Azeon
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Fico só imaginando que épico vai ser entrar no lago e dar de cara com aquela cobra gigante...
Terá sonhos com essa cena?ahuehaue
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Fico só imaginando que épico vai ser entrar no lago e dar de cara com aquela cobra gigante...
Ele não está impondo a opinião. O que ele disse é um fato: sistema de turnos é datado e poderia condenar esse jogo ao fracasso. Tu pode gostar dele, mas sua utilização é simplesmente impensável nos dias de hoje.Cara na boa quando eu vejo figuras como você simplesmente ignoro,pois pessoas que não aceitam que existe opiniões diferentes das dela e tenta impor rotulo nas mesmas,para mim é o pior tipo de pessoa que existe,foi pra ignore list!!!passar bem.
Sim, tenho.Você tem o Advent pieces limited?
Oloco, muito foda.Sim, tenho.
Sistema dinâmico, rápida transição entre as batalhas, sistema de matérias, ta tudo do FF aí, claro que não é um grupo no caso do Crisis Core é apenas o Zack mas isso é apenas um exemplo do que o FFVII pode vir a se tornar e eu espero muito por isso.
Concordo totalmenteEntão, sistema por turnos não é datado.
É um sistema diferente do action, é um sistema que ta em menor foco hoje em dia na série FF, mas falar que RPG por turno é "datado" é a mesma coisa que falar que "jogo de puzzle é datado", não tem como um gênero se tornar datado... é como falar que rock é datado e que agora só pode funk.
E sim, tem jogos hoje em dia que são RPGs e tem sistema de turno, não é pq você não conhece que eles não existem ou não funcionam, próprio Persona 5 que ta vindo ai é um jogo por turnos... aliás, é o maior representante do estilo clássico de RPG em consoles hoje em dia.
Se não me engano o FE da Atlus do WiiU é por turnos tambem, se for pegar jogos do 3DS/PSV ai tem um MONTE que funciona com turnos também.
Só acho que o sistema original do VII realmente não rola mais, tem que dar uma retrabalhada nele e dar um upgrade em várias coisas, uma coisa que espero desse remake é poder controlar todos personagens da party diferente do que acontece na trilogia XIII ou no XV, ultima coisa que quero é essa onda de deixar tudo automático no VII. Realmente, se vier igualzinho era no PS1 vai ser meio complicado, mas fugir 100% dele é tabaquice tambem pq ai perde o propósito de estar fazendo um remake, seria melhor fazer um jogo novo logo.
Btw sistema do Crisis Core era uma enorme b*sta, palavra de quem jogou e não que assistiu gameplay no youtube.
http://www.bonusstage.com.br/notici...asy-vii-tera-gameplay-reformulado-diz-diretor
Deixe de ser nostalgico, Sistema por turnos é datado e chato hoje em dia comparado com as possibilidades que temos agora, o sistema de Crisis Core/Kingdom Hearts/FFXV é bem mais interessante, jogo por turno vai afastar uma boa gama de jogadores não só uma parte que jogou lá em 1997 e não mais paciência para jogo de turno (como eu) mas também as 2 gerações que nasceram desde lá e não se acostumaram com esse sistema datado.
Até o FFX que é bem mais dinâmico já esta bem datado por ser por turno, a maioria só joga pela nostalgia mesmo.
Deixe você de ser presunçoso, a sua opinião não é verdade absoluta, quem sempre pediu pelo remake de FFVII não foram os fãs de Kingdom Hearts, não foram os fãs de Tales of ou Star Ocean, quem sempre pediu por um remake de FFVII foram aqueles que jogaram e curtiram o jogo do jeito que ele era, se uma pessoa não gosta de um jogo por qualquer motivo que seja porque iria pedir um remake?
