O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você fica incomodado em falar seu salário quando perguntam?

?

  • Sim, fico incomodado.

  • Não, falo de boa.


Results are only viewable after voting.

Hume

Bam-bam-bam
Mensagens
3.321
Reações
9.546
Pontos
314
Depende do contexto... nunca perguntei o salario de ninguém
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.683
Reações
13.979
Pontos
754
Não ligo tanto e que vou dizer agora, ganho pouco mais que 1500, teve um aumentinho não lembro exatamente mas é isso....é pouco mas é melhor que nada ainda mais do jeito que está essa joça chamado Brasil
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
Descobrí que o negocio, alem de comer cu e boceta, é mentir o proprio salario. Para mais. Se aparentar ser um fudido, diga que esta investindo em (insira lero-lero corporativo aqui) e que por isso, no momento, está economizando
 

THE_PLAYER

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.244
Reações
11.671
Pontos
759
Eu não gosto porque geralmente as pessoas perguntam sem propósito válido. Quase sempre é pra ficar dando palpite vagabundo sobre seus gastos e estilo de vida.

Eu tenho um amigo e colega de trabalho que vive me perguntando coisas sobre o meu salário (ainda que nossos salários sejam equivalentes, eu tenho mais tempo de serviço, então é um pouquinho diferente). Ele fica perguntando se tenho empréstimo, quanto paguei no meu carro, isso e aquilo. É gente boa, mas nesse aspecto ele é chato demais.
 
Ultima Edição:


Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
Depende mto do ambiente de trabalho. (E vou focar aqui pq amizade a equação é diferente e pessoal).

Tecnicamente é bom que todos saibam quem ganha o que numa empresa. Costuma torna a mesma mais meritocrática e aumentar o salário de todos. (Sim, tem pesquisas sobre isso). Ou seja, ganha a empresa e os funcionários.

Mas a maioria dos ambientes de trabalho no Brasil não possuem ambiente propicio pra isso. Porque se 1 pessoa divulga e as outras não ela se torna vulnerável a "puxões de tapete" ou retaliação indireta da diretoria. (Que se beneficia nas negociações salariais ao ocultar o salário de todos).

E infelizmente no Brasil com nossos níveis de violência e "jeitinho" o brasileiro por natureza é uma pessoa que espera um golpe ou scam em qualquer esquina. E isso inclui o ambiente de trabalho. E mtos tem o pensamento de dar o golpe antes de tomar um. Logo veem uma pessoa se abrindo pra elas como fraqueza.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Eu me sentia mal por ganhar muito pouco mas com o tempo vi que isso é besteira, hoje acho engraçado, até uso como alerta e desculpa, afinal a maioria mesmo que ganha bem ainda ganha mal. Ganhar bem é para poucos, quer dizer, tem gente que ganha alguns milhares e acha que isso é muito ruim, entendo o lado ambicioso e manutenção da vida que criou para si, mas está muito longe de ganhar proporcionalmente mal comparado a maioria, digo isso porque alguns não devem saber mas não é muito excitante para o trabalhador médio ouvindo alguém que ele considera ganhar muito dizendo que ganha mal, claro que a inveja é ruim mas acredito que ambos os lados devem saber o seu lugar, isso contribui para a auto-estima e empatia.

Eu não tenho interesse em saber quem ganha quanto, não vou ganhar dinheiro com isso mesmo, também não desejo ser rico e nunca pedi ou emprestei dinheiro, na verdade nem curto falar de dinheiro, somente quando a empresa que trabalho fica me devendo alguma coisa que sinto falta, aí corro atrás, mas não por mais, apenas pelo que se comprometeram ou considero justo, se não me pagarem caio fora na primeira oportunidade.
 
Ultima Edição:

Nutella

Ser evoluído
Mensagens
30
Reações
53
Pontos
28
falar o tamanho do salário é como falar o tamanho do pinto. É coisa intima.
Sim, mas acaba sendo vantajoso pros funcionários saber quanto todo mundo ganha..
Numa empresa em que eu trabalhei os estagiários de engenharia ganhavam 9k por mês.. Um dos engenheiros se matava de trabalhar, é um cara muito competente.. E ele ganhava 6k.

