O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Em cidade pequena entre 30 a 200k de habitantes, as pessoas "bem sucedidas" são as que hoje são servidores públicos.

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Não necessariamente (o Jobs, acho superestimado, o Gates, eu respeito e admiro demais). Os caras são gênios, tem perfil empreendedor. Verdade que aqui as coisas são bem mais complicadas, mas não minimizo o potencial deles.

Não necessariamente o que? Eu não critiquei a genialidade deles, mas sim que é muito provavel que essa genialidade seria usada para estudar para um concurso e assim nunca mais sair de lá.

Esse é o cenário de hoje. Antigamente, o sonho de todo jovem era ter seu próprio negócio. Hoje o sonho dos jovens é passar num concurso. Ser empresário virou uma péssima decisão no Brasil.

Acho que já postei aqui, mas vale a leitura desse article bem curtinho:


Ps.: Gates roubou a interface/layout do Jobs e criou o Windows.
 

goiabo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.219
Reações
6.322
Pontos
803
Disserte como realizar isso
Nivela o salário dos funcionários públicos aos da iniciativa privada. Aposenta com o mesmo esquema de quem é da iniciativa privada. Pronto, mesmo com a estabilidade, ia diminuir muito a procura pelos concursos, estimulando a carreira privada.

Mas enquanto o governo manter essa estrutura paralela do funcionalismo público com salários / aposentadoria / férias que não condizem com a realidade do país, vamos ter essa disparidade absurda entre funcionários públicos e privados.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.000
Reações
63.775
Pontos
554
Não necessariamente o que? Eu não critiquei a genialidade deles, mas sim que é muito provavel que essa genialidade seria usada para estudar para um concurso e assim nunca mais sair de lá.

Esse é o cenário de hoje. Antigamente, o sonho de todo jovem era ter seu próprio negócio. Hoje o sonho dos jovens é passar num concurso. Ser empresário virou uma péssima decisão no Brasil.

Acho que já postei aqui, mas vale a leitura desse article bem curtinho:


Ps.: Gates roubou a interface/layout do Jobs e criou o Windows.

Não necessariamente iam acabar virando concursados ué. Tem gente que tem gênio e perfil empreendedor, penso que é o caso deles. Outros, não.

Verdade que empreender aqui é significativamente pior do que lá. Mas os caras foram inovadores e inventores (tá, não vejo nada na Apple, mas IBM-PC é a base de tudo que se tem hoje), literalmente mudaram a história (de novo minha ressalva com o Jobs, gênio que fosse, criou uma grife que faz tudo que os outros fazem, não raro, piorado e significativamente mais caro)>

EDIT: Quanto aos textos dos concursos. Tendo a concordar com não sei quem que disse esses tempos que faculdade deveria ser para poucos. Resultado é um monte de gente se formando em um monte de área, não encontrando emprego ou com salário baixo e partindo pra concurso.

Direito é um caso à parte e bem pior. Não se tem lá muita motivação pra advogar, quando tem mais advogado do que gente. Reduzissem as faculdades em uns 90%, melhorariam as coisas, valorizariam-se os profissionais e a demanda por concurso diminuiria. E aí, entra promiscuidade entre público e o privado (MEC x UNIESQUINA, não raro com "donos" políticos ou financiadores).
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
Não necessariamente o que? Eu não critiquei a genialidade deles, mas sim que é muito provavel que essa genialidade seria usada para estudar para um concurso e assim nunca mais sair de lá.

Esse é o cenário de hoje. Antigamente, o sonho de todo jovem era ter seu próprio negócio. Hoje o sonho dos jovens é passar num concurso. Ser empresário virou uma péssima decisão no Brasil.

Ps.: Gates roubou a interface/layout do Jobs e criou o Windows.

Nunca o país teve esse espírito empreendedor como você tá falando.
O modelo Windows foi baseado no de Jobs que, por sua vez, foi baseado no da Xerox.
 


sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Nivela o salário dos funcionários públicos aos da iniciativa privada. Aposenta com o mesmo esquema de quem é da iniciativa privada. Pronto, mesmo com a estabilidade, ia diminuir muito a procura pelos concursos, estimulando a carreira privada.

Mas enquanto o governo manter essa estrutura paralela do funcionalismo público com salários / aposentadoria / férias que não condizem com a realidade do país, vamos ter essa disparidade absurda entre funcionários públicos e privados.
O governo poderia mandar uma lei para o congresso nesse sentido, mas você acha que seria aprovada? E mais você acha que conseguiria a aceitação da maioria sobre o tema? Não teria uma greve imediata?

