O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Beneficios do HDR real

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.997
Reações
31.291
Pontos
1.753
Sempre teve discussão aqui de HDR ser lixo pq pessoal só teve experiencia com tvs que tem suporte a um hdr porco emulado que nao ajuda nada, mas finalmente saiu um video que mostra BEM o que um HDR faz pra vc.


15:15 pra quem nao for levado direto ao ponto do video

enfim, só quis compartilhar aqui pra quem nunca entendeu para exatamente o que serve HDR. Na mesma tv é um pouco menos de diferença, mas é esse tipo de diferença aí, e vc sente.

opinem.
 

Looz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.340
Reações
3.780
Pontos
453
Posso até estar errado, mas creio que o problema sobre o pessoal reclamar do HDR não fazer diferença é por esse pessoal não ter uma TV adequada para isso. Eu sou um por exemplo, tenho uma 4k, porém o HDR dela é horrível, sem brilho, então nem deixo ativado. Galera comenta bastante que as OLEDS/LG e as da Sony 900E, F e etc, possuem um bom HDR, porém são acima de 4 mil.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.977
Reações
41.664
Pontos
1.689
O problema do HDR é basicamente para maioria das pessoas, ele não é um item essencial.
Quando comprei minha TV 58', pelo q eu sei o HDR dela não é grandes coisas, mas dane-se, eu queria pelo tamanho, não pelo HDR.
Não quis e nem quero pagar a mais por uma TV única e exclusivamente pelo HDR.

Lógico que sempre vai ter um q vai falar "aiiii, eu só comprei essa TV por causa do HDR!!!", mas no geral é a exceção, não a regra.
No geral as pessoas não ficam neste preciosismo de algo tão específico numa TV.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.738
Reações
6.823
Pontos
353
É que além da TV, o conteúdo assitido/testado também tem que ser HDR.
Eu tenho uma Sony X905F, assistindo TV aberta não vejo nada demais, mas se eu abro o "Prime Vídeo" e escolho um filme ou uma série com HDR fica top demais.
 


mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.738
Reações
6.823
Pontos
353
Na real, parece que uma está com mais brilho que a outra, só isso. Uma está configuração do usuário, a outra está configurada para mostruário de loja

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk

Pode até parecer só isso olhando o vídeo acima, mas se tú ver uma TV com HDR "Real" e bem calibrada verá que está enganado.
 
Ultima Edição:

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.911
Reações
3.326
Pontos
703
Tenho uma MU6100 e uma RU7100 , ambas tem HDR .
A MU eu testei The Witcher na Netflix e simplesmente as cenas escuras não dá pra ver nada.
Já a RU é infinitamente melhor , até mesmo para jogos , mas isso varia ( Spiderman é fantástico , Forza Horizon 3 não fica bom ).
Na casa de uma amiga testei essas LG com pontos quânticos ( acho que é isso não me recordo ), achei incrível demais.

Enviado de meu LM-X540 usando o Tapatalk
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
HDR também depende do software. minha TV tem um HDR meia boca, mas em Assassins fica show, em The Division fica horrível. RDR2 também tem um HDR muito ruim.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.997
Reações
31.291
Pontos
1.753
Posso até estar errado, mas creio que o problema sobre o pessoal reclamar do HDR não fazer diferença é por esse pessoal não ter uma TV adequada para isso. Eu sou um por exemplo, tenho uma 4k, porém o HDR dela é horrível, sem brilho, então nem deixo ativado. Galera comenta bastante que as OLEDS/LG e as da Sony 900E, F e etc, possuem um bom HDR, porém são acima de 4 mil.
eu tive uma tv com "hdr fake" e sim é exatamente por isso. nessas tvs o HDR só atrapalha
Na real, parece que uma está com mais brilho que a outra, só isso. Uma está configuração do usuário, a outra está configurada para mostruário de loja

