O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Raspberry Pi 4 anunciado e já disponível! - Quad A72 1.5Ghz, 1/2/4GB RAM, Dual HDMI, 4k@60, USB 3.0, Gigabit LAN, 2.4/5 Ghz Wifi, BT 5.0 e etc.

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.350
Reações
10.980
Pontos
1.409
Se o salto mantiver a proporção tem a possibilidade de se tornar um produto com alto apelo comercial, vai valer a pena para muitas aplicações em empresas, não sei o que aconteceria com o RPi
Até pra uso em casa, com o Pi4 já tá quase no nivel em que, pra usar pra internet, videos e musica, dá pra trocar um desktop pelo Pi sem maiores problemas. se melhorar um pouco, isso fica de fato mto possivel. Seria legal tbm um Pi Zero 2 com o poder de um Pi 4. Viraria um PC portátil na forma de pendrive.
Mas confesso que não consigo ver que outras tarefas esse poder computacional extra poderia deixar os Pi fazerem. Digo, que tipo de projeto hoje em dia n é viável pq a CPU é mto fraca, e com esses incrementos, se tornaria viável?
Tudo que vejo é ele fazendo melhor o que já fazia, mas nada realmente novo.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.159
Reações
172.610
Pontos
1.714
Até pra uso em casa, com o Pi4 já tá quase no nivel em que, pra usar pra internet, videos e musica, dá pra trocar um desktop pelo Pi sem maiores problemas. se melhorar um pouco, isso fica de fato mto possivel. Seria legal tbm um Pi Zero 2 com o poder de um Pi 4. Viraria um PC portátil na forma de pendrive.
Mas confesso que não consigo ver que outras tarefas esse poder computacional extra poderia deixar os Pi fazerem. Digo, que tipo de projeto hoje em dia n é viável pq a CPU é mto fraca, e com esses incrementos, se tornaria viável?
Tudo que vejo é ele fazendo melhor o que já fazia, mas nada realmente novo.

Nesse preço de $35 não tem muito milagre. Subisse para $45 ou até $55 dava para ter melhores expectativas nesse sentido.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.350
Reações
10.980
Pontos
1.409
Nesse preço de $35 não tem muito milagre. Subisse para $45 ou até $55 dava para ter melhores expectativas nesse sentido.
O Pi4 de 4gb já tem preço oficial de 55 haha.
Mas de toda forma, que outro uso vc imagina que seria possivel se subisse um pouco o preço? pq mesmo emuladores eu considero que tem um limite bem próximo pra se chegar. acho que depois da geração ps2, emulador é complicado até pra desktop, imagina pra um Pi. Os softwares ainda são mto capengas, a coisa complicou demais depois da geração ps2. imagino que qualquer uso novo se daria pela sua portabilidade e uso de sensores, pq mesmo PC que tem mto mais poder de processamento eu n vejo utilidades mto maiores que de um Pi, exceto pra jogos e softwares 3D tipo autocad. E o fato de ter windows haha
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.907
Reações
7.716
Pontos
453
Pi 4 2GB agora tem um corte permanente de preço

A birthday gift: 2GB Raspberry Pi 4 now only $35
Posted by Eben Upton
Chief Executive Raspberry Pi Trading
27th Feb 2020

2GBpricedrop.gif


Happy birthday to us
In two days’ time, it will be our eighth birthday (or our second, depending on your point of view). Many of you set your alarms and got up early on the morning of 29 February 2012, to order your Raspberry Pi from our newly minted licensee partners, RS Components and Premier Farnell. In the years since, we’ve sold over 30 million Raspberry Pi computers; we’ve seen our products used in an incredible range of applications all over the world (and occasionally off it); and we’ve found our own place in a community of makers, hobbyists, engineers and educators who are changing the world, one project, or one student, at a time.

The first Raspberry Pi
When we first started talking about Raspberry Pi 1 Model B back in 2011, we were very clear about what we were trying to build: a desktop Linux PC with interfacing capabilities for $35. At the time, it seemed obvious that our low price point would come with compromises. Even though you could use your Raspberry Pi 1 to watch HD video, or play Quake 3, or compile the Linux kernel, or automate a factory, some things – like browsing modern, JavaScript-heavy websites – were out of reach.

ubuntu.jpg


Improving performance
Every subsequent product – from quad-core Raspberry Pi 2 in 2015, to 64-bit Raspberry Pi 3 in 2016, to Raspberry Pi 3+ in 2018 – whittled down those compromises a little further. By offering steadily increasing processing power at a time when the performance of traditional PCs had begun to stagnate, we were gradually able to catch up with typical PC use cases. With each generation, more people were able to use a Raspberry Pi as their daily-driver PC.

