Mas é justamente por falar que é choro desenfreado repetido que eu digo que está colocando tudo no mesmo cesto. Quer ver? Lista aí pra mim quais são os itens de choro repetido que você menciona. Espero que todos eles não sejam apenas os do próximo quote.
O choro repetido como esperava já ter deixado claro esta mais nas pessoas reclamando do que na reclamação em si, como eu disse uma coisa é pessoa A que acompanha normalmente gosta de umas coisas e não de outra posta falando mal de algo um dia sobre a animação/desenho, roteiro ou algo assim, outra é a pessoa B reclamando do mesmo capitulo/ep ou oq seja, só que ela tb reclamou dos 562 anteriores por por coincidência são todos e mais um pouco.
Claro que tem reclamações que eu acho mais bobas independente do quem esteja falando, por pontos que eu comentei tb como isso de esperar que a série seja alguma coisa que ela nunca se propôs a ser ao meu ver, mas até ai nesse caso é opinião minha versus opinião da pessoa.
Isso meio que confirma pra mim que não está dando atenção real ao que está sendo dito. E também não está estabelecendo uma comparação adequada.
Dependendo oq é e de quem é, não mesmo, eu já deixei isso bem claro tb... tem coisa que não importa se é um tese de doutorado ou só uma piada de meia linha, valem a mesma coisa para quem a companha faz tempo, que é nada.
Já temos que pensar que quando a maioria viu Dragon Ball era jovem o que significa ter um senso crítico menos apurado. Logo, menos reclamações. Todavia, é bom demais lançar um olhar mais crítico sobre a obra e observar que existe consistência em quase toda a obra, além de bom desenvolvimento de personagens desde o início até o final.
Já disse tb que não tenho problema com olhar critico, tem coisa que eu sei/sabia que não fazia sentido nem qdo era criança, qto mais agora, só que de novo só acho bobeira se esperar demais em alguns detalhes que não são o foco desde a serie classica, isso não da carta branca para uma orelhice ou outra acontecendo na série, só ver o andamento do Super mesmo, tem gente que ama de paixão o Black e a saga dele, tem gente que achou um personagem evil twin padrão barato, faz parte e não vejo problema nisso.
Pra começar: As reclamações sobre escala de poder em Dragon Ball foram começar durante a fase do Cell. Não faz o mínimo sentido reclamar de qualquer coisa desse sentido antes disso. E no Cell já estamos falando do terço final do anime/mangá. Essas reclamações eram em sua maioria sobre o erro que o Toriyama comete na criação de androides tão poderosos (como poderiam ser superiores a Freeza?), e porque o anime induziu o público ao erro quando colocaram Vegeta e Freeza destruindo planetas facilmente (algo que não existia no mangá).
Errado, já começaram no fim do Freeza com as formas dele e seu poder de luta, oq já descaceta tudo de vez com os outros personagens, e até sei que vc é seguidor do que ta escrito nos Kanzenban por mais sem sentido que seja, eu já não acho que era oq o Toriyama tinha em mente e já até inclusive debati isso aqui algumas vezes.
E dois pontos, mesmo o manga sendo um só não adianta comparar muito o começo que era puro gag com o final da fase clássica em diante que vira shonen puro, e mesmo o manga existe as destruições de planeta fáceis no começo, afinal Freeza destruiu o planeta Vegeta na sua primeira forma sem esforço nenhum e rápido o bastante para ninguém fugir (oq convenhamos se fosse o mesmo caso de Namek, metade tinha pulado em um pod e vazado), e o Vegeta já estava desgastado qdo perdeu a paciência e resolveu atacar para destruir e ainda assim deixaram possível para que dava (mesmo sendo mais parecido já com o caso de Namek e seus 5 minutos eternos), o próprio fato do Piccolo e do Kame poderem explodir a lua de maneira extremamente fácil tb reforça isso, a não ser que além de coelhos ela seja uma bexiga no universo deles.
