O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Assisti e recomendo] Documentário History Channel sobre a origem, ascensão e queda da Atari e o surgimento da Nintendo, SEGA e PlayStation

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.228
Reações
35.955
Pontos
803
Fala galera. Esses dias o History Channel disponibizou no sou canal oficial do YouTube um documentário muito bem produzido sobre o a origem dos videogames e as empresas que começaram isso. Recomendo demais.

Algumas coisas interessantes apresentadas nesse documentário é como a Atari surgiu a partir de um plágio q deu a origem ao PONG. Como ela foi do topo a falência em pouco tempo e quase acabou com os videogames de mesa. A Nintendo surgindo e salvando mercado de games , a rivalidade com a sega e como a Nintendo traiu a Sony e isso deu a origem ao PlayStation. Isso e muito mais.

 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.826
Reações
13.855
Pontos
803
esse documentário trouxe mais uma visão para mim (assisti só o final que trata da SEGA), pude ver o quanto a sega era amadora com aquele bando de jacu, ainda bem que faliu, o final da vídeo diz tudo, um boa ideia todos tem o importante é quem vai trabalhar com elas.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Assisti outro dia o episódio sobre o mercado aqui no BR, falaram sobre o Phantom System e de como a Gradiente conseguiu burlar as leis de uso de propriedade intelectual, de como conseguiram lançar jogos exclusivos que foram rejeitados pela Nintendo e de como eles em tese conseguiram criar uma versão do Nintendinho melhor do que a própria Nintendo.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.814
Reações
9.053
Pontos
753
Obrigado pela recomendação , terminei de assistir agora pouco

Não sabia de muitos detalhes mas uma coisa no meio do video me fez resgatar uma memoria de infância perdida

Ganhei um Snes em 1994 com nove anos e eu tenho um tio 7 anos mais velho que gostava mais da Sega e falava que o Snes era video game de criança

No fundo ele tinha razão e este video tem uma parte que deixa isso bem claro , que a média de idade de jogadores da Sega era de 19 anos , fora a parceria com a EA que tinham jogos com temas e aspectos menos infantis e o tiro no pé da Nintendo com a censura nos jogos , tudo isso fazia a Nintendo ter uma imagem para o público infantil já naquela época

E foi legal ver o presidente da Nintendo admitindo que fizeram m**** em relacao a parceria com a Sony , para a Sony foi uma questao de honra entrar no mercado sozinha e dar o troco na Nintendo

Infelizmente a Sega ficou encurralada com a Sony e sob pressao só tomou decisoes erradas

Muito legal ver o primeiro criador de um video game e também toda a história da Atari sendo contada pelo seu fundador

Foi quase uma hora e meia de video que parece que duraram apenas 15 minutos
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.814
Reações
9.053
Pontos
753
Outra parte legal do video é quando mostra como a Activision foi criada

A Atari foi amadora demais nessa parte , era só ter dado um aumento de salário para os caras e eles nao sairiam da Atari e a Activision nao teria existido , muito menos as outras 30 empresas que criavam jogos pro Atari de qualquer jeito com baixa qualidade

Seria como se a Nintendo nao desse melhores cargos e salario para o myamoto e ele saisse e criasse outra empresa , provável que a Nintendo fosse outra hoje sem ele
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.826
Reações
13.855
Pontos
803
o vídeo confirma que o playstation não era barato e a sony usou dumping para ganhar mercado, o playstation nunca foi barato. 500 dólares.
 
D

Deleted member 101002

Recomendo a história dos videogame contata pelo canal Minicastle. Simplesmente sensacional pq traz muitos detalhes e curiosidades. O cara pesquisa muito.

Ontem assisti e vi que a história da entrada da Sony é sempre contada de modo superficial. Mesmo cometendo burradas, se a Nintendo não tivesse quebrado o acordo com a Sony, em 1993 a Nintendo já estava destruída.

Recomendo assistir pq são muitos detalhes. São vários vídeos e cada um tem de duas a três horas.
 
