O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354

Cheiro de flop tá forte.
Para trabalho(esses testes são sinteticos do tipo que seria para trabalho ou programas) o cache não deve fazer diferença, agora em jogos deve fazer, assim como nas placas de video com o infinity cache que inclusive a nvidia copiou a amd.
Ele se sai abaixo do 5800x puramente por conta de clock inferior.
Só acho bizarro ninguém fazer testes com jogos, ficam só jogando esses testes porcarias.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354
Achei pelo menos esse vazamento aqui:

AMD R7 5800X3D in Shadow of the Tomb Raider. As for comparison, the 12900KS hits ~200 FPS in this scene and the 12900K ~190 FPS. The performance of the Ryzen is just amazing because the tested scene is very demanding/ memory-heavy.

FPw727IXIAApUGR.jpg
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Achei pelo menos esse vazamento aqui:

AMD R7 5800X3D in Shadow of the Tomb Raider. As for comparison, the 12900KS hits ~200 FPS in this scene and the 12900K ~190 FPS. The performance of the Ryzen is just amazing because the tested scene is very demanding/ memory-heavy.

Visualizar anexo 253075

Isso que é só um processador "beta" com Zen 3 com 3D Cache - que, de novo, importante lembrar que é algo que a Intel já tem implementado, então não é como se ela pudesse recuperar a vantagem usando algo parecido. Zen 4 vem aí.
E é bom a AMD tocar ficha mesmo, porque o Meteor Lake vem aí e eu acho que tem uma chance grande de dar um put* salto de IPC.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.954
Pontos
1.474
O que eu acho problemático é que lembra o que postei no tópico sobre GPUs. AMD pra melhorar em algo tem que piorar em outra coisa.

Então para o 5800X3D ela vem com menos clock e o processador é bloqueado. Vai ter casos de melhoria, mas também vai ter casos de pioria.

Aí fico pensando, qual é o mercado dessa CPU? Ainda mais pelo que vi, ela não pretende vender barato. Quem comprou um 5800X vai comprar essa CPU? Vai valer a pena a troca? Quem tá montando um computador vai embarcar nessa faltando pouco para os 7000?

Por isso que eu sinto o cheiro de flop, é um produto sem mercado. 1 ano atrás seria fabuloso. Mas a AMD cometeu esse erro na série 5000, demorou pra lançar os CPUs que está lançando agora.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354
O que eu acho problemático é que lembra o que postei no tópico sobre GPUs. AMD pra melhorar em algo tem que piorar em outra coisa.

Então para o 5800X3D ela vem com menos clock e o processador é bloqueado. Vai ter casos de melhoria, mas também vai ter casos de pioria.

Aí fico pensando, qual é o mercado dessa CPU? Ainda mais pelo que vi, ela não pretende vender barato. Quem comprou um 5800X vai comprar essa CPU? Vai valer a pena a troca? Quem tá montando um computador vai embarcar nessa faltando pouco para os 7000?

Por isso que eu sinto o cheiro de flop, é um produto sem mercado. 1 ano atrás seria fabuloso. Mas a AMD cometeu esse erro na série 5000, demorou pra lançar os CPUs que está lançando agora.
Pra quem não tem condições ou não acha viável comprar ddr5 igual eu, terei que embarcar.
Sair de um ryzen 3600 para esse processador seria uma excelente escolha, a ultima jogada da amd com o am4.
Eu penso de pegar o 5700x, mas se esse daí tiver o desempenho do 5700x em programas e em jogos tiver o desempenho proximo do 12900k, pra mim será lindo, o melhor de dois mundos.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
O que eu acho problemático é que lembra o que postei no tópico sobre GPUs. AMD pra melhorar em algo tem que piorar em outra coisa.

Então para o 5800X3D ela vem com menos clock e o processador é bloqueado. Vai ter casos de melhoria, mas também vai ter casos de pioria.

Aí fico pensando, qual é o mercado dessa CPU? Ainda mais pelo que vi, ela não pretende vender barato. Quem comprou um 5800X vai comprar essa CPU? Vai valer a pena a troca? Quem tá montando um computador vai embarcar nessa faltando pouco para os 7000?

