O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial <<RPG'S - Tópico Oficial>>

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.011
Pontos
959
Olá amigos peludos.
Existe algum jrpg um pouco direto e com diálogos mais simplórios .
Estou trabalhando muito e o pouco tempo que me sobra eu quero jogar um jrpg, mas a quantidade de diálogo acaba me deixando um pouco sonolento.

Me falaram que the world ends with you seria interessante. O que acham ?
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.530
Pontos
1.629
Além de Cyberpunk 2077 (que tô gostando bastante) retomei Bravely Default II.
É um jogo bom mas se esse é o limite então a franquia já deu o que tinha que dar, em 15h de jogo trouxe absolutamente nada de novo em relação aos outros. O combate segue muito bom, desafiante e brilha nos bosses mas é só isso, não tem mais nada realmente atrativo no jogo e é pior no resto tudo.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.776
Pontos
753
Olá amigos peludos.
Existe algum jrpg um pouco direto e com diálogos mais simplórios .
Estou trabalhando muito e o pouco tempo que me sobra eu quero jogar um jrpg, mas a quantidade de diálogo acaba me deixando um pouco sonolento.

Me falaram que the world ends with you seria interessante. O que acham ?
Shin Megami Tensei (jrpg em turnos), Ys (action rpg) são exemplos de séries com menos diálogos. Ys Origin por exemplo, se não jogou é bem interessante. Tales of Zestiria é um que tirando as skits (diálogos opcionais entre os personagens do grupo), não tem tantos diálogos.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.530
Pontos
1.629
Olá amigos peludos.
Existe algum jrpg um pouco direto e com diálogos mais simplórios .
Estou trabalhando muito e o pouco tempo que me sobra eu quero jogar um jrpg, mas a quantidade de diálogo acaba me deixando um pouco sonolento.

Me falaram que the world ends with you seria interessante. O que acham ?
The World ends With You é muito interessante porém não acredito que se encaixe na sua necessidade, precisa prestar muita atenção nos objetivos pra não se perder na exploração. Aliás, se eu tivesse que listar bons jrpgs não objetivos com certeza ele estaria entre eles.

Pra quais plataformas?

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.349
Reações
63.469
Pontos
903
Olá amigos peludos.
Existe algum jrpg um pouco direto e com diálogos mais simplórios .
Estou trabalhando muito e o pouco tempo que me sobra eu quero jogar um jrpg, mas a quantidade de diálogo acaba me deixando um pouco sonolento.

Me falaram que the world ends with you seria interessante. O que acham ?
ZELDA :coolface



Se quer algo mais "simples" em termos de diálogos, procure mais para o lado do action RPG,
recomendo os remakes da serie Mana.

Secret of Mana / Trials of Mana
 


Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.324
Reações
20.937
Pontos
1.489
Olá amigos peludos.
Existe algum jrpg um pouco direto e com diálogos mais simplórios .
Estou trabalhando muito e o pouco tempo que me sobra eu quero jogar um jrpg, mas a quantidade de diálogo acaba me deixando um pouco sonolento.

Me falaram que the world ends with you seria interessante. O que acham ?

TWEWY tem bastante diálogo e o jogo é bastante longo também.

Concordo com os colegas ai e recomendo o Trials of Mana também, história bem básica mas a exploração e o sistema de batalhas e é bem divertido.

Um outro que joguei recentemente nessa pegada é o I am Setsuna, é um JRPG bem classicão com sistema de batalha clonado de Chrono Trigger e uma história simples porém funcional.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.349
Reações
63.469
Pontos
903
O criador do CRPG Book Project (o brasileiro que mora no Japão Felipe Pepe), fez uma matéria bem completa e muito interessante sobre games de RPGs Chineses.

Realmente é um universo gamer muito interessante do qual temos pouco acesso devido à barreira do idioma.

Fica a pergunta, se o mercado do :kcopa não fosse extremamente fechado
(ainda hoje é, mas antigamente era muito pior) para tecnologias nas décadas de 1980-70-90, será que não teria surgido aqui também uns BRRPGs? :kpensa
(lembrando que a China neste período era extremamente atrasada em relação a tecnologias)


Segue abaixo matéria completa traduzida (com ajuda do google translator e uns pequenos ajustes) para o PT-BR, é um pouco extensa mas vale a leitura (para não pesar o post deixei o restante da mesma na tag spoiler) :kjoinha



Antes de Genshin Impact: uma breve história dos RPGs chineses
Felipe pepe


Se você estiver interessado em aprender sobre filmes, música, poesia ou qualquer forma de arte da China, poderá facilmente encontrar centenas de livros, artigos, documentários, ensaios e vídeos sobre o assunto.
Infelizmente, se você estiver interessado em videogames chineses, a história é bem diferente. Apesar de todo o seu amor por aventuras épicas, o mundo dos videogames anglófonos tem uma falta crítica de interesse em qualquer coisa fora de sua zona de conforto. Ele vive na negação, ainda agindo como se os consoles fossem a maior plataforma, Call of Duty fosse o maior jogo e EUA, Europa e Japão fossem os únicos * reais * mercados de jogos.
Houve o tempo todo sobre o quão grande Fortnite é, com seus 30 milhões de usuários diários .... então você descobre que um jogo do Vietnã tem 80 milhões de jogadores diários .
Sim, 80 MILHÕES de jogadores. Diariamente.
Este artigo é uma tentativa de ajudar a melhorar isso. Vamos mergulhar na rica história dos RPGs chineses, conhecer a série de RPG mais antiga ainda existente e um dos jogos mais influentes da história - sobre o qual você provavelmente nunca ouviu falar.