As maiores reclamações sobre o Super é sobre incoerências cometidas com a própria nova regra de poder estabelecida no filme novo e sobre abandonarem qualquer coerência que ainda restava no DBZ a partir do tosco treinamento solo de Freeza e algumas aberrações do anime (o mangá é muito mais comedido nessa parte). Última vez que reclamaram especificamente de escala de poder foi lá na época do filme do Brolly (e praticamente só eu fiz essa reclamação).
Ai já acho que basicamente da parte dos Saiyajins em diante nunca teve, justamente pelo fato que mesmo com o pessoal se contendo os outros personagens são proporcionalmente bem mais fracos que uma micro formiga e um humano, nunca um Kienzan do Kuririn iria cortar uma cauda do Freeza, nunca a kataninha do Yajirobe cortaria o rabo do Vegeta com 180k de poder de luta com ele não tendo nem a força do Raditz na época, ou mesmo se a cabeçada do Freeza não iria desintegrar ele mesmo com ele se contendo para o Kuririn sofrer... e por ai vai... inclusive tb já debati aqui mas acho que saída do treinamento do Freeza para mim foi ótima na verdade, Goku e outros tiveram aumentos de força treinando até mais ridículos em períodos curtos de tempo, então eu pessoalmente gostei.
Na obra original não tem o que reclamar sobre pedidos realizados pelas esferas do Dragão. Estabeleceram as regras que funcionavam muito bem. É mais poderoso que Sheng Long? Não pode fazer nada contra a pessoa. Fora as várias restrições sobre pedidos. No Super a fase do Granola começa quebrando as principais regras que davam sentido a toda Saga de Dragon Ball. Uma mudança que em retrospectiva destrói toda a lógica interna da história.
O plagio do Hunter X Hunter não me doeu na verdade, até pq os pedidos podem afetar a pessoa mais forte desde que ela aceite isso desde o clássico e ela fazer o efeito do Gon de potencializar a força em troca de tempo de vida acho uma troca equivalente aceitável e um jeito de fazer essa saga ter algum "muro" como é o padrão de qualquer Shonen, ou isso, ou já teriam que apelar para pessoas de outros universos ou algum absorvidor de novo para ter algum desafio...
Reclamação sobre transformação só faz quem já é adulto e já está vendo que passou de 6 tipos de transformação na franquia. É bom lembrar que a primeira transformação na obra original vai ocorrer pouco depois da metade do anime (lá no final da frase do Feeza). E que nessa época o próprio paradigma de transformação foi criado para obras do gênero. Se hoje é motivo de desgaste, na época era motivo para deixar os fãs totalmente alvoroçados pela novidade do conceito.
Eu sei, mas ai que esta não tem problema ter, elas fazem parte da franquia como vc disse desde a metade, todos os arcos em seguida tem transformações e mecânicas novas, isso só se manteve, e sim esta fazendo sucesso, vide a guerra e o preço que ficou alguns colecionáveis, o figure do Goku com o Instinto Superior Incompleto oficial que saiu limitada, acabou em segundos e hoje vale mais de 1k fácil, sinal que mesmo os adultos ainda curtem isso já que são eles que compram essas figuras.
Ser tudo "melhorado" não significa fazer uma obra diferente. O próprio Toriyama vai aperfeiçoando todos os conceitos que ele estabelece em Dragon Ball Z até atingir seu ápice na fase de Freeza. Só a partir de Cell teremos problemas reais de desgaste ou coerência aparencendo até chegar em uma desconstrução completa dos clichês que ele mesmo criou para a obra na fase final com o Boo. É óbvio que hoje ele não se dedica tempo o suficiente para buscar superar o que fez no passado, assim como não dá pra saber se já atingiu seu limite criativo justamente porque ele não busca mais do que fazer um script. Por conta desses dois fatores Super provavelmente jamais vai se igualar com a obra original.
