O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [ Console Wars ] - [ 2022 a partir da página 370 !!! ]

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
Não creio, é uma característica da saída e tem a ver com banda e nem tanto com código em si. Provavelmente não foi implementado por uma questão de estabilidade e não possibilidade.

O fato é que o PS5 ainda não deu sinais de que precisa, tearing e stuttering não tem sido um problema crônico no console, o framerate tem sido estável o suficiente, ao contrário do Series X (AC está aí para provar).

Então é natural que a prioridade deste elemento seja diferente para ambas as empresas, VRS e VRR tem sido importantes para ajustar resolução e segurar soluços de desempenho no Series X, já PS5 tem entregue um resultado no mesmo nível sem depender disso, o que é uma surpresa para todos, dada a difeenca que se esperava pelas GPUs em questão.


amigo nao existe isso que NAO precisa

o xsx esta pondo mais resolucao que o ps5 e ta pagando um preco por isso, mas o vrr vai la e salva isso no xsx

nada grave tb
mas se vrr fosse default, o programador podia calibrar o jogo com melhores graficos e deixar esses sttuter ocasionais para o vrr salvar, sem se preocupar com 60 fps cravados


60 fps cravados significa que o jogo roda a mais frames, e o ponto MAIS baixo e 60 fps. ou seja caparam o grafico do jogo para balizar ele pelo pior momento

vou dar um exemplo mais facil que e no pc

no pc eu coloco ali no ultra, e o jogo samba la entre 50-75 fps,
dai se eu travo ele em 60 fps, ele pode ficar la em 99% do tempo 60 , e 1% vai dar aquelas quedas chatas de 10 fps

o que eu vou ter que fazer ?
reduzir o grafico/ resolucao do jogo ate esses 50fps virarem 60 fps, qdo nao tenho VRR

esse e o problema de NAO ter VRR, ele te obriga a capar o jogo

ja se eu tenho uma tv com VRR< jogo no ULTRA lindo, e esqueco esse 1% caindo para 50 fps
o vrr conserta isso.

Se deixar uma opcao nos jogos do XSX com VRR obrigatorio, o XSX passa a rola em grafico no PS5
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
Então tu é cego, devia estar usando o Series s.

Se jogar colado na tela ou distância pequena da pr perceber
vc tem o ps4 pro e o tlou1 remaster ?
faz o teste agora ai

nao precisa mentir

o teste e empirico
nao e baseado so em reviews como vc faz
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.458
Pontos
2.419
Nego tem ólhos de águia pra resolução e não vê essa borradeira da versão SX.. sei... vê nada. A uma distância normal da TV, game rodando n da nem a pau pra ver a diferença de 1800 pra 4k. conversa mole da poha.


Queria ver num teste cego aí, Doom rodando em duas telas o cara saber dizer qual era qual, se brincar só pausando e colando a cara na tela pra perceber.

1800p pra 4k não tem diferença, mas a textura da mão de um personagem a favor do PS5 é um escândalo de vantagem. Me deu vergonha alheia dessa discussão, lembrou a briga de qual jogo tinha mais matinho na época do 360 X PS3.

Seu discursinho é manjado demais, tudo que é a favor do Playstation é relevante, já a favor do Xbox vc inventa um argumento pra tirar a importância.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
amigo nao existe isso que NAO precisa

o xsx esta pondo mais resolucao que o ps5 e ta pagando um preco por isso, mas o vrr vai la e salva isso no xsx

nada grave tb
mas se vrr fosse default, o programador podia calibrar o jogo com melhores graficos e deixar esses sttuter ocasionais para o vrr salvar, sem se preocupar com 60 fps cravados

VRR não substitui performance, ele apenas alivia os problemas da falta dela. Programador tem que ter como objetivo deixar performance no alvo e travada e não deixar tudo na mão de ajustes, isso é como dizer que arbitro não precisa apitar nada porque VAR resolve.

Além disso é preciso analisar contexto, não estamos falando de PC, mas de console. VRR no Series X está sendo usado como solução para problemas de performance no jogo, as quedas continuam e isso é ruim, mas pelo menos não vai ser a festa de tearing de AC Valhalla. Só que o PS5 não está sofrendo muito com isso, ele tem segurado performance de forma mais consistente e por isso repito: neste contexto não é prioridade.

