O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Mais alguém aqui está saturado de games open world?

Gradior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.355
Reações
1.642
Pontos
353
The Witcher 3 foi uma grande surpresa pra mim. Belos cenários, milhas e milhas de terras e cidades para exploração... mas confesso que às vezes eu pensava "Meu Deus, por que isso não acaba?!". Acho que o jogador deve entender o que o espera e compreender que a jornada será longa e deve ser aproveitada aos poucos, sem pressa de chegar ao final. Porém isso é válido apenas para bons Open World. FFXV, por exemplo, é um saco!
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.955
Pontos
1.474
The Witcher 3 foi uma grande surpresa pra mim. Belos cenários, milhas e milhas de terras e cidades para exploração... mas confesso que às vezes eu pensava "Meu Deus, por que isso não acaba?!". Acho que o jogador deve entender o que o espera e compreender que a jornada será longa e deve ser aproveitada aos poucos, sem pressa de chegar ao final. Porém isso é válido apenas para bons Open World. FFXV, por exemplo, é um saco!

O problema aí está em que jogos open world gostam de iludir o jogador. O momento bom do jogo está sempre sendo colocado para o futuro. Se uma parte do mapa é interessante demais, o jogador perde a motivação em descobrir coisas diferentes, e ele fica parado naquela área boa e não sai do lugar.

Para dar dinamismo à travessia, fica uma promessa implícita de que o jogo será melhor na próxima missão, na próxima quest. Mas esse momento nunca chega, porque a próxima área será tão boa quanto a anterior no máximo. Jogos open world não trabalham com ápices, não trabalham com picos, eles não tem clímax.
 

rodrigolopes94

Bam-bam-bam
Mensagens
1.963
Reações
3.461
Pontos
303
O problema aí está em que jogos open world gostam de iludir o jogador. O momento bom do jogo está sempre sendo colocado para o futuro. Se uma parte do mapa é interessante demais, o jogador perde a motivação em descobrir coisas diferentes, e ele fica parado naquela área boa e não sai do lugar.

Para dar dinamismo à travessia, fica uma promessa implícita de que o jogo será melhor na próxima missão, na próxima quest. Mas esse momento nunca chega, porque a próxima área será tão boa quanto a anterior no máximo. Jogos open world não trabalham com ápices, não trabalham com picos, eles não tem clímax.
Gta San Andreas teve isso, as cidades eram muito diferentes uma das outras.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Quando o jogo é bem feito, não há problema algum. Você tem prazer em jogá-lo. Mas isso não significa que todos os jogos de agora em diante precisão ser open world.

O que temos atualmente são: alguns ow muito bons e que dá prazer de jogar, uns medíocres, que são totalmente dispensáveis e outros que a própria proposta do jogo ficaria melhor se não fosse um ow.

Zelda BotW é um exemplo perfeito de um excelente ow. Outro exemplo muito bom é um pouco mais antigo é o excelente Sleeping Dogs.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Pra mim não tem problema algum ser open world.
Entretanto a maioria tem open worlds fracos,porque se preocupam mais com aspectos visuais e artifícios do que substância.
Fazem uma topografia bonitinha, misturam 300 características no liquidificador,mas tudo sem contexto.

É como eu sempre digo.Pouco interessa o tanto de habilidades que você coloca numa skill tree ou a quantidade de NPCs andando pelo mapa.
Isso não significa nada caso não haja um motivo para estar ali dentro do jogo,porque uma skill tree por si só não vai oferecer variabilidade nenhuma de gameplay,e tampouco a quantidade de diálogos que você tem com NPCs terá algum impacto ao decorrer do jogo (vide Mass Effect 3 que tem uma porrada de diálogos que no fim resultam apenas em 3 finais alternativos e não mudam absolutamente nada na estrutura do gameplay) ; bem como outras ferramentas que inserem nos jogos do gênero.

O que realmente interessa é se você sabe fazer,executar com o que você tem em mãos,criar um conteúdo que faça o jogador sentir o interesse em navegar pelo mapa.

