Ainda tem alguns carros que custam menos de
70mil.
Por
Fernando Miragaya
09 de junho de 2021 09:00
Especial para o AutoPapo
1. Fiat Mobi: o carro mais barato do Brasil
- Preço inicial: R$ 43.990
- Versão: Easy
- Motor: 1.0 8V
O carro mais barato do Brasil agora é o subcompacto da marca italiana. O modelo lançado em 2016 sempre tentou assumir esse posto, mas era constantemente incomodado pela concorrência. Ora pelo falecido chinês Chery QQ, e depois pelo Renault Kwid, que invariavelmente tinham exemplares mais em conta. O Mobi, inclusive, só “desbancou” o rival da marca francesa neste último mês.
A versão que custa menos de R$ 44 mil tem o mínimo para se sobreviver – mas sem muita dignidade também. Banco rebatível, tomada 12V, calotas nas rodas e comando interno dos espelhos retrovisores. Ar e direção hidráulica não figuram nem entre os opcionais e o motor é o velho 1.0 Fire.
2. Renault Kwid
- Preço inicial: R$ 44.390
- Versão: Life
- Motor: 1.0 12V
O Kwid foi lançado em 2017 e sempre figurou entre os carros mais baratos do país. Na estreia, inclusive, carregava a fama de modelo mais em conta do mercado, só que abaixo de R$ 30 mil! Isso mesmo, o carrinho custava R$ 29.990 na pré-venda de quatro anos atrás, ou seja: aumentou 48% nesse tempo.
Mas não ache que os reajustes vão frear por agora, não. O modelo ultrapassou a barreira dos R$ 40 mil no ano passado, e do mês passado para cá já sofreu reajuste de novo. Esta versão Life custava R$ 42.690 no início de maio e em junho ficou mais cara que o Mobi Easy.
Vale ressaltar que esta configuração é aquela famosa pé de boi: sequer recebe ar-condicionado e assistência elétrica da direção. De destaque mesmo só os quatro airbags, preparação para som, abertura interna da tampa do porta-malas e indicador de troca de marcha.
3. Fiat Uno
Fiat | Divulgação
- Preço: R$ 56.190
- Versão: Attractive (única)
- Motor: 1.0 8V
Para fechar o pódio dos carros mais baratos do país, não tem jeito: temos de ultrapassar a régua dos R$ 50 mil – e ultrapassar com folgas. Recentemente, o Uno passou a ser comercializado em versão única de acabamento Attraction por mais de R$ 56 mil.
Triste que o Uno foi condenado a usar apenas o velho motor Fire – as duas outras opções do hatch eram equipadas com o 1.0 Firefly tricilíndrico. Pelo menos, o filho único tem o mínimo para se viver no trânsito: ar-condicionado, direção com assistência hidráulica e vidros dianteiros e travas elétricos.
A dieta na linha Uno não é ocasional. O compacto com quase 40 anos de mercado está para se aposentar. Esta segunda geração, lançada em 2010, apesar de ter figurado entre os 20 mais emplacados de 2020, vem registrando queda nas vendas.
4. Fiat Grand Siena
- Preço inicial: R$ 58.590
- Versão: 1.0
- Motor: 1.0 8V
Mais um Fiat veterano na lista dos carros mais baratos do país, só que este desponta como o sedã mais em conta do pedaço. O Grand Siena também é outro que usa o manjado motor 1.0 Fire, contudo oferece espaço superior aos figurantes do pódio do ranking. Além de bom vão para as pernas no banco de trás, tem um generoso porta-malas de 520 litros.
Esse custo/benefício é que faz do modelo, inclusive, se manter no mercado. Também tem uma lista de itens de série básica. Sai de fábrica com ar, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, luzes de leitura na cabine, computador de bordo e desembaçador traseiro.
- Boris Feldman comenta sobre os carros populares:
5. Hyundai HB20
- Preço inicial: R$ 59.290
- Versão inicial: Sense
- Motor: 1.0 12V
Enfim, um projeto um pouco mais novo nesta relação. A segunda geração do compacto da marca sul-coreana consegue se manter abaixo dos R$ 60 mil com esta configuração de entrada Sense. Em meio a tantas opções de conjunto mecânico da linha, o modelo de entrada usa o eficiente – e até esperto, guardada as devidas proporções – motor três canecos aspirado.
