Nos monopostos principalmente, e que percebo trabalho da suspensão em alguns trechos de alguns circuitos; mas vc não acha que PCARS 2 foi além de Forza e GT? Mesmo Assetto Corsa, que saiu pra consoles, não foram boas alternativas a GT e Forza, como sims acessíveis no controle e ao grande público? Pelo seu raciocínio, se e pra ser acessível, a galera não saia de jogos como THE CREW, NFS, até GTA nesse caso. Gosto de GT, tem o melhor online em termos de acessibilidade, servidores, salas cheias,regras na medida pra evitar o famigerado bate-bate amalucado de muitos jogos...mas e uma franquia que deve horrores em oferecer uma física mais próxima do que e se guiar um carro, não só ele, mas acho que até o Forza já e mais avançado nesse aspecto que GT
Ir além em qual sentido? Na realidade da física?
Se for isso, talvez sejam jogos melhores nesse sentido, e eu concordo pois esses jogos simulam mais variáveis, mas até aí, isso é discutível pois mesmo esses jogos não são infalíveis nesse aspecto, sem dizer que não é só isso que um jogador está procurando, nem tudo se resume ao jogo ser ultra realista na física, o jogo pode ser satisfatório e honesto nesse sentido e ainda assim divertir explorando outras opções, tudo vai das expectativas de quem está jogando, vc pelo visto quer o mais real possível, mas outros querem algo que não exija deles muita dedicação, algo na medida.
Sem dizer que esse assunto sobre jogo X ser mais real do que jogo Y é completamente aleatório e subjetivo, cansei de ver nego lá no GTP dizer que tem carro X e que o carro no GTS se comporta bem próximo ao carro real, talvez ele seja apenas um fanboy fazendo a fita da série preferida dele, mas até aí, da mesma forma vejo muita gente que fala que carro Y é mais real em AC do que em GTS usando a mesma argumentação, com alguns até dizendo que nunca andou em um carro específico mas afirma que esse mesmo carro é mais real em AC do que em GTS, mas como assim? Esse é um grande impasse que vejo nessas discussões, muitas delas impulsionadas pela comunidade sim racer que parece querer sempre impor suas expectativas e gostos pessoais sobre qualquer jogo que não faça parte da elite dos simuladores de corrida. Como alguém pode saber o real comportamento de um carro dentro dos jogos se nunca teve experiência de condução com aquele carro na vida real? "Eu testei a Ferrari 458 GT3 no GT e no AC, e vos digo que GT é uma m**** pois eu rodei em uma curva no GT mas no AC tudo me pareceu mais intuitivo, mais natural e fui mais rápido do que em GTS!! P.S. Nunca andei numa Ferrari 458 GT3 para saber como é conduzir esse carro. " OK então!!
Sobre comparativos, vc usou como comparação jogos tipicamente arcade, o problema é essa simplificação extrema da coisa, chamar GT e FM de arcades só pq não simulam aspectos e camadas mais amplas de variáveis comparados a outros jogos é um equívoco, GT e FM são acessíveis dentro desse compromisso de emular a resposta de um carro de verdade mas sem serem punitivos e extremistas, se vc tentar jogar GT e FM da forma que joga um The Crew, Grid, PGR, DC ou NFS, vc simplesmente não vai progredir, são jogos bem diferentes em suas propostas, não dá pra chegar em uma curva em GT/FM, apertar o freio e reduzir a marcha achando que vai dar um drift estilo Ridge Racer e Daytona e ainda assim chegar em primeiro.
Outra coisa tb, tudo depende de como vc joga, quais assistências vc usa, se faz ajustes nos carros, GTS por exemplo, se vc usar o carro da forma como a PD te entrega, é decepcionante pois a maior parte dos pré-ajustes que o pessoal da PD configura por default são mancos, mas se vc ajustar o carro de acordo com sua forma de pilotar, alterando parâmetros de suspensão, tipo de pneu, brake bias etc... os ajustes que vc faz impactam na experiência, estão ali para serem explorados, da mesma forma que na vida real não dá pra pegar qualquer carro e ir pra qualquer pista achando que aquele carro será performático a todo momento, dependendo do estilo de pilotagem, dependendo do carro e pista, tudo pode ser muito diferente, esse video aqui do mestre Keiichi Tsuchiya jogando GTS exemplifica bem essa questão...
...apesar de ser o mesmo carro, não é a mesma configuração, os pneus do carro real são diferentes do que o similar usado no jogo, além de coisas como pressão e temperatura que influenciam no feedback não serem simuladas em GT, a suspensão dos dois modelos é diferente tb, jogando sem mudar nada ele não se sai muito bem, mas ele sente que usando pneus de corrida macio, o jogo se aproxima mais da experiência real dele com o 86 que usou para marcar um recorde em Tsukuba, o resumo da estória é que ele diz que apesar de não ser possível contar com algumas coisas, dá para usar um jogo de corrida para mimetizar a experiência da corrida real.
Aqui entramos na questão do tire model, e isso é complexo, envolve diversas variáveis como eu já expliquei nos outros posts, mas o que não muda, é a questão de entendimento básico sobre tangência, traçado, uso do apex, tudo isso vai além da física, envolve percepção, entendimento básico de frenagem, angulo de entrada na curva e aceleração após sair da curva, e tudo isso de uma forma ou outra não muda, seja em jogos arcade estilo NFS, seja em jogos simuladores Hardcore estilo AC ou simuladores soft estilo GT e FM, tudo se resume ao racecraft, dirigir um carro não é um mistério, o mistério é forçar o carro além dos seus limites como piloto e dos limites do ambiente/carro, vc pode ter um carro que é um inferno traseirando a toda hora, mas se souber ajustar o carro e seu modo de pilotagem, vc contorna isso, um F1 dos dias atuais com ctza é mais fácil e "na mão" de guiar do que um F1 V10 dos anos 80/90, mas nem por isso, significa que pilotos de hj em dia não tenham seus méritos, pois para pilotar, ainda é preciso decidir quando frear, quando acelerar e quando virar e isso sempre estará mudando conforme o carro e o piloto.
Sobre vc achar FM melhor em física do que GT, acho que é subjetivo, acho que GT era mediano até GT5/6, mas GTS elevou bastante o nível nesse aspecto e ao menos com a experiência que tive com GTS e FM6/7, gosto mais de GTS devido a física de transmissão de peso frontal e lateral.