O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [ ufOS ] Aliens from Outer Space (+casos, +links, +fotos, +videos).

Você acredita em vida extraterrestre?


  • Total voters
    115

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.017
Pontos
1.044
CASO EMBORNAL - um dos casos mais importantes, senão o maior, da ufologia brasileira e mundial.

102692

Estava eu trabalhando e resolvi ouvir um podcast sobre ufologia que gosto muito chamado Hangar 18. Vou ouvindo enquanto trabalho.
Então passei a conhecer esse tal caso "embornal" e fiquei perplexo com as informações as quais me fizeram fomentar ainda mais essa ânsia em obter novidades, respostas. Tudo ainda é muito turvo e repleto de "talvez, não sei" ou não há um registro descente sobre. Tudo é muito oculto ainda para nós.

Enfim, assim como o caso Villas Boas, se não for verdade a história desse homem, do interior de Minas, sem estudo, que não possuía TV e que dependia de caçar animais para sobreviver, eu passo a desacreditar de tudo.

Curioso os efeitos da radiação da nave e dos seres na fisiologia humana. Sempre os relatos citam náuseas, dores e até câncer.

O Sr Arlindo Santos está vivo até hoje.

Obs : Há um Globo Repórter o qual o protagonista desta história dá seu depoimento.

Leiam o material surpreendente e tirem suas conclusões.

Fonte .: https://ufo.com.br/noticias/caso-do-embornal-discos-voadores-aterrissam-em-mg-nos-anos-70/
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.304
Pontos
1.053
CASO EMBORNAL - um dos casos mais importantes, senão o maior, da ufologia brasileira e mundial.

Visualizar anexo 102692

Estava eu trabalhando e resolvi ouvir um podcast sobre ufologia que gosto muito chamado Hangar 18. Vou ouvindo enquanto trabalho.
Então passei a conhecer esse tal caso "embornal" e fiquei perplexo com as informações as quais me fizeram fomentar ainda mais essa ânsia em obter novidades, respostas. Tudo ainda é muito turvo e repleto de "talvez, não sei" ou não há um registro descente sobre. Tudo é muito oculto ainda para nós.

Enfim, assim como o caso Villas Boas, se não for verdade a história desse homem, do interior de Minas, sem estudo, que não possuía TV e que dependia de caçar animais para sobreviver, eu passo a desacreditar de tudo.

Curioso os efeitos da radiação da nave e dos seres na fisiologia humana. Sempre os relatos citam náuseas, dores e até câncer.

O Sr Arlindo Santos está vivo até hoje.

Obs : Há um Globo Repórter o qual o protagonista desta história dá seu depoimento.

Leiam o material surpreendente e tirem suas conclusões.

Fonte .: https://ufo.com.br/noticias/caso-do-embornal-discos-voadores-aterrissam-em-mg-nos-anos-70/
Como ouvir esse podcast?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
O caso Varginha completa 24 anos hoje!
Segue uma playlist marotenha sobre o caso: https://www.youtube.com/playlist?list=PL-Rsd5Zetz6B8XutEL_xy_UsU3xUPJIzu

Fui pra Varginha recentemente e conversei com gente que vivenciou aquele momento dos anos 90. Houve realmente uma movimentação no mínimo estranha na cidade e o que essa pessoa mais ficou impressionada foi o episódio do hospital e a morte do policial. A senhora que conversei garante que depois disso já viu alguns UFO's no céu de Varginha à noite.

É uma pena que a cidade não soube aproveitar (ou teve pressão para ignorar) o turismo ufológico. Teria um potencial enorme.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.017
Pontos
1.044
Fui pra Varginha recentemente e conversei com gente que vivenciou aquele momento dos anos 90. Houve realmente uma movimentação no mínimo estranha na cidade e o que essa pessoa mais ficou impressionada foi o episódio do hospital e a morte do policial. A senhora que conversei garante que depois disso já viu alguns UFO's no céu de Varginha à noite.

É uma pena que a cidade não soube aproveitar (ou teve pressão para ignorar) o turismo ufológico. Teria um potencial enorme.
Aí fica a dúvida no ar....a queda desse suposto UFO foi por mero acaso ou Varginha tem algo que possa ser atrativa para visitantes externos ? Tipo mata densa, lagos ou rios, minerais.