Para começar, falar sobre “jogos chineses” é lidar com três regiões principais - China continental, Hong Kong e Taiwan - cada uma com cenários e regulamentos socioeconômicos muito exclusivos. Por exemplo, consoles foram proibidos na China continental de 2000 a 2014 (é claro, ainda havia um mercado negro), mas ainda podiam ser comprados legalmente em Taiwan e Hong Kong.
Além disso, significa lidar com dois sistemas de escrita: Chinês Tradicional , usado em Taiwan e Hong Kong (e Macau); e chinês simplificado , usado na China continental (e em Cingapura).
1*Zf26lCeSSWg_1DVg06_w8w.gif

Desde a década de 2000, os jogos costumam oferecer os dois sistemas no menu de opções, mas antes disso significa que um jogo da China continental seria estranho para um taiwanês ler, por exemplo.
Por último, a maioria desses jogos nunca foi traduzida, portanto, não têm títulos oficiais em inglês. Vou postar o título original em chinês e uma tradução grosseira (desculpe por massacrá-los!).

OS PRIMEIROS ANOS
A indústria de jogos chinesa começou em meados dos anos 80 em Taiwan, quase exclusivamente focada em lançamentos para MS-DOS, com títulos como Softstar's Monopoly (大富翁, 1989) uma adaptação do jogo de tabuleiro:

1*bNZ0_BrShTqiy05xUJr9MQ.png

1*bNZ0_BrShTqiy05xUJr9MQ.png

Os primeiros RPGs chineses apareceriam em 1990, principalmente como jogos simples que imitam clássicos estrangeiros com uma fina camada de cultura chinesa no topo:
1*5XgjNuvuEleLgcLToBxrLg.png

  • Xuan-Yuan Sword (軒轅劍, 1990) é um clone simples e curto do Dragon Quest , com uma história e cenário simples que mistura artes marciais com elementos mais fantásticos (um gênero conhecido como Xianxia ).
  • Legend of the Chivalrous Hero (俠客 英雄 傳, 1991) é outro clone do Dragon Quest , onde você joga como um herói de artes marciais solitário que viaja pela terra para derrotar os malfeitores e pode escolher uma das cinco donzelas para se casar.
  • Eight Swords of Shenzhou (神州 八 劍, 1991) é um clone simples do King's Bounty , com você visitando cidades para recrutar exércitos, lutar contra inimigos e ganhar dinheiro para exércitos maiores, até que possa derrotar todos os reis do mal e unir a terra.
  • Fantasy Zone of Computer (電腦 魔域, 1991) mostra um jogador sendo arrastado para dentro de seu computador, explorando os circuitos e lutando contra o vírus-demônio. Apesar do cenário único, a jogabilidade ainda é muito básica.
  • Livro do Santo da Espada (天 外 剑圣 录, 1992) oferece um enredo muito mais complexo do que seus pares, contando a história do último membro sobrevivente de uma seita de artes marciais, tentando descobrir o mistério por trás da destruição da seita. No lançamento, foi elogiado como um romance Wuxia (fantasia de artes marciais) em forma de RPG, mostrando um caminho a seguir para os desenvolvedores chineses.
Nenhum desses jogos pode ser chamado de grandes clássicos, estando muito aquém do que outros países estavam desenvolvendo na época. Mas eles serviram como a base para a indústria, estabelecendo desenvolvedores e séries que durariam décadas, como a série Xuan-Yuan Sword da Softstar (BTW, “Xuan-Yuan” é o Imperador Amarelo, uma figura lendária considerada o pai de Cultura chinesa).


OS PRIMEIROS CLÁSSICOS

Em 1995, a Softstar lança o mais popular e importante de todos os RPGs chineses: 仙劍 奇俠 傳, conhecido como Legend of Sword and Fairy ou Chinese Paladin:
1*FHVDu7Y4a6qZ-qvXinz9bw.jpeg

Legend of Sword and Fairy (1995) - Patch de tradução de fãs

Jogo polido, envolvente e emocional, conta a história de um homem que viaja a uma ilha mística em busca de remédios para sua tia, conhece e se casa com uma jovem, para no dia seguinte perder a memória. Foi uma história comovente, combinando Xianxia habilmente com romance e design de jogo polido, estabelecendo as bases para uma série que ainda está forte em 2021.


Embora você nunca tenha ouvido falar dele, Chinese Paladin 1 é um marco cultural na China, com sua influência indo muito além do reino dos videogames, recebendo novas adaptações, um remake em 2001, uma série de TV de 2005 e agora uma segunda TV série em 2021.
1*MQrlxrJHlddMV-hURSYknw.jpeg

A versão de 1995 e o remake de 2001
DICA: se você quiser experimentar um jogo da lista, este é definitivamente o melhor para começar. Nunca foi traduzido oficialmente, mas tem uma excelente tradução por fãs .
Espada Xuan-Yuan: Dança das Folhas de Bordo (轩辕剑 外传 枫之舞) é outro clássico de todos os tempos de 1995, um poderoso jogo anti-guerra que colocou o jogador como um aprendiz do filósofo chinês Mozi (fundador do Moísmo) durante a era dos Reinos Combatentes, explorando muitos conceitos políticos e filosóficos.
1*C4zKnyhDdRL7Xr45x1G8Nw.jpeg

Espada Xuan-Yuan: Dança das Folhas de Bordo (1995)

Para efeito de comparação, lembre-se de que os RPGs ocidentais nessa época mal tinham qualquer história. Além de jogos como Betrayal at Krondor e a série Ultima , ainda era principalmente “criar grupo de heróis, entrar na masmorra e matar o homem mau”.
Lançado em 1996, Heroes of Jin Yong (金庸 群俠 傳) é outro exemplo do sabor mais literário dos RPGs chineses dessa época. Desenvolvido por Heluo Studio, é um RPG de mundo aberto onde seu personagem é um jogador enviado a um mundo formado a partir dos romances do famoso escritor de Wuxia Jin Yong . Você deve aprender artes marciais e colecionar todos os seus romances, com personagens desses romances ajudando ou atacando você dependendo de suas escolhas morais.
1*a2JhzAeqYz6der610SsNKA.png

Heroes of Jin Yong (1996)
O jogo também é notável por sua grande cena de modding, à medida que os jogadores editavam os arquivos do jogo para apresentar outros romances e histórias.