Por isso que eu sinto o cheiro de flop, é um produto sem mercado. 1 ano atrás seria fabuloso. Mas a AMD cometeu esse erro na série 5000, demorou pra lançar os CPUs que está lançando agora.

Não será flop porque não é produto pra vender em volume, é mais uma questão de marketing que qualquer outra coisa.
Eu venho falando há tempos que o 5800X3D é um beta, uma "adaptação" do 3D cache pra uma linha que já existe. O design do Zen 3 não previa isso.

Aí testaram, viram que dava pra fazer, supera o high-end da Intel. PORRA, COLOCA NA RUA. Agora, evidente que há restrições.
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
É só um teste mesmo, a Intel já lançou suas CPUs com cache 3D na arquitetura Lakefield e ficou 1 ano no mercado.

É, mas convenhamos que o Lakefield tinha uma configuração muito bisonha. Ali não tinha Foveros que desse jeito.
Quatro cores Atom - e Atom mesmo, raiz, não esses cores E - com um P 11xxx, sem thread director e com scheduler bugado na época, GPU clockada em incríveis 500Mhz, HAHAHAHA

Mas pra ser justo, eu li que o scheduler melhorou nas revisões do Windows 11 e o desempenho passou de horroroso pra apenas sofrível.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.688
Pontos
1.344
Para trabalho(esses testes são sinteticos do tipo que seria para trabalho ou programas) o cache não deve fazer diferença, agora em jogos deve fazer, assim como nas placas de video com o infinity cache que inclusive a nvidia copiou a amd.
Ele se sai abaixo do 5800x puramente por conta de clock inferior.
Só acho bizarro ninguém fazer testes com jogos, ficam só jogando esses testes porcarias.

Será melhor esperar um site ou canal grande testar pra confirmar que vai ser tudo isso. Mas é animador ver um resultado desses!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
No início é em doses homeopáticas mesmo, vai vazando uma coisinha ou outra. Esses testes mais detalhados levam certo tempo.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354
Não sei se é proposital, mas a maioria dos canais de testes descendo a lenha no 5800x3d só por causa desse leak dele sendo mais lento para trabalho, acredito que esses mesmos vão ficar fazendo cara de "chocado" com os testes em jogos dele.....
Parece algo pra tirar o hype e depois pegar o povo de "surpresa" ....
Zuado
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Comprar o 5800x3d é ter coragem ein.

É basicamente pagar pra ser beta tester da AMD, o que deve ter de problema embutido que só vai aparecer na frente não está escrito em gibi.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354
Comprar o 5800x3d é ter coragem ein.

É basicamente pagar pra ser beta tester da AMD, o que deve ter de problema embutido que só vai aparecer na frente não está escrito em gibi.
Não precisa comprar no lançamento.
É de lei esperar sair todos os reviews possíveis e depois ir pesquisando se existem problemas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Não precisa comprar no lançamento.
É de lei esperar sair todos os reviews possíveis e depois ir pesquisando se existem problemas.

Tem problema que só aparece com o tempo.
Intel conseguiu enganar por anos com o HT queijo suíço, tsx, avx-512...
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Não precisa comprar no lançamento.
É de lei esperar sair todos os reviews possíveis e depois ir pesquisando se existem problemas.
Review é curto prazo.

Esses problemas só aparecem com 1-2-3 anos de uso.

Ainda mais com a amd usando cache diferente, vai lá saber problemas intrínsecos que tem nele.
Pior ainda se forem problemas que necessitam de update de bios.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354
Tem problema que só aparece com o tempo.
Intel conseguiu enganar por anos com o HT queijo suíço, tsx, avx-512...
Review é curto prazo.

Esses problemas só aparecem com 1-2-3 anos de uso.