PS : Nesse caso é interessante conversar com idosos ou pessoas mais matutas, sei lá, me passam mais credibilidade.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.432
Reações
24.335
Pontos
903
Fui pra Varginha recentemente e conversei com gente que vivenciou aquele momento dos anos 90. Houve realmente uma movimentação no mínimo estranha na cidade e o que essa pessoa mais ficou impressionada foi o episódio do hospital e a morte do policial. A senhora que conversei garante que depois disso já viu alguns UFO's no céu de Varginha à noite.

É uma pena que a cidade não soube aproveitar (ou teve pressão para ignorar) o turismo ufológico. Teria um potencial enorme.
É o que eu sempre digo: você tem que remover esse fator "ufo" e tentar entender o que aconteceu.
Muita gente tem preconceito sobre o assunto e nem procura saber o que realmente houve por esse motivo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
É o que eu sempre digo: você tem que remover esse fator "ufo" e tentar entender o que aconteceu.
Muita gente tem preconceito sobre o assunto e nem procura saber o que realmente houve por esse motivo.

Mas a senhora, esposo e filho afirmaram categoricamente que a cidade é propícia a avistamentos. Pode ser pela base militar próxima (três corações)... ou não.
Eu gostaria de ter visto algo, até fiquei observando o céu por um longo tempo, mas nada.
Fui na "praça do ET" e tirei foto lá. Tem souvenir em algumas lojas, mas nada demais. Era pra ter no mínimo uma exposição permanente sobre o caso, organização de um dia ou semana oficial da cidade para avistamento, tour pelos locais relatados, etc.

O terreno em que as meninas viram a criatura tá lá até hoje. Cercado. O dono não quis construir nada, vai ver está esperando valorizar mais.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Não lembro de ouvido falar desse vídeo de São Paulo, orbes são muito interessantes e bem misteriosos também:



Certamente são naves autônomas ou guiadas remotamente.


Eu testemunhei pessoalmente algo semelhante algumas décadas atrás, no jardim da casa da minha avó.

A impressão é que a esfera tinha tamanho muito pequeno (a julgar pela distância, não maior do que uma bola de bilhar).
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
Aí fica a dúvida no ar....a queda desse suposto UFO foi por mero acaso ou Varginha tem algo que possa ser atrativa para visitantes externos ? Tipo mata densa, lagos ou rios, minerais.

PS : Nesse caso é interessante conversar com idosos ou pessoas mais matutas, sei lá, me passam mais credibilidade.

Ainda acho que os UFO's são tecnologia daqui mesmo da Terra. Não assisti ou li nada que realmente me convencesse que são de fora.
Dito isso, acho que a proximidade de uma base militar pode ser a chave para explicar o "magnetismo" da região.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Ainda acho que os UFO's são tecnologia daqui mesmo da Terra. Não assisti ou li nada que realmente me convencesse que são de fora.
Dito isso, acho que a proximidade de uma base militar pode ser a chave para explicar o "magnetismo" da região.

Há um punhado de UFOs que supostamente caíram em localidades diferentes pelo planeta.

Os engenheiros mecânicos ETs devem ser bem ruins. Tecnologia rústica e projetos cheios de falhas.
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.546
Pontos
1.094
Ainda acho que os UFO's são tecnologia daqui mesmo da Terra. Não assisti ou li nada que realmente me convencesse que são de fora.
Dito isso, acho que a proximidade de uma base militar pode ser a chave para explicar o "magnetismo" da região.

Muito militar que eu tive oportunidade de perguntar (gente de três corações) me falou que algo aconteceu, mas não vazou.

Tem quem diga que seja lá o que for que foi capturado, foi direto pra base e depois já voou. Um relato em específico me disse que os 5 militares envolvidos no transporte foram transferidos assim que voltaram da missão. Promovidos e transferidos.

Acho um pouco fantasia e um pouco de realidade nos contos
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Há um punhado de UFOs que supostamente caíram em localidades diferentes pelo planeta.

Os engenheiros mecânicos ETs devem ser bem ruins. Tecnologia rústica e projetos cheios de falhas.
Eu gosto de imaginar a hipótese de alguém ter morrido no espaço então a nave ficou vagando por aí pela eternidade... até cair em algum planeta.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Eu gosto de imaginar a hipótese de alguém ter morrido no espaço então a nave ficou vagando por aí pela eternidade... até cair em algum planeta.

Naves de seres cuja tecnologia supostamente permite viagem em velocidades superiores à da luz e exploração intergalática certamente seriam dotadas de um "piloto automático" que evitasse ficarem à deriva.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Naves de seres cuja tecnologia supostamente permite viagem em velocidades superiores à da luz e exploração intergalática certamente seriam dotadas de um "piloto automático" que evitasse ficarem à deriva.
Só se tiver desenvolvido a tecnologia da inteligencia artificial, tu pode ser muito avançado em uma área mas rudimentar em outras.

