Para que o Fuga: Melodies of Steel vem tendo uma boa recepção. Lembrando que o jogo foi lançado digitalmente para todas as plataformas (PC e consoles).
Segue uma excelente review feita pelo RPG Site:
(abaixo a mesma traduzida para o
)
Fuga: Melodies of Steel - análise
por
James Galizio em 28 de julho de 2021
Quando a CyberConnect2 lançou Tail Concerto em 1998 no PlayStation original, foi seu primeiro projeto como um estúdio de jogos - e a empresa continuou a retornar a esse mundo ao longo de sua história. Solatorobo de 2010: Red the Hunter finalmente deu continuidade ao trabalho da empresa naquele mundo, agora chamado de Little Tail Bronx, mas muito parecido com seu antecessor - não conseguiu capturar um público particularmente grande e, mais uma vez, a empresa não conseguiu encontrar um editor para outro entrada na série fracamente amarrada.
2021 marca o 25º aniversário da CyberConnect2 como uma empresa, e como parte de seus esforços para expandir, Little Tail Bronx renasceu com
Fuga: Melodies of Steel - o título preliminar da empresa comemorando seu marco, assim como seu primeiro jogo totalmente publicado. É apropriado que a mesma série que começou tudo tenha a tarefa de ajudar o desenvolvedor a firmar seu primeiro passo em um novo caminho, como um indie. Mesmo antes de iniciar o jogo, e esquecendo meu próprio amor por Solatorobo e Little Tail Bronx, eu queria que Fuga me derrotasse e fosse um sucesso. Basta uma olhada para saber que o jogo é um projeto de paixão para o estúdio.
Ao contrário das duas entradas anteriores da série para consoles de sucesso, Fuga é um RPG de estratégia baseado em turnos. Os jogadores controlam um grupo de 12 crianças, pilotando o tanque gigante Taranis em uma conquista para resgatar seus pais, que foram capturados pelo exército invasor Berman. Em cada capítulo, você começará em uma rota, com seções denotando coletas de itens, caixas de restauração de saúde e SP e eventos como pontos de intermissão, batalhas, batalhas de elite e ruínas.
De vez em quando, a rota se ramifica e você tem a opção de escolher qual caminho seguir. O jogo o ajudará a saber qual das rotas é a mais perigosa, e você terá que pesar se você está bem em desafiar a si mesmo por causa de materiais adicionais que podem ser usados posteriormente para atualizar seu tanque ou para enfrentar menos desafiador e não arrisca qualquer dano desnecessário.
As batalhas são onde Fuga brilha mais. O Taranis está equipado com 4 meios de ataque, mas a qualquer momento apenas 3 estão geralmente disponíveis. Surpreendentemente, cada uma dessas 3 armas mudará de acordo com a criança que as maneja, e os efeitos adicionais dependerão da criança que estiver emparelhada com elas como suporte. Existem 3 categorias distintas de armas - metralhadoras, lança-granadas e canhões.
Os canhões são mais fortes do que os lançadores de granadas e os lançadores de granadas mais fortes do que as metralhadoras - mas quanto mais fraca for a arma, maior será a precisão. Você não terá nenhum problema em acertar um tanque fortemente blindado com um Canhão, mas uma unidade voadora pode ser uma história diferente. Além disso, embora algumas crianças possam compartilhar classes de armas, há uma outra distinção com as habilidades com as quais elas se encontram equipadas. Kyle, por exemplo, pode se destacar em martelar na classificação da armadura de um inimigo; enquanto Mei pode estar melhor equipada para aumentar a velocidade de ação das partes.
Então, duas rugas então. O primeiro é a linha do tempo. Os membros do seu grupo agirão de acordo com sua posição na linha do tempo, localizada na parte superior da tela. Aqui você pode encontrar tanto seu grupo quanto os inimigos, para que possa planejar seu ataque de acordo. Embaixo da barra de saúde de um inimigo você encontrará vários ícones de relógio coloridos - estes denotam um tipo específico de arma, e se você atacá-los com a unidade codificada por cor certa para cada relógio abaixo de seus nomes, você será capaz de atrasar seus ações. Em segundo lugar, as classificações de armadura. Embora seu primeiro instinto seja atrasar uma unidade, algumas podem vir com armaduras que reduzirão drasticamente o dano que receberão de ataques. Usualmente,
Por fim, para finalizar, há uma variedade de efeitos de status, Ataques de Link e o sistema Hero.