The Raspberry Pi I’d buy for my parents
Until, in June of last year, we launched Raspberry Pi 4. Roughly forty times faster than the original Raspberry Pi, for the first time we have a no-compromises PC for the majority of users. I’ve described Raspberry Pi 4 as “the Raspberry Pi I’d buy for my parents”, and since I bought them a Desktop Kit for Christmas they’ve found it to be basically indistinguishable in performance and functionality from other PCs.


DESKTOP_KIT_CONTENTS_TRANS-scaled-e1575625369518.png

In a sense, this was a “mission accomplished” moment. But Raspberry Pi 4 brought its own compromises: for the first time we couldn’t fit as much memory as we wanted into the base product. While the $35 1GB device makes a great media player, home server, or embedded controller, to get the best desktop experience you need at least 2GB of RAM. At launch this would have cost you $45.

Dropping the price of 2GB
Which brings us to today’s announcement. The fall in RAM prices over the last year has allowed us to cut the price of the 2GB variant of Raspberry Pi 4 to $35. Effective immediately, you will be able to buy a no-compromises desktop PC for the same price as Raspberry Pi 1 in 2012. In comparison to that original machine, we offer:
  • 40× the CPU performance
  • 8× the memory
  • 10× the I/O bandwidth
  • 4× the number of pixels on screen
  • Two screens instead of one
  • Dual-band wireless networking
And of course, thanks to inflation, $35 in 2012 is equivalent to nearly $40 today. So effectively you’re getting all these improvements, and a $5 price cut.
We’re going to keep working to make Raspberry Pi a better desktop computer. But this feels like a great place to be, eight years in. We hope you’ve enjoyed the first eight years of our journey as much as we have: here’s to another eight!

FAQs

Is this a permanent price cut?
Yes.

What about the 1GB product?
In line with our commitment to long-term support, the 1GB product will remain available to industrial and commercial customers, at a list price of $35. As there is no price advantage over the 2GB product, we expect most users to opt for the larger-memory variant.

What about the 4GB product?
The 4GB variant of Raspberry Pi 4 will remain on sale, priced at $55.

Deveriam fazer um corte no preço do kit com mouse e teclado oficial, já vi nego vendendo por 200 reais no ML esses kits, até importando não sai barato.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.350
Reações
10.980
Pontos
1.409
Pi 4 2GB agora tem um corte permanente de preço

A birthday gift: 2GB Raspberry Pi 4 now only $35
Posted by Eben Upton
Chief Executive Raspberry Pi Trading
27th Feb 2020

2GBpricedrop.gif


Happy birthday to us
In two days’ time, it will be our eighth birthday (or our second, depending on your point of view). Many of you set your alarms and got up early on the morning of 29 February 2012, to order your Raspberry Pi from our newly minted licensee partners, RS Components and Premier Farnell. In the years since, we’ve sold over 30 million Raspberry Pi computers; we’ve seen our products used in an incredible range of applications all over the world (and occasionally off it); and we’ve found our own place in a community of makers, hobbyists, engineers and educators who are changing the world, one project, or one student, at a time.

The first Raspberry Pi
When we first started talking about Raspberry Pi 1 Model B back in 2011, we were very clear about what we were trying to build: a desktop Linux PC with interfacing capabilities for $35. At the time, it seemed obvious that our low price point would come with compromises. Even though you could use your Raspberry Pi 1 to watch HD video, or play Quake 3, or compile the Linux kernel, or automate a factory, some things – like browsing modern, JavaScript-heavy websites – were out of reach.

ubuntu.jpg


Improving performance
Every subsequent product – from quad-core Raspberry Pi 2 in 2015, to 64-bit Raspberry Pi 3 in 2016, to Raspberry Pi 3+ in 2018 – whittled down those compromises a little further. By offering steadily increasing processing power at a time when the performance of traditional PCs had begun to stagnate, we were gradually able to catch up with typical PC use cases. With each generation, more people were able to use a Raspberry Pi as their daily-driver PC.

