Análise do primeiro dia de treino GP ITÁLIA 2019: Quando a Ferrari libera o poder? - AMuS
A Ferrari terminou o primeiro dia de treinamento em Monza com o tempo mais rápido. Charles Leclerc estava apenas 68 milésimos à frente de Lewis Hamilton. No ritmo de longo prazo (simulações de corrida), Mercedes e Red Bull eram melhores que Ferrari. A análise do treinamento abaixo.
Ferrari e Charles Leclerc foram os vencedores das duas sessões de treinamento do GP da Itália. Era o que se esperava. Mas não foi uma vitória clara. Lewis Hamilton explodiu a dupla da Ferrari e ficou apenas 0,068 segundos acima do melhor tempo. Nas ruas, Mercedes e Red Bull dominaram depois de levar em conta todos os fatores. Mercedes deu uma tentativa cada. As segundas corridas de resistência foram tão infelizes que caíram em uma fase chuvosa.
As medições de GPS mostraram que a Ferrari ainda não havia desembalado sua potência total. O primeiro dia com o novo mecanismo Spec-3 foi sobre a coleta de dados e experiência. Aparentemente, parecia bem lento também do ponto de vista dos pilotos da Ferrari. Leclerc perguntou ao engenheiro no rádio: "Está tudo bem nas retas? Resposta curta:" Está tudo bem ".
Para Max Verstappen na sexta-feira, não se tratava de fazer o carro dar voltas individuais rápidas. O holandês começa por trás devido a uma troca de motor. As simulações de corrida estavam na ordem do dia. Verstappen foi o mais rápido na corrida de resistência com pneus médios. Mas ele fez apenas metade das voltas que Hamilton em um Mercedes. E o líder do campeonato mundial era, em média, nem um décimo mais lento.
No meio-campo, parece haver um duelo entre as equipes da Renault. Em uma volta, a equipe da fábrica foi melhor, mas no ritmo de longo prazo Lando Norris, em particular, conseguiu uma boa figura. O inglês concentrou-se como Verstappen apenas em corridas de resistência, porque ele também inicia sua corrida a partir da última linha do grid. Um vazamento de óleo no início da segunda sessão de treino tornou mais difícil. Norris começou a treinar apenas 17 minutos antes do final.
No primeiro dia de treinamento, todos os cinco tipos de pneus Pirelli foram usadas. Na chuva da manhã, pneus de clima extremo e intermediários, seguido por slicks nos minutos finais. O treino da tarde foi conduzido exclusivamente em slicks. Três motoristas até tentaram o tipo duro. Charles Leclerc, Daniil Kvyat e Kimi Räikkönen não queriam experimentar nenhuma surpresa desagradável no domingo.
Já aconteceu nesta temporada que o não amado pneu duro era melhor do que o esperado no domingo. Mario Isola, chefe de pneus, está esperando uma corrida de uma paragem. "Também não faz sentido para as principais equipes começar com pneus médios. O desgaste é extremamente baixo nos dois tipos de pneus, quase um pouco maior no médio que no macio, porque os pneus mais duros escorregam mais".
Seis coisas que você precisa saber após o Treino de Sexta em Monza:
Quão significativos são os longruns?
Metade e metade. De acordo com o último boletim meteorológico, a corrida permanece seca, mas fica 7 graus mais quente. Na segunda prática, a coluna de mercúrio subiu apenas para 19 graus. O asfalto permaneceu relativamente frio a 25 graus. A Ferrari aparentemente teve problemas para elevar os pneus à temperatura. Uma indicação clara de que eles querem poupar no domingo. Com o aumento da temperatura, o problema de aquecimento deve ser resolvido.
A segunda sessão de treinos foi perturbada repetidamente por pequenas pancadas de chuva, que sempre caíam apenas em partes da pista. Charles Leclerc disse no rádio que era muito escorregadio para arriscar tudo. A Mercedes perdeu seu segundo longruns devido a um tempo infeliz. "Chegamos um pouco tarde na pista. A chuva chegou", admitiu um engenheiro.
No entanto, a Mercedes tem todos os dados que precisa. Na primeira parte do treino, Lewis Hamilton saiu com pneus médios e Valtteri Bottas com os macios. Naquela época, havia obviamente muita gasolina a bordo das flechas de prata. Você tem que levar isso em conta em comparação com as equipes que só experimentou os pneus correspondentes ao longo do segundo stint.
Quem pode vencer a Ferrari?
Se sexta-feira fosse sábado ou domingo, a Ferrari teria medo da Mercedes e da Red Bull. Especialmente nos longruns. O melhor tempo de Charles Leclerc com pneus macios não deve enganá-lo, de acordo com os engenheiros da Mercedes. No papel, o piloto da Ferrari foi um décimo mais rápido que Valtteri Bottas em nove voltas das 16, mas incluindo todos os fatores, Bottas teria superado a Ferrari em três décimos por volta.
Nos Sebastian Vettel até terminou no meio-campo(F1B). Mas a Ferrari ainda não deixou o gato sair do saco. O novo motor Spec 3 funcionava com potência de corrida e a configuração foi ajustada de forma que os pneus não quebrassem. Esse foi o grande problema em Spa e o grande medo da corrida em Monza.
Em termos de desgaste dos pneus, o objetivo foi alcançado, mas com o preço de perder o tempo da volta. A força da Mercedes não deve ser uma surpresa. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas também tiveram uma primeira fila vermelha na frente deles no ano passado. No final, Hamilton venceu. Porque os pneus da Ferrari quebraram. Desta vez, o cinco vezes vencedor de Monza ainda vê uma chance de qualificação: "Estávamos uma volta mais perto da Ferrari do que no Spa. Para poder oferecer a eles uma luta no sábado também".