Ainda mais com a amd usando cache diferente, vai lá saber problemas intrínsecos que tem nele.
Pior ainda se forem problemas que necessitam de update de bios.
Mas aí até a geração Ryzen 7000 é condenável, quem quer processador mais atual, só se arriscando mesmo, não tem jeito
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Mas aí até a geração Ryzen 7000 é condenável, quem quer processador mais atual, só se arriscando mesmo, não tem jeito

Risco sempre existe, mas algumas vezes é maior.
Entra o que eu disse do 3D Cache no Zen 3 ser remendo. O design não previa.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Mas aí até a geração Ryzen 7000 é condenável, quem quer processador mais atual, só se arriscando mesmo, não tem jeito
Existem riscos e riscos.
Comprar gen nova de Intel é bem menos que nova da AMD.

Esse fator fica mais perigoso quando é uma mudança improvisada de design num processador isolado.

Ainda vai depender dos updates agesa já em andamento.


Não to falando que vai dar b*sta nem nada, MASSS tem de ter coragem.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354
Achei pelo menos esse vazamento aqui:

AMD R7 5800X3D in Shadow of the Tomb Raider. As for comparison, the 12900KS hits ~200 FPS in this scene and the 12900K ~190 FPS. The performance of the Ryzen is just amazing because the tested scene is very demanding/ memory-heavy.

Visualizar anexo 253075
Complementando esse post, o teste foi feito em 720p no low (teste de gargalo?)


PRIMEIRO RESULTADO EM JOGOS DO AMD Ryzen 7 5800X3D​

Temos o primeiro resultado em jogos do processador AMD Ryzen 7 5800X3D em colaboração com @CapFrameX. Em primeiro lugar, esta é uma prévia da revisão principal do processador AMD Ryzen 7 5800X3D.
Ontem tivemos a exclusividade usando algumas cargas "sintéticas" (CBR23 é baseado no CINEMA4D, um aplicativo para uso profissional na vida real) e hoje temos uma pequena visão do que o AMD Ryzen 7 5800X3D oferecerá, o que é esperado muito mais desempenho ao usar sua tecnologia 3D V-CACHÉ.

Soltar: Aguarde a revisão completa e diferentes títulos variados (uma média de 10 jogos em 720p/1080p) antes de um veredicto final. Como escrevi, é um pequeno avanço.
Antes de comparar resultados, normalmente usamos em nosso banco de testes em 1080p, mas tendo comunicação constante com o desenvolvedor CapFrameX, ele me perguntou se não era muito incômodo fazer o mesmo teste de banco que ele faz em um determinado título.
Como é uma nova cena para mim, entre atualizar os jogos no SSD secundário, levou três horas para ter resultados consistentes.

Por que também é importante testar em 720p para PROCESSADORES?

A próxima parte é retirada diretamente do post do blog CapFrameX.
"Ninguém toca a 720p..."
Um argumento comum ouvido nas discussões sobre este tema é: "Ninguém joga 720p!" ou "Isso é completamente irreal! Poderia ser facilmente combatido dizendo que nenhum teste real de CPU pode ser feito com a influência da GPU.
Isso é impossível, em princípio, porque neste caso não é um teste de CPU válido. A discussão acabou? Não, está apenas começando. Eu estive pensando por um tempo sobre como eu poderia resumir minha experiência neste tipo de discussões de forma compacta. Que tal uma lista de prós e contras? Boa ideia, vamos lá.
Contras: Ninguém joga a 720p!Pro: Se as estatísticas atuais do Steam forem de qualquer uso, 1080p é na verdade uma das resoluções mais utilizadas na prática. Para laptops e APUs, 720p é, no entanto, relevante. Tecnologias de dimensionamento, como o DLSS, tornam a resolução interna menor que a FHD.
Isso é completamente irreal!
Pro: Os testes de CPU não têm que ser realistas, esta é uma classificação, que deve refletir o desempenho relativo. Para definir o benchmark para a prática, os resultados dos testes da CPU devem ser combinados com os do teste de GPU. Os testes de GPU são normalmente realizados em 1080p, 1440p e 2160p. Isso significa que você sabe o que a placa gráfica pode fazer na respectiva resolução. Testes da CPU com baixa resolução dão informações sobre se a CPU também pode fazê-lo ou não. Portanto, é importante que uma muito forte, de preferência até mesmo uma CPU overclocked com memória rápida seja usada para testes de GPU. Assim como a CPU, a GPU não deve ser abrandada. Isso é evidente.
Contras: Deve ser suficiente se a placa gráfica mais rápida for combinada com a resolução mais baixa usada na prática. No momento da escrita esta é uma RTX 2080 Ti e uma resolução FHD.
Pro: Em primeiro lugar, mesmo a placa gráfica mais rápida disponível no mercado leva a limitações de GPU em 1080p, e por outro lado, não é reconhecível quantas reservas a CPU tem para placas gráficas mais fortes ou especialmente outras configurações.
Contras: Você não pode prever o desempenho dos jogos e hardware do futuro.
Pro: Estou sempre surpreso com este argumento contra testes de baixa resolução. Basta olhar para os jogos atuais. Estes continuarão a ser jogados no futuro, espero. Se você atualizar sua placa gráfica ou simplesmente ajustar as configurações da GPU, você saberá se a CPU pode apoiá-la ou não. Este é um princípio simples, mas muito importante, de testes de baixa resolução. Além disso, o desempenho de jogos das CPUs atuais com o mesmo número de núcleos e a mesma velocidade de memória pode ser perfeitamente transferido para o futuro, se você não exagerar. O desenvolvimento ocorre com uma certa inércia. As cargas de trabalho não diferem completamente durante um período de um ano, por exemplo. Exceções confirmam a regra.
Se você quiser continuar lendo o resto do artigo, sugerimos que você digite a nota completa.

