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Kimishima espera que o Switch venda tão bem quanto o Wii.

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
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ptsousa

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Bom é que o Switch já esse ano consegue o objetivo principal, que seria ter vendas no minimo iguais a soma de console + portátil da gen passada (3ds + wii-u) pra se justificar ter mudado pra ficar só com 1 portátil agora.

Não acho uma métrica boa. A geração PS4 foi muito mais bem sucedida comparando com a anterior mesmo PS4 + Vita (Vita que morreu cedo para focar no PS4) não tendo vendido mais do que PS3 + PSP.


IMO, tem que analisar o ecossistema inteiro. Otimização dos custos de produção e marketing, vendas de software brutas e etc. O Switch já é um ecossistema mais bem sucedido do que 3DS + WiiU há bastante tempo. O mesmo se aplica ao PS4.
 


Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
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Tente compreender, eu desejava o fracasso, pois queria novamente um console Nintendo para brigar com os grandes, no sentido de ser um console potente e tudo mais.

O Switch pode ser um console bem vendável, mas não é algo que atraí a minha atenção.

Nunca mais a Nintendo vai fazer um console nesses moldes, eu tb adoraria ver algo assim .... algo como o Super Nintendo foi, mas isso infelizmente não vai acontecer.

Switch é um ótimo portátil/console mas como segundo console pois é fraco demais em AAAs não Nintendo, coisa q o Super Nintendo tinha de sobra.

Se a pessoa ficar somente com um Switch vai ficar sem jogar os grandes jogos das thirdies, coisa q pra mim conta muito.
 

Kise Ryota

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queria novamente um console Nintendo para brigar com os grandes

Vc não quer o bem da Nintendo :klol


Sinceramente, não há espaço pra nintendo aí. MS e sony já levam todos os consumidores. O que a nintendo pode (e deve) fazer é se destacar oferecendo algo diferente (o problema é que ou dá muito certo ou muito errado :klol)
 

ptsousa

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Vc não quer o bem da Nintendo :klol


Sinceramente, não há espaço pra nintendo aí. MS e sony já levam todos os consumidores. O que a nintendo pode (e deve) fazer é se destacar oferecendo algo diferente (o problema é que ou dá muito certo ou muito errado :klol)

Sem contar que 'os grandes' vão hora ou outra migrar para serviços. Amazon tá de olho nesse filão ae (e ela não é incompetente igual o Google).


Nintendo tá indo por outro caminho, o da massificação das suas IPs.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
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Vc não quer o bem da Nintendo :klol


Sinceramente, não há espaço pra nintendo aí. MS e sony já levam todos os consumidores. O que a nintendo pode (e deve) fazer é se destacar oferecendo algo diferente (o problema é que ou dá muito certo ou muito errado :klol)


Eu posso estar errado, digo da minha cabeça mesmo, mas acho que tanto Sony quanto MS vendem hardware com perdas, eles lucram só com o software.
 

ludex

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Não acho uma métrica boa. A geração PS4 foi muito mais bem sucedida comparando com a anterior mesmo PS4 + Vita (Vita que morreu cedo para focar no PS4) não tendo vendido mais do que PS3 + PSP.


IMO, tem que analisar o ecossistema inteiro. Otimização dos custos de produção e marketing, vendas de software brutas e etc. O Switch já é um ecossistema mais bem sucedido do que 3DS + WiiU há bastante tempo. O mesmo se aplica ao PS4.

Nao vejo assim. PS3 foi uma queda gigantesca comparado ao seu antecessor, mas ao mesmo tempo o PSP foi uma excelente estréia da Sony no ramo dos portáteis, tanto que vendeu mais que o 3DS, mesmo com pessoas relativizando o sucesso do PSP e nao do 3DS.

Se for entrar no ponto de software, ae é só o óbvio de que as franquias da Nintendo sao sempre muito fortes nas vendas, mesmo com Wii-U, entao isso já é tido como certo pra qualquer video-game que eles lançam.

O Switch ainda teve a façanha de ter muito menos jogos NOVOS, sendo que todo mundo esperava o oposto por ser só 1 plataforma. Se bobear, mesmo se comparar individualmente com Wii-U e 3DS, o Switch perde na questao de jogos exclusivos novos.