Sistema por turnos datado? não entendo isso, action RPG não é novidade, desde o nintendinho existiam jogos como Crystalis, Ys, Action e Turn Based RPG sempre coexistiram, os jogos não eram turn based apenas por limitação da época, era uma opção do desenvolvedor, e sempre teve público para isso, não só os nostálgicos, as séries Shin Megami Tensei e Dragon Quest estão aí mostrando que ainda tem público para os RPGS por turno. O que você quer é que a Square faça o mesmo que a Capcom fez com Resident Evil, mudou tudo a ponto de tornar a série irreconhecível, cuspiu na cara dos fãs da série original para agradar o público fã de pew pew pew, público esse que nunca deu uma foda pra série, funcionou? vendeu pra caramba? lógico que sim, mas a que custo? jogou o nome da série no lixo, hoje o nome Resident Evil não tem mais o peso de antigamente, virou só mais um shooter qualquer.
Não entendo essas pessoas que querem que os jogos sejam todos iguais, acham que se uma formula tá em alta no momento todo jogo tem que segui-la, isso é o que está matando os JRPGS na minha opinião, na época de ouro cada RPG de sucesso tinha o seu diferencial, Final Fantasy com seu ATB, Suikoden com elementos de estratégia, os puzzles de Wild Arms, os combos de Legend of Legaia, até mesmo os action como Tales of e Star Ocean tinham diferenças que os tornavam únicos, hoje eu olho os novos lançamentos e só consigo enxergar "Tales of", "Tales of" everywhere...
Não creio que a Square Enix vá manter o sistema de batalha exatamente como na época, lógico que ela vai tentar nos empurrar goela abaixo o sistema de batalha de Kingdom Hearts de novo, aparentemente é só isso que ela sabe fazer atualmente, não vou deixar de jogar por causa disso, mas que fazer isso em um remake de um jogo consagrado e uma put* sacanagem com os verdadeiros fãs do jogo, disso eu não tenho dúvidas.
http://www.engadget.com/2015/06/17/final-fantasy-vii-remake-interview-e3-2015/
But we can't have these upgraded, beautiful 3D models of Cloud and Barrett, still lining up in a row, jumping forward to attack an enemy, then jumping back to wait for their next turn. That would be bizarre.
Cara tb gostaria do sistema normal, mas acho que eles vão mexer nisso... mas como falei.. fico mais tranquilo sabendo que é o time original que vai fazer as alterações.Eu só não quero que mude o sistema de batalha,tem ser original por turnos.
Deixe você de ser presunçoso, a sua opinião não é verdade absoluta, quem sempre pediu pelo remake de FFVII não foram os fãs de Kingdom Hearts, não foram os fãs de Tales of ou Star Ocean, quem sempre pediu por um remake de FFVII foram aqueles que jogaram e curtiram o jogo do jeito que ele era, se uma pessoa não gosta de um jogo por qualquer motivo que seja porque iria pedir um remake?
Sistema por turnos datado? não entendo isso, action RPG não é novidade, desde o nintendinho existiam jogos como Crystalis, Ys, Action e Turn Based RPG sempre coexistiram, os jogos não eram turn based apenas por limitação da época, era uma opção do desenvolvedor, e sempre teve público para isso, não só os nostálgicos, as séries Shin Megami Tensei e Dragon Quest estão aí mostrando que ainda tem público para os RPGS por turno. O que você quer é que a Square faça o mesmo que a Capcom fez com Resident Evil, mudou tudo a ponto de tornar a série irreconhecível, cuspiu na cara dos fãs da série original para agradar o público fã de pew pew pew, público esse que nunca deu uma foda pra série, funcionou? vendeu pra caramba? lógico que sim, mas a que custo? jogou o nome da série no lixo, hoje o nome Resident Evil não tem mais o peso de antigamente, virou só mais um shooter qualquer.
Não entendo essas pessoas que querem que os jogos sejam todos iguais, acham que se uma formula tá em alta no momento todo jogo tem que segui-la, isso é o que está matando os JRPGS na minha opinião, na época de ouro cada RPG de sucesso tinha o seu diferencial, Final Fantasy com seu ATB, Suikoden com elementos de estratégia, os puzzles de Wild Arms, os combos de Legend of Legaia, até mesmo os action como Tales of e Star Ocean tinham diferenças que os tornavam únicos, hoje eu olho os novos lançamentos e só consigo enxergar "Tales of", "Tales of" everywhere...