Nosso banco de testes – Ryzen 7 5800X3D

Processador: Placa-mãe AMD Ryzen 7 5800X3DBass
: X570 AORUS MASTER Rev 1.2 (BIOS F36c) (https://amzn.to/3ufHV6x)
RAM: G.Skill FlareX 4x8GB 3200 MHz CL14 (Samsung B-Die) (https://amzn.to/3jbm5KX)
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti Founders EditionSSD
: Samsung 980 PRO 1TB (https://amzn.to/3udIVYQ)
SSD #2: Silicon Power A55 2TB ( https://amzn.to/3NT4vtq)
Resfriamento líquido em loop fechado: Arctic Liquid Freezer II 360 (https://amzn.to/3LPebDd)
Fonte de energia: EVGA SUPERNOVA 750W P2 (https://amzn.to/371dCaP)
Sistema operacional: Windows 10 Home 21H2

AMD Ryzen 7 5800X3D em Shadow of the Tomb Raider (DX12 – 720p)

De acordo com os dados que o CapFrameX nos deu a partir desta mesma cena (tivemos o trabalho de verificar bem a configuração, bem como a cena de teste) o desempenho do AMD Ryzen 7 5800X3D, seria até aproximadamente 14-15% mais em comparação com um 12900KS e 20-21% mais do que um Intel Core i9-12900K.
Experimente jogos em 720pShadow
of the Tomb Raider (Configurações personalizadas – Baixo)
ProcessadorAVG FPSReferência
AMD Ryzen 7 5800X3D231121.58%
Intel Core i9-12900KS200~105.26%
Intel Core i9-12900K/KF190~100%
A comparação não é maçãs com maçãs, mas o sistema Intel tem uma RTX 3090 Ti, DDR5-4800C40 com a mesma configuração de benchmark que usamos.
Citação do CapFrameX: "GPUs realmente não importam nesta baixa resolução, por isso é muito perto de uma comparação 'maçã para maçã'. Muito perto ^^"

Primeira impressão – No IPC 3D V-CACHÉ não traz melhorias no mono core, mas o GREATER CACHE compensa por isso em jogos

Levamos algumas horas para reproduzir resultados confiáveis usando esta cena em 720p. É uma primeira olhada no que será mostrado em nossa revisão final do processador AMD Ryzen 7 5800X3D. Faremos nossos benchmarks típicos em 1080p Ultra, mas estamos considerando adicionar resultados em 720p e como o processador AMD está indo com o Intel Core i9-12900KF (o único que temos em nossas mãos).
O AMD Ryzen 7 5800X3D não traz quase nenhuma melhoria de produtividade ao seu "antecessor", mas poderia talvez um último presente para os jogadores darem à plataforma AM4 seu selo final. Seria pedir demais um Ryzen 5 5600X3D?
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.295
Reações
27.408
Pontos
1.379
alguém manja se tem muita diferença do ryzen 7 5700x pro 7 5700g ? além da gpu
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
4.119
Pontos
453
Galera compensa trocar um 3700x para um 5700x?

