E ai pessoal!
Segue o post que fiz como apresentação aos iniciantes e também para aqueles que querem conhecer os jogos de tabuleiro moderno.
https://drmeeple.wordpress.com/2016/...rno-o-que-sao/
Provavelmente se você está lendo essa coluna é por um dos seguintes motivos: você já é boardgamer ou seu amigo te indicou essa coluna querendo te trazer para o lado negro da força, digo, para esse hobbie ou então você levou sorte e em alguma busca no google acabou vindo parar no que pode se tornar seu novo vício.
Pois bem, você já deve ter jogado ( ou pelo menos deve ter visto alguém jogar ) War, Imagem em ação, Perfil, Banco Imobiliário. Então, eles são jogos de tabuleiro, porém talvez não possam ser chamados de jogos de tabuleiro modernos.
Ahm?
Bom, existem alguns critérios em comum para chamarmos um jogo de "jogo de tabuleiro moderno"
- Jogos de tabuleiro modernos se baseiam em mecânicas que visam deixar o jogo balanceado e divertido, seja através de estratégias pesadas ou de mecânicas simples, mas bem feitas.
- Não costuma haver eliminação precoce de jogadores; todos mantém-se com chance de vencer, mesmo que pequena, até o final do jogo. ( ou seja, você não corre o risco de ficar com apenas um país no war, fazendo sua rodada em 30 segundos, enquanto os seus amigos levam 20 minutos por rodada )
- Os jogos são fluidos e tendem a ter um pequeno "downtime" ( tempo em que os jogadores esperam o outro fazer sua ação ). Alguns jogos, inclusive, fazem com que todos joguem simultaneamente.
- Existe todo um capricho na construção do jogo. Seja no material ( famosos cubinhos de madeira, meeples, dados ) e/ou na arte ( não é incomum você dar uma parada no meio de uma partida para apreciar a parte artística do jogo ).
- Temática: aqui já entramos numa questão um pouquinho mais complexa. Os jogos de tabuleiro moderno podem ser divididos em dois principais tipos. "Eurogames" e "Ameritrash". Nos Eurogames o tema é apenas um pano de fundo para uma mistura de mecânicas, geralmente complexas, que envolvem pouca sorte e MUITA estratégia.
Já os ameritrash são jogos em que o tema é levado a sério. Você usara miniaturas, terá uma história interessante e se sentirá imerso num mundo novo ( batalhas espaciais, combater zumbis, invadir castelos.. )
Pois bem, olhando para esses tópicos já vemos que muito dos jogos de tabuleiro que temos como referência não são, na verdade, boardgames modernos.
Imaginem um War ou um banco imobiliário, mas com uma complexidade maior, maior número de opções de ação dentro do jogo, miniaturas bem feitas, cubinhos de madeira por tudo que é canto, alta rejogabilidade, menor tempo de espera entre os turnos, não ser eliminado e ficar esperando o jogo acabar por mais 2 horas.. é.. mais ou menos por aí...
continua em:
https://drmeeple.wordpress.com/2016/...rno-o-que-sao/
( não consegui postar inteiro aqui porque desconfigura todos os parágrafos e as fotos.. )