A evolução dos desenvolvedores da China foi extremamente rápida. No início dos anos 90, eles fizeram clones simples, em meados dos anos 90 eles encontraram sua voz e no final dos anos 90 / início dos anos 2000 estariam no auge, lançando grandes clássicos que ainda são considerados o auge da indústria.
Um desses clássicos
, Xuan-Yuan Sword 3: Além das Nuvens e Montanhas (1999), conta a história de um cavaleiro franco encarregado pelo Rei Pepin, o Jovem, de encontrar uma maneira de vencer a guerra. Sua jornada o leva da Itália para o Oriente Médio e através da Ásia para a China, lidando com demônios e diferenças culturais ao longo do caminho. É frequentemente considerado o melhor jogo da série e um dos poucos títulos que pode rivalizar com o
Chinese Paladin 1 .
Espada Xuan-Yuan 3: Além das Nuvens e Montanhas (1999)
O segundo jogo do Heluo Studio,
Legend of Wulin Heroes (2001)
, expandiria a não linearidade de
Heroes of Jin Yong , combinando-o com a mecânica do
Princess Maker para criar o que é basicamente um "Wuxia Hero Maker": seu personagem é aceito em uma marcial escola de artes, onde a cada semana você escolhe como treinar, que arma e estilo marcial seguir e tem aulas de cultura chinesa:
Legend of Wulin Heroes (2001)
Entre as aulas, você se aventura pelo mundo, ajudando as pessoas, fazendo amizade com outro artista marcial e abrindo seu próprio caminho na lenda - ou na infâmia, já que o jogo tem muitas rotas e finais diferentes.
O jogo foi refeito em 2015 como
Tales of Wuxia e ainda teve
uma sequência , mas, infelizmente, a má qualidade da tradução significa que parte do charme do jogo se perdeu. Um spin-off,
Path of Wuxia , está atualmente em off no Early Access e basicamente funciona como uma mistura de histórias de Wuxia e Hogwards de Harry Potter:
Tales of Wuxia (2016) e Path of Wuxia (2021)
Mais alguns clássicos desta época:
- Tribulação do Céu e da Terra - Prequel: Lenda da Lâmina Fantasma (天地劫 序 傳: 幽 城 幻 劍 錄, 2001) faz parte da popular trilogia Tribulação do Céu e da Terra . Um clássico de culto, é conhecido por sua extrema dificuldade, múltiplos finais, combate satisfatório e história complexa sobre a busca do amor contra os fardos do destino.
- Swordsman's Romance: Moonlight Destiny (剑侠 情缘 外传: 月 影 传说, 2001) é o terceiro jogo da série, um RPG isométrico em tempo real que se concentra em uma história romântica com vários finais (variando de um harém ao suicídio!). Também é famoso por sua trilha sonora e por ter sido lançado no Japão.
- Espada Xuan-Yuan: The Millennial Destiny (2004) é outro ponto alto da série. Situada há 500 anos AC, sua narrativa complexa mistura história chinesa com viagens no tempo e muitas questões filosóficas sobre ambição e nacionalismo. Sem romances ou alívio cômico, deixou muitos jogadores entediados ou perdidos na trama, levando a sequências a serem mais alegres. Mas quem consegue mergulhar em sua escrita pesada o defende como uma obra-prima.
Tribulation of Heaven and Earth - Prequel (2001), Swordsman's Romance: Moonlight Destiny (2001) e Xuan-Yuan Sword: The Millennial Destiny (2004)
OS LADOS B
Embora eu esteja apenas destacando alguns jogos, é importante entender que a produção da China durante esta era é ENORME -
mais de 100 RPGs para PC de um jogador chineses foram lançados nos anos 90 e 2000!
