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Por que o Sega Saturn falhou?

edineilopes

Retrogamer
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A SEGA fez o que era certo, um console tanto capaz de 2D e 3D, ninguém poderia afirmar com 100% de certeza que o 2D de animações complexas e cores seriam completamente obsoletado por 3D rudimentares,
Que o 3D era o futuro, até a guerra de chips Snes x Mega Drive já indicava.

E isso aqui era nada rudimentar:

671533-ridge-racer-arcade-screenshot-approaching-a-bend.png
671535-ridge-racer-arcade-screenshot-catching-the-car-in-front.png
949343-daytona-usa-arcade-screenshot-gameplay-on-advanced-track.png
949342-daytona-usa-arcade-screenshot-gameplay-on-beginner-track.png


Era de brilhar os olhos de quem estava jogando isso:
112846-top-gear-2-snes-screenshot-declivities-are-excellent-places.png
109851-ayrton-senna-s-super-monaco-gp-ii-genesis-screenshot-jockeying.png



De todo modo, os engenheiros até que se viraram muito bem no projeto Saturn. Conseguiram na gambiarra entregar um hardware capaz de produzir ambientes 3D bem legais. Panzer Dragon era lindo. Jogar Sega Rally em casa era coisa do outro mundo. Explorar os cenários de Tomb Raider era fantástico...

 
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JmB!

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Privou sim, não formatando o novo console para a tarefa.

Ela tinha a visão dela de fazer negócios...

A concepção do Saturn desde o início foi para o 2D, então sim, ela não queria NAQUELE MOMENTO trazer o ápice do 3D para os lares.
Mas insisto, na época fazia todo o sentido,

Mas o bom do capitalismo é isso, com a liberdade sempre haverá outra pessoa para fazer o trabalho...

Triste fiquei eu, pois como seguista doente que era sofri muito com a queda da SEGA, e fiquei por anos culpando a SONY por isso...

Hoje, estas histórias viraram um hobby e agradeço a DEUS por ter tido a oportunidade de presenciar esta época de ouro.

T+
 

Sega&AMD

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Que o 3D era o futuro, até a guerra de chips Snes x Mega Drive já indicava.

De todo modo, os engenheiros até que se viraram muito bem no projeto Saturn. Conseguiram na gambiarra entregar um hardware capaz de produzir ambientes 3D bem legais. Panzer Dragon era lindo. Jogar Sega Rally em casa era coisa do outro mundo. Explorar os cenários de Tomb Raider era fantástico...

porque insiste com a ideia de que o projeto foi gambiarra ? como tu pode ver a maquina é perfeitamente 3d, foi engenhada para isso, o marketing da sega desde o inicio foi 3d, os carro chefes do sistema era/são 3d; isso é apenas (em minha opinião) tu reproduzindo o discurso do vencedor; que imputa erros ao saturn...

pontos de vista: no 2d o Ps1 e o N64 tinham de adaptar os jogos usando polygons, e que no saturn era fácil de fazer, nesse caso a gambiarra mudava de lado...(mas isso ninguém fala)
 

Ridge

Bam-bam-bam
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Acho que finalmente entendi pq a Sega tinha feito o Saturn pensado exclusivamente no 2D (antes do PSX surgir e adcionar 3D no console).

Pq ela queria que o consumidor adquirisse tanto um Saturn mas que tbm não deixasse de frequentar seus arcades.

A Sega queria que seus dois mercados, de arcade e consoles de mesa, coexistissem, que o Saturn fosse uma maquina poderosa em 2D mas que seus jogos avançados em 3D estivessem nos arcades, que seus arcades pudessem ter seu proprio mercado, para ela seria uma maravilha que o consumidor comprasse o Saturn mas que tbm fosse jogar em seus arcades, ela queria ter as duas alternativas.