A IDADE DOURADA

A evolução dos desenvolvedores da China foi extremamente rápida. No início dos anos 90, eles fizeram clones simples, em meados dos anos 90 eles encontraram sua voz e no final dos anos 90 / início dos anos 2000 estariam no auge, lançando grandes clássicos que ainda são considerados o auge da indústria.
Um desses clássicos , Xuan-Yuan Sword 3: Além das Nuvens e Montanhas (1999), conta a história de um cavaleiro franco encarregado pelo Rei Pepin, o Jovem, de encontrar uma maneira de vencer a guerra. Sua jornada o leva da Itália para o Oriente Médio e através da Ásia para a China, lidando com demônios e diferenças culturais ao longo do caminho. É frequentemente considerado o melhor jogo da série e um dos poucos títulos que pode rivalizar com o Chinese Paladin 1 .

1*LfwKlybr368Vj-SvHJVIqQ.jpeg

Espada Xuan-Yuan 3: Além das Nuvens e Montanhas (1999)

O segundo jogo do Heluo Studio, Legend of Wulin Heroes (2001) , expandiria a não linearidade de Heroes of Jin Yong , combinando-o com a mecânica do Princess Maker para criar o que é basicamente um "Wuxia Hero Maker": seu personagem é aceito em uma marcial escola de artes, onde a cada semana você escolhe como treinar, que arma e estilo marcial seguir e tem aulas de cultura chinesa:
1*iezaGxUqTIjIOLHAyIMsew.png

Legend of Wulin Heroes (2001)

Entre as aulas, você se aventura pelo mundo, ajudando as pessoas, fazendo amizade com outro artista marcial e abrindo seu próprio caminho na lenda - ou na infâmia, já que o jogo tem muitas rotas e finais diferentes.
O jogo foi refeito em 2015 como Tales of Wuxia e ainda teve uma sequência , mas, infelizmente, a má qualidade da tradução significa que parte do charme do jogo se perdeu. Um spin-off, Path of Wuxia , está atualmente em off no Early Access e basicamente funciona como uma mistura de histórias de Wuxia e Hogwards de Harry Potter:
1*q7r8N1RslQFXc7CU-zrzeA.jpeg

Tales of Wuxia (2016) e Path of Wuxia (2021)


Mais alguns clássicos desta época:
  • Tribulação do Céu e da Terra - Prequel: Lenda da Lâmina Fantasma (天地劫 序 傳: 幽 城 幻 劍 錄, 2001) faz parte da popular trilogia Tribulação do Céu e da Terra . Um clássico de culto, é conhecido por sua extrema dificuldade, múltiplos finais, combate satisfatório e história complexa sobre a busca do amor contra os fardos do destino.
  • Swordsman's Romance: Moonlight Destiny (剑侠 情缘 外传: 月 影 传说, 2001) é o terceiro jogo da série, um RPG isométrico em tempo real que se concentra em uma história romântica com vários finais (variando de um harém ao suicídio!). Também é famoso por sua trilha sonora e por ter sido lançado no Japão.
  • Espada Xuan-Yuan: The Millennial Destiny (2004) é outro ponto alto da série. Situada há 500 anos AC, sua narrativa complexa mistura história chinesa com viagens no tempo e muitas questões filosóficas sobre ambição e nacionalismo. Sem romances ou alívio cômico, deixou muitos jogadores entediados ou perdidos na trama, levando a sequências a serem mais alegres. Mas quem consegue mergulhar em sua escrita pesada o defende como uma obra-prima.
1*aJSWAM-qiUJUVAFn3b9FtQ.jpeg


Tribulation of Heaven and Earth - Prequel (2001), Swordsman's Romance: Moonlight Destiny (2001) e Xuan-Yuan Sword: The Millennial Destiny (2004)

OS LADOS B
Embora eu esteja apenas destacando alguns jogos, é importante entender que a produção da China durante esta era é ENORME - mais de 100 RPGs para PC de um jogador chineses foram lançados nos anos 90 e 2000!

1*Fb9GNPbpj_D-bMX01q4L5w.jpeg

Você pode ver mais capturas de tela de todos esses jogos em http://kudgame.blogspot.com/search/label/RPG?&max-results=20

Os cenários mais populares são as histórias de Wuxia e Xianxia - muitas vezes adaptadas de romances ou quadrinhos - e eras históricas da China, como a era dos Reinos Combatentes ou os Três Reinos. Mas eles não são as únicas opções, com jogos como a série Flame Dragon (炎龍騎士團) misturando grandes batalhas táticas com um cenário de fantasia mais europeu, incluindo designs de personagens muito estilizados.

1*mn0PBz1i5ei1PueWDcrliA.png

Flame Dragon II, The Fighting Blast e Thunder Force

A série foi criada pelo estúdio taiwanês Zealot Digital, que nos anos 2000 também lançaria o RPG High School The Fighting Blast e a série de RPG cyberpunk Thunder Force (致命 武力).