Não creio que a Square Enix vá manter o sistema de batalha exatamente como na época, lógico que ela vai tentar nos empurrar goela abaixo o sistema de batalha de Kingdom Hearts de novo, aparentemente é só isso que ela sabe fazer atualmente, não vou deixar de jogar por causa disso, mas que fazer isso em um remake de um jogo consagrado e uma put* sacanagem com os verdadeiros fãs do jogo, disso eu não tenho dúvidas.
Não joguei Crisis Core, mas achei essa batalha um LIXO
Olha essa luta com o Sephiroth... vc reclamou de ficar apertando X em FFX mas nessa luta o cara só aperta x a luta inteira e fica lá "quake quake quake quake", não usa nem a porra da buster sword! De vez em quando usa umas potion e ether. Se for assim prefiro mil vezes batalha por turno, nessa aí basicamente foi
>quake mil vezes
>anda um pouco
>quake de novo
>toma octaslash
>potion
>quake
>repete tudo
Achei uma b*sta, torcendo muito pra não fazerem isso no remake
Lembrando que FF7 não é bem um sistema clássico por turnos, é o ATB, se ficar parado toma porrada.
Mais mais mais automático é melhor,hack slash é vida eles dizem.Então, sistema por turnos não é datado.
É um sistema diferente do action, é um sistema que ta em menor foco hoje em dia na série FF, mas falar que RPG por turno é "datado" é a mesma coisa que falar que "jogo de puzzle é datado", não tem como um gênero se tornar datado... é como falar que rock é datado e que agora só pode funk.
E sim, tem jogos hoje em dia que são RPGs e tem sistema de turno, não é pq você não conhece que eles não existem ou não funcionam, próprio Persona 5 que ta vindo ai é um jogo por turnos... aliás, é o maior representante do estilo clássico de RPG em consoles hoje em dia.
Se não me engano o FE da Atlus do WiiU é por turnos tambem, se for pegar jogos do 3DS/PSV ai tem um MONTE que funciona com turnos também.
Só acho que o sistema original do VII realmente não rola mais, tem que dar uma retrabalhada nele e dar um upgrade em várias coisas, uma coisa que espero desse remake é poder controlar todos personagens da party diferente do que acontece na trilogia XIII ou no XV, ultima coisa que quero é essa onda de deixar tudo automático no VII. Realmente, se vier igualzinho era no PS1 vai ser meio complicado, mas fugir 100% dele é tabaquice tambem pq ai perde o propósito de estar fazendo um remake, seria melhor fazer um jogo novo logo.
Btw sistema do Crisis Core era uma enorme b*sta, palavra de quem jogou e não que assistiu gameplay no youtube.
Terminei o cris core sofrendo de tanto tédio,o sistema é sofrível demais.Não joguei Crisis Core, mas achei essa batalha um LIXO
Olha essa luta com o Sephiroth... vc reclamou de ficar apertando X em FFX mas nessa luta o cara só aperta x a luta inteira e fica lá "quake quake quake quake", não usa nem a porra da buster sword! De vez em quando usa umas potion e ether. Se for assim prefiro mil vezes batalha por turno, nessa aí basicamente foi
>quake mil vezes
>anda um pouco
>quake de novo
>toma octaslash
>potion
>quake
>repete tudo
Achei uma b*sta, torcendo muito pra não fazerem isso no remake
Deixe você de ser presunçoso, a sua opinião não é verdade absoluta, quem sempre pediu pelo remake de FFVII não foram os fãs de Kingdom Hearts, não foram os fãs de Tales of ou Star Ocean, quem sempre pediu por um remake de FFVII foram aqueles que jogaram e curtiram o jogo do jeito que ele era, se uma pessoa não gosta de um jogo por qualquer motivo que seja porque iria pedir um remake?
Sistema por turnos datado? não entendo isso, action RPG não é novidade, desde o nintendinho existiam jogos como Crystalis, Ys, Action e Turn Based RPG sempre coexistiram, os jogos não eram turn based apenas por limitação da época, era uma opção do desenvolvedor, e sempre teve público para isso, não só os nostálgicos, as séries Shin Megami Tensei e Dragon Quest estão aí mostrando que ainda tem público para os RPGS por turno. O que você quer é que a Square faça o mesmo que a Capcom fez com Resident Evil, mudou tudo a ponto de tornar a série irreconhecível, cuspiu na cara dos fãs da série original para agradar o público fã de pew pew pew, público esse que nunca deu uma foda pra série, funcionou? vendeu pra caramba? lógico que sim, mas a que custo? jogou o nome da série no lixo, hoje o nome Resident Evil não tem mais o peso de antigamente, virou só mais um shooter qualquer.