E isso é ÓTIMO. Não há como tampar sol com peneira, VRR em TV ainda é uma implementação irregular, tenho um C9, TV de ponta com HDMI 2.1 e cheia de recursos, mas sua implementação da ferramenta é polêmica, muito pelo fato de que não era prioridade na época (quase ninguém usava). Então não dá para defender uma solução que não se aplica para mim (e olha só, diria que pelo menos uns bons 70% das pessoas que compraram console next gen por aqui), não tem como usar algo como padrão se não é padrão nas TVS da galera, o jogo tem que funcionar BEM sem isso.

Então não, acho VRR muito bom, sempre defendi a ferramenta, mas a longo prazo, quando a galera for substituindo naturalmente as TVs e os jogos passarem a exigir mais, agora nesta primeira geração de games? Tem que funcionar sem.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
VRR não substitui performance, ele apenas alivia os problemas da falta dela. Programador tem que ter como objetivo deixar performance no alvo e travada e não deixar tudo na mão de ajustes, isso é como dizer que arbitro não precisa apitar nada porque VAR resolve.

Além disso é preciso analisar contexto, não estamos falando de PC, mas de console. VRR no Series X está sendo usado como solução para problemas de performance no jogo, as quedas continuam e isso é ruim, mas pelo menos não vai ser a festa de tearing de AC Valhalla. Só que o PS5 não está sofrendo muito com isso, ele tem segurado performance de forma mais consistente e por isso repito: neste contexto não é prioridade.

E isso é ÓTIMO. Não há como tampar sol com peneira, VRR em TV ainda é uma implementação irregular, tenho um C9, TV de ponta com HDMI 2.1 e cheia de recursos, mas sua implementação da ferramenta é polêmica, muito pelo fato de que não era prioridade na época (quase ninguém usava). Então não dá para defender uma solução que não se aplica para mim (e olha só, diria que pelo menos uns bons 70% das pessoas que compraram console next gen por aqui), não tem como usar algo como padrão se não é padrão nas TVS da galera, o jogo tem que funcionar BEM sem isso.

Então não, acho VRR muito bom, sempre defendi a ferramenta, mas a longo prazo, quando a galera for substituindo naturalmente as TVs e os jogos passarem a exigir mais, agora nesta primeira geração de games? Tem que funcionar sem.


o ps5 tem entregado as vezes menos graficos, por isso o vrr nao e preciso

a propria natureza de qquer jogo um pouco mais aberto cria situacoes que o frame varia dezenas de frames

isso nao e questao de programacao e sim de design de jogo
e para resolver isso , o jogo sempre tem que rodar com o frame minimo a 60 fps ou 30

resultado disso e que o jogo poderia rodar com grafico melhor em 90% do tempo ou mais mas nao roda, porque os 10% (ou ate menos) sao situacoes de stress num jogo open world ou de acao, ou naquela hora de uma magia super poderosa

o vrr vem para mitigar isso de forma significativa

vc nao precisa perseguir os 60 fps cravados deixando seu jogo no LOW , como vimos no A Plague Tale: Innocence , que ficou ridiculo perto do pc, jogo da geracao passada


ideal seria a solucao que com vrr ligado vc pode ter melhores graficos e ter essa opcao.
como o PC permite.

vcs estao usando um recurso que e bom, do xsx como um contra, qdo na verdade , é um pro

hitman ta ai para mostrar claramente, que a versao do xsx nao tem problema
problema e quem tem tv old gen (e um problema pequeno em um cenario so)
disponibilidade ja tem
 


Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.939
Reações
2.832
Pontos
353
o ps5 tem entregado as vezes menos graficos, por isso o vrr nao e preciso

a propria natureza de qquer jogo um pouco mais aberto cria situacoes que o frame varia dezenas de frames

isso nao e questao de programacao e sim de design de jogo
e para resolver isso , o jogo sempre tem que rodar com o frame minimo a 60 fps ou 30

resultado disso e que o jogo poderia rodar com grafico melhor em 90% do tempo ou mais mas nao roda, porque os 10% (ou ate menos) sao situacoes de stress num jogo open world ou de acao, ou naquela hora de uma magia super poderosa

o vrr vem para mitigar isso de forma significativa

vc nao precisa perseguir os 60 fps cravados deixando seu jogo no LOW , como vimos no A Plague Tale: Innocence , que ficou ridiculo perto do pc, jogo da geracao passada


ideal seria a solucao que com vrr ligado vc pode ter melhores graficos e ter essa opcao.
como o PC permite.