ta chegando minha vga amd 6700xt pulse será que teria ganho significativos?
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Galera compensa trocar um 3700x para um 5700x?

ta chegando minha vga amd 6700xt pulse será que teria ganho significativos?

Na minha opinião não. Cê deve ganhar uns 5~10% em desempenho single-core pela melhoria do IPC, mas eu acho que o 3700x ainda é uma excelente CPU, e segura uma 6700XT de boa.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
Galera compensa trocar um 3700x para um 5700x?

ta chegando minha vga amd 6700xt pulse será que teria ganho significativos?

Depende muito do seu uso, o que o 5700x deve melhorar é o fps mínimo, o que é muito interessante no caso de você jogar em VR.
Já se você joga em 1440p pra cima, praticamente não deve mudar nada.
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
4.119
Pontos
453
Na minha opinião não. Cê deve ganhar uns 5~10% em desempenho single-core pela melhoria do IPC, mas eu acho que o 3700x ainda é uma excelente CPU, e segura uma 6700XT de boa.
Boa ja ia torrar grana atoa kkk
Depende muito do seu uso, o que o 5700x deve melhorar é o fps mínimo, o que é muito interessante no caso de você jogar em VR.
Já se você joga em 1440p pra cima, praticamente não deve mudar nada.
poisé rodo em 1440p então realmente nào deva haver muita diferença.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.906
Reações
13.954
Pontos
1.474
Não sei se é proposital, mas a maioria dos canais de testes descendo a lenha no 5800x3d só por causa desse leak dele sendo mais lento para trabalho, acredito que esses mesmos vão ficar fazendo cara de "chocado" com os testes em jogos dele.....
Parece algo pra tirar o hype e depois pegar o povo de "surpresa" ....
Zuado

Mas a própria AMD demonstrou um gráfico em que deu a entender que metade dos jogos não se beneficiária com esse cache 3d.

Não vai ser assim, todo jogo tendo aumento de desempenho. Vai ter caso de sim, vai ter caso de não.

Gostaria de saber como se comporta principalmente com emuladores. Porque jogos não fazem tanto uso assim de CPU. Precisa fazer o Shadow of Tomb Raider sair de 200 para 220 fps? Nem tenho monitor para ver a diferença.
 

Raazy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.006
Reações
20.235
Pontos
1.004
Alguem ta com um bug sinistro nos Ryzen com alguma placa mãe da Gigabyte depois de atualizar a bios? Aqui depois que atualizei a bios se eu ativar o TPM na bios, a porcaria da placa mãe para de reconhecer o processador, ai tenho q ir e resetar a bios, dai volta a reconhecer de boas o processador, mas se eu ativar novamente o TPM, pimba, da amnesia na desgramada! Eu ja tava com um bug de não dar boot via UEFI com o tpm ativado e atualizei por isso e agora essa, sinistro!
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.429
Reações
34.523
Pontos
1.354
Mas a própria AMD demonstrou um gráfico em que deu a entender que metade dos jogos não se beneficiária com esse cache 3d.

Não vai ser assim, todo jogo tendo aumento de desempenho. Vai ter caso de sim, vai ter caso de não.

Gostaria de saber como se comporta principalmente com emuladores. Porque jogos não fazem tanto uso assim de CPU. Precisa fazer o Shadow of Tomb Raider sair de 200 para 220 fps? Nem tenho monitor para ver a diferença.
Tem o grafico ai?
Pq só lembro de um que mostrava ele ganhando do 12900k ou empatando com o 12900k, o que significa vitoria de qualquer forma, pois o 5800x padrão nunca empata com o 12900k.

 
Topo Fundo