O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Em cidade pequena entre 30 a 200k de habitantes, as pessoas "bem sucedidas" são as que hoje são servidores públicos.

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
trabalhar em empresas é so dor de cabeça e esporro de chefe q n sabe nada do q ta fazendo, alem do salario mixuruca (e aquele medo da empresa falir? de ser mandado embora? kkkkk taloks)
porque o boss é o vlião? Quem colocou ele lá?
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Há uma demonização do servidor público brasileiro de forma viceral aqui, principalmente vinda por parte do Otaku.

Não fica triste, Teta.

Em partes eu concordo que a forma estrutural permita que pessoas que não queiram trabalhar ou só querem fazer esquemas ilícitos acabam se beneficiando, mas isso são regras do sistema que permitem isso e que precisam mudar, dessa forma, torna-se-ia à iniciativa pública menos permissiva para pessoas ruins.

O problema são as regras e por elas serem ruins atraem pessoas ruins também.

Outra questão comumente debatida aqui tange no que diz respeito ao salários dos servidores, mas a grande pergunta que deveria ser feita é na verdade o oposto, é não querer precarizar o serviço público e sim tornar a inciativa privada mais atraente que o serviço público até por questão de necessidade de crescimento de um país.

Não é porque estou na lama que vou puxar o cara pra ela pra que todos fiquem juntinhos no mesmo lamaçal, é o contrário, é conseguir sair dela para que todos tenham boas oportunidades, esse deveria ser o pensamento, uma coisa não proíbe que a outra floresça. Se a iniciativa privada tá uma privada, não é necessariamente porque a iniciativa pública é melhor.

Isso começa eliminando as distorções que o próprio estado cria ao estabelecer uma carga tributária absurda, má gestão em todos os campos - desde no básico aos mais supérfluos, entre tantos outros fatores que geram ainda mais desemprego, pobreza, e corrói a qualidade e competitividade do mercado. Mas me parece que você não é muito favorável a essas mudanças. Lembro de tê-lo visto demonizando a reforma da previdência, uma das maiores e mais criminosas transferências de renda do mais pobre para os mais ricos, boa parte distorcida pelo próprio funcionalismo público do passado.

O Brasil, por exemplo, tem menos servidores públicos em proporção que boa parte dos países desenvolvidos, inclusive, os EUA.

Não dá para colocar o Brasil no mesmo balaio de Noruega, Suécia ou qualquer outra nação minúscula com absurda riqueza acumulada por séculos. Fora que pagamos proporcionalmente mais do que outros tantos países desenvolvidos também:

arte-peso-funcionalismo.jpg


Aqui vai algumas outras notícias:

Gasto anual do país com servidor público ativo chega a R$ 725 bilhões, aponta Ipea

Quase DOBRAMOS o número de servidores nos últimos 20 anos:

Total de servidores públicos aumenta 83% no País em 20 anos



De cada 100 exemplos que os defensores do funcionalismo usam para mostrar quão sofridos são, 101 são cargos municipais. Adivinhem só qual setor explodiu no número de vagas?

O8nKgxW.png



[...]
Segundo os dados compilados pelo Ipea, o total de vínculos trabalhistas no serviço público municipal saltou 175% em 20 anos, de 2,4 milhões, em 1995, para 6,5 milhões, em 2016. Com isso, a participação dos funcionários públicos municipais no total de servidores do País passou de 38% para 57%, no mesmo período.
[...]

E mesmo assim o pessoal fica tetando para passar em concurso municipal. Por isso mesmo que o Brasil quebrou, pois ninguém - seja população, funças, ou políticos - se importam com a saúde econômica do país.


É possível combater à corrupção de dentro dos setores públicos, mudar o mindset atrelando salários ao desempenho, e a progressão da carreira não apenas ao tempo de serviço, mas às qualificações e resultados provenientes dos avanços que o funcionário deu ao seu setor. Eu mesmo pude ver isso na prática, funcionários da área público trabalhando assim como se fossem da iniciativa privada, assim como eu pude ver também experiências ruins com outros servidores públicos de setores completamente adversos.

É possível, mas é cherry picking. O serviço público de maneira geral é improdutivo e absurdamente corrupto, e o modelo atual do funcionalismo público Brasileiro é um dos grandes responsáveis por esse cenário.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Se houver uma necessidade, por que não?

E TAMBÉM:

Se houver uma necessidade de tornar os servidores existentes mais bem preparados e eficientes para que não ter que contratar outros tantos mais, por que não?

PORQUE NÃO TEM MAIS DINHEIRO.

QPQG52I.png


O Paulo Guedes até fez mágica agora em Janeiro, mas o cenário pouco mudou. O estado Brasileiro se agigantou de tal forma que não tem mais jeito: se entrouxa mais no rabo do povo aumenta ainda mais carga tributária, piora a situação financeira da iniciativa privada, aumentando ainda mais o desemprego e o estado perdendo receita.

O welfare state Brasileiro faliu.
A previdência faliu.
Os municípios faliram.
Os estados faliram.
A farra do funcionalismo público é uma bomba relógio prestes a explodir.


Não tem mágica! Se não tem como gerar mais receita, a única solução é cortar.
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.600
Pontos
1.179
PORQUE NÃO TEM MAIS DINHEIRO.

QPQG52I.png


O Paulo Guedes até fez mágica agora em Janeiro, mas o cenário pouco mudou. O estado Brasileiro se agigantou de tal forma que não tem mais jeito: se entrouxa mais no rabo do povo aumenta ainda mais carga tributária, piora a situação financeira da iniciativa privada, aumentando ainda mais o desemprego e o estado perdendo receita.

O welfare state Brasileiro faliu.
A previdência faliu.
Os municípios faliram.
Os estados faliram.
A farra do funcionalismo público é uma bomba relógio prestes a explodir.


Não tem mágica! Se não tem como gerar mais receita, a única solução é cortar.
Tem gente que tem venda nos olhos.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.642
Pontos
744
Hoje acordei às 7hs da manhã.
7h55min levei as crianças no colégio.
8h10min eu estava na academia.
9h15min eu estava em casa e fui tomar banho.
9h45min até às 11h50min fiquei no Xbox.
12hs peguei as crianças de volta e fui almoçar.
12h35min fui trabalhar.
Cheguei pontualmente às 13hs e comecei a "trabalhar". Meu turno termina às 19hs.
19h30min deverei estar em casa.
Novela/videogame/Netflix/brincar com as crianças/etc. até às 22hs.
Daí tomo banho e, quem sabe, dou uma transada.
Durmo meia-noite.
Repito o processo amanhã.

Vou aposentar aos 53 anos.