A parte 1: Nivela o salário dos funcionários públicos aos da iniciativa privada
Pode tanto aumentar (em cidades pequenas) como diminuir (em cidades grandes) os salários e no caso de diminuição eu também não iria aceitar isso.

A parte 2: Aposenta com o mesmo esquema de quem é da iniciativa privada
Por mim esta de boa, que ter FGTS agora!
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Nunca o país teve esse espírito empreendedor como você tá falando.
O modelo Windows foi baseado no de Jobs que, por sua vez, foi baseado no da Xerox.

Teve sim. Antes da origem da farra do funcionalismo público e da intensificação da cultura anti-produtiva e burocrática, todas começando/fortalecendo no início do governo Lula, o Brasileiro era um povo bastante empreendedor e inovador. Boa parte das muitas empresas que nos cercam hoje (panificadoras, restaurantes, etc) originaram no fim da década de 80 ou 90. A empresa da minha família mesmo foi fundada no fim dos anos 80, no auge da inflação do governo Sarney.

Mesmo numa economia mais estável e dinâmica, hoje vivemos num país onde 80% das empresas não passam de um ano de existência.

Essas são as condições de emprendedorismo no Brasil:

https://www.gemconsortium.org/country-profile/46

Reparem como as políticas do governo são ruins, estando mais próximo da nota 0 do que 5.

PqN9KBR.png



Criação de 6 ou + empregos qualificados em 5 anos: 30% da média mundial.

Inovação: 14% da média mundial.
r0lpMIL.png

Brasil: 1.34
Média global: 2.72

50% abaixo da média.
GyxWdZF.png
 

goiabo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.219
Reações
6.322
Pontos
803
O governo poderia mandar uma lei para o congresso nesse sentido, mas você acha que seria aprovada? E mais você acha que conseguiria a aceitação da maioria sobre o tema? Não teria uma greve imediata?

A parte 1: Nivela o salário dos funcionários públicos aos da iniciativa privada
Pode tanto aumentar (em cidades pequenas) como diminuir (em cidades grandes) os salários e no caso de diminuição eu também não iria aceitar isso.

A parte 2: Aposenta com o mesmo esquema de quem é da iniciativa privada
Por mim esta de boa, que ter FGTS agora!
Mas não é para mexer com quem já é funcionário público, a idéia é estimular a carreira privada a pública. Então encerra todas as vagas/carreiras novas no padrão antigo, e cria um padrão novo baseado na iniciativa privada.

Quem é funcionário público agora não teria motivo algum para fazer greve, não mudaria nada para eles, que seriam os últimos dessa "realidade paralela".

Eu não vejo nenhuma maneira de mudar isso na geração atual sem causar uma revolta do funcionalismo público, mas sempre é possível evitar que o problema se alastre ainda mais para o futuro.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
@Ataru

Na há dúvidas que após Lula assumir houve uma maior intenção de se fortalecer o serviço público no Brasil, quem mesmo lembra entre 2003-2011, os concursos pipocaram.

Agora será que, se tivéssemos uma mente tão empreendedora assim, se as condições na área privada fossem tão favoráveis, estaria tanta gente querendo ir para a área pública mesmo com as supostas benesses dadas pelo governo? Historicamente o Brasil nunca foi um cenário propício para o empreendedorismo, principalmente o micro e pequeno empresário.

Você mesmo fala que a sua família criou a empresa na década de 80, nesse mesmo período o meu pai também era empresário, já que ele vendia café para várias cidades, estados e para distribuidores para vender pra fora. Eu era muito pequeno na época, não consigo me recordar num país onde tivéssemos tantas oportunidades assim, até mesmo na área pública.

O fato hoje que vemos é que empresas que são amigas do rei, cheia de isenções fiscais, privatizações mal feitas, falta de transparência e um cenário para oligarquias é o que impera aqui.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
O fato hoje que vemos é que empresas que são amigas do rei, cheia de isenções fiscais, privatizações mal feitas, falta de transparência e um cenário para oligarquias é o que impera aqui.
Hoje?
Sempre foram. O Lula só deu o grande BOOM no capitalismo de compadrio através da politica de Campeões Nacionais, piorando o que já era ruim
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
Hoje?
Sempre foram. O Lula só deu o grande BOOM no capitalismo de compadrio através da politica de Campeões Nacionais, piorando o que já era ruim

Também, isso é algo que ocorre há décadas, não é só de agora não. No próprio governo FHC já acontecia.