Dependendo a melhora sim. E mais ou menos, tem alguns sinais de desgaste já de antes, acho que no fim o Toriyama sempre gostou mais da veia de fazer gags do que shonem em si apesar dele ser muito bom nisso, e meio que foi guiado pelas finanças e não pelo carinho a serie desse ponto em diante, e qto a se igualar tem que lembrar que existe o fator nostálgico envolvido, para algumas pessoas mais novas hoje talvez alguma saga do Super já seja algo predileto em relação a serie clássica, é assim que funciona o mundo.
Impossível eu concordar com uma única linha do que você escreveu. Todos os principais personagens de Dragon Ball original passam por um desenvolvimento e possuem seus próprios arcos dramáticos. Algumas excceções são personagens cômicos como Mestre Kame ou personagens com função específica como Sr. Kaio, Mestre karin e etc. Assim como toda a consistência do universo ficcional de Dragon Ball só vai começar a apresentar problemas verdadeiros lá na fase do Cell (conforme eu citei antes). Antes disso podiam até existir alguns problemas menores, mas somente porque Dragon Ball começa como uma obra com viés mais cômico e depois passa a ser mais séria. Só é importante perceber que o ritmo de produção do mangá era insano e fica muito difícil para alguém não cometer erros dentro de um contexto como esse (o que é muito diferente de cagar e andar pra desenvolvimento e personagens).
Não estou pedindo para concordar, mas nem por isso estou errado.
Uma coisa que sempre o Toriyama deixou claro e que as pessoas tem dificuldade de entender é que ele apesar de gostar da obra dele, não ama ela nem de perto como os fãs, existe uma comparação com um Oda da vida que é outro extremo tb.
A retomada de Dragon Ball busca desenvolver apenas dois personagens: Goku e Vegeta. Goku precisa lidar com um nível que não pode alcançar sozinho e Vegeta precisa aprender a passar por cima do seu orgulho e se humilhar para salvar a família. Só os dois tem alguma coisa para ser explorada e depois disso, muito pouco se desenvolve para os dois na história (e sempre que alguma coisa aparece é por obra do script do Toriyama). Além deles, todos os personagens se tornaram estáticos e com desenvolvimento nulo. Na maior parte do tempo os desafios de Goku e Vegeta são só sobre atingirem um novo patamar de poder ou superar alguma deficiência de combate.
Errado ai eu que descordo totalmente de vc, eu vi desenvolvimento de um monte de gente fora o Vegeta e o Goku... próprio Kuririn tb teve seus mini arcos e um dos eps mais legais que teve com eles relembrando o treinamento na ilha, a resolução dele de voltar a treinar, o discurso de Kame qdo quase morreu no torneio relembrando o Goku dos "mantras" da escola da tartaruga, o próprio Gohan, o 17 que mostrou como mudou qdo tb igual a 18 depois de ter uma familia, e isso aconteceu com outros personagens tb, não é pq o destaque é o Goku e o Vegeta que o resto não teve nada, ai vc basicamente esta ignorando um monte de coisa.
Ahhhh... Mas isso existia na obra original também, alguns dirão.
Claro que sim, todavia isso estava atrelado aos arcos de acada personagem da história. Da primeira parte onde tudo é uma aventura mais cômica de Son Goku, explorando sua força e inocência até sua passagem para a vida adulta e a conquista do torneio que ele tanto almejava, sem nunca prender o personagem a uma jornada típica de herói.
E ainda temos a inserção de Piccolo como sucessor de vilão que ira desenvolver um lado paternal ao treinar o filho do maior inimigo enquanto lentamente se torna definitivamente um mentor para uma nova geração. E também desenvolvimento de Vegeta de guerreiro frio e cruel para um rival orgulho e obcecado por ser o mais forte de sua raça, e disso para um glorioso arco de redenção por amor à sua família. E também o arco de Gohan que precisa conciliar a herança terrestre e Saiya Jin.
