O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Este artigo considerou que Kojima ainda tem o que provar para ser considerado um genio

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Kojima entregou MGS1 no PlayStation 1.
Alí ele se provou gênio.
MGS3 na minha opinião é o ápice dele.
Falhou no V (não soube entregar um game a sua altura em open world). Vamos ver agora no Death Stranding que ainda não joguei.
Mas é gênio sem dúvida alguma.
 


Gradior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.355
Reações
1.642
Pontos
353
Acho que as coisas não são tão fixas assim. Kojima foi um gênio em MGS1 e daí por diante sua genialidade foi gradualmente ficando comum.
Mas talvez a melhor palavra no fim das contas seja criatividade e não genialidade, e sim, ele é criativo, mas nem sempre de forma especial. O que não impede que em algum momento no futuro ele nos surpreenda mais uma vez.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
Acho que as coisas não são tão fixas assim. Kojima foi um gênio em MGS1 e daí por diante sua genialidade foi gradualmente ficando comum.
Mas talvez a melhor palavra no fim das contas seja criatividade e não genialidade, e sim, ele é criativo, mas nem sempre de forma especial. O que não impede que em algum momento no futuro ele nos surpreenda mais uma vez.

Acho que é mais ou menos por ai.

Shigeru Miyamoto é considerado o maior nome da indústria dos videogames por ter criado vários conceitos basilares de level design quando não existia praticamente nenhum, ou seja, criou o bê-a-bá de como fazer os jogos como conhecemos hoje, sem contar a sua grande contribuição para determinado gêneros.

Entretanto atualmente existem pessoas mais capacitadas que ele para desenvolver um jogo, tanto é que ele passou o bastão de game designer para novos prodígios dentro da Nintendo. Hoje a sua função é mais de conselheiro para averiguar se os novos desenvolvedores estão mantendo a filosofia que criou para a Nintendo intacta.

O caso do Kojima é parecido. Atualmente é considerado "gênio" pela sua contribuição para os jogos de stealth quando não existiam tantos outros exemplos para seguir, criou vários conceitos basilares do gênero numa época que era preciso colocar a mão na massa pelas equipes de desenvolvedores serem bem pequenas.

Com o tempo e os jogos ficando mais complexos passou a existir a necessidade de delegar muitas funções no desenvolvimento. Hoje em dia o cargo de game director tem mais a função de maestro, então acaba sendo difícil atribuir a genialidade a uma só pessoa. Com certeza o Kojima só trabalha com os melhores graças a sua fama, qualquer desenvolvedor em ascensão se mataria para trabalhar com ele, só ver o esforço da Guerrilla para ajudar no desenvolvimento do Death Stranding.

Mas uma coisa é inegável, apesar do Kojima atualmente ter a função de maestro os seus jogos continuam sendo bastante autorais e por isso possui uma legião de fãs. Pode não mais desenvolver jogos sozinho ou seus jogos não vão ter o mesmo impacto na indústria como o Metal Gear Solid 1, mas ainda possui um papel muito grande nas ideias que vão servir de alicerce.

Porém é como você falou, atualmente existem vários outros "maestros" tão "geniais" como o Kojima, como o próprio Hidetaka Miyazaki da From Software. Com os jogos ficando cada vez mais complexos fica cada vez mais difícil atribuir a "genialidade" de "game designer" a uma só pessoa, será que foi o próprio Miyazaki quem criou o combate genial do Sekiro ou apenas teve o feeling de acatar a ideia vinda de outra pessoa? Bem ou mal se uma banda toca bem atribuem isso na figura do "maestro" justamente pela dificuldade de saber a participação de cada um.
 
Ultima Edição:

Legaia

Bam-bam-bam
Mensagens
4.221
Reações
9.122
Pontos
353
Acho que é mais ou menos por ai.

Shigeru Miyamoto é considerado o maior nome da indústria dos videogames por ter criado vários conceitos basilares de level design quando não existia praticamente nenhum, ou seja, criou o bê-a-bá de como fazer os jogos como conhecemos hoje, sem contar a sua grande contribuição para determinado gêneros.

Entretanto atualmente existem pessoas mais capacitadas que ele para desenvolver um jogo, tanto é que ele passou o bastão de game designer para novos prodígios dentro da Nintendo. Hoje a sua função é mais de conselheiro para averiguar se os novos desenvolvedores estão mantendo a filosofia que criou para a Nintendo intacta.