vcs estao usando um recurso que e bom, do xsx como um contra, qdo na verdade , é um pro

hitman ta ai para mostrar claramente, que a versao do xsx nao tem problema
problema e quem tem tv old gen (e um problema pequeno em um cenario so)
disponibilidade ja tem

Pessoal acha q só basta comprar um console next gen e pronto. Acha q tudo tem q funcionar na tv de 10 anos e se não funciona é culpa do aparelho.

Tecnologia é assim. Tudo q ser atualizado com o tempo. E se a pessoa não tem a TV pra VRR, por exemplo, o problema é dela. O aparelho te da a opção.


Ratchet por exemplo, em HDR é uma obra prima. Mas precisa de TV com HDR pra funcionar. Não vejo o pessoal reclamando.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.311
Reações
2.175
Pontos
453
Interessante que o Xbox Series tem conseguido resoluções mais altas nesses games multi plataforma.
Mas em compensação o Ps5 exibe mais detalhes de textura e Filtro Anisotropico melhor, na maioria dos games.
.
Pra um console que seria um monstro devorador de Playstation, essa diferença mínima não justifica o Hype do Xbox Series.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Pessoal acha q só basta comprar um console next gen e pronto. Acha q tudo tem q funcionar na tv de 10 anos e se não funciona é culpa do aparelho.

Tecnologia é assim. Tudo q ser atualizado com o tempo. E se a pessoa não tem a TV pra VRR, por exemplo, o problema é dela. O aparelho te da a opção.


Ratchet por exemplo, em HDR é uma obra prima. Mas precisa de TV com HDR pra funcionar. Não vejo o pessoal reclamando.
kkk minha TV tem uns 2 anos e não tem VRR, MUITA gente pegou suas 4K recentemente (2 anos pra cá) que não tem esse recurso, e vc acha que vão sair correndo comprar outra TV por causa de uma coisa tão específica assim? Põe 5, 7 anos aí pra trocarem essas TVs.
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.939
Reações
2.832
Pontos
353
kkk minha TV tem uns 2 anos e não tem VRR, MUITA gente pegou suas 4K recentemente (2 anos pra cá) que não tem esse recurso, e vc acha que vão sair correndo comprar outra TV por causa de uma coisa tão específica assim? Põe 5, 7 anos aí pra trocarem essas TVs.

2 anos atrás já tinha tv com VRR e vc não comprou por suas razões. Ok.

Mas se vai trocar de TV ou não, problema de cada um. Não muda o fato de q o console tem a tecnologia e quem tem tv com isso pode aproveitar.

E repito, se não tem a tv pra isso, problema de cada um e não do aparelho.

Eu comprei uma B8 no lançamento e esse ano troquei pela C1. Bem menos q os seus 6 ou 7 anos. Então não adianta generalizar com sua opinião, pois sempre tem gente pra tudo.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
2 anos atrás já tinha tv com VRR e vc não comprou por suas razões. Ok.

Mas se vai trocar de TV ou não, problema de cada um. Não muda o fato de q o console tem a tecnologia e quem tem tv com isso pode aproveitar.

E repito, se não tem a tv pra isso, problema de cada um e não do aparelho.

Eu comprei uma B8 no lançamento e esse ano troquei pela C1. Bem menos q os seus 6 ou 7 anos. Então não adianta generalizar com sua opinião, pois sempre tem gente pra tudo.

Não é generalizar, é só tem bom senso, é óbvio que uma pequena parcela da população sai trocando sua TV em tão pouco tempo, ainda mais se pegou recentemente. VRR a 2 anos só nas TVs mais caras, novamente muito pouca gente.

Fora que VRR é uma combinação TV console, então não depende só do console para ter esse resultado.

Pra quem tem ótimo, mas qq um sabe que por hora é uma parcela bem pequena que tem acesso a isso. A esmagadora maioria está jogando de boa seu Fifinha e COD em suas 4k de entrada.

Fora que numa comparação técnica, de performance, não interessa se tem VRR, o que vale é o framerate que está rodando.