Outros exemplos interessantes são:
  • 1998 de Tun Cidade (阿貓阿狗), um RPG sobre um menino que pode falar com os animais.
  • 1999 de Bodhidharma (達摩), um RPG onde você joga como o titular patriarca budista (também conhecido como Daruma no Japão).
  • Hino da heroína de 2002 : The Elect of Wassernixe (聖女之歌 - 人魚 的 2002), um RPG realmente incomum sobre uma garota que se transforma em uma sereia, combinando nadar livremente pelo oceano com batalhas por turnos.
1*s8N7NNt_uv2aqHaP8K3C5A.jpeg

Tun Town (1998), Bodhidharma (1999) e Heroine Anthem: The Elect of Wassernixe (2002)

Mencionei que a indústria era quase inteiramente focada em jogos de PC, mas alguns raros RPGs de console também foram feitos nessa época. O estúdio taiwanês Trump Technology lançou jogos Sega Mega Drive não autorizados, como Water Margin (水浒传, 1995), The Devouring of Heaven and Earth III (吞食 天地 3, 1996) e I nvestiture of the Gods (封神 英杰传, 1996):

1*9M8_2sDvY-Pv12eWf5f8rw.jpeg

Water Margin (1995), The Devouring of Heaven and Earth III (1996) e I nvestiture of the Gods (1996)

(QUASE) ESTANDO GLOBAL
O início dos anos 2000 também foi quando algumas exportações começaram a acontecer, com alguns jogos chineses chegando aos Estados Unidos, Rússia, Coréia e Japão.
Um grande desafio para fazer com que todas essas joias cheguem ao mercado global é seu grande foco em histórias, romances e cultura / história chinesa, tornando-as difíceis e caras de traduzir. Vários desses jogos têm momentos em que os heróis recitam poesia, fazem referência a ensinamentos budistas ou eventos obscuros da extensa história da China.
Mesmo a excelente tradução de Genshin Impact não consegue capturar a densidade absoluta do idioma - se você estiver curioso, confira este vídeo comparando a tradução em inglês com o original e explicando algumas referências culturais:




sso mudou brevemente com a chegada de RPGs em tempo real, como Blade & Sword (刀剑 封魔 录, 2002 ) , Prince of Qin (秦 殇, 2002) e Seal of Evil (复活 之 秦 殇 前 传, 2004). Prince of Qin e Seal of Evil são, na verdade, mais parecidos com Baldur's Gate , tendo um grupo de personagens, combate em tempo real com pausa e histórias muito mais elaboradas. Ainda assim, o foco na ação fez os editores rapidamente traduzi-los e promovê-los como “ Diablo com uma lição de história ”, tornando-os alguns dos poucos RPGs chineses a serem lançados oficialmente em inglês:
1*WxwMaP44cF3WZGCA--SXog.jpeg
Blade & Sword (2002 ) , Prince of Qin (2002) e Seal of Evil (2004)
Embora algumas das traduções sejam muito ruins, com dublagem terrível, isso poderia ter sido o início de exportações mais regulares. Infelizmente, era tarde demais - todo o mercado de um jogador estava prestes a desaparecer.

O BOOM ONLINE

Enquanto todos esses jogos clássicos para um jogador estavam sendo lançados, um novo mundo de jogos online estava tomando forma. Os cibercafés estavam em alta, não apenas com Counter-Strike , StarCraft , Diablo II e outros títulos internacionais, mas também com Blade Meteor (流星蝴蝶劍 .net), um jogo de ação de artes marciais de 2002 que poderia ser jogado online, levando a uma arena feroz duelos:





A China também já tinha alguma experiência com MUDs, os jogos de RPG baseados em texto online . Um dos mais populares, King of Kings (万王之王), começou em 1996 na National Tsing Hua University de Taiwan, depois em 1999 foi transformado em um MMORPG gráfico, crescendo rapidamente em popularidade - supostamente, chegando a 10.000 jogadores simultâneos por mês após o lançamento, em um momento em que Ultima Online e EverQuest tinham cerca de 100.000 assinantes no total cada.

1*3ASh66ois5jIMQcXwaevlw.png

A versão MUD de King of Kings e a versão gráfica. A parte inferior da tela é preenchida com comandos de texto semelhantes a MUD.

Esse sucesso noturno levou a uma explosão de novos jogos online, incluindo importações da Coréia e do Japão, como Stone Age Online e The Legend of Mir 2 .
Com a expansão do acesso à Internet e ao computador, o mercado chinês de MMORPG crescerá exponencialmente. Fantasy Westward Journey (夢幻 西遊) foi lançado em 2001 e é um dos jogos mais lucrativos de todos os tempos, com US $ 6,5 bilhões em receita vitalícia e mais de 310 milhões de usuários registrados.

1*L7tZ_0rVYPLSE4ElYBpJ4A.jpeg

Fantasy Westward Journey (2001)

E não é “apenas” que os jogos online eram incrivelmente populares e lucrativos, eles também resolviam um desafio duradouro: a pirataria.

A China tem o maior mercado interno de PCs do mundo, mas a maioria de seus jogadores pirateia jogos. Os desenvolvedores tentaram muitos tipos de proteção contra cópia, de códigos a ocultar informações de missões no manual e fazer os jogadores escolherem cores para combinar com as ilustrações que vieram com a cópia em caixa. Com a mudança para gráficos 3D, diálogos totalmente expressos e trilhas sonoras orquestrais, os custos de desenvolvimento continuaram aumentando e números de vendas legítimas cada vez mais altos eram necessários.
Os jogos online resolveram isso. Os CDs do jogo eram distribuídos gratuitamente, o importante eram as taxas pagas para jogar e, posteriormente, as compras dentro do jogo.

1*rgWrPzYSdm9fxgFXC5at8w.jpeg

1*rgWrPzYSdm9fxgFXC5at8w.jpeg

Cartões vendidos com tempo de jogo MMO

Tudo isso leva a uma mudança massiva em direção aos jogos online, posteriormente fazendo a transição parcial para jogos para celular com sistemas de monetização semelhantes. Eles se tornaram a espinha dorsal da maior parte da indústria de jogos asiática, e não vou entrar neles aqui. É algo que merece um exame muito mais detalhado.

1*5AThtppXAQ2Gy78pWr0yLg.jpeg

1*5AThtppXAQ2Gy78pWr0yLg.jpeg

Impacto Honkai 3 (2016)

É importante mencionar que este foi um evento global, não algo exclusivo da China ou de RPGs. No Japão, a Square e a Enix tiveram que se fundir em 2003 para poder lidar com os custos cada vez maiores de desenvolvimento, enquanto nos Estados Unidos dezenas de empresas como Origins, Interplay, Sierra e Westwood Studios fecharam ou foram compradas. Séries clássicas de RPG como Ultima , Wizardry , Quest for Glory e Might & Magic morreram, com estúdios sobreviventes como BioWare e Bethesda mudando o foco dos PCs para os consoles.