The Raspberry Pi I’d buy for my parents
Until, in June of last year, we launched Raspberry Pi 4. Roughly forty times faster than the original Raspberry Pi, for the first time we have a no-compromises PC for the majority of users. I’ve described Raspberry Pi 4 as “the Raspberry Pi I’d buy for my parents”, and since I bought them a Desktop Kit for Christmas they’ve found it to be basically indistinguishable in performance and functionality from other PCs.


DESKTOP_KIT_CONTENTS_TRANS-scaled-e1575625369518.png

In a sense, this was a “mission accomplished” moment. But Raspberry Pi 4 brought its own compromises: for the first time we couldn’t fit as much memory as we wanted into the base product. While the $35 1GB device makes a great media player, home server, or embedded controller, to get the best desktop experience you need at least 2GB of RAM. At launch this would have cost you $45.

Dropping the price of 2GB
Which brings us to today’s announcement. The fall in RAM prices over the last year has allowed us to cut the price of the 2GB variant of Raspberry Pi 4 to $35. Effective immediately, you will be able to buy a no-compromises desktop PC for the same price as Raspberry Pi 1 in 2012. In comparison to that original machine, we offer:
  • 40× the CPU performance
  • 8× the memory
  • 10× the I/O bandwidth
  • 4× the number of pixels on screen
  • Two screens instead of one
  • Dual-band wireless networking
And of course, thanks to inflation, $35 in 2012 is equivalent to nearly $40 today. So effectively you’re getting all these improvements, and a $5 price cut.
We’re going to keep working to make Raspberry Pi a better desktop computer. But this feels like a great place to be, eight years in. We hope you’ve enjoyed the first eight years of our journey as much as we have: here’s to another eight!

FAQs

Is this a permanent price cut?
Yes.

What about the 1GB product?
In line with our commitment to long-term support, the 1GB product will remain available to industrial and commercial customers, at a list price of $35. As there is no price advantage over the 2GB product, we expect most users to opt for the larger-memory variant.

What about the 4GB product?
The 4GB variant of Raspberry Pi 4 will remain on sale, priced at $55.

Deveriam fazer um corte no preço do kit com mouse e teclado oficial, já vi nego vendendo por 200 reais no ML esses kits, até importando não sai barato.
muito bom. não me incomoda n mexerem no preço do de 1gb, pq a tendência é ele morrer mesmo. mas triste de não terem baixado um pouco o de 4GB tbm.
De toda forma, se for pegar um segundo Pi4, já sei que pego o de 2gb. Com 20 dólares de diferença, o de 4gb na minha opinião não vale mais a pena. Mais negócio comprar 2 de 2gb e usar o docker pra funcionarem em cluster.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.907
Reações
7.716
Pontos
453
muito bom. não me incomoda n mexerem no preço do de 1gb, pq a tendência é ele morrer mesmo. mas triste de não terem baixado um pouco o de 4GB tbm.
De toda forma, se for pegar um segundo Pi4, já sei que pego o de 2gb. Com 20 dólares de diferença, o de 4gb na minha opinião não vale mais a pena. Mais negócio comprar 2 de 2gb e usar o docker pra funcionarem em cluster.
Com esse corte de preço praticamente mataram a versão de 1GB, vou acabar comprando essa versão do Pi 4 com 2GB para usar como torrent box.

Estou aguardando chegar a fonte oficial que importei para começar a usar meu Pi 4, fiquei um pouco decepcionado em saber que a fonte original não tem botão power, até as fontes genéricas possuem.

Tem algum meio barato e não muito difícil de adicionar um botão reset e power no Pi 4?

Aquela case parruda da Argon tem esses botões mas é bem carinha.
 


_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.350
Reações
10.980
Pontos
1.409
Com esse corte de preço praticamente mataram a versão de 1GB, vou acabar comprando essa versão do Pi 4 com 2GB para usar como torrent box.

Estou aguardando chegar a fonte oficial que importei para começar a usar meu Pi 4, fiquei um pouco decepcionado em saber que a fonte original não tem botão power, até as fontes genéricas possuem.

Tem algum meio barato e não muito difícil de adicionar um botão reset e power no Pi 4?