E ainda transitamos entre arcos menores como o do Kuririn, Tenshinhan e Bulma que acompanham a evolução dos outros personagens. Todos vão de jovens ou crianças a adultos formados. Lembrando por fim do próprio Goku que na fase do Cell e de Majin Boo renuncia a vida de lutas para que uma nova geração assuma seu papel e assim evite problemas maiores na Terra (um aceno claro de amadurecimento final).
Aqui eu concordo.
É verdade que todos os personagens terminam a fase Z resolvidos em relação aos seus arcos e por isso sempre existirá mesmo uma dificuldade de criar algo novo para o Super evitando que todos os personagens permaneçam tão estáticos, mas nem por isso se justifica tão pouco esforço nessa direção.
Já aqui é oq eu respondi acima, não vi nada de estático e inclusive teve muito mais desenvolvimento de personagem no Super que nos arcos finais do clássico, talvez justamente pq o Toyotaro e outros produtores lembrem mais da história e personagens e onde eles estavam que o Toriyama atualmente.
Conforme falei, o problema passa longe disso daí que você falou sobre ver com olhos de criança. Exemplifiquei bem as comparações e os defeitos da nova obra em relação a original. Problema é que a maior parte das pessoas fala coisas da obra original sem sequer lembrar direito como era. Cansei de ver aqui no tópico, no fórum e e entre amigos pessoais.
Bem eu lembro bem da obra tb, tenho o manga aqui que tb releio com algum intervalo de tempo, não vou dizer que nunca vou errar nada ou confundir algo do anime com o manga, mas no geral não sou muito perdido nesse ponto.
O tópico não é um "sucesso apesar das reclamações" e sim "o tópico é um sucesso graças também as reclamações". Discussões são o que mantém pequenas ou grandes comunidades vivas e para existir discussões é preciso existir interesse ou paixão pela obra. Isso sobra por Dragon Ball.
Errado em partes aqui, acho que vc que esta meio fixado com a minha critica e lendo ela como quer, mas novamente, eu estou reclamando de um tipo de critica e não de qualquer critica, inclusive já deve ser a terceira ou quarta vez que falo isso aqui só nesses últimos posts.
Por mim discutir se achou um capitulo fraco, como funciona um poder ou coisa do tipo eu concordo que é oq ajuda a manter as coisas vivas e cago e ando para isso, inclusive até gosto, se vc achar alguma participação minha nesses tópicos pode ver que tb sou adepto do textão e coisas assim tb.
Você tem um problema pessoal com crítica relacionado a algo que gosta e tenta relativizar os defeitos com justificativas que não se sustentam.
Errado, e espero ter deixado claro dessa vez com esse ultimo post.
Nada demais, uma reação bem comum para um fã. Mas é importante analisar que é necessário contar com o senso crítico mais apurado de um adulto para saber reconhecer todas as virtudes que fizeram de Dragon Ball uma das maiores obras da cultura pop mundial. o Suprasumo de um gênero e uma obra de alguém que é mestre na arte de contar histórias no estilo Shonen. Para o bem e para o mal, os filmes e o Super estão sob a sombra dessa obra colossal e quase sem igual dentro do gênero.
Já respondi esse ultimo ponto no texto.
Para o bem porque conta com uma audiência cativa graças as indiscutíveis virtudes da história original.
Para o mal porque superar a si mesmo sempre será um dos maiores desafios de qualquer continuação. Não que em qualquer momento os filmes, anime ou mangá tentaram superar o que foi feito passado, mas claramente tentaram referenciar o passado para entregar um mínimo de desenvolvimento dos elementos que fizeram o sucesso da obra.
De novo, só reforçando oq comentei com fator nostalgia, hoje tem jovens (e alguns nem tão, eu conheço pessoas na minha faixa de idade que é perto dos 40 que nunca tinham assistido DB-DBZ e viram só Super e gostaram bastante, ao ponto dali irem ver o resto, mas o Super ser a memória de primeiro contato que é que tem mais apego), e isso é um mérito que o Super pode dizer que tem, e que mantem o legado da série.