Isso faz todo sentido, pois a Sega ainda ganhava muito dinheiro com arcades, pra ela não fazia sentido lançar, exemplificando, "Virtua Racing 2" nos arcades e tbm no Saturn, ela iria cometer canibalismo financeiro, quem jogava nos arcades não precisava comprar um Saturn e quem tinha um Saturn poderia comprar o jogo e deixar de frequentar os arcades.

Dai em diante o Playstation dominou apostando no 3D, os arcades entraram em declínio e o resto foi história.
 

extremepower

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Falhou porque a Sega foi filha da put* mesmo. A Sega Japan mandou a Sega America fazer um console mais potente, que por sua vez foi um projeto falho por questões de custo, e ao mesmo tempo apunhalou ela pela costas com o lançamento do Saturn, que nem o presidente da Sega America sabia. Lançaram 2 consoles quase ao mesmo tempo.

Daí você pega os lojistas que fizeram estoque do 32x com a promessa de ser o "console do futuro" e de repende você vê a empresa da qual você acabou de comprar um console rescém lançado, lançando outro. Com que cara o lojista fica? Com cara de cu é claro e um estoque cheio de lixo que ninguém mais vai querer comprar.

Na época teve lojista que simplesmente cortou qualquer tipo de negócio com a Sega, não queriam mais nem ouvir falar da marca. Empresa fdp, só colheu o que plantou.
Teve dev (EA) que decidiu parar de fazer jogo pra consoles Sega.

E aqui eu estou falando no sentido B2B, não como cliente final ou gamer. A Sega no B2B sempre foi muito filha da put*.

A Silicon Graphics fez um chip especialmente pra Sega, para ser o sucessor do Mega, mas depois de apresentado o protótipo a Sega Japan cagou pra Silicon Graphics, simplesmente falou que não queria mais o chip e mandou ela se virar, pra procurar outro comprador. Este chip foi usado depois no N64.

Detalhe, na época, a ideia principal da Sega America era usar o chip da Silicon Graphics e em uma parceria com a Sony (para drives) para produzirem o next gen deles. Imaginem só um console com esse chip e leitor de CDs. Ahh é, ele existiu, o Playstation (não necessariamente com o chip da Silicon Graphics, mas com um bom chip 3D).

Teve uma porrada de sacanagem que ela fez em várias negociações, principalmente decisões tomadas da Sega Japan, porque era cuzona demais com a Sega America e as demais empresas americanas, eles achavam que só o Japão prestava e que eles sabia tocar o negócio. Não bastou ver que quem "salvou" eles foi o Genesis nos EUA. :viraolho
 
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Sega&AMD

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Adicionar de ultima hora processadores a mais e com isso modificando a "estrutura" do console para que ele pudesse se "equiparar" ao adversário não é uma gambiarra?
Até mesmo funcionários da Sega admitiram esse fato.

não havia console para ser modificado (e sim eu li a entrevista do engenheiro Hideki Sato)

o saturn só viu a existência comercial em 22 novembro 94 e o ps1 em 3 dezembro de 94
 

Sega&AMD

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Isso faz todo sentido, pois a Sega ainda ganhava muito dinheiro com arcades, pra ela não fazia sentido lançar, exemplificando, "Virtua Racing 2" nos arcades e tbm no Saturn, ela iria cometer canibalismo financeiro, quem jogava nos arcades não precisava comprar um Saturn e quem tinha um Saturn poderia comprar o jogo e deixar de frequentar os arcades.

definitivamente não, em março de 94 ela lançava o VR para mega drive
essa teoria não resiste pois trazer o arcade para casa sempre foi o objetivo e ponto de vendas.
 

Ridge

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definitivamente não, em março de 94 ela lançava o VR para mega drive
essa teoria não resiste pois trazer o arcade para casa sempre foi o objetivo e ponto de vendas.
Mas o VR foi lançado meses depois pro Mega e pra competir com Star Fox.