Se o Switch terminasse a gen com, sei lá, vendas de 75kk (tipo o 3ds), mesmo que tivesse tudo isso ae que vc falou de custos de produçao e marketing, eu duvido muito que as pessoas considerariam tanto assim um sucesso. Só se fosse comparando com o Wii-U mesmo.

Sei que essas outras coisas fazem a diferença, mas considerando um cenário de vendas de software "estaveis" que a Nintendo costuma ter com seus jogos, o diferencial fica bastante nas vendas de hardware.
 

NJunior

Sonysta Hunter
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Se quer vender bem, tem que lançar um modelo apenas portátil, menor e mais barato. Teria tudo para ser o melhor portátil de todos os tempos.

065e912c6cfb614a9de0f669de2fb5f2.jpg


No mais, como esse tópico envelheceu mal pra c***lho:
pff o veio ta doido
Vai vender uns 15 milhões no máximo

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Ele tem que dizer essas coisas pros acionistas mesmo...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Eu não acredito que chegue além do Wii-U

O que seria do MUNDO sem os ANALISTAS DA OS!? :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf :lolwtf

Eu amo esse fórum se ta doido....
 

wtsds

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Que venda muito e a Nintendo de um suporte maior q 5 anos. Quero mais jogos pra jogar no emulador!:klolz
Torcendo aqui pro emulador do Switch ficar bom logo pra rodar o Zelda 2. Que jogo foda no emulador com packs gráficos. Parece geração nova!
 

ptsousa

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Nao vejo assim. PS3 foi uma queda gigantesca comparado ao seu antecessor, mas ao mesmo tempo o PSP foi uma excelente estréia da Sony no ramo dos portáteis, tanto que vendeu mais que o 3DS, mesmo com pessoas relativizando o sucesso do PSP e nao do 3DS.

Justamente por isso que o ecossistema do PS4 foi mais bem sucedido mesmo tendo vendagem agregada menor. E relativizavam o PSP por conta do DS mas foi uma excelente estreia mesmo.

E o 3DS sempre teve um 'mas' porque foi preciso socorrê-lo logo cedo. Em certo ponto, a percepção do 3DS é bem semelhante a do PS3 (prejuízo, guardadas as devidas proporções, e ter sido socorrido às pressas) mas um pouco melhor por conta do Vita não ter sido nem perto do 360 e do Wii em competição.

Se for entrar no ponto de software, ae é só o óbvio de que as franquias da Nintendo sao sempre muito fortes nas vendas, mesmo com Wii-U, entao isso já é tido como certo pra qualquer video-game que eles lançam.

Switch já vendeu mais software do que 3DS e WiiU combinados e teve um aumento nas vendas digitais, ou seja, mais lucro. Sem contar que os jogos estão vendendo mais a preço cheio (Animal Crossing mesmo vendeu 30 milhões a $60). Por isso mencionei que não é só a vendagem de hardware que importa.

O Switch ainda teve a façanha de ter muito menos jogos NOVOS, sendo que todo mundo esperava o oposto por ser só 1 plataforma. Se bobear, mesmo se comparar individualmente com Wii-U e 3DS, o Switch perde na questao de jogos exclusivos novos.

Se o Switch terminasse a gen com, sei lá, vendas de 75kk (tipo o 3ds), mesmo que tivesse tudo isso ae que vc falou de custos de produçao e marketing, eu duvido muito que as pessoas considerariam tanto assim um sucesso. Só se fosse comparando com o Wii-U mesmo.

Sei que essas outras coisas fazem a diferença, mas considerando um cenário de vendas de software "estaveis" que a Nintendo costuma ter com seus jogos, o diferencial fica bastante nas vendas de hardware.

Aí depende da percepção de cada um. Mercadologicamente (que é o que estamos discutindo), as marmitas do WiiU são jogos novos então para o público geral não importa muito isso. É o mesmo princípio das marmitas do início de vida do PS4, que a própria Sony divulgou que muitos consumidores novos (novas contas da PSN) jogaram. Para essas pessoas, eram jogos novos. A diferença é que o PS3 acabou com uma base boa e o WiiU só meia dúzia de pessoas teve. Dá pra dizer que para uns 65 milhões de proprietários do Switch, são jogos novos.