Daora esse Brazil
 

fumantx

Habitué da casa
Mensagens
387
Reações
372
Pontos
73
Como eu moro numa cidade desse naipe, posso concluir que as pessoas de lá que hoje que tem "tudo" carro do ano, cassa em diversos pontos da cidade, ostentando vida de rico são todos funcionários públicos, maioria apenas com uma unica graduação e vive eternamente de um cargo de nível médio/superior entre 2 a 4k, apenas usando a graduação geralmente de professor pra complementar a renda, conheço pessoas bem mais capacitadas e com curriculo extenso que essas bem sucedidas e ralam pra c***lho pra receber só 3k e sempre tem a vida instável, casa de aluguel, carro parcelado em duzentas vezes e emprego instável, quase todo ano um emprego diferente;

é surreal como uma pessoa que tenta buscar conhecimento, tem um put* curriculo tem que ralar e se humilhar pra receber miseros 3k, enquanto funcionários públicos que estacionam no cargo que tem passam a vida coçando o saco sem pressão, cobrança e ainda tem uma vida melhor que qualquer pessoa com um grande curriculo.

outra observação, esses "bem sucedidos" sãos os andam de sapato alto humilhando os outros,
o cara mama em um concurso que passou na década de 90(isso se n foi no arrumadinho) e ainda fica cagando na cara dos outros, eu não vejo futuro em funcionário publico, nenhum orgão vai crescer com um funcionário que tem dinheiro no bolso trabalhando ou não, apesar de dizer isso, ao ver pessoas que exercem cargos comissionados eu penso que é necessário concurso, a diferença do concursado é que ele tem conhecimento, sabe trabalhar, mas não faz seu trabalho direito pois não tem cobrança, logo deixa tudo jogado, já o comissionado maioria n tem conhecimento e nao sabe trabalhar, escolhido a dedo, acaba fazendo o trabalho pesado pois tem medo de ser mandado embora.

eu como particularmente quero ter essa vida de mamata, estou seriamente pensando em estudar pra concursos.
O bagulho é que cidade pequena tudo é muito mais acessível, e trabalhar nessas paradas públicas é muito rentável, mas rola vários podres dentro dessas coisas, se você der um passo errado, te derrubam. Tem que ter muito cuidado com esse tipo de coisa em cidade pequena, dependendo único e exclusivamente do estado pode ser perigoso, você dança nas mãos deles. Tudo bem ir atrás de dinheiro, lógico, mas isso mexe com as pessoas de certa forma.
 


Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.407
Pontos
503
Bom tópico, ia comentar algo, mas o ataru já postou umas reais básicas, só restando assinar embaixo.

País em que o ''sonho'' do jovem é passar em concurso/ser funça do Estado, não tem futuro.

Mesmo com as necessárias reformas previdenciária - com 20 anos de atraso, graças ao lobby do funcionalismo/políticos - e tributária, o Brasil vai precisar de uma década pelo menos pra entrar nos eixos.
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.927
Reações
342
Pontos
1.069
A culpa não é só do estado. Eu concordo que tem muito cabide de emprego. Mas os empregos na inciativa privada também são de péssima remuneração e instáveis. Muitas vagas te cobram muito pra pagar 1200k. Aí eles vão lá e colocam a culpa nos impostos e burocracia. Mas aí vc vai ver países em que a burocracia e imposto também é grande e o salário é bem maior que aqui.
 

ESNER

Habitué da casa
Mensagens
144
Reações
140
Pontos
78
A culpa não é só do estado. Eu concordo que tem muito cabide de emprego. Mas os empregos na inciativa privada também são de péssima remuneração e instáveis. Muitas vagas te cobram muito pra pagar 1200k. Aí eles vão lá e colocam a culpa nos impostos e burocracia. Mas aí vc vai ver países em que a burocracia e imposto também é grande e o salário é bem maior que aqui.
além de pagar pouco, ainda é sacana



Bompreço condenado a indenizar trabalhador demitido perto de se aposentar
Publicada em 25/02/2019 às 11h32 - 247 acessos
2019_02_21_0000189-57.2016.5.06.0023-bompreco-desa-solange_portal-intranet.jpg

Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), por unanimidade, condenou o Bompreço Supermercados do Nordeste Ltda. a indenizar ex-empregado demitido meses antes de adquirir estabilidade provisória de pré-aposentadoria. O colegiado considerou abusiva a dispensa por parte da empresa.
Em recurso ordinário, o trabalhador contestou sentença de primeira instância, que indeferiu o pedido de sua reintegração, argumentando que, ao ser dispensado, contava com menos de 18 meses para adquirir a aposentadoria, enquadrando-se, portanto, em estabilidade prevista na convenção coletiva da categoria, direito de que só tomou conhecimento no momento da rescisão. Alegou, ainda, que a empresa tinha como constatar essa condição analisando seus assentamentos funcionais. Em sua defesa, o supermercado questionou a estabilidade, justificando que não foi comunicada, por escrito, na forma estabelecida na convenção. Além disso, afirmou que o funcionário nada mencionou acerca da estabilidade pretendida, no momento da homologação da rescisão.
Segundo a relatora do processo, Solange Moura de Andrade, a convenção coletiva exige, para fins da estabilidade: tempo de serviço na empresa (cinco anos), período para a implementação da aposentadoria (18 meses) e comunicação da condição ao empregador. “No caso, o empregado laborou por mais de 30 anos na empresa, estando preenchido o primeiro requisito. Somando-se o aviso prévio de 90 dias, ficava faltando um ano e dois meses para a aposentadoria, atendendo, assim, ao segundo critério. Quanto à última exigência, esse impedimento não prevalece, pois o empregado não pode adivinhar quando será dispensado, além do que a empresa detinha totais meios de verificar a condição no momento da demissão, bastando uma simples conferência dos assentos funcionais”, ponderou a magistrada, declarando abusiva a dispensa pouco tempo antes da aquisição da estabilidade provisória.
Por fim, considerando que o contrato de trabalho se encerrou com o aviso prévio, computado como tempo de vínculo, exaurindo, assim, o período de estabilidade, a desembargadora pontuou que não caberia mais a reintegração, condenando o Bompreço apenas ao pagamento de indenização substitutiva, abrangendo salários e verbas rescisórias devidos durante o período de 18 meses após a dispensa, com o que concordaram os demais membros da Turma.
Decisão na íntegra.
As decisões de primeira e segunda instância seguem o princípio do duplo grau de jurisdição, sendo passíveis de recurso conforme o previsto na legislação processual. Essa matéria foi produzida pelo Núcleo de Comunicação Social do TRT-PE e tem natureza informativa, não sendo capaz de produzir repercussões jurídicas


O cara trabalha 30 anos na empresa e quando tá próximo de se aposentar, ao invés de ganhar uma promoção, ganha uma demissão pra atrapalhar totalmente a vida dele. e isso não é raro de acontecer, tem mais casos recente na internet:




CONVENÇÃO COLETIVA

Empresa é condenada por demitir funcionária em pré-aposentadoria
23 de junho de 2018, 16h32
As normas coletivas de cada categoria têm poder legal, sendo responsabilidade da empresa consultar essas leis setoriais antes de dispensar um funcionário. Com esse entendimento, os desembargadores da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM e RR), negaram provimento a um recurso no qual a empregadora questionava sentença favorável à ex-empregada demitida com menos de um ano para se aposentar.
Na ação, a funcionária ajuizou ação contra a empresa Semp Toshiba pedindo indenização substitutiva relativa ao período de estabilidade pré-aposentadoria, com base em Convenção Coletiva de Trabalhado (CCT) da categoria da indústria de aparelhos elétricos, eletrônicos e similares de Manaus. Além de pagamento por dano moral.
A empresa alegou não ter tido conhecimento da proximidade do período de aposentadoria da empregada ao dispensá-la, e pediu total improcedência da ação. Mas o juízo de primeira instância considerou que a demissão foi feita de forma arbitrária, sem atenção à norma coletiva que assegura estabilidade provisória ao funcionário com menos de um ano para se aposentar.
Ao interpor recurso no TRT-11, a companhia alegou que a “desistência de reintegração, direito que lhe assistia, resultaria na desistência em relação aos direitos decorrentes da reintegração”, além de insistir que “não era conhecedora da condição relativa à pré-aposentadoria por parte da reclamante, razão pela qual insiste na regularidade da dispensa, o que lhe isentaria de qualquer indenização, renovando a busca pela total reforma do julgado”.
De acordo com a relatora Ormy da Conceição Dias Bentes, seguida por unanimidade pelos demais membros da turma, não coube provimento ao pedido da Semp Toshiba porque houve desrespeito de sua parte à norma coletiva da categoria, que é equiparada à norma legal. A instrução afirma que empregados com três anos ou mais de serviço em uma empresa que estiverem a no máximo doze meses da aposentadoria tem emprego e salário assegurados até o dia em que completar o tempo de serviço necessário.
“No caso em apreço, a autora da demanda, sem dúvida do conhecimento da empregadora, contava com três anos ou mais de prestação laboral em seu favor, o que deveria ter ensejado à empregadora, quando tomou decisão da despedida, verificar se a mesma não estaria ferindo algum direito em relação à sua empregada”, disse a relatora.
Ao manter a sentença de primeiro grau, a desembargadora apontou a responsabilidade da empresa sobre o caso. “Os autos, inclusive pelo fato de alegar ignorância sobre as condições da reclamante, indicam não ter havido tal preocupação em relação à despedida iminente, sequer considerando que a reclamante mantinha prestação de labor dedicado desde o ano de 1998, alcançando 17 anos de labor por ocasião da despedida”.
Somada à quantia deferida por dano moral, a empresa foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 30,5 mil à ex-funcionária. “Não resta dúvida que além dos danos materiais de não contar com os vencimentos e com a aposentadoria, certamente a reclamante fora intimamente alvo de danos, restando estabelecido, causa e efeito, e, como registrado a despedida se fizera de forma ilícita e vedada por norma, portanto sujeitando à empregadora ao pagamento de danos morais, na forma estabelecida na decisão exequenda, que fixou a indenização em R$ 10.000,00”, concluiu.



Trabalhador dispensado no período pré-aposentadoria será indenizado.


Um trabalhador dispensado sem justa causa quando faltavam onze meses e um dia para sua aposentadoria vai receber R$ 79.215,06 a título de indenização substitutiva prevista em norma coletiva da categoria. A decisão unânime é da Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – AM/RR (TRT11), que negou provimento ao recurso ordinário da empresa Sony Plásticos da Amazônia Ltda. e reconheceu o direito do reclamante à estabilidade pré-aposentadoria, mantendo inalterada a sentença de origem.
Ao analisar o recurso da empresa, que pedia a reforma total da sentença, o desembargador relator José Dantas de Góes rejeitou os argumentos da recorrente por entender que ficou comprovado nos autos o preenchimento dos dois requisitos da cláusula 19 da Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre os sindicatos das categorias econômica e profissional da indústria de material plástico, vigente na época da dispensa: o autor tinha mais de três anos de serviço na mesma empresa (ficou comprovado o vínculo empregatício de março de 2001 a abril de 2016) e faltavam menos de 18 meses para implementar o tempo de contribuição necessário para a aposentadoria (conforme Demonstrativo de Simulação do Cálculo do Tempo de Contribuição expedido pelo INSS).
“Tendo o reclamante a opção de escolher aposentar-se proporcional ou integralmente e faltando poucos meses para preencher os requisitos estabelecidos, entende-se que buscava a aposentadoria integral, sendo arbitrária sua dispensa efetivada antes de alcançá-la e, dessa forma, frustrando-lhe o direito perseguido”, argumentou o relator em seu voto, considerando irretocável a sentença proferida pelo juízo de primeiro grau.
No mesmo julgamento, a decisão colegiada negou provimento ao recurso do reclamante, que pretendia incluir na sentença a retificação da carteira de trabalho para registro do período da estabilidade. A Turma Recursal rejeitou esse pedido do autor porque ele já havia requerido desistência da reintegração, o que foi deferido em audiência pelo juízo da 10ª Vara do Trabalho de Manaus. “Assim, revela-se acertada a decisão exarada pelo magistrado de piso, sobretudo considerando que houve a condenação da reclamada ao pagamento de indenização substitutiva relativo ao período estabilitário, de modo que não há que se falar em retificação da CTPS”, concluiu o relator.
Ainda cabe recurso da decisão da Terceira Turma.
Origem da controvérsia
A controvérsia foi analisada nos autos da ação trabalhista ajuizada em junho de 2016, na qual o reclamante alegou que, na data da demissão sem justa causa (abril de 2016), estava amparado pela estabilidade pré-aposentadoria prevista na cláusula 19 da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor naquela época (CCT 2015/2016). Em razão disso, ele pediu, liminarmente, a reintegração ao emprego (na função de técnico de manutenção) e, após o julgamento do mérito, a nulidade da sua dispensa ou, eventualmente, a indenização substitutiva do período estabilitário, FGTS, férias, aviso prévio e retificação da carteira de trabalho, além de multa convencional.
O juízo da 10ª Vara do Trabalho de Manaus deferiu a liminar, determinando a reintegração do reclamante aos quadros da empresa, entretanto ele não chegou a ser reintegrado porque, em audiência, requereu desistência desse pedido. Após regular instrução processual, a sentença parcialmente procedente condenou a reclamada ao pagamento de 79.215,06 referente à indenização pelo período estabilitário (onze meses e um dia), férias proporcionais, 13º salário proporcional, FGTS e multa convencional, além de conceder ao autor os benefícios da justiça gratuita.





TST - HSBC é condenado a reintegrar bancário demitido pouco antes de se aposentar

D59DBDEF2335A16A072C8F20DF194947CF0B_c2t3%20(2).jpg
O empregador pode rescindir o contrato de trabalho firmado com seu empregado, com ou sem justa causa. Porém, se o ato de dispensa caracterizar a finalidade de privar o trabalhador de obter um direito, o ato deve ser considerado nulo. Essa foi a decisão unânime proferida na 7ª turma do TST, ao manter a reintegração de bancário, demitido imotivadamente às vésperas de obter a estabilidade conferida convencionalmente, que lhe asseguraria o direito à complementação da aposentadoria, além do pagamento de abono ao aposentado.