Um dia nós estávamos tentando estimar quanto o dono da empresa gastava com o nosso salário....Foi só quando ele viu o pessoal colocando 9k como salário base, que ele se deu conta do quanto ele tava sendo explorado.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.943
Reações
28.195
Pontos
1.359
Primeiro que não é nem pra perguntar pros outros quanto o quanto ganham.
Fora do contexto eu não falo não.
 

clubit

Bam-bam-bam
Mensagens
2.459
Reações
7.797
Pontos
453
ja que ganho mal não me importo, agora quando futuramente eu ganhar bem vou evitar falar com certeza
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Não só não gosto como não respondo. Até já respondi uma vez ou outra, mas sempre menti pra menos.

Não sou rico nem ganho muito, mas não quero dar corda pra nego dar pitaco na minha vida ou ficar de olho no pouco que tenho.

Aliás, dias atrás um parente da minha mina perguntou quanto eu ganha. O cara tava falando do salário dele e talz.. eu só respondi que varia muito pq ganho por hora.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Falo jocosamente porque ganho pouco e as pessoas vão cagar.

Agora se for uma quantia legal prefiro a discrição.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.362
Reações
51.541
Pontos
1.712
Eu não gosto porque geralmente as pessoas perguntam sem propósito válido. Quase sempre é pra ficar dando palpite vagabundo sobre seus gastos e estilo de vida.

Eu tenho um amigo e colega de trabalho que vive me perguntando coisas sobre o meu salário (ainda que nossos salários sejam equivalentes, eu tenho mais tempo de serviço, então é um pouquinho diferente). Ele fica perguntando se tenho empréstimo, quanto paguei no meu carro, isso e aquilo. É gente boa, mas nesse aspecto ele é chato demais.
c***lho QUE ODIO DE GENTE ASSIM
tenho um amigo desse jeito, o cara me mandou msg sexta feira 8 hrs da manha perguntando quais sao meus clientes e qnt cobro por mes
:kpensa
 

clubit

Bam-bam-bam
Mensagens
2.459
Reações
7.797
Pontos
453
c***lho QUE ODIO DE GENTE ASSIM
tenho um amigo desse jeito, o cara me mandou msg sexta feira 8 hrs da manha perguntando quais sao meus clientes e qnt cobro por mes
:kpensa
mas afinal quem são seus clientes? e quanto vc cobra por mes?
:coolface
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.619
Reações
38.914
Pontos
2.069
Não fico incomodado, mas não respondo valores. Mas nem lembro se alguém já me perguntou isso diretamente.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.780
Reações
134.110
Pontos
2.139
eu não sou mais chamado pros churras da turma da facul pq ganho mais que todos eles.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
Acho que depende do ambiente. Com amigos não vejo o menor problema, com parentes tenho algumas ressalvas e com pessoas que trabalham comigo eu prefiro evitar, até pq eu sei mais ou menos quanto todo mundo ganha aqui, devido a minha posição. Se for com pessoas sem muita relação que trabalham na mesma área acho que é bem positivo ser

Acho ético nao falar. So fomenta intriga e discussão.

Já acho o contrário. Inclusive algo que me irrita MUITO em palestra de artistas e coisas do tipo é o segredo que os mesmos tem com salário e valores. Eu sempre assumo que a maioria ganha mal e por isso não dizem, pq existe uma mania nesse mercado de ficar alimentando a esperança da galera com o papo de que qualquer um poder ganhar dinheiro na área. Isso também gera um problema facil de observar em qualquer grupo de artes, onde as pessoas que estão começando ou já estão no mercado a um tempo e não sabem dar preço nos seus serviços, ficam a merce dos contratantes.
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Pra mim é algo muito pessoal por vários motivos. Vc vai ser julgado por isso, pessoa vai saber o seu "poder de compra" todo mes, vai saber o qto vc pode ou não pode gastar, vai te comparar com outros etc.