Eu particularmente acho que, diante do lucro que a Nintendo tá fazendo (este ano deve ser dentre os melhores anos fiscais da história), pra empresa já é um sucesso dentro das vendagens atuais. O próprio PS4 pós-morte do Vita fez a Sony bater recordes de ano fiscal mesmo não tendo vendido mais que PS3 e PSP combinados.

Mas aí cada um tem uma percepção diferente, vamos ficar na subjetividade.
 

ptsousa

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Tem um vídeo da CNBC que fala sobre isso, que apesar do sucesso da Nintendo, os investidores acham que ela muito conservadora e isso a impede de crescer mais.

A resposta para isso são os parques e as parcerias para filmes em animação (filme do Mario sai ano que vem) dentre outras coisas (Mario nas Olimpíadas, por exemplo). Explorar as IPs fora dos jogos para massificá-las ainda mais e atrair as pessoas para as suas plataformas.
 

Kise Ryota

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Eu acredito que sim. Acho que o público que gostaria de jogar os games da nintendo mas que ainda não possui um switch (e que nunca irá comprar um) é um nicho. Se a nintendo entregar a mesma coisa que as outras duas, não vejo o público trocando um xbox ou ps por um console da nintendo. Não vejo espaço pra ela aí.

Num futuro, quando streaming for algo comum, aí serão outros 500.
 
D

Deleted member 101002

A resposta para isso são os parques e as parcerias para filmes em animação (filme do Mario sai ano que vem) dentre outras coisas (Mario nas Olimpíadas, por exemplo). Explorar as IPs fora dos jogos para massificá-las ainda mais e atrair as pessoas para as suas plataformas.

Fazer dinheiro com as IPs em outro mercado é algo que quase nenhuma empresa deste ramo consegue.
 

ptsousa

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Eu acredito que sim. Acho que o público que gostaria de jogar os games da nintendo mas que ainda não possui um switch (e que nunca irá comprar um) é um nicho. Se a nintendo entregar a mesma coisa que as outras duas, não vejo o público trocando um xbox ou ps por um console da nintendo. Não vejo espaço pra ela aí.

Num futuro, quando streaming for algo comum, aí serão outros 500.

Esse vai ser, no meu palpitômetro, o grande deadline pra Nintendo.

Quando Microsoft e Sony (e provavelmente a Amazon e talvez a Apple) estiverem na era do streaming, vendendo os seus dispositivos estilo Apple TV com um controle, disponibilizando um App nas Smart TVs, smartphones e etc e com os seus jogos na Steam e/ou um programa tipo GeForce Now, onde terá acesso aos jogos delas + das thirds, a Nintendo poderá ter problemas se ela já não estiver em um estágio mais sólido em termos de massificação de várias franquias.

Mario, Zelda, Pokémon e Animal Crossing (+ Splatoon e Kirby no Japão) ela consegue (ou já conseguiu) sem problemas. Resta saber se consegue elevar o patamar de outras IPs globalmente falando (Metroid, Star Fox, Pikmin, Kirby e Splatoon no ocidente, Xenoblade, Fire Emblem, Yoshi, ARMS, etc), mesmo que obviamente não no nível das grandonas citadas anteriormente.
 
Ultima Edição:

Queiroga'

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Não acho uma métrica boa. A geração PS4 foi muito mais bem sucedida comparando com a anterior mesmo PS4 + Vita (Vita que morreu cedo para focar no PS4) não tendo vendido mais do que PS3 + PSP.

IMO, tem que analisar o ecossistema inteiro. Otimização dos custos de produção e marketing, vendas de software brutas e etc. O Switch já é um ecossistema mais bem sucedido do que 3DS + WiiU há bastante tempo. O mesmo se aplica ao PS4.

Pra ilustrar:

168501

Geração 3DS/Wii U Nintendo fechou com os piores resultados fiscais de sua história... apenas o Switch está fazendo a Nintendo voltar aos tempos de DS/Wii.

No caso do Playstation é ainda mais dramático:

168502

PS3/PSP foi a geração em que a Sony mais vendeu consoles, mas também aquela onde ela teve os maiores prejuízos... enquanto no PS4 ela conseguiu os maiores lucros de sua história.
 

ludex

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Justamente por isso que o ecossistema do PS4 foi mais bem sucedido mesmo tendo vendagem agregada menor. E relativizavam o PSP por conta do DS mas foi uma excelente estreia mesmo.