Não é pq tu tem 9 mulheres grávidas juntas que o bebe vai nascer em 1 mês.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Só se tiver desenvolvido a tecnologia da inteligencia artificial, tu pode ser muito avançado em uma área mas rudimentar em outras.

Não é pq tu tem 9 mulheres grávidas juntas que o bebe vai nascer em 1 mês.

Acho muito pouco provável que uma civilização tecnologicamente tão avançada estaria disposta a deixar suas naves dando sopa aí pelo espaço, podendo cair nas mãos de qualquer um.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.432
Reações
24.335
Pontos
903
Ainda acho que os UFO's são tecnologia daqui mesmo da Terra. Não assisti ou li nada que realmente me convencesse que são de fora.
Dito isso, acho que a proximidade de uma base militar pode ser a chave para explicar o "magnetismo" da região.
O terreno está à venda. Estão pedindo 200k.
 
Ultima Edição:

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Acho muito pouco provável que uma civilização tecnologicamente tão avançada estaria disposta a deixar suas naves dando sopa aí pelo espaço, podendo cair nas mãos de qualquer um.
Fala isso pra Tesla que mandou um carro lá pra casa do c***lho só pq podia, ou então o monte de sonda que custa milhares de dólares que se perdeu por aí.

Sem contar que não precisa ser capaz de viajar na velocidade da luz pra viajar no espaço, senão nem a humanidade teria conseguido montar a ISS.
 
Ultima Edição:

Extrusor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.140
Reações
2.243
Pontos
453
O grande lance nesse assunto de ufologia é q a gente fica limitado pelo nosso conhecimento atual e a partir daí a gente fica "teorizando" TB com base no q conhecemos, agora imagine uma raça q surgiu e se desenvolveu em outro planeta, muito provavelmente num clima totalmente diferente do nosso, caramba são tantas variáveis e é isso q me deixa fascinado com esse tema.
 

Extrusor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.140
Reações
2.243
Pontos
453
Fala isso pra Tesla que mandou um carro lá pra casa do c***lho só pq podia, ou então o monte de sonda que custa milhares de solares que se perdeu por aí.

Sem contar que não precisa ser capaz de viajar na velocidade da luz pra viajar no espaço, senão nem a humanidade teria conseguido montar a ISS.

A tesla já está conseguindo retornar os foguetes dela pelo que parece, e sobre viajar no espaço não tem nada a ver com velocidade rs, a velocidade da luz ou oq seja seria importante para cobrir as absurdas distâncias no espaço, e por falar em velocidade da luz, na vdd parece q mesmo ela não seria o melhor meio pra se locomover na vastidão do espaço.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.490
Reações
91.286
Pontos
1.503
Se por "sorte" o homem encontrasse um buraco de minhoca aqui nas redondezas, mesmo com tecnologia "rudimentar" poderíamos percorrer uma distância espacial absurda. Isso se essa teoria se confirmar mesmo.
Por enquanto prefiro ainda acreditar que tudo está contido nesse planeta.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Acho muito pouco provável que uma civilização tecnologicamente tão avançada estaria disposta a deixar suas naves dando sopa aí pelo espaço, podendo cair nas mãos de qualquer um.

Realmente é um paradoxo interessante: eu tenho tecnologia para viajar a milhares/milhões de anos luz pelo espaço...mas não tenho um reboque sequer de disco voador.

Outro mais interessante é este: eu tenho conhecimento e tecnologia para viajar milhares/milhões de anos luz pelo espaço...mas invisto isso enfiando sonda no cu de caipiras no interior dos USA, ou visitando Varginha no Brasil, que não tem porra nenhuma a não ser caipiras também. Sério...não faz sentido algum.

Acho que os ET`S tem alguma tara mal resolvida com caipiras.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Realmente é um paradoxo interessante: eu tenho tecnologia para viajar a milhares/milhões de anos luz pelo espaço...mas não tenho um reboque sequer de disco voador.

Outro mais interessante é este: eu tenho conhecimento e tecnologia para viajar milhares/milhões de anos luz pelo espaço...mas invisto isso enfiando sonda no cu de caipiras no interior dos USA, ou visitando Varginha no Brasil, que não tem porra nenhuma a não ser caipiras também. Sério...não faz sentido algum.