1*S6Ec8qGP2zWqvNFyYKVDCA.jpeg

1*S6Ec8qGP2zWqvNFyYKVDCA.jpeg

https://web.archive.org/web/20070216205153/http://pc.ign.com/articles/092/092316p1.html

Não foi “a morte dos jogos de PC”, como muitos analistas disseram, mas era inegável que os jogos online e os jogos de console eram muito mais lucrativos. E os custos e riscos sempre crescentes do desenvolvimento de jogos significavam que todos optavam pelo que parecia ser a aposta mais segura.
A falta de acesso ao mercado (oficial) de consoles significa que os desenvolvedores chineses não tinham essa opção, apostando todas as suas cartas em jogos online. Durante esta era, a Coreia do Sul viu todos os seus RPGs para um jogador desaparecer, mas a China realmente conseguiu resistir - apesar de algumas falhas, Xuan-Yuan Sword e Chinese Paladin ainda lançaram títulos populares durante esta era, e novas séries de RPG como Fantasy Sango e Gujian também apareceu e ganhou popularidade.

1*R7_OCVRZxUjoVq9nHxD_Kw.jpeg

Fantasia Sango 2 (2005), Legend of Sword and Fairy 4 (2007) e Gujian 2 (2013)

1*JLADetJixcfEfZoEhSqhAg.jpeg

Série de TV chinesa Paladin 5 de 2016, baseada no jogo de 2011 de mesmo nome.

Eles também encontraram uma nova maneira de monetizar esses RPGs fazendo adaptações de filmes e séries de TV, com vários jogos das séries Xuan-Yuan Sword e Chinese Paladin sendo adaptados desde 2005.

A série Witcher provou que isso funciona também no Ocidente, lucrando com a popularidade do jogo, mas também vendendo-o para aqueles que acabaram de sair da série de TV.
Ainda assim, foi definitivamente um momento de declínio no mercado de RPG para um jogador, com estúdios veteranos como Heluo Studio se separando temporariamente e Zealot Digital deixando o mercado de um jogador para se concentrar exclusivamente em jogos online.

ESTANDO VERDADEIRAMENTE GLOBAL
O Genshin Impact do ano passado foi um marco, não apenas como um RPG de um jogador que conseguiu unir os mercados de dispositivos móveis, console e PC, mas também por seus esforços de localização e marketing. O maior lançamento internacional chinês de todos os tempos , passou de “ Clone Chinese Breath of the Wild ”, como a imprensa internacional inicialmente relatou, para um fenômeno global que rendeu mais de 1 bilhão de dólares em menos de 6 meses .

1*fX1bVJxUWoJmxnGm3BiHhA.png

1*fX1bVJxUWoJmxnGm3BiHhA.png

Genshin (2020)

Não é um feito simples. A série de RPG tradicional chinesa há muito se esforça para acompanhar os padrões da indústria global e chamar a atenção dos fãs e da imprensa estrangeiros.

Chinese Paladin 6 (2015) foi elogiado por seu enredo, mas duramente criticado por ser desatualizado e cheio de problemas técnicos, com um revisor chinês concluindo “ Por que não apenas fazer uma série de TV?

1*I-GgVsZxvq9Bh2R0xw_hDA.jpeg

Chinese Paladin 6 (2015), Gujian 3 (2018) e Xuan-Yuan Sword VII (2020)

Xuan-Yuan Sword VII
(2020) tentou oferecer gráficos de última geração e um combate mais moderno do estilo Dark Souls , mas foi ignorado pela grande imprensa ocidental e criticado por jogadores nacionais e estrangeiros por suas animações pobres e falta de variedade de inimigos e vazio, mundo linear.
Gujian 3 (2018) foi na verdade um ótimo RPG, com boa tradução, combate de ação desafiador e lindos gráficos AAA - pessoalmente, considero-o muito superior aos RPGs ocidentais recentes como Greedfall e Vampyr. No entanto , mesmo depois de vender 1,3 milhão de unidades , sua página do Metacritic permanece vazia:

1*HMPIpnZctYJt2D3lrZ8mPg.png


Os grandes RPGs chineses dos últimos anos, todos disponíveis no Steam em inglês, todos lutando por atenção.

É claro que há muitos problemas a serem enfrentados, desde desafios de produção interna até marketing e localização adequados dos jogos - o Steam tem dezenas de RPGs apenas em chinês interessantes , e mesmo os famosos títulos acima têm apenas dublagem em chinês, contando com legendas em inglês qualidade.
Por outro lado, cada vez mais RPGs indie chineses como My Time at Portia , Tale of Immortal , Amazing Cultivation Simulator , Sands of Salzaar e The Scroll Of Taiwu estão vendendo bem o Steam, que agora tem quase 25% de sua base de usuários chegando da China. Não é surpreendente quando você considera que o país tem mais de 312 milhões de jogadores de PC .

1*LOWOE-gd0An8fQrbU-tnww.jpeg

The Scroll of Taiwu (2018), Sands of Salzaar (2020) e Tale of Immortal (2021)

Depois do Genshin Impact , Black Myth: Wu Kong parece ser o próximo candidato a um blockbuster global, e Chinese Paladin 7 acaba de lançar uma demo no Steam (infelizmente, chinês apenas por agora).

Mesmo que ambos falhem, parece claro agora que os RPGs chineses vão desempenhar um papel importante no mercado global.
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.776
Pontos
753
Eu inclusive estou jogando Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament, comentei uns posts atrás aqui no tópico, é um jogo interessante. Me interessei até ainda mais depois de testar e gostar do demo do VII, que tem uma pegada diferente (é action rpg), enquanto o TGoF é em uma espécie de real time, vai usando as skills e elas tem cooldown. A Softstar inclusive está colocando vários dos seus jogos antigos na Steam (tirando os 2 últimos, apenas em chinês mesmo).