Se o Saturn fosse uma maquina exclusiva pro 2D então ele nem rodaria o Daytona USA por exemplo.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Falhou porque o PS1 é pica das Galáxias. E a Sega fez a mesma m**** que a Nintendo fez no N64 e a Sony no PS3: fez um console pensando no próprio umbigo.

A única diferença das 3 é que a Sony correu atrás e o hardware dela realmente tinha um "cosmo interior" a ser liberado e no fim mostrou do que era capaz.

Já N64 e Saturn...duas aberrações.
 

extremepower

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Falhou porque o PS1 é pica das Galáxias. E a Sega fez a mesma m**** que a Nintendo fez no N64 e a Sony no PS3: fez um console pensando no próprio umbigo.

A única diferença das 3 é que a Sony correu atrás e o hardware dela realmente tinha um "cosmo interior" a ser liberado e no fim mostrou do que era capaz.

Já N64 e Saturn...duas aberrações.
Ahh, a Sega foi bem pior, tinha birrinha entre USA e Japão. A Sega fodia tanto seus fornecedores quanto as lojas que vendiam seus consoles. Aí não dá.

O mais engraçado é que o console que iria dominar o mercado até hoje, nasceu da falha das 2 principais e maiores da indústria, Nintendo e Sega.
 

Tre Styles

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O modo como o Saturn fazia polígonos era uma gambiarra.
Tem até uma entrevista do criador do Panzer Dragoon dizendo que ficou empolgado quando a Sega disse que o próximo console faria gráficos texturizados como Daytona USA.

Aí veio a especificação final e ele escreveu "mas eram apenas sprites distorcidos".

Praticamente toda as dificuldades que se seguiram com relação a jogos, incluindo as com transparências, eram decorrência disso.
 

edineilopes

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porque insiste com a ideia de que o projeto foi gambiarra ? como tu pode ver a maquina é perfeitamente 3d, foi engenhada para isso, o marketing da sega desde o inicio foi 3d, os carro chefes do sistema era/são 3d; isso é apenas (em minha opinião) tu reproduzindo o discurso do vencedor; que imputa erros ao saturn...

pontos de vista: no 2d o Ps1 e o N64 tinham de adaptar os jogos usando polygons, e que no saturn era fácil de fazer, nesse caso a gambiarra mudava de lado...(mas isso ninguém fala)
Ele é uma imensa gambiarra. Das sprites deformadas para formar o 3D à dificuldade de fazer coisas básicas, como uma transparência sem alguma coisa "dar errado".

81543

E digo isso gostando muito dele, só acompanhar meus posts na pasta.
 
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sux

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. Panzer Dragon era lindo. Jogar Sega Rally em casa era coisa do outro mundo.
testemuna in-loco
sega rally no Saturnão era alegria pura
Ridge Racer literalmente comia poeira, o Rally era muito mais rápido e empolgante

e volto a dizer algo que sempre bato a tecla, Panzer Dragoon estava acima de qualquer comparação... obra prima tecnicamente e artisticamente, sem falar que era um exclusivo para console
 

edineilopes

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Isso faz todo sentido, pois a Sega ainda ganhava muito dinheiro com arcades, pra ela não fazia sentido lançar, exemplificando, "Virtua Racing 2" nos arcades e tbm no Saturn, ela iria cometer canibalismo financeiro, quem jogava nos arcades não precisava comprar um Saturn e quem tinha um Saturn poderia comprar o jogo e deixar de frequentar os arcades.
Como comentei, por pensamento parecido Kodak se lascou.

Se é bom para o cliente e você não faz, alguém vai aparecer para fazer.
 
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edineilopes

Retrogamer
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testemuna in-loco
sega rally no Saturnão era alegria pura
Ridge Racer literalmente comia poeira, o Rally era muito mais rápido e empolgante

e volto a dizer algo que sempre bato a tecla, Panzer Dragoon estava acima de qualquer comparação... obra prima tecnicamente e artisticamente, sem falar que era um exclusivo para console
Lançado em 95. Aquilo era um colírio.