Shadow of the Colossus tem um mapa aberto e vazio,porque o jogo quer que você tenha liberdade para aprender os controles,oferece liberdade,um momento de paz/distração para o jogador ; mas também como um desafio,que te força a procurar pelos Colossos ao invés de simplesmente marcar um ponto no mapa e fazer fast travel.
Não tem nada de tão complicado em sua premissa,no papel seria um conceito simplório.A própria execução é simples,eu não diria que ele é "O" exemplo de open world.Porém sua execução é excelente.

O recente Zelda é um jogo que pegou bastante dessa filosofia,e muito embora tenha reunido características de diversos jogos (tanto da série como de outras),ele soube fazer isso com maestria.
É difícil achar um jogo open world em que a física faça tanta diferença à ponto de interferir completamente no modo como você joga,oferecendo possibilidades que são realmente úteis.

Enquanto isso,um Far Cry 3 da vida tem um mapa grande,até tem uma boa interação com o mapa,mas isso não faz tanta diferença,quando a maioria das missões são repetitivas,com objetivos crus,e já pré definidos,colocando um pontinho no mapa e alertando sobre a importância da mesma.Quanto aos NPCs,você acaba de matar uma dúzia de inimigos,e com 5 minutos eles aparecem exatamente no mesmo local.
Não tem incentivo nenhum para explorar o mapa e não tem nada de interessante pra se fazer.

Outro é Fallout 3,que também tem um mapa consideravelmente grande,tem os elementos de RPG que interferem no modo como você interage com os NPCs,missões secundárias são boas,entre outros fatores ; mas à cada 1 minuto que você anda aparecem 300 missões para você fazer no PipBoy,sendo que a movimentação do personagem é extremamente lenta e desajeitada,com um sistema de combate que fica enjoativo depois de algumas horas de jogo.

Enfim,não vejo problemas em jogos open world,assim como não vejo na esmagadora maioria dos gêneros.
Eu só não curto como a maioria deles são.



Apesar do Breath of The Wild talvez ter o melhor game design de mundo aberto, ele não conseguiu fugir da repetição.

Eu, pelo menos, faltei arrancar meus olhos depois de quinquagéssimo Wild Shrine.

Hoje não consigo começar outro jogo mas nem com o cacete. Não tenho saco pra queimar 100 ou 200 horas novamente.
 
Ultima Edição:

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.767
Reações
14.438
Pontos
1.624
Eu também já estou um pouco saturado, quando vejo um jogo linear ele já ganha pontos comigo. E olha que eu adorava Open World.
 

RamonNunes

Habitué da casa
Mensagens
154
Reações
251
Pontos
98
Open World é um tédio para mim. Nunca consegui fechar Skyrim, The Witcher ou outros jogos similares. Os únicos que fogem a essa regra sãos os Dark Souls (na verdade, são jogos lineares fingidos de Open) e o novo Zelda. De resto, dá preguiça só de pensar.
 


Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.662
Pontos
1.584
O problema é que tem muito Open World sem imersão, mesmo o cenário sendo amplo a sensação de vazio e sem profundidade é grande.
 

Laynan

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
3.116
Reações
6.529
Pontos
553
Confesso que quando eu vejo um Open World já dá preguiça só de pensar em jogá-lo.
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.927
Reações
17.760
Pontos
1.053
Depende... Acho que quando o jogo é bom, ele te prende e tu acaba curtindo a história, sem Pressa pra terminar


Aproveita cada instante, aconteceu comigo com fallout, skyrim.



Enviado de meu Redmi 5 usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.961
Reações
63.309
Pontos
1.253
Se fizer tudo no primeiro playthrough,acredito que não tenha tanto motivo pra voltar a jogar.

De qualquer modo,é de fato é o grande mal que todos open world infelizmente carregam.
Ou melhor,na verdade todo jogo tem certa dose de repetibilidade.

Jogos mais curtos e lineares tem a tendência de serem menos repetitivos.