Bem interessante a matéria, pois são jogos que não chegam praticamente em news, ou a ser muito comentados, mesmo quando saem em inglês como Gujian 3 ou os últimos Xuan Yuan Sword.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Olá amigos peludos.
Existe algum jrpg um pouco direto e com diálogos mais simplórios .
Estou trabalhando muito e o pouco tempo que me sobra eu quero jogar um jrpg, mas a quantidade de diálogo acaba me deixando um pouco sonolento.

Me falaram que the world ends with you seria interessante. O que acham ?
The World Ends With You não é nem um pouco simplório.

Dos que joguei recentes, o mais tranquilo de se jogar é o I Am Setsuna.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.011
Pontos
959
The World ends With You é muito interessante porém não acredito que se encaixe na sua necessidade, precisa prestar muita atenção nos objetivos pra não se perder na exploração. Aliás, se eu tivesse que listar bons jrpgs não objetivos com certeza ele estaria entre eles.

Pra quais plataformas?

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk

Pc/switch/3DS
 

ValenS

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
10.144
Reações
8.281
Pontos
1.274
Bandai tá mandando muito bem nesses últimos anos em relação a RPGs.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.776
Pontos
753
Depois de ler a matéria que o Krion postou, fiquei curioso e testei o demo do Paladino Chinês 7 (ou seria paladina hehe). Tem no final do post do Pepe o link.
Action rpg interessante. Vi que tem 2 ataques principais (um forte e o normal), skills como de recuperar HP, dá para pular, tem ataques aéreos, testei pouco, mas gostei do que vi. Gráficos são razoavelmente bons, com alguns glitches como na água (que é estranha). Mas no geral jogo é bonito e bem fluído. Não sei se é só no demo ou tem diversas barreiras invisíveis, mas talvez seja limitação do demo. Rodou no máximo aqui, mas CPU ficou lá em cima no meu i5 2500k, ele demanda bastante CPU. Umas screens que capturei.
EEB2AB50D63106D5D91E737D85DD319EB06DBCAA
309D5D090B8C381583CA44730C4CA0DDF99844F2
F5E491530B448F019917C9FC80DF6AA68E111C8D
B3759E75BA398E9FF759D4AD35D75C1E374F7AFA


Aqui um exemplo de como a água não é tão bem feita como outros detalhes do jogo.
30A4AA145F7CCEAC8D2032DE1B3961B0A3BB6CE9
 
Ultima Edição:

Mister Chocobo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.853
Reações
8.326
Pontos
714
Tales of Hearts e Tales of Innocence eu joguei no DS mesmo mas gostaria de ter jogado a versão do Vita, uma pena a Namco não ter portado esses dois Tales of do Vita para PC....

O único Mothership Tales of em midia fisica q não tenho é o Berseria pois eu já estava na Vibe de jogar no PC.

e8rCKtn.jpg
Uma verdadeira mina de ouro, parabéns.
Eu tenho o jogo do vita, até estou perto de finalizar, se vc quiser posso vender ele depois.
 
Ultima Edição:

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.276
Reações
25.491
Pontos
1.004
Eu inclusive estou jogando Xuan Yuan Sword: The Gate of Firmament, comentei uns posts atrás aqui no tópico, é um jogo interessante. Me interessei até ainda mais depois de testar e gostar do demo do VII, que tem uma pegada diferente (é action rpg), enquanto o TGoF é em uma espécie de real time, vai usando as skills e elas tem cooldown. A Softstar inclusive está colocando vários dos seus jogos antigos na Steam (tirando os 2 últimos, apenas em chinês mesmo).

Bem interessante a matéria, pois são jogos que não chegam praticamente em news, ou a ser muito comentados, mesmo quando saem em inglês como Gujian 3 ou os últimos Xuan Yuan Sword.
acho que vou baixar o demo do Xuan VII.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.530
Pontos
1.629
Esse protagonista do Arise lembra bastante o Lugder do Xillia 2. Nem sabia que terá versão PS5.

Primeiro rpg chinês que gostei foi o Banner of the Maid, recém terminei e gostei muito. O Genshin Impact até joguei por algumas horas mas é bastante cansativo, história mamão-com-açucar e não demora a pedir grind pra poder avançar, estes jogos que te obrigam a executar tarefas repetitivas pra avançar e continuar logado são complicados.
Pc/switch/3DS
O citado Trials of Mana remake é uma ótima opção para uma partida descompromissada, simples e bem objetivo.
No 3DS você tem jogos com pouca carga de diálogos e não complexos como Dragon Quest VIII Remake, Bravely Default e The Alliance Alive.
Dragon Quest XI S, Indivisible, ...
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Uma verdadeira mina de ouro, parabéns.
Eu tenho o jogo do vita, até estou perto de finalizar, se vc quiser posso vender ele depois.

Infelizmente eu não tenho Vita e nem pretendo ter, mas valeu mesmo assim!
Eu gostaria que as versões do Vita fossem lançadas no Steam algum dia já que as do DS é totalmente improvável.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.776
Pontos
753
Esse Tales e o Muramasa são 2 jrpgs que apesar de não serem exclusivos, tem as melhores versões no Vita. Acho que eventualmente vão adicionar ports para outras plataformas. O caso do Muramasa é mais difícil, já que a Vanilla é minúscula, sem dinheiro e até hoje nunca lançou nada na Steam ou Gog.
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.324
Reações
20.937
Pontos
1.489
Terminei o FFT, caraca não lembrava que o final era tão triste, a história do herói trágico e do herege esquecido, baita dualidade de personagens e personalidades.

Até dos vilões você fica com dó, tipo do Wiegraf e do Isilud, os diálogos são muito bem escritos com uns os plot twists que movimentam demais a história, baita enredo foda, como fazia muitos anos que tinha jogado muitas coisas não lembrava com clareza.