O povo acha que foi o Lula que inventou a corrupção. Ele só fez dar um upgrade nela. :viraolho
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.955
Reações
4.972
Pontos
453
Há um tópico da galera falando se já foi demitida/ pediu demissão. Pelas histórias lá contadas, e pela minha vivência no alto dos meus 28 anos, penso introduzir estudos a concursos para quando me formar, prestar um.

Trabalharia numa boa em iniciativa privada. Aliás, a chance de crescer profissionalmente é infinitamente melhore que no serviço público.

Porra, quer me apertar, blz! Tô aqui pra trabalhar! Agora, passar desaforo, esculacho. Deixar de ser promovido porque não vai ao happy hour é de fuder.
Vc faz seu serviço bem feito, e na HR do corte, quem roda é vc, e não o nó cego camarada da gerência.

Mew, parte da própria iniciativa privada, com suas atitudes, incentiva para que a pessoa procure ingressar no serviço público.


Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Há um tópico da galera falando se já foi demitida/ pediu demissão. Pelas histórias lá contadas, e pela minha vivência no alto dos meus 28 anos, penso introduzir estudos a concursos para quando me formar, prestar um.

Trabalharia numa boa em iniciativa privada. Aliás, a chance de crescer profissionalmente é infinitamente melhore que no serviço público.

Porra, quer me apertar, blz! Tô aqui pra trabalhar! Agora, passar desaforo, esculacho. Deixar de ser promovido porque não vai ao happy hour é de fuder.
Vc faz seu serviço bem feito, e na HR do corte, quem roda é vc, e não o nó cego camarada da gerência.

Mew, parte da própria iniciativa privada, com suas atitudes, incentiva para que a pessoa procure ingressar no serviço público.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

E o serviço público, com sua profunda ineficiência e custo, coopera com que a iniciativa privada no Brasil pague mal e tenha essas atitudes.

Burocratas jamais entenderão o que é trabalhar e receber pressão de verdade.
 

Summo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.028
Reações
2.160
Pontos
974
Eu, 30 e poucos anos de idade, terceiro cargo público, mais estável que os estáveis (carreira típica/exclusiva de Estado, com proteção especial), salário na conta todo dia primeiro, zero estresse e preocupações com trabalho, zero problema com chefe/RH maluco/QI, usufruindo livremente de férias e outros direitos, ganhando melhor do que grande parte dos meus amigos na mesma faixa de idade, com carro/apartamento próprios e quitados, diante da sugestão sempre dada nesses tópicos de criar algum peso na consciência por minhas escolhas profissionais (livres, lícitas, legais e alcançadas por procedimento público e impessoal) e migrar para iniciativa privada, produzindo riquezas blá blá blá

6yS5HTR.jpg


Quem sabe na próxima encarnação.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Eu, 30 e poucos anos de idade, terceiro cargo público, mais estável que os estáveis (carreira típica/exclusiva de Estado, com proteção especial), salário na conta todo dia primeiro, zero estresse e preocupações com trabalho, zero problema com chefe/RH maluco/QI, usufruindo livremente de férias e outros direitos, ganhando melhor do que grande parte dos meus amigos na mesma faixa de idade, com carro/apartamento próprios e quitados, diante da sugestão sempre dada nesses tópicos de criar algum peso na consciência por minhas escolhas profissionais (livres, lícitas, legais e alcançadas por procedimento público e impessoal) e migrar para iniciativa privada, produzindo riquezas blá blá blá

6yS5HTR.jpg


Quem sabe na próxima encarnação.

Na verdade você, com esse comentário, só reforça tudo aquilo que foi escrito sobre a farra do funcionalismo.

E lógico, não se esqueça que o estado não produz riqueza sozinho. Ele precisa ser profundamente subsidiado para se sustentar, e faz muito mal aquilo que se dispõe a fazer. Se a reforma da previdência não for feita, por exemplo, você será o primeiro a sentir na pele, assim como os servidores municipais e estaduais no RJ e demais lugares estão passando. Atraso ou o simples não pagamento de salários de servidores é uma realidade cada vez mais forte no país inteiro.