Até porque mais cedo ou mais tarde chega isso no PS5 e acaba a muletinha.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.458
Pontos
2.419
Toda tecnologia nova leva tempo pra ser adotada em massa, nem por isso é justificável não oferecer ao público.

O PS5 e as próprias TVs top da Sony não terem suporte a VRR é uma vergonha. Minha TV é modelo 2018 e tem FreeSync.
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.939
Reações
2.832
Pontos
353
Não é generalizar, é só tem bom senso, é óbvio que uma pequena parcela da população sai trocando sua TV em tão pouco tempo, ainda mais se pegou recentemente. VRR a 2 anos só nas TVs mais caras, novamente muito pouca gente.

Fora que VRR é uma combinação TV console, então não depende só do console para ter esse resultado.

Pra quem tem ótimo, mas qq um sabe que por hora é uma parcela bem pequena que tem acesso a isso. A esmagadora maioria está jogando de boa seu Fifinha e COD em suas 4k de entrada.

Fora que numa comparação técnica, de performance, não interessa se tem VRR, o que vale é o framerate que está rodando.

Até porque mais cedo ou mais tarde chega isso no PS5 e acaba a muletinha.

Parcela pequena? Talvez. Assim como toda tecnologia nova.

Assim como na época do lançamento do 360 e PS3 ninguém tinha TV HD, só TV de tubo. Mas não impediu de haver em massa tempos depois.

E muletinha pra quem? Acha q eu defendo Xbox? Eu defendo a tecnologia em si e q o PS5 já deveria ter e pronto. O resto é passar pano.

E qd o PS5 tiver acaba as discussões mesmo, pq aí variações de fps vão se tornar irrelevantes pq o VRR vai resolver pra ambos. Recomendo jogar um jogo com VRR pra vc ver com é.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
Toda tecnologia nova leva tempo pra ser adotada em massa, nem por isso é justificável não oferecer ao público.

O PS5 e as próprias TVs top da Sony não terem suporte a VRR é uma vergonha. Minha TV é modelo 2018 e tem FreeSync.


sim, e asqueroso tv da sony nao ter vrr e pior o ps5 nao ter, depois de mais de 2 anos ja por ai. isso que o gsync vem antes ainda.

tipo , e como a sony dizer que o cara que gosta de tecnologia, produto high end nao va para o ps5
vai no xsx, porque mesmo no xbox ja tinha vrr, ja tinha dolby atmos
e acho que ate dolbi vision

a sony CAGA para isso, porque o jogador que ela quer atender e justamente esse casual que joga fifa no fim de semana
 

marcoshenrique

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.376
Reações
2.845
Pontos
694
Pessoal, de novo, VRR não é nenhuma novidade. Já é uma tecnologia bem estabelecida principalmente através do Freesync (que é o caminho a ser adotado nos consoles por conta das APUs AMD que os equipam). A grande maioria dos monitores comercializados hoje, bem como GPUs, incluindo as mais simples como uma RX 550 ou até mesmo os vídeos integrados da AMD dão suporte nos PCs. Não era uma coisa comum no mercado de TVs simplesmente porque não tinhamos nenhum aparelho para explorar esse recurso, situação que mudou de uns tempos pra cá quando a Microsoft começou a dar suporte em seus consoles. Eu acho bastante improvável que as TVs com HDMI 2.1 (que uma hora vai se tornar padrão) daqui para frente venham sem compatibilidade pelo menos com Freesync que é um padrão aberto.

Dentro de todas as limitações possíveis (captura em 4K e 60 FPS via celular, que pode distorcer a imagem de alguma maneira), tentei registrar o efeito desse recurso em uma TV compatível (no caso uma Samsung Q80T). O jogo em questão é o Deliver Us the Moon. Esse game recebeu um patch de otimização para o Xbox One X, entretanto o modo 4K fica restrito aos 30 FPS nesse console. Ao rodar o jogo no Series X, pela força bruta do console em alguns momentos ele chega aos 60, entretanto de forma não constante, o frame rate oscila praticamente a todo momento (fato esse registrado no vídeo pela barra de informações da TV, que muda a frequência da tela o tempo todo). Entretanto, temos uma gameplay relativamente fluida mesmo com uma oscilação imensa na taxa de quadros (não são 2 ou 3 fps de variação), sem tearing e sem aquelas travadas clássicas de stuttering. Joguei ele inteiramente dessa forma e garanto que foi uma experiência muito, muito mais satisfatória do que se o jogo viesse travado a 30 FPS. E reparem que quanto maior o frame rate, menos perceptível vai ser qualquer variação no FPS. Tendo em vista todas essas vantagens, acho meio que óbvio que todos os consoles de nova geração deveriam vir com o VRR liberado. Vejam só, a Insomniac teve que trabalhar em um novo modo de jogo para travar o FPS em 40 quadros porque simplesmente não pode deixar desbloqueado para o próprio console e a TV fazerem o serviço. Talvez o jogo rodasse até com mais fluidez se não estivesse travado por uma limitação do console. A seguir o vídeo que citei na postagem (obs, geralmente o youtube demora um pouco para processar uploads em 4K):

