O problema da Microsoft é a busca de identidade mesmo. Ela precisa urgentemente fazer um investimento monstro nos seus departamentos de arte. As coisas são bem estéreis, parecem saídas de uma linha de produção, é uma Asa Sul de Brasília ou uma esteira que enlata feijão sem rótulo. A produção first parece uma máquina de moer cana. Vai pra put* que pariu.
Você veja que a Nintendo por exemplo também tem uma padronização artística de 100% de seus games, mas a capa de Batman deles é muito boa. Se for pra tentar seguir o mote Ocidental de ser assembly line, fazendo as vezes de uma Nintendo do Setentrião, precisa contratar uns artistões que não sejam tão cabaços! A linha de games dela parece capa de caderno Tilibra. É bem problemática, se você pô-la perante os Triple As concorrentes no quesito arte (
Horizon,
GoW, Uncharted, The Last of Us 2, Spiderman, Ratchet and Clank, Detroit, Death Stranding, Ghost of Tsushima, Dreams, Breath of the Wild, Mario Odyssey), se você pô-la perante os Double As atípicos da concorrência no quesito arte (Shadow of the Colossus, Wipeout, Everybody’s Golf, Mario Aces, Journey, Flower, Kirby, Gravity Rush, The Last Guardian), você sente vontade de arrancar os cabelos de tanta decepção, tamanho abismo, dá vontade de chorar, essa preferência para a trupe que faz backingvocals da banda da Pink que a Micro dá a seus jogos esterliza e castra. É a abertura de Malhação, não tá bom, rapaz. Não tá.
Essa conferência tinha 3 games principais em que falhar seria quase impossível.
O primeiro é Battletoads, que todo mundo sabia ter roupa de indie, mas estupraram o material original, em nome de transformar os Sapos Marombeiros em uma renca desnutrida de pintos magros. Vão tomar nos seus respectivos cus, eu estava esperando muito esse game que marcou minha infância, e vieram essas desgraças esganiçadas, convulsionando em minha cara. A Microsoft põe bomba e anaboliza tudo quanto é game sem precisar, e, quando é pra pôr, ela vai e franga.
O segundo game era Gears 5, mas a tragédia desceu dos céus, que nem tanajura quando perde a asa. Tempestade. Conseguiram falar só do multiplayer, minutos e minutos sobre multiplayer, no one cares! A CG do modo Escape foi mais estéril que bago de eunuco. Mais asséptica que costa de bandeija de cirurgião. Tomem tento pfv.
O terceiro foi Halo, com uma apresentação bem blocão de cadeião público também. A empresa não tem muito talento pra fazer esses trailers sobre narrativa também, precisam de umas boas aulas de fotografia e roteiro, além de, e voltanto ao início de meu texto, precisarem de umas boas aulas de arte.
Ah!, precisam de umas boas e belas palmadas no bumbum também.
E tenho dito...