O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Beneficios do HDR real

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu comprei uma c9 recentemente, o aumento de resolução de 1080p da antiga led para os 4k da oled não me surpreendeu em nada, mas quando eu liguei o HDR, pqp, parece outro jogo. Agora quando o jogo não tem HDR eu fico com aquela sensação de uma imagem morta...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

mjpmattos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.928
Reações
3.708
Pontos
1.264
Aqui quando eu ligo o HDR fica igual a imagem da esquerda, uma Q60r da Samsung.
Infelizmente esse modelo não possue HDR real, pois apesar de possuir brilho, ela não tem nenhum controle sobre a mesma, pois o painel é edge-lit.

Enviado de meu moto g(7) power usando o Tapatalk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.997
Pontos
1.304
Não sei se já citaram aqui mas o HDR não depende tão somente da TV mas sim do filme/jogo fazer o serviço direito.

Tem alguns jogos que o HDR é cagado aí não tem TV que faça milagre, alguns filmes também já vi um "HDR" que só fica saturando todas as cores e caga tudo.
 

mjpmattos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.928
Reações
3.708
Pontos
1.264
Vou levantar um ponto polêmico aqui, mas que é verdade.

OLEDs da LG não são HDR reais, já que não atingem os 1000nits necessários para isso. Elas tem uma ótima imagem e tals, mas é por causa do contraste delas que é imbatível.
Se acha que HDR é só ter um valor de brilho (nits) alto, melhor se informar.... HDR é o conjunto de brilho, contraste e cores. E O MAIS IMPORTANTE DE TUDO, o controle sobre esses quesitos.

Não adianta nada a tv ter 2.000 nits de brilho, contraste infinito etc e a mesma não possuir nenhum controle sobre isso.

Nas LCDs são dois tipos de controle edge-lit e FALD.

Edge-lit são barras verticais que ficam na base da tv. Esse tipo de controle não serve pra nada.

FALD são zonas que ficam na parte traseira do painel. Quanto mais zonas tiver, melhor a tv poderá controlar o HDR.

As OLEDs não possuem isso pois cada pixel trabalha individualmente. Pode se considerar que cada pixel é uma zona de controle.

Por exemplo: a Qled q80t possue 48 zonas.
A Q60t é apenas edge-lit.

OLEDs possuem mais de 8 milhões de pixels, cada um trabalhado por conta própria.

Basicamente é isso. Pesquise que vai achar mais informações.

Enviado de meu moto g(7) power usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Se acha que HDR é só ter um valor de brilho (nits) alto, melhor se informar.... HDR é o conjunto de brilho, contraste e cores. E O MAIS IMPORTANTE DE TUDO, o controle sobre esses quesitos.

Vale lembrar que dentro do padrão Vesa 1000 nits não é o top de linha, existem padrões com mais brilho e depois deles vem aqueles padrões com melhor controle de preto que é o que realmente faz diferença, tanto que quando chega no padrão True Black com 400 nits já se consegue um resultado melhor. Nisso as OLEDS mandam excepcionalmente bem em níveis que não dá para atingir com LEDS comuns.
 

ric_psico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.239
Reações
2.438
Pontos
699
LG C9
Sony 905f

É quase impossível viver sem HDR. A luz da Sony me cega aqui se for noite, incomoda. Da C9 não (mas incomoda minha esposa já). Galera que reclama aí dos “nits”, vai ter que visitar oftalmo em breve.

Fora Dolby Vision, assistam “Polar” na Netflix com Vision e Atmos. Coisa linda.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.065
Reações
11.550
Pontos
1.024
Eu não tinha ideia de como era HDR, comprei uma x905f ano passado e quase caí da cadeira quando abri Rocket League.
Até no logo da Psyonix tava um absurdo.

Pra mim é muito importante sim, depois que comecei a usar comecei a querer o recurso em qualquer jogo, mas tive que me acostumar a jogar com e sem.
 

