Não é isso, é que a Nvidia não tem APU para esse mercado.
Como a Nvidia não tem licença para x86, ela usaria ARM e isso por si só já criaria um problema de compatibilidade dos jogos.
As APUs Intel ainda não tem potência para rodar jogos com boa qualidade. Eles estão melhorando, mas ainda não tem nada no mercado atual.
Fazer um hardware com Intel+Nvidia sairia caro, porque não daria para aproveitar o mesmo SOC, então o equipamento ficaria maior.
Sendo assim, somente a AMD tinha o combo CPU+GPU em um único SOC e ainda, licença x86, o que torna o Deck totalmente compatível.
Some ainda ao fato de que no Linux, o hardware da AMD possui drivers open source, o que permite a Valve fazer diversas modificações no software para melhoria de desempenho. Por exemplo, para dar um boost no desempenho de jogos, a Valve criou um compilador próprio de shaders para acelerar o processo.
Em Julho deste ano, a Valve anunciou estar trabalhando no projeto ACO (AMD Compiler). Um novo compilador de shaders projetado para melhorar o desempenho de jogos em GPUs AMD no Linux.
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