O trabalhador foi admitido pelo HSBC Bank Brasil S.A. em maio de 1976 e permaneceu no emprego por 31 anos e sete meses. Aos 47 anos de idade, em 5 dezembro de 2007, foi dispensado, imotivadamente, faltando apenas oito meses para obter a estabilidade prevista em Convenção Coletiva e restando dois anos e oito meses para fazer jus à aposentadoria integral.

Nove dias depois da dispensa, ele propôs reclamação trabalhista, com pedido de tutela antecipada, requerendo reintegração no emprego, pagamento dos salários do período em que esteve afastado, integração da média das horas extras e das gratificações ao salário e honorários advocatícios.

A vara do Trabalho concedeu a tutela antecipada, determinando que o banco reintegrasse imediatamente o empregado, sob pena de multa diária de R$ 500,00, o que foi cumprido no dia 24 de julho de 2008. Quanto ao mérito, confirmou a reintegração e condenou a empresa ao pagamento dos salários referentes ao período de afastamento.

De acordo com o juiz, o Banco em nenhum momento respaldou a dispensa em motivo técnico, econômico, financeiro ou por falta de desempenho do empregado. "Esperava-se da reclamada a manutenção do contrato até a aposentadoria do autor (boa-fé objetiva), sobretudo porque não demonstrou qualquer razão lícita e moralmente legítima para resilir o contrato de trabalho". Tal atitude, destacou o magistrado, seria"um indício de que houve camuflada intenção de obstar os efeitos que a aposentadoria geraria para o Banco".

Insatisfeito com a condenação, o Banco recorreu ao TRT da 9ª região/PR, que manteve a condenação pelos mesmos fundamentos manifestados pela vara do Trabalho. O HSBC, então, recorreu ao TST, mas não obteve êxito. Em seu voto, a relatora do recurso, juíza convocada Maria Doralice Novaes, fez referência ao artigo 129 do CC (clique aqui), que repudia a má-fé na execução de negócios jurídicos. "O ato jurídico consistente na dispensa de empregado deve obediência às restrições impostas por tal dispositivo legal, razão pela qual, se o rompimento do ajuste laboral se der com a finalidade de frustrar o adimplemento de condição para exercício de um direito, deve ser considerado nulo", justiçou a relatora
 

ESNER

Habitué da casa
Mensagens
144
Reações
140
Pontos
78
mas o problema tá na tiazinha de 63 anos que é merendeira numa escola municipal de uma cidade de 8000 habitantes porque o prefeito não pode demitir ela de um dia pro outro.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
A culpa não é só do estado. Eu concordo que tem muito cabide de emprego. Mas os empregos na inciativa privada também são de péssima remuneração e instáveis. Muitas vagas te cobram muito pra pagar 1200k. Aí eles vão lá e colocam a culpa nos impostos e burocracia. Mas aí vc vai ver países em que a burocracia e imposto também é grande e o salário é bem maior que aqui.

Se você estiver falando de nações ricas, é claro que é maior. Só que não tem como pagar o salário da Noruega estando no Brasil, até porque os nossos impostos não entregam uma Noruega em contrapartida.A altíssima carga tributária, somada a mais absoluta ineficiência do estado, levam a esse cenário de apodrecimento econômico, onde o produto/serviço prestado é ruim, o cliente não tem grana, o funcionário recebe mal, e o empregador mal consegue manter o negócio.

Tudo isso para concentrar as riquezas num estado podre, ineficiente, e corrupto, onde seus funcionários pensam mais em si e vivem numa casta social superior aos civis.O estado é um porco gordo que come as poucas riquezas que geramos e enfia belissimamente em seu próprio rabo. Quanto mais come, mais quer.

Eu não sei como esses funças não tem a vergonha na cara de de não assumirem que fazem parte do sistema e que tem parcela de culpa nesse estado podre e ineficiente que temos hoje.
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.609
Pontos
353
Mentira, nunca um TI vai ganhar esse salário no funcionalismo público, não viaja cara ou o teu amigo é imaginário ou está mentindo para vc.Acesse o portal da transparência e veja que a realidade não condiz com esses valores.

Não vou te obrigar a acreditar, olhei semana passada no portal de transparência do órgão em questão. O cargo como disse é auxiliar/assistente não sei o que (não lembro agora) com o final PC (segundo eles, programador de computador). Tá lá e é bem fácil de achar.
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.927
Reações
342
Pontos
1.069
Se você estiver falando de nações ricas, é claro que é maior. Só que não tem como pagar o salário da Noruega estando no Brasil, até porque os nossos impostos não entregam uma Noruega em contrapartida.A altíssima carga tributária, somada a mais absoluta ineficiência do estado, levam a esse cenário de apodrecimento econômico, onde o produto/serviço prestado é ruim, o cliente não tem grana, o funcionário recebe mal, e o empregador mal consegue manter o negócio.

Tudo isso para concentrar as riquezas num estado podre, ineficiente, e corrupto, onde seus funcionários pensam mais em si e vivem numa casta social superior aos civis.O estado é um porco gordo que come as poucas riquezas que geramos e enfia belissimamente em seu próprio rabo. Quanto mais come, mais quer.

Eu não sei como esses funças não tem a vergonha na cara de de não assumirem que fazem parte do sistema e que tem parcela de culpa nesse estado podre e ineficiente que temos hoje.

Mas como explicar o que um médico ganha em comparação a um enfermeiro por exemplo? Oferta e demanda? Sindicato e conselhos fortes?
Eu sou a favor de um enxugamento do estado sim. Mas eles sempre querem enxugar nos pobre.. é muito interessante isso.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.131
Reações
7.852
Pontos
1.214
Moro no interior

sou concursado federal

meu expediente é das 8 às 14h de segunda a sext

em certos períodos o trrampo fica bem pesado e sobra até pro fim de semana, mas pagam hora extra ou banco de hora

qualidade de vida mano

tenho tempo pra fazer tudo que quero

meu trampo não me suga tanto e consigo conciliar com atividade física, meus hobbies (games, filmes e música) e compromissos random (banco, médicos etc) sem nenhum estresse

problema é que na iniciativa privada praticamente inexiste essa qualidade de vida

vc só se fode

mesmo ganhando bem e sendo topo, certamente precisa matar um leão por dia

fora nego a todo instante querendo puxar seu tapete

tenho um tio que foi diretor de vendas da falecida siemens no Brasil. Cargo mais alto só Presidente. O cara ganhava super bem, mas parecia uns 10 anos mais velho. Fumava feito um condenado, se tremia todo (treme até hj parece Parkinson), e era todo irritadiço. Não tinha tempo nem pra família, resultado: a filha (minha prima) hj é sapatão quase um homem trans.

depois de anos na empresa foi vendida e deram um pé na bunda sem a menor consideração. Hj ele vive de consultoria e palestras motivacionais com aquelas baboseiras de programação neuro linguística... ao menos tem mais qualidade de vida atualmente.

e quem é rei em cidade pequena são basicamente essas 3 castas (na ordem de moral):

  • médicos (são semi deuses, muitas cidades do interior tem prefeitos médicos)
  • grandes comerciantes
  • servidores públicos
o resto do povo é dalit
 

Speed of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.685
Reações
1.541
Pontos
219
A culpa não é só do estado. Eu concordo que tem muito cabide de emprego. Mas os empregos na inciativa privada também são de péssima remuneração e instáveis. Muitas vagas te cobram muito pra pagar 1200k. Aí eles vão lá e colocam a culpa nos impostos e burocracia. Mas aí vc vai ver países em que a burocracia e imposto também é grande e o salário é bem maior que aqui.