O caso do Kojima é parecido. Atualmente é considerado "gênio" pela sua contribuição para os jogos de stealth quando não existiam tantos outros exemplos para seguir, criou vários conceitos basilares do gênero numa época que era preciso colocar a mão na massa pelas equipes de desenvolvedores serem bem pequenas.

Com o tempo e os jogos ficando mais complexos passou a existir a necessidade de delegar muitas funções no desenvolvimento. Hoje em dia o cargo de game director tem mais a função de maestro, então acaba sendo difícil atribuir a genialidade a uma só pessoa. Com certeza o Kojima só trabalha com os melhores graças a sua fama, qualquer desenvolvedor em ascensão se mataria para trabalhar com ele, só ver o esforço da Guerrilla para ajudar no desenvolvimento do Death Stranding.

Mas uma coisa é inegável, apesar do Kojima atualmente ter a função de maestro os seus jogos continuam sendo bastante autorais e por isso possui uma legião de fãs. Pode não mais desenvolver jogos sozinho ou seus jogos não vão ter o mesmo impacto na indústria como o Metal Gear Solid 1, mas ainda possui um papel muito grande nas ideias que vão servir de alicerce.

Porém é como você falou, atualmente existem vários outros "maestros" tão "geniais" como o Kojima, como o próprio Hidetaka Miyazaki da From Software. Com os jogos ficando cada vez mais complexos fica cada vez mais difícil atribuir a "genialidade" de "game designer" a uma só pessoa, será que foi o próprio Miyazaki quem criou o combate genial do Sekiro ou apenas teve o feeling de acatar a ideia vinda de outra pessoa? Bem ou mal se uma banda toca bem atribuem isso na figura do "maestro" justamente pela dificuldade de saber a participação de cada um.

???
Shigeru Miyamoto é considerado o maior nome da indústria dos videogames por ter criado vários conceitos basilares de level design quando não existia praticamente nenhum????

O que ele criou?
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.988
Reações
230.418
Pontos
2.529
O jogo do kojima não é tão diferente assim do que se tem na indústria.

No mans sky é diferente, death stranding não.


O que ele tem de diferente o mass effcet também tem, o Batman, o Skyrim, o Fallout, o the witcher....

Minecraft foi mais diferente do que o jogo do kojima.


O Kojima é foda? É. Mas ele parou a genialidade no mgs 3, o resto ele só criou obras na base da maconha. Mgs v é um jogo incompleto e cheio de lens flare, até personagem mostrando óculos com lens flare tem , o Kojima parecia um adolescente aprendendo a criar jogo.





Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.558
Reações
43.874
Pontos
1.499
O jogo do kojima não é tão diferente assim do que se tem na indústria.

No mans sky é diferente, death stranding não.


O que ele tem de diferente o mass effcet também tem, o Batman, o Skyrim, o Fallout, o the witcher....

Minecraft foi mais diferente do que o jogo do kojima.


O Kojima é foda? É. Mas ele parou a genialidade no mgs 3, o resto ele só criou obras na base da maconha. Mgs v é um jogo incompleto e cheio de lens flare, até personagem mostrando óculos com lens flare tem , o Kojima parecia um adolescente aprendendo a criar jogo.





Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Você nem relou o dedo no jogo. Não entro no mérito de ser diferente ou não, mas a maioria das pessoas que fica falando que “o jogo não é tudo isso” e afins sequer encostou nele.

Jogos são interativos. Se assistir um vídeo no Youtube de alguém jogando equivale em experiência, ninguém mais precisa comprar console ou jogo algum.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
???
Shigeru Miyamoto é considerado o maior nome da indústria dos videogames por ter criado vários conceitos basilares de level design quando não existia praticamente nenhum????

O que ele criou?

Ta de sacanagem né?

Em termos de level design a indústria é dividida entre antes e depois do Super Mario Bros.

Existem vários vídeos no youtube explicando a genialidade do level 1-1 e o impacto do jogo na indústria como um todo.

Só ver a quantidade de grandes game designers que tiveram como inspiração o Super Mario Bros.