 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
o ps5 tem entregado as vezes menos graficos, por isso o vrr nao e preciso

Ele tem entregue às vezes menos resolução, mas isso tem mais a ver com VRS que VRR, você ganha resolução em troca de piorar as texturas em pontos específicos da tela, é uma trade-off que precisa ser analisado mais a fundo.

O VRR nao é trade-off pelo simples fato dele não te dar nada, ele não vai dar mais performance para um jogo com performance pior (jogo com 60 fps cravado vai ser melhor com ou sem VRR), ele vai segurar artefatos típicos desta performance ruim, artefatos que não acontecem o tempo todo diga-se de passagem

Então não, ninguém deve programar em cima de band-aid, ele deve estar lá para quando a otimização falha (como foi o Hitman), esta é sua vantagem, ser uma rede de segurança para quando o trapezista cai. Só que, até pelo no então de transição que vivemos, ele deve ser a última escolha, se o jogo pode ter uma boa performance ele deve ser feito desta forma, sem muletas.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
Pessoal acha q só basta comprar um console next gen e pronto. Acha q tudo tem q funcionar na tv de 10 anos e se não funciona é culpa do aparelho.

Tecnologia é assim. Tudo q ser atualizado com o tempo. E se a pessoa não tem a TV pra VRR, por exemplo, o problema é dela. O aparelho te da a opção.


Ratchet por exemplo, em HDR é uma obra prima. Mas precisa de TV com HDR pra funcionar. Não vejo o pessoal reclamando.

Concordaria com você se fosse algo estabelecido, mas está os falando das melhores TVs de 2019 e 2020, estado da arte em todos os elementos gráficos que se espera da geração.

O fato é que não havia um padrão de VRR (e ainda estão escorregando até agora) é isso obviamente atrapalhou a implementação da ferramenta. É uma funcionalidade HDMI 2.1 que ainda está se encaixando e vai demorar uns dois anos até o mercado absorver.

Então agora não é solução, em nomento de transição o jogo tem que funcionar sem VRR e que tem que aproveite o ganho pontual que ela possa dar e não o contrário, de virar muleta para otimização feito as coxas (porque não há justificativa para game crossgen sofrer com tearing, os consoles rodam o que está sendo feito sem que precisem conviver com isso).

Mesmo porque o bicho vai pegar no futuro, quando opa fidelidade gráfica pesar em cima dos modos de performance e as quedas se tornarem cada vez mais inevitáveis. Até lá acho que a situação do VRR em ambas as pontas já estar a resolvida,
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.458
Pontos
2.419
Ele tem entregue às vezes menos resolução, mas isso tem mais a ver com VRS que VRR, você ganha resolução em troca de piorar as texturas em pontos específicos da tela, é uma trade-off que precisa ser analisado mais a fundo.

O VRR nao é trade-off pelo simples fato dele não te dar nada, ele não vai dar mais performance para um jogo com performance pior (jogo com 60 fps cravado vai ser melhor com ou sem VRR), ele vai segurar artefatos típicos desta performance ruim, artefatos que não acontecem o tempo todo diga-se de passagem

Então não, ninguém deve programar em cima de band-aid, ele deve estar lá para quando a otimização falha (como foi o Hitman), esta é sua vantagem, ser uma rede de segurança para quando o trapezista cai. Só que, até pelo no então de transição que vivemos, ele deve ser a última escolha, se o jogo pode ter uma boa performance ele deve ser feito desta forma, sem muletas.

VRR não é band-aid, é flexibilidade para os desenvolvedores.

