O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual foi o game com a melhor IA que vc já jogou?

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.399
Reações
21.849
Pontos
603
Caraio, FEAR pelo jeito é unânimidade.

Tenho q jogar pra ver qualé q é.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.758
Reações
22.545
Pontos
1.129
Pra mim uma inteligência artificial boa é aquela que te estimula a ficar brincando com o comportamento dos personagens controlados pelo computador, em um sistema com um bom equilíbrio entre comportamentos variados e previsíveis. Nesse sentido, MGSV e Hitman estão alguns níveis acima dos demais.

Também gosto quando jogos possuem sistemas que permitam grupos distintos de inimigos se enfrentarem, igual Far Cry e Assassins Creed, mas seria complicado dizer que a IA destes jogos é boa. Breath of the Wild possui um sistema similar, e a IA é bem melhor, mas ele estimula pouco o uso desse recurso.

A real é que poucos jogos possuem a inteligência artificial como foco do game design. No máximo tentam fazer os inimigos mais ativos em dificuldades mais altas (inimigos com maior capacidade de detecção, que buscam te flanquear, etc). O que é uma pena, porque acaba restringindo a capacidade da IA em criar gameplay emergente...
 

kageyame

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.161
Reações
3.767
Pontos
979
Nunca joguei FEAR. O que a IA dele tem de especial?

Os inimigos te flanqueam, conversam entre si coordenando ataque, fogem quando estão em desvantagem etc. e mesmo barulho que vc faz ou sua lanterna pode alertar eles, tecnicamente falando não sei o quanto disso é mesmo IA e o quanto é script bem desenvolvido.
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.862
Pontos
1.144
Forza Motorsport 5 é um exemplo de um jogo que me surpreendeu positivamente, graças a tecnologia utilizada para que os adversários utilizassem comportamento de jogadores reais. Ficou muito bom.

Impressionante como F1 2020 é o contrário, a IA segue um trilho e faz aquele caminho esteja você na frente ou não.

Se você ficar sem combustível no qualify a IA para atrás de você e fica lá, ninguém mais anda.
 


DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.460
Reações
5.950
Pontos
453
The last of us original tinha muito facilmente a pior IA que eu já tive o desprazer de presenciar em um jogo, companions que quando não estavam te travando estavam esbarrando em clickers a torto e a direito, inimigos que jogavam molotov na parede e se matavam, um verdadeiro desastre.

Então se realmente o que falam aqui nesse tópico é verdade e a IA do 2 é boa, fico feliz em ver que transformaram o ponto fraco do anterior em um ponto forte na sequência, por que era muito facilmente grande ponto fraco do original.
 

Jet Limão

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.349
Reações
6.883
Pontos
1.099
O último que realmente me impressionou foi a inteligência dessa criatura em alien isolation. Ouvir os passos dela, ou o arrastar pelos dutos de ar e o fato de ser totalmente imprevisível tornou essa experiência única.
alien_isolation_guide_mission_6.jpg
 

teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.211
Reações
13.282
Pontos
1.379
Vamos por partes:

MGS V - AI muito boa com vários comportamentos, inimigos reagindo à diversas situações de modo diferente. É tão legal que estimula você a encontrar novas abordagens e o melhor caminho sempre. Quem discordar, tente platina este jogo fazendo S em todos os níveis e terá uma grata surpresa.

Monster Hunter - AI boa que passa a sensação real que os monstros realmente estão vivos. Reagem a diferentes situações e armadilhas, e seu comportamento depende muito da espécie e da condição física. Detalhe é que a AI já era legal desde is primeiros que jogudi no PSP, ficando bem melhor no World.

Zelda BotW - AI ótima. Não só os inimigos parecem estar vivos como reagem a todas as situações de uma forma orgânica, inclusive às condições do mundo. Ataque em bando, reações diferentes,... está tudo lá. Ótimo jogo para ver o comportamento das criaturas.