Certas habilidades terão um modificador para aplicar um buff a uma unidade específica ou a todo o grupo, ou um debuff que tem uma chance percentual de ser aplicado às unidades atacadas. Esses debuffs podem ser seriamente úteis - o fogo causará dano ao longo do tempo, para cada turno que passa por uma unidade, e causará o mesmo dano independentemente da classificação da armadura da unidade. A fumaça diminuirá a precisão de uma unidade, o que pode fazer a diferença para engajamentos mais longos. Stun é de longe o mais eficaz - atuando como um retardo adicional - mas a chance de ativação é menor, e algumas unidades são imunes, embora esse normalmente não seja o caso. Ambos os Link Attacks e o sistema Hero estão ligados ao outro componente principal do jogo - os Intermissions.
Os intervalos acontecem 3 vezes por capítulo: no início, no meio e logo antes do chefe. Esses momentos são quando você tem a chance de lamber suas feridas, aplicar alguns upgrades, reunir alguns buffs e muito mais - mas há apenas uma quantidade limitada de Pontos de Ação para você gastar. Você terá que decidir o que é mais importante no momento atual e o que pode esperar mais tarde. Você usa alguns de seus suprimentos agora para buffs de refeições, ou você coleta algum refugo com Scrap Fishing? Você usa a fazenda; se sim, o que você tenta e cultiva? Ou que tal apenas conversar com os personagens, para aumentar seu vínculo?
Eu não acho que seria um exagero dizer que é em torno dos Intermissions que todo o loop de jogo de Fuga foi desenvolvido. Afinal, todo o motivo para abordar rotas mais difíceis através de um capítulo é obter mais materiais raros para atualizações. O problema, é claro, é que se você for muito ganancioso - mesmo que possa sobreviver a um encontro - quaisquer unidades que sejam feridas ou nocauteadas se tornam uma responsabilidade instantânea, que você será forçado a gastar Pontos de Ação para se recuperar durante o Intervalo. Pontos que poderiam ir para buffs, upgrades ou coleta de materiais adicionais.
Felizmente para jogadores indecisos, o jogo dá alguma direção para esses segmentos - toda vez que um intervalo começa, você recebe uma nota listando algo que cada criança “quer fazer” durante o recreio. Pode ser qualquer coisa, desde expandir instalações a explorar ruínas, cozinhar ou comer uma refeição específica e muito mais. Crucialmente, limpar esta lista de verificação é altamente encorajado - já que qualquer criança que teve seu desejo atendido durante um intervalo aumentará, permitindo que ela entre no Modo Herói durante a próxima seção do capítulo.
O Modo Hero e os Ataques de Link são duas das ferramentas mais poderosas do seu kit e podem absolutamente salvá-lo de um aperto, supondo que você se preocupe em promover o crescimento deles. À medida que duas unidades lutam juntas ou conversam entre si a bordo do Taranis durante os intervalos, seu nível de vínculo aumentará - e quando você atingir um nível alto o suficiente, poderá ver um evento de link. Depois que qualquer par tiver sua primeira conversa de Link Event, eles ganharão acesso ao Link Meter em combate. Depois de preenchido, você poderá lançar um ataque ultra-poderoso que pode dizimar todas as unidades no campo sem gastar SP.
Qualquer personagem que teve seu desejo atingido durante o último Intermissão aumentará seu medidor de herói com o tempo, pois ambos causam e recebem dano, e quando atingem um nível febril, seus olhos começam a brilhar e eles ganham um buff. Isso pode ser qualquer coisa, desde adicionar um golpe adicional ao ataque normal, dobrar o dano de habilidade, fazendo com que seu ataque normal ignore a armadura, bem como retire toda a armadura da unidade em questão, e muito mais. O Modo Herói de cada criança é totalmente único, e isso adiciona outra ruga às questões, onde dependendo do seu estilo de jogo você pode decidir ignorar os desejos de uma criança completamente.