Não sei se é bug do mod ou se é intencional mas a deep dungon é impossível, tem missão que aparece tipo 10 conscruct 7 lvl 70 pra lutar, nem vou fazer essa porcaria.

Talvez eu continue em Ivalice, estava pensando em dar uma chance pro FFXII remake, é um jogo que tenho certo preconceito, vamos ver se a ideia vai pra frente.
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
Jogaço, aço, aço. Muito incompreendido. Depois vá para o Berseria será uma experiência sensacional conectar ambos.:kjoinha

Também curto bastante mas não recomendaria muito pra iniciantes da série, nem o berseria que acho muito noob friendly...

Meus preferidos e dignos de notões são o Graces e o Xillia mas pena que a Mamco não remasteriza esses games e só se importou com Vesperia com aquela jogabilidade pra lá de horrenda !
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
Olhei umas páginas atrás e tenho que discordar umas coisas, Genshin Impact teve muito suporte de japoneses e ocidentais na produção e não diria que é um jogo chinês de fato...

Até porque não daria pra fazer um jogo nessa escala sem o mínimo know how de um país que até então só produziu porqueiras baratas, nem a Coreia do Sul até hoje fez um jogo que presta e ainda estão anos luz atrás dos japoneses !
 

Justin klr

Supra-sumo
Mensagens
623
Reações
582
Pontos
193
Olhei umas páginas atrás e tenho que discordar umas coisas, Genshin Impact teve muito suporte de japoneses e ocidentais na produção e não diria que é um jogo chinês de fato...

Até porque não daria pra fazer um jogo nessa escala sem o mínimo know how de um país que até então só produziu porqueiras baratas, nem a Coreia do Sul até hoje fez um jogo que presta e ainda estão anos luz atrás dos japoneses !
Como ousa dizer que os coreanos não fizeram nada que preste!? Fizeram Ragnarok, o melhor MMORPG já feito na história da humanidade!!!!!!
Falando sério agora. Você deve estar se referindo a jogos single player, né? Eu nunca sequer ouvi dizer que os coreanos tenham feito algum jogo single player. Já os chineses tem mostrado alguns jogos promissores como o "Black Myth: Wu Kong" e esses RPGs que postaram há alguns posts atrás.
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
Como ousa dizer que os coreanos não fizeram nada que preste!? Fizeram Ragnarok, o melhor MMORPG já feito na história da humanidade!!!!!!
Falando sério agora. Você deve estar se referindo a jogos single player, né? Eu nunca sequer ouvi dizer que os coreanos tenham feito algum jogo single player. Já os chineses tem mostrado alguns jogos promissores como o "Black Myth: Wu Kong" e esses RPGs que postaram há alguns posts atrás.

Toda vez que alguém cita MMO coreano aparece alguém com World of Warcraft pra dar xeque mate kkkkk
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Meus preferidos e dignos de notões são o Graces e o Xillia mas pena que a Mamco não remasteriza esses games e só se importou com Vesperia com aquela jogabilidade pra lá de horrenda !

Lembro que tiveram notícias dizendo que iriam fazer Remaster deles para PC em comemoração dos 25 anos da série, mas o assunto morreu desde então. Negócio é quanto mais demora, mais complicado fica trazê-los e ter boas vendas.

Sobre Vesperia eu também estranhei muito na primeira terça parte, depois acostumei e no final estava legal, mas bem longe da fluidez de outros Tales. Engraçado é uma galera defendendo ele e dizendo que Zestiria e Berseria na jogabilidade.:kzonzo
 

Justin klr

Supra-sumo
Mensagens
623
Reações
582
Pontos
193
Toda vez que alguém cita MMO coreano aparece alguém com World of Warcraft pra dar xeque mate kkkkk
Realmente. Eu nunca joguei tantos MMOs assim. Viciei no segundo que joguei na vida, justamente Ragnarok, e desde então joguei um aqui e outro ali totalizando uns 9. Mas WoW eu nunca joguei então não sei dizer se é melhor que o Ragnarok na minha opinião.
Mas falando de mercado eu acho que os sul-coreanos só fazem, ou só faziam, MMOs. Hoje em dia nem deles eu ouço falar mais.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.776
Pontos
753
Esse Sword and Fairy 7 é muito promissor pela demo que joguei. Aparentemente será o primeiro action rpg da série, os anteriores não eram. Como é da mesma SoftStar que lançou os 2 últimos XuanYuan em inglês assim como os Sword and Fairy 6, deve sair versão em inglês. É um meio termo entre jogo de orçamento menor e produção de maior custo. Mas gostei realmente bastante da demo, certamente pegarei a versão final saindo em inglês. Mais umas SS que tirei da parte final da demo.
961B105BE119C8F89D415F040F18EB496FB9A876
96BB086AE95AFE0F8DA916847382709761E3755D
F15435ECD7EA44B8DDBCAB3BC5477657A23BD948

Para quem quiser testar:
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
Realmente. Eu nunca joguei tantos MMOs assim. Viciei no segundo que joguei na vida, justamente Ragnarok, e desde então joguei um aqui e outro ali totalizando uns 9. Mas WoW eu nunca joguei então não sei dizer se é melhor que o Ragnarok na minha opinião.
Mas falando de mercado eu acho que os sul-coreanos só fazem, ou só faziam, MMOs. Hoje em dia nem deles eu ouço falar mais.

Nem gosto de MMOs mas só citei porque os coreanos nunca conseguiram emplacar nenhum sucesso mundial a nível de WoW, e Ragnarok só emplacou mais em alguns mercados como o BR que eram cheio de PCs da Xuxa no começo dos 2000 mas quem tinha máquinas melhores tava jogando diablo 2 e outros games.

No máximo do máximo só vi eles produzindo DJ Max dos jogos mais influentes e mesmo assim era bem de nicho...