Você pode ver mais capturas de tela de todos esses jogos em
http://kudgame.blogspot.com/search/label/RPG?&max-results=20
Os cenários mais populares são as histórias de Wuxia e Xianxia - muitas vezes adaptadas de romances ou quadrinhos - e eras históricas da China, como a era dos Reinos Combatentes ou os Três Reinos. Mas eles não são as únicas opções, com jogos como a série
Flame Dragon (炎龍騎士團) misturando grandes batalhas táticas com um cenário de fantasia mais europeu, incluindo designs de personagens muito estilizados.
Flame Dragon II, The Fighting Blast e Thunder Force
A série foi criada pelo estúdio taiwanês Zealot Digital, que nos anos 2000 também lançaria o RPG High School
The Fighting Blast e a série de RPG
cyberpunk Thunder Force (致命 武力).
Outros exemplos interessantes são:
- 1998 de Tun Cidade (阿貓阿狗), um RPG sobre um menino que pode falar com os animais.
- 1999 de Bodhidharma (達摩), um RPG onde você joga como o titular patriarca budista (também conhecido como Daruma no Japão).
- Hino da heroína de 2002 : The Elect of Wassernixe (聖女之歌 - 人魚 的 2002), um RPG realmente incomum sobre uma garota que se transforma em uma sereia, combinando nadar livremente pelo oceano com batalhas por turnos.
Tun Town (1998), Bodhidharma (1999) e Heroine Anthem: The Elect of Wassernixe (2002)
Mencionei que a indústria era quase inteiramente focada em jogos de PC, mas alguns raros RPGs de console também foram feitos nessa época. O estúdio taiwanês Trump Technology lançou jogos Sega Mega Drive não autorizados, como
Water Margin (水浒传, 1995),
The Devouring of Heaven and Earth III (吞食 天地 3, 1996) e I
nvestiture of the Gods (封神 英杰传, 1996):
Water Margin (1995),
The Devouring of Heaven and Earth III (1996) e I
nvestiture of the Gods (1996)
(QUASE) ESTANDO GLOBAL
O início dos anos 2000 também foi quando algumas exportações começaram a acontecer, com alguns jogos chineses chegando aos Estados Unidos, Rússia, Coréia e Japão.
Um grande desafio para fazer com que todas essas joias cheguem ao mercado global é seu grande foco em histórias, romances e cultura / história chinesa, tornando-as difíceis e caras de traduzir. Vários desses jogos têm momentos em que os heróis recitam poesia, fazem referência a ensinamentos budistas ou eventos obscuros da extensa história da China.
Mesmo a excelente tradução de
Genshin Impact não consegue capturar a densidade absoluta do idioma - se você estiver curioso, confira este vídeo comparando a tradução em inglês com o original e explicando algumas referências culturais:
sso mudou brevemente com a chegada de RPGs em tempo real, como
Blade & Sword (刀剑 封魔 录, 2002
) ,
Prince of Qin (秦 殇, 2002) e
Seal of Evil (复活 之 秦 殇 前 传, 2004).
Prince of Qin e
Seal of Evil são, na verdade, mais parecidos com
Baldur's Gate , tendo um grupo de personagens, combate em tempo real com pausa e histórias muito mais elaboradas. Ainda assim, o foco na ação fez os editores rapidamente traduzi-los e promovê-los como “
Diablo com uma lição de história ”, tornando-os alguns dos poucos RPGs chineses a serem lançados oficialmente em inglês:
Blade & Sword (2002
) ,
Prince of Qin (2002) e
Seal of Evil (2004)
Embora algumas das traduções sejam muito ruins, com dublagem terrível, isso poderia ter sido o início de exportações mais regulares. Infelizmente, era tarde demais - todo o mercado de um jogador estava prestes a desaparecer.