Aquela case parruda da Argon tem esses botões mas é bem carinha.
acho que é relativamente fácil com os GPIO. numa googleada rápida achei isso aqui.


parece mais complicado do que pensei inicialmente, mas nada de outro mundo. esse botão não corta a energia simplesmente. ele inicia o processo de shutdown correto pelo software pelo que entendi.
fazer um on/off que corta a energia deve ser bem fácil. se bobear, deve ter algum plugzinho USB pra encaixar no USB C que tenha um on/off pra setar a energia.tem sempre a opção de cortar o fio e emendar um botão no meio. mas fica meio gambiarra né haha
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.034
Reações
5.649
Pontos
1.164
Não usem o Lakka, tem imagem do Retropie pronta customizada pro Rasp 4, postei acima e venho trazer minha experiência.

Tudo prontinho, do início ao fim, todos os jogos com capa e video preview.
Praticamente todas as Roms funcionando.

Emulador de DreamCast está muito bom.
Emulador de PSP impressiona.
Emulador de 64 na medida do possível por ser linux.

Configurações facilitadas para Joystick.
Utilizei meus Dual Shocks sem nenhum dificuldade.

A única coisa que precisa ser feita antes de aproveitar é setar a resolução interna da emulação, visto que o sistema se adequa ao dispositivo conectado, no meu caso, uma TV 4k, fica injogável nessa resolução.
Sabe de algum link atualizado? Achei no arcadepunks, mas o de lá tem meses...
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.034
Reações
5.649
Pontos
1.164
Aproveitando, o cooler só liga qndo ferve ou tem como deixar ele ligado desde o inicio? O meu nao liga quando inicia o rasp.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.315
Reações
175.856
Pontos
2.234
A DFI conseguiu colocar um Ryzen R1000 Embedded numa placa do tamanho do RPi:

http://linuxgizmos.com/raspberry-pi-sized-sbc-is-smallest-ryzen-r1000-based-model-yet/

2C/4T, Vega 3, basicamente um Athlon 200GE. Consome bem mais, 12W. Sem preço.
A própria AMD já anunciou que terá uma opção de 6W, igualmente 2C/4T com Vega 3, mas com TDP de 6W...1.2Ghz, 2.6Ghz em turbo.

Não acredito que vá concorrer com o Pi em preço, mas não deixa de ser legal um x86 no formato.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
A DFI conseguiu colocar um Ryzen R1000 Embedded numa placa do tamanho do RPi:

http://linuxgizmos.com/raspberry-pi-sized-sbc-is-smallest-ryzen-r1000-based-model-yet/

2C/4T, Vega 3, basicamente um Athlon 200GE. Consome bem mais, 12W. Sem preço.
A própria AMD já anunciou que terá uma opção de 6W, igualmente 2C/4T com Vega 3, mas com TDP de 6W...1.2Ghz, 2.6Ghz em turbo.

Não acredito que vá concorrer com o Pi em preço, mas não deixa de ser legal um x86 no formato.

Acredito que daqui uns 2 anos vamos ter opçoes desse tipo mais abertas ao publico, faz MUITO tempo que eu to aguardando algo do tipo
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.034
Reações
5.649
Pontos
1.164

[128gb].Nostalgia.Trip.Pi4-Damaso
Divirta-se
Mas esse ta atualizado? Deixa aproveitar, o cooler do meu rasp n gira, tem q ativar? Hehe

Enviado de meu S10 usando o Tapatalk
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Mas esse ta atualizado? Deixa aproveitar, o cooler do meu rasp n gira, tem q ativar? Hehe

Enviado de meu S10 usando o Tapatalk

Essa imagem está com tudo funcionando perfeito.
Só se atente ao tamanho, são 128 Giabytes de emulação, tenha um SD Card com essa capacidade.

O Cooler tem que estar ligado nos pinos corretos da placa, é o segundo e o terceiro, com a placa deitada.

0-2A-5-v-3-3-v-Ventilador-de-Refrigera-o-Cooler-Para-Raspberry-Pi-Modelo.jpg_960x960.jpg
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.034
Reações
5.649
Pontos
1.164
Essa imagem está com tudo funcionando perfeito.
Só se atente ao tamanho, são 128 Giabytes de emulação, tenha um SD Card com essa capacidade.

O Cooler tem que estar ligado nos pinos corretos da placa, é o segundo e o terceiro, com a placa deitada.