Alien Isolation - joguei pouco ainda, nas aquele bicho está vivo. Tenho certeza. Você sente realmente que o Alien está no seu rastro, que é inteligente e vai te pegar.

tLoU2 - infelizmente não gostei da AI. O que parece ser uma AI boa na verdade é bem falha. Observe os inimigos, faça armadilhas, atraia-os,... todos possuem um comportamento similar e não reativo às situações são respostas patrões. É olha que eu testei muito estes comportamentos. Mas está muito abaixo de todos que citei anteriormente. Justiça seja feita, melhorou muito em relação ao primeiro, mas vi a Dina passando na cara dos inimigos sem ser percebida, minha presença era facilmente esquecida e o comportamento voltava,...

Fear - está no meu backlog há muito tempo, mas agora deu até vontade de jogar com tantos bons relatos.

Destaque também para RDR 2 que os bichos possuem sua vida própria.

E tem um outro jogo, não sei se era mgsv mesmo mas estou forçando a mente aqui, que os inimigos vão aprendendo as suas técnicas. Assim, elas não funcionam depois de um tempo. Ou seja, você precisa diversificar e evoluir se não, não funciona mais. É muito incrível!



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

kageyame

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.161
Reações
3.767
Pontos
979
O último que realmente me impressionou foi a inteligência dessa criatura em alien isolation. Ouvir os passos dela, ou o arrastar pelos dutos de ar e o fato de ser totalmente imprevisível tornou essa experiência única.
alien_isolation_guide_mission_6.jpg

Ela é boa, mas tem uma falha fatal, a criatura SEMPRE se foca em você, mesmo em situações que ela deveria atacar outras pessoas.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
103.000
Reações
230.448
Pontos
2.529
Eu gosto do zelda breath, os bichos se escondendo, agachando e tudo mais. Uns até se escondem, são fdps. Tem o grandão lá que pega um bicho do lado e joga em você. Kkk

Alien isolation acho bom demais também

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
E tem um outro jogo, não sei se era mgsv mesmo mas estou forçando a mente aqui, que os inimigos vão aprendendo as suas técnicas. Assim, elas não funcionam depois de um tempo. Ou seja, você precisa diversificar e evoluir se não, não funciona mais. É muito incrível!

No Metal Gear Solid V se você por exemplo der muitos headshots os inimigos passam a usar capacetes, se usar muito gás tranquilizante vão usar máscara etc.

Então se usar a mesma abordagem repetidamente vão passar a usar algum tipo de equipamento para tornar a sua vida mais difícil.

O legal do Metal Gear Solid V é que tem muito detalhezinho que os inimigos respondem a você e ao ambiente, assim incentiva a experimentação.

Por isso o replay value desse jogo é tão alto.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.542
Reações
45.542
Pontos
1.339
O último que realmente me impressionou foi a inteligência dessa criatura em alien isolation. Ouvir os passos dela, ou o arrastar pelos dutos de ar e o fato de ser totalmente imprevisível tornou essa experiência única.
alien_isolation_guide_mission_6.jpg

Verdade. Ia indicar esse e sinceramente...quanto sustos levei hahaha
 
Ultima Edição:

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
103.000
Reações
230.448
Pontos
2.529
Ela é boa, mas tem uma falha fatal, a criatura SEMPRE se foca em você, mesmo em situações que ela deveria atacar outras pessoas.
Não é não. Tanto que você pode fazer barulho para ela matar outras pessoas. Ela só não ataca os robôs lá, mas isso é porque eles são "amigo".

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.211
Reações
13.282
Pontos
1.379
No Metal Gear Solid V se você por exemplo der muitos headshots os inimigos passam a usar capacetes, se usar muito gás tranquilizante vão usar máscara etc.

Então se usar a mesma abordagem repetidamente vão passar a usar algum tipo de equipamento para tornar a sua vida mais difícil.

O legal do Metal Gear Solid V é que tem muito detalhezinho que os inimigos respondem a você e ao ambiente, assim incentiva a experimentação.

Por isso o replay value desse jogo é tão alto.
Isso mesmo, é o próprio MGS V. Se você vai so no CQC, eles vão ficando mais habilidosos, só arma pesada, eles vêm melhor equipado,...