O sistema de batalha de Fuga é inegavelmente muito para aceitar, mas tudo se resume a uma filosofia muito clara do jogo - gerenciamento de recursos. Você está constantemente tomando decisões sobre quais rotas seguir, quais inimigos lutar, equilibrando seu desejo por recursos extras com os perigos de se espalhar demais. Você tem que ter um plano de jogo e um plano para se as coisas vão para o sul. Você pode ver isso até mesmo no final de cada capítulo, sempre que visitar os restos de uma cidade antes de seguir para a próxima etapa de sua jornada. Você não pode simplesmente comprar novos itens de uso ou materiais - você tem que negociar, desistindo de outros itens em troca. Da mesma forma, durante as Explorações da Ruína, uma pequena atividade paralela em que você desmonta dos Taranis para reunir materiais em um segmento de ação de rolagem lateral,
A conclusão lógica dessa cadeia de pensamento é o Canhão da Alma. Ativando apenas durante certos combates, os jogadores têm a opção de sacrificar uma criança para alimentar o coração dos Taranis para um ataque que garantidamente eliminará o inimigo. Naturalmente, você vai querer evitar isso a todo custo - mas se você se encontrar em uma situação em que não tem outra escolha, talvez devido ao fraco desempenho durante um capítulo, você pode ser forçado a tomar aquela difícil decisão para prosseguir .
O ciclo de jogo é incrivelmente envolvente e o resultado é que você está constantemente planejando seus movimentos com bastante antecedência. As lutas de chefes são desafiadoras e divertidas, quase sempre sobrecarregando seu conhecimento do sistema de batalha, enquanto recompensam você na mesma moeda, se você estiver devidamente preparado. Atravessar uma situação difícil sem que os membros do seu grupo se machuquem é uma emoção, e embora eu tenha conseguido construir meu partido a ponto de os últimos capítulos não serem tão desgastantes quanto o resto do jogo, chegando a esse ponto ainda era uma luta.
Como todas as outras entradas da série e do mundo Little Tail Bronx, o elenco de personagens de Fuga está repleto de gatos e cachorros antropomorfizados, chamados Felineko e Caninu, respectivamente. Se você está familiarizado com a cultura “Kemono”, então você entenderá o que esperar aqui. Se você não for - bem, eles são furries, apenas o equivalente da subcultura japonesa.
CyberConnect2 tem uma longa história com a comunidade Kemono no Japão, incluindo o Projeto Antologia, onde a empresa publicou cerca de meia dúzia de volumes de uma revista dedicada à arte Kemono. A colaboração da comunidade continua com Fuga, já que o jogo está repleto de exemplos de obras de arte contribuídas por membros da comunidade em geral. Os cartões finais para cada capítulo são desenhados por um artista diferente, mostrando o elenco em um estilo de arte ligeiramente diferente.
A apresentação geral de Fuga transborda de charme. Quer sejam as animações oscilantes do Taranis em movimento, os cenários detalhados que mudam e abrem caminho para novos pontos de referência conforme você avança pelo ambiente ou a trilha sonora absolutamente linda com uma série de temas vocais de LieN - você será pressionado para não se ver dominado pelos encantos de Fuga. Mesmo a história, talvez o ponto mais fraco do jogo, ainda oferece muito para amar. Ler os Relatórios Berman após cada capítulo dá algumas dicas sobre como os eventos se relacionam diretamente com a vida de algumas dessas crianças, as adoráveis edições de quadrinhos que são adicionadas à biblioteca após cada capítulo são adoráveis e os fãs de Solatorobo em particular terão muito para olhar para a frente nos atos posteriores do jogo.
Para mim, Fuga: Melodies of Steel é o lançamento mais “agradável” do ano até agora. Sempre esperei que fosse ótimo, e minhas impressões sobre o jogo dois anos atrás na AnimeExpo me deram a certeza de que o jogo estava no caminho certo - mas você nunca saberá realmente como um jogo vai parar até que tenha uma chance sentar e tocar tudo para você. Eu só posso esperar que Fuga seja o início de um grande novo capítulo na jornada de CyberConnect2 como desenvolvedor, já que sua equipe mostrou algumas habilidades sérias quando se trata de projetar um RPG.
Versões testadas: PC