Por outro lado,dependendo do caso,se o jogo for repleto de cutscenes,tiver um gameplay limitado,e coisas do tipo,a experiência de jogar pela segunda vez é tão ruim quanto ou pior,porque não vai ter conteúdo adicional pra suprir uma segunda jogatina.

Jogos como Dark Souls (que eu não gosto),Super Metroid,e Hollow Knight se sobressaem nessa questão,porque apesar de terem uma estrutura linear (até certo ponto),também oferecem liberdade para o jogador descobrir o mundo.

Seria o caso de Zelda também,só que como o escopo e/ou a duração do jogo é maior,acho que hora ou outra você acaba enjoando do conteúdo.

Apesar do Breath of The Wild talvez ter o melhor game design de mundo aberto, ele não conseguiu fugir da repetição.

Eu, pelo menos, faltei arrancar meus olhos depois de quinquagéssimo Wild Shrine.

Hoje não consigo começar outro jogo mas nem com o cacete. Não tenho saco pra queimar 100 ou 200 horas novamente.



Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Waters_PF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.886
Reações
6.636
Pontos
1.054
acho que nem todo jogo precisa durar 80'100 horas pra fazer tudo... principalmente se o fazer tudo for repetir fetch quests que so mudam o item ou caçar pessoas que só mudam de nome.

witcher 3 fez otimas side quests com boas histórias... yakuza 0 é outro excelente com side quests hilarias e bem diferentes

achei a duração do novo gow otima inclusive para platinar
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.312
Reações
33.651
Pontos
1.399
Open World é o futuro. O problema é a forma como vem sendo implementado; senti que é uma coisa sem volta quando peguei o God of War novo e achei algo que foi extremamente limitado porque não tentaram um Open World ali.
 

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
a formula clássica está desgastadíssima, mas o que fizeram em God of War pode ser um caminho a ser seguido
 

-Feanor-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.948
Reações
752
Pontos
919
A relação do jogador com o jogo contribuiu muito para a saturação quando o jogo é open world.

Nesse tipo de jogo é muito fácil “expandir” o conteúdo copiando e colando missões e inserindo centenas de colecionáveis escondidos e essa atividades costumam cansar boa parte dos jogadores.

Hoje em dia acho que os jogos deram uma simplificada colocando opções de fast travel e não é mais necessário ficar zazando muito para as missões, então isso acho que melhorou, não obrigam mais a circular tanto.

Eu quando jogo começo fazendo tudo, mas no fim estou seguindo só a linha principal mesmo. Então acho que essa postura de jogar só o que interessa contribui para não saturar tanto o estilo, apesar de às vezes o jogador se sentir “obrigado” a fazer umas tarefas secundárias.
 

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
Acho legal quando é recompensador, ganhar xp, tecnicas e movimentos novos a serem usados, weapons, dinheiro ou até mesmo uma customização na aparencia do presonagem...gosto muito do open world do far cry por conta disso...mas as missões não podem ser repetitivas MgsV é um jogão mas é pra ser jogado só na campanha principal mesmo..
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.955
Pontos
1.474
A relação do jogador com o jogo contribuiu muito para a saturação quando o jogo é open world.

Nesse tipo de jogo é muito fácil “expandir” o conteúdo copiando e colando missões e inserindo centenas de colecionáveis escondidos e essa atividades costumam cansar boa parte dos jogadores.

Reflete o que esse cara aqui disse:

"Let's say you've created a beautiful, believable, expansive, and large world. However, there is nothing at all to do in it. What is done about this? Well, many developers of open world games use tricks to "deceive" the player into believing that there is more content than there actually is, by using shallow mass replicated content. This content isn't necessarily "copy pasted" just incredibly similar in relation to the base template that the content is deriving itself from."

Fonte: https://zeldauniverse.net/forums/Th...-the-Wild-Nitpicks-and-Flaws-Thread/?pageNo=2
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.447
Reações
80.106
Pontos
2.059
Depende. Se for por mais The Witcher 3 e Zelda BotW, eu quero é mais.
 