Invejoso do ampli RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.705
Reações
2.860
Pontos
288
Juro que tenho preguiça de ficar calibrando HDR. Se fosse mais simples, talvez usasse mais. Poucos jogos deixo ligado. God of War joguei todo em HDR e é lindo nesse jogo.



Coringa também fica ótimo. Tem ele em 4K e HDR no App da Google Play Filmes.
Mas hdr não se calibra...
Pelo menos na minha c9,liga automático e a diferença é gritante.
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
recentemente joguei o MW2 Remaster e ele tem um HDR até que bom, dá uma boa diferença em alguns cenários.

mas o melhor HDR que presenciei na minha B8 sem dúvidas foi Horizon...


eu quero um remake/remaster do Dead Space, esse jogo teria potencial excelente com HDR.



Eis um bom sample para testar o HDR na sua TV:

 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Eu comprei uma c9 recentemente, o aumento de resolução de 1080p da antiga led para os 4k da oled não me surpreendeu em nada, mas quando eu liguei o HDR, pqp, parece outro jogo. Agora quando o jogo não tem HDR eu fico com aquela sensação de uma imagem morta...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
idem. a pior coisa de jogar jogos de xbox360 é isso.

baum que a MS vai botar HDR via AI no xsx em varios (todos?) jogos retrocompativeis. melhor coisa.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Mas hdr não se calibra...
Pelo menos na minha c9,liga automático e a diferença é gritante.
isso só funciona pra vc pq vc usa dynamic tone mapping.

pra desligar isso e deixar a tv fixa no range nativo dela, vc tem q por a opção em HGIG
20200806-104510.jpg


caso contrario dynamic tonemapping ta ligado, mesmo se tiver em OFF. enfim, como falei no outro post que ninguem leu, a tv faz um trabalho decente se vc deixar no auto, por isso vc nao teve que se preocupar com isso nunca. mas se botar em HGIG e calibrar manualmente fica melhor. não muito, mas fica melhor.

pior coisa do tonemapping padrão é que ele suaviza a curva de gamma proximo do limite de brilho pra tentar incluir claridade maior que o pico de brilho da tv na imagem. isso faz os highlights que teoricamente deveriam estar no limite da tua tv ficarem bem mais apagados. vi isso MUITO evidente nas vitrines das lojas do forza horizon 4 de noite. tonemapping automatico faz +- a mesma coisa que a tv sem HDR no video que postei no OP faz com o sol (só que menos escrachado). e aumenta um pouco a gamma em cenas escuras.

enfim, pra uso normal ta bom como vc faz.
 
Ultima Edição:

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.347
Reações
11.977
Pontos
853
Ótimo canal o Vincent é muito conhecedor e detalhista. A verdade é que a maioria das pessoas possuem um HDR "capado" pois a experiência de hdr de verdade requere 1000 nits. Cansei de tentar calibrar hdr em cada jogo na minha oled b6 e dificilmente chegar em uma imagem superior.
 

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
3.692
Pontos
324
Ainda estou com a minha plasma até hoje... e a próxima TV será OLED mesmo.
LED nunca mais... Deus me livre esta praga.

Pior que eu também estou com Plasma até hoje também, olha que comprei lá no início da geração PS3 e até hoje me serve... Comprei outras TV LCD, Led, qled... Mas tive que vender elas pq eram piores que a plasma....

Hoje em dia só troco Plasma por uma Oled mesmo.
 