É nessa hora que as tais garantias que o estado coloca no papel mostram que não passam de ilusões. Acabou o dinheiro, acabou a ilusão.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
outros direitos
"Direitos"
Isto é muito maluco. Ganharam "direitos" de sugar a população, e em alguns casos, ganharam este abuso "direito" quando boa parte da população não era nascida pra se defender.
Eu mesmo não pude opinar se desejava ou não ser roubado.
Ainda bem que a mentalidade do povo está mudando e tende a reaver estes privilégios. Chega de reizinho no brasil
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
"Direitos"
Isto é muito maluco. Ganharam "direitos" de sugar a população, e em alguns casos, ganharam este abuso "direito" quando boa parte da população não era nascida pra se defender.
Eu mesmo não pude opinar se desejava ou não ser roubado.
Ainda bem que a mentalidade do povo está mudando e tende a reaver estes privilégios. Chega de reizinho no brasil

Em tempos passados isso seria motivo de cabeças serem cortadas.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Na verdade você, com esse comentário, só reforça tudo aquilo que foi escrito sobre a farra do funcionalismo.

E lógico, não se esqueça que o estado não produz riqueza sozinho. Ele precisa ser profundamente subsidiado para se sustentar, e faz muito mal aquilo que se dispõe a fazer. Se a reforma da previdência não for feita, por exemplo, você será o primeiro a sentir na pele, assim como os servidores municipais e estaduais no RJ e demais lugares estão passando. Atraso ou o simples não pagamento de salários de servidores é uma realidade cada vez mais forte no país inteiro.

É nessa hora que as tais garantias que o estado coloca no papel mostram que não passam de ilusões. Acabou o dinheiro, acabou a ilusão.
Não só não produz sozinho como fica é consumindo a riqueza produzida pelos outros para fazer m****.

Em tempos passados isso seria motivo de cabeças serem cortadas.
Bons tempos. A mão da guilhotina chega a tremer.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Isso não é nivelar pra baixo, mas sim nivelar pra cima. Nivelar pra baixo é justamente a negação e demonização da produtividade. Não se esqueça que quem cria a pressão não é o empregador, mas sim o cliente. Você, como cliente, exige que um serviço seja feito com a qualidade, tempo, e preço que deseja. Caso contrário, você vai para outro estabelecimento; uma opção que, na grande maioria dos serviços públicos, não existe. Se vocês sentem que isso não existe no funcionalismo é porque há uma grande alienação da sua parte.



Todas as estatísticas mostram distorções substanciais no anos de trabalho na mesma empresa, jornada, renda, e produtividade...todos a favor do funcionalismo. Ganham mais, trabalham menos, ficam mais tempo nas empresas, aposentam mais cedo, aposentam melhor, não tem problemas com crises econômicas, etc.



É crime fazer hora extra sem receber. Vá para a justiça do trabalho que você ganha uma bolada sem maiores dificuldades.

Se vc gosta do modo de operar da iniciativa privada, ótimo. ninguém aqui tá criando tópico pra falar mal dela. Agora, o minimo é ter respeito pela opção dos outros. Não querer se foder de trabalhar é diferente de querer encostar o burro na sombra. Querer um salário que não é uma miséria, não faz de ninguém uma pessoa ruim.

Pra mim, sinceramente, é quase a mesma coisa.
[/QUOTE]


Se for para justiça você é mandado embora e fica com filme queimado em relação a outras empresas que não vão querer um funcionário que entre na Justiça. Existe até lista negra por parte das empresas de trabalhadores que entram na Justiça do Trabalho.
Basta o Jurídico da empresa fazer uma consulta que ela sabe se tal pessoa tem processo trabalhista contra alguém.

Aliás quem crítica estabilidade do servidor demonstra baixa capacidade de pensar.

Se não haver estabilidade fica muito fácil ferrar com o trabalho do servidor e ele. Quer exemplos???

Policial que pega um zé droguinha que é filho de um figurão. O policial não faz vista grossa e cumpre seu dever corretamente.
Aí papai mexe os pauzinhos e o policial é mandado embora no mês seguinte.

O mesmo se aplica para qualquer um da segurança pública, do judiciário, área fiscal, saúde, do ministério público etc.

E nem precisa ser Juiz, Delegado ou promotor. Pode ser dos menores cargos.
Um oficial de justiça por exemplo acha um réu que estava se escondendo para não ser citado. O Cara é um político ou pessoa com contatos políticos e fala para o oficial fingir que não encontrou ele pois caso contrário ele fará seus contatos para o oficial ser demitido.

Um escrevente da receita é abordado por um figurão político para não dar andamento nas multas. Caso ele não faça isso o cara fará ele ser demitido.

Hospital Público. Chega filho de uma pessoa influente com febre, dor de barriga. Mas a triagem vê que caso não é nada grave. O figurão quer que seu filho passe na frente dos demais e seja atendido prioritariamente caso contrário vai cavar a demissão do atendente e do médico.