Daniel77br

Bam-bam-bam
Mensagens
226
Reações
501
Pontos
278
Não sei se estou ficando preguiçoso, mas estou simplesmente ODIANDO jogar jogos de mundo aberto. Rushei Mafia 3, AC Origins e Far Cry 4. A ideia de muito conteúdo me deixa enjoar do jogo muito rápido. Em contrapartida, estou adorando jogar ori, super lucky, gears 4, Uncharted e Detroit, jogos mais lineares. Alguém mais com isso?????

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
Fiz o caminho oposto. Antes, eu odiava open world. Agora, é minha jogatina predileta, principalmente se for em terceira pessoa. Estou jogando Horizon Zero Dawn, atualmente.
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.780
Reações
9.256
Pontos
1.084
Eu adoro desde que seja feito da mesma forma que as obras-primas do gênero:

Legend of Zelda Breath of The Wild: pega os itens essenciais logo no comecinho, pode ir direto pro último chefe se for muito porreta, caso contrário TODA a sua exploração vai ser com o objetivo de ficar mais forte e pegar itens que ajudem nas lutas/sobrevivência.

Witcher 3: aqui tem sidequest inútil? SIM. Mas cada uma delas conta uma história de uma maneira tão fenomenal que você vai fazer questão de ir atrás, fora que o mundo por si só convence, com NPCs tendo suas rotinas e hábitos que mudam de vilarejo por vilarejo.
 

BlackRain

Bam-bam-bam
Mensagens
2.664
Reações
4.640
Pontos
453
Pior que não... Zelda: BOTW parece ter o melhor da Nintendo e também estou bem empolgado aqui pra RDR II.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Esse tipo de jogo que tem um mapa "vazio" acho bem dispensável mesmo
 

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.049
Reações
17.306
Pontos
1.024
To a tempo meio de saco cheio com openworld.

Jogando Far Cry 3 e mesmo ele sendo ótimo, dá uma canseira abrir o mapa e ver aquele monte de ícone.

Acho que vou catar alguns indies ou jogos de menor valor pra dar um tempo em open world. Acho que vou voltar pro Terraria ou jogar algum filme interativo, pois tenho Guardians of The Galaxy da Telltale e Beyond Two Souls na fila.


Sent from Korriban, via Imperial Freighter.
 

kamikazepsico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.389
Reações
1.903
Pontos
884
Os jogos que você jogou de openword que são ruins,ou não são do estilo que você gosta de jogar ... nao é modo que enjoa.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.807
Reações
80.271
Pontos
1.839
Num jogo essas porras mais não. put* encheção de saco esse sistema de jogo porque a grande maioria dos que tentam não conseguem fazer um jogo realmente interessante do começo ao fim. Fica um apanhado de bobeiras repetitivas. Até o Kojima não fez direito.

Mas logo passa...a industria é cíclica. Aconteceu a mesma coisa com jogos de luta, com brawlers, com FPS...mas até o pessoal cair na real que não tem competência, vamos ter que aguentar mais uma meia duzia de Far Cry e Assassins Creed por aí.
 

Springshot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.095
Reações
3.176
Pontos
809
ultimamente estou jogando mais jogos de esporte, luta ou linear, confesso que dei uma enjoadinha nos open world, até o Gravity Rush 2 que é um put* game não terminei ainda toda a historia
 

Lexikus.BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.795
Reações
4.999
Pontos
953
Saturado não estou, nem de longe ainda, mas é preciso converter o esforço de fazer o "maior mapa, 5x maior que o último" em um esforço pra deixar os mapas com um conteúdo mais abrangente, variado.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.955
Pontos
1.474
Saturado não estou, nem de longe ainda, mas é preciso converter o esforço de fazer o "maior mapa, 5x maior que o último" em um esforço pra deixar os mapas com um conteúdo mais abrangente, variado.

Imagine que você vá escrever um livro. E o editor fala assim para você: o livro tem que ter 1000 páginas.

Você escreve então 500, consegue fazer sua história com introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho. Porém não fechou as 1000 páginas.

O que você vai escrever nas outras 500?