Não entendo essas pessoas que querem que os jogos sejam todos iguais, acham que se uma formula tá em alta no momento todo jogo tem que segui-la, isso é o que está matando os JRPGS na minha opinião, na época de ouro cada RPG de sucesso tinha o seu diferencial, Final Fantasy com seu ATB, Suikoden com elementos de estratégia, os puzzles de Wild Arms, os combos de Legend of Legaia, até mesmo os action como Tales of e Star Ocean tinham diferenças que os tornavam únicos, hoje eu olho os novos lançamentos e só consigo enxergar "Tales of", "Tales of" everywhere...
Não creio que a Square Enix vá manter o sistema de batalha exatamente como na época, lógico que ela vai tentar nos empurrar goela abaixo o sistema de batalha de Kingdom Hearts de novo, aparentemente é só isso que ela sabe fazer atualmente, não vou deixar de jogar por causa disso, mas que fazer isso em um remake de um jogo consagrado e uma put* sacanagem com os verdadeiros fãs do jogo, disso eu não tenho dúvidas.
put* que pariu cara, você tirou toda e qualquer reação dessa turma que se acha superior e data tudo e todos que tem opinião sobre algo que não lhe os covem,Parabéns cara sua visão esta certíssima.Não sei nem o que dizer depois de ler esse post, tirou as palavras da minha boca/teclado.
Ninguém tá falando que quer o mesmo jogo, mas o mínimo que se espera é que o jogo mantenha sua essência, não faz sentido introduzir o combate de Kingdom Hearts em um remake de Final Fantasy só pq o primeiro está em alta atualmente, vejamos Resident Evil Remake por exemplo, mudou algumas poucas coisas, melhorou os gráficos, mas a essência do jogo está lá, é o Resident Evil que todos conhecemos e amamos, imagina agora um Resident Evil Remake com o combate de Call of Duty? é exatamente isso que vc tá querendo com Final Fantasy.A minha opinião não tem que ser nem é absoluta, mas se uma pessoa quer o MESMO jogo lançado 18 anos atrás ela não é nostalgica?
Deve ser por isso que no tópico sobre o rumor de um novo Front Mission tá todo mundo pedindo um Front Mission Evolved 2 né? Alguém por favor avisa para a Firaxis que o próximo Civilization tem que ser RTS, afinal ninguém quer "um sistema lento que demora para se tomar ações", vamos perguntar para os fãs de Baldur's Gate o que eles acham de um Remake do primeiro com o combate de The Witcher.Haha ta bom então... Não é datado? Um sistema lento que demora para se tomar ações, batalhas aleatórias que não ajudam no jogo tanto que caíram em desuso, quando algo cai em desuso se torna... datado.
Exatamente como o meu exemplo da Capcom e Resident Evil.A Square não ta nem aí para os "verdadeiros fãs", ela quer vender o jogo, ela é uma empresa que quer fazer dinheiro e ela não mira vender para um nicho tão pequeno quanto os "fãs" de FFVII, o maior alvo dela é um público NOVO, isso é fato
Não, se ela quisesse só um público novo ela não faria um Remake, faria um jogo totalmente novo.se ela quisesse só o mesmo público ela só faria um remaster e não um remake.
Também, mas uma coisa não exclui a outra, sim as "japoronguices" são um dos principais fatores do declínio dos JRPGS, mas não é o único, os RPGs japoneses hoje em dia são em sua maioria action, com cara de anime genérico, parecem todos copy/paste uns dos outros, isto também afasta muitas pessoas, mesmo as que como eu, já estão acostumadas com as japonesices dos animes.O que mata os jRPGs atualmente não é o bsys, são as histórias que se tornaram banais e nessa androgenia massiva, não se sabe se o personagem é homem ou mulher, gritinhos estridentes e expressões exageradas...