É só pensar um pouco e você veria que sem estabilidade seria fácil demais coagir o servidor a não fazer seu trabalho sob pena dele ser demitido. Toda vez que alguém com alguma influencia seja política ou financeira faria com que o servidor não cumprisse seu dever por medo de perder o emprego.

A única coisa que concordo é que deve haver uma forma de fiscalizar a produtividade dos servidores de modo que os improdutivos sejam demitidos. Isso sim.

Com relação aos salário a maioria dos servidores não ganham salários bons.
Somente uma minoria é que recebe imensos privilégios e acabam fazendo com que aparentemente um servidor ganha muito mais que o da iniciativa privada, o que não é verdade. O problema é que essa minoria eleva extremamente a média.

Cerca de 15% dos servidores ganham mais do que os 85% restantes.
Esse é o problema. Esses 15% sim devem ser alvo de críticas com alguns ganhando quantias absurdas.
E tb os cargos comissionados preenchidos por apadrinhados tb é vergonhoso.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.903
Pontos
1.444
você tá falando com base no que?
conhece todos os setores públicos?
tem muita gente bem empenhada implementando novas tecnologias, reduzindo custos e isso reflete numa prestação de serviços melhor.
lutam contra lobby de empresários que tentam empurrar serviços e produtos porcarias em troca de uma comissão para dividir com indicados de políticos...
isso envolve milhões de reais, tem órgãos onde meia duzia de servidores públicos fazem a administração economizar 10~20 milhões em 2~3 anos com medias simples, seja pela não utilização de software proprietário ou com mudanças na gestão de alguns processos.

mas o problema tá na estabilidade que esses servidores tem, porque o prefeito ou governador não pode demitir simplesmente porque eles não querem aceitar por exemplo que o órgão compre computadores de uma marca tabajara que é de um amigo do governador/prefeito.
:klol
É que ele conhece um cabra de altíssimo nível intelectual que está no serviço público na área de TI, aí ele acredita que este potencial todo está sendo subaproveitado. Falaí @tiagobronson kkk.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Se for para justiça você é mandado embora e fica com filme queimado em relação a outras empresas que não vão querer um funcionário que entre na Justiça. Existe até lista negra por parte das empresas de trabalhadores que entram na Justiça do Trabalho.
Basta o Jurídico da empresa fazer uma consulta que ela sabe se tal pessoa tem processo trabalhista contra alguém.

Não é bem assim. Caso contrário, jamais existiria essa indústria de processos trabalhistas no Brasil que supera a de qualquer outro país no mundo. 80% dos processos trabalhistas no mundo estão no Brasil e muitos deles são oriundos de má-fé.

Aliás quem crítica estabilidade do servidor demonstra baixa capacidade de pensar.

E quem defende a estabilidade demonstra alta capacidade de mamar.

Se não haver estabilidade fica muito fácil ferrar com o trabalho do servidor e ele. Quer exemplos???

Policial que pega um zé droguinha que é filho de um figurão. O policial não faz vista grossa e cumpre seu dever corretamente.
Aí papai mexe os pauzinhos e o policial é mandado embora no mês seguinte.

O mesmo se aplica para qualquer um da segurança pública, do judiciário, área fiscal, saúde, do ministério público etc.

E nem precisa ser Juiz, Delegado ou promotor. Pode ser dos menores cargos.
Um oficial de justiça por exemplo acha um réu que estava se escondendo para não ser citado. O Cara é um político ou pessoa com contatos políticos e fala para o oficial fingir que não encontrou ele pois caso contrário ele fará seus contatos para o oficial ser demitido.

Já citei aqui que cargos policiais e investigativos podem ter algum tipo de proteção. Agora estabilidade ad eternum sem analise de produtividade não traz nenhum benefício a sociedade.

Um escrevente da receita é abordado por um figurão político para não dar andamento nas multas. Caso ele não faça isso o cara fará ele ser demitido.

Curiosamente o que mais existe são fiscais da receita pedindo proprina protegidos pela estabilidade e pelo medo de retaliação, da mesma forma que você alega que existe por parte do empresariado com relação a processos trabalhistas.

Hospital Público. Chega filho de uma pessoa influente com febre, dor de barriga. Mas a triagem vê que caso não é nada grave. O figurão quer que seu filho passe na frente dos demais e seja atendido prioritariamente caso contrário vai cavar a demissão do atendente e do médico.

É só pensar um pouco e você veria que sem estabilidade seria fácil demais coagir o servidor a não fazer seu trabalho sob pena dele ser demitido. Toda vez que alguém com alguma influencia seja política ou financeira faria com que o servidor não cumprisse seu dever por medo de perder o emprego.

