O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os concursos irão acabar?

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.257
Reações
11.971
Pontos
503
O medo de trabalhar é grande...

É só tirar a estabilidade pra gente ver se o sonho continua...

Burocrata ganhar mais que trabalho técnico é um desaforo pra sociedade que produz realmente. Aposto que nego deve odiar ficar 8h com o bundão pregado na cadeira perguntando a 200 chefes e departamentos o que proceder pra dar uma carimbada furiosa e pedir para o cidadão voltar no outro dia.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.072
Pontos
1.839
Não vão acabar. Primeiro porque o concurso é a mais justa (quando nao esta fraudado) forma de ingresso no serviço público. Depois, Bolsonaro só pode influir diretamente nos órgãos ligados ao executivo Federal. Ele não pode influir nos concursos estaduais, municipais, legislativo e judiciário.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.935
Reações
39.410
Pontos
2.044
Com a falta de recursos e o governo gastando mais do que arrecada, vai ser dificil nomear os que passaram em concurso anteriores e mais ainda abrir novos concursos. Melhor tentar algo na iniciativa privada mesmo.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Bom, se a minha empresa for privatizada e por acaso eu for mandado embora, tenho duas opções, ir para o mercado brasileiro ou ir para a Europa como meus irmãos fizeram. Então, no fim das contas, não acho tão ruim... é uma mudança, com certeza... mas é isso aí, as situações mudam e nós temos que nos adaptar. Se pegar uma grana da rescisão talvez posso montar uma padaria ou pizzaria tb.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Foi só um exemplo das características de um candidato que uma prova de concurso não pode avaliar. Isso inclui experiência prévia e aptidão para a função.

Como eu disse, como geralmente são muitos candidatos, a prova é o método menos pior para escolher. Mas não significa que ele é perfeito e nem que a pessoa selecionada é realmente a melhor dentre os candidatos para executar a função.
E comofaz pro cara que tá começando no mercado de trabalho e não tem experiência? Vai ter experiência como?

(e em concurso, pelo menos alguns, experiência é pontuada na forma de títulos; eu mesmo já caí várias posições porque na época não tinha experiência)
 


Ash Fury

Bam-bam-bam
Mensagens
1.265
Reações
5.458
Pontos
453
Concurso público é tão mamata que no último órgão público que eu trabalhei como terceirizado 3 servidores públicos da minha sessão tiveram que ser afastados porque entraram em Burnout .
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
E comofaz pro cara que tá começando no mercado de trabalho e não tem experiência? Vai ter experiência como?

(e em concurso, pelo menos alguns, experiência é pontuada na forma de títulos; eu mesmo já caí várias posições porque na época não tinha experiência)

Do mesmo jeito que sempre foi feito. Eu não disse que essas "melhorias na seleção" deveriam valer para todos os cargos, e mesmo quando valem, existem seleções que dão preferência ao profissional inexperiente mas capacitado. Cada caso é um caso.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.628
Reações
38.930
Pontos
2.069
Caramba, não sabia que tinha tanto empreendedor assim na OuterSpace.
 

Steynd

Bam-bam-bam
Mensagens
661
Reações
2.489
Pontos
433
Tem que acabar, já está na hora, o sonho do brbr médio é prestar e ficar de boas num trabalho sem fazer nada.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Do mesmo jeito que sempre foi feito. Eu não disse que essas "melhorias na seleção" deveriam valer para todos os cargos, e mesmo quando valem, existem seleções que dão preferência ao profissional inexperiente mas capacitado. Cada caso é um caso.

Tipo, tava pensando na iniciativa privada.

Podem criticar os concursos e até entendo. Existe uma indústria voltada a aprovar candidatos (sou contra, mas é o mercado; mas ninguém precisa disso), concurseiro profissional (idem, dá pra trabalhar e estudar, agora viver só de estudar é foda).

