O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.084
Reações
25.949
Pontos
1.484
3800x nunca será mais rápido em jogos que 5600x, da mesma forma que 2700x nunca conseguiu superar o 3600 (mesmo em jogos que usam muitos nucleos).

algumas pessoas podem dizer que não foi assim com i5 7600 vs ryzen 5 1600, porém aí a situação era muito extrema. Era um 4/4 contra um 6/12. O multi do 1600 é extremamente superior ao do i5 7600, acho que uns 70% superior, e com o tempo o 1600 superou o i5 7600.

Já no caso do 5600x vs 3800x, a diferença em multithread é de apenas uns 15%, e isso em aplicativos que não aproveitam a latência mais baixa do 5600x (tipo cinebench) e olhe lá. O IPC e latencia menores são uma vantagem muito maior que esses 15% a mais de multi thread.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.472
Reações
34.582
Pontos
1.354
eu sou do time que prefere mais núcleos
Eu sou do time do ipc maior, não adianta nada mais núcleos, sendo que eles são preguiçosos e não levantam os fps.
Mais nucleos só pra ver o uso dele menor? Vantagem? 6 vs 8 não tem nenhuma hoje e talvez daqui 5 anos continue assim.
As empresas de jogos estão devagar e vão continuar por muito tempo pelo visto.
Até em encode ali, mais núcleos do 3800x não adiantou nada, o 5600x chega de pau duro atrás dele e fica esfregando no cu do 3800x.
Em jogos o 5600x bate o pau na cara do 3800x e manda mamar.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.844
Reações
11.025
Pontos
753
Eu sou do time do ipc maior, não adianta nada mais núcleos, sendo que eles são preguiçosos e não levantam os fps.
Mais nucleos só pra ver o uso dele menor? Vantagem? 6 vs 8 não tem nenhuma hoje e talvez daqui 5 anos continue assim.
As empresas de jogos estão devagar e vão continuar por muito tempo pelo visto.
Até em encode ali, mais núcleos do 3800x não adiantou nada, o 5600x chega de pau duro atrás dele e fica esfregando no cu do 3800x.
Em jogos o 5600x bate o pau na cara do 3800x e manda mamar.

eu vejo mais núcleos como maior estabilidade nos jogos, e não fps bruto.
1% low e tals
 


pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.087
Pontos
1.364
Galera, fui botar o 1800x numa B450 Aorus pra fazer update de Bios e deu luz no indicador de CPU, botei de volta na X370 e também tá mesma coisa, nenhum pino entortou. O que pode ser?

EDIT: cabaçisse a minha, esqueci do cabo de 8 pinos de força acima do cooler
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.878
Reações
31.838
Pontos
1.344
Mais nucleos só pra ver o uso dele menor? Vantagem? 6 vs 8 não tem nenhuma hoje e talvez daqui 5 anos continue assim.
As empresas de jogos estão devagar e vão continuar por muito tempo pelo visto.

Não é questão de ser devagar.
È que certos processos você não pode dividir entre núcleos sob o risco de gerar respostas diferentes e com isso crashar/bugar o game.

Por exemplo. IA.
Se eu tenho uma IA que decide loots, ela tem que ser 100% calculada em apenas 1 núcleo.
Eu não posso fazer com que 2 núcleos rodem a lista de loot sob o risco de que cada núcleo entregará uma resposta diferente.

To usando um esquema simples pra exemplificar mas o mesmo vale pra Gráficos, sons, etc. O normal é que cada núcleo fique responsável por 1 parte do game. (Som no núcleo 3, Mecânicas no núcleo 2, gráficos no núcleo 1, etc).

A melhor explicação que eu peguei sobre isso foi de um Dev do jogo Europa Universalis 4 explicando como o game usa sim múltiplos cores e porque ter +cores não gera tanta diferença em desempenho. Ae ele foi lá exemplificar o que dava e o que não dava pra dividir de tarefa.


Jogos dificilmente passarão de 4-6 núcleos.
GPU´s ja funcionam como 1 núcleo dedicado.
Placa Mãe ja lida com o Som! Ou placa de som dedicada.
No fim os núcleos ficam sem tarefas.....


Por isso um dos atributos +importantes pra game é a potencia Single Core do processador.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.739
Reações
20.779
Pontos
1.344
Não é questão de ser devagar.
È que certos processos você não pode dividir entre núcleos sob o risco de gerar respostas diferentes e com isso crashar/bugar o game.