Não falo pq pra mim é meu direito de ter privacidade.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
A pergunta de fato deveria ser: porque saber quanto os outros ganham? Não me interessa saber o salário de mais ninguém além do meu.
 

alt'

Bam-bam-bam
Mensagens
3.622
Reações
2.125
Pontos
359
Por um lado as pessoas acham que meu salário é maior do que eu realmente recebo. Por outro, recebo muito pouco.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.534
Reações
21.691
Pontos
1.484
As civilizações antigas acreditavam que se você soubesse o nome completo de uma pessoa, você teria poder sobre ela.

Nome completo.

Imagina o salário?

Zoeiras à parte, não comento por motivos de segurança mesmo. No Brasil, mesmo tomando todos os cuidados, a gente corre risco. Dando brechas então...
 

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.080
Reações
4.486
Pontos
1.274
Não, nem um pouco.

É ate bom pq ai já sabem que sou um fodido e vão evitar de querer me assaltar.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Acho que depende do ambiente. Com amigos não vejo o menor problema, com parentes tenho algumas ressalvas e com pessoas que trabalham comigo eu prefiro evitar, até pq eu sei mais ou menos quanto todo mundo ganha aqui, devido a minha posição. Se for com pessoas sem muita relação que trabalham na mesma área acho que é bem positivo ser



Já acho o contrário. Inclusive algo que me irrita MUITO em palestra de artistas e coisas do tipo é o segredo que os mesmos tem com salário e valores. Eu sempre assumo que a maioria ganha mal e por isso não dizem, pq existe uma mania nesse mercado de ficar alimentando a esperança da galera com o papo de que qualquer um poder ganhar dinheiro na área. Isso também gera um problema facil de observar em qualquer grupo de artes, onde as pessoas que estão começando ou já estão no mercado a um tempo e não sabem dar preço nos seus serviços, ficam a merce dos contratantes.

A maioria dos artistas que conheço falam pra voce calcular o seu preço de acordo com os seus custos operacionais e seus gastos na vida. Fazendo esse calculo voce descobre o preço da sua hora.

Se os empregadores vão te pagar o que voce pede aí é outros quinhentos. Leva um tempo até criar nome no mercado de ilustração. As vezes voce ate consegue replicar tecnicamente o trabalho de outro profissional, mas os empregadores não tem garantia se vc trabalha rapido, se é responsável, se entrega no prazo e isso conta muito. Criar um nome da trabalho e demora.

Nao tem milagre, é dificil chegar nos 3 mil reais de salário, passar dos 5 mil é muito dificil e mais que isso so sendo dono de um estudio ou fazendo trampo pra gringa.

Eu tambem nunca vi profissional dizendo que qualquer um pode ganhar dinheiro sendo artista, ate porque o profissional que ganha alguma coisa sabe como da trabalho e é dificil essa profissão no Brasil. O que eu vejo é profissional dizendo que com muita dedicação e esforço voce consegue progredir.

E mais, eu nao acho legal falar o total que ganha , mas o falar um preço individual pra freela nao vejo problema nenhum. Inclusive era comum entre o grupo de ilustradores e animadores que eu circulava falar sobre quanto as empresas estavam pagando nos freelas.

Mas numa coisa vc esta certo, tem muita gente ganhando mal e se prostituindo por uma ganância burra. Mesmo sabendo que o empregador ta pagando mal tem gente que vai la e faz o serviço por metade do preço que deveria, virando noite todos os dias, morando no porão dos pais e achando que isso é vida.

Em ultimo caso, se vc estiver muito curioso pra saber quanto um artista ganha, solicite um orçamento a ele. Coisa que eu mais fazia quando trabalhava como ilustrador no brasil era orçamentos.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.997
Pontos
1.304
Não vejo problema algum em falar que ganho R$ 8k/mês como estagiário.
Só não gosto muito de falar dos 34cm de peroca (estava com 30cm no inverno, cresceu no verão, hu3) porque sou casado.


Falando sério :
Para mim depende muito, mas não é necessário falar o salário das pessoas próximas de você, só de saber onde elas passam as férias, qual carro possuem que já da pra ter uma base da renda.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
só de saber onde elas passam as férias, qual carro possuem que já da pra ter uma base da renda.
Não dá não. Conheço nego que tem um baita carro e tira férias fora do Brasil todo ano, mas tem uma casa extremamente simples, ganha um salário que mal dá pra ele e só faz isso pra posar de "bem de vida".
 