Concordaria com você se fosse algo estabelecido, mas está os falando das melhores TVs de 2019 e 2020, estado da arte em todos os elementos gráficos que se espera da geração.

O fato é que não havia um padrão de VRR (e ainda estão escorregando até agora) é isso obviamente atrapalhou a implementação da ferramenta. É uma funcionalidade HDMI 2.1 que ainda está se encaixando e vai demorar uns dois anos até o mercado absorver.

Minha TV Samsung linha 2018 é HDMI 2.0 e tem freesync.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
Ele tem entregue às vezes menos resolução, mas isso tem mais a ver com VRS que VRR, você ganha resolução em troca de piorar as texturas em pontos específicos da tela, é uma trade-off que precisa ser analisado mais a fundo.

O VRR nao é trade-off pelo simples fato dele não te dar nada, ele não vai dar mais performance para um jogo com performance pior (jogo com 60 fps cravado vai ser melhor com ou sem VRR), ele vai segurar artefatos típicos desta performance ruim, artefatos que não acontecem o tempo todo diga-se de passagem

Então não, ninguém deve programar em cima de band-aid, ele deve estar lá para quando a otimização falha (como foi o Hitman), esta é sua vantagem, ser uma rede de segurança para quando o trapezista cai. Só que, até pelo no então de transição que vivemos, ele deve ser a última escolha, se o jogo pode ter uma boa performance ele deve ser feito desta forma, sem muletas.
ue
justamente criatura

hitman e o exemplo perfeito

roda perfeito o jogo inteiro menos em 1 fase
se fosse seguir o que o ps5 fez, ele simplesmente baixava a resolucao do jogo por causa de 5% do tempo de jogo
ou seja esses 5% prejudicaram todo o resto dos 95%

melhor a solucao do xsx
fodase quem nao tem tv com vrr

e fazendo o uso dele imprescendivel que faz ele ser largamente aplicado
essa e a rede de seguraca, apenas para usar em momentos ocasionais,

no ps5 NEM isso pode, por isso downgrade geral
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
VRR não é band-aid, é flexibilidade para os desenvolvedores.

No contexto que estamos discutindo acabou virando sim, do tipo "está vendo este tearing Aqui? Pode deixar, que o VRR resolve".

Este raciocínio não pode existir, o produtor tem que pensar em trabalhar performance Como sempre fez, mas caso não consiga há quem o ajude, ele não pode virar uma muleta de falta de otimização no desenvolvimento.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
ue
justamente criatura

hitman e o exemplo perfeito

roda perfeito o jogo inteiro menos em 1 fase
se fosse seguir o que o ps5 fez, ele simplesmente baixava a resolucao do jogo por causa de 5% do tempo de jogo
ou seja esses 5% prejudicaram todo o resto dos 95%

melhor a solucao do xsx
fodase quem nao tem tv com vrr

e fazendo o uso dele imprescendivel que faz ele ser largamente aplicado
essa e a rede de seguraca, apenas para usar em momentos ocasionais,

no ps5 NEM isso pode, por isso downgrade geral

Não cara, a solução é otimizar melhor um Hitman e não entregar o jogo como está, que é justamente o que boa parte dos estúdios estão fazendo.

Cagar na performance para aumentar resolução para deixar VRR resolver (em parte, a perfomance continuara ruim) quando não há necessidade disso não deveria ser a resposta para questão alguma.

Se a Ubi consegue entregar em game gigante fazendo versão até para torradeira não há justificativa para o contrário neste momento.

Claro que depois do jogo sair não tem muito o que fazer senão deixar clara a insatisfação não comprando a parada, mesmo porque estou puxando sardinha para meu lado, tenho uma TV top, future proof, mas com implementação complicada desta funcionalidade do HDMI 2.1, então claro que não vou ver isso como resposta mesmo que o PS5 a possua.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.458
Pontos
2.419
No contexto que estamos discutindo acabou virando sim, do tipo "está vendo este tearing Aqui? Pode deixar, que o VRR resolve".

Este raciocínio não pode existir, o produtor tem que pensar em trabalhar performance Como sempre fez, mas caso não consiga há quem o ajude, ele não pode virar uma muleta de falta de otimização no desenvolvimento.
VRR vem justamente pra dispensar esse tipo de otimização e trazer ganho em outras áreas.