Realmente o jogo é majestoso em vários quesitos. Se tivesse uma história mais a altura do nível da saga e tivesse mais tempo para ter terminado, seria o jogo definitivo da geração e dificilmente seria batido.

Mesmo com estas falhas, está no meu top 7 da geração.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

kageyame

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.161
Reações
3.767
Pontos
979
Não é não. Tanto que você pode fazer barulho para ela matar outras pessoas. Ela só não ataca os robôs lá, mas isso é porque eles são "amigo".

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk

Só se mudaram isso com algum patch futuro, quando joguei ela ignorava quase qualquer inimigo, humano ou robo em situações bem mais "precárias" que a minha por assim dizer e veio direto para mim, notei esse comportamento várias vezes, por isso comentei.

Edit, explicando um pouco melhor, o esquema do barulho que vc falou realmente funciona, mas se a criatura te ver, ela abandona e ignora qualquer outra presa para focar em vc, mesmo quando já está atando algum NPC.
 

Calm Core

Habitué da casa
Mensagens
62
Reações
63
Pontos
78
Com certeza TLoU2

O comportamento dos inimigos humanos e dos cachorros impressiona

Os inimigos se comunicam, adaptam a estratégia no meio da luta, reagem ao que você faz. A interação deles com os cachorros também é bem legal.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.395
Reações
16.751
Pontos
1.439
Quais mods ? porque a IA do jogo padrão é um lixo atômico
Tem uns 50gb de mod. Eu tinha entrado no esquadrão armapoint, os caras são bem gente boa, eles configuraram o jogo pra mim via acesso remoto, só esperei a barra de download terminar. Não sei o nome deles mas tem de tudo desde ia até mod de som q deixa ridiculamente real os tiros.

Até a voz pra falar com seus amigos vc tem q estar com o seu boneco próximo senão tem q usar o rádio.

Nada disso tem no jogo base
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
c***lh0, a IA de tlous 2 é grotesca em alguns momentos. Dina sambando em geral e ninguém vê, nego que não faz nada etc. Tava jogando ontem (zerei, inclusive. A história é fodastica) e soltei uns clickers da piscina. Eles correram pro canto do mapa e não andavam por nada. Os guardas restantes não saiam da patrulha por nada também, mesmo metade dos colegas já tendo morrido, inclusive pra zumbi, e tendo uns clickers estalando alto até. Isso no meio da base dos inimigos. Ambiente controlado.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
18.005
Reações
31.307
Pontos
1.753
age of empires definitive edition
não preciso de multiplayer naquele jogo. a AI é tão bacana que é plenamente suficiente vc entrar e jogar uma partida contra ela.
é boa e flexivel o suficiente pra vc começar como noob completo e ir subindo a dificuldade, quando vc tiver ganhando da mais forte vai ser realmente um bom jogador ja.

muito divertido vc tentar varias vezes vencer de uma AI, aí ir aprendendo melhor o jogo, vencer, e hora q tiver confortavel subir um nivel de dificuldade e pah, nova parede para superar. satisfatório.

questão de comportamentos dos npcs, ainda acho Half life 1 um dos mais bacanas. na epoca era fenomenal


 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.535
Reações
33.075
Pontos
1.674
F.E.A.R e disparado.
Inclusive o chat de voz deles é ultra importante porque você sabe o que eles farão a partir de como se comunicam, caso não tivessem colocado isso e ficasse em silencio o jogador poderia achar que eles estavam roubando.

Um bom papel sobre
gdc2006_orkin_jeff_fear (mit.edu)


Lembrando que IA boa não é necessariamente complexa, mas sim com excelente resultado para o que o jogo propõe.
A ia do alien isolation é até simples, todavia tem resultado cabuloso que deixa jogo vivo sem parecer que ta roubando.


Série Dark souls não tem ia nada de especial, mas tem uma exceção que farei menção honrosa.
ljbUvL4.png


Quem jogou sabe o que esse corno faz.
 
Topo Fundo