Por exemplo. IA.
Se eu tenho uma IA que decide loots, ela tem que ser 100% calculada em apenas 1 núcleo.
Eu não posso fazer com que 2 núcleos rodem a lista de loot sob o risco de que cada núcleo entregará uma resposta diferente.

To usando um esquema simples pra exemplificar mas o mesmo vale pra Gráficos, sons, etc. O normal é que cada núcleo fique responsável por 1 parte do game. (Som no núcleo 3, Mecânicas no núcleo 2, gráficos no núcleo 1, etc).

A melhor explicação que eu peguei sobre isso foi de um Dev do jogo Europa Universalis 4 explicando como o game usa sim múltiplos cores e porque ter +cores não gera tanta diferença em desempenho. Ae ele foi lá exemplificar o que dava e o que não dava pra dividir de tarefa.


Jogos dificilmente passarão de 4-6 núcleos.
GPU´s ja funcionam como 1 núcleo dedicado.
Placa Mãe ja lida com o Som! Ou placa de som dedicada.
No fim os núcleos ficam sem tarefas.....


Por isso um dos atributos +importantes pra game é a potencia Single Core do processador.

Daqui uns 2 ou 3 anos os jogos já vão estar usando 8c/16t. Afinal os consoles dessa geração tem isso e os devs vão usar. Agora é perda de tempo pq os jogos são feitos ainda pensando na gen passada. Então qualquer processador de 6c/12t é perfeito. Ainda mais com ipc forte.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.878
Reações
31.838
Pontos
1.344
Daqui uns 2 ou 3 anos os jogos já vão estar usando 8c/16t. Afinal os consoles dessa geração tem isso e os devs vão usar. Agora é perda de tempo pq os jogos são feitos ainda pensando na gen passada. Então qualquer processador de 6c/12t é perfeito. Ainda mais com ipc forte.

+cores ajuda em alguns tipos de jogos. Especialmente os que querem puxar o limite.
Mas é menos impactante pelo que falei acima. O que falei acima não depende de cores.
Depende do quanto da pra picotar o jogo sem criar conflito de resultado.

E mesmo que vc faça o extremo.
O Núcleo 1 sempre será o mais exigido. O Núcleo que vai rodar a engine (E juntar as tarefas todas na sua tela) não pode delegar essa função pros outros cores.

Usando o jogo Crusader Kings 2 de Exemplo. Um jogo que é muito CPU Heavy.
O Post abaixo é de um Dev do jogo.

Single-core performance is definitely very important.
But # of cores is pretty important too.
Using CK2 as an example, since it is the game I'm most familiar with, it averages about 40% CPU load on my 4-core (8 logical threads) machine.
To achieve 40% load, that means that the seven non-primary threads have to average enough load to bring the overall load from 12.5% to 40%. So they have to represent 27.5% of the overall load of the system. Which means they must be averaging 27.5 * 8 / 7 = 31.4% load each.
With 7 threads each doing ~0.3 cores of work, that's 2.1 cores of work overall. So the multi-threaded portion outweighs the single-threaded portion about 2:1.
So with a single core, the game would take 3 units of time to complete a given task.
With two, it would take 1 + 2 / 2 = 2 units of time; a 50% speedup.
With four, it would take 1 + 2/4 = 1.5 units of time, a 33% speedup compared to two.
With eight, it would take 1 + 2/8 = 1.25 units of time, a 20% speedup compared to four.
With sixteen, it would take 1 + 2/16 = 1.125 units of time, a 14% speedup compared to eight.

Em resumo. Digamos que temos um PC com vários cores de mesma velocidade.
o jogo roda a 100 pontos com 1 core.
Com 2 cores rodará a 150
com 4 cores rodará a 199,5
Com 8 cores rodará a 239,4
Com 16 roda a a 272,9

Quanto +cores menor a diferença de desempenho comparado ao grupo anterior. + difícil fica dividir as tarefas.
Os maiores ganhos de desempenho estão em 2 e 4 cores.

O dev não fez o calculo. Mas 6 cores daria 1,33 unidades de tempo. (1 +2/6). Que significa que é apenas 10% mais lento que um 8 core.
Na tabela acima daria algo na faixa de 215.


10% de desempenho é uma coisa que pode facilmente ser compensada por potencia.