Os empregos na iniciativa privada certamente serão os piores possíveis no quadro geral de mão de obra como vc comentou, os empresários além de obter essa mão de obra barata praticamente infinita pois se caso ele perca um funcionário, a pilha de currículos para a mesma função cada dia aumenta mais ou seja o lucro dessa mão de obra é altíssima comparado a outros países.
Já no funcionalismo público é diferente, por mais simples que a função seja pegando o exemplo da merendeira dos posts anteriores, compare o salário dessa profissional na iniciativa privada e de outra em uma prefeitura pra vc ver , somente pelas vantagens como abonos e reajustes sem falar da licença prêmio já compensa e muito para essa merendeira estar em um patamar superior ao da iniciativa privada, ela nunca conseguiria as mesmas vantagens no setor privado,por isso eu digo que vale muito a pena ser funcionário público no Brasil até mesmo no caso dos cargos que exigem poucas qualificações profissionais.
 
Ultima Edição:

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.131
Reações
7.852
Pontos
1.214
Existe uma máfia tb das faculdades

MEC tem controle nenhum sobre isso

o que mais tem por aí é Uni-esquinas da vida, nego se forma sem ter lido um livro

vão abrindo cursos sem um estudo de mercado

mercado tá inchado

salários cada vez mais nivelados por baixo

geral aceita trampar por um prato de comida praticamente

isso é péssimo pq os melhores e mais qualificados quadros acabam enveredando pro serviço público mesmo

iniciativa privada vai ficando com o resto


eu hj faria diferente

acabaria o ensino médio ia fazer logo um concurso

depois pensaria em faculdade
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Mas como explicar o que um médico ganha em comparação a um enfermeiro por exemplo? Oferta e demanda? Sindicato e conselhos fortes?
Eu sou a favor de um enxugamento do estado sim. Mas eles sempre querem enxugar nos pobre.. é muito interessante isso.

Você diz essa disparidade de ganhos no funcionalismo ou na iniciativa privada?

O grande problema é que o estado justamente transfere os poucos ganhos dos muito pobres para alimentar privilégios e vantagens de um funcionalismo público muito mais rico do que eles. Não existe maior transferidor de renda dos mais pobres para os mais ricos do que o estado Brasileiro.
 

LYAG

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
583
Reações
451
Pontos
534
Estudam para passar numa prova que lhes dará o direito de sugar a população
Acho lamentável
Apesar de que não é culpa de quem passou na prova, mas quem passou está pouco se f**end0, só quer que o dinheiro caia na conta.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.439
Reações
29.703
Pontos
503
Tais bem desinformado:


  • Demissão por cometimento de crimes contra a Administração Pública
  • Demissão por abandono de Cargo ou inassiduidade
  • Improbidade Administrativa
  • Demissão por incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição
  • Insubordinação grave em serviço
  • Ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de terceiro
  • Aplicação irregular de dinheiros públicos
  • Revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo
  • Lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional
  • Corrupção Passiva e Ativa
  • Acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas
  • valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;
  • participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;
  • atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;
  • receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;
  • aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;
  • praticar usura sob qualquer de suas formas (emprestar dinheiro a juros);
  • proceder de forma desidiosa (falta de zelo com as obrigações);
  • utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;


Já chegou a fazer uma prova concorrendo com mais de 10 mil pessoas? pelo menos já chegou a uma colocação 200º? existem pessoas que se dedicam a isso para passar a um determinado concurso e aplicam seus conhecimentos (principalmente os técnicos) a uma determinada empresa (correios, petrobrás, etc), não se passa em um concurso público "pescando a prova do colega" ou magicamente sem estudar nada, somente pessoas capacitadas passam na prova (estou excluindo as fraudes e o macete que os cursinhos ensinam).

Agora vamos para uma entrevista em uma iniciativa provada:
1º dia - entrevista informal e conhecimento de como irá ser o cargo, dependendo do número de pessoas já é eliminado logo pela sua resposta dependendo da pretensão do RH da empresa.
2º dia - dinâmicas em grupo, testes psicológicos que não servem para nada, uma conversa individual e formal com a psicóloga + RH
3º dia - teste prático dependendo da função da empresa para avaliação do profissional no cotidiano
....
8º dia - recebe a ligação do RH informando de que não passou no processo seletivo da empresa, diz que o seu currículo está no banco de dados da empresa e deseja boa sorte.

Porra, Mendigo, tu sabe que o número de servidores desligados é ínfimo se comparado aos equivalentes na iniciativa privada. Servidor precisa fazer MUITA m**** para ser chutado.

Sempre encontro servidores que fazem corpo mole para qualquer coisa (parece que estão fazendo um favor) e já fiz reclamações em Ouvidoria. Resolveu algo? Não, até hoje continuam trabalhando porcamente.

A lei é muito bonita, mas sua aplicação, além de ser coisa pra inglês ver, esbarra na proteção conferida ao próprio servidor. Neguinho, mesmo quando já está respondendo a PAD, fica anos e anos trabalhando em outro setor ou, não raro, afastado mas recebendo salário.

Sobre o ponto em negrito, pergunto: o interesse da Administração Pública é no decoreba de assuntos diversos pouco relacionados à realidade do cargo ou na habilidade do servidor em realizar as atividades inerentes ao cargo?

Se eu estou contratando um técnico administrativo para realizar atividades burocráticas (expedir documentos, preparar cartas etc), não faz o menor sentido remunerá-lo por ter conhecimento de algo irrelevante ao cargo.
 

Aulendil

Gato do Mato
VIP
Mensagens
1.829
Reações
11.238
Pontos
909
Eu não sei como esses funças não tem a vergonha na cara de de não assumirem que fazem parte do sistema e que tem parcela de culpa nesse estado podre e ineficiente que temos hoje.

Eu admito. Já fiz um tópico aqui certa vez sobre o assunto. Quando entrei no serviço público há 11 anos, não tinha a mentalidade que tenho hoje. Como o instinto de sobrevivência fala mais alto, não teria coragem de pedir exoneração hoje por estar constantemente em desacordo com o que eu penso, especialmente no cenário econômico atual. Mas essa culpa me corrói. Falar contra o Estado me beneficiando dele faz de mim um hipócrita.

