O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Tá lindão, com certeza as escolhas de cores é trabalho seu! Seria um verdadeiro sonho ver esse game, Blazing Chrome e Moonrider no Meguinha!
Boa parte da pixel art que você vê foi eu que fiz, FG e BG principalmente, o Danilo tem ajudado muito a gente, fez o sprite do personagem principal e revisou a arte dos inimigos que eu tinha feito além de me ajudar com muitas coisas, ele é tipo Pai te ensina a fazer o certo e manter a qualidade do projeto, tenho aprendido muito com ele.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.248
Reações
104.761
Pontos
1.299
Boa parte da pixel art que você vê foi eu que fiz, FG e BG principalmente, o Danilo tem ajudado muito a gente, fez o sprite do personagem principal e revisou a arte dos inimigos que eu tinha feito além de me ajudar com muitas coisas, ele é tipo Pai te ensina a fazer o certo e manter a qualidade do projeto, tenho aprendido muito com ele.

Tudo tá em altíssimo nível, posta o link do teu apoia-se na assinatura pra quem quiser dar uma força aí.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Tudo tá em altíssimo nível, posta o link do teu apoia-se na assinatura pra quem quiser dar uma força aí.
Não consegui usar o apoia - se, fiz ele.. Segundo o site tinha 2 apoiadores ae ele deletou a campanha de apoio pq não recebia nada.. E eu não tenho ferramenta para verificar isso direito, patreon é muito mais organizado e transparente
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.248
Reações
104.761
Pontos
1.299
É isso aí, por isso que faço questão de divulgar o trabalho de caras como o Pyron, Tryphon, Nemezes, Macbee, galera boa que está trazendo o retrô de volta!

Divulgando mais um projeto que está pintando na área do console que foi a Gênese dos 16 bits, do mesmo criador de Tänzer, projeto ZPF (nome provisório), os gráficos estão estupendos com sprites gigantescos e nenhum sinal de flicker, destaque também para as belíssimas arte e paleta de cores! :kluv





Tem tudo pra figurar entre os melhores de navinha do meguinha!

artigo
https://www.retromaniac.es/2019/11/agarrate-la-silla-nuevas-imagenes-de.html
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Mikael está indo pelo caminho certo, ele programa muito bem e chamou Grozyrg pra fazer a pixel arte, esse cara que fez vários dos melhorres jogos para o ng dev team e etc.. com certeza eles vão trazer algo especial pro meguinha.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
2019 está sendo um ano muito legal pra os fãs do Mega Drive, uma série de projetos estão pipocando e vez ou outra pinta jogo novo na plataforma, a novidade do momento é Hardcore, game 100% completo mas nunca lançado por conta de questões internas da DICE, lá por volta de 1994. Eu mesmo tinha poucas esperanças desse game ver a luz, mas um milagre aconteceu, o software foi recuperado e está perfeitamente funcional, com previsão de lançamento esta primavera, ele virá na memória de um clone do Mega Drive chamado MEGA SG.

Por razões de direitos autorais o nome mudou para Ultracore!


A ação parece rápida e furiosa com um toque de exploração, lembrando muito a conhecida série Turrican. Os gráficos parecem estar um passo a frente do "rival", temos muitos sprites simultâneos sem slow aparente e tudo isso acompanhado de uma animação estupendamente suave, parece também ter efeitos de parallax que simulam mais camadas que o usual. As músicas ficam por conta de Jesper Kid, autor das trilhas matadoras de Batman & Robin, Subterrania e Red Zone.



Tem tudo pra arrebentar!
Vi hoje no Twitter:
ZXVfRDg.jpg


Bela foto.
 


EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.255
Reações
1.962
Pontos
874
Pessoal, aquele Paprium mixou?

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk

sim lindamente...
vi uns vídeos no YT do cara explicando.
paypal segurou a grana diz o cara que desenvolvia o game...
mas na verdade ele trocou os pés pelas mãos.
chip de som que não tinha como fabricar e uma galera abandonando o barco.
ano passado no aniversário de 30 anos do mega ele apresentou o jogo todo bugado...
foi uma vergonha do c***lho...
foda pq queimou a equipe que fez o Pier Solar...
E muita gente perdeu grana.
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.423
Reações
6.700
Pontos
1.449
sim lindamente...
vi uns vídeos no YT do cara explicando.
paypal segurou a grana diz o cara que desenvolvia o game...
mas na verdade ele trocou os pés pelas mãos.
chip de som que não tinha como fabricar e uma galera abandonando o barco.
ano passado no aniversário de 30 anos do mega ele apresentou o jogo todo bugado...
foi uma vergonha do c***lho...
foda pq queimou a equipe que fez o Pier Solar...
E muita gente perdeu grana.
Era bom demais pra ser verdade. Me lembro que vi uns trailers e não acreditava que o Mega ia rodar aquilo.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Era bom demais pra ser verdade. Me lembro que vi uns trailers e não acreditava que o Mega ia rodar aquilo.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk
A coisa cheirava mal porque passava o tempo e não saía uma única screenshot decente (só coisa offscreen ou manipulada). Não havia 30 segundos de gameplay. Nunca vi isso.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
A imagem q postei tambem tem 16 cores na paleta só. Da zoom nela q vc ve.
Sim, vi que eram. Concordei plenamente com o post.