PS5 e Xbox X tem processadores que rodam +- no desempenho da geração 3600-3800 da AMD.
o 5600x mais do que compensa com força bruta. E o fará por toda essa geração .
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.739
Reações
20.779
Pontos
1.344
+cores ajuda em alguns tipos de jogos. Especialmente os que querem puxar o limite.
Mas é menos impactante pelo que falei acima. O que falei acima não depende de cores.
Depende do quanto da pra picotar o jogo sem criar conflito de resultado.

E mesmo que vc faça o extremo.
O Núcleo 1 sempre será o mais exigido. O Núcleo que vai rodar a engine (E juntar as tarefas todas na sua tela) não pode delegar essa função pros outros cores.

Usando o jogo Crusader Kings 2 de Exemplo. Um jogo que é muito CPU Heavy.
O Post abaixo é de um Dev do jogo.



Em resumo. Digamos que temos um PC com vários cores de mesma velocidade.
o jogo roda a 100 pontos com 1 core.
Com 2 cores rodará a 150
com 4 cores rodará a 199,5
Com 8 cores rodará a 239,4
Com 16 roda a a 272,9

Quanto +cores menor a diferença de desempenho comparado ao grupo anterior. + difícil fica dividir as tarefas.
Os maiores ganhos de desempenho estão em 2 e 4 cores.

O dev não fez o calculo. Mas 6 cores daria 1,33 unidades de tempo. (1 +2/6). Que significa que é apenas 10% mais lento que um 8 core.
Na tabela acima daria algo na faixa de 215.


10% de desempenho é uma coisa que pode facilmente ser compensada por potencia.

PS5 e Xbox X tem processadores que rodam +- no desempenho da geração 3600-3800 da AMD.
o 5600x mais do que compensa com força bruta. E o fará por toda essa geração .

Eu não imagino q seja só assim. As coisas evoluem e com o tempo vão conseguir tirar mais de 8c com certeza. Se não a gente estaria com 2 ou 4 núcleos até hj. Hj qualquer processador de 4c/4t em 80% dos jogos já está a 100% de uso. Daqui um tempo vai ser assim com os de 6c tb e vamos ter processadores com 8c ou mais sendo exigidos. Não falei agora, mas pro futuro, isso é certeza!
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.878
Reações
31.838
Pontos
1.344
Eu não imagino q seja só assim. As coisas evoluem e com o tempo vão conseguir tirar mais de 8c com certeza. Se não a gente estaria com 2 ou 4 núcleos até hj. Hj qualquer processador de 4c/4t em 80% dos jogos já está a 100% de uso. Daqui um tempo vai ser assim com os de 6c tb e vamos ter processadores com 8c ou mais sendo exigidos. Não falei agora, mas pro futuro, isso é certeza!

https://en.wikipedia.org/wiki/Amdahl's_law

Lei de Amdahl

"Na arquitetura de computadores , a lei de Amdahl (ou argumento de Amdahl [1] ) é uma fórmula que fornece a aceleração teórica na latência da execução de uma tarefa com carga de trabalho fixa que pode ser esperada de um sistema cujos recursos são aprimorados. Recebeu o nome do cientista da computação Gene Amdahl e foi apresentado na AFIPS Spring Joint Computer Conference em 1967.

A lei de Amdahl é freqüentemente usada em computação paralela para prever a aceleração teórica ao usar vários processadores. Por exemplo, se um programa precisa de 20 horas para ser concluído usando um único thread, mas uma parte de uma hora do programa não pode ser paralelizada, portanto, apenas as 19 horas restantes ( p = 0,95 ) do tempo de execução podem ser paralelizadas, independentemente de quantos threads são dedicados a uma execução paralelizada deste programa, o tempo mínimo de execução não pode ser inferior a uma hora. Portanto, a aceleração teórica é limitada a, no máximo, 20 vezes o desempenho de rosca única,{\ displaystyle \ left ({\ dfrac {1} {1-p}} = 20 \ right)}
{\ displaystyle \ left ({\ dfrac {1} {1-p}} = 20 \ right)}
. "


E não existe isso de "Jogo exigir 8 cores". As Engines hoje adaptam o processamento pro número de cores da sua CPU e se vc tem menos cores compensa com força bruta. Simples assim.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.739
Reações
20.779
Pontos
1.344
https://en.wikipedia.org/wiki/Amdahl's_law

Lei de Amdahl




E não existe isso de "Jogo exigir 8 cores". As Engines hoje adaptam o processamento pro número de cores da sua CPU e se vc tem menos cores compensa com força bruta. Simples assim.

