+cores ajuda em alguns tipos de jogos. Especialmente os que querem puxar o limite.
Mas é menos impactante pelo que falei acima. O que falei acima não depende de cores.
Depende do quanto da pra picotar o jogo sem criar conflito de resultado.
E mesmo que vc faça o extremo.
O Núcleo 1 sempre será o mais exigido. O Núcleo que vai rodar a engine (E juntar as tarefas todas na sua tela) não pode delegar essa função pros outros cores.
Usando o jogo Crusader Kings 2 de Exemplo. Um jogo que é muito CPU Heavy.
O Post abaixo é de um Dev do jogo.
Em resumo. Digamos que temos um PC com vários cores de mesma velocidade.
o jogo roda a 100 pontos com 1 core.
Com 2 cores rodará a 150
com 4 cores rodará a 199,5
Com 8 cores rodará a 239,4
Com 16 roda a a 272,9
Quanto +cores menor a diferença de desempenho comparado ao grupo anterior. + difícil fica dividir as tarefas.
Os maiores ganhos de desempenho estão em 2 e 4 cores.
O dev não fez o calculo. Mas 6 cores daria 1,33 unidades de tempo. (1 +2/6).
Que significa que é apenas 10% mais lento que um 8 core.
Na tabela acima daria algo na faixa de 215.
10% de desempenho é uma coisa que pode facilmente ser compensada por potencia.
PS5 e Xbox X tem processadores que rodam +- no desempenho da geração 3600-3800 da AMD.
o 5600x mais do que compensa com força bruta. E o fará por toda essa geração .