E o 3DS sempre teve um 'mas' porque foi preciso socorrê-lo logo cedo. Em certo ponto, a percepção do 3DS é bem semelhante a do PS3 (prejuízo, guardadas as devidas proporções, e ter sido socorrido às pressas) mas um pouco melhor por conta do Vita não ter sido nem perto do 360 e do Wii em competição.



Switch já vendeu mais software do que 3DS e WiiU combinados e teve um aumento nas vendas digitais, ou seja, mais lucro. Sem contar que os jogos estão vendendo mais a preço cheio (Animal Crossing mesmo vendeu 30 milhões a $60). Por isso mencionei que não é só a vendagem de hardware que importa.



Aí depende da percepção de cada um. Mercadologicamente (que é o que estamos discutindo), as marmitas do WiiU são jogos novos então para o público geral não importa muito isso. É o mesmo princípio das marmitas do início de vida do PS4, que a própria Sony divulgou que muitos consumidores novos (novas contas da PSN) jogaram. Para essas pessoas, eram jogos novos. A diferença é que o PS3 acabou com uma base boa e o WiiU só meia dúzia de pessoas teve. Dá pra dizer que para uns 65 milhões de proprietários do Switch, são jogos novos.


Eu particularmente acho que, diante do lucro que a Nintendo tá fazendo (este ano deve ser dentre os melhores anos fiscais da história), pra empresa já é um sucesso dentro das vendagens atuais. O próprio PS4 pós-morte do Vita fez a Sony bater recordes de ano fiscal mesmo não tendo vendido mais que PS3 e PSP combinados.

Mas aí cada um tem uma percepção diferente, vamos ficar na subjetividade.

Eu entendo que relativizavam o PSP por causa do DS, mas o 3DS que vendeu 50% a menos que o seu antecessor nao teve esse tratamento. Dá pra citar tb o PS3, que teve queda parecida comparado ao PS2, mas diferentemente, foi sempre debatida essa queda.

E esse aumento dos softwares do Switch é justamente o meu ponto, as suas franquias sólidas tem essa tendencia de vender mais, o ponto fora da curva foi o Wii-U, mas proporcionalmente foi "impressionante" igual, se bobear foi até além do Switch, caso comparem proporçoes. Isso de $60 pra jogo portátil foi a cartada mestre da Nintendo, deu muito certo esse papo dela de "nao é portátil, é hibrido", o pessoal acreditou, e ae assim aceitaram pagar a mais sem reclamaçoes.

Esse sim é um ponto de destaque do marketing da nintendo que fez, mas nao adiantaria nada ter um belo marketing caso isso nao resultasse em vendas. No papel, talvez muita gente tenha achado interessante o Wii-U com suas duas telas, ou um PS Vita com seus 2 analógicos e tela touch traseira. Na prática, foi outra história. Por isso que as vendas do hardware influenciam bem.

Isso pra mim de percepçao é irrelevante. Se eu nunca tivesse jogado Chrono Trigger na vida e comprasse agora pra Android, ele nao virara do nada um jogo novo pelo fato deu nao ter jogado antes: continua sendo um jogo de SNES. O mesmo vale pra Sony com o PS4, mesmo que last of us no ps4 tenha vendido mais, continua sendo marmita de PS3. Ao menos isso foi o dominante dos primeiros anos do PS4, no Switch tá até agora, marmita de mario ano passado, marmita de pikmin, mais marmita de mario esse ano...acho que nao tem nem comparaçao. E pra mim é preocupante essa postura, de preguiça de desenvolver coisas novas. "Ah, nao jogaram nossos jogos no wii-u, entao vamo fazer jogarem agora, dae fazemos menos jogos novos". Ao menos pra 2021, parece que vao melhorar isso, tanto pra first quanto third party.