"Kojima has cited Yuji Horii's The Portopia Serial Murder Case (1983)[15] and Shigeru Miyamoto's Super Mario Bros. (1985)[10] as the games that inspired him to enter the video game industry. "

Hoje os conceitos de level design trazidos pelo Miyamoto podem parecer óbvios, mas naquela época foram revolucionários. É bom lembrar que naquela época não existia a profissão de game designer ou cursos sobre o assunto e muito menos internet, a maioria dos desenvolvedores eram pessoas talentosas de outras profissões que estavam explorando pela primeira vez um segmento novo, como o próprio Kojima ao criar a série Metal Gear Solid.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.885
Reações
57.701
Pontos
1.003
O jogo do kojima não é tão diferente assim do que se tem na indústria.

No mans sky é diferente, death stranding não.


O que ele tem de diferente o mass effcet também tem, o Batman, o Skyrim, o Fallout, o the witcher....

Minecraft foi mais diferente do que o jogo do kojima.


O Kojima é foda? É. Mas ele parou a genialidade no mgs 3, o resto ele só criou obras na base da maconha. Mgs v é um jogo incompleto e cheio de lens flare, até personagem mostrando óculos com lens flare tem , o Kojima parecia um adolescente aprendendo a criar jogo.





Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk


Sea of Thieves é diferentão e não chamam de artistico e genial. Se em DS você só anda, no SoT você só navega. E também é sobre conexões. Dá pra jogar em coop. Mesma coisa.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.988
Reações
230.418
Pontos
2.529
Você nem relou o dedo no jogo. Não entro no mérito de ser diferente ou não, mas a maioria das pessoas que fica falando que “o jogo não é tudo isso” e afins sequer encostou nele.

Jogos são interativos. Se assistir um vídeo no Youtube de alguém jogando equivale em experiência, ninguém mais precisa comprar console ou jogo algum.


Uai, qual o problema? Não precisa relar para saber como é. E eu não disse que o jogo é ruim, não avaliei a qualidade dele, mas sim a tal inovação. Aliás, nem é demérito, difícil criar algo hoje em dia. E as notas também já dão um indicativo de como o jogo vai ser.

Se a gente não pudesse avaliar nada por fora, nem de superman64 poderíamos falar
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.406
Reações
17.411
Pontos
1.053
Kojima só não eh gênio pq a Engine dele fudeu o pes

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.558
Reações
43.874
Pontos
1.499
Uai, qual o problema? Não precisa relar para saber como é. E eu não disse que o jogo é ruim, não avaliei a qualidade dele, mas sim a tal inovação. Aliás, nem é demérito, difícil criar algo hoje em dia. E as notas também já dão um indicativo de como o jogo vai ser.

Se a gente não pudesse avaliar nada por fora, nem de superman64 poderíamos falar
Quais tantos jogos implementam as mecânicas de Death Stranding?
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
Quais tantos jogos implementam as mecânicas de Death Stranding?

A ideia por trás do Death Stranding é trazer a experiência do multiplayer online para dentro de uma experiência singleplayer.

Então ao invés de ter vários jogadores interagindo juntos no mesmo universo como acontece convencionalmente num jogo com multiplayer online como Minecraft, Death Stranding limita as possibilidades para que apenas as construções e itens dos outros jogadores possam se comunicar a depender do que faça na sua aventura singleplayer.

Não é uma ideia completamente inovadora, acho que o Kojima exagera quando afirma que criou um novo gênero, acredito que a inspiração dele tenha vindo dos jogos da From Software que tem fundamentos muito parecidos (e talvez a From Software tenha se inspirado em outro jogo que desconheço), mas Death Stranding da um toque especial ao adicionar as mecânicas de craft.

Mas esse conceito de trazer a experiência do multiplayer online para dentro de uma experiência singleplayer não é nova, o coop em jogos singleplayer seria a ideia fundadora que com o tempo foi sendo aperfeiçoada e ramificada.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.417
Reações
63.853
Pontos
903
Só será considerado um gênio quando lançar este jogo: :ksafado

9ts6axl9l6z31.jpg
 

Legaia

Bam-bam-bam
Mensagens
4.221
Reações
9.122
Pontos
353
Ta de sacanagem né?

Em termos de level design a indústria é dividida entre antes e depois do Super Mario Bros.

Existem vários vídeos no youtube explicando a genialidade do level 1-1 e o impacto do jogo na indústria como um todo.

Só ver a quantidade de grandes game designers que tiveram como inspiração o Super Mario Bros.