Foi editado por um moderador:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
Outra parte legal do video é quando mostra como a Activision foi criada

A Atari foi amadora demais nessa parte , era só ter dado um aumento de salário para os caras e eles nao sairiam da Atari e a Activision nao teria existido , muito menos as outras 30 empresas que criavam jogos pro Atari de qualquer jeito com baixa qualidade

Seria como se a Nintendo nao desse melhores cargos e salario para o myamoto e ele saisse e criasse outra empresa , provável que a Nintendo fosse outra hoje sem ele

Não dá para fazer comparações sem considerar a cultura da época, é a mesma coisa das acusações de assédio ao Nolan, algo que só faz sentido com este ativismo do #Metoo, na Atari da época não faz sentido, tanto que as acusações não ganharam tração entre boa parte das mulheres que viveram lá.

O modelo de negócios da época era monopólio, a ideia era que só a empresa que fez o hardware tem direito de lançar games para eles. O temor então era perder programadores para outras empresas que faziam videogame na época, justamente por isso escondiam os créditos, sem internet pouca gente sabia quem fazia o que.

Não tinha muito o que fazer, tudo estava errado na época, Nolan tinha noção do ciclo de gerações, mas não tinha a mínima ideia como ele funcionava, se a Atari crescesse com suas ideias teria sido engolida pelos custos e saturação do mercado (videogame seria algo como celular hoje).

Na prática o crash foi uma evolucao natural de mercado ainda imaturo, era preciso alguns tombos para o pessoal entender o que consoles realmente iriam virar, algo que só foi acontecer mesmo lá na geração 16/32 bits (e pode ter certeza que Miyamoto comeu muito sapo lá na geração 8 bits, período que a Nintendo era quase tão draconica quanto a Atari da Warner).

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
o vídeo confirma que o playstation não era barato e a sony usou dumping para ganhar mercado, o playstation nunca foi barato. 500 dólares.

Não é dumping, é subsídio e esta estratégia é mais velha que a serra nos EUA, foi vital para a estratégia do Kalinske no Mega Drive, por exemplo.

É chamado de molelo razor and blades, onde você vende o item primário com prejuízo para lucrar com venda de peças. Videogame é assim, o lucro está nos royalties dos jogos lançados para ele e não no hardware.

A ideia é que o console esteja no maior número de mãos possível, mesmo que esta estratégia leve a um prejuízo inicial, o lucro a longo prazo é MUITO maior.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 
D

Deleted member 219486

Agora tá passando a história do Gears of War no canal History.
Passando pelos games da um tristeza em ver os dois últimos, sensação que deram uma de filmes atuais de Star Wars.
 
D

Deleted member 219486

Verei. Eu gosto da SEGA.

Sério? Um amigo disse que não esperava nada do Gears 5, mas acabou sendo o GOTY dele.

Só sei que a trilogia do 360 é excelente e com toda certeza uma das grandes franquias da geração passada.

Eu gostei do game principalmente a parte técnica, porém ao ver uma retrospectiva do Gears me deu uma tristeza com o foco em outros personagens em vez da turma das antigas, JD no 4 é um pão com b*sta e o game é curto, a Kait é uma figurante que ganhou protagonismo porém a campanha é completa. Mesmo sentimento de assistir os últimos dois Star Wars.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.907
Reações
13.956
Pontos
1.474
Recomendo a história dos videogame contata pelo canal Minicastle. Simplesmente sensacional pq traz muitos detalhes e curiosidades. O cara pesquisa muito.

Ontem assisti e vi que a história da entrada da Sony é sempre contada de modo superficial. Mesmo cometendo burradas, se a Nintendo não tivesse quebrado o acordo com a Sony, em 1993 a Nintendo já estava destruída.

Recomendo assistir pq são muitos detalhes. São vários vídeos e cada um tem de duas a três horas.
Além da história ser mal contada ela é mal ncontextualizada. O drive de CD começou a ser concebido antes do lançamento do super famicom. É antes do Sega CD. Nintendo não tinha como prever o impacto daquilo.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.826
Reações
13.855
Pontos
803
Não é dumping, é subsídio e esta estratégia é mais velha que a serra nos EUA, foi vital para a estratégia do Kalinske no Mega Drive, por exemplo.

É chamado de molelo razor and blades, onde você vende o item primário com prejuízo para lucrar com venda de peças. Videogame é assim, o lucro está nos royalties dos jogos lançados para ele e não no hardware.

não é somente eu, o lider da atari na época do jaguar falava que iria recorrer a tribunais internacionais se o playstation chegasse a um preço barato.