Meu Saturn veio com CD de demos, tinha um clipe nele de cair o queixo. Nunca tinha visto nada parecido.
 

Sega&AMD

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Ele é uma imensa gambiarra. Das sprites deformadas para formar o 3D à dificuldade de fazer coisas básicas, como uma transparência sem alguma coisa "dar errado".

É a última vez que baterei nessa tecla; é tudo questão de ponto de vista, olha os jogos 3d postados ninguém liga se vieram de quads, sprites deformados ou coisas do tipo...na verdade em certos pontos é até melhor pois evita aquela tremedeira tipica dos jogos de ps1.

se para fazer 3d no saturn deformava-se sprites.... por outro lado para fazer street fighter zero no play 1, tiveram de transformar sprite 2d a partir de poligonos, processando o 2d internamente como um jogo ''3d'' com coordenadas e afins para salvar memória o resultado bom é aquém do ideal, isso è gambiarra ! mas ninguém liga ! porque porque o ps1 venceu a gen, logo os ''erros'' dele se converte em acertos

Numa hipotética vitória do saturno contra o ps1, hoje estaríamos detonando o ps1 e taxando de gambiarra seu método de fazer jogo 2d... 81539 o memory card vendido separado, a falta de expansões, o tekken mais avançado para o ps1 seria o ''2'' o console iria parar no tempo....e o saturn ia gozar de um desenvolvimento completo estaria com VF3 em alto nível e seus jogos finais iria acabar com qualquer coisa do ps1 que ficaria restrito a no maximo sua segunda geração de jogos.

São os resultados que definem quem errou e quem acertou.
 

Ryo_Sakazaki

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É a última vez que baterei nessa tecla; é tudo questão de ponto de vista, olha os jogos 3d postados ninguém liga se vieram de quads, sprites deformados ou coisas do tipo...na verdade em certos pontos é até melhor pois evita aquela tremedeira tipica dos jogos de ps1.

se para fazer 3d no saturn deformava-se sprites.... por outro lado para fazer street fighter zero no play 1, tiveram de transformar sprite 2d a partir de poligonos, processando o 2d internamente como um jogo ''3d'' com coordenadas e afins para salvar memória o resultado bom é aquém do ideal, isso è gambiarra ! mas ninguém liga ! porque porque o ps1 venceu a gen, logo os ''erros'' dele se converte em acertos

Numa hipotética vitória do saturno contra o ps1, hoje estaríamos detonando o ps1 e taxando de gambiarra seu método de fazer jogo 2d... Visualizar anexo 81539 o memory card vendido separado, a falta de expansões, o tekken mais avançado para o ps1 seria o ''2'' o console iria parar no tempo....e o saturn ia gozar de um desenvolvimento completo estaria com VF3 em alto nível e seus jogos finais iria acabar com qualquer coisa do ps1 que ficaria restrito a no maximo sua segunda geração de jogos.

São os resultados que definem quem errou e quem acertou.
Eu adoro o PSX, é ao lado do PS2 e do NES meu consoles preferido. Mas imagine só um PSX sem apoio/jogos da Capcom, Konami, Square. Pensa na porcaria de console que ia ser. Se a SEGA fosse esperta como a Sony foi, o desenvolvedores dariam um jeito de fazer as coisas acontecerem no Saturn como fizeram no hardware maluco do PS2 e por ai vai. O que manda é o dinheiro, se o console vende bem a mágica acontece. Agora a empresa criar um console só pensando nela mesma, tem altas chances de dar errado.
 

extremepower

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É a última vez que baterei nessa tecla; é tudo questão de ponto de vista, olha os jogos 3d postados ninguém liga se vieram de quads, sprites deformados ou coisas do tipo...na verdade em certos pontos é até melhor pois evita aquela tremedeira tipica dos jogos de ps1.

