PC aqui...restauração e etc nada adiantou.
O jeito foi reinstalar o Windows mesmo...
De vez em quando a MS da uma dessa.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.915
Reações
51.057
Pontos
1.003
Bom, o Firefox ou já vem na distribuição ou existe nas lojas sim (eu sei, essa loja do Mint é feinha, mas vão atualizar ela em breve).

Visualizar anexo 36624

Bom, quanto ao Chrome, é só ir no site e baixar igual ao Windows. Ao invés de exe, você baixa um deb ou rpm e executa. No arch se eu não me engano, é só procurar pelo chrome que ele está nos repositórios.

Spotify eu verifiquei aqui e ele tá na loja também. Mas também é possível baixar o deb do site.

Visualizar anexo 36625

Quanto aos drivers, todos que são opcionais aparecem para vc escolher no Gerenciador de Drivers. Eu só uso o da Nvidia mesmo para usar em aceleração de video no SMplayer. Não jogo no linux, então não preciso ter o driver mais atualizado.

Visualizar anexo 36626

Porém, curiosamente fui atrás de ver como era a instalação de um driver mais recente e vi que bastava eu adicionar um repositório e assim ele me dava os drivers mais recentes:

Visualizar anexo 36627
Que nada, adorei esse design
Lembra do design geral das coisas uns 5-6 anos atras (tipo a loja do Opera) que eu tenho uma certa saudade

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.164
Reações
47.891
Pontos
2.009
Continuo firme e forte no FreeBSD, mas reinstalei tudo e parei de usar o ambiente Mate. Gostei, mas não tem como não usar a XFCE.

O PC ficou mais esperto mas o desktop não tem tantas firulas visuais (na verdade prefiro assim).
 

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Não sei que desgraça acontece com o meu PC que eu não consigo instalar nenhuma distro aqui.
Toda vez que o live vai iniciar, meu monitor perde o sinal de vídeo, o teclado para de responder e já era.

Antigamente eu conseguia instalar pelo menos o Linux Mint Cinnamon, porém, atualizaram ele e nem isso consigo mais.
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Não sei que desgraça acontece com o meu PC que eu não consigo instalar nenhuma distro aqui.
Toda vez que o live vai iniciar, meu monitor perde o sinal de vídeo, o teclado para de responder e já era.

Antigamente eu conseguia instalar pelo menos o Linux Mint Cinnamon, porém, atualizaram ele e nem isso consigo mais.
não será treta de UEFI? tenta desabilitar secure boot, ou deixar no modo legacy (bios)
 

Clueless Player

Veterano
Mensagens
510
Reações
669
Pontos
143
Depende das ferramentas que você usa. Se não tiver equivalente ou versão para Linux, vc vai odiar. E também no começo vc pode ter dificuldades em usar o terminal mas depois vai ver que ele trás bastante beneficios e melhor controle.
O Elementary é uma boa pedida e o Ubuntu/Mint é bom também apesar do visual sem graça vc tera menos problemas nesses dois últimos para instalar e gerenciar pacotes.
Faça um teste, acho que agora tem como fazer dual boot pelo Win10 do Ubuntu.
 
Topo Fundo