Mas isso de marmita é irrelevante pra discussao de vendas. O seu ultimo ponto é que ce tá pegando 1 ano fiscal, eu to pegando a gen toda. Digamos que do nada o Switch parasse de vender tudo agora, suas vendas terminassem como estao agora, por volta de 80kk. Mesmo com recorde de lucro no ano fiscal, ce acha que o pessoal nao relativizaria o "sucesso"? É só ver o Wii, que teve anos espetaculares, mas terminou de forma melancólica, e foi debatido isso, mesmo com venda de 100kk. Por isso que digo que a venda de hardware conta bastante, ainda mais pra um cenário "sempre bom" pra softwares da nintendo.

Como nao tem nada que indique queda de vendas do Switch, essa discussao jamais existirá, vai passar as vendas do Wii claramente
 

Link_1998

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Tente compreender, eu desejava o fracasso, pois queria novamente um console Nintendo para brigar com os grandes, no sentido de ser um console potente e tudo mais.

O Switch pode ser um console bem vendável, mas não é algo que atraí a minha atenção.

Uma quarta plataforma pra rodar game da EA e da Ubisoft ? Pra quê ? Tem muito RPGs típicos da época de SNES saindo direto na plataforma, tem os games exclusivos da Nintendo dela que não se sente falta alguma de mais potência, tá tudo ali menos os multi que se pode jogar em qualquer outra plataforma.

Prefiro dessa forma. Ou a empresa usa a criatividade e lança algo que se encaixe, ou não lança.
 

ptsousa

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Eu entendo que relativizavam o PSP por causa do DS, mas o 3DS que vendeu 50% a menos que o seu antecessor nao teve esse tratamento. Dá pra citar tb o PS3, que teve queda parecida comparado ao PS2, mas diferentemente, foi sempre debatida essa queda.

E esse aumento dos softwares do Switch é justamente o meu ponto, as suas franquias sólidas tem essa tendencia de vender mais, o ponto fora da curva foi o Wii-U, mas proporcionalmente foi "impressionante" igual, se bobear foi até além do Switch, caso comparem proporçoes. Isso de $60 pra jogo portátil foi a cartada mestre da Nintendo, deu muito certo esse papo dela de "nao é portátil, é hibrido", o pessoal acreditou, e ae assim aceitaram pagar a mais sem reclamaçoes.

Esse sim é um ponto de destaque do marketing da nintendo que fez, mas nao adiantaria nada ter um belo marketing caso isso nao resultasse em vendas. No papel, talvez muita gente tenha achado interessante o Wii-U com suas duas telas, ou um PS Vita com seus 2 analógicos e tela touch traseira. Na prática, foi outra história. Por isso que as vendas do hardware influenciam bem.

Isso pra mim de percepçao é irrelevante. Se eu nunca tivesse jogado Chrono Trigger na vida e comprasse agora pra Android, ele nao virara do nada um jogo novo pelo fato deu nao ter jogado antes: continua sendo um jogo de SNES. O mesmo vale pra Sony com o PS4, mesmo que last of us no ps4 tenha vendido mais, continua sendo marmita de PS3. Ao menos isso foi o dominante dos primeiros anos do PS4, no Switch tá até agora, marmita de mario ano passado, marmita de pikmin, mais marmita de mario esse ano...acho que nao tem nem comparaçao. E pra mim é preocupante essa postura, de preguiça de desenvolver coisas novas. "Ah, nao jogaram nossos jogos no wii-u, entao vamo fazer jogarem agora, dae fazemos menos jogos novos". Ao menos pra 2021, parece que vao melhorar isso, tanto pra first quanto third party.

Mas isso de marmita é irrelevante pra discussao de vendas. O seu ultimo ponto é que ce tá pegando 1 ano fiscal, eu to pegando a gen toda. Digamos que do nada o Switch parasse de vender tudo agora, suas vendas terminassem como estao agora, por volta de 80kk. Mesmo com recorde de lucro no ano fiscal, ce acha que o pessoal nao relativizaria o "sucesso"? É só ver o Wii, que teve anos espetaculares, mas terminou de forma melancólica, e foi debatido isso, mesmo com venda de 100kk. Por isso que digo que a venda de hardware conta bastante, ainda mais pra um cenário "sempre bom" pra softwares da nintendo.

Como nao tem nada que indique queda de vendas do Switch, essa discussao jamais existirá, vai passar as vendas do Wii claramente

Orra, véi, como assim o 3DS não teve o tratamento? O que mais se falava era que o 3DS precisou ser socorrido e perdeu um caralhau de público para os smartphones na transição DS-3DS. O sucesso do 3DS foi um sucesso de recuperação igual o PS3, porque tava indo pro vinagre, exceto no Japão onde ele de fato foi tratado como um sucesso regular.