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk

uma é plasma e a outra é oled. a oled tem bastante mais brilho, mas não é por causa disso que a imagem ta feia. a questão que essa visualização mostra bem o impacto do efeito. quem ja viu vai concordar. as cores saltam muito mais da tela, os highlights são monstruosamentes melhores e mais detalhados, sombras também melhoram com muito menos "bandas" nas cores e mais detalhes visiveis proximo do preto. pra mim foi revolucionario depois q peguei uma tv oled, alguns jogos parecem que são de geração diferente de tão bonitos que são. cada cena q vc pega que é de enxer os olhos. nunca tinha achado um nascer do sol bonito em uma tv, mas no forza horizon 4 fica lindo com hdr numa oled.

fora que em HDR as tvs tem pico de brilho bem mais alto mesmo, então é normal hdr aumentar a claridade mesmo sendo exatamente a mesma tv. e TVs com HDR fake geralmente tem brilho maximo e contraste muito pior que tvs com HDR real.

minha antiga samsung nu7100 fazia brancos com 350lx no max medidos pelo sensor de luz do meu celular. a minha b9 chega a fazer 900lx em janela 10% HDR, isso que é considerada uma tv de brilho baixo pra HDR
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.955
Pontos
1.474
Eu gostei de ver aquele filme Uncut Gems com HDR. A joia lá do filme fica bem bonita.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.538
Reações
43.795
Pontos
1.499
Mas esse é o tipo de coisa que não dá pra apresentar por vídeo com 100% de eficiência. Se um display em HDR é filmado e reproduzido por outros display que não possui HDR, de qualquer jeito não se vê a maior amplitude de gradação de cores. A diferença significativa nesse vídeo tem relação com maior resolução, configurações diferentes e modos de aprimoramento de imagem que são inatos à própria natureza de cada TV e marca.

O maior problema do HDR é o mesmo de VR: pra pessoa sentir a diferença que um bom HDR faz, só testando ela mesma, com os próprios olhos, pessoalmente. Qualquer foto, vídeo ou qualquer m**** do tipo que procure “emular” a experiência padece em comparação, principalmente porque essas tentativas de “embelezar” o HDR nos comparativos mais faz o SDR ficar feio do que realmente mostrar como o HDR melhorA substancialmente a imagem. Pegando esse vídeo mesmo: a TV SDR simplesmente não parece boa/está com uma configuração maluca, e não a HDR que parece ser incrível. Eu simplesmente nunca vi uma comparação em que o SDR já parece bonito pra caramba, e aí vem o HDR e deixa a coisa ainda mais bela - justamente porque isso é uma questão de display. Se o display que mostra outro de HDR não tem a mesma gradação de cores, a resposta é óbvia: ele não emulará o real HDR.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.997
Reações
31.291
Pontos
1.753
Mas esse é o tipo de coisa que não dá pra apresentar por vídeo com 100% de eficiência. Se um display em HDR é filmado e reproduzido por outros display que não possui HDR, de qualquer jeito não se vê a maior amplitude de gradação de cores. A diferença significativa nesse vídeo relação com maior resolução, configurações diferentes e modos de aprimoramento de imagem que são inatos à própria natureza de cada TV e marca.

O maior problema do HDR é o mesmo de VR: pra pessoa sentir a diferença que um bom HDR faz, só testando ela mesma, com os próprios olhos, pessoalmente. Qualquer foto, vídeo ou qualquer m**** do tipo que procure “emular” a experiência padece em comparação, principalmente porque essas tentativas de “embelezar” o HDR nos comparativos mais faz o SDR ficar feio do que realmente mostrar como o HDR melhor substancialmente a imagem. Pegando esse vídeo mesmo: a TV SDR simplesmente não parece boa/está com uma configuração maluca, e não a HDR que parece ser incrível.
o cara é calibrador profissional. as duas tão calibradas pra terem a imagem mais fiel que são capazes. uma é o ultimo e melhor modelo de plasma 65 polegadas que a panasonic ja fez, e a outra é o modelo 2020 oled da panasonic.

ele bota as configurações de camera para bater com o pico de brilho da tv hdr e filma a SDR ao mesmo tempo. e esse é o unico jeito de ver a diferença sem ter uma tela HDR vc mesmo. da mesma forma q a sdr melhora vista ao vivo, a HDR também melhora. a proporção da diferença da imagem é mantida no vídeo.