Onde o Verstappen pode chegar desde o último lugar?
O chefe da equipe, Christian Horner está certo: "Max chega em 5º lugar. Para mais, precisamos de um carro de segurança na hora certa. Nossos longruns são mais rápidos que os da Ferrari e tão bons quanto os da Mercedes. Mas, quando Max já passa por todos eles , o trem já terá deixado a frente ".
Verstappen ficou satisfeito: "Você pode sentir que o novo motor Honda tem mais potência. O diretor esportivo Helmut Marko elogiou:" O motor está fazendo o que deveria. Alexander Albon espera uma grande tarefa no domingo. Se ele chegar à terceira fila do grid, terá que manter a velocidade da Mercedes e Ferrari pela primeira vez.
Nos pneus médios, ele se saiu muito bem na sexta-feira. Por outro lado, algum tempo ainda está faltando com as borrachas macias. Esse já era o caso em Spa. O pneu médio de Monza é o composto macio do Spa. E neles que o tailandeses fez uma grandiosa segunda parte na Bélgica. Albon admitiu que após sua mudança para a Red Bull, ele ainda estava em um processo de aprendizado: "Preciso me acostumar a frear com tão pouca força de downforce primeiro".
Quem governa no meio-campo?
O chefe da McLaren, Andreas Seidl, está convencido: "Em nosso campeonato separado, estamos na frente. O pacote aerodinâmico para baixa downforce funciona muito melhor do que em Spa". São basicamente as mesmas asas com menos arremesso. Mas ainda assim a McLaren teve os carros mais lentos nas retas na sexta-feira. Com 328,9 km/h, Carlos Sainz estava 6,5 km/h atrás da Renault de Daniel Ricciardo e 11,3 k /h atrás da Toro Rosso, de Pierre Gasly. Mas a McLaren foi mais rápida nas curvas.
Segundo as descobertas de sexta-feira, a Renault será o principal oponente da McLaren. Daniel Ricciardo, junto com Kevin Magnussen tiveram os longruns mais longos do dia com 20 voltas nos pneus macios. Embora o australiano tenha perdido quatro décimos por volta em Lando Norris, ele também completou mais seis voltas. O companheiro de equipe Nico Hülkenberg também ficou satisfeito com o primeiro dia de treinamento. Desta vez, os engenheiros da Renault fizeram a configuração do veículo desde o início.
Na Toro Rosso, a simulação de corrida de Pierre Gasly com pneus médios fez o motorista se sentar e tomar nota. O francês conseguiu a segunda corrida de resistência mais rápida neste tipo de pneu e mais de 15 voltas. No entanto, Gasly enrolou o longrun apenas no final do treinamento, Lewis Hamilton no começo. Havia significativamente mais combustível no tanque da Mercedes.
Gasly estava feliz com uma bem-sucedida Toro Rosso, mas também sabe que não pode comprar muito por isso. "Eu tenho que fazer uma penalidade no motor aqui, então vou começar de trás". Haas ficou satisfeito com o primeiro dia de prática. "Colocamos os pneus na janela e também podemos mantê-los lá", disse o chefe da equipe, Guenther Steiner, suspirando aliviado. A Alfa Romeo, por outro lado, precisa passar por outro teste. As coisas não correram bem para os suíços. Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi estavam na volta única e no longrun no campo de trás. Giovinazzi admitiu: "ainda temos que trabalhar na configuração. "
Quem tem a maior velocidade máxima?
A tabela de velocidade máxima não é liderada pela Ferrari. Os pilotos da Ferrari mantiveram as mãos fora do botão de energia no primeiro dia com o novo motor Spec 3.. Assim, a velocidade máxima mais alta pertence à Valtteri Bottas. O piloto da Mercedes foi parado a 343,0 km/h no final da reta final, seguido por Pierre Gasly com 340,2 km/h, Lance Stroll com 339,7 km/h e Robert Kubica com 339,4 km/h.
Os reis de velocidade da Ferrari aterrissaram com 339,1 km/h (Vettel) e 336,5 km/h (Leclerc) nos lugares 6 e 10. Alexander Albon demonstrou com 336,8 km/h que o motor Honda desbloqueou. Sebastian Vettel venceu o Speed Sector 1 com 27.046 segundos à frente de Charles Leclerc (27.139 s) e Max Verstappen (227.270 s).
O setor 2 consiste na Roggia chicane e nos dois cantos de Lesmo. Charles Leclerc estava à frente de Lewis Hamilton (26.998 s) e Sebastian Vettel (27.078 s) com 26.936 segundos. Na seção das curvas Ascari nas costas retas e no Parabolica até a linha de chegada, a Mercedes dominava. Lewis Hamilton foi o mais rápido, com 26.755 segundos à frente de Valtteri Bottas (26.808 s) e Charles Leclerc (26.903 s).
Quem parece mais forte na chuva?
Como esperado Mercedes. Valtteri Bottas, com 1,30,596 minutos, foi o homem mais rápido em intermediários. O companheiro de equipe Lewis Hamilton seguiu com 1.30.749 minutos. Já havia um intervalo de meio segundo para Alexander Albon, que perseguiu o Red Bull pela pista molhada de Monza em 1,31,250 minutos. Charles Leclerc foi um pouco mais lento em 1,31,290 minutos. Sebastian Vettel, por outro lado, perdeu muito tempo. Seu tempo na chuva de 1m 33.142s indicou que ele não estava se sentindo bem na primeira sessão de treinos com sua Ferrari.