0-2A-5-v-3-3-v-Ventilador-de-Refrigera-o-Cooler-Para-Raspberry-Pi-Modelo.jpg_960x960.jpg
Certo, eu até ja tinha baixado essa imagem, mas como ia demorar fiz a flash do Lakka, ta funcionando ok, mas precisa ir configurando.
O cooler está nos pinos certos, mas não gira. Sabe se tem algum comando pra ativar, verificar? Obrigado.

Enviado de meu S10 usando o Tapatalk
 

joyzao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.675
Reações
454
Pontos
809
Galera quanto ta valendo um rasp pi3b v1.2 para vender? Completo , case, fonte, dissipador e cartão...

Valeu
 

met-reload

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.153
Reações
4.020
Pontos
1.059
Qual melhor sistema operacional para um rasp pi3?
A ideia é deixar o rasp com torrent.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.860
Reações
10.518
Pontos
1.069
O Batocera Beta já está disponível pro Pi 4.


Qual melhor sistema operacional para um rasp pi3?
A ideia é deixar o rasp com torrent.
Eu estou usando openmediavault e nele instalei os contêineres docker do qbittorrent e do Plex. Eu boto ele para baixar os torresmos e depois de terminar o download o qbittorrent transfere o conteúdo para a pasta correspondente (filmes, séries e etc) para o Plex. Funciona perfeitamente no meu Pi 4, não deve funcionar mal no Pi 3.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

met-reload

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.153
Reações
4.020
Pontos
1.059
O Batocera Beta já está disponível pro Pi 4.


Eu estou usando openmediavault e nele instalei os contêineres docker do qbittorrent e do Plex. Eu boto ele para baixar os torresmos e depois de terminar o download o qbittorrent transfere o conteúdo para a pasta correspondente (filmes, séries e etc) para o Plex. Funciona perfeitamente no meu Pi 4, não deve funcionar mal no Pi 3.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Vou pesquisar sobre, obrigado pela informação!
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.838
Reações
11.004
Pontos
753
galera quanto custa em média um kitzinho do rasp pi3? case, fonte, etc.
a ideia é deixar emuladores até PS1.
uma vez testei numa hamburgueria, mas tinha certo input lag nos jogos, é normal isso? os controles eram genéricos de ps2, não sei se era isso.

tem algum vendedor que faça num preço legal?
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.296
Reações
27.411
Pontos
1.379
galera quanto custa em média um kitzinho do rasp pi3? case, fonte, etc.
a ideia é deixar emuladores até PS1.
uma vez testei numa hamburgueria, mas tinha certo input lag nos jogos, é normal isso? os controles eram genéricos de ps2, não sei se era isso.

tem algum vendedor que faça num preço legal?

pra ps1 até o raspi2 roda de boa tenho o 2 aqui e rodo tudo de boa
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
galera quanto custa em média um kitzinho do rasp pi3? case, fonte, etc.
a ideia é deixar emuladores até PS1.
uma vez testei numa hamburgueria, mas tinha certo input lag nos jogos, é normal isso? os controles eram genéricos de ps2, não sei se era isso.

tem algum vendedor que faça num preço legal?
O input lag pode ser da TV. Aqui em casa deu um input lag quando instalei o pi, foi só mudar o hdmi pra modo game na TV que ficou perfeito. Hoje até jogo de vez em quando via streaming pelo moonlight e acho imperceptível.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.159
Reações
172.610
Pontos
1.714
\o/

 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.350
Reações
10.980
Pontos
1.409
\o/

vou aguardar uns reviews. será que a performance tá boa? dependendo, é bem capaz de eu acabar pegando um pi4 de 2gb pra esse fim...
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.526
Reações
12.746
Pontos
1.634
Curioso para saber como anda a emulação nessa plaquinha.