Acho que os ET`S tem alguma tara mal resolvida com caipiras.

É bem por aí mesmo. lol
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.304
Pontos
1.053
Realmente é um paradoxo interessante: eu tenho tecnologia para viajar a milhares/milhões de anos luz pelo espaço...mas não tenho um reboque sequer de disco voador.

Outro mais interessante é este: eu tenho conhecimento e tecnologia para viajar milhares/milhões de anos luz pelo espaço...mas invisto isso enfiando sonda no cu de caipiras no interior dos USA, ou visitando Varginha no Brasil, que não tem porra nenhuma a não ser caipiras também. Sério...não faz sentido algum.

Acho que os ET`S tem alguma tara mal resolvida com caipiras.
Mas a maioria dos locais é relacionado a minerios raros, energia nuclear ou instalação militar.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.250
Reações
22.577
Pontos
1.324
Ainda acho que os UFO's são tecnologia daqui mesmo da Terra. Não assisti ou li nada que realmente me convencesse que são de fora.
Dito isso, acho que a proximidade de uma base militar pode ser a chave para explicar o "magnetismo" da região.


Da terra temos o famoso Tr3-Bb Aurora.

Quanto ao caso Varginha creio se tratar de um Robô biológico conforme foi dito a algumas páginas atrás.

na roça chamam esses seres de demoinhos. Teve um user que adolescente foi se embrenhar no meio da mata com o resto da garotada e viu um. disse que correu como nunca de susto.

Segundo o o programa Cosmic Disclousure, esses seres tem uma inteligência limitada, foram criados na intenção de coleta da fauna e flora para pesquisas.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.017
Pontos
1.044
OFF : tava trocando ideia com um colega de trabalho que também curte devanear a respeito de ufologia e afins.

Para ele não existe vida inteligente fora da Terra e caso exista esta não será, na opinião dele, humanóide. Para ele o que existe são as seguintes opções :

- Nós do futuro ( ou vários de nós de futuros distintos com estrutura física diferenciada em função do processo evolutivo )

- Reptilianos. O cara não crê com fé mas para ele é conveniente esses vídeos de YouTube onde mostra um frame do Obama, Lady Gaga e outros mostrando um olho de réptil ou dentes e pele alterada, como numa breve transição por desconforto a forma humana.

Nossa discussão sempre é sadia e nos confrontamos com nossos argumentos. Sempre empatamos.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.250
Reações
22.577
Pontos
1.324
OFF : tava trocando ideia com um colega de trabalho que também curte devanear a respeito de ufologia e afins.

Para ele não existe vida inteligente fora da Terra e caso exista esta não será, na opinião dele, humanóide. Para ele o que existe são as seguintes opções :

- Nós do futuro ( ou vários de nós de futuros distintos com estrutura física diferenciada em função do processo evolutivo )

- Reptilianos. O cara não crê com fé mas para ele é conveniente esses vídeos de YouTube onde mostra um frame do Obama, Lady Gaga e outros mostrando um olho de réptil ou dentes e pele alterada, como numa breve transição por desconforto a forma humana.

Nossa discussão sempre é sadia e nos confrontamos com nossos argumentos. Sempre empatamos.


kk Dizem que nosso grupo de estrelas locais existem 52 espécies parecidas conosco.

tipo um ser humano com os olhos ligeiramente maiores, com a cor de pele mais pro índio, estatura média maior etc.

Conforme disse corey goode e outros informantes essa região da galáxia foi semeada por um grupo de espécies que eles chamam de fazendeiros genéticos, algo como visto nas continuações dos filmes do Alien.

No futuro bem capaz, de uma dessas serem os renponsáveis pelo primeiro contato oficial visando não asssutar as pessoas.

Fora as outras Espécies como os reptilianos que vc citou , arcturianos etc.

creio que deve ter espécies que devem ter milhões de anos de evolução. Nós vivemos tão pouco que fica absurdo mensurar essa escala de tempo.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.017
Pontos
1.044
E esse papo de Tom Delonge ter um pedaço de "metamaterial" ?
Quem é esse cara além de baterista do Blink-182 e porque ele se tornou uma """""""""""referência"""""""""" ? X-Files já havia mencionado isso na década de 90 quando pegam um palerma e dão a ele algumas informações, assim você desvia a manada para outra direção.