O BOOM ONLINE
Enquanto todos esses jogos clássicos para um jogador estavam sendo lançados, um novo mundo de jogos online estava tomando forma. Os cibercafés estavam em alta, não apenas com
Counter-Strike ,
StarCraft ,
Diablo II e outros títulos internacionais, mas também com
Blade Meteor (流星蝴蝶劍 .net), um jogo de ação de artes marciais de 2002 que poderia ser jogado online, levando a uma arena feroz duelos:
A China também já tinha alguma experiência com
MUDs, os jogos de RPG baseados em texto online . Um dos mais populares,
King of Kings (万王之王), começou em 1996 na National Tsing Hua University de Taiwan, depois em 1999 foi transformado em um MMORPG gráfico, crescendo rapidamente em popularidade -
supostamente, chegando a 10.000 jogadores simultâneos por mês após o lançamento, em um momento em que
Ultima Online e
EverQuest tinham cerca de 100.000 assinantes no total cada.
A versão MUD de King of Kings e a versão gráfica. A parte inferior da tela é preenchida com comandos de texto semelhantes a MUD.
Esse sucesso noturno levou a uma explosão de novos jogos online, incluindo importações da Coréia e do Japão, como
Stone Age Online e
The Legend of Mir 2 .
Com a expansão do acesso à Internet e ao computador, o mercado chinês de MMORPG crescerá exponencialmente.
Fantasy Westward Journey (夢幻 西遊) foi lançado em 2001 e é um dos jogos mais lucrativos de todos os tempos,
com US $ 6,5 bilhões em receita vitalícia e mais de 310 milhões de usuários registrados.
Fantasy Westward Journey (2001)
E não é “apenas” que os jogos online eram incrivelmente populares e lucrativos, eles também resolviam um desafio duradouro: a pirataria.
A China tem o maior mercado interno de PCs do mundo, mas a maioria de seus jogadores pirateia jogos. Os desenvolvedores tentaram muitos tipos de proteção contra cópia, de códigos a ocultar informações de missões no manual e fazer os jogadores escolherem cores para combinar com as ilustrações que vieram com a cópia em caixa. Com a mudança para gráficos 3D, diálogos totalmente expressos e trilhas sonoras orquestrais, os custos de desenvolvimento continuaram aumentando e números de vendas legítimas cada vez mais altos eram necessários.
Os jogos online resolveram isso. Os CDs do jogo eram distribuídos gratuitamente, o importante eram as taxas pagas para jogar e, posteriormente, as compras dentro do jogo.
Cartões vendidos com tempo de jogo MMO
Tudo isso leva a uma mudança massiva em direção aos jogos online, posteriormente fazendo a transição parcial para jogos para celular com sistemas de monetização semelhantes. Eles se tornaram a espinha dorsal da maior parte da indústria de jogos asiática, e não vou entrar neles aqui. É algo que merece um exame muito mais detalhado.
Impacto Honkai 3 (2016)
É importante mencionar que este foi um evento global, não algo exclusivo da China ou de RPGs. No Japão, a Square e a Enix tiveram que se fundir em 2003 para poder lidar com os custos cada vez maiores de desenvolvimento, enquanto nos Estados Unidos dezenas de empresas como Origins, Interplay, Sierra e Westwood Studios fecharam ou foram compradas. Séries clássicas de RPG como
Ultima ,
Wizardry ,
Quest for Glory e
Might & Magic morreram, com estúdios sobreviventes como BioWare e Bethesda mudando o foco dos PCs para os consoles.
https://web.archive.org/web/20070216205153/http://pc.ign.com/articles/092/092316p1.html
Não foi “a morte dos jogos de PC”, como muitos analistas disseram, mas era inegável que os jogos online e os jogos de console eram muito mais lucrativos. E os custos e riscos sempre crescentes do desenvolvimento de jogos significavam que todos optavam pelo que parecia ser a aposta mais segura.
A falta de acesso ao mercado (oficial) de consoles significa que os desenvolvedores chineses não tinham essa opção, apostando todas as suas cartas em jogos online. Durante esta era, a Coreia do Sul viu todos os seus RPGs para um jogador desaparecer, mas a China realmente conseguiu resistir - apesar de algumas falhas,
Xuan-Yuan Sword e
Chinese Paladin ainda lançaram títulos populares durante esta era, e novas séries de RPG como
Fantasy Sango e
Gujian também apareceu e ganhou popularidade.