No AC Valhalla por exemplo a Ubisoft soltou um patch para o Series X reduzindo a resolução pra estabilizar o frame rate e reduzir o tearing, só que quem estava jogando com freesync ativado não tinha problema nenhum.

Entendo que por enquanto muita gente não tem TV com esse recurso, mas ele é ótimo então não podemos ficar freando o progresso. Daqui um ano no máximo tem que começar a usar como padrão e quem não tem TV compatível que corra atrás.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
VRR vem justamente pra dispensar esse tipo de otimização e trazer ganho em outras áreas.

No AC Odissey por exemplo a Ubisoft soltou um patch para o Series X reduzindo a resolução pra estabilizar o frame rate e reduzir o tearing, só que quem estava jogando com freesync ativado não tinha problema nenhum.

É aí voltamos a discussão original: joguei o Valhalla sem sofrer com tearing no PS5, prova cabal que é possível lidar com a situação com otimização (ainda mais no series X), então há soluções melhores neste momento do mercado (e pequenas perdas de resolução com as técnicas de upscaling atuais estão em um segundo lugar, o cara não vai perceber isso a olho nu).

Mesmo porque VRR não te da framerate, ele sincroniza, queda é queda, o que ele fará é impedir que está queda gere artefatos.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.458
Pontos
2.419
É aí voltamos a discussão original: joguei o Valhalla sem sofrer com tearing no PS5, prova cabal que é possível lidar com a situação com otimização (ainda mais no series X), então há soluções melhores neste momento do mercado.

Mesmo porque VRR não te da framerate, ele sincroniza, queda é queda, o que ele fará é impedir que está queda gere artefatos.

Mas uma queda de poucos frames se não gerar artefatos é irrelevante, jogar a 60fps ou um pouquinho abaixo dá no mesmo se a imagem continuar intacta.

Por isso o VRR é tão bom, libera o desenvolvedor de ficar se preocupando com isso.

Concordo que tem que pensar em quem não tem TV com VRR, mas esse pessoal vai ter que se acostumar a conviver com algum tearing se for o caso. Desde que não seja algo gritante que comprometa o jogo, será o preço a se pagar por jogar com TV sem o recurso.
 

marcoshenrique

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.376
Reações
2.845
Pontos
694
O que está sendo esquecido é que jogar em console sempre foi conviver com quedas de quadros em diversos momentos. De forma inédita, estamos tendo uma certa consistência em lançamentos com no mínimo 60 FPS nos consoles da nova geração, mas ainda assim com vários jogos rodando com modo 30 FPS e outros com quedas ocasionais como o Resident Evil Village no modo ray tracing. Se seguir as gerações anteriores, esses hardwares terão que aguentar uns 8 anos, e aí essa situação tende a piorar ao longo do tempo. Vejam o que a Microsoft vai fazer com o Flight Simulator, vai travar o jogo em 30 FPS, mas vai liberar o frame rate para quem tem VRR, invés de capar pra todo mundo, já que é aparentemente inviável buscar os 60 quadros no hardware dos consoles. Então é isso, não é muleta, nem falta de cuidado e sim um recurso que beneficia fortemente quem tem hardware compatível.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
Mas uma queda de poucos frames se não gerar artefatos é irrelevante, jogar a 60fps ou um pouquinho abaixo dá no mesmo se a imagem continuar intacta.

Por isso o VRR é tão bom, libera o desenvolvedor de ficar se preocupando com isso.

Concordo que tem que pensar em quem não tem TV com VRR, mas esse pessoal vai ter que se acostumar a conviver com algum tearing se for o caso. Desde que não seja algo gritante que comprometa o jogo, será o preço a se pagar por jogar com TV sem o recurso.

Concordo com isso, só que não há a necessidade pelos games que vem sendo feitos (hoje podemos dizer que game com tearing esta mal otimizado, algo que não vai ser verdade no futuro, muito provavelmente) e nem está mentalidade de "não se preocupar" deve estar no caderninhi de produtor algum enquanto a ferramenta não estiver inegavelmente bem implementada para um bom número.