A maior prova disso é a ascenção dos jogos ocidentais com personagens homens parecendo homens e etc.
O declínio do jRPG não é por causa de bsys de turno ou não mas pela estagnação do gênero.
Lá na neogaf tem um cara que trabalha na Square e disse que o jogo sairá primeiro no PS4 e uns meses depois no PC.Tetsuya Nomura: The PC port, honestly, wasn't really on my radar. I thought it was already on sale. Regardless, there's really no relation between the PC version and this remake. Why now? This week at E3 we announced several titles coming to the PS4: not only FFXV, Kingdom Hearts 3, and World of Final Fantasy, but [also] a new Star Ocean and more. Rather than announce the remake after those titles went on sale, we wanted to give gamers something that would make them happy -- open them up, perhaps, to buying into the PS4.
Começando a parecer que a Sony ta bem envolvida nesse remake ai, indo alem de dar uma graninha a mais pra ter o jogo primeiro no PS4.
Só falta ser uma exclusividade igual SF5, só PS4 e PC.
Ninguém tá falando que quer o mesmo jogo, mas o mínimo que se espera é que o jogo mantenha sua essência, não faz sentido introduzir o combate de Kingdom Hearts em um remake de Final Fantasy só pq o primeiro está em alta atualmente, vejamos Resident Evil Remake por exemplo, mudou algumas poucas coisas, melhorou os gráficos, mas a essência do jogo está lá, é o Resident Evil que todos conhecemos e amamos, imagina agora um Resident Evil Remake com o combate de Call of Duty? é exatamente isso que vc tá querendo com Final Fantasy.
Deve ser por isso que no tópico sobre o rumor de um novo Front Mission tá todo mundo pedindo um Front Mission Evolved 2 né? Alguém por favor avisa para a Firaxis que o próximo Civilization tem que ser RTS, afinal ninguém quer "um sistema lento que demora para se tomar ações", vamos perguntar para os fãs de Baldur's Gate o que eles acham de um Remake do primeiro com o combate de The Witcher.
Exatamente como o meu exemplo da Capcom e Resident Evil.
Não, se ela quisesse só um público novo ela não faria um Remake, faria um jogo totalmente novo.
Também, mas uma coisa não exclui a outra, sim as "japoronguices" são um dos principais fatores do declínio dos JRPGS, mas não é o único, os RPGs japoneses hoje em dia são em sua maioria action, com cara de anime genérico, parecem todos copy/paste uns dos outros, isto também afasta muitas pessoas, mesmo as que como eu, já estão acostumadas com as japonesices dos animes.
Bom, já que tem gente séria aqui aparentemente querendo debater sobre a essência de um bom remake para Final Fantasy 7, resolvi entrar na conversa também.
Acho que, antes de tudo, devemos pensar qual a essência de JRpgs. Parem para refletir sobre os mais amados, seja pelo público, seja em seu coração: Chrono Trigger/Cross, Final Fantasy VI/VII, Valkyrie Profile, Suikoden II, Xenogears, Earthbound, Persona 3, etc. Qual foi a primeira coisa que lhe ocorreu? Os momentos marcantes que vivenciou? Os carismáticos personagens e vilões? A estupenda trilha sonora? O ótimo enredo? Os gráficos/ambientação?
Aposto que, no geral, terei acertado os principais elementos aí de cima. Não sou gênio e eles são óbvios, eu sei. Mas porque são neles que pensamos primariamente? Pois todos servem para engrandecer o elemento X, chamado: Narrativa.
A narrativa que garantiu tamanho sucesso do gênero dentro do Japão e mundo afora. Antigamente, com recursos limitadíssimos tecnologicamente falando, os JRpgs apresentavam escopo em mundo e história que mais nenhum outro tipo de jogo era capaz. Era o mais próximo que tínhamos para rivalizar nossa atenção com filmes, desenhos e livros nessa categoria do entretenimento. Porém, obviamente, algo deveria ser sacrificado, e com isso surgiu o sistema de batalhas por turno.