Fantasia Sango 2 (2005), Legend of Sword and Fairy 4 (2007) e Gujian 2 (2013)
Série de TV chinesa Paladin 5 de 2016, baseada no jogo de 2011 de mesmo nome.
Eles também encontraram uma nova maneira de monetizar esses RPGs fazendo adaptações de filmes e séries de TV, com vários jogos das séries
Xuan-Yuan Sword e
Chinese Paladin sendo adaptados desde 2005.
A série
Witcher provou que isso funciona também no Ocidente, lucrando com a popularidade do jogo, mas também vendendo-o para aqueles que acabaram de sair da série de TV.
Ainda assim, foi definitivamente um momento de declínio no mercado de RPG para um jogador, com estúdios veteranos como Heluo Studio se separando temporariamente e Zealot Digital deixando o mercado de um jogador para se concentrar exclusivamente em jogos online.
ESTANDO VERDADEIRAMENTE GLOBAL
O
Genshin Impact do ano passado foi um marco, não apenas como um RPG de um jogador que conseguiu unir os mercados de dispositivos móveis, console e PC, mas também por seus esforços de localização e marketing.
O maior lançamento internacional chinês de todos os tempos , passou de “ Clone Chinese
Breath of the Wild ”, como a imprensa internacional inicialmente relatou, para um fenômeno global que
rendeu mais de 1 bilhão de dólares em menos de 6 meses .
Genshin (2020)
Não é um feito simples. A série de RPG tradicional chinesa há muito se esforça para acompanhar os padrões da indústria global e chamar a atenção dos fãs e da imprensa estrangeiros.
Chinese Paladin 6 (2015) foi elogiado por seu enredo, mas duramente criticado por ser desatualizado e cheio de problemas técnicos, com um revisor chinês concluindo “
Por que não apenas fazer uma série de TV? ”
Chinese Paladin 6 (2015), Gujian 3 (2018) e
Xuan-Yuan Sword VII (2020)
Xuan-Yuan Sword VII (2020) tentou oferecer gráficos de última geração e um combate mais moderno do estilo
Dark Souls , mas foi ignorado pela grande imprensa ocidental e criticado por jogadores nacionais e estrangeiros por suas animações pobres e falta de variedade de inimigos e vazio, mundo linear.
Gujian 3 (2018) foi na verdade um ótimo RPG, com boa tradução, combate de ação desafiador e lindos gráficos AAA - pessoalmente, considero-o muito superior aos RPGs ocidentais recentes como
Greedfall e
Vampyr. No entanto
, mesmo depois de
vender 1,3 milhão de unidades , sua página do Metacritic permanece vazia:
Os grandes RPGs chineses dos últimos anos, todos disponíveis no Steam em inglês, todos lutando por atenção.
É claro que há muitos problemas a serem enfrentados, desde desafios de produção interna até marketing e localização adequados dos jogos - o
Steam tem dezenas de RPGs apenas em chinês interessantes , e mesmo os famosos títulos acima têm apenas dublagem em chinês, contando com legendas em inglês qualidade.
Por outro lado, cada vez mais RPGs indie chineses como
My Time at Portia ,
Tale of Immortal ,
Amazing Cultivation Simulator ,
Sands of Salzaar e
The Scroll Of Taiwu estão vendendo bem o Steam, que agora tem quase 25% de sua base de usuários chegando da China. Não é surpreendente quando você considera que o país
tem mais de 312 milhões de jogadores de PC .
The Scroll of Taiwu (2018), Sands of Salzaar (2020) e Tale of Immortal (2021)
Depois do
Genshin Impact ,
Black Myth: Wu Kong parece ser o próximo candidato a um blockbuster global, e
Chinese Paladin 7 acaba de lançar uma demo no Steam (infelizmente, chinês apenas por agora).
Mesmo que ambos falhem, parece claro agora que os RPGs chineses vão desempenhar um papel importante no mercado global.