Gosto bastante dos seus textos, @Ataru, e nunca me senti pessoalmente atingido por eles. Só queria chamar a atenção para o fato de que, em sua cruzada contra o Estado (ou um Estado inchado), um ente imaterial, você acaba personalizando boa parte das suas críticas no servidor público, que são apenas uma engrenagem da roda. Se formos pragmáticos, é difícil recriminar as pessoas apenas por buscarem o melhor pra si (não a qualquer preço, evidentemente) e num ambiente onde o Estado é desproporcionalmente mais atraente que a iniciativa privada, é apenas natural que procurem uma vaga ali. Seria o caso de "blame the game, don't blame the player".

Acho vergonhoso sindicatos de servidores públicos serem contra a reforma da previdência, por exemplo, por achar isso o extremo da ganância. Até porque, se o país quebrar, o servidor será o primeiro a sentir as consequências na pele, como bem disse o Min. Paulo Guedes. Enfim, o que quero pontuar é que servidores não são uma casta de pensamento monolítico, e muitos de nós não compactuam com um estado inchado e com salários desproporcionais, ainda que, como você disse, façam parte do sistema...
 
Ultima Edição:

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Há uma demonização do servidor público brasileiro de forma viceral aqui, principalmente vinda por parte do Otaku.

Em partes eu concordo que a forma estrutural permita que pessoas que não queiram trabalhar ou só querem fazer esquemas ilícitos acabam se beneficiando, mas isso são regras do sistema que permitem isso e que precisam mudar, dessa forma, torna-se-ia à iniciativa pública menos permissiva para pessoas ruins.

O problema são as regras e por elas serem ruins atraem pessoas ruins também.

Outra questão comumente debatida aqui tange no que diz respeito ao salários dos servidores, mas a grande pergunta que deveria ser feita é na verdade o oposto, é não querer precarizar o serviço público e sim tornar a inciativa privada mais atraente que o serviço público até por questão de necessidade de crescimento de um país.

Não é porque estou na lama que vou puxar o cara pra ela pra que todos fiquem juntinhos no mesmo lamaçal, é o contrário, é conseguir sair dela para que todos tenham boas oportunidades, esse deveria ser o pensamento, uma coisa não proíbe que a outra floresça. Se a iniciativa privada tá uma privada, não é necessariamente porque a iniciativa pública é melhor.

O Brasil, por exemplo, tem menos servidores públicos em proporção que boa parte dos países desenvolvidos, inclusive, os EUA.

Se no Brasil há um disparate em quanto ganha uma pessoa na área privada e outra na área pública nas mesmas funções é porque somos um país subdesenvolvido e com inúmeros problemas que vão muito além de uma simples comparação monetária. Os outros países conseguem fazer com que a diferença seja menor ou mesmo que a área privada seja bem mais rentável e, consequentemente, atrativa. No caso da Suécia, um juiz ganha em média 50% a mais que a média salarial das pessoas que trabalham na área privada desse mesmo país. Como a magistratura é algo exclusivo do setor público, então a comparação é feita com profissionais outros da inciativa privada, nos outros casos, o funcionário privado ganha-se mais.

É possível combater à corrupção de dentro dos setores públicos, mudar o mindset atrelando salários ao desempenho, e a progressão da carreira não apenas ao tempo de serviço, mas às qualificações e resultados provenientes dos avanços que o funcionário deu ao seu setor. Eu mesmo pude ver isso na prática, funcionários da área público trabalhando assim como se fossem da iniciativa privada, assim como eu pude ver também experiências ruins com outros servidores públicos de setores completamente adversos.

Xará usando uns termos modernosos.

(mindeset - aprendi mais uma hoje, ainda quero falar isso:ksafado)
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Hoje acordei às 7hs da manhã.
7h55min levei as crianças no colégio.
8h10min eu estava na academia.
9h15min eu estava em casa e fui tomar banho.
9h45min até às 11h50min fiquei no Xbox.
12hs peguei as crianças de volta e fui almoçar.
12h35min fui trabalhar.
Cheguei pontualmente às 13hs e comecei a "trabalhar". Meu turno termina às 19hs.
19h30min deverei estar em casa.
Novela/videogame/Netflix/brincar com as crianças/etc. até às 22hs.
Daí tomo banho e, quem sabe, dou uma transada.
Durmo meia-noite.
Repito o processo amanhã.

Vou aposentar aos 53 anos.

Daora esse Brazil

Porra bichão.

Fale só por você mesmo.

Aposento aos setenta, se não morrer antes (e acho que é o que é certo). E aqui não tem essa moleza de "trabalhar".
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Eu admito. Já fiz um tópico aqui certa vez sobre o assunto. Quando entrei no serviço público há 11 anos, não tinha a mentalidade que tenho hoje. Como o instinto de sobrevivência fala mais alto, não teria coragem de pedir exoneração hoje por estar constantemente em desacordo com o que eu penso, especialmente no cenário econômico atual. Mas essa culpa me corrói. Falar contra o Estado me beneficiando dele faz de mim um hipócrita.

Gosto bastante dos seus textos, @Ataru, e nunca me senti pessoalmente atingido por eles. Só queria chamar a atenção para o fato de que, em sua cruzada contra o Estado (ou um Estado inchado), um ente imaterial, você acaba personalizando boa parte das suas críticas no servidor público, que são apenas uma engrenagem da roda. Se formos pragmáticos, é difícil recriminar as pessoas apenas por buscarem o melhor pra si (não a qualquer preço, evidentemente) e num ambiente onde o Estado é desproporcionalmente mais atraente que a iniciativa privada, é apenas natural que procurem uma vaga ali. Seria o caso de "blame the game, don't blame the player".

Acho vergonhoso sindicatos de servidores público serem contra a reforma da previdência, por exemplo, por achar isso o extremo da ganância. Até porque, se o país quebrar, o servidor será o primeiro a sentir as consequências na pele, como bem disse o Min. Paulo Guedes. Enfim, o que quero pontuar é que servidores não são uma casta de pensamento monolítico, e muitos de nós não compactuam com um estado inchado e com salários desproporcionais, ainda que, como você disse, façam parte do sistema...

Sindicato de servidor é a escória da escória. Mas cada um tem que responder por si mesmo. Agora, fazer que nem o Mestre Otaku faz, botando todo mundo mesmo balaio....
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Eu admito. Já fiz um tópico aqui certa vez sobre o assunto. Quando entrei no serviço público há 11 anos, não tinha a mentalidade que tenho hoje. Como o instinto de sobrevivência fala mais alto, não teria coragem de pedir exoneração hoje por estar constantemente em desacordo com o que eu penso, especialmente no cenário econômico atual. Mas essa culpa me corrói. Falar contra o Estado me beneficiando dele faz de mim um hipócrita.

Gosto bastante dos seus textos, @Ataru, e nunca me senti pessoalmente atingido por eles. Só queria chamar a atenção para o fato de que, em sua cruzada contra o Estado (ou um Estado inchado), um ente imaterial, você acaba personalizando boa parte das suas críticas no servidor público, que são apenas uma engrenagem da roda. Se formos pragmáticos, é difícil recriminar as pessoas apenas por buscarem o melhor pra si (não a qualquer preço, evidentemente) e num ambiente onde o Estado é desproporcionalmente mais atraente que a iniciativa privada, é apenas natural que procurem uma vaga ali. Seria o caso de "blame the game, don't blame the player".