E olha que legal: é o carro mais barato do Brasil atualmente a oferecer, de série, controles de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas. Completam a lista os airbags laterais além dos frontais obrigatórios, ar, direção elétrica, som com Bluetooth, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos.
6. Chevrolet Joy
- Preço: R$ 60.360
- Versão: única
- Motor: 1.0 8V
A velha geração do hatch continua à venda para ser o primeiro GM entre os carros mais baratos do país. Contudo, resiste também mais pela produção interrompida da segunda geração do compacto há meses, devido à falta de componentes. O antigo Onix, rebatizado de Joy, a propósito, sobrevive no mercado para tapar esse buraco deixado na linha, pois vende pouco em comparação ao irmão mais moderno.
O custo/benefício não é dos melhores. É vendido apenas com o velho motor 1.0 com câmbio manual de seis marchas e o esperado em equipamentos: ar, direção elétrica, alarme, computador de bordo, limpador e desembaçador traseiros, vidros dianteiros e travas elétricos, regulagem de altura do farol e chave tipo canivete. É outro que pode sair de linha após a normalização da produção do Onix.
7. Volkswagen Gol
- Preço inicial: R$ 61.160
- Versão: 1.0
- Motor: 1.0 8V
O veterano hatch compacto, ex-líder de mercado, consegue se manter entre os 10 carros mais baratos do país graças a esta configuração básica. Usa o também velho motor 1.0 EA111, bem disposto e com o bem escalonado câmbio manual de cinco marchas, com engates bastante precisos.
É outro que pouco empolga na lista de itens de série. Chega às lojas com ar, direção hidráulica, suporte para celular, chave tipo canivete e vidros dianteiros e travas elétricos. Lançado em 2008 e feito sobre a plataforma do Fox (de 2002), o Gol é um dos modelos considerados mais defasados do país e sobrevive à base de reestilizações e (boas) vendas diretas. Uma nova geração (ainda) é aguardada para 2023.
8. Volkswagen Fox
- Preço inicial: R$ 62.340
- Versão: Connect
- Motor: 1.6 8V
O modelo mais velho entre os carros mais baratos é o hatch altinho da Volkswagen, que permanece no mercado há quase 20 anos. Mas justamente por estar nesta lista é possível entender porque o Fox ainda existe. Você vai na concessionária da Volks e olha o Fox, pouco mais de R$ 1 mil mais caro que o Gol, com sensação melhor de espaço interno e motor 1.6…
Tem isso: o Fox é o carro mais barato a usar motor que não seja 1.0. No caso, é o manjado 1.6 com comando simples no cabeçote, mas que é bem disposto com seus até 104 cv de potência. E é o que tem lista de equipamentos das mais interessantes.
Em relação ao Gol de entrada, por exemplo, recebe a mais central multimídia, controle remoto na chave, sensor de ré, retrovisores e vidros traseiros elétricos, volante com ajustes de altura e de profundidade, faróis de neblina, direção elétrica e piloto automático. Mas também é um dos carros mais defasados do país e um dos mais antigos em produção.
9. Nissan V-Drive
- Preço inicial: R$ 64.490
- Versão: 1.0 MT
- Motor: 1.0 12V
O segundo sedã a figurar entre os veículos menos caros é a antiga geração do Versa. Renomeada como V-Drive, o modelo se destaca pelo espaço interno generoso para o segmento de compactos, além de porta-malas com respeitáveis 460 litros. Outro destaque diz respeito à manutenção: tem as revisões com preço fixo mais em conta entre os carros mais baratos.
O motor é o 1.0 três-cilindros, com câmbio manual de cinco marchas. A lista de equipamentos é mais do mesmo: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo e travas elétricas com controle remoto na chave.
10. Chevrolet Onix
- Preço inicial: R$ 64.990
- Versão: 1.0 MT
- Motor: 1.0 12V
Quem fecha a nossa lista de carros mais baratos do mercado brasileiro é a segunda geração do compacto da General Motors, que padece na linha produção pela falta de semicondutores. Pelo menos, ao lado do HB20, é um dos modelos mais modernos da relação, e um dos mais equipados.
Desde esta versão de entrada, o Onix entrega seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, ar-condicionado, direção elétrica, som com Bluetooth, computador de bordo, chave tipo canivete, vidros (nas quatro portas) e travas elétricos e até o que podemos considerar “mimos” dentro deste ranking, como sistema de luz “siga-me” dos faróis e luzes de cortesia na cabine e no porta-malas.