Antes de tudo, "figurão" costuma ir em hospital público? Segundo, o que impede que isso ocorra no serviço privado? Por que o servidor que presta o mesmo serviço na iniciativa privada merece ser protegido enquanto o privado não?

Com relação aos salário a maioria dos servidores não ganham salários bons.
Somente uma minoria é que recebe imensos privilégios e acabam fazendo com que aparentemente um servidor ganha muito mais que o da iniciativa privada, o que não é verdade. O problema é que essa minoria eleva extremamente a média.

O que é um "salário bom" pra você?

Cerca de 15% dos servidores ganham mais do que os 85% restantes.
Esse é o problema. Esses 15% sim devem ser alvo de críticas com alguns ganhando quantias absurdas.
E tb os cargos comissionados preenchidos por apadrinhados tb é vergonhoso.

Apenas a nível municipal os servidores não ganham muito mais do que na iniciativa privada, lembrando os dados que citei anteriormente de que o serviço público municipal é que mais inchou nos últimos anos. Ou seja, pagam menos que a média dos demais servidores, mas contratam uma porrada de outras pessoas. Isso só fortalece a narrativa dessa indústria e cultura de funcionalismo público.
 

ESNER

Habitué da casa
Mensagens
144
Reações
140
Pontos
78
e quem disse que as pessoas querem que as demissões no particular rolem soltas?
na iniciativa privada, uma demissão sem justa causa gera uma oneração a empresa
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
A única coisa que concordo é que deve haver uma forma de fiscalizar a produtividade dos servidores de modo que os improdutivos sejam demitidos. Isso sim.
Bem aqui na seção onde trabalho tem 21 funcionarios, mas acho que dava para funcionar com uns 17 de boa, é notorio que alguns não fazem muita coisa, mas isso como falei anteriormente é uma questão gestão, tem hora que tem trabalho de mais outra de menos, também tem que ver como esse é divido bem como seu fluxo, nem sempre a culpa do funcionario não estar trabalhando é dele, e nem sei se é possivel mudar, na iniciativa privada é a mesma coisa, por exemplo para cargo de vendedores, o funcionario que esta na loja nem sempre esta vendendo simplismente porque o cliente não entra na loja ou não compra, nesse caso tal funcionario é desnecessário até que ponto?


Com relação aos salário a maioria dos servidores não ganham salários bons.
Somente uma minoria é que recebe imensos privilégios e acabam fazendo com que aparentemente um servidor ganha muito mais que o da iniciativa privada, o que não é verdade. O problema é que essa minoria eleva extremamente a média.
Nisso não concordo, olhando o mercado no geral (publico e privado), a maioria esmagadora da população ganha baixos salários, comparadoa uma minoria que ganha muito, pensando por este lado uma eventual reforma da previdencia ajudaria os cofres publicos na medida em que atingi-se os mais pobres do que o s mais ricos, isso é fato.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.000
Reações
63.775
Pontos
554
Eu, 30 e poucos anos de idade, terceiro cargo público, mais estável que os estáveis (carreira típica/exclusiva de Estado, com proteção especial), salário na conta todo dia primeiro, zero estresse e preocupações com trabalho, zero problema com chefe/RH maluco/QI, usufruindo livremente de férias e outros direitos, ganhando melhor do que grande parte dos meus amigos na mesma faixa de idade, com carro/apartamento próprios e quitados, diante da sugestão sempre dada nesses tópicos de criar algum peso na consciência por minhas escolhas profissionais (livres, lícitas, legais e alcançadas por procedimento público e impessoal) e migrar para iniciativa privada, produzindo riquezas blá blá blá

6yS5HTR.jpg


Quem sabe na próxima encarnação.


Zero estresse em carreira típica de estado.

Isso não existe. Ou não devia existir.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.685
Reações
57.277
Pontos
1.003
Por isso fiz concurso. Estabilidade e salário ok. Não sou louco de ficar cinco anos na faculdade, dedicar uma década da minha vida á empresa e levar um pé na bunda por causa de alguma crise. E depois ficar caçando emprego por aí.
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.169
Reações
7.029
Pontos
703
arte-peso-funcionalismo.jpg