O Exemplo do Chrono não é o melhor por ser muito antigo mas TLOU no PS4, mercadologicamente para quem não teve PS3 é um jogo novo, por assim dizer. Sobre os anos fiscais pode pegar todos os anos fiscais do Switch vs 3DS + WiiU e todos os do PS4 vs PS3 + PSP. Sobre o "jogo de portátil a $60" eu digo que a Nintendo sabe o valor que tem e o consumidor reconhece esse valor (produto comprado > produto vendido). Há uma razão porque Capt. Toad e Yoshi saíram abaixo de $60 bem como há uma razão porque os jogos principais não estarem precisando de corte de preço pra vender.

À parte: Comentando até em cima de um outro post, o caminho de massificação das IPs que a Nintendo tá seguindo é justamente para manter esse valor agregado das IPs para o maior número de pessoas possível.

Discordamos em várias premissas mas acredito que chegamos num ponto em comum que hardware é um dos componentes do sucesso e não o único componente. Claro que vender pouco é ruim dentro do modelo da Nintendo mas, assim penso eu, que os demais fatores são fundamentais para o sucesso da plataforma.

O que também discordamos é o peso em si atribuído. Salvo interpretação errada minha (e me desculpo de antemão se for o caso), você acredita que as vendas de hardware são mais importantes do que os demais fatores combinados dentro da percepção de sucesso (algo como mais de 50%).
 

ludex

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Orra, véi, como assim o 3DS não teve o tratamento? O que mais se falava era que o 3DS precisou ser socorrido e perdeu um caralhau de público para os smartphones na transição DS-3DS. O sucesso do 3DS foi um sucesso de recuperação igual o PS3, porque tava indo pro vinagre, exceto no Japão onde ele de fato foi tratado como um sucesso regular.

O Exemplo do Chrono não é o melhor por ser muito antigo mas TLOU no PS4, mercadologicamente para quem não teve PS3 é um jogo novo, por assim dizer. Sobre os anos fiscais pode pegar todos os anos fiscais do Switch vs 3DS + WiiU e todos os do PS4 vs PS3 + PSP. Sobre o "jogo de portátil a $60" eu digo que a Nintendo sabe o valor que tem e o consumidor reconhece esse valor (produto comprado > produto vendido). Há uma razão porque Capt. Toad e Yoshi saíram abaixo de $60 bem como há uma razão porque os jogos principais não estarem precisando de corte de preço pra vender.

À parte: Comentando até em cima de um outro post, o caminho de massificação das IPs que a Nintendo tá seguindo é justamente para manter esse valor agregado das IPs para o maior número de pessoas possível.

Discordamos em várias premissas mas acredito que chegamos num ponto em comum que hardware é um dos componentes do sucesso e não o único componente. Claro que vender pouco é ruim dentro do modelo da Nintendo mas, assim penso eu, que os demais fatores são fundamentais para o sucesso da plataforma.

O que também discordamos é o peso em si atribuído. Salvo interpretação errada minha (e me desculpo de antemão se for o caso), você acredita que as vendas de hardware são mais importantes do que os demais fatores combinados dentro da percepção de sucesso (algo como mais de 50%).

O 3DS foi criticado nesse primeiro ano somente, logo depois tudo mudou. O PS3 foi o oposto, talvez tenha sido pouco criticado no final de vida, mas na maior parte era referenciado como um grande fracasso.

Isso de "mais antigo" pra mim deixa claro o meu ponto, pra vc falar isso, entao já mostra que tempo de lançamento influencia sim, e nao o ato da pessoa nao ter jogado um jogo x ou y. Mas isso pouco importa pra discussao

Sobre os anos fiscais, dei uma olhada nos gráficos e realmente tenho que concordar, grande diferença nos dois casos. Até daria pra comentar sobre os problemas de custo de produçao do Wii-U pro controle-tablet e do custo no geral do PS3 e seu hardware bizarro.