se para fazer 3d no saturn deformava-se sprites.... por outro lado para fazer street fighter zero no play 1, tiveram de transformar sprite 2d a partir de poligonos, processando o 2d internamente como um jogo ''3d'' com coordenadas e afins para salvar memória o resultado bom é aquém do ideal, isso è gambiarra ! mas ninguém liga ! porque porque o ps1 venceu a gen, logo os ''erros'' dele se converte em acertos

Numa hipotética vitória do saturno contra o ps1, hoje estaríamos detonando o ps1 e taxando de gambiarra seu método de fazer jogo 2d... Visualizar anexo 81539 o memory card vendido separado, a falta de expansões, o tekken mais avançado para o ps1 seria o ''2'' o console iria parar no tempo....e o saturn ia gozar de um desenvolvimento completo estaria com VF3 em alto nível e seus jogos finais iria acabar com qualquer coisa do ps1 que ficaria restrito a no maximo sua segunda geração de jogos.

São os resultados que definem quem errou e quem acertou.
Na época o que importava era o 3D, todo mundo queria isso, as empresas, as devs e os gamers. Logo fazer gambiarra no 3D tem bem mais importância do que no 2D. O Saturn não venceria, mesmo desconsiderando toda a m**** que a Sega fez, simplesmente porque seu 3D era um lixo.
 

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Eu adoro o PSX, é ao lado do PS2 e do NES meu consoles preferido. Mas imagine só um PSX sem apoio/jogos da Capcom, Konami, Square. Pensa na porcaria de console que ia ser. Se a SEGA fosse esperta como a Sony foi, o desenvolvedores dariam um jeito de fazer as coisas acontecerem no Saturn como fizeram no hardware maluco do PS2 e por ai vai. O que manda é o dinheiro, se o console vende bem a mágica acontece. Agora a empresa criar um console só pensando nela mesma, tem altas chances de dar errado.
Ué, mas o Saturn teve um apoio monstro das devs japonesas, ele foi um sucesso lá. Ele falhou miseravelmente no ocidente, onde todo mundo já estava cansado das "traquinagens" da Sega.
 

edineilopes

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se para fazer 3d no saturn deformava-se sprites.... por outro lado para fazer street fighter zero no play 1, tiveram de transformar sprite 2d a partir de poligonos, processando o 2d internamente como um jogo ''3d'' com coordenadas e afins para salvar memória o resultado bom é aquém do ideal, isso è gambiarra ! mas ninguém liga ! porque porque o ps1 venceu a gen, logo os ''erros'' dele se converte em acertos

Numa hipotética vitória do saturno contra o ps1, hoje estaríamos detonando o ps1 e taxando de gambiarra seu método de fazer jogo 2d... Visualizar anexo 81539 o memory card vendido separado, a falta de expansões, o tekken mais avançado para o ps1 seria o ''2'' o console iria parar no tempo....e o saturn ia gozar de um desenvolvimento completo estaria com VF3 em alto nível e seus jogos finais iria acabar com qualquer coisa do ps1 que ficaria restrito a no maximo sua segunda geração de jogos.

São os resultados que definem quem errou e quem acertou.
Street Alpha é melhor no Saturn, mas é bom no Playstation também.

De minha parte, não me importa também se o ambiente 3D é formado por triângulos, quadriláteros, polígono com textura ou sprite deformada. Até comentei que os engenheiros fizeram um bom trabalho remendando o problema. Nunca nem soube, na época, que a forma de gerar os gráficos era tão diferente.



 

Sega&AMD

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O que manda é o dinheiro, se o console vende bem a mágica acontece. Agora a empresa criar um console só pensando nela mesma, tem altas chances de dar errado.

