Uma maneira
lúdica e eficaz de determinar imparcialmente um GOTY de um ano é perguntar, baseando-se, claro, na capacidade e experiência em se reconhecer qualidade (coisa que independe de gostos e opiniões pessoais e que, infelizmente, nem todo mundo tem), se “soa absurdo considerar um determinado game GOTY”.
Dos games do fabuloso 2013, não soa absurdo nenhum se considerar GOTY, pela qualidade geral, polimento, impacto na indústria e capacidade de ditar regras e tendências:
- The Last of Us
- Bioshock Infinity
- GTA V
- The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
- Mario 3D World
Soa absurdo alguém elencar qualquer um desses GOTY? Apoiado em puro critério? Não. Claro que não. É bem ok, não me dá a mínima coceira no saco de quotar alguém que achou Mario 3D World ou GTA V o GOTY desse ano, porque o cérebro humano não é capaz de separar, entre games excelentes, qual o melhor. O cérebro humano só consegue saber que esses 5 games são excelentes e melhores que os demais que nesse ano viram suas mães perfeitinhos, influentes e magnânimos.
Então, literalmente, pra sermos homens maneiros, criteriosos, amantes da verdade e da beleza, tanto faz.
No mais, ri ao ponto de botar as mãos no joelho, até perder o fôlego, de vergonha e desprezo pela oligofrenia do menosprezo por um dos games mais influentes do século XXI: The Last of Us. Tremendamente influente, uma força cultural monstruosa, que extrapolou o mercado de videogames e foi imitado largamente. Um take completamente diferenciado no gênero Survival Horror em tom, world building, dinâmicas de gameplay e caracterização (que são os principais elementos do gênero Survival Horror).
Negar sua influência, somente igualada, no século, por God of War, Demon’s Souls, Uncharted 2, Half Life 2, GTA III, dentre outros gatos pingados, é se vendar com uma lona de circo. Tem que ser muito autista. Ele é bem mais influente e imitado que GTA V, por exemplo, que é uma expansão dos conceitos do III, embora seja também bastante tentacular.
O que mais balançou a indústria em termos de falatório, audições, influência, discussão ensaística e qualidade geral do
design (que é genial, sem exageros) foi The Last of Us e o que mais chamou atenção em termos comerciais e de penetrância no mercado popular foi GTA V, então, no caso desse ano de 2013, o consenso da crítica (The Last of Us e GTA V recebendo bem mais prêmios que os demais) pode ser considerado objetivamente correto.