"Ninguém toca a 720p..."
Um argumento comum ouvido nas discussões sobre este tema é: "Ninguém joga 720p!" ou "Isso é completamente irreal! Poderia ser facilmente combatido dizendo que nenhum teste real de CPU pode ser feito com a influência da GPU.
Isso é impossível, em princípio, porque neste caso não é um teste de CPU válido. A discussão acabou? Não, está apenas começando. Eu estive pensando por um tempo sobre como eu poderia resumir minha experiência neste tipo de discussões de forma compacta. Que tal uma lista de prós e contras? Boa ideia, vamos lá.
Contras: Ninguém joga a 720p!Pro: Se as estatísticas atuais do Steam forem de qualquer uso, 1080p é na verdade uma das resoluções mais utilizadas na prática. Para laptops e APUs, 720p é, no entanto, relevante. Tecnologias de dimensionamento, como o DLSS, tornam a resolução interna menor que a FHD.
Isso é completamente irreal!
Pro: Os testes de CPU não têm que ser realistas, esta é uma classificação, que deve refletir o desempenho relativo. Para definir o benchmark para a prática, os resultados dos testes da CPU devem ser combinados com os do teste de GPU. Os testes de GPU são normalmente realizados em 1080p, 1440p e 2160p. Isso significa que você sabe o que a placa gráfica pode fazer na respectiva resolução. Testes da CPU com baixa resolução dão informações sobre se a CPU também pode fazê-lo ou não. Portanto, é importante que uma muito forte, de preferência até mesmo uma CPU overclocked com memória rápida seja usada para testes de GPU. Assim como a CPU, a GPU não deve ser abrandada. Isso é evidente.
Contras: Deve ser suficiente se a placa gráfica mais rápida for combinada com a resolução mais baixa usada na prática. No momento da escrita esta é uma RTX 2080 Ti e uma resolução FHD.
Pro: Em primeiro lugar, mesmo a placa gráfica mais rápida disponível no mercado leva a limitações de GPU em 1080p, e por outro lado, não é reconhecível quantas reservas a CPU tem para placas gráficas mais fortes ou especialmente outras configurações.
Contras: Você não pode prever o desempenho dos jogos e hardware do futuro.
Pro: Estou sempre surpreso com este argumento contra testes de baixa resolução. Basta olhar para os jogos atuais. Estes continuarão a ser jogados no futuro, espero. Se você atualizar sua placa gráfica ou simplesmente ajustar as configurações da GPU, você saberá se a CPU pode apoiá-la ou não. Este é um princípio simples, mas muito importante, de testes de baixa resolução. Além disso, o desempenho de jogos das CPUs atuais com o mesmo número de núcleos e a mesma velocidade de memória pode ser perfeitamente transferido para o futuro, se você não exagerar. O desenvolvimento ocorre com uma certa inércia. As cargas de trabalho não diferem completamente durante um período de um ano, por exemplo. Exceções confirmam a regra.