O problema de games open world é que o tamanho do mapa é estipulado antes mesmo dele ser feito. Se já existe uma meta sobre o tamanho do mapa, então provavelmente ele terá algumas partes vazias, ou então repetitivas, ou então, não tão significantes, que aparentam ser encheção de linguiça.

E isso vai ser comum de todo open world. Porque nesses games não vai se fazendo um game e de repente ele fica muito grande, tem um mundo imenso, apenas porque se criou muito conteúdo para que ele chegasse a tanto. Games mais lineares são feitos assim. Dark Souls tem um mapa grande que é a reunião de vários mapas menores unidos por interconexões entre eles. Observe que o mapa todo não é um grande quadrado, nem um grande círculo.

Agora observe os mapas de games open world. Geralmente são grandes quadrados ou grandes retângulos. Porque o tamanho do mapa é dimensionado antes mesmo de fazê-lo. "Será um mapa de 10 km2". A partir daí vão enchendo de conteúdos nos mapas.

E isso leva ao meu maior problema com esses games. Eles são cheios de conteúdos nos mapas e não conteúdos de mapas. Não é um grande mapa que é um grande level, e sim um grande HUB, um grande overworld que contém levels. Porém, com interconexões ruins entre esses levels, exigindo o uso de veículos, cavalos entre outras coisas para dar conta da travessia que se desenvolve em áreas vazias, pobres não apenas de conteúdos, mas de desenhos, de contornos, em que o jogador sinta que está jogando entre essas áreas.
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Eu depende do jogo.

No geral ando meio preguiçoso também pra jogos Open World, apesar de ter zerado AC Origins e curtido demais, foi o último Open World massivo que me dediquei e gastei muitas horas nele.

Acho que a pegada do God of War 4 ficou bacana, é um Open World Linear por assim dizer.

Tem que ser bem AAA pra eu jogar open world hoje em dia.
 

borogodo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.385
Reações
10.895
Pontos
1.169
Se fo "openwold"(pra mim é linear) tipo God e Monster Hunter eu jogo; se for Horizon, GTA e tal não jogo
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Nunca curti.

Mesmo assim, me disponho a jogar blockbusters como Far Cry, GTA 5 e The Witcher, mais pelo desafio e pela boa reputação que esses jogos têm. E apenas e necessariamente o modo campanha single player. Jogar open world multiplayer online aí já é pedir demais. Insuportável.
 

RyoHazuki

Ser evoluído
Mensagens
67
Reações
75
Pontos
28
Depende muito do jogo. Eu curti muito jogar TW 3, GTA V, Fallout 4, AC Origins, Far Cry 5, Dying Light, GOW 4... jogos open world onde há muita exploração e Investi muitas horas neles.
Infelizmente não joguei o novo Zelda

Acho que os jogos open world ainda não chegaram no seu auge. Vamos aguardar o novo Spiderman, AC Odissey, Red Dead 2, Days Gone, Cyberpunk, Shadow of Tomb Raider, Ghosts of Taushima. ainda tem muito jogo bom pra vir.. há muito espaço para os open world evoluírem, e eu acho que estão. As próximas levas de games prometem muito.
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.939
Reações
55.092
Pontos
1.839
Eu adoro mundo aberto mas como gosto de fazer tudo antes de fechar um jogo acabo cansando deles. Quando abro o mapa de algum AC ou FC chega me dá ansiedade de ver todos aqueles icones espalhados.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.312
Reações
33.651
Pontos
1.399
Eu vou na contramão desse desejo de um mapa totalmente povoado por conteúdos interessantes. A coisa mais imersiva que vi em Open Worlds são aqueles grandes espaços totalmente sem nada do GTA, em que é simplesmente uma auto estrada para outra cidade. Se você quiser sair da estrada e passear na floresta ali fora é opção sua, mas você vai passar horas sem achar absolutamente nada, exatamente na vida real. Pra dizer a verdade, acho meio sem noção aqueles mapas totalmente preenchidos com icones.
 
Topo Fundo