Mas a questão não é essa. Mesmo se tivessem algo mais avançado iriam lá do mesmo jeito, esse era o objetivo, levar o homem a Lua.
Desculpa se eu pareço chato, mas o motivo não era levar o homem à lua. Temos de buscar separar e entender o que é impressão e o que é essência. Se não conseguimos distinguir estes aspectos não conseguiremos nada.
Simplificando, quando uma árvore, por exemplo, produz um fruto comestível, ela não quer alimentar, mas garantir sua perpetuação. Já que embutido no fruto vai a semente.
Os EUA são mestres em confundir a mente das demais nações, e assim conseguem manter um status que muitas vezes é apenas "aparência".
Soft power, ou
poder brando, é um termo usado na teoria de
relações internacionais para descrever a habilidade de um corpo
político, como um
Estado, para influenciar indiretamente o comportamento ou interesses de outros corpos políticos por meios
culturais ou
ideológicos. O termo foi usado pela primeira vez pelo professor de
Harvard Joseph Nye. Ele desenvolveu o conceito em seu livro de 2004,
Soft Power: The Means to Success in World Politics (Soft Power: Os Meios para o Sucesso na Política Mundial). Embora sua utilidade como uma teoria descritiva foi desafiada, soft power entrou desde então em discursos políticos como uma maneira diferente de distinguir os efeitos sutis de culturas, valores e idéias no comportamento de outros. Nas palavras de Nye,
O conceito básico de
poder é a habilidade de influenciar outros a fazer o que você quer. Há três maneiras de se fazer isto: uma delas é ameaçá-los com galhos; a segunda é comprá-los com cenouras; e a terceira é atrair-los ou cooperar com eles para que queiram o mesmo que você. Se você conseguir atraí-los a querer o que você quer, te custará muito menos cenouras e galhos.
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Soft power, então, representa o terceiro meio de conseguir os resultados desejados. Soft power é constrastado com hard power, que historicamente foi a medida realista de poder predominante, por meio de grandes números, como tamanho de população, tecnologia
militar, ou o
PIB de um país. Mas ter tais recursos nem sempre produzem os resultados desejados, como os
Estados Unidos descobriram na
Guerra do Vietnã.
O sucesso do soft power depende grandemente na reputação do "ator" na comunidade internacional, e também do fluxo de informações entre atores. Então, soft power é geralmente associada com a ascensão da
globalização e a teoria
neoliberal nas
relações internacionais.
Cultura popular e a
mídia são geralmente identificados como uma fonte de soft power muito influentes.
fonte: wikipédia