"Kojima has cited Yuji Horii's The Portopia Serial Murder Case (1983)[15] and Shigeru Miyamoto's Super Mario Bros. (1985)[10] as the games that inspired him to enter the video game industry. "

Hoje os conceitos de level design trazidos pelo Miyamoto podem parecer óbvios, mas naquela época foram revolucionários. É bom lembrar que naquela época não existia a profissão de game designer ou cursos sobre o assunto e muito menos internet, a maioria dos desenvolvedores eram pessoas talentosas de outras profissões que estavam explorando pela primeira vez um segmento novo, como o próprio Kojima ao criar a série Metal Gear Solid.
Ele não criou nada, já existia vários jogos parecidos, o que aconteceu que ele aperfeiçoou.. simples
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
Ele não criou nada, já existia vários jogos parecidos, o que aconteceu que ele aperfeiçoou.. simples

Naquela época não existia nada sequer parecido com a engenhosidade do Super Mario Bros, maioria dos jogos eram feitos em telas estáticas e com conceitos de level design extremamente rudimentares.

O level 1-1 ensinou a todos os desenvolvedores conceitos básicos de level design para a criação dos jogos modernos como conhecemos hoje:



Acho engraçado quando users acham que desenvolver jogos na década 80 é igual hoje que é só acessar o youtube ou baixar o app da steam e já tem acesso a uma centena de outros jogos para se inspirar. :kkk
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.558
Reações
43.874
Pontos
1.499
A ideia por trás do Death Stranding é trazer a experiência do multiplayer online para dentro de uma experiência singleplayer.

Então ao invés de ter vários jogadores interagindo juntos no mesmo universo como acontece convencionalmente num jogo com multiplayer online como Minecraft, Death Stranding limita as possibilidades para que apenas as construções e itens dos outros jogadores possam se comunicar a depender do que faça na sua aventura singleplayer.

Não é uma ideia completamente inovadora, acho que o Kojima exagera quando afirma que criou um novo gênero, acredito que a inspiração dele tenha vindo dos jogos da From Software que tem fundamentos muito parecidos (e talvez a From Software tenha se inspirado em outro jogo que desconheço), mas Death Stranding da um toque especial ao adicionar as mecânicas de craft.

Mas esse conceito de trazer a experiência do multiplayer online para dentro de uma experiência singleplayer não é nova, o coop em jogos singleplayer seria a ideia fundadora que com o tempo foi sendo aperfeiçoada e ramificada.
Eu também acho que ele exagera ao dizer que criou um novo gênero, mas dizer que as mecânicas de travessia e multiplayer não são “diferentes” é exagero demais, também. Não são únicas, de fato, mas fogem do tradicional de grande maioria dos jogos.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
Eu também acho que ele exagera ao dizer que criou um novo gênero, mas dizer que as mecânicas de travessia e multiplayer não são “diferentes” é exagero demais, também. Não são únicas, de fato, mas fogem do tradicional de grande maioria dos jogos.

Mas trazer mecânicas diferentes para dar identidade a um determinado jogo é algo comum.

O problema e o que as vezes irrita algumas pessoas é que os fanboys do Kojima colocam num patamar de revolucionário qualquer mecânica diferente para dar identidade que coloca nos seus jogos. Por esse motivo o Kojima se sente a vontade para falar que criou um novo gênero.

Isso ficou bem claro quando os críticos falaram que era difícil explicar o Death Stranding por não existir outros jogos para traçar um paralelo. Uma pessoa pra falar uma besteira dessa só pode ter jogado 2 jogos na vida.

No review que fiz em outro tópico acho que deixei bem claro como é o jogo e ainda brinquei que, fazendo as devidas proporções, os obstáculos nas travessias do Death Stranding lembram muito os do Skyrim quando precisamos dar a volta para passar por um morro ou forçamos o cavalo pra subir um penhasco, mas com um toque de Minecraft quando perdemos tempo fazendo construções para facilitar a travessia numa segunda ocasião. :klol

Meu reviewzinho:

 
Ultima Edição:

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.462
Reações
33.982
Pontos
1.399
Pra mim o que ele fez com Death Stranding já deu mais credenciais ao patamar de gênio. O negócio é tão único que você simplesmente não sabe como agir no início do game.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.765
Reações
104.895
Pontos
2.419
Pra mim o que ele fez com Death Stranding já deu mais credenciais ao patamar de gênio. O negócio é tão único que você simplesmente não sabe como agir no início do game.
Nossa, um jogo onde vc não sabe o que fazer é coisa de gênio?

No mais fazer algo diferente não tem nada a ver com genialidade.
 
Topo Fundo