Teve muitos e diversos projetos fracassados deles nos anos da bolha econômica deles entre os anos 2000 e 2010, bem longe dos japoneses que entre os anos 80 e 90 chegaram a deixar os ocidentais de joelho ! Quem discorda é porque nunca jogou tekken 3, FFs, kofs, REs e Silent Hill nos fins dos anos 90 ! Os japoneses eram absurdamente monstruosos nos games !

E mesmo entre os games chineses dúvido muito que vão conseguir repetir o mesmo sucesso de Genshin pois foi uma produção de conjunto global, aquele blue protocol por exemplo tem cara de que vai flopar pois assim como pokemon ninguém mais conseguiu copiar a fórmula coca cola que eles fizeram por mais que produza jogo m**** hoje...

Acho que no dificilmente vão conseguir replicar o mesmo sucesso e abrangência de Genshin entre os jogadores, pode ser que desagrade os jogadores pay to win de 200 horas diárias mas pra maioria esmagadora que é mais casual, joga poucas horas por dia e não gasta nada o jogo ainda segue bastante adorando entre a comunidade !
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.776
Pontos
753
Únicos single player coreano que lembro são Magna Carta (saiu para PC/PS2) e Arcturus, este último um jrpg coreano muito bom. Como só saiu no Japão e somente para PCs (em uma época em que o mercado de jogos para PC não estava forte como hoje), ficou bem desconhecido.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.349
Reações
63.469
Pontos
903
Para quem gosta de RPGs old school (realmente old school), recomendo ficar de olho neste que esta sendo desenvolvido por um único dev. norueguês. É bem no estilo dos das antigas, principalmente no quesito "estilo" gráfico, mas com uma "jogabilidade" melhor "adaptada" para os dias atuais.


SKALD: Against the Black Priory
site oficial: https://www.skaldrpg.com/
header.jpg


Você se arrasta das marés negras, através dos cadáveres de homens afogados e para a costa escarpada e hostil. Gaivotas gritam lá em cima e o fedor de algas marinhas enche seu nariz. Por algum milagre você chegou a Idra. Vai precisar de toda a sua habilidade para sobreviver e desvendar os mistérios sobrenaturais de Black Priory. Ore para que sua sanidade seja mantida.

ss_fce6a335828a401ca1779fb7e9ff194350fd199d.600x338.jpg


Sobre o jogo
'Skald: Against the Black Priory' é um jogo de RPG da velha escola que combina design moderno e uma narrativa totalmente realizada com aparência e charme autênticos de 8 bits.

Mergulhe em um mundo de fantasia sombrio, cheio de heróis trágicos, mortes violentas e terror cósmico Lovecraftiano. Explore uma história envolvente e diversificada misturada com uma rica exploração e um combate crocante, tático e baseado em turnos que parecerá familiar, porém inovador para os fãs de RPG, antigos e novos.

Você tem o que é preciso para liderar uma companhia de heróis destroçados desde as margens contaminadas de Idra até os portões do Priorado Negro - e além?

Explore.gif
Características
Arte de estilo retro cuidadosamente trabalhada:

  • Experimente um mundo ricamente ilustrado de arte de pixel autêntica usando milhares de imagens e ladrilhos desenhados à mão
  • Uma paleta inspirada no lendário computador Commodore 64.
  • Filtro CRT opcional para uma experiência autêntica da velha escola.

Criação profunda de personagens:
  • Construa seu personagem principal e recrute um grupo entre uma dúzia de personagens diversos, cada um com seu próprio conjunto de habilidades, agenda e personalidade.
  • Escolha entre uma dúzia de classes e origens, bem como montes de talentos, feitiços e equipamentos conforme você leva seu grupo do nível 1 ao 20.

Combat.gif


Combate tático crocante:

  • Envolva-se em combates desafiadores, em ritmo acelerado, baseados em curvas e grades.
  • Jogue do seu jeito, com dificuldade totalmente personalizável e configurações de feedback. Ou clique em 'resolução automática', recoste-se e (com sorte) observe seu grupo abrir um caminho sangrento através de seus inimigos.

Ship.gif


Um mundo vivo ricamente detalhado:

  • Explore a vasta extensão de Freymark e as Ilhas Exteriores e observe suas ações significarem a desgraça ou a salvação para a região.
  • Concentre-se na narrativa rica e diversificada ... Ou viva a vida de um mercenário e explore várias missões secundárias e encontros - o enredo estará esperando por você.
  • Gerencie seu grupo enquanto acampa, recruta mercenários, viaja por terra e mar e interage com facções poderosas e suas visões para o mundo.

Loot.gif


Faça parte de uma comunidade fantástica:

  • Skald foi possível graças ao crowdfunding e já tem uma comunidade grande, apaixonada e acolhedora que mal pode esperar para conhecê-lo.
  • Ao ingressar no Acesso Antecipado do Skald, você terá uma linha direta com o desenvolvedor, obterá dicas sobre os próximos planos e ajudará a transformar o jogo em um clássico moderno.
  • Publicaremos as ferramentas poderosas usadas para criar o jogo em um esforço para apoiar e encorajar a modificação e a criação de conteúdo assim que o jogo for totalmente lançado.
A história de Skald: A Dream Come True
Skald é o projeto dos sonhos de um desenvolvedor norueguês solitário, AL.

AL perdeu a emoção de mergulhar em jogos imersivos como 'Ultima', 'Magic Candle', 'Wasteland' e a série Gold Box. Quando ele percebeu a falta de jogos de RPG mais novos que combinassem o charme clássico (início dos anos 90) com um design de jogo mais moderno, ele decidiu resolver o problema por conta própria.

AL começou a trabalhar criando o jogo dos seus sonhos.

Uma campanha de grande sucesso
no Kickstarter e Indiegogo com 700 apoiadores e uma comunidade de fãs apaixonados em rápido crescimento prova que ele fez a escolha certa.



 
Topo Fundo