Acho vergonhoso sindicatos de servidores público serem contra a reforma da previdência, por exemplo, por achar isso o extremo da ganância. Até porque, se o país quebrar, o servidor será o primeiro a sentir as consequências na pele, como bem disse o Min. Paulo Guedes. Enfim, o que quero pontuar é que servidores não são uma casta de pensamento monolítico, e muitos de nós não compactuam com um estado inchado e com salários desproporcionais, ainda que, como você disse, façam parte do sistema...

Você não se ofende porque tem consciência do problema e imagino que faça um bom trabalho em contrapartida de sua situação privilegiada. Não é crime optar por uma vida melhor e buscar o funcionalismo público para tal, mas há de se entender que é um cenário muito triste para o país ao ver jovens que poderiam se tornar profissionais brilhantes querendo literalmente "se encostar" no funcionalismo. Como o @Cafetão Chinês sempre diz, se Steve Jobs ou Bill Gates fossem Brasileiros, teriam com certeza entrado no funcionalismo público e jamais saído de lá.

Quem se ofende com os meus posts - e igualmente são alvos da minha crítica - são justamente o lado errado do funcionalismo, pois eles sabem quão deletéria sua posição de privilégio é para o país. O primeiro passo para resolver o problema é reconhecê-lo que existe. Isso você já fez, enquanto muitos aqui se recusam e respondem com ódio e virulência.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Sindicato de servidor é a escória da escória. Mas cada um tem que responder por si mesmo. Agora, fazer que nem o Mestre Otaku faz, botando todo mundo mesmo balaio....

Querer se desvincular da posição dos sindicatos - sobretudo no funcionalismo, onde há os sindicatos mais fortes e alinhados com seus representados - é algo muito desonesto, caro teta-mor.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Querer se desvincular da posição dos sindicatos - sobretudo no funcionalismo, onde há os sindicatos mais fortes e alinhados com seus representados - é algo muito desonesto, caro teta-mor.

Não sabia que eu era sindicalista. Aliás, inclusive advogo, na função pública, contra sindicados e sei muito bem da postura dos mesmos. Não têm limites, só pensam em dinheiro, e coisa pior ainda.

A propósito, não pertenço a nenhum sindicado e falo com propriedade. Tudo bandido.

EDIT: patifaria da braba querer colocar todo mundo no bolo; se tem um bando de pilantra contra a reforma da previdência (e chiam por tudo e mais um pouco), sou a favor.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Você não se ofende porque tem consciência do problema e imagino que faça um bom trabalho em contrapartida de sua situação privilegiada. Não é crime optar por uma vida melhor e buscar o funcionalismo público para tal, mas há de se entender que é um cenário muito triste para o país ao ver jovens que poderiam se tornar profissionais brilhantes querendo literalmente "se encostar" no funcionalismo. Como o @Cafetão Chinês sempre diz, se Steve Jobs ou Bill Gates fossem Brasileiros, teriam com certeza entrado no funcionalismo público e jamais saído de lá.

Quem se ofende com os meus posts - e igualmente são alvos da minha crítica - são justamente o lado errado do funcionalismo, pois eles sabem quão deletéria sua posição de privilégio é para o país. O primeiro passo para resolver o problema é reconhecê-lo que existe. Isso você já fez, enquanto muitos aqui se recusam e respondem com ódio e virulência.

Não necessariamente (o Jobs, acho superestimado, o Gates, eu respeito e admiro demais). Os caras são gênios, tem perfil empreendedor. Verdade que aqui as coisas são bem mais complicadas, mas não minimizo o potencial deles.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.318
Reações
65.194
Pontos
2.059
Esse é aquele papo clássico estilo biscoito/bolacha, sempre vai rolar briga, mas é foda mesmo.

Eu mesmo sempre fui contra esse papo de funcionário publico, nunca sequer fiz uma prova de concurso na vida, não é pra mim. Viver o mesmo ano todos os anos da minha vida, esperando um contracheque no final do mês a curto prazo e aposentadoria a longo prazo não é minha praia, tem gente que se seduz com isso, mas enfim.

Funça no BR é tipo o maconheiro no Tropa de Elite "É vc que financia essa m****!" Já diria capitão Nascimento, sei que o jogo tá errado mas a galera que entra nele já entra com a intenção de abusar e levar a vida na flauta sem esforço nenhum, pior que ainda reclama, sempre tem fuça reclamando que ganha mal, que isso e aquilo, mas nunca vi nenhum pedir pra ser exonerado e tentar algo fora da mamata publica.

O que me deixa mais puto é que tem uma galera muuuuito inteligente, uns caras crânios mesmo, poderiam estar criando umas tecnologias fodas e tal, mas tão lá vegetando no serviço publico a espera de um contracheque no fim do mês. Isso que fode, as melhores mentes do BR ou vazaram do país ou estão sendo subutilizadas no funcionalismo.

Um país sem mentes brilhantes, sem pessoas que se destacam, nunca vai ser respeitado no cenário internacional, sempre vai ser o país da mediocridade, ou no nosso caso o eterno "país do futuro"
 

Akaranger

Ser evoluído
Mensagens
95
Reações
83
Pontos
38
A todo mundo chorando dizendo que funcionário público ganha demais e não trabalha, eu recomendo ser professor estadual ou municipal em qualquer lugar do Brasil e veja se você não trabalha, se não é cobrado, se não tem que fazer hora extra (afinal de contas, quando fulano acaba o serviço, acabou, continua dia seguinte. Professor dá 12 aulas por dia, quando não tem que trabalhar a noite também, e chega em casa tem que fazer o que? Planejar aula ou corrigir prova), tá responsável por salas com 50, 60 alunos. Isso tudo pra ganhar incríveis 1500 a 2000 reais com muita sorte, não tendo nem o piso salarial respeitado. Quando a galera que fica aí chorando pro funcionalismo encarar um ano como professor, aí eu começo a levar em conta seus argumentos.

Enviado de meu M5c usando o Tapatalk
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Eu admito. Já fiz um tópico aqui certa vez sobre o assunto. Quando entrei no serviço público há 11 anos, não tinha a mentalidade que tenho hoje. Como o instinto de sobrevivência fala mais alto, não teria coragem de pedir exoneração hoje por estar constantemente em desacordo com o que eu penso, especialmente no cenário econômico atual. Mas essa culpa me corrói. Falar contra o Estado me beneficiando dele faz de mim um hipócrita.

Gosto bastante dos seus textos, @Ataru, e nunca me senti pessoalmente atingido por eles. Só queria chamar a atenção para o fato de que, em sua cruzada contra o Estado (ou um Estado inchado), um ente imaterial, você acaba personalizando boa parte das suas críticas no servidor público, que são apenas uma engrenagem da roda. Se formos pragmáticos, é difícil recriminar as pessoas apenas por buscarem o melhor pra si (não a qualquer preço, evidentemente) e num ambiente onde o Estado é desproporcionalmente mais atraente que a iniciativa privada, é apenas natural que procurem uma vaga ali. Seria o caso de "blame the game, don't blame the player".