vê o video inteiro. nas comparações em SDR não é tão diferente assim a imagem. A oled ainda é melhor, mas nao é gritante assim.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.318
Reações
8.256
Pontos
453
Pior que ainda tem quem acha que é só brilhinho... HDR de verdade é outro nível.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.538
Reações
43.795
Pontos
1.499
o cara é calibrador profissional. as duas tão calibradas pra terem a imagem mais fiel que são capazes. uma é o ultimo e melhor modelo de plasma 65 polegadas que a panasonic ja fez, e a outra é o modelo 2020 oled da panasonic.

ele bota as configurações de camera para bater com o pico de brilho da tv hdr e filma a SDR ao mesmo tempo. e esse é o unico jeito de ver a diferença sem ter uma tela HDR vc mesmo. da mesma forma q a sdr melhora vista ao vivo, a HDR também melhora. a proporção da diferença da imagem é mantida no vídeo.

vê o video inteiro. nas comparações em SDR não é tão diferente assim a imagem. A oled ainda é melhor, mas nao é gritante assim.
Então, é como eu comentei: não emula com 100% de eficiência. Pois como a câmera controla a exposição com o maior brilho e afins do HDR, o que acontece é que automaticamente a tela da SDR na gravação ‘escurece’. Esse tipo de filmagem mostra que: HDR é melhor que SDR, que existe uma diferença substancial entre os dois, e talvez até possamos afirmar que mostra o tamanho dessa diferença. Mas como ela realmente acontece, como as cores de uma saltam mais que as da outra, como o brilho de fato é maior, etc., ela não é capaz de mostrar pela simples natureza do HDR. O diferencial está no display em si. É tipo filmar uma TV 480p ao lado de uma TV 1080p e demonstrar a filmagem numa TV 480p: a diferença entre as duas será óbvia, mas quão mais detalhada a TV 1080p é em comparação, só se víssemos ao vivo.
 

The_Jack

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
164
Pontos
203
Aqui quando eu ligo o HDR fica igual a imagem da esquerda, uma Q60r da Samsung.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.615
Reações
60.144
Pontos
1.724
Juro que tenho preguiça de ficar calibrando HDR. Se fosse mais simples, talvez usasse mais. Poucos jogos deixo ligado. God of War joguei todo em HDR e é lindo nesse jogo.

É que além da TV, o conteúdo assitido/testado também tem que ser HDR.
Eu tenho uma Sony X905F, assistindo TV aberta não vejo nada demais, mas se eu abro o "Prime Vídeo" e escolho um filme ou uma série com HDR fica top demais.
Eu gostei de ver aquele filme Uncut Gems com HDR. A joia lá do filme fica bem bonita.
Coringa também fica ótimo. Tem ele em 4K e HDR no App da Google Play Filmes.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.997
Reações
31.291
Pontos
1.753
Juro que tenho preguiça de ficar calibrando HDR. Se fosse mais simples, talvez usasse mais. Poucos jogos deixo ligado. God of War joguei todo em HDR e é lindo nesse jogo.



Coringa também fica ótimo. Tem ele em 4K e HDR no App da Google Play Filmes.
pelo que eu testei, o tonemapping "automatico" da tv faz um trabalho competente. só chega no jogo, joga o valor de pico pra algo como 2000 e o minimo pra 20 e pronto, o tonemapping da tv se vira pra te apresentar algo decente. tende a clarear um pouco cenas escuras, mas fica bom.

eu me dou ao trabalho de fazer manualmente e eu tiro tonemapping dinamico da tv completamente pq o resultado fica melhor e mais fiel ao que foi feito pra ser.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.231
Reações
18.453
Pontos
753
Eu tmb era da turma do "é só um ajuste de brilho", mas depois que peguei uma X905F pude constatar que a diferença não só existe, como é gritante!
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.887
Reações
19.666
Pontos
1.689
Vou levantar um ponto polêmico aqui, mas que é verdade.

OLEDs da LG não são HDR reais, já que não atingem os 1000nits necessários para isso. Elas tem uma ótima imagem e tals, mas é por causa do contraste delas que é imbatível.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.440
Pontos
2.599
Depende da TV e do conteúdo.
 