Lógico q não. Tenta jogar hj em dia com um processador de 2c. O processador não vai dar conta por mais alto q seja o ipc dele. Alguns jogos vc só consegue estabilidade com mais núcleos e threads. Hj 4c/4t não dá conta mais de certos jogos. Engasga demais.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.358
Reações
10.987
Pontos
1.409
Lógico q não. Tenta jogar hj em dia com um processador de 2c. O processador não vai dar conta por mais alto q seja o ipc dele. Alguns jogos vc só consegue estabilidade com mais núcleos e threads. Hj 4c/4t não dá conta mais de certos jogos. Engasga demais.
essa comparação acho meio descabida. não existe processador 2c com IPC decente pra fazer um teste e confirmar ou rejeitar o que vc tá falando... mas eu diria que hj o minimo pra se jogar BEM no PC é 4c/4t. o ideal é 6c/12t. E acho que até o fim dessa geração, será 8c/16t
até pq, segundo os rumores, com a nova leva de ryzen a AMD deve aumentar os numeros de cores que oferece... vamos ver.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.739
Reações
20.779
Pontos
1.344
essa comparação acho meio descabida. não existe processador 2c com IPC decente pra fazer um teste e confirmar ou rejeitar o que vc tá falando... mas eu diria que hj o minimo pra se jogar BEM no PC é 4c/4t. o ideal é 6c/12t. E acho que até o fim dessa geração, será 8c/16t
até pq, segundo os rumores, com a nova leva de ryzen a AMD deve aumentar os numeros de cores que oferece... vamos ver.

Lógico q tem. Desativa os cores desses ryzen 5000 pra 2c e testa aí. Vc vai ver q dois cores não dá conta mais de jogo nenhum no mercado.

Tem um cara q já fez esse teste no YouTube. A partir de 4c/8t q fica bom pra jogar. Abaixo disso vc vai sofrer com baixo fps e travadas constantes.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.878
Reações
31.838
Pontos
1.344
Lógico q não. Tenta jogar hj em dia com um processador de 2c. O processador não vai dar conta por mais alto q seja o ipc dele. Alguns jogos vc só consegue estabilidade com mais núcleos e threads. Hj 4c/4t não dá conta mais de certos jogos. Engasga demais.

Só que não estamos comparando 1C ou 2C com 8C Cores.
Estamos comparando 4C e 6C vs 8C.

Olhe a tabela de ganho de desempenho que +1 core fornece.


Pra cada core a mais. O ganho é menor porque você já tem uma enxurrada de cores dividindo o trabalho.
È diferente de ir de 1 core pra 2. Onde tu dobra a potencia.

Ae o limite passa a ser se a tarefa pode ou não ser dividida. Que é o que a lei de amdahl trata.
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.739
Reações
20.779
Pontos
1.344
Só que não estamos comparando 1C ou 2C com 8C Cores.
Estamos comparando 4C e 6C vs 8C.

Olhe a tabela de ganho de desempenho que +1 core fornece.


Pra cada core a mais. O ganho é menor porque você já tem uma enxurrada de cores dividindo o trabalho.
È diferente de ir de 1 core pra 2. Onde tu dobra a potencia.

Ae o limite passa a ser se a tarefa pode ou não ser dividida. Que é o que a lei de amdahl trata.

Velho, quando vc sai de um quadcore pra um sixcore da vida em alguns jogos, o jogo fica outro. Estabilidade de fps muito maiores. Até vi no tópico de recomendação de hardware um cara q trocou um i5 9400 para um i7 8700 e ele mesmo falou q os jogos mudaram da água pro vinho.

Então não. Apesar dessa teoria aí mostrar que de 6c pra 8c não muda nada hj. Vai mudar daqui um tempo. Pode anotar aí.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.878
Reações
31.838
Pontos
1.344
@wtsds
Pq não analisamos hoje?
Aqui umas screens

Battlefield 5
Kvjzc86.png


Raibow Six Siege
pQqaRo3.png


Hitman 2
3tLAyA6.png


Assassins creed Odyssey
teste-core-3.png


Witcher 3
core-teste-5.png




Existe ganho de desempenho? Logico que sim. Isso eu nunca contestei em nenhuma parte dos meus textos.
Mas o ganho é menor do que de 4C pra 6C.
Um ganho que pode ser compensado por potencia extra.

