O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os consoles portáteis seguem vivos e fortes

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.541
Reações
19.635
Pontos
1.049
Quando a Nintendo anunciou o fim do 3DS, houve clima de fim de uma era no ar. Mídia e comunidade diziam, constantemente, que o fim do portátil da Nintendo marcaria o final de uma história que, iniciada com um produto da Mattel, expandida com o Game & Watch e potencializada com o Game Boy, trouxe uma nova forma de se jogar videogame.

Editorial-Port%C3%A1teis.jpg


Com suas telas pequenas, jogos que passaram de ícones emprestados de calculadora até grandes produções, e suas baterias, que foram de pilhas até as atuais baterias recarregáveis, a conversa era a mesma: os smartphones engoliram os portáteis, e para sempre. E, sabendo como a mídia de videogames geralmente é emocionada demais ao tratar de alguns assuntos, nós sabemos que a verdade não é bem assim.

O Steam Deck, anunciado nesta semana, fez muita gente querer comprar um portátil de novo. Tudo bem que, quando chegar o preço (que no Brasil será estratosférico como sempre), o tal “hype” vai diminuir e a grande maioria que se empolgou (com razão, pois a proposta é boa), não vai comprar o produto. Mas o fato aqui é que um portátil novamente chamou a atenção.

Editorial: Afinal, os consoles portáteis não morreram

Qual jogo “de PC” você queria mais poder jogar de forma portátil hoje?

Além disso temos o Switch, nos lembrando todo santo dia que é legal jogar games como The Witcher 3, Snowrunner, Crash Bandicoot 4 e tantos outros de forma portátil, em qualquer lugar. Sim, com menos qualidade, mas te garanto que quem prefere o Switch, não tem a mesma preferência por qualidade visual do que um adepto dos gráficos no ultra.

Inclusive, como teria sido o mundo dos games, caso a Sony, que já nos tempos de PSP permitia a conexão na TV, primeiro com cabo componente e depois com um Dock, tivesse insistido nessa de “console híbrido” junto com a Nintendo?

Não podemos esquecer que os jogos de smartphone, como Free Fire, Asphalt, e CoD Mobile também são portáteis. Não rodam em um dispositivo dedicado para tal, mas os smartphones não deixam de ser computadores portáteis que rodam tais games, e muitos outros. Incluindo emuladores e até o Xbox, via xCloud.

Editorial: Afinal, os consoles portáteis não morreram

O RG350 é apenas uma das dezenas de opções de portáteis chineses disponíveis atualmente

E se você entrar em um site de vendas chinês qualquer, também vai perceber que a oferta de consoles portáteis nunca esteve tão forte. E vai desde pequenos clones de NES que custam menos de R$ 50, até propostas mais completas, como o GPD Win, o famoso “PC portátil” que roda Windows, mas que se parece com um 3DS. A Tectoy chegou a comercializar por um tempo, no Brasil, versões portáteis de Mega Drive e Master System.

Ainda temos ainda a cultura retrô, que tem no mundo portátil uma comunidade muito forte. Como é mais fácil enviar os pequenos consoles para entrega em qualquer canto do mundo, Game Boy, Game Gear, SEGA Nomad, Wonderswan, NGage e tantos outros pequenos notáveis viajam por navios, trens e aviões, para diversos cantos do mundo, direto para a coleção de entusiastas.

As próprias empresas de games perceberam isso. A SEGA relançou seu Game Gear, enquanto a Nintendo reativou a sua linha Game & Watch. Tá bom ou quer mais?

Editorial: Afinal, os consoles portáteis não morreram

Também há espaço para a emulação premium, como o Analogue Pocket

Então vamos falar mais. Não podemos esquecer, também, de projetos interessantes demais, como o Analogue Pocket, que permite que se jogue os clássicos de Game Boy em melhor definição, e também na TV, ou o Playdate, o portátil “a manivela” da Panic que, adivinhe, também roda Doom.

Como você conferiu, a oferta de portáteis, mais do que nunca, segue ativa, e democrática. Todos os bolsos, gostos, públicos e estilos contam com uma opção. Eu mesmo adoro o mundo portátil. Tenho um Switch (que jogo mais como portátil do que na TV), um 3DS, um Master System portátil, e um BittBoy.

Perdi recentemente um Game Gear com defeito, mas já busco outro, enquanto tento achar, por um bom preço, até um NGage, o infame celular da Nokia que também era um videogame portátil, que tive dois aparelhos nos anos 2000 e quero jogar Sonic nele de novo. Além de um Neo Geo Pocket, que por enquanto vou sendo bem suprido pela coletânea que a SNK teve o carinho de relançar no Switch.