Porém, os métodos de seleção da iniciativa privada beiram o ridículo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.499
Reações
91.304
Pontos
1.503
Empreender. Se muitos concurseiros usassem sua garra para empreender ou cascar fora do Brasil se dariam melhor, ganhariam mais.
Os concursos vão continuar, são constitucionais e necessários para o funcionamento da máquina pública, só que o país não comporta mais essa estrutura e veremos (na verdade já estamos vendo) algumas mudanças:

- Informatização e fusão de alguns setores e atividades;
- Editais de abertura com número bem menor de vagas;
- Descentralização das vagas;
- Contratação de temporários e/ou por regime CLT.

Se a terceirização puder ser implementada em empresas públicas aí o leque se fecha mais ainda. Fora privatizações e extinção de empresas e órgãos.

Acredito que a remuneração tende a se achatar também. A opinião pública sempre criticou, mas hoje vê com muito menos simpatia o disparate nas remunerações. Se o sujeito já tem a estabilidade, que ganhe salários compatíveis com o mercado.

Eu gostaria de passar em um concurso bacana, mas enxergo que o período de vacas gordas passou e acho improvável que volte. Por isso já estou estudando uma forma de empreender, já que escalar no mercado privado está difícil.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.072
Pontos
1.839
E só para complementar, o que pode acontecer? Com uma economia aquecida e desburocratização, a iniciativa privada poderá absorver tranquilamente os melhores servidores que porventura percam a função pública. além disso, o problema não é o número de funcionários públicos, mas a má distribuição de cargos. Trabalhei como estagiário recentemente e tinha três chefes. Aliás, quase todo o trabalho do meu setor (folha de pagamento) poderia ser feito por uma empresa de contabilidade devidamente treinada para as características do setor público e esses cargos poderiam ser trocados por outros mais necessários como enfermeiros ou professores.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.798
Pontos
453
Empreender. Se muitos concurseiros usassem sua garra para empreender ou cascar fora do Brasil se dariam melhor, ganhariam mais.
Os concursos vão continuar, são constitucionais e necessários para o funcionamento da máquina pública, só que o país não comporta mais essa estrutura e veremos (na verdade já estamos vendo) algumas mudanças:

- Informatização e fusão de alguns setores e atividades;
- Editais de abertura com número bem menor de vagas;
- Descentralização das vagas;
- Contratação de temporários e/ou por regime CLT.

Se a terceirização puder ser implementada em empresas públicas aí o leque se fecha mais ainda. Fora privatizações e extinção de empresas e órgãos.

Acredito que a remuneração tende a se achatar também. A opinião pública sempre criticou, mas hoje vê com muito menos simpatia o disparate nas remunerações. Se o sujeito já tem a estabilidade, que ganhe salários compatíveis com o mercado.

Eu gostaria de passar em um concurso bacana, mas enxergo que o período de vacas gordas passou e acho improvável que volte. Por isso já estou estudando uma forma de empreender, já que escalar no mercado privado está difícil.
Era nesse molde que o tópico foi criado, nessas ideias. Eu confesso que tenho dúvida se parto para o empreendedorismo ou continuo a minha caminhada nos concursos. Só que pensando no esforço que terei pra ser aprovado e aguardar ser nomeado, seria mais prático eu abrir o meu próprio negócio. O futuro é de incerteza em várias coisas.

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Tipo, tava pensando na iniciativa privada.

Podem criticar os concursos e até entendo. Existe uma indústria voltada a aprovar candidatos (sou contra, mas é o mercado; mas ninguém precisa disso), concurseiro profissional (idem, dá pra trabalhar e estudar, agora viver só de estudar é foda).

Porém, os métodos de seleção da iniciativa privada beiram o ridículo.

Isso varia de empresa para empresa também né? Do mesmo jeito que existem casos de que o concurso é sim a melhor ferramenta para seleção, existem casos na iniciativa privada que o RH não faz ideia do que está fazendo.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
Aposto que nego deve odiar ficar 8h com o bundão pregado na cadeira perguntando a 200 chefes e departamentos o que proceder pra dar uma carimbada furiosa e pedir para o cidadão voltar no outro dia.
eu li faz umas duas horas e ainda não consigo parar de rir :kkk