E fica obvio nessas screens tb pq 8 core foi escolhido pra ser o novo normal.
O beneficio de 10 e 12 cores é mínimo mesmo usando um jogo como Assassins creed Odyssey que é super pesado na CPU.


O PS5 e o Xbox tem um Processador na faixa do 3600-3800. Uma geração passada.
O 5600X é superior a esses processadores.
Compensando a falta de cores com potencia, :kpisca
Não estou reinventando roda nenhuma aqui.
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.472
Reações
34.582
Pontos
1.354
Velho, quando vc sai de um quadcore pra um sixcore da vida em alguns jogos, o jogo fica outro. Estabilidade de fps muito maiores. Até vi no tópico de recomendação de hardware um cara q trocou um i5 9400 para um i7 8700 e ele mesmo falou q os jogos mudaram da água pro vinho.

Então não. Apesar dessa teoria aí mostrar que de 6c pra 8c não muda nada hj. Vai mudar daqui um tempo. Pode anotar aí.
Cada core tem uma função, não é tudo jogado e eles que se virem, existe uma quantidade limitada de funções e 6 cores é mais do que suficiente para hoje ou sempre.
Só se inventarem novas funções para tacar no processador. O que é difícil, pois placa de som tem um sistema dedicado na placa mãe, agora tem aquele sistema que desafoga o processador que a amd e nvidia estão implantando, deixando tudo mais leve para o processador.
Então é difícil a performance ser insuficiente nos 6 cores no futuro.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.739
Reações
20.779
Pontos
1.344
Não concordo não. No futuro as coisas vão mudar. 6c um dia vai ser superado e vamos precisar de 8c ou 16c pra poder jogar ok. A tendência é essa. Se não 4c seriam suficientes pra vida toda. Hj já não está aguentando os jogos atuais.

Daqui 10 anos todo mundo vai ter um de 16c como padrão no nossos pcs.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.358
Reações
10.987
Pontos
1.409
até que CPU tá chegando nuns preços bem interessantes nas lojas BR. Uma pena a AMD n lançar logo as versões sem o X por 70% do preço.
se saisse um 5600 nessa linha. ia custar uns 1400. ai tava bem interessante pra fazer upgrade.
mas com os problemas de chips e tal, eu to achando que é capaz da série 5000 ficar só nas versões "X" mesmo viu.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.337
Reações
175.879
Pontos
2.234
até que CPU tá chegando nuns preços bem interessantes nas lojas BR. Uma pena a AMD n lançar logo as versões sem o X por 70% do preço.
se saisse um 5600 nessa linha. ia custar uns 1400. ai tava bem interessante pra fazer upgrade.
mas com os problemas de chips e tal, eu to achando que é capaz da série 5000 ficar só nas versões "X" mesmo viu.

As OEM já têm sem o X, mas não existe informação se eles serão produtos de livre acesso.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.982
Reações
41.318
Pontos
1.444
É quente esse 5900x heim. Em um momento achei até que meu AIO tinha pifado.

Não sei se vou conseguir overclockar ele, pra ficar quente assim melhor deixar stock mesmo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.358
Reações
10.987
Pontos
1.409
As OEM já têm sem o X, mas não existe informação se eles serão produtos de livre acesso.
tinha visto o 5800 OEM só, saiu 5600 tbm?
será que uma hora essas belezinhas pipocam no ali? se bem que, pipocando lá por 1500 e o x aqui, com garantia e sem risco de taxa por 2k acho que ainda fica mais negócio o x msm.
pro sem X valer a pena, só msm sendo lançado no mercado nacional ou chegando bem baratinho no Ali. até uns 1200/1300 estourando... (0 5600 no caso)
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.358
Reações
10.987
Pontos
1.409
É quente esse 5900x heim. Em um momento achei até que meu AIO tinha pifado.

Não sei se vou conseguir overclockar ele, pra ficar quente assim melhor deixar stock mesmo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
vc veio de intel né? nos ryzen - ao menos o 3000 que tenho aqui - o processador opera mais quente em stock que com OC haha.
dá uma olhada no "clock tuner for ryzen". vc provavelmente vai conseguir turbinar a performance e baixar as temperaturas.
 
Topo Fundo