Total de servidores públicos aumenta 83% no País em 20 anos

Vamos aos fatos:
PIB EUA: 19,3 Trilhões. 9,2% disso dá 1,7756 Trilhões com funcionalismo público
PIB França: 2,58 Trilhões. 12,9% disso dá 332,82 Bilhões com funcionalismo público
PIB Brasil: 2,05 Trilhões. 13,1% disso dá 268,55 Bilhões com funcionalismo público.
Isso sem considerar as populações de cada países.
Calma, quer que considere um dado melhor? Vamos por o gasto por nº de população.
Pop EUA: 327,2 mi. 1775,6 bi / Pop EUA = U$ 5420/hab (anuais)
Pop França: 67,2 mi. 332,82 / Pop França = U$ 4952/hab (anuais)
Pop Brasil: 209,3 mi. 268,55 / Pop Brasil = U$ 1283/hab (anuais)

Só aí já se desconstrói o gráfico e mostra-se a realidade de gastos. Isso sem levar em conta que não temos um sistema totalmente computadorizado, o que em si deveria deixar os gastos menores com a mão de obra pública. Já que com a informatização a tendência é gastar menos. Claro, eu poderia colocar link mostrando que países subdesenvolvidos tem maiores

Agora sobre os 83% de aumento em 20 anos. Nos dados, se considera 95 a 2016.
Pop 2016: 207,7 mi
Pop 1995: 162,3 mi
Relação de crescimento: 28%. Já abate esses 28% aí dos 83%. Isso sem considerar que a diferença de alcance dos serviços públicos em 95 e 16 são diferentes. E cabe ao estado levar seus serviços ao cidadãos, e só faz isso através da expansão de seus serviços, o que requer servidores e tecnologia. Ou vai querer por um computador para atender aquele senhor que não sabe nem a idade mínima pra se aposentar, muito menos como ligar um computador?

Segue aqui uma tabela da OCDE (creio que um órgão internacional tenha alguma respeito em seus dados, ao qual o Brasil parece pleitear uma vaga):
Relação entre o total de servidores e a população economicamente ativa
servidoresXforcadetrabalho_edit.jpg


Está longe de ser um WelFare State.

Problema do Brasil não é funcionalismo público, problema aqui se resume a uma frase:
"Quem consegue empreender no Brasil, consegue empreender em qualquer lugar no mundo".
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Vamos aos fatos:
PIB EUA: 19,3 Trilhões. 9,2% disso dá 1,7756 Trilhões com funcionalismo público
PIB França: 2,58 Trilhões. 12,9% disso dá 332,82 Bilhões com funcionalismo público
PIB Brasil: 2,05 Trilhões. 13,1% disso dá 268,55 Bilhões com funcionalismo público.
Isso sem considerar as populações de cada países.
Calma, quer que considere um dado melhor? Vamos por o gasto por nº de população.
Pop EUA: 327,2 mi. 1775,6 bi / Pop EUA = U$ 5420/hab (anuais)
Pop França: 67,2 mi. 332,82 / Pop França = U$ 4952/hab (anuais)
Pop Brasil: 209,3 mi. 268,55 / Pop Brasil = U$ 1283/hab (anuais)

Esse dado é ridículo e distorcido, pois é lógico que países ricos com moeda mais forte acabarão tendo gastos absolutos maiores do que os países pobres com moeda fraca. É lógico que uma família rica gasta mais em gastos absolutos com comida do que uma família pobre, mas isso não significa que eles gastam proporcionalmente mais.

Vamos pegar esses dados e torná-los proporcional ao nível de riqueza do Brasil:

PIB per capita:
EUA: U$59.500/ano
França: U$38.476/ano
Brasil: U$9.800/ano

Custo proporcional a riqueza:

EUA: 9%
França: 12%
Brasil: 13%

Ou seja, gastamos proporcionalmente mais do que países onde há gastos evidentemente assombrosos com uma estrutura militar desproporcional e ainda achamos que tá tudo certo? Seus dados novamente corroboram que gastamos com funcionalismo mais que países desenvolvidos, sendo que somos 4 a 5 vezes mais pobres. Sensacional.


Só aí já se desconstrói o gráfico e mostra-se a realidade de gastos. Isso sem levar em conta que não temos um sistema totalmente computadorizado, o que em si deveria deixar os gastos menores com a mão de obra pública. Já que com a informatização a tendência é gastar menos. Claro, eu poderia colocar link mostrando que países subdesenvolvidos tem maiores

Agora sobre os 83% de aumento em 20 anos. Nos dados, se considera 95 a 2016.
Pop 2016: 207,7 mi
Pop 1995: 162,3 mi
Relação de crescimento: 28%. Já abate esses 28% aí dos 83%. Isso sem considerar que a diferença de alcance dos serviços públicos em 95 e 16 são diferentes. E cabe ao estado levar seus serviços ao cidadãos, e só faz isso através da expansão de seus serviços, o que requer servidores e tecnologia. Ou vai querer por um computador para atender aquele senhor que não sabe nem a idade mínima pra se aposentar, muito menos como ligar um computador?

