o problema não é ter cutscene a rodo, o problema é colocar o foco do jogo nelas
se você tira as cutscenes do
FF7 por exemplo, ainda sobra o jogão
se você tira as cutscenes do TLOU, você tem um shooter mediano e um stealth HORRENDO
Entendo teu ponto de vista, mas entramos na subjetividade.
Mesmo tirando as cutscenes, acho TLOU um jogasso, exceto pelo stealth, que realmente é tosco.
No mais, a qualidade das cutscenes fazem parte da qualidade geral do jogo, tendo em vista que, atualmente, é mais uma ferramenta das produtoras. O que são as cutscenes do Ryse, por exemplo? Certamente agregam valor ao camarote.
Acho muito vazio afirmar que Crash tem mais qualidade que TLOU (ou jogos antigos X atuais) por ser "menos dependente" das CGs.
Numa relação filminho X jogo x geração eu resumiria mais ou menos assim:
Geração antiga:
jogo ruim sem filminho (Barbie): jogo ruim.
jogo bom sem filminho (Crash Bandicoot): jogo bom.
jogo ruim com filminho bom (Adidas Power Soccer): "uau" pro filminho.
jogo bom com filminho (
FF7): "me possua" pro jogo todo.
Geração atual:
jogo ruim sem filminho: lixo demais
jogo bom sem filminho: jogo bom, mas não ter filminho prejudica a complexidade da história (é uma obrigação)
jogo ruim com filminho: jogo ruim
jogo bom com filminho: jogo bom