Shimura

Bam-bam-bam
Mensagens
204
Reações
311
Pontos
248
Eu não gosto de falar não é nem por questão de incômodo e mais por vergonha do salário ruim que eu tenho :kcry
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Eu não gosto de falar não é nem por questão de incômodo e mais por vergonha do salário ruim que eu tenho :kcry
IKIFEEL.jpg
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.997
Pontos
1.304
Não dá não. Conheço nego que tem um baita carro e tira férias fora do Brasil todo ano, mas tem uma casa extremamente simples, ganha um salário que mal dá pra ele e só faz isso pra posar de "bem de vida".
Mas ele tira essa grana de algum lugar... Uma coisa é prioridades, outra é quanto ganha, não dá pra fazer essas coisas sem crédito.

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.254
Reações
24.347
Pontos
1.419
A maioria dos artistas que conheço falam pra voce calcular o seu preço de acordo com os seus custos operacionais e seus gastos na vida. Fazendo esse calculo voce descobre o preço da sua hora.

Se os empregadores vão te pagar o que voce pede aí é outros quinhentos. Leva um tempo até criar nome no mercado de ilustração. As vezes voce ate consegue replicar tecnicamente o trabalho de outro profissional, mas os empregadores não tem garantia se vc trabalha rapido, se é responsável, se entrega no prazo e isso conta muito. Criar um nome da trabalho e demora.

Nao tem milagre, é dificil chegar nos 3 mil reais de salário, passar dos 5 mil é muito dificil e mais que isso so sendo dono de um estudio ou fazendo trampo pra gringa.

Eu tambem nunca vi profissional dizendo que qualquer um pode ganhar dinheiro sendo artista, ate porque o profissional que ganha alguma coisa sabe como da trabalho e é dificil essa profissão no Brasil. O que eu vejo é profissional dizendo que com muita dedicação e esforço voce consegue progredir.

E mais, eu nao acho legal falar o total que ganha , mas o falar um preço individual pra freela nao vejo problema nenhum. Inclusive era comum entre o grupo de ilustradores e animadores que eu circulava falar sobre quanto as empresas estavam pagando nos freelas.

Mas numa coisa vc esta certo, tem muita gente ganhando mal e se prostituindo por uma ganância burra. Mesmo sabendo que o empregador ta pagando mal tem gente que vai la e faz o serviço por metade do preço que deveria, virando noite todos os dias, morando no porão dos pais e achando que isso é vida.

Em ultimo caso, se vc estiver muito curioso pra saber quanto um artista ganha, solicite um orçamento a ele. Coisa que eu mais fazia quando trabalhava como ilustrador no brasil era orçamentos.

Hoje em dia eu tenho bastante noção dos valores, da pra descobrir relativamente fácil até quanto algumas empresas grandes pagam. Mais fácil ainda empresas gringas que trabalham com valores mais tabelados. Mas no geral artista mantém muito segredo do quanto ganha SIM e eu acredito ser por vergonha de ganhar pouco e ralar muito ou até por isso deixar claro que as vezes o cara não consegue trabalho suficiente pra viver bem confortável. Inclusive tem muito artista gringo que mesmo sendo bom não tira um bom sustento financeiramente.

Já conheci mais de um artista com mais de uma HQ publicada também que no privado disse que a área é uma furada no Brasil e que tiram o grosso do ganho com freelas. Tem uma galera também aproveitando a moda da tatuagem pra tirar uma grana extra. haha

Enfim, é o que vc falou, um artista bom por aqui tira na faixa dos 3k, o que é relativamente fácil de se observar até pelo estilo de vida que eles levam.

E o que quis dizer sobre qualquer um é exatamente esse papo que com dedicação e esforço qualquer um consegue, o que considero mentira pra basicamente qualquer profissão que o requerimento seja uma habilidade específica.(sei que vc discorda de mim nesse ponto) E é óbvio que artista que ta dando palestra ou aula vai dizer isso, afinal eles querem mais gente querendo entrar no mercado e pagando por aulas.
 
Topo Fundo