Editorial: Afinal, os consoles portáteis não morreram


Eu entendo, perfeitamente, que o fim do 3DS encerrou um ciclo. Afinal, desde o Game Boy, a Nintendo sempre trabalhou com um console de mesa e um portátil. E o Switch, embora seja um 2 em 1, é encarado por muitos como console de mesa, mesmo com a versão Lite, 100% portátil. Mas para estes, “não é a mesma coisa”. Não concordo, mas entendo. Até pelo simples motivo que essa iniciativa de “console híbrido” acontece na Nintendo desde os 16-bits, com o Super Game Boy. Ou seja, não é nenhuma novidade.

Além disso, a Sony, que havia começado muito bem com o PSP, que tive três e me arrependo de ter vendido todos eles, trouxe um PS Vita muito bacana (que tive a oportunidade de jogar antes do lançamento, na BGS 2011), mas sabe-se lá o motivo, largou mão do aparelho, e também encerrou sua divisão de portáteis. Estas ausências são, de fato, sentidas. Afinal, eram as duas maiores do ramo, que cada uma com seu motivo, mudaram as estratégias.

Editorial: Afinal, os consoles portáteis não morreram

O PSP é uma ótima opção para jogatina portátil, até hoje.

Mas, mais do que nunca, a oferta de dispositivos portáteis está variada e farta. São muitas as opções, que atendem desde um pai que quer oferecer algo mais simples e sem as complexidades de um celular para seu filho se divertir, passando por saudosistas que tem na emulação sua diversão, até os fãs de iniciativas especiais, dispostos a pagar os US$ 399 mínimos em um Steam Deck. Tem pra todos os gostos e bolsos.

Por isso, não é certo dizer que o mercado de portáteis “morreu”. Na verdade, assim como toda indústria de tecnologia, evoluiu. Se os consoles trocaram os pontos dos anos 90 pelos troféus e conquistas das gerações atuais, e evoluíram os grandes games de aventuras de reflexos para games de exploração, com os portáteis, a evolução também ocorreu. É bem diferente do que vivemos há 20 ou 30 anos atrás? Com certeza, mas agora, sem a necessidade de andar com quilos de pilhas junto, nunca foi tão bom gostar de jogos portáteis.

 
Ultima Edição:


Igxedo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
577
Reações
1.197
Pontos
574
"Até pelo simples motivo que essa iniciativa de “console híbrido” acontece na Nintendo desde os 16-bits, com o Super Game Boy. Ou seja, não é nenhuma novidade. "

Forçada de barra boa
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.321
Reações
8.475
Pontos
353
Nunca consegui gostar muito de portáteis. Apesar de ter jogado alguma coisa no GBA e no DS do meu irmão, sempre preferi me deitar/sentar num sofá ou numa cama e jogar com o controle na mão. Jogar em telinha pequena definitivamente não é pra mim, tanto que não jogo absolutamente no meu S9 Plus, que é um ótimo celular pra jogos e que já está comigo há 3 anos.

Claro que houveram momentos onde quis ter um portátil + um console de mesa, mas o preço dos aparelhos no Brasil sempre afastaram essa possibilidade, tendo em vista que com console + PC em casa, eu praticamente só tocaria no portátil quando saísse um ou outro jogo exclusivo que quisesse muito, ou em uma eventual viagem ou algo do tipo.

Por essas e por outras, nunca tive um portátil para chamar de meu. Emulei Game Boy(color e advance, se me lembro bem) em um celular há alguns anos para jogar Pokémon, mas só. Nunca tive aquela vontade, aquele ímpeto, para ir em uma loja e pagar mais de mil reais em um portátil.

O Switch, porém, com a possibilidade de se jogar de forma tradicional na TV com uma qualidade boa até chama a minha atenção, principalmente por ter jogos que ou me despertam muita curiosidade(Zelda BOTW) ou que eu realmente quero jogar, como Shin Megami Tensei 5. É um console que talvez daqui uns anos, se eu tiver uma grana sobrando, compre para dar uma testada e brincar.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.908
Reações
95.096
Pontos
2.179
Tenho 3DS e Switch, mas raramente usei fora do meu cantinho de jogar. Comprei pra jogar Nintendo mesmo.