Cresceu 55% de maneira geral, ou seja, muito acima da média de crescimento populacional, com pouco ou nenhum ganho de qualidade no sistema. Obrigado por corroborar com o meu argumento.

Segue aqui uma tabela da OCDE (creio que um órgão internacional tenha alguma respeito em seus dados, ao qual o Brasil parece pleitear uma vaga):
Relação entre o total de servidores e a população economicamente ativa
servidoresXforcadetrabalho_edit.jpg


Está longe de ser um WelFare State.

Problema do Brasil não é funcionalismo público, problema aqui se resume a uma frase:
"Quem consegue empreender no Brasil, consegue empreender em qualquer lugar no mundo".

Como assim o Brasil não é um welfare state? O Brasil tem um sistema de saúde, educação e segurança público, com programas de benefício social a agricultores, idosos, pobres, índios, etc, e não é um welfare state?

Pode até ser uma m**** de welfare state, mas continua assim sendo um.

Com relação ao gráfico, é muito interessante comparar países envelhecidos e desenvolvidos com PEA pequena com um país no ápice da PEA.
 

Notwen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.169
Reações
7.029
Pontos
703
Esse dado é ridículo e distorcido, pois é lógico que países ricos com moeda mais forte acabarão tendo gastos absolutos maiores do que os países pobres com moeda fraca. (...)
Concordamos então que o gráfico do seu post nao serve pra argumentar entao, pois:
A - Meus dados são derivados dos dados apresentados por ele. Só coloquei o gasto em funcionalismo público por habitante do país (o que é o mais lógico, já que quando maior a pop, maior a demanda por serviços públicos).

B -
Com relação ao gráfico, é muito interessante comparar países envelhecidos e desenvolvidos com PEA pequena com um país no ápice da PEA.
Que é exatamente o que seu gráfico faz... :ksafado

Cresceu 55% de maneira geral, ou seja, muito acima da média de crescimento populacional, com pouco ou nenhum ganho de qualidade no sistema. Obrigado por corroborar com o meu argumento.
Infelizmente o amigo entendeu errado, critiquei os 83% pelo simples fato que ele não inclui tanto o crescimento da populaçao como a expansão do alcance dos serviço público. E olha que o deficit de funcionário publico é alto em muitos lugares. Há cargos que possuem o mesmo efetivo de 20 anos atrás. Ou seja, esse "crescimento" de 83% não conseguiu suprir a demanda em algumas (se não muitas) áreas, entre elas consigo exemplificar PF, PRF, RFB... Mas basta entrar num site de transparência federal pra ver a quantidade de cargos vagos. O que, certamente, é prejudicial a qualidade do serviço prestado.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Concordamos então que o gráfico do seu post nao serve pra argumentar entao, pois:
A - Meus dados são derivados dos dados apresentados por ele. Só coloquei o gasto em funcionalismo público por habitante do país (o que é o mais lógico, já que quando maior a pop, maior a demanda por serviços públicos).

B -

Claro que não, pois o meu gráfico não analisa dados absolutos mas sim proporcionais. Você comparou países baseado em dolar, enquanto os meus dados são em porcentagem.

Que é exatamente o que seu gráfico faz... :ksafado

Mas é lógico, justamente para mostrar que gastamos proporcionalmente o mesmo que se gasta em países desenvolvidos. Você acha isso normal?

Infelizmente o amigo entendeu errado, critiquei os 83% pelo simples fato que ele não inclui tanto o crescimento da populaçao como a expansão do alcance dos serviço público. E olha que o deficit de funcionário publico é alto em muitos lugares. Há cargos que possuem o mesmo efetivo de 20 anos atrás. Ou seja, esse "crescimento" de 83% não conseguiu suprir a demanda em algumas (se não muitas) áreas, entre elas consigo exemplificar PF, PRF, RFB... Mas basta entrar num site de transparência federal pra ver a quantidade de cargos vagos. O que, certamente, é prejudicial a qualidade do serviço prestado.

Mais uma demonstração de que o estado é ineficiente e incompetente até para gerir a si mesmo. Enquanto temos déficit para perito criminal em boa parte do território nacional há décadas, gastamos mundos e fundos para um bando de cargos inúteis que poderiam muito bem serem feitos pela iniciativa privada.
 
Topo Fundo