Não, eles não existiam por vontade, e sim por limitação. Um jogo de tamanho escopo não poderia apresentar um gameplay tão profundo como plataformas, shooters e afins. Ao passar dos anos, a indústria de games evoluiu bastante. Assim, as cinematics apareceram, as dublagens, as tecnologias mais avançadas, a maior capacidade de armazenamento e processamento, e enfim todos os gêneros puderam apresentar uma narrativa equivalente aos JRpgs.
Fallout é um shooter ou um RPG? Call of Duty é um shooter ou RPG? Ambos têm progresso de personagem, ambos têm história, e ambos usam como elemento principal de ação o tipo shooter. Isso porque nem citei Mass Effect. Ah, e The Witcher? Ou a série Souls? Ou Zelda? ou Infamous? Onde está a linha que determina se um jogo pode ser enquadrado como RPG ou outro gênero qualquer?
Acho que a dificuldade pra determinar esta e outras coisas é um dos principais motivos para o sumiço dos JRpgs na geração passada, assim como a queda assustadora nas vendas do gênero. Garanto que foram poucos os que pensaram, em minha pergunta láááá de cima: "poxa, a primeira coisa que eu lembro é o sistema de batalhas, lógico. Nossa, aquilo era a peça central do jogo".
Em termos narrativos, quando analisamos, eles até pioram tal aspecto do jogo. O personagem invoca um meteoro dos céus, e o animal selvagem esquiva do ataque ou ainda fica vivo ao final da investida. O grupo de heróis pacientemente aguarda o ataque dos vilões em uma linha, e vice-versa. São gimmicks que exigiam de nossa criatividade para melhor contextualizar o que ali acontecia com o resto do jogo. E o resto vale para a falta de dublagem de antigamente, ou os grunhidos de Zelda, ou os fracos gráficos de FF7, ou as cidades com 15 habitantes. E o que aconteceu com a evolução da indústria? Nossa imaginação foi cada vez menos necessária, pois cada ano que se passava, mais podia ser mostrado.
O sistema por turnos pode não ser um gameplay ultrapassado (isso é discutível), porém o sistema do FF7 é. Acho difícil existirem argumentos convincentes para contradizer isso. É quase risível a parcialidade que a nostalgia dos gamers pode causar, vendo tantos recursos evoluídos de hoje serem criticados, e algo tão limitado como as batalhas de FF7 com tamanho prezo.
Remake significa refazer, e o peso desta palavra é bem maior do que remasterizar. Do mesmo jeito que a estética mais realista de FF7 pedirá por mudanças no roteiro, como a cena de um animal explodindo um ser-humano igual no desenho Pica-pau seria impossível de existir em uma adaptação live-action para os cinemas, algumas mecânicas do jogo serão, indubitavelmente, alteradas
Ainda tenho bastante coisa para falar em posts futuros sobre do que acho adequado mudarem em FF7, quais reclamações acho corretas, qual o melhor sistema a se adotar, etc... mas por enquanto já tá bom pra fomentar algum pensamento.
Bom, já que tem gente séria aqui aparentemente querendo debater sobre a essência de um bom remake para Final Fantasy 7, resolvi entrar na conversa também.
Acho que, antes de tudo, devemos pensar qual a essência de JRpgs. Parem para refletir sobre os mais amados, seja pelo público, seja em seu coração: Chrono Trigger/Cross, Final Fantasy VI/VII, Valkyrie Profile, Suikoden II, Xenogears, Earthbound, Persona 3, etc. Qual foi a primeira coisa que lhe ocorreu? Os momentos marcantes que vivenciou? Os carismáticos personagens e vilões? A estupenda trilha sonora? O ótimo enredo? Os gráficos/ambientação?
Aposto que, no geral, terei acertado os principais elementos aí de cima. Não sou gênio e eles são óbvios, eu sei. Mas porque são neles que pensamos primariamente? Pois todos servem para engrandecer o elemento X, chamado: Narrativa.
A narrativa que garantiu tamanho sucesso do gênero dentro do Japão e mundo afora. Antigamente, com recursos limitadíssimos tecnologicamente falando, os JRpgs apresentavam escopo em mundo e história que mais nenhum outro tipo de jogo era capaz. Era o mais próximo que tínhamos para rivalizar nossa atenção com filmes, desenhos e livros nessa categoria do entretenimento. Porém, obviamente, algo deveria ser sacrificado, e com isso surgiu o sistema de batalhas por turno.