Em uma entrevista de 1995 à next generation , o então CEO Sam Tramiel declarou que o Jaguar era tão poderoso, se não mais poderoso, quanto o Sega Saturn , e um pouco mais fraco que o Playstaion A next Generation recebeu um dilúvio de cartas em resposta aos comentários de Tramiel, particularmente sua ameaça de levar a Sony a tribunal por redução de preços se o PlayStation entrar no mercado dos EUA a um preço de varejo abaixo de US $ 300.

o documentário deixou claro, na voz acho que do Kalinske que eles esperavam o play a até 499 (isso mostra o que eu já suspeitava o play era caro e o chip dele era high end para época)

se um subsidio dessa natureza (não for dumping), e se a facilidade da pirataria, não foi intencional para ganhar mercado e nome, certamente nunca saberemos o que sabemos é que hoje ela tem mercado e nome. Estratégia da Lâminas quem usou foi o Genesis o próprio Kalinske implementou e deu certo, diria que foi um pouco diferente.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.907
Reações
13.956
Pontos
1.474
Não bastasse esse subsídio, ainda teve várias compras de estúdios, exclusividades, marketings massivos, abriu mão de royalties em certas ocasiões...

O que fosse preciso para liquidar concorrentes a Sony fez.

História do PlayStation não se resume a apenas um hardware bonitinho com drive de CD.
 
D

Deleted member 101002

Além da história ser mal contada ela é mal ncontextualizada. O drive de CD começou a ser concebido antes do lançamento do super famicom. É antes do Sega CD. Nintendo não tinha como prever o impacto daquilo.

Se as outras empresas preveram, a Nintendo tinha como prever sim. Não só o CD, mas o DVD e a alta resolução são exemplos tb de burradas da Nintendo.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.425
Reações
20.014
Pontos
1.434
se um subsidio dessa natureza (não for dumping), e se a facilidade da pirataria, não foi intencional para ganhar mercado e nome, certamente nunca saberemos o que sabemos é que hoje ela tem mercado e nome. Estratégia da Lâminas quem usou foi o Genesis o próprio Kalinske implementou e deu certo, diria que foi um pouco diferente.

Não, foi EXATAMENTE a mesma coisa, inclusive boa parte do que a Sony fez foi inspirado pelo próprio Kalinske, todo mundo tinha um contato muito estreito na epoca (Steve Race e Olaf Olafsson, especialmente). Tanto que ainda é usado até hoje, o PS3 e o primeiro Xbox tiveram os maiores subsídios já vistos na história dos consoles.

As duas fontes que você colocou estão retiradas de contexto, a do Jaguar é fruto de desespero com um elefante branco nas mãos, não tem qualquer valor racional. A do Kalinske tem a ver com expectativa, mesmo porque, se dependesse apenas dele e não da SEGA do Japão a batalha por preços teria sido muito mais agressiva do que já rolava antes (a geração 16 bits foi marcada por uma guerra de reduções e precificação, a SEGA utilizou a mesma arma para abafar o SNES). Tudo pode ser visto com detalhes no livro Console Wars que o Minicastle, citado aqui, usa como referência.

O PS não deu certo apenas por preço, muito menos pirataria que nunca foi realmente um grande problema nos grandes mercados de console (e já comia solta na era 16 bits em mercados paralelos), mas tambem por uma estratégia de captação de games extremamente agressiva e um posicionamento muito bem feito do produto, tanto em tecnologia como imagem. Em suma, se pesquisar em fontes academicas, vera que PS é um case de marketing e não uma estratégia picareta de marretar a oposição no preço, está insinuação não faz o menor sentido.

Enviado de meu SM-T815Y usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.907
Reações
13.956
Pontos
1.474
Se as outras empresas preveram, a Nintendo tinha como prever sim. Não só o CD, mas o DVD e a alta resolução são exemplos tb de burradas da Nintendo.
Eu falo de 1989. Naquela época os drives de CD eram incomuns. Se funcionasse para ouvir música apenas já estava bom demais. Nintendo previa que ali como um add onde seria só pra isso mesmo.

E por outro lado, concordo contigo. Por isso a Nintendo foi desde o início um trampolim para a Sony. Ela iria entrar hora ou outra no mercado de games. E o drive de CD com o logo Sony ali estampado era uma maneira dela fazer nome já atraindo produtoras pra fazer games para o seu sistema.