Acho vergonhoso sindicatos de servidores públicos serem contra a reforma da previdência, por exemplo, por achar isso o extremo da ganância. Até porque, se o país quebrar, o servidor será o primeiro a sentir as consequências na pele, como bem disse o Min. Paulo Guedes. Enfim, o que quero pontuar é que servidores não são uma casta de pensamento monolítico, e muitos de nós não compactuam com um estado inchado e com salários desproporcionais, ainda que, como você disse, façam parte do sistema...

Exatamente e digo mais, não são todos que não trabalham adequadamente e mesmo entre eles existe um sistema que não permite que a coisa funcione direito, as vezes a iniciativa privada é um problema no poder publico, por exemplo: Aqui onde eu trabalho, o assunto é cobrança, o contribuinte apresentou um comprovante de um pagamento feito no banco ou seja na iniciativa privada porém esta mesma iniciativa não repassou o valor para gente, dai o cidadão fazer escandalo, expliquei para ele que temos a obrigação de ajuda-lo (o que já estavamos fazendo a cerca de um mês), porém dependiamos da resposta da agência para prosseguir, pois não pode baixar tributos apenas mediante apresentação de comprovante, isso porque o dinheiro não sendo encontrada a divida não foi paga (do ponto de vista do orgão publico), informei que ele poderia ir ao banco e pedir o comprovante de repasse, o qual ele fez, porém essa informação tem que ser confirmada com o banco conveniado a qual ele não quis esperar e gerou um grande tumulto, no fim chamei meu chefe discutimos um pouco mais muito se falou e nada foi resolvido, o cliente vai continuar esperando a resolução da situação e se estressou atoa, eu como servidor não tenho culpa de que iniciativa privada não consegue encontrar as informações, e pesquisa as coisas pela metade (no caso em questão tenho certeza que o dinheiro esta lá no banco Bradesco embora ele tenha MENTIDO que repassou). Talvez devesse ser criado um cargo de GESTOR DE DEMANDA no poder publico toda vez que alguém reclama-se mais enfaticamente de algo essa pessoa ia ficar responsavel por verificar se esta tudo andando, até mesmo a morosidade do setor publico atrapalha mas não é a principal causa é tudo uma questão de GESTÃO.
E quanto a previdencia acho certo reformar, as pessoas ficam indignadas que não começa de cima mas é muito dificil de fazer isso, querer que afete politicos e juizes primeiro é quase impossivel pois são essas pessoas que criam/julgam as leis e depois fariam greve por serem atingidas alias nem colocam tais coisas em pauta.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Sem dúvida que tem de existir um estímulo para o desenvolvimento de novos tecnologias e incentivar o empreendedorismo. Eu acho que isso é fundamental, ainda mais para se tornar uma país relevante na tecnologia 4.0.

Eu não sou daqueles que acreditam em conto de fada que o Estado pode tudo e a todos prover. Eu acho que um país forte consegue ter um Estado eficiente e moderno que funcione como se fosse uma empresa privada e que ele deva existir para servir à sua população, dando condições de prosperidade. O problema que para existir um Estado assim vai de encontro com o interesse de muita gente.

  • O problema do Brasil vai desde a falta de educação que por si só já precariza a mão de obra com trabalhos de baixa remuneração;
  • A cultura brasileira de uma carência ao estimulo de correr atrás, de criar, inovar e melhorar a sociedade, somos um povo acolhedor mas extremamente individualistas, não somos uma nação, não nos enxergamos como tal, somente a cada 4 em 4 anos;
  • O padrão que opera até hoje é o mesmo dos nossos avós: "meu fio vai virar dotô ou servidor público";
  • Temos, para piorar, vários oligopólios que dominam o cenário político criando verdadeiros recintos de poder com base numa desigualdade socioeconômica colossal.

Se hoje há vários problemas no serviço público vão muito mais além na ordem de como o sistema funciona do que o fato da pessoa ter escolhido esse meio como seu sustento de vida. Que mude as regras do jogo! Que o país estimule à carreira privada, que a torne atrativa ao mesmo passo que torne a carreira pública menos permissiva para pessoas folgadas e má intencionadas.

Mas é muito mais fácil e cômodo criticar o cara que escolheu a vida pública como carreira porque ele tem esposa e dois filhos para sustentar e na iniciativa privada depois de vários cursos e preparações mal ele consegue tirar seus 3k por mês. Não adianta criticar a pessoa que segue uma carreira pública onde claramente a carreira privada é uma privada, onde as oportunidades estão indo de mal a pior.
 

ESNER

Habitué da casa
Mensagens
144
Reações
140
Pontos
78
Esse é aquele papo clássico estilo biscoito/bolacha, sempre vai rolar briga, mas é foda mesmo.

Eu mesmo sempre fui contra esse papo de funcionário publico, nunca sequer fiz uma prova de concurso na vida, não é pra mim. Viver o mesmo ano todos os anos da minha vida, esperando um contracheque no final do mês a curto prazo e aposentadoria a longo prazo não é minha praia, tem gente que se seduz com isso, mas enfim.

Funça no BR é tipo o maconheiro no Tropa de Elite "É vc que financia essa m****!" Já diria capitão Nascimento, sei que o jogo tá errado mas a galera que entra nele já entra com a intenção de abusar e levar a vida na flauta sem esforço nenhum, pior que ainda reclama, sempre tem fuça reclamando que ganha mal, que isso e aquilo, mas nunca vi nenhum pedir pra ser exonerado e tentar algo fora da mamata publica.

O que me deixa mais puto é que tem uma galera muuuuito inteligente, uns caras crânios mesmo, poderiam estar criando umas tecnologias fodas e tal, mas tão lá vegetando no serviço publico a espera de um contracheque no fim do mês. Isso que fode, as melhores mentes do BR ou vazaram do país ou estão sendo subutilizadas no funcionalismo.

Um país sem mentes brilhantes, sem pessoas que se destacam, nunca vai ser respeitado no cenário internacional, sempre vai ser o país da mediocridade, ou no nosso caso o eterno "país do futuro"
você tá falando com base no que?
conhece todos os setores públicos?
tem muita gente bem empenhada implementando novas tecnologias, reduzindo custos e isso reflete numa prestação de serviços melhor.
lutam contra lobby de empresários que tentam empurrar serviços e produtos porcarias em troca de uma comissão para dividir com indicados de políticos...
isso envolve milhões de reais, tem órgãos onde meia duzia de servidores públicos fazem a administração economizar 10~20 milhões em 2~3 anos com medias simples, seja pela não utilização de software proprietário ou com mudanças na gestão de alguns processos.

mas o problema tá na estabilidade que esses servidores tem, porque o prefeito ou governador não pode demitir simplesmente porque eles não querem aceitar por exemplo que o órgão compre computadores de uma marca tabajara que é de um amigo do governador/prefeito.
:klol
 
Topo Fundo