é isso, console flopado não vinga
vou dar exemplos: o GC usava powerpc, memoria não unificada e um mini disco; e era arrotado aos sete ventos que ele era fácil de programar, tão fácil quanto dreamcast e xbox (beleza)
Vem o Xbox 360, power pc triplo core, memoria de 512mb mais um pool segundaria sram de cache, e o ps3 cabulosão devido ao cpu cell
vem o Wii U usando power PC, o console flopou, aí começaram a dizer que era dificil de programar tanto quanto ps3 (um nitido aumento só para justificar o não apoio) ué mais e o Cube e o xbox 360 ? enfim deixa queito
vem o xbox one, aí começam a criticar o esram que até então era basicamente similar ao 360 (os proprios engenheiros da m$ ficaram de cara com dev dizendo que era dificil...)
Então são caôs/chavecos que os caras jogam e vai que cola... e vou além se o One flop de vez iriam inventar mais defeitos para o coitado. só que a M$ agiu rápido e fez a vontade dos caras para eles não suspenderem o suporte.

Enfim, são tudo desculpas para evitar apoio, o que é normal, console flopado não recebe grande investimento na verdade todos debandaram para o ps1 porque era lá que o dinheiro tava, a base tava maior e os custos de impressão de mídia tava bem mais barato que o saturn, havia toda uma otimização de lucros. O Ps2 era o Saturn 2, multi chips complexo etc mas dev na Naught Dog disse que ia fazer manualmente os 8 passes de texturas e iluminação, ralar que nem um doido, pois era lá que o $$$ estava !
 

Sega&AMD

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Na época o que importava era o 3D, todo mundo queria isso, as empresas, as devs e os gamers. Logo fazer gambiarra no 3D tem bem mais importância do que no 2D. O Saturn não venceria, mesmo desconsiderando toda a m**** que a Sega fez, simplesmente porque seu 3D era um lixo.

a parte negritada é haterismo e desconhecimento da plataforma.

Na época , a ''época'' é mais complexa do que imaginas, o desejo por 2d/3d variava ano ano.
o que eu sei é que em 1994 a seguir o super nintendo começou a soltar os mais impressionante jogos 2d em termos de vendas, sucessos absolutos como dk1 que vendeu 9 milhões de cartuchos ! o mega drive vendia tanto console quanto o super nes, mesmo sem um super jogo desses, o proprio Kalinsk dizia que havia forte demanda para o mega drive (2d) em 95 ! MK e Rayman vendia absurdos (dois dos 3 jogos 2d mais vendidos da geração 32 bits) en

Então o problema nunca foi o 2d ou 3d...então o que aconteceu ?
eu mesmo respondo com base no que pesquisei, nintendo e sony cada dia dropando seus fakes, envolvendo o projeto reality a sony com suas ideias de levar a maquina completa 3d arcade etc definitiva para casa (isso mesmo o mesmo marketing do saturn inicialmente); campanhas massivas já em 94 1 ano antes do lançamento americano, em alguns casos até demonizando o 2d, comendo cérebro dos mais informados

O saturn foi lançado; nenhum sonic, a sega sentia que a formula 2d tava batida para a nextgen sonic 3 vendeu menos que os demais, então soltaram daytona, virtua figter e penzer dragon, Bug (tudo 3d) o ps1 tinha twisted metal, Ridge racer, toshiden, Mk3, Rayman e tempos depois RE1 (esse 3 ultimos tudo exclusivo temporário pratica adotada na época) mas a internet engatinhava então, aos olhos leigos, tinhamos um ps1 de trocentos milhões de poligonos, cheio de jogo exclusivo (MK3) um ridge race mais fiel ao arcade do que o daytona (que era todo ''ruim'' segundo os especialistas...) só esqueceram de avisar que Daytona vinha da Model 2 um arcade muito mais poderoso do que o da Namco) criou-se uma falsa impressão de que o ps1 rodaria um daytona fiel ao arcade, só que não, o rage dos varejistas a escassez de saturn, os 299 contra os 399 (o marketing negativo contra a sega por conta disso foi tão grande que o pessoal jura até hoje ! que o saturn sempre foi/permaneceu mais caro) o mesmo vale da ideia do 3d inferior; Ps1 3 milhões de consoles saturn, saturn 1,2kk....game over já em 1996.
 