Dissertem.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.304
Pontos
1.053
E esse papo de Tom Delonge ter um pedaço de "metamaterial" ?
Quem é esse cara além de baterista do Blink-182 e porque ele se tornou uma """""""""""referência"""""""""" ? X-Files já havia mencionado isso na década de 90 quando pegam um palerma e dão a ele algumas informações, assim você desvia a manada para outra direção.

Dissertem.
Ele sempre foi ligado ao tema.
Ai, deu um tempo na carreira de músico e começou a fazer contatos no governo e no exército americano. Foi quando conheceu o L. Elizondo, que era um cara do exército responsavel por pesquisar essas paradas pro governo norte-americano. No inicio, o lance era meio que escondido. Ai teve um vazamento de informações e espuseram o Elizondo. O Tom DeLknge então fundou a To The Stars Academy, reunindo gente da pesada na area do governo e na area ufologica.

Um dos maiores méritos deles foram tornar publicos os videos do Tic-Tac Ufo.

Assista a serie Unidentified, do History Channel.

Tem link com todos os episódios em algum post por aqui.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.250
Reações
22.577
Pontos
1.324
Ele sempre foi ligado ao tema.
Ai, deu um tempo na carreira de músico e começou a fazer contatos no governo e no exército americano. Foi quando conheceu o L. Elizondo, que era um cara do exército responsavel por pesquisar essas paradas pro governo norte-americano. No inicio, o lance era meio que escondido. Ai teve um vazamento de informações e espuseram o Elizondo. O Tom DeLknge então fundou a To The Stars Academy, reunindo gente da pesada na area do governo e na area ufologica.

Um dos maiores méritos deles foram tornar publicos os videos do Tic-Tac Ufo.

Assista a serie Unidentified, do History Channel.

Tem link com todos os episódios em algum post por aqui.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Apesar que ele e seu grupo são os que defendem uma relevação parcial.

As vezes acho que eles são mais para desinformar do que outra coisa. Tipo o pessoal daquele programa do Hangar 51 algo assim que passava no History.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.017
Pontos
1.044
Apesar que ele e seu grupo são os que defendem uma relevação parcial.

As vezes acho que eles são mais para desinformar do que outra coisa. Tipo o pessoal daquele programa do Hangar 51 algo assim que passava no History.
Eu tenho o mesmo raciocínio pois qual o propósito de venerarem ou darem voz a um guitarrista de banda infanto juvenil ?! Não há sentido.

E esse militar que o acompanhava também não abriu o jogo 100% nem com ele nem conosco que acompanhamos de longe.

Tem caroço nesse angú.

E qual é dessa REVELAÇÃO PARCIAL ? Uma revelação é uma revelação ou não é !? Não te contestando, mas isso me deixa puto.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.250
Reações
22.577
Pontos
1.324
Eu tenho o mesmo raciocínio pois qual o propósito de venerarem ou darem voz a um guitarrista de banda infanto juvenil ?! Não há sentido.

E esse militar que o acompanhava também não abriu o jogo 100% nem com ele nem conosco que acompanhamos de longe.

Tem caroço nesse angú.

E qual é dessa REVELAÇÃO PARCIAL ? Uma revelação é uma revelação ou não é !? Não te contestando, mas isso me deixa puto.

Revelação parcial, por exemplo.

Citando a situação da antártica.

Vão te mostrar uns ossos de animais antigos e umas ruínas antigas e te falar que já houve um assentamento humano ali a milhares de anos.

Mas vamos dizer que eles achem mais artefatos alienígenas e evidências de civilizações de outros planetas que já tenham feito uma base ali num passado remoto, isso eles iriam te ocultar.

Seria um cala boca para o grande público e eles vão controlando a narrativa.
Assistindo o Above majestic e Cosmic secret vc entenderá melhor a questão.
 
Ultima Edição:

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.017
Pontos
1.044
Revelação parcial, por exemplo.

Citando a situação da antártica.

Vão te mostrar uns ossos de animais antigos e umas ruínas antigas e te falar que já vhouve um assentamento humano ali a milhares de anos.

Mas vamos dizer que eles acham mais artefatos alienigenas e evidências de civilizões de outros planetas que já tenham feito uma base ali num passado remoto, isso eles iriam te ocultar.

Seria um cala boca para o grande público e eles vão controlando a narrativa.
Assistindo o Above majestic e Cosmic secret vc entenderá melhor a questão.
E aproveitando o encejo do OFF, na tua opinião, com tudo que você leu, assistiu e aprendeu, o que tem na Antártida na sua opinião ?
 
Topo Fundo