Não, eles não existiam por vontade, e sim por limitação. Um jogo de tamanho escopo não poderia apresentar um gameplay tão profundo como plataformas, shooters e afins. Ao passar dos anos, a indústria de games evoluiu bastante. Assim, as cinematics apareceram, as dublagens, as tecnologias mais avançadas, a maior capacidade de armazenamento e processamento, e enfim todos os gêneros puderam apresentar uma narrativa equivalente aos JRpgs.
Fallout é um shooter ou um RPG? Call of Duty é um shooter ou RPG? Ambos têm progresso de personagem, ambos têm história, e ambos usam como elemento principal de ação o tipo shooter. Isso porque nem citei Mass Effect. Ah, e The Witcher? Ou a série Souls? Ou Zelda? ou Infamous? Onde está a linha que determina se um jogo pode ser enquadrado como RPG ou outro gênero qualquer?
Acho que a dificuldade pra determinar esta e outras coisas é um dos principais motivos para o sumiço dos JRpgs na geração passada, assim como a queda assustadora nas vendas do gênero. Garanto que foram poucos os que pensaram, em minha pergunta láááá de cima: "poxa, a primeira coisa que eu lembro é o sistema de batalhas, lógico. Nossa, aquilo era a peça central do jogo".
Em termos narrativos, quando analisamos, eles até pioram tal aspecto do jogo. O personagem invoca um meteoro dos céus, e o animal selvagem esquiva do ataque ou ainda fica vivo ao final da investida. O grupo de heróis pacientemente aguarda o ataque dos vilões em uma linha, e vice-versa. São gimmicks que exigiam de nossa criatividade para melhor contextualizar o que ali acontecia com o resto do jogo. E o resto vale para a falta de dublagem de antigamente, ou os grunhidos de Zelda, ou os fracos gráficos de FF7, ou as cidades com 15 habitantes. E o que aconteceu com a evolução da indústria? Nossa imaginação foi cada vez menos necessária, pois cada ano que se passava, mais podia ser mostrado.
O sistema por turnos pode não ser um gameplay ultrapassado (isso é discutível), porém o sistema do FF7 é. Acho difícil existirem argumentos convincentes para contradizer isso. É quase risível a parcialidade que a nostalgia dos gamers pode causar, vendo tantos recursos evoluídos de hoje serem criticados, e algo tão limitado como as batalhas de FF7 com tamanho prezo.
Remake significa refazer, e o peso desta palavra é bem maior do que remasterizar. Do mesmo jeito que a estética mais realista de FF7 pedirá por mudanças no roteiro, como a cena de um animal explodindo um ser-humano igual no desenho Pica-pau seria impossível de existir em uma adaptação live-action para os cinemas, algumas mecânicas do jogo serão, indubitavelmente, alteradas
Ainda tenho bastante coisa para falar em posts futuros sobre do que acho adequado mudarem em FF7, quais reclamações acho corretas, qual o melhor sistema a se adotar, etc... mas por enquanto já tá bom pra fomentar algum pensamento.
Tem razão. Não é que o sistema por turnos seja datado, mas ele deve ser mais dinâmico do que aquele usado nos FFs clássicos. Eu gostava do sistema de Child of Light, por exemplo, mas não se encaixaria nesse jogo.Então, sistema por turnos não é datado.
É um sistema diferente do action, é um sistema que ta em menor foco hoje em dia na série FF, mas falar que RPG por turno é "datado" é a mesma coisa que falar que "jogo de puzzle é datado", não tem como um gênero se tornar datado... é como falar que rock é datado e que agora só pode funk.
E sim, tem jogos hoje em dia que são RPGs e tem sistema de turno, não é pq você não conhece que eles não existem ou não funcionam, próprio Persona 5 que ta vindo ai é um jogo por turnos... aliás, é o maior representante do estilo clássico de RPG em consoles hoje em dia.