Mas jogo bastante celular fora de casa.
 

crabbattle

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.147
Reações
2.096
Pontos
724
Eu to doido pra comprar esse analogue pocket mas o preço é foda. FPGAs me fisgaram.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Eu tive portátil até o Nintendo DS e sempre adorei.

Além da vantagem de poder jogar cagando, eu sempre gostei dos jogos focarem muito na nostalgia pelos hardwares serem mais limitados, então no portátil, por exemplo, continuaram lançando Castlevanias e Metroids 2Ds.

Atualmente considero o Switch o portátil dos sonhos, mas enrolei tanto pra comprar um que hoje não tenho coragem de pagar o que pedem devido ao dólar astronômico. Arrependo amargamente de não ter pegado um destravado enquanto ainda não custava um rim.

Acho muito legal a ideia de além do Switch oferecer jogos originais também é possível jogar vários clássicos da geração PS3/ 360 para trás e indies. É muito foda poder jogar uma coletânea do Devil May Cry, Bioshock e Borderlands em qualquer lugar.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Switão eu vou comprar até Outubro pra jogar Megaten V, Xenoblade 2 e esperar pelo Goty BoTW2.

Adoraria ter o Steam Deck mas pelo preço dele acho q vai ser muito difícil eu comprar .....
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.482
Pontos
1.053
só porque Switch faz sucesso isso não significa que portátil tem apelo.

o Switch é a única maneira de jogar Nintendo.
se a Sony lançasse o PS5 somente portátil, não ia ter opção de onde jogar os exclusivos e ia vender bem.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
O modelo de portátil que fora até o 3DS está morto e enterrado.
O que temos hoje é uma adaptação ao mercado pela Nintendo, que se obrigou a lançar um produto diferenciado ou seria engolida pelos smartphones.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.513
Pontos
1.129
Tomara que a Microsoft subsidie pesadamente um Series Switch, um Game Pass Player com a versatilidade do Switch seria ótimo.

Mas não sei se existe um "mercado para portáteis", ou sequer se já existiu. Com exceção do PSP, nenhum portátil nao-Nintendo vendeu mais do que 15 milhões de unidades na história.

É um nicho que poderia muito bem ter morrido já em meados dos anos 90 se não fosse um tal de Pokémon...
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
só porque Switch faz sucesso isso não significa que portátil tem apelo.

o Switch é a única maneira de jogar Nintendo.
se a Sony lançasse o PS5 somente portátil, não ia ter opção de onde jogar os exclusivos e ia vender bem.

Portáteis sempre tiveram apelo muito antes da Nintendo ter somente o Switch como videogame.

Jogos que fazem sucesso nos consoles de mesa =/= Jogos que fazem sucesso nos videogames portáteis =/= Jogos que fazem sucesso nos smartphones.

Cada plataforma tem estilos de jogos que fazem mais sucesso, nem sempre um jogo que faz sucesso num console de mesa vai fazer o mesmo nos portáteis ou smartphones e vice-versa. Cada um tem a sua pegada.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.482
Pontos
1.053
Portáteis sempre tiveram apelo muito antes da Nintendo ter somente o Switch como videogame.

Jogos que fazem sucesso nos consoles de mesa =/= Jogos que fazem sucesso nos videogames portáteis =/= Jogos que fazem sucesso nos smartphones.

Cada plataforma tem estilos de jogos que fazem mais sucesso, nem sempre um jogo que faz sucesso num console de mesa vai fazer o mesmo nos portáteis ou smartphones e vice-versa. Cada um tem a sua pegada.

tinha apelo no passado quando era tudo mato.

hoje em dia, não tem motivo pra gastar 500 dólares num portátil se não for pela biblioteca de jogos.

é como vc disse, o que importa são os jogos, se os jogos estão exclusivamente no portátil, não resta muita opção.

se tivesse um console de mesa da Nintendo, Switch ia vender muito pouco.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.893
Reações
230.229
Pontos
2.529
Portáteis são mais interessantes que consoles de mesa, inclusive com jogos melhores também.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
tinha apelo no passado quando era tudo mato.

hoje em dia, não tem motivo pra gastar 500 dólares num portátil se não for pela biblioteca de jogos.

é como vc disse, o que importa são os jogos, se os jogos estão exclusivamente no portátil, não resta muita opção.

se tivesse um console de mesa da Nintendo, Switch ia vender muito pouco.

O que você está falando não faz o mínimo de sentido.