Invejoso do ampli RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.705
Reações
2.860
Pontos
288
isso só funciona pra vc pq vc usa dynamic tone mapping.

pra desligar isso e deixar a tv fixa no range nativo dela, vc tem q por a opção em HGIG
20200806-104510.jpg


caso contrario dynamic tonemapping ta ligado, mesmo se tiver em OFF. enfim, como falei no outro post que ninguem leu, a tv faz um trabalho decente se vc deixar no auto, por isso vc nao teve que se preocupar com isso nunca. mas se botar em HGIG e calibrar manualmente fica melhor. não muito, mas fica melhor.

pior coisa do tonemapping padrão é que ele suaviza a curva de gamma proximo do limite de brilho pra tentar incluir claridade maior que o pico de brilho da tv na imagem. isso faz os highlights que teoricamente deveriam estar no limite da tua tv ficarem bem mais apagados. vi isso MUITO evidente nas vitrines das lojas do forza horizon 4 de noite. tonemapping automatico faz +- a mesma coisa que a tv sem HDR no video que postei no OP faz com o sol (só que menos escrachado). e aumenta um pouco a gamma em cenas escuras.

enfim, pra uso normal ta bom como vc faz.

Tinha a b7 e não tinha o tonemapping e a imagem ficava bem escura,e não era só aumentar o brilho,tinha que mexer na gama e mesmo assim nao ficava satisfatório.
Com ele ativado parece que ganha mais vida,igual o hdr.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Pior que eu também estou com Plasma até hoje também, olha que comprei lá no início da geração PS3 e até hoje me serve... Comprei outras TV LCD, Led, qled... Mas tive que vender elas pq eram piores que a plasma....

Hoje em dia só troco Plasma por uma Oled mesmo.

Exatamente por isso.
Aqui na minha casa tem outras TVs LED, mas são piores que a minha em qualidade de imagem. A minha plasma é implacável, já que a imagem é bem natural contra as LEDs que tem imagem saturada, iluminação traseira só fode as partes escuras, ao contrário da plasma que tem um nível de preto incrível.
A minha é de 2014 e continua lindo até hoje, mesmo estando no 1080p. Tenho outra plasma que é 480p e era perfeita pro meu Wii, mas qdo comprei o WiiU, a resolução era tensa pra jogos que tem resoluções maiores, daí peguei a plasma de 1080p pra ficar perfeito (a de 480p ficou no quarto da minha mãe e continua incrível até hoje) e tô com ela até hoje. Sou bem feliz com a minha plasma. Além de jogar, ela é implacável para filmes... cara, não dá pra acreditar que é como estar num cinema em casa!! Ser convidado pra ir na casa de alguém que tem LED pra ver filme com a imagem zoada, daí tinha que me contentar com a pipoca e a companhia, hahaha... mas sinceramente, não dá dessa forma.
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.827
Reações
8.051
Pontos
1.094
O problema do HDR é basicamente para maioria das pessoas, ele não é um item essencial.
Quando comprei minha TV 58', pelo q eu sei o HDR dela não é grandes coisas, mas dane-se, eu queria pelo tamanho, não pelo HDR.
Não quis e nem quero pagar a mais por uma TV única e exclusivamente pelo HDR.

Lógico que sempre vai ter um q vai falar "aiiii, eu só comprei essa TV por causa do HDR!!!", mas no geral é a exceção, não a regra.
No geral as pessoas não ficam neste preciosismo de algo tão específico numa TV.
Aiiiiii mas eu só comprei por causa do HDR mesmo e não me arrependo.

E outra coisa. Outro mundo.

Já 4k. É bom....mas abriria mão por um HDR foda.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.975
Reações
41.649
Pontos
1.689
Aiiiiii mas eu só comprei por causa do HDR mesmo e não me arrependo.

E outra coisa. Outro mundo.

Já 4k. É bom....mas abriria mão por um HDR foda.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
Sim mas tenha em mente que você não é a regra, é a exceção.

Quando comprei minha TV, eu sabia q tinha HDR e tal, ok beleza, bom ter, mas queria uma tela grande 58'. E pode ter certeza que tem muito mais gente que procura a TV pelo tamanho do que pelo HDR.

HDR é igual aquela tal "tela curva". É interessante, é bacana, tem os seus adoradores, mas não é essencial para maioria das pessoas.