GameT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.307
Reações
2.393
Pontos
864
da hora conseguir ver a diferença da TV sem HDR com a que tem HDR usando o meu monitor TN aqui

...talvez ele tenha forçado um pouco pra simbolizar a diferença real entre eles...?
 

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.990
Reações
7.474
Pontos
694
Tava jogando Horizon esses dias, resolvi desligar o HDR pra ver como o jogo ficava.

Bem notavel a diferença que o HDR dá nas cores, na profundidade delas.

Acho que unico jogo que nao joguei com HDR ligado foi RDR2, pq msm tentando configurar certinho, achei bem lavada as cores e muito claro
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.997
Reações
31.291
Pontos
1.753
Vou levantar um ponto polêmico aqui, mas que é verdade.

OLEDs da LG não são HDR reais, já que não atingem os 1000nits necessários para isso. Elas tem uma ótima imagem e tals, mas é por causa do contraste delas que é imbatível.
é sim. certificação de HDR pra lcd e OLED é diferente. além disso nao existe só uma certificação, e começa bem abaixo de hdr1000

Summary of Performance Differences by Tier
��
logo.svg
Minimum
Peak Luminance
Range of ColorTypical
Dimming
Technology
Maximum
Black Level
Luminance
Maximum
Backlight Adjustment
Latency
Brightness
in cd/m2
Color GamutBrightness
in cd/m2
Number of
Video Frames
DisplayHDR 400400sRGBScreen-level0.48
DisplayHDR 500500WCG*Zone-level0.18
DisplayHDR 600600WCG*Zone-level0.18
DisplayHDR 10001000WCG*Zone-level0.058
DisplayHDR 14001400WCG*Zone-level0.028
DisplayHDR 400
True Black
400WCG*Pixel-level0.00052
DisplayHDR 500
True Black
500WCG*Pixel-level0.00052
*Wide Color Gamut

DisplayHDR 400 é basicametne o HDR "fake" que tem em tudo que é monitor e tv low end. não serve pra nada, só pra marketing. Mas HDR500 ja é notavelmente superior, por requerer local-dimming e wide color gamut


basicamente numa sala bem clara, uma boa lcd é melhor, mas em sala escura oled é melhor.

tem q levar em consideração que o olho humano também altera seu alcance dinamico de acordo com o tanto de luz que ta incidindo. na sala escura, uma oled é plenamente capaz de te "cegar". uma LCD com o mesmo nivel de brilho talvez nao consiga isso, pois sua pupila ja vai estar um pouco mais dilatada (principalmente se a midia que vc tiver consumindo tiver legendas. ela costumam ser como farois satanicos em contraste com cenas escuras em HDR nas tvs lcd, haha)

Outro aspecto a considerar é a claridade da propria cena. em cenas claras, o nivel de preto ruim das lcds não é tão relevante, e é onde seu brilho maximo entra em ação. cenas claras em HDR tendem a favorecer lcd, cenas escuras favorecem oled.

detalhe IMPORTANTISSIMO: o brilho médio da imagem em filmes tende a ser de apenas 8%. Então, na maioria do tempo em filmes (é uma das razões de eu odiar filmes de holywood, na verdade. parece que nucna viram o sol, pqp), tanto lcd quanto OLED conseguem apresentar highlights com seu brilho maximo.


em jogos eu imagino que o brilho médio seja bem mais alto, talvez até uns 15%


sem contar que em cenas com objetos pequenos bastante claros (starfield, por exemplo), oled da um baile mesmo em lcd de 5000 nits por que dimming zone mesmo da melhor lcd nao da conta de clarear as estrelas contra o fundo preto.

e ABL faz com que quase nenhuma tv tenha 1000 nits full field. nem LCD. lcd costuma ter full field em ~700 nits, que é consideravelmente mais claro que os 150 nits de uma oled, mas bem abaixo do limite 10% window delas que chega a ser 3000 nits (normalmente mais perto de 1500).



enfim, microled vem aí pra trazer o melhor dos 2 mundos


vamo olhar pra oled como se fosse lixo depois q tiver microled acessivel no mercado.
ou não né. oled fez mesma coisa com plasma e ainda acho plasma bom
 
Ultima Edição:

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.111
Reações
4.669
Pontos
1.319
Só queria as plasmas de volta, melhores TVs.
Tenho uma Plasma GT30 42 da Panasonic... faz 3 meses eu peguei uma LG Oled B7 55, e vou te falar... não fosse o HDR, pra tv aberta e ambientes com iluminação controlada, ainda prefiro a imagem da Plasma... Mais nítida em 1080 P, cores mais naturais, não tem quase perda de resolução em imagens dinâmicas...
Deixei as duas lado a lado e não acreditei que , nessas condições que citei acima, a imagem da plasma me pareceu superior... A Oled ganha mesmo por causa do HDR, e do tamanho da tela( óbvio) e principalmente no brilho( bem superior na Oled). A parte boa é que qdo vejo YT pela Oled, não fico mais com medo de dar burn in,que mesmo nas últimas plasmas, ainda acomentem mais esta do que as Oled.
 
Ultima Edição:

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.308
Reações
14.365
Pontos
1.053
Primeiro é preciso perguntar o que as pessoas esperam do HDR...qual a definição tanto para filmes como para jogos.

A maioria do HDR que eu vi até agora mesmo sendo marketeado como o verdadeiro ,apresentam imagens surreais tanto para filmes,jogos e vídeos que nada tem a ver com a realidade.

Ou seja,a grande massa só identifica cores berrantes.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.308
Reações
14.365
Pontos
1.053
Vou levantar um ponto polêmico aqui, mas que é verdade.

OLEDs da LG não são HDR reais, já que não atingem os 1000nits necessários para isso. Elas tem uma ótima imagem e tals, mas é por causa do contraste delas que é imbatível.
Pode até ser em não atingir todos os nits em brilho como uma Qled Top de linha por exemplo ,mas uma das maiores características de um bom HDR são as diferenças no contraste entre escuro e claro na mesma cena, e isso uma Oled vai ter maior equilíbrio por controlar melhor o brilho.

Pelo menos é o que eu acho ,não adianta muito brilho se ele não pode ser controlado de maneira eficiente.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.997
Reações
31.291
Pontos
1.753
Tenho uma Plasma GT30 42 da Panasonic... faz 3 meses eu peguei uma LG Oled B7 55, e vou te falar... não fosse o HDR, pra tv aberta e ambientes com iluminação controlada, ainda prefiro a imagem da Plasma... Mais nítida em 1080 P, cores mais naturais, não tem quase perda de resolução em imagens dinâmicas...
Deixei as duas lado a lado e não acreditei que , nessas condições que citei acima, a imagem da plasma me pareceu superior... A Oled ganha mesmo por causa do HDR, e do tamanho da tela, óbvio. A parte boa é que qdo vejo YT pela Oled, não fico mais com medo de dar burn in,que mesmo nas últimas plasmas, ainda acomentem mais esta do que as Oled.
n sei direito quanto a burnin, mas minha plasma de 2010 ta intacta ainda. nenhum burnin permanente (porem lotada de burn in temporario o tempo todo né). espero poder dizer o mesmo da minha oled daqui a 5 anos (?) quando tiver trocando ela por uma microled
 

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
Eu uso HDR na minha TV e uso a TV como monitor do PC,a única coisa que me incomoda é o fato de ser chato pra configurar no PC + Windows 10.
Tem muitos detalhes 'a serem configurados no painel da GPU que se não forem feitos corretamente a pessoa pensa que tá toda pompona usando HDR,
mas no fim das contas tá perdendo calibração em alguns tons de cores.
Outro fator a ser considerado é um cabo que realmente suporte o HDR,muitas vezes eu sofri de problemas de distorção nas paletas de cores e até imagem
que sumia (tela preta) e era culpa do cabo que supostamente era pra suportar,mas provavelmente era de má qualidade.
Tem vários fatores que dificultam bastante a configuração correta para usuarios de conhecimento médio.
Acho HDR um diferencial considerável,mas que é bem complicado de se configurar corretamente.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.706
Reações
20.730
Pontos
1.344
Pena q pra ter um recurso desses vc precisa investir uma grana alta. Principalmente agora com essa pandemia. Não existe tv OLED no mercado Br abaixo de 55p. Difícil.
 
Topo Fundo