CPU/GPU só processa o que chega a eles(e como)
-E/S da Storage
-movimento de dados na Ram
Veja como o CEO da Epic disse que o
PS5 tinha um SSD "muito perto do processador" o que significa uma latência mínima na entrega de dados.
O Marck Cerny abordou muito na apresentação, as formas como a CPU e GPU ficam ociosas devido latências no fluxo dos dados que podem vir da RAM e dos dados que eram lidos dos HDDs.
Não resta dúvidas que a abordagem da Sony e MS são muito diferentes...MS preferiu uma GPU mais larga e lenta,e Sony uma mais estreita(menos CUs) e rápida (Clock)
Tem também a questão da RAM que é o que alimenta a GPU com dados...MS tem um pool mais rápido e precisa alimentar mais unidades de computação no paralelismo da GPU...PS5 uma Ram mais lenta mas unificada ,mas que é mais rápida que o pool mais lento do
XSX que alimenta a sua CPU..mas a banda mais lenta da RAM do
PS5 vai alimentar uma GPU com menos paralelismo e Clocks mais rápidos.
XSX tem um pool mais rápido mas que precisa alimentar 52 unidades computacionais de forma eficiente,
PS5 uma memória mais lenta mas que é suficiente para as 36 unidades computacionais que ainda são mais rápidas cada uma por Clock...e não está em déficit..Lembrando que o pool mais lento do
XSX vai para a sua CPU e é mais lento do que o unificado do
PS5.
PS5 tem um sistema I/O mais rápido para alimentar todo o sistema..veja que se colocar tudo na balança ,é um sistema mais rápido e fácil de extrair poder.
Na minha opinião MS deveria ter vindo com 20GB totalmente unificado ou pelos menos os 16GB já que tem uma GPU com mais CUs e um sistema I/O mais lento.
Mais CUs sempre vai ser bom para paralelismo na GPU desde que a Ram chegue...mas como no PS4: GPU 41% superior com uma banda 3 vezes maior...por isso o Xone não teve nem chance....
Com isso não estou dizendo que o
XSX não vai ter resoluções maiores ,mas parte do real potencial do sistema se perde.... já no
PS5 tem tudo para todo o sistema trabalhar ao máximo e mais rápido.