Mas depois desse tópico vou procurar dar mais atenção para o HDR e comparar mais com a imagem sem SDR para ver o ganho de qualidade.
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.827
Reações
8.051
Pontos
1.094
Sim mas tenha em mente que você não é a regra, é a exceção.

Quando comprei minha TV, eu sabia q tinha HDR e tal, ok beleza, bom ter, mas queria uma tela grande 58'. E pode ter certeza que tem muito mais gente que procura a TV pelo tamanho do que pelo HDR.

HDR é igual aquela tal "tela curva". É interessante, é bacana, tem os seus adoradores, mas não é essencial para maioria das pessoas.
Concordo com vc em tudo..falei zoando mesmo.

A tecnologia para ser difundida tem que ser estudada e apresentada as diferenças. Realmente ninguém (minoria) procura isso.

Pessoal que mega tela mesmo.

E o mais importante, se agrada aos seus olhos, está ótimo.


Não adianta ficar brigando por imagem.





Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Não sei se já citaram aqui mas o HDR não depende tão somente da TV mas sim do filme/jogo fazer o serviço direito.

Tem alguns jogos que o HDR é cagado aí não tem TV que faça milagre, alguns filmes também já vi um "HDR" que só fica saturando todas as cores e caga tudo.
Dois exemplos de jogo.
RE2 apesar de lindo tem um HDR bem cagado, já pega AC Odyssey, com HDR você percebe uma gama de cores incrível, destaque pros detalhes de luminância das armaduras.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Agora, eu por exemplo, só ligo o HDR quando estou jogando ou vendo filmes, pra usar na navegação normal ou trabalhando no computador, eu desligo ele, não dá, fica com o fundo da tela brilhando muito e as cores apesar de vivas dão um cansaço tremendo na vista.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.285
Reações
49.997
Pontos
1.304
Agora, eu por exemplo, só ligo o HDR quando estou jogando ou vendo filmes, pra usar na navegação normal ou trabalhando no computador, eu desligo ele, não dá, fica com o fundo da tela brilhando muito e as cores apesar de vivas dão um cansaço tremendo na vista.

No PC é melhor deixar HDR ligado sempre, se eu desativo fica um brilho bem forte e cores muito saturadas, com HDR fica mais suave.
 

Kojiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.163
Reações
1.112
Pontos
1.149
Eu tenho uma plasma Panasonic v20, meu irmão uma Sony 905f e esse ano fiz um upgrade pra uma Oled C9.

OLED é um animal completamente diferente. Séries em Dolby Vision no Netflix com HDR calibrado é uma ignorância a imagem. RDR 2 nessa Oled foi a imagem mais linda que eu já vi na vida em um videogame.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.607
Reações
17.902
Pontos
749
Vamos ao que interessa: preço.

Quanto sai uma TV com HDR real? A mais baratinha?
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.728
Reações
6.740
Pontos
353
Vamos ao que interessa: preço.

Quanto sai uma TV com HDR real? A mais baratinha?

Depende da época e conseguir aproveitas as oportunidades que aparecem.
A Sony atual 955G de 55" deve estar uns 5.000,00
Há 6 meses eu consegui uma promoção na 905F, paguei 3300,00 na de 55".
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Vamos ao que interessa: preço.

Quanto sai uma TV com HDR real? A mais baratinha?
Se você encontrar modelos de 43p sai R$2500 em média, ou pode optar por uma Phillips de 50p ou Panasonic, que estão R$1800 em média (sim mais baratas que as de 43 da samsung ou LG) só que são impraticáveis para jogar, a Phillips tem input de 0,5 e a Panasonic chega a 0,8. São excelentes tvs pra filmes, ambas são compatíveis com DolbyVision que é a tecnologia HDR mais avançada do mercado, só que por serem impraticáveis pra jogar sofreram queda ferrenha de preço.
 
Topo Fundo