mas no dia a dia dá uma raiva ..
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
Tinha é que mandar os vagabundos embora, de nada adianta fazer ou não fazer concurso se uma boa parte está lá pra receber salário e só, essa porra de estabilidade faz grande parte do funcionalismo público estar cagando e andando pra qualidade do serviço que deveriam prestar, fora que ainda é usado como estratégia eleitoral até hoje.
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
A questão de concursos é simples, a estabilidade estraga alguns funcionários e segundo os salários são exorbitantes que são uma cuspurada na cara dos trabalhadores da iniciativa privada. As entrevistas de emprego no geral são uma m**** ? São, mas o cara vai gastar o dinheiro dele para te pagar é justo que ele possa definir quais critérios ele quer no candidato, afinal ninguém é obrigado a se submeter a entrevista.

"A iniciativa privada paga pouco" paga de acordo com a economia do país, oque não dá são cargos com funções semelhantes da iniciativa privada e pública ganhar por vezes, duas, três até quatro vezes mais, porque o salário dele tá vindo de toda sociedade (Estado meu ovo). Se fosse assim fechava iniciativa privada e tudo mundo ganhasse 50mil por mês sendo funcionário público - Oque pode dar errado ?
No mais, complemento e finalizo: A iniciativa pública deve oferecer estabilidade (Com alguns critérios mínimos de desempenho) e salários compatíveis com iniciativa privada e a iniciativa privada oferece oportunidades de crescimento em troca da estabilidade.

Isso significa que os jovens devem ir para iniciativa privada ganhar menos para mudar a situação ? Não, primeiro porque não são idiotas e segundo que mesmo que acontecesse isso alguns ainda iriam para a pública do mesmo jeito.

Oque deve acontecer é o estado estimular a iniciativa privada(Basicamente retirando restrições e burocracias já seria ótimo)e, embora impopular, aplicar defasagem salarial a cargos com salários totalmente incompatíveis com a situação do país.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
É claro que não.

O que pde acontecer é uma redução nos concursos do Poder executivo federal, já que, nos demais poderes, o Presidente pouco pode fazer.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Não entendo isso de "ganhar dinheiro de verdade.".

O cara se mata de estudar, passa em uma prova difícil e mesmo assim é considerado um vagabundo.

Uai, onde está a tal meritocracia que todo mundo gosta? Mérito total de quem passou na prova.


Foda é um político que só entrou para roubar e mesmo assim é ídolo de milhões. Um cara que só entra para ter vários benefícios e dinheiro público sem fazer absolutamente nada.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Tem gente que faz uma prova por dia e no outro tá com medo de ser demitido.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
ja eu queria que pra se candidatar a politica o cidadao deveria primeiro passar num concurso

incrivel como um tecnico administrativo (q fica carimbando papel basicamente) sabe de cor e salteado a constituicao e aquelas parafernalias todas (afinal estudou pra prova) muito mais do que alguem que foi eleito ai pelo povao
Não, cara, não.

Se os caras já não vão trabalhar, imagina se vão viciados em transformar 8 horas em 6.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Concurso público é tão mamata que no último órgão público que eu trabalhei como terceirizado 3 servidores públicos da minha sessão tiveram que ser afastados porque entraram em Burnout .
Aposto que implantaram ponto eletrônico e o povo endoidou.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
É claro que não.

O que pde acontecer é uma redução nos concursos do Poder executivo federal, já que, nos demais poderes, o Presidente pouco pode fazer.

É exatamente isso que vai acontecer.

Só torço para que aconteça onde de fato tem que acontecer


Nem nutro meia paçoca de esperança que Legislativo e Judiciário vão se adequar.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
É exatamente isso que vai acontecer.

Só torço para que aconteça onde de fato tem que acontecer


Nem nutro meia paçoca de esperança que Legislativo e Judiciário vão se adequar.

Legislativo e, principalmente, o judiciário, continuarão do mesmo jeito.

O próprio judiciário já reduziu MUITO os concursos e as nomeações. Não pense que tá uma fartura de concursos, porque não está, haha!

Estão informatizando o máximo possível, e selecionando cada vez menos. A PEC do teto tá surtindo efeitos.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Legislativo e, principalmente, o judiciário, continuarão do mesmo jeito.