Dito isso, prefiro muito mais a estratégia de entregar boas performances de qualidade gráfica que venis no PS5. É algo wur me atende muito mais.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
O que está sendo esquecido é que jogar em console sempre foi conviver com quedas de quadros em diversos momentos. De forma inédita, estamos tendo uma certa consistência em lançamentos com no mínimo 60 FPS nos consoles da nova geração, mas ainda assim com vários jogos rodando com modo 30 FPS e outros com quedas ocasionais como o Resident Evil Village no modo ray tracing. Se seguir as gerações anteriores, esses hardwares terão que aguentar uns 8 anos, e aí essa situação tende a piorar ao longo do tempo. Vejam o que a Microsoft vai fazer com o Flight Simulator, vai travar o jogo em 30 FPS, mas vai liberar o frame rate para quem tem VRR, invés de capar pra todo mundo, já que é aparentemente inviável buscar os 60 quadros no hardware dos consoles. Então é isso, não é muleta, nem falta de cuidado e sim um recurso que beneficia fortemente quem tem hardware compatível.

Mas também não temos sofrido com tearing constantemente (nem antes e nem agora, pelo menos no que tange aos games do PS5 que tenho jogado), especialmente quando se fala de jogos com modo performance e fidelidade gráfica. Então algo está sendo feito senão o VRR.

Ter mais ferramentas é sempre bom e acho VRR foda, mas agora? Prefiro que os produtores tenham em mente outros mixes de otimização e isso tem a ver com meu setup atual e com pura lógica comercial: se você produz visando melhor resultado apenas para uma minoria a galera vai migrar para plataformas que tenham outras formas de lidar com o problema.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Minha tv tem todas as tecnologias tops. Estou no aguardo da implementação.

O Ratchet no modo fidelidade a 120hz/40fps ficou bem bom.
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.939
Reações
2.832
Pontos
353
Ah se essas paradas fossem inversas: Vejam! Sony anti-consumidor, nos forçando a comprar TV especial pra resolver problema de tearing. Que absurdo isso! kkk!

Acho q não.

Por exemplo, o melhor modo pra jogar Ratchet de forma suave é em 40fps, q só funciona em telas 120hz. Ou seja, te “obriga” a ter uma tv 120hz.

Não vi ninguém crucificando por isso. Não precisa desse tipo de coitadismo no fórum.

Quem tem tv 120hz aproveita, quem não tem…
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.178
Reações
14.479
Pontos
1.019
A verdade é que o XS não está entregando os prometidos 12 teraflops e tá suando frio pra rodar jogos crossgen. Esse era o ponto a ser discutido e não se tem VRR ou não.

PS5 tá rodando liso sem usar muletas de TV.


Impressionante a galera passando pano pra isso. Só imagino a gritaria se fosse o inverso? "Meu console tá tendo quedas de performances. Compra aí uma tv de 5k fera e para de reclamar"
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.458
Pontos
2.419
A verdade é que o XS não está entregando os prometidos 12 teraflops e tá suando frio pra rodar jogos crossgen. Esse era o ponto a ser discutido e não se tem VRR ou não.

PS5 tá rodando liso sem usar muletas de TV.


Impressionante a galera passando pano pra isso. Só imagino a gritaria se fosse o inverso? "Meu console tá tendo quedas de performances. Compra aí uma tv de 5k fera e para de reclamar"

Os jogos estão rodando no geral super parecidos, não sei de onde você tirou que o Series X está "suando frio".

Você pode questionar pq o Series X não está mostrando superioridade com maior frequência já que a sua GPU é mais poderosa, mas se está tendo dificuldade com cross gen então o PS5 tbem está pq tá tudo muito semelhante.

E não queira inverter a lógica e transformar VRR em muleta só pq a Sony ainda não dá suporte. A falha é dela em demorar tanto.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.989
Pontos
1.434
Ah se essas paradas fossem inversas: Vejam! Sony anti-consumidor, nos forçando a comprar TV especial pra resolver problema de tearing. Que absurdo isso! kkk!

Óbvio que não, o problema não está no PS5 em si, mas nas TVs. Se o PS5 implementar hoje continuo tendo problemas com a C9. E posso te afirmar que isso vale para maioria do público hoje.

É uma questão de duas pontas, produzir em cima de uma ferramenta que atende apenas uma minoria não faz sentido em termos de estratégia. Para mim, pessoalmente seria péssimo e espero que não dependam disso para tapar defeitos que uma melhor otimização está resolvendo.
 
Topo Fundo