Quando o Marcel disse que lá na Nintendo bateu o desespero é porque caiu a ficha de que o que a Sony queria era entrar no mercado de videogames. Ninguém entra nesse mercado motivado só por vingança e ainda faz tudo certinho.

Vingança é o 32x da Sega, com o tom kalynske querendo se provar melhor que os japoneses.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.814
Reações
9.053
Pontos
753
Recomendo a história dos videogame contata pelo canal Minicastle. Simplesmente sensacional pq traz muitos detalhes e curiosidades. O cara pesquisa muito.

Ontem assisti e vi que a história da entrada da Sony é sempre contada de modo superficial. Mesmo cometendo burradas, se a Nintendo não tivesse quebrado o acordo com a Sony, em 1993 a Nintendo já estava destruída.

Recomendo assistir pq são muitos detalhes. São vários vídeos e cada um tem de duas a três horas.

Fui pesquisar esse video desse tal minicastle para assistir

Putz , é estilo video youtuber que eu nao consigo assistir mais do que 5 minutos infelizmente , acho muito amador e chato demais ver um cara sozinho na tela falando por meia hora

Mas isso é um problema meu , nao consumo nenhum tipo de video de youtube

Vc pega o programa do Hystory e é outro nível , produção profissional , da gosto de assistir

Mesma coisa esses canais youtubers gamers , nao sei como o pessoal gosta de ver um cara sentado numa cadeira falando por meia hora, tenho paciência nao

Programa legal de games era o Cybernet , pena que nao exista nada parecido atual , pois eu assistiria
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.907
Reações
13.956
Pontos
1.474
Um cara começar a falar não quer dizer que ele o fará da mesma forma que outros o fazem. É como dar aula, tem muita gente que não sabe dar aula só falando, tem outros que te prendem atenção do início ao fim.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.826
Reações
13.855
Pontos
803
As duas fontes que você colocou estão retiradas de contexto, a do Jaguar é fruto de desespero com um elefante branco nas mãos, não tem qualquer valor racional. A do Kalinske tem a ver com expectativa, mesmo porque, se dependesse apenas dele e não da SEGA do Japão a batalha por preços teria sido muito mais agressiva do que já rolava antes (a geração 16 bits foi marcada por uma guerra de reduções e precificação, a SEGA utilizou a mesma arma para abafar o SNES). Tudo pode ser visto com detalhes no livro Console Wars que o Minicastle, citado aqui, usa como referência.

O PS não deu certo apenas por preço, muito menos pirataria que nunca foi realmente um grande problema nos grandes mercados de console (e já comia solta na era 16 bits em mercados paralelos), mas tambem por uma estratégia de captação de games extremamente agressiva e um posicionamento muito bem feito do produto, tanto em tecnologia como imagem. Em suma, se pesquisar em fontes academicas, vera que PS é um case de marketing e não uma estratégia picareta de marretar a oposição no preço, está insinuação não faz o menor sentido.

Agora estamos falando a mesma língua, eu rejeito grande parte de como a história foi contada, os fatos não mudam mas a visão sobre eles, eu acompanhei toda a série do minecastle, o rapaz lá é até muito prolixo e tem um vasto conhecimento, o livro console wars não li mas vi várias citações.

pois bem ninguém aqui vai querer colocar todas as fontes históricas dentro do modelo cientifico observando a fonte, a forma e fazendo criticas, buscando a intenção do autor caso seja um fonte escrita, é um baita trabalho e foge aos interesse desse tópico.

O ponto chave é que parte do que sempre falamos é história e parte é PR, Steve Racer disse no video que improvisou o discurso, mas mesmo ele contando isso, sinto que ele está próprio está recontando o fato, na perspectiva atual, mas na época aquilo foi pensado foi combinado para ele subir e só falar 299, ele é sagaz nos negócios e provavelmente sabe criar perspectiva, observou as reações da negativas da apresentação da SEGA e capitalizou isso. reza a lenda que eles estavam todos hospedados no mesmo lugar dias antes da E3, e houve até sabotagem com alguns elementos de marketing da SEGA, balões , banners etc

Olha teu ultimo parágrafo você basicamente faz todo um repetimento dos PRs da Sony, onde ela é boa e o resto é ruim, obviamente isso não é de maldade, é porque as coisas se configurou dessa forma no lançamento do ps2 e do dreamcast, (foi onde a história da quinta geração foi recontada) obviamente pela ótica do playstation e do PR. entende? existe muito buracos, entre eles mal há entrevista por parte dos japoneses, essas questão do preço quase nunca é abordada e pro ai vai. essa é a visão que eu quero passar, não assumir como verdade todas as declarações de empresas.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.907
Reações
13.956
Pontos
1.474
Uma declaração de uma empresa é uma declaração e não uma descrição.