Apenas agreguei mais um exemplo e com limitação ainda maior, reforçando a ideia da arte fazer a diferença sob os aspectos técnicos. Na figura anterior estavam exibidas 16 cores escolhidas pelo artista (usou os azuis e laranjas que quis).

A screensaver teve que se virar com uma paleta fixa limitadíssima pré-definida. Não houve escolha das cores.
96012
96013
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.559
Pontos
453
A arte comanda.

A melhor screen saver que já vi tinha 16 cores de paleta!


Rapaz, você tirou uma das minhas memórias de infância do fundo do baú. Eu adorava ver as animações desse screensaver e do "Labirinto 3D" no Windows quando eu era criança.:kbeca

Falando em limite de cores, esse artigo em inglês do falecido Video Games Densetsu é uma leitura interessantíssima para quem possuí curiosidade de saber como os gráficos 2D eram feitos em videogames antigos. O texto é longo, mas vale muito a pena ser lido.

Algumas fotos bem bacanas que ilustram esse artigo:
tumblr_inline_phiqfdrbHv1w169t0_540.jpg

tumblr_inline_phiqfdzkKy1w169t0_540.png

tumblr_inline_phiwed7rLV1w169t0_540.jpg

tumblr_inline_phiwfh7v2c1w169t0_540.jpg

tumblr_inline_phiwfsIrYm1w169t0_540.gif

tumblr_inline_phiwh7FclK1w169t0_540.jpg

tumblr_inline_phiwh7LzZU1w169t0_540.jpg

tumblr_inline_phiwndfIWz1w169t0_540.jpg

Recomendo lerem os outros posts do site também pois há muitas informações preciosas sobre a indústria nele!
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Sim, vi que eram. Concordei plenamente com o post.

Apenas agreguei mais um exemplo e com limitação ainda maior, reforçando a ideia da arte fazer a diferença sob os aspectos técnicos. Na figura anterior estavam exibidas 16 cores escolhidas pelo artista (usou os azuis e laranjas que quis).

A screensaver teve que se virar com uma paleta fixa limitadíssima pré-definida. Não houve escolha das cores.
Visualizar anexo 96012
Visualizar anexo 96013
essa paleta restringe bem mais, mas ainda até q da pra improvisar. ainda é mais cor do que uma impressora tem pra trabalhar :P

cga.png

aí uma imagem com essa paleta aí.

claro que quanto maior a resolução da imagem, mais facil de fazer dither perfeito. na epoca do win3x era 640x480 então era tenso. nos consoles 16 bits pior ainda. mas lá tinha o sinal porco dos cabos pra ajudar a misturar cores ao menos
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
claro que quanto maior a resolução da imagem, mais facil de fazer dither perfeito. na epoca do win3x era 640x480 então era tenso. nos consoles 16 bits pior ainda. mas lá tinha o sinal porco dos cabos pra ajudar a misturar cores ao menos
E há não tanto tempo assim, ainda sofria com dither no PC. GTA San Andreas saiu bem pesado e no começo precisei rodar em 16 bits de cor, o que de noite entupia a tela de dither.

114034-grand-theft-auto-san-andreas-windows-screenshot-beton-truck.jpg


114023-grand-theft-auto-san-andreas-windows-screenshot-we-re-going.jpg


De dia a imagem não ficava tão ruim, mas nos momentos noturnos era um chuviscado constante. Foi uma alegria quando pude mudar para 32 bits de cor, depois de um upgrade. Aí ficou "lisinho".
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
E há não tanto tempo assim, ainda sofria com dither no PC. GTA San Andreas saiu bem pesado e no começo precisei rodar em 16 bits de cor, o que de noite entupia a tela de dither.

114034-grand-theft-auto-san-andreas-windows-screenshot-beton-truck.jpg


114023-grand-theft-auto-san-andreas-windows-screenshot-we-re-going.jpg


De dia a imagem não ficava tão ruim, mas nos momentos noturnos era um chuviscado constante. Foi uma alegria quando pude mudar para 32 bits de cor, depois de um upgrade. Aí ficou "lisinho".
problema nos jogos é que usava dither de padrão (pattern), que não fica tão bacana. mas é, nos jogos 16bit a tela era puro dither. era mais grave quando tinha efeitos alpha na tela. na epoca do UTzinho sofria muito com isso na voodoo2.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Como se vê, encontrar a cor é meio no "olhômetro", buscar na bagunça de pontos coloridos uma sequência que corresponda à paleta que o debug do emulador mostrou.

O que é chato fica ainda aborrecido quando o jogo tem várias paletas iguais, carregadas em momentos diferentes. Aí você pensa que encontrou aquela cor que mudou, mas ela não muda, ou mudará só no próximo estágio. Vai ter que editar algumas vezes a mesma cor em lugares diferentes. Ou então descobre depois que aquela paleta que você mudou é reaproveitada em outro momento, e uma alteração efetuada que ficou legal num lugar prejudica outro...

Mas isso são ossos do ofício. O que desanda de vez é quando tem jogo em que as cores estão tão esparramadas que nunca tem um agrupamento lado a lado para você comparar com a sequência do emulador. Aí beira o impossível achar alguma coisa para editar.
:ksnif
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
Sempre achei que em vez daquela versão capada de TMNT IV do SNES, a Konami tinha mesmo é que ter lançado "The Arcade Game" para o Mega, mas a preguiça não deixou, foi muito mais fácil aproveitar a engine do jogo pra SNES do que começar tudo do zero.
 
Topo Fundo