Se não me engano o FE da Atlus do WiiU é por turnos tambem, se for pegar jogos do 3DS/PSV ai tem um MONTE que funciona com turnos também.
Só acho que o sistema original do VII realmente não rola mais, tem que dar uma retrabalhada nele e dar um upgrade em várias coisas, uma coisa que espero desse remake é poder controlar todos personagens da party diferente do que acontece na trilogia XIII ou no XV, ultima coisa que quero é essa onda de deixar tudo automático no VII. Realmente, se vier igualzinho era no PS1 vai ser meio complicado, mas fugir 100% dele é tabaquice tambem pq ai perde o propósito de estar fazendo um remake, seria melhor fazer um jogo novo logo.
Btw sistema do Crisis Core era uma enorme b*sta, palavra de quem jogou e não que assistiu gameplay no youtube.
Sim, em um RPG a narrativa é o ponto mais importante, mas não quer dizer que o gameplay não tem o seu valor, é o conjunto da obra que fez esses games serem o que são hoje, imagine um Chrono Trigger sem os ataques em duplas e trios, um final fantasy sem as Summons, um Legend of Legaia sem os combos...Bom, já que tem gente séria aqui aparentemente querendo debater sobre a essência de um bom remake para Final Fantasy 7, resolvi entrar na conversa também.
Acho que, antes de tudo, devemos pensar qual a essência de JRpgs. Parem para refletir sobre os mais amados, seja pelo público, seja em seu coração: Chrono Trigger/Cross, Final Fantasy VI/VII, Valkyrie Profile, Suikoden II, Xenogears, Earthbound, Persona 3, etc. Qual foi a primeira coisa que lhe ocorreu? Os momentos marcantes que vivenciou? Os carismáticos personagens e vilões? A estupenda trilha sonora? O ótimo enredo? Os gráficos/ambientação?
Aposto que, no geral, terei acertado os principais elementos aí de cima. Não sou gênio e eles são óbvios, eu sei. Mas porque são neles que pensamos primariamente? Pois todos servem para engrandecer o elemento X, chamado: Narrativa.
A narrativa que garantiu tamanho sucesso do gênero dentro do Japão e mundo afora. Antigamente, com recursos limitadíssimos tecnologicamente falando, os JRpgs apresentavam escopo em mundo e história que mais nenhum outro tipo de jogo era capaz. Era o mais próximo que tínhamos para rivalizar nossa atenção com filmes, desenhos e livros nessa categoria do entretenimento. Porém, obviamente, algo deveria ser sacrificado, e com isso surgiu o sistema de batalhas por turno.
Não, eles não existiam por vontade, e sim por limitação. Um jogo de tamanho escopo não poderia apresentar um gameplay tão profundo como plataformas, shooters e afins. Ao passar dos anos, a indústria de games evoluiu bastante. Assim, as cinematics apareceram, as dublagens, as tecnologias mais avançadas, a maior capacidade de armazenamento e processamento, e enfim todos os gêneros puderam apresentar uma narrativa equivalente aos JRpgs.
O sistema por turnos pode não ser um gameplay ultrapassado (isso é discutível), porém o sistema do FF7 é. Acho difícil existirem argumentos convincentes para contradizer isso. É quase risível a parcialidade que a nostalgia dos gamers pode causar, vendo tantos recursos evoluídos de hoje serem criticados, e algo tão limitado como as batalhas de FF7 com tamanho prezo.
Quantos remakes de jogos vc conhece que mudaram drasticamente o gameplay? Eu já joguei bastante remakes: Tomb Raider Anniversary, Wild Arms: Alter Code F, Pokemon Firered, Pokemon SoulSilver, Resident Evil Remake, Metroid Zero Mission, os próprios Final Fantasy III e IV, não lembro de nenhum que tenha mudado tanto quanto vcs querem que aconteça com Final Fantasy VII.Remake significa refazer, e o peso desta palavra é bem maior do que remasterizar. Do mesmo jeito que a estética mais realista de FF7 pedirá por mudanças no roteiro, como a cena de um animal explodindo um ser-humano igual no desenho Pica-pau seria impossível de existir em uma adaptação live-action para os cinemas, algumas mecânicas do jogo serão, indubitavelmente, alteradas