O próprio judiciário já reduziu MUITO os concursos e as nomeações. Não pense que tá uma fartura de concursos, porque não está, haha!

Estão informatizando o máximo possível, e selecionando cada vez menos. A PEC do teto tá surtindo efeitos.

Já é um alento.

Quanto mais informatizarem para otimizar os recursos, melhor. Muito bom saber que pelo menos o judiciário tá fazendo algum esforço!
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Já é um alento.

Quanto mais informatizarem para otimizar os recursos, melhor. Muito bom saber que pelo menos o judiciário tá fazendo algum esforço!
Nisso aí posso afirmar algumas coisas(Sou terceirizado de informática no TJSP), ele agora tá cobrando mais dos contratos terceirizados e diminuindo custos. Exemplo, sério tipo impressora que pretendem diminuir pela metade a quantidade totais e pressionar mais a empresa para manter elas funcionando a todo instante. Além disso, estão terceirizando tudo que é possível(Segurança, limpeza, informatica). Claro que nem tudo eles cortam, por exemplo eles compraram computadores de quase 3k, enquanto o sistema do TJ continua ruim, ou seja, nem precisava ter trocado computador era mais fácil ter investido no sistema.

Agora sobre corte de funcionários eu acho difícil, a demanda só aumenta, os sistema ajudam a dar uma segurada, mas não tanto a ponto de manter a tendência de funcionários constante. Isso claro, na minha percepção.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Já é um alento.

Quanto mais informatizarem para otimizar os recursos, melhor. Muito bom saber que pelo menos o judiciário tá fazendo algum esforço!
E outra: estão contratando cada vez menos analistas, dando prioridade para a contratação de técnicos. Com isso, contratam dois no lugar de um.

Falo por experiência própria: estou aprovado no TRF1 e no STM, e as nomeações estão baixíssimas. O TRF1, o maior TRF de todos, chamou apenas três analista até agora, e, dos técnicos nomeados, todos são da área de TI.

Como disse: a redução já está acontecendo, não precisará de o Bolso fazer muita coisa com relação aos demais Poderes não, pois a restrição imposta pela emenda do teto já está fazendo um belíssimo serviço.

E digo mais: mesmo eu estudando para entrar no serviço público, quero mais é que arroche cada vez mais, pois eu sei o quanto a sociedade paga para manter tudo isso.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Por isso que todo mundo abandona então

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Passar em prova não é nenhuma qualidade superior.

Só passa em prova quem quer fazer prova. Se todo brasileiro estudasse e fizesse provas de concursos, é capaz que mais da metade dos concursados de hoje não fossem concursados hoje.

Se todo menino quisesse ser jogador de futebol, é capaz que o Messi e o CR7 nunca tivessem sido os melhores do mundo.

Ninguém é especial porque estuda e passa em prova. Nenhum funcionário da iniciativa privada é superior a concurseiro.

É questão apenas de não poder ser demitido. É questão de se acomodar. É questão de ser uma oportunidade pra quem não quer ter mais oportunidades na vida por medo.

Não existe superioridade por passar em uma prova. Você só pode ser superior a alguém se você concorrer com alguém. Quem não faz concurso não compete com concurseiro. Apenas não vive em uma casta protegida.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.599
Reações
6.277
Pontos
703
Em que mundo vocês vivem? Os concursados no Brasil são menos de 2% dos empregados. A grande maioria dos trabalhadores brasileiros atuam na iniciativa privada.

De onde vocês tiram que concurso público é a única forma de "crescer" na vida no Brasil? Mais de 90% das vagas públicas são para ganhar menos de 3 mil reais por mês.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Em que mundo vocês vivem? Os concursados no Brasil são menos de 2% dos empregados. A grande maioria dos trabalhadores brasileiros atuam na iniciativa privada.

De onde vocês tiram que concurso público é a única forma de "crescer" na vida no Brasil? Mais de 90% das vagas públicas são para ganhar menos de 3 mil reais por mês.

Num país onde a renda per capita é de R$1260, é bastante. Ganhar R$3000 por mês significa que a pessoa é mais rica do que 87% dos trabalhadores Brasileiros.
 
Topo Fundo