Declarações são pensadas, elas tem s ver com a maneira que as empresas querem que consumidores pensem a respeito dela.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.814
Reações
9.053
Pontos
753
Um cara começar a falar não quer dizer que ele o fará da mesma forma que outros o fazem. É como dar aula, tem muita gente que não sabe dar aula só falando, tem outros que te prendem atenção do início ao fim.

Assisti os primeiros dois minutos , adiantei umas partes e fechei o video

Da nao , chato demais
 

Lumina Lux

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.066
Reações
5.245
Pontos
1.444
Assisti outro dia o episódio sobre o mercado aqui no BR, falaram sobre o Phantom System e de como a Gradiente conseguiu burlar as leis de uso de propriedade intelectual, de como conseguiram lançar jogos exclusivos que foram rejeitados pela Nintendo e de como eles em tese conseguiram criar uma versão do Nintendinho melhor do que a própria Nintendo.

Brother, eu procurei e não achei no Youtube. Vc sabe o nome do episódio?
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.739
Reações
22.519
Pontos
1.129
Só é uma pena ser dublado.

Não sou contra dublagem de modo geral, mas em documentários é foda por causa das entrevistas...
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Brother, eu procurei e não achei no Youtube. Vc sabe o nome do episódio?

Então, acho que esse não tem no canal do yt, só na tv a cabo, é uma série chamada Destravado: Histórias dos Videogames No Brasil, no caso, o episódio é o segundo da primeira temporada.
 
D

Deleted member 101002

Eu falo de 1989. Naquela época os drives de CD eram incomuns. Se funcionasse para ouvir música apenas já estava bom demais. Nintendo previa que ali como um add onde seria só pra isso mesmo.

E por outro lado, concordo contigo. Por isso a Nintendo foi desde o início um trampolim para a Sony. Ela iria entrar hora ou outra no mercado de games. E o drive de CD com o logo Sony ali estampado era uma maneira dela fazer nome já atraindo produtoras pra fazer games para o seu sistema.

Quando o Marcel disse que lá na Nintendo bateu o desespero é porque caiu a ficha de que o que a Sony queria era entrar no mercado de videogames. Ninguém entra nesse mercado motivado só por vingança e ainda faz tudo certinho.

Vingança é o 32x da Sega, com o tom kalynske querendo se provar melhor que os japoneses.

Sem falar que pelo contrato assinado às pressas ela perderia o controle no próprio mercado do SNES.


Fui pesquisar esse video desse tal minicastle para assistir

Putz , é estilo video youtuber que eu nao consigo assistir mais do que 5 minutos infelizmente , acho muito amador e chato demais ver um cara sozinho na tela falando por meia hora

Mas isso é um problema meu , nao consumo nenhum tipo de video de youtube

Vc pega o programa do Hystory e é outro nível , produção profissional , da gosto de assistir

Mesma coisa esses canais youtubers gamers , nao sei como o pessoal gosta de ver um cara sentado numa cadeira falando por meia hora, tenho paciência nao

Programa legal de games era o Cybernet , pena que nao exista nada parecido atual , pois eu assistiria
Assisti os primeiros dois minutos , adiantei umas partes e fechei o video

Da nao , chato demais

Eu apenas ouço como podcast. Não fico assistindo. Gosto dele pq ele faz muita pesquisa, inclusive coloca fontes, e traz mais informações relevantes que esses documentários super produzidos. É questão de gosto mesmo.
 

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.193
Reações
1.800
Pontos
353
Boa postagem. Quando eu tiver um tempo livre eu assisto. Já vi outro documentário do History que achei bem legal sobre a história dos videogames, mas acho que ia até a era Dreamcast.
 
Topo Fundo