Já isso de valores, com certeza a Nintendo sabe o valor de suas marcas, só precisava de uma desculpa pra esse aumento, afinal se tivesse anunciado simplesmente como um portátil e subindo 50% do custo dos jogos, pegaria muito mal. Algo tipo as eternas desculpas que a Apple sempre tem pra justificar cabo novo, nao dar mais capinha/fone/carregador com seus celulares, etc. O 3DS teve vários ports piorados de jogos de console e manteve o preço padrao, Switch tb tem ports piorados e nem por isso tem essa mesma reduçao de custos. E mesmo se tem leves melhorias, como as marmitas de Wii-U, tb acho um absurdo igual Last of Us de PS4 sair por preço cheio. Mudanças maiores tipo Mario 3D World até vai, mas isso é a exceçao

O eterno "custa isso pq pagam" sempre será um argumento válido, mas é engraçado que no começo da moda de DLCs e season passes, todo mundo vangloriava a Nintendo por ser a "boazinha" de nao seguir essas políticas e de nao querer sugar a grana do consumidor, o mesmo quando ela nao cobrava pra poder jogar online.

Nao acho que hardware seja O fator mais importante, até pq obviamente pouco interessa vender muito sem vender jogos. Mas normalmente as coisas andam juntas, os que nao seguem isso (tipo PSP) sao poucos que eu saiba. Hoje em dia com tantos modelos de negócio diferente, como gamepass/game streaming, talvez vá ficando mais difícil de mesurar bem isso, mas em via de regra, boas vendas de hardware se traduzem em bons numeros de software tb.
 

tortinhas10

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Nunca mais a Nintendo vai fazer um console nesses moldes, eu tb adoraria ver algo assim .... algo como o Super Nintendo foi, mas isso infelizmente não vai acontecer.

Switch é um ótimo portátil/console mas como segundo console pois é fraco demais em AAAs não Nintendo, coisa q o Super Nintendo tinha de sobra.

Se a pessoa ficar somente com um Switch vai ficar sem jogar os grandes jogos das thirdies, coisa q pra mim conta muito.
Querer todo mundo quer, mas ninguém compra quando sai. Nintendo 64 e GameCube mostraram isso.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

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Será?

Veja o quão ativo são os emuladores da Nintendo ou os rebuliços quando falam da Nintendo se aliando a Microsoft ou abrindo novos mercados, etc.

Eu vejo um potencial escondido nesse aspecto e provavelmente deve ser algo que está na prancheta da Nintendo. Mas no atual momento, ela não vê necessidade nisso, porque o Switch foi uma aposta que deu certo. Na verdade, o Switch é basicamente, um Wii-U feito da forma certa.

Tem um vídeo da CNBC que fala sobre isso, que apesar do sucesso da Nintendo, os investidores acham que ela muito conservadora e isso a impede de crescer mais.



Não.

Nintendo é uma empresa muito bem administrada e que sabe tomar as decisões corretas.

Ela sabe valorizar os seus produtos. Os retornos a longo prazo são imensos.

Isso aí é ideia de americano besta que só quer retorno imediato. Faz mil sequências, mil remakes, 1 milhão de produtos licenciados, passa um tempo ninguém mais quer saber daquela franquia porque ela satura.

É só ver o que a própria Disney fez com Star Wars. Provavelmente foi nessa onda aí de "vamos maximizar os lucros em torno da franquia Star Wars". Optou por uma série de caminhos fáceis e comerciais e deu no que deu.
 

Kobaia

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Tem Resident Evil e seus filmes, mas é público adolescente.

Verdade, mas a essa altura do campeonato são públicos que nem se conversam.
No caso da Sega ela simplesmente mudou de ramo, já que nos games praticamente inexiste.
A Nintendo ainda está buscando fortalecer suas IPs com objetivo final de trazer publico novo pros games, dessa vez vai investir pesado, principalmente pra quem sempre foi conservadora.

A longo prazo creio que vai ser bom pra ela “catequisar” esse publico mais novo agora, muitos dos quais vão continuar nas suas plataformas no futuro, trazendo identificação com os personagens.
A Sony mesmo tem menos força nesse sentido, e podemos ver um envelhecimento do seu público com menos renovação, tal qual aconteceu no Japão.
 

ptsousa

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O 3DS foi criticado nesse primeiro ano somente, logo depois tudo mudou. O PS3 foi o oposto, talvez tenha sido pouco criticado no final de vida, mas na maior parte era referenciado como um grande fracasso.

