a parte negritada é haterismo e desconhecimento da plataforma.
Na época , a ''época'' é mais complexa do que imaginas, o desejo por 2d/3d variava ano ano.
o que eu sei é que em 1994 a seguir o super nintendo começou a soltar os mais impressionante jogos 2d em termos de vendas, sucessos absolutos como dk1 que vendeu 9 milhões de cartuchos ! o mega drive vendia tanto console quanto o super nes, mesmo sem um super jogo desses, o proprio Kalinsk dizia que havia forte demanda para o mega drive (2d) em 95 ! MK e Rayman vendia absurdos (dois dos 3 jogos 2d mais vendidos da geração 32 bits) en
Então o problema nunca foi o 2d ou 3d...então o que aconteceu ?
eu mesmo respondo com base no que pesquisei, nintendo e sony cada dia dropando seus fakes, envolvendo o projeto reality a sony com suas ideias de levar a maquina completa 3d arcade etc definitiva para casa (isso mesmo o mesmo marketing do saturn inicialmente); campanhas massivas já em 94 1 ano antes do lançamento americano, em alguns casos até demonizando o 2d, comendo cérebro dos mais informados
O saturn foi lançado; nenhum sonic, a sega sentia que a formula 2d tava batida para a nextgen sonic 3 vendeu menos que os demais, então soltaram daytona, virtua figter e penzer dragon, Bug (tudo 3d) o ps1 tinha twisted metal, Ridge racer, toshiden, Mk3, Rayman e tempos depois RE1 (esse 3 ultimos tudo exclusivo temporário pratica adotada na época) mas a internet engatinhava então, aos olhos leigos, tinhamos um ps1 de trocentos milhões de poligonos, cheio de jogo exclusivo (MK3) um ridge race mais fiel ao arcade do que o daytona (que era todo ''ruim'' segundo os especialistas...) só esqueceram de avisar que Daytona vinha da Model 2 um arcade muito mais poderoso do que o da Namco) criou-se uma falsa impressão de que o ps1 rodaria um daytona fiel ao arcade, só que não, o rage dos varejistas a escassez de saturn, os 299 contra os 399 (o marketing negativo contra a sega por conta disso foi tão grande que o pessoal jura até hoje ! que o saturn sempre foi/permaneceu mais caro) o mesmo vale da ideia do 3d inferior; Ps1 3 milhões de consoles saturn, saturn 1,2kk....game over já em 1996.