Os portáteis da Nintendo sempre venderam mais que os videogames de mesa. :kkk

E a experiência de se jogar no portátil não é válida apenas para jogar no meio do mato, existe o prazer em poder jogar deitado antes de dormir, cagando, na sala enquanto conversa com a família, na casa dos primos ou da namorada, na faculdade durante o intervalo etc.

Só quem nunca teve um portátil pra falar uma besteira dessa.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.605
Pontos
1.399
Consoles ?! Só restou o Switch que mal é portátil, e agora um concorrente de uma empresa que tem tendência de abandonar as coisas meses após lançamento…
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.316
Reações
8.256
Pontos
453
Sempre fui muito fã de portáteis. Esse da Steam me chamou muita a atenção, mas não vai rolar pagar algo próximo de 5 mil reais num aparelho desses.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Consoles ?! Só restou o Switch que mal é portátil, e agora um concorrente de uma empresa que tem tendência de abandonar as coisas meses após lançamento…
CS:GO é de 2012 e ta firme até hoje.
DOTA 2 tambem, mesmo ano.

O que teve vida curta pelo que lembro foi o Steam Controller que durou 4 anos de fabricação, mas o suporte dele continua até hoje pra quem tem.

Valve Index ta na ativa ainda.
"Steam Machines" na verdade é um produto de terceiros (e não exatamente da Valve) mas aparentemente continua tendo suporte tambem, não foi descontinuado.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.064
Pontos
2.059
Eu tenho GBA, DS e 3DS. Já tinha decidido que o 3DS seria o meu último portátil. Não aguentava mais ficar limitado a ergonomia ruim de um portátil + tela pequena.

Aí veio o híbrido (switch) e acabou que curti a proposta. Joguei muito mais horas no dock pq é mais confortável, já que o switch com seus 400 gramas já é pesado para mim (e os joy-cons não são ergonômicos). Ano passado passei a jogar no modo portátil usando o meu Pro controller com um suporte. O peso fica nível Valve Deck, mas ainda é mais confortável do que o switch padrão. Passei a aproveitar muito mais o console no modo portátil.

Se o switch fosse somente portátil (o Lite) eu teria passado.
 

Kamui Senketsu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.619
Reações
17.833
Pontos
303
Portáteis são mais interessantes que consoles de mesa, inclusive com jogos melhores também.
Tem que avisar a Nintendo que trouxe Super Mario 3D World ao invés do Super Mario 3D Land para o Switch
Falando nisso faz tempo que ela não lança um jogo que efetivamente seja mais para jogar no portátil do que no modo Dock
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Eu não curto muito portátil, mas é legal ver que ele tem seu público fiel!
Era algo que ia comentar, pode ter vendas menores que os consoles de mesa, mas quem curte, tende a ser um público fiel. Vai muito da preferência de cada um quanto a plataforma preferida (portátil ou telão). Eu particularmente não teria jogado a metade dos rpgs que joguei ao longo dos últimos anos se não fosse o PSP e Vita especialmente. Tenho 3DS, mas joguei muito pouco rpg nele, mais Nintendo mesmo.
 

Maxtremus

Lenda da internet
Mensagens
23.998
Reações
12.126
Pontos
1.769
Molecada hoje só quer saber de jogar em celular, quando eles querem uma experiência mais hardcore o caminho natural será os portáteis.

Gordão mais uma vez mandando das putarias.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.893
Reações
230.229
Pontos
2.529
Tem que avisar a Nintendo que trouxe Super Mario 3D World ao invés do Super Mario 3D Land para o Switch
Falando nisso faz tempo que ela não lança um jogo que efetivamente seja mais para jogar no portátil do que no modo Dock

Mas super Mario 3d world é bem melhor que o land.

E Po, não tem somente jogos Nintendo no console, pode jogar de outras produtoras também.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.605
Pontos
1.399
Molecada hoje só quer saber de jogar em celular, quando eles querem uma experiência mais hardcore o caminho natural será os portáteis.

Gordão mais uma vez mandando das putarias.

Sony pensou essa mesma putaria duas vezes seguidas… O problema foi justamente achar que o público portátil quer trocar isso por game de console hardcore.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.247
Reações
28.355
Pontos
1.649
Saudades do meu PSP :ksnif

Hoje dificilmente encontro um em bom estado que não custe "dois PSP"...
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.126
Reações
6.473
Pontos
1.049
O bom é que hoje em dia para jogar tudo de Playstation basta comprar o console de mesa e para jogar tudo Nintendo basta comprar o portátil com ou sem dock.
 
Topo Fundo