Tudo mudou em termos porque sempre lembram desse socorro que fez a Nintendo ter prejuízo pela primeira vez na história mas de fato passou a maior parte da vida com uma percepção melhor na média que o PS3.

Isso de "mais antigo" pra mim deixa claro o meu ponto, pra vc falar isso, entao já mostra que tempo de lançamento influencia sim, e nao o ato da pessoa nao ter jogado um jogo x ou y. Mas isso pouco importa pra discussao

Aí é a percepção do consumidor. As marmitas do PS3 no PS4 tinham feeling de jogos novos, especialmente TLOU. Os jogos do Wii U no Switch a mesma coisa (porque o Switch no modo portátil é um WiiU Pro Plus)

Mas, como você disse, não importa muito mesmo.


Já isso de valores, com certeza a Nintendo sabe o valor de suas marcas, só precisava de uma desculpa pra esse aumento, afinal se tivesse anunciado simplesmente como um portátil e subindo 50% do custo dos jogos, pegaria muito mal. Algo tipo as eternas desculpas que a Apple sempre tem pra justificar cabo novo, nao dar mais capinha/fone/carregador com seus celulares, etc. O 3DS teve vários ports piorados de jogos de console e manteve o preço padrao, Switch tb tem ports piorados e nem por isso tem essa mesma reduçao de custos. E mesmo se tem leves melhorias, como as marmitas de Wii-U, tb acho um absurdo igual Last of Us de PS4 sair por preço cheio. Mudanças maiores tipo Mario 3D World até vai, mas isso é a exceçao

A questão é como o consumidor enxerga o produto. Do 3DS pro Switch pra mim tem uma senhora diferença. Não teve port de PS3 e 360 saindo pro 3DS no entanto o Switch recebeu jogos do calibre de The Witcher 3, DOOM e Wolfenstein, da geração corrente, só com o ajuste gráfico devido. Isso contribui para a percepção do produto em si. O único port de aparelho contemporâneo que o 3DS recebeu foi o do Yoshi WW que justamente saiu a $40 no WiiU mas é a exceção que confirma a regra.

Se pegarmos a geração anterior, o 3DS teve ports piorados do Wii enquanto o Switch teve ports melhorados do Wii U. Também tem uma diferença na percepção aí.

O eterno "custa isso pq pagam" sempre será um argumento válido, mas é engraçado que no começo da moda de DLCs e season passes, todo mundo vangloriava a Nintendo por ser a "boazinha" de nao seguir essas políticas e de nao querer sugar a grana do consumidor, o mesmo quando ela nao cobrava pra poder jogar online.

Isso foi mesmo. Inclusive poucos diziam que a Nintendo ia chegar uma geração atrasada a hora que visse a grana e foi o que aconteceu.

Em business, nunca se deve cuspir pra cima. Os sonistas mesmo passaram uma geração zuando os caixistas por pagar pra jogar online e cá estamos. Xbox teve das suas também.

Nao acho que hardware seja O fator mais importante, até pq obviamente pouco interessa vender muito sem vender jogos. Mas normalmente as coisas andam juntas, os que nao seguem isso (tipo PSP) sao poucos que eu saiba. Hoje em dia com tantos modelos de negócio diferente, como gamepass/game streaming, talvez vá ficando mais difícil de mesurar bem isso, mas em via de regra, boas vendas de hardware se traduzem em bons numeros de software tb.

Daqui em diante, a métrica vai mudar mesmo. Sony e M$ já usam o MaU como medida faz um tempo e a M$ basicamente anuncia os números do GamePass como a vendagem da plataforma. NPD já mudou o ranking pra receita. E, com a Amazon entrando, vai reforçar mais isso.

Eu acho que a Nintendo vai continuar anunciando vendas de consoles e jogos ainda por um bom tempo porque é o modelo basilar dela (é a única fabricante originalmente do mundo dos jogos) e outras frentes são criadas para orbitar essa principal. Mas mesmo ela, em algum ponto da linha do tempo, vai entrar de alguma forma no mundo dos serviços (se formos ser criteriosos, o Virtual Console já meio que migrou para serviço com o NSO)
 
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