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extremepower

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a parte negritada é haterismo e desconhecimento da plataforma.

Na época , a ''época'' é mais complexa do que imaginas, o desejo por 2d/3d variava ano ano.
o que eu sei é que em 1994 a seguir o super nintendo começou a soltar os mais impressionante jogos 2d em termos de vendas, sucessos absolutos como dk1 que vendeu 9 milhões de cartuchos ! o mega drive vendia tanto console quanto o super nes, mesmo sem um super jogo desses, o proprio Kalinsk dizia que havia forte demanda para o mega drive (2d) em 95 ! MK e Rayman vendia absurdos (dois dos 3 jogos 2d mais vendidos da geração 32 bits) en

Então o problema nunca foi o 2d ou 3d...então o que aconteceu ?
eu mesmo respondo com base no que pesquisei, nintendo e sony cada dia dropando seus fakes, envolvendo o projeto reality a sony com suas ideias de levar a maquina completa 3d arcade etc definitiva para casa (isso mesmo o mesmo marketing do saturn inicialmente); campanhas massivas já em 94 1 ano antes do lançamento americano, em alguns casos até demonizando o 2d, comendo cérebro dos mais informados

O saturn foi lançado; nenhum sonic, a sega sentia que a formula 2d tava batida para a nextgen sonic 3 vendeu menos que os demais, então soltaram daytona, virtua figter e penzer dragon, Bug (tudo 3d) o ps1 tinha twisted metal, Ridge racer, toshiden, Mk3, Rayman e tempos depois RE1 (esse 3 ultimos tudo exclusivo temporário pratica adotada na época) mas a internet engatinhava então, aos olhos leigos, tinhamos um ps1 de trocentos milhões de poligonos, cheio de jogo exclusivo (MK3) um ridge race mais fiel ao arcade do que o daytona (que era todo ''ruim'' segundo os especialistas...) só esqueceram de avisar que Daytona vinha da Model 2 um arcade muito mais poderoso do que o da Namco) criou-se uma falsa impressão de que o ps1 rodaria um daytona fiel ao arcade, só que não, o rage dos varejistas a escassez de saturn, os 299 contra os 399 (o marketing negativo contra a sega por conta disso foi tão grande que o pessoal jura até hoje ! que o saturn sempre foi/permaneceu mais caro) o mesmo vale da ideia do 3d inferior; Ps1 3 milhões de consoles saturn, saturn 1,2kk....game over já em 1996.
Não to falando como cliente/gamer, to falando da indústria mesmo. Todas as devs achavam que programar em 3D no Saturn era um lixo, inclusive teve quem pulou fora do barco quando viram a documentação do dev kit.

Não to falando que o console foi um fracasso por conta do 3D, só citei pra falar que era ruim mesmo. Já deixei claro no outro post meu porque o Saturn falhou. Resposta rápida: Cega.

Entre o Mega e o Dream, foi um emaranho de merdas feito pela Sega, que se games fosse o negócio principal dela ela teria "falido" muito antes do Dream.
 

Rodin

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simplesmente porque seu 3D era um lixo.

Eu tive e joguei Tomb Raider no Saturn,fora outros jogos 3D e na ÉPOCA eu achava "exatamente" igual aos jogos 3D do PSX ou seja não taxaria de lixo,e entendo a sua opinião.
 

sux

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Na boa eu prefiro um memory card do que uma "bateria" interna,mais prático impossível.
Fora que você podia levar seus saves para a casa de amigos.
Saturn também vendia memory card separado. Mas não era obrigatório pra salvar jogos no próprio console
 

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Na boa eu prefiro um memory card do que uma "bateria" interna,mais prático impossível.
Fora que você podia levar seus saves para a casa de amigos.

bullsheet
comprar memory card é o mesmo que comprar roupa em jogo, até aquele momento era um direito do cliente não ter de pagar para salvar, mas se tu curte eu respeito
mas aí vem a pergunta onde estão os memory cards nos dias de hoje ? eu mesmo respondo viraram os ''hds'' um parente da memoria interna superior.
 