Sera que já roda MK 3 arcade de boa?
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Saudações, senhores, aproveitando que o tópico foi revivido, em que pese estar mais voltado para área de emulação, gostaria de tirar uma dúvida: estou pra adquirir uma Raspberry Pi 4 para ser um servidor de mídia com Plex ou Jellyfin e gostaria também de usá-lo como seedbox, para facilitar a disponibilização da mídia! Será que a plaquinha aguenta esses dois serviços ao mesmo tempo? Obrigado pela atenção!
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.350
Reações
10.980
Pontos
1.409
Saudações, senhores, aproveitando que o tópico foi revivido, em que pese estar mais voltado para área de emulação, gostaria de tirar uma dúvida: estou pra adquirir uma Raspberry Pi 4 para ser um servidor de mídia com Plex ou Jellyfin e gostaria também de usá-lo como seedbox, para facilitar a disponibilização da mídia! Será que a plaquinha aguenta esses dois serviços ao mesmo tempo? Obrigado pela atenção!
cara, eu falo por experiência propria, uso um Pi4 aqui e rodo plex e nextcloud nele (servidor nuvem) e roda mto bem. até no Pi3 eu conseguia rodar isso de boa. seedbox nunca usei, então n sei te dizer. eu costumo baixar filme/série no windows e jogar pro Pi por SSH. Acho que se o preço for mto menor, até com o Pi3 vc consegue o que quer.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
cara, eu falo por experiência propria, uso um Pi4 aqui e rodo plex e nextcloud nele (servidor nuvem) e roda mto bem. até no Pi3 eu conseguia rodar isso de boa. seedbox nunca usei, então n sei te dizer. eu costumo baixar filme/série no windows e jogar pro Pi por SSH. Acho que se o preço for mto menor, até com o Pi3 vc consegue o que quer.
Show de bola, eu estava pensando em adicionar o nextcloud também mas isso terei de experimentar, você seguiu algum tutorial?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.350
Reações
10.980
Pontos
1.409
Show de bola, eu estava pensando em adicionar o nextcloud também mas isso terei de experimentar, você seguiu algum tutorial?
Sim, qnd fiz isso a primeira vez, lá em 2016/2017, mal tinha mexido em linux e nunca tinha programado nada. cacei tutorial e segui, procurando por eventuais erros no google. é bem tranquilo. só que precisa de um HD externo (obviamente) e configurar bonitinho. como só eu uso e tenho uma preguiça do c***lho, geralmente eu nem atualizo até ter que formatar o Pi e reinstalar td do zero. uso há 3,5 anos e só lembro de ter dado pau e parado de funcionar uma vez. nem lembro pq.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.159
Reações
172.610
Pontos
1.714
ai ai ai

Manolo, então se eu tiver essa plaquinha, e baixar o retro arch com esse núcleo mame2010, e configurar a saída de video para uma tv de tubo estarei no CÉU? :kbaba

Aqui no meu rodou com bezel e tudo :klolz

Retroarch já vem com o Retropie, é só instalar o lr-mame2010 pelos pacotes opcionais no Retropie-Setup e profit!
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.907
Reações
7.716
Pontos
453
Agora o Raspberry Pi 4 tem suporte oficial ao boot por USB

Raspberry Pi 4 Beta Firmware Brings True USB Boot for High-Speed Storage, No microSD Required

Now available in beta, and with general availability very soon, the latest firmware adds USB boot to microSD and network options.


image_0NoPKTTL9h.png


The Raspberry Pi 4 can now boot directly from USB devices, thanks to a beta firmware update

Owners of a Raspberry Pi 4 Model B single-board computer looking to make the most of the device's high-speed USB 3.0 connectivity by turning it into the device's primary storage can now do so — at least, if they're willing to help out with beta-testing the latest firmware.

The Raspberry Pi 4 launched last year with a range of improvements over its predecessor, including the option of up to four times as much memory and high-speed USB 3.0 connectivity for peripherals, but with a couple of regressions: The loss of the ability, present in the Raspberry Pi 3 range, to boot from a network server or USB Mass Storage device.

Since launch, updated firmware has brought network boot functionality but not USB boot — leaving those looking to use a high-speed USB 3.0 storage device as the installation point for their operating system to work around the problem by placing a boot stub on a microSD that then loads the rest of the OS via USB.

Now, though, proper USB booting is possible — though it requires some testing. Available now in public beta, with a finalized release due after a period of additional testing, the latest firmware for the Raspberry Pi 4 adds true USB boot functionality — allowing it to run without a microSD card installed at all.

Instructions for configuring the bootloader can be found on the Raspberry Pi website, while a forum thread details how to upgrade to the beta firmware and how to report any bugs that you find in the process. Thus far, the Raspberry Pi Foundation has not offered a timeline for general availability — beyond saying "it won't be very long."

Teste de velocidade com cartão SD, Pen Drive via USB 3.0 e SSD ligado com adaptador sata 3 para USB 3.0

r8QTriK.jpg
 
Topo Fundo