Rodin

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Não,eu me expressei mal,digo ao menos aqui no Brasil,era mais "fácil" conseguir um memory card do PS1 do que do Saturn,pois era bem mais barato e digamos de fácil acesso.
 

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Não to falando como cliente/gamer, to falando da indústria mesmo. Todas as devs achavam que programar em 3D no Saturn era um lixo, inclusive teve quem pulou fora do barco quando viram a documentação do dev kit.

isso é falta de conhecimento; vamos lá 2d se programa mais fácil no saturn ok
3d se programa fácil no saturn se vc meter o loco e não usar o vdp 2 blz (como quase todas devs faziam)
tempos depois o saturn recebeu o kit inovador do ps1,adaptado para si
a verdade é que o console não vendia, conforme fiz o paralelo com wii u, gc, xbox 360 etc o que não é um problema passa a ser, se as vendas estão ruins. digitei isso alguns posts atrás.
 

Rodin

Bam-bam-bam
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mas aí vem a pergunta onde estão os memory cards nos dias de hoje ? eu mesmo respondo viraram os ''hds'' um parente da memoria interna superior.

Pelo amor de Deus,é obvio que estou dizendo na época,eu disse nos dias de hoje?

bullsheet
comprar memory card é o mesmo que comprar roupa em jogo, até aquele momento era um direito do cliente não ter de pagar para salvar, mas se tu curte eu respeito

Que bom,obrigado.
 

extremepower

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isso é falta de conhecimento; vamos lá 2d se programa mais fácil no saturn ok
3d se programa fácil no saturn se vc meter o loco e não usar o vdp 2 blz (como quase todas devs faziam)
tempos depois o saturn recebeu o kit inovador do ps1,adaptado para si
a verdade é que o console não vendia, conforme fiz o paralelo com wii u, gc, xbox 360 etc o que não é um problema passa a ser, se as vendas estão ruins. digitei isso alguns posts atrás.
Falta de conhecimento? Bom, muito do que li por aí sempre diz que o Saturn era horrível de lidar no 3D. Atente que estou falando 3D desde o começo, não falei na da de 2D e você começou o post falando de 2D. :kzonzo
"3d se programa fácil no saturn se vc meter o loco e não usar o vdp 2 blz (como quase todas devs faziam)". Tem uma fonte com palavras legíveis sobre isso?

No mais, concordo com a última parte, se um console não vende, automaticamente surgem outros problemas, mas novamente vou falar, em nenhum momento afirmei que o 3D ruim do Saturn foi o que afetou nas vendas.
 

extremepower

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Só pra não dizer que estou jogando palavras ao vento e que sou "hater".

"At the beginning, there was no compiler. You had to program the SH in assembly. The people at Sega were good at assembly. That’s all they had been using on the MC68000. C, C++ were too slow to use.
However, third parties struggled with programming the SH in assembly, and there were two of the CPUs along with a CD-ROM. We asked third parties to make games, but without development libraries, they couldn’t do anything. They’d take a week and barely even be able to get something to display on the screen, let alone be able to start making a game. Our third party support was awful. The hardware was incredibly difficult to use. "

https://forum.outerspace.com.br/ind...a-com-hideki-sato-sobre-o-sega-saturn.521235/

"Sega also had a few Saturn programming difficulties at first but AM2, the department responsible for the Virtua Series, developed the Sega Graphics Library designed for the purpose of creating 3D games for the Saturn. This then allowed for the production of games to be quicker and easier although still relatively difficult. "

http